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quarta-feira, 14 de novembro de 2012

UM CARRO COM PORTA-LUVAS-GELADEIRA E UMA GAVETA PARA GUARDAR O LAP TOP, OU A BOLSA, SÃO NOVIDADES QUE A FORD OFERECE NO NOVO ECOSPORT. O CARRO VEM DE SÉRIE COM MAIS EQUIPAMENTOS DO QUE A VERSÃO ANTERIOR, INCLUINDO FREIOS ABS E AIR BAGS. TRAZ MOTORES 1.6 E 2.0 E VERSÕES 4 X 2 E 4 X 4, FLEX, COM MAIOR DESEMPENHO E MENOR CONSUMO DE COMBUSTÍVEL. O MAIS BARATO CUSTA R$ 53490 E O MAIS CARO R$ 70.190

A Ford foi muito feliz ao decidir criar de fato um novo EcoSport que direcionou a um público triplo: à família, à mulher e pelo desempenho aos homens. A ideia da geladeirinha no porta-luvas foi genial... mas só vale gelar refrigerantes. Se dirigir não beba, nunca.
Um carro com porta-luvas-geladeira é uma novidade do mercado automotivo e resultado, sem dúvida, do toque feminino dado ao Novo EcoSport pela supervisora de Design da Ford América do Sul, Adília Afonso. Ela acha, muito acertadamente, que o carro tem de ser pensado como uma extensão de casa. 




Adília Afonso não ficou no detalhe do porta-luvas, ainda criou uma gaveta, sob o banco do carona, para guardar a bolsa ou o lap top.



O corte realizado mostra o cuidado com que o EcoSport foi fabricado.
Não testei ainda o novo EcoSport, mas, no Salão do Automóvel de São Paulo, pude ver e fotografar o carro  em suas entranhas, para apresentar aos leitores do Blog. 


A Ford com recortes na carroceria mostrou como é feito o seu novo utilitário esportivo, mais moderno, com um porte mais poderoso e com mais equipamentos de segurança, do que a versão anterior, e motores Sigma 1.6 e o Duratec 2.0, ambos Flex. 


"A cor tem de transformar aquele ambiente em algo aconchegante, o tecido tem de ser agradável. O toque, o desenho, os detalhes, tudo isso contribui para trazer tranquilidade e harmonia para o interior", comentou.


O novo EcoSport traz uma boa solução para atender a mulheres e a famílias: além, do porta-luvas-geladeira, tem 20 porta-objetos na cabine que permitem acomodar pertences de diferentes tamanhos. 


E ainda um compartimento sob o banco do passageiro dianteiro em forma de gaveta para guardar uma bolsa ou um lap top. 

O sistema de ar-condicionado tem alta capacidade e funcionamento silencioso.


Porta-luvas-geladeira

O porta-luvas, climatizado, existente nas várias versões do veículo, além de sua utilidade normal, pode gelar até seis latas. E tem um excelente espaço para guardar objetos.

No console central, uma tomada de 12 volts garante a bateria do celular carregada e a ligação de aparelhos. Duas entradas USB, uma na frente e outra na traseira, permitem a conexão de equipamentos eletrônicos.


Especialista em ambientação de interior, Adília Afonso, uma das raras representantes femininas nessa área automobilística, conta os “segredos” do Novo EcoSport no vídeo:
http://youtu.be/vy8qOBluWR4.




Elegante e esportivo

O Novo EcoSport tem um design elegante e esportivo, com linhas modernas. A grade dianteira de desenho octogonal identifica a nova geração de veículos Ford. Os faróis, de grande eficiência luminosa, incluem iluminação LED. 

Os arcos das rodas salientes reforçam a sua postura dinâmica, emoldurando as rodas de 15 ou 16 polegadas. 


O estepe fixado na tampa do porta-malas foi mantido como “marca registrada” do modelo. Para abri-la, basta acionar uma pequena maçaneta embutida na lanterna direita.


A carroceria oferece oito opções de cores modernas: branco Ártico, preto Ebony, vermelho Arpoador, prata Enseada, cinza Camburi, prata Riviera, azul Maraú e a nova laranja Savana (foto acima).

Conforto e tecnologia


O interior do Novo EcoSport é funcional. O painel traz dois mostradores redondos, A iluminados na cor azul "Ice Blue" que favorece a visibilidade e o conforto, e entradas de ar verticais. O sistema multimídia SYNC, de série, tem uma tela de 3,5 polegadas, no centro do painel

O sistema permite ao motorista controlar diversas funções por comando de voz, como fazer e atender chamadas no celular e selecionar músicas sem precisar tirar as mãos do volante. 


Os bancos dianteiros têm formato envolvente e confortável, com ajustes milimétricos. O apoio de braço dianteiro entre os bancos que guarda um air bag - destinado a evitar o choque entre os passageiros da frente - é outro detalhe só encontrado em automóveis de luxo.


Na parte de trás, os assentos são confortáveis, com encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes. A inclinação do encosto em quatro estágios aumenta o conforto, principalmente em viagens.


Para o transporte de bagagem, o porta-malas de 362 litros pode ser ampliado para 705 litros com o banco traseiro rebatido, total ou parcialmente, acomodando objetos grandes.

Motores Sigma e Duratec Flex


O Novo EcoSport conta com dois motores fortes e avançados, produzidos com bloco, cabeçote, cárter e mancais de alumínio e equipados com transmissão manual IB5 Plus: o Sigma 1.6 Flex e o Duratec 2.0 Flex.

O motor Sigma 1.6 Flex tem potência de 115/110 cv e torque de 156/154 Nm com etanol e gasolina. Faz de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos com etanol e 12,5 segundos com gasolina, "números à frente de todos competidores", de acordo com a Ford, e tem velocidade máxima de 180 km/h limitada eletronicamente.

Ele também alcança, de acordo com os dados da Ford, os melhores índices de economia de combustível, com classificação A em consumo e emissões de CO2, conforme o novo padrão do Inmetro.


O painel de instrumentos é de leitura fácil
O motor Duratec 2.0 Flex é opção na versão FreeStyle e de série na Titanium. Tem potência de 147/141 cv e torque de 193/186 Nm com etanol e gasolina. Faz de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos com etanol e 10,8 segundos com gasolina. Tem também o melhor índice de economia e baixíssima emissão de CO2 na categoria. 

Aerodinâmico e eficiente
A Ford garante que o Novo EcoSport tem um bom nível de silêncio interno, "resultado de um trabalho apurado de desenvolvimento em túnel de vento que garante uma excepcional eficiência aerodinâmica, reduzindo ao máximo a resistência do ar e o peso da carroceria para economizar combustível e reduzir o ruído de vento".

Alguns detalhes que contribuem para isso são o uso de defletores de ar no para-choque dianteiro, no capô, nos pneus traseiros, na coluna e nas lanternas traseiras, o grande ângulo de inclinação da coluna A, as saias laterais e o teto em forma de aerofólio na traseira.

O Novo EcoSport também é o único da categoria com direção elétrica, que contribui para sua dirigibilidade diferenciada e economia de combustível.

Produzido com a nova plataforma global da marca para os veículos do segmento B, o Novo EcoSport é maior que a geração anterior tanto na altura como no entre-eixos, aumentando o conforto na cabine.  

A sua altura do solo de 20 cm facilita transpor valetas e outros obstáculos na pista e coloca o motorista em posição de comando. A sua capacidade de transpor áreas alagadas de até 550 milímetros é, segundo a Ford, muito superior à dos concorrentes diretos.

Alto padrão de segurança 



Uma maior proteção dos passageiros em caso de acidente está assegurada pelo conjunto de air bags.
O Novo EcoSport é um dos carros mais seguros do mercado. Ele oferece um novo nível de inteligência para a proteção dos ocupantes, com um pacote de segurança passiva e ativa encontrado somente em veículos de categoria superior.

Sua carroceria combina materiais especiais, como aços de alta resistência, ultra-alta resistência e boro em áreas chaves, com zonas de deformação programada. 


Coluna de direção e painéis de portas com sistema de absorção de impacto, cintos de segurança com pré-tensionador e airbags dianteiros são itens de série. Airbags laterais e de cortina são opcionais que ampliam esse conjunto abrangente de segurança. 

Na parte de segurança ativa, o Novo EcoSport vem com freios ABS de série e recursos avançados que o colocam um passo à frente no que se refere à estabilidade e controle.

Assistência ao motorista
O Novo EcoSport conta com uma gama inovadora de equipamentos de assistência ao motorista que ajudam a manter o domínio do veículo em diferentes situações.

A direção elétrica, única na categoria, regula o esforço de acordo com a velocidade e conta com outras duas funções inteligentes. 


A compensação de deriva (PDC) detecta irregularidades no piso e compensa pequenas variações, enquanto o sistema de cancelamento de vibrações (ANC), com sensor na coluna, também filtra as oscilações. 

Juntos, eles tornam a direção mais agradável, sem tirar a conectividade do motorista com a pista.

O utilitário esportivo conta também com o sistema AdvanceTrac, que inclui freios ABS, controle eletrônico de estabilidade e controle de tração, além de assistente de partida em rampa e assistência e luz de alerta em frenagem de emergência. 



Versões e equipamentos

Para atender diferentes perfis de clientes, o Novo EcoSport conta as versões S, SE, FreeStyle, com motor 1.6 16V, e FreeStyle e Titanium com motor 2.0 16V.

A versão S vem com direção elétrica, faróis com LEDs, ar-condicionado, vidros dianteiros, travas e espelhos elétricos, freios ABS, airbag duplo e sistema multimídia SYNC, por R$ 53.490. A versão SE acrescenta vidros elétricos traseiros, faróis de neblina, rack de teto e rodas estilizadas, por R$ 56.490.

A versão FreeStyle vem com itens de visual diferenciado, incluindo rodas de liga leve de 16 polegadas, e um pacote de tecnologia composto por: computador de bordo, sensor de estacionamento, vidros elétricos com acionamento a um toque e sensor anti-esmagamento, fechamento global, assistente de partida em rampa, controle eletrônico de estabilidade e controle de tração, com preço de R$ 59.990. Com a opção de airbags laterais e de cortina e bancos de couro, fica em R$ 63.690.

Para incluir o motor 2.0 nessa versão, a diferença é de R$ 2.500. O Novo EcoSport FreeStyle 2.0 sai por R$ 66.190.
O topo de linha Titanium, disponível somente com motor 2.0, vem com os seguintes itens adicionais: grade cromada, rodas exclusivas de liga leve de 16 polegadas, bancos de couro, airbags laterais e de cortina, ar-condicionado digital, sistema de acesso inteligente e partida sem chave, sensor de chuva, faróis com acendimento automático e retrovisor eletrocrômico, por R$ 70.190.




FIAT COMEMORA O ENCERRAMENTO DO "MOMENTO BRASIL-ITÁLIA" ESTENDENDO A SÉRIE ESPECIAL ITÁLIA AOS MODELOS NOVO PALIO, STRADA, IDEA E NOVO PUNTO. VEJA OS PREÇOS DE CADA VERSÃO

Para comemorar o encerramento do “Momento Itália-Brasil” (MIB), a Fiat estende o conceito da Série Especial Itália para diversos modelos que têm grande representatividade em sua gama – Novo Palio, Novo Punto, Idea e Strada. 

Esta Série Especial chega muito atrativa, principalmente pelo acabamento exclusivo e excelente nível de conteúdos. São carros completos, personalizados com faróis de máscara negra e badge Itália, o que os deixam ainda mais exclusivos. 

Todos os carros vêm com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros e travas elétricas para as portas. Além disso, Novo Palio, Novo Punto e Idea ainda recebem rádio CD MP3, chave canivete com telecomando, faróis de neblina e retrovisores externos elétricos, entre outros.

Eis os respectivos preços de cada versão: 
Novo Palio Attractive 1.0 - Kit Série Especial Itália – R$ 32.890,00

Novo Palio Attractive 1.0 - Kit Série Especial Itália 2 (com rodas exclusivas) – R$ 33.840,00

Novo Palio Attractive 1.4 - Kit Série Especial Itália – R$ 37.950,00

Idea Attractive 1.4 - Kit Série Especial Itália – R$ 45.070,00

Novo Punto Attractive 1.4 - Kit Série Especial Itália – R$ 40.970,00

Novo Punto Attractive 1.4 - Kit Série Especial Itália 2 (com rodas exclusivas) – R$ 41.870,00

Strada Working 1.4  C.S. - Kit Série Especial Itália – R$ 36.590,00

Strada Working 1.4  C.E. - Kit Série Especial Itália – R$ 39.640,00

Strada Working 1.4 C.D. - Kit Série Especial Itália – R$ 44.490,00

VOLVO EQUIPAMENTOS DE CONSTRUÇÕES RECEBE PRÊMIO "QUALITY INNOVATION OF THE YEAR" PELO MODELOS DE NEGÓCIOS QUE TRANSFERE TECNOLOGIA PARA OUTRAS EMPRESAS



A Volvo Construction Equipment está comemorando o recebimento do prêmio Quality Innovation of the Year, concedido para seu modelo de negócios que permite que a tecnologia pioneira da empresa seja transferida para produtos de terceiros.
         
O modelo da Volvo CE concebido para permitir que outros fabricantes usem tecnologia de ponta foi avaliado e premiado pelos juízes do SIQ (Swedish Institute for Quality). A premiação busca reconhecer as organizações mais inovadoras por seus trabalhos de alta qualidade.

Através do modelo de negócios OEM (Original Equipment Manufacturer), a Volvo CE oferece soluções pensadas para clientes e implementadores que desejam máquinas para integrá-las aos seus processos de desenvolvimento. 


Removedores de neve
A Volvo CE forneceu cerca de 50 unidades de carregadeiras articuladas com tração dianteira para posterior integração com máquinas removedoras de neve, usando seu modelo de negócios premiado.

 O equipamento faz esse trabalho em três estágios. O primeiro desloca a neve para os lados, depois uma escova giratória remove o volume remanescente e, finalmente, um soprador gera um fluxo de ar intenso que limpa toda a área de onde a neve foi removida.

Uma das inúmeras histórias de sucesso do modelo de negócios OEM são as máquinas que removem a neve dos aeroportos, movidas a biogás, produzidas pela AEBI Schmidt e vendidas para a Swedavia – um grupo estatal que mantém, administra e desenvolve 11 aeroportos em toda a Suécia.

A máquina removedora de neve combina uma unidade carregadeira articulada Volvo A25 e um acessório limpa-neve com uma escova e um soprador fixados na traseira da máquina e movidos por um motor Volvo Penta D13.

Os motores dianteiro e traseiro foram modificados para usar combustão de diesel metano. 

A tecnologia combina a alta eficiência energética de um motor a diesel regular e o uso de biogás renovável como combustível primário. 

A melhoria é de cerca de 30%, em termos de eficiência de combustível com o motor biogás (ignição a vela) e a máquina tem uma pegada CO2 menor, se comparada com uma unidade convencional. 

É a primeira máquina removedora de neve a usar o biogás como combustível primário, de maneira energia-eficiente”, destaca o engenheiro.

RIO DE JANEIRO SEM AUTÓDROMO VAI TER DE ESPERAR CONSTRUÇÃO DO NOVO CIRCUITO, EM DEODORO, NUMA ÁREA DO EXÉRCITO QUE ESTÁ MINADA E ONDE JÁ HOUVE EXPLOSÕES DE GRANADAS E MINAS QUE FIZERAM VÍTIMAS. ESPERA-SE QUE O TERRENO SEJA LIMPO DE EXPLOSIVOS E QUE AS OBRAS COMECEM LOGO


Depois que o autódromo Nélson Piquet, em Jacarepaguá foi desativado e as obras de demolição das arquibancadas começaram, o Rio de Janeiro ficou sem um circuito de corridas. Mas, alvíssaras, o primeiro passo foi dado para que o futuro autódromo seja de fato construído. 

A transferência de posse do terreno do governo federal para a prefeitura carioca já foi assinada pelo prefeito Eduardo Paes e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, na presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Cleyton Pinteiro e diversos pilotos.

O secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, assegurou que o acesso ao novo circuito será facilitado porque, além do alargamento da Av. Brasil e das vias do seu entorno, próximo ao circuito haverá o Parque Radical, para as Olimpíadas de 2016. 

Ainda segundo o secretário, a construção do autódromo vai permitir a restauração de uma área verde (não mata atlântica). “Agora sim, haverá a preservação e aumento da área verde no local”.

Segundo engenheiros da Fundação Getúlio Vargas que prepararam o projeto executivo, o término da licitação da obra pelo governo estadual será em julho de 2013. Um ano depois, a pista já estará em condições de receber competições. Em janeiro de 2015, todas as instalações estarão concluídas de acordo com as exigências da Federação Internacional de Automobilismo. Além de mezaninos para escritórios das equipes dentro de cada boxe, haverá passagens subterrâneas para serviços variados, que poderão ser executados sem atrapalhar as disputas. O projeto permite eventos simultâneos como: competições automobilísticas, provas de kart e treinamentos de direção defensiva.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que a cerimônia ratificava o compromisso que a Prefeitura assumiu com a CBA “de manter o automobilismo em plena atividade no Rio de janeiro”. Para o presidente da confederação, Cleyton Pinteiro, a cidade precisava resgatar “as bonitas lembranças que sempre estiveram ligadas ao esporte à motor”.

O presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro, Djalma Neves, lembrou da incerteza dos últimos cinco anos, sem saber se poderia manter os calendários de provas nacionais e regionais e fez projeções otimistas: “estamos com o sentimento de vislumbrar um novo automobilismo, com autódromo em condições de receber categorias internacionais e kartódromo para gerar novos pilotos”.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

LANÇADO, ONTEM, PELA RENAULT, NO RIO DE JANEIRO, NO TEST-DRIVE REALIZADO HOJE, O NOVO CLIO MOSTROU SER UM "CARRO HONESTO". TEM BOM ESPAÇO, É CONFORTÁVEL, O MOTOR 1.0 DE 16 VÁLVULAS HI-POWER, DE 80 CV MOSTROU-SE VALENTE. NOTA-SE A FALTA DE EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA, COMO ABS, AIR BAGS, ENCOSTO DE CABEÇA E CINTO DE SEGURANÇA DE TRÊS PONTOS PARA O PASSAGEIRO DO MEIO DO BANCO TRASEIRO, MAS A RENAULT DEIXOU CLARO QUE ESSES EQUIPAMENTOS ELEVARIAM SENSIVELMENTE O PREÇO DO CARRO. QUE CUSTA A PARTIR DE R$ 23.290,00


O novo Clio é o que pode ser chamado um carro honesto. Na verdade, na generalidade, não difere muito do modelo anterior. A frente ganhou uma grade estreita, que converge para a logomarca da Renault, e liga um farol ao outro, novo para-choques e entradas de ar e o capô foi melhorado. Isso, deixou o carro com ar mais robusto.


O interior é simples, mas confortável, na frente, o motorista e o carona ficam bem acomodados e, atrás, há um bom espaço para as pernas e os passageiros mais altos não tocam com a cabeça no teto do carro. O acabamento e forração das portas, embora, de plástico, é cuidadoso e o forro dos bancos, em tecido, é bem macio.


A traseira ganhou uma imitação de aerofólio com o brake-light embutido e ficou mais agradável do que a do modelo anterior. Contribuiu para isso a nova disposição das luzes que tornaram às lanternas mais bonitas e a tampa do porta-malas foi ligeiramente mexida e melhorou de cara. 

Essas foram impressões que ficaram da avaliação realizada, esta tarde, no novo Clio, sob chuva intensa a ponto de as fotos terem de ser feitas dentro da tenda montada para a organização do test-drive de Imprensa que envolveu 26 carros para cerca de 200 jornalistas de todo País experimentarem.

O novo Clio, com garantia de três anos, foi lançado, ontem, à noite, pela Renault, numa festa realizada no Estádio de Remo da Lagoa, no Rio de Janeiro, ainda sem chuva.



As condições do tempo e o engarrafamento em torno da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul carioca, impediram um teste mais aprimorado, mas, deu para perceber que as revelações, dos dirigentes da Renault sobre as alterações realizadas em grande parte da estrutura e motor do carro foram importantes.

Comparando-se com o antigo 1.0 16V Hi-Flex, o novo propulsor 1.0 16V Hi-Power tem 71 peças modificadas e foram alteradas e/ou evoluídas 180 peças na carroceria e de acabamento quando comparado com o seu antecessor.


O porta-malas de 280 litros do novo Clio não é diferente desse espaço oferecido pelos concorrentes 
Não é novidade para ninguém que a melhor marca de automóvel do mundo é Carro Novo e todos sabemos que à medida que o carro é usado é que se percebe, realmente, a sua durabilidade. 

Este Clio obteve o selo de garantia do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular pela economia demonstrada nos testes: com etanol, a versão equipada com ar-condicionado e direção hidráulica apresentou um consumo de 9,1 km/l (ciclo urbano) e 9,6 km/l (estrada). 

Com gasolina, essa média aumenta para 13,1 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada). O modelo sem ar e direção faz: 9,5 km/l (ciclo urbano) e 10,7 km/l (estrada). Com gasolina, são 14,3 km/l (cidade) e 15,8 km/l (estrada). 


Em relação ao antigo Hi-Flex, o motor Hi-Power que equipa o novo Clio obteve um ganho de potência, tanto com etanol (E100), quanto com gasolina (E22): são 80 cv e 77 cv, respectivamente, a 5.750 rpm. O torque também melhorou. Agora são 10,1 kgfm, com gasolina, e 10,5 kgfm com etanol, a 4.250 rpm.

Apesar de mais econômico, o Novo Clio registra números mais favoráveis de desempenho. Com etanol no tanque, o veículo faz de 0 a 100 km/h em 13,7 segundos e chega a 168 km/h de velocidade máxima. Com gasolina, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 14,3 segundos e a velocidade final fica em 167 km/h.




No test-drive de freada mais forte feito sob chuva, o carro, inevitavelmente, escorrega no asfalto, o que seria evitado se possuísse freios ABS, embora tenha se mostrado satisfatório nas frenagens. Isso significa que a direção nessa situação deve ser mais cuidadosa, deixando maior espaço para o carro da frente.

Não podemos deixar de lembrar que, embora o diretor de Marketing da Renault do Brasil, Fréderic Peroz, tivesse advertido que nenhuma versão do Clio viesse com air bags e freios ABS, encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos para o passageiro do meio, do banco traseiro, nota-se bastante a falta desses equipamentos de segurança.

É importante os leitores saberem que alterações beneficiaram o novo Clio, visando uma eventual opção por esse carro:   



No interior, o quadro de instrumentos é novo, com marcadores de nível de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento digitais, além do computador de bordo. 

O conta-giros tem grafismo moderno e com Eco-monitor (zona demarcada para indicar as zonas de rotação do motor de acordo com o nível de economia de combustível que ela proporciona). 

O conjunto tem iluminação na cor âmbar, e o volante, de três raios, possui a logomarca cromada da Renault ao centro (versão Expression).

Comandos do ar-condicionado e controles de ventilação têm novos botões, de formato mais anatômico e com acabamento cromado. Os bancos tiveram a textura do tecido modificada e estão com padronagem visual diferenciada. Como em outros modelos da Renault, eles são projetados com sistema antisubmarining (antimergulho). 

O Novo Clio está disponível em oito opções de cor: Bege Poivre, Cinza Quartz, Prata Etoile, Vermelho Fogo (metálicas), além de Branco Glacier, Preto Opaco e Vermelho Vivo (sólidas). 
A linha 2013 oferecerá ainda uma nova tonalidade a mais: Branco Creme.


“Como se trata de um modelo de segmento de entrada, achamos importante oferecer mais uma alternativa de cor sólida para os consumidores”, justifica André Bassetto, gerente de Marketing Produto da Renault do Brasil.

Novo Clio com a “cara” do dono
Um dos diferenciais da linha 2013 do Novo Clio é que o veículo pode ser personalizado interna e externamente para ficar ao estilo do proprietário. A versatilidade dos kits de personalização confere charme ao modelo e dá um quê de exclusividade ao hatch compacto.

São quatro kits de personalização disponíveis: Sport, Look, Estilo e Adesivos. 

O Kit Sport inclui saias laterais, spoiler na traseira e spoiler no para-choque dianteiro, com máscara do farol de neblina integrada. 

O conjunto resulta num considerável impacto visual e faz o hatch ficar com aparência de que está “grudado” ao chão, como convém a um esportivo.

Com o Kit Look, é possível personalizar o visual exterior do veículo, acrescentando cores aos frisos laterais das portas e também nas capas para os retrovisores externos. Esse item de personalização está disponível nas cores da carroceria.

O cliente pode optar pelo Kit Adesivos, que estão disponíveis em duas opções: Faixas Esportivas ou Desenho Geométrico. 


Esses adesivos são instalados no capô e no teto do veículo, de acordo com o modelo escolhido, o que confere ainda mais charme e personalidade ao Novo Clio.

O adesivo “Faixas Esportivas” ressalta o traços de esportividade presente no design do modelo. São duas faixas longitudinais - nas tonalidades cinza, vermelho ou branco -, que percorrem todo o veículo (capô, teto e tampa do porta-malas), semelhantes às utilizadas nos carros de competição, como, por exemplo, nos modelos Interlagos que integraram a consagrada equipe Willys de competição, na década de 60, guiados por ícones do automobilismo verde-amarelo, como Bird Clemente. 

Os modelos “Willys Interlagos” da equipe Willys – versão brasileira do “Renault Alpine” -, pintados na cor amarela com uma faixa dupla longitudinal, passando sobre o teto e o capô, eram sinônimos de bandeira quadriculada.

Já o adesivo “Desenho Geométrico” é aplicado sobre o teto e apresenta um harmonioso conjunto de hexágonos, que lembram uma tatuagem e causam um agradável efeito visual. 


As imagens estilizadas foram concebidas no Renault Design América Latina (RDAL), e aprovadas ao longo do desenvolvimento do produto nas clínicas com potenciais clientes. 

A possibilidade de dar um toque pessoal ao Novo Clio inclui também o interior, com o Kit Estilo. 


É possível, por exemplo, inserir uma moldura colorida ao redor do rádio e das saídas de ar e também no console central, onde estão o porta-copos, o porta-moedas, o botão do pisca-alerta e a tomada 12 volts. 

Os consumidores poderão escolher entre molduras nas cores vermelha, cinza ou branca.

Nota “A” em economia de combustível e novo motor 1.0 16V Hi-Power
O Novo Clio se beneficiou do know-how adquirido pela Renault na Fórmula 1, categoria da qual participam quatro equipes com motores da marca: Red Bull Racing Renault, Lotus Renault, Williams Renault e Caterham Renault. São 30 anos de atuação na modalidade máxima do automobilismo mundial, com 10 títulos do Campeonato de construtores conquistados.

O trabalho da equipe do RTA no desenvolvimento de propulsores mais modernos, econômicos e menos poluentes está sendo evidenciado com o desempenho do motor 1.0 16V Hi-Power no “Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular”. 

O Novo Clio chega ao mercado credenciado com nota “A” na categoria “Subcompacto”, tanto na versão de entrada como na equipada com ar-condicionado e direção hidráulica. 


Com esse resultado, o Novo Clio é o modelo com o melhor nível de consumo de combustível da sua categoria. 

Além disso, vale a pena ressaltar que o Novo Clio com ar-condicionado e direção hidráulica é o único modelo “Subcompacto” do “Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular”, equipado com esses itens, a obter a nota máxima (“A”) em termos de eficiência de consumo.


“Coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), o programa permite que os consumidores conheçam a eficiência energética dos carros comercializados no Brasil, por meio de etiqueta afixada nos veículos, que classificam os resultados obtidos, com notas que variam de “A” (melhor classificação) até “E” (menor eficiência energética)”, explica Ivantídio Mendes, Chefe de Projeto Motor do Renault Tecnologia Américas.

Em se tratando de economia de combustível, todavia, o motorista também tem que fazer a parte dele, e o Novo Clio dá uma ajuda valiosa com o conta-giros com quatro áreas identificadas com cores diferentes, permitindo ao condutor uma direção mais econômica. 


A faixa verde indica o momento de menor consumo. A área branca mostra o motor em marcha lenta. Já o espaço delimitado em amarelo significa o momento de maior desempenho do motor. 

Outro fator determinante na melhoria do nível de consumo está na adoção de pneumáticos ecológicos. 


A combinação de novos compostos na confecção da borracha e o desenho da banda de rodagem garantiram aos pneus com menor resistência ao rolamento, sem comprometer a segurança do veículo. 

A baixa emissão de CO2 é uma característica marcante do Novo Clio. Tanto que o modelo já atende às normas de emissões que vão vigorar no Brasil somente em 2015. 


Ou seja, a Renault está se antecipando em dois anos a exigências para veículos de passeio no País.

Comparando-se com o antigo 1.0 16V Hi-Flex, o novo propulsor 1.0 16V Hi-Power tem 71 peças modificadas. 


Para chegar ao produto final, foram necessárias 6 mil horas de ensaios de durabilidade/confiabilidade em dinamômetro (o equivalente a 2 milhões de quilômetros rodados), 10.000 quilômetros de testes em temperaturas extremas (entre 5ºC e 40ºC) e 200 mil quilômetros em ensaios de rodagem acelerados em veículo. 

No total, foram utilizados 41 motores protótipos e oito veículos.

A seguir, algumas das principais mudanças adotadas pelo novo motor:
- Aumento da taxa de compressão de 10:1 para 12:1;


- Novos pistões, adequados para o aumento da taxa de compressão. Essas novas peças tiveram o seu desenho desenvolvido para uma melhor otimização da combustão por conta do aumento da taxa de compressão. 


Para ampliar a durabilidade e a confiabilidade dessas peças, foi adotada a aplicação de grafite nas saias dos pistões - que reduziu o atrito -, além da utilização do eixo central flutuante. 

- Introdução de um sistema de refrigeração do pistão através da injeção de óleo na parte inferior desse componente. 


Para isso, foi necessário modificações no bloco do motor, para que em cada um dos cilindros fosse instalado um injetor responsável por “espirrar” um jato de óleo no fundo do pistão. 

Esse processo de resfriamento foi implantado para atender o elevado grau de exigências mecânicas e térmicas oriundas do aumento da taxa de compressão;

- Nova bomba de óleo, já usada no motor 1.2 16V Turbo (disponível nos modelos Renault Clio, Twingo Wind e Modus mercado europeu). Essa peça atende às novas exigências de pressão de óleo originadas pela instalação do sistema de refrigeração do pistão;


- Adoção das mesmas bielas utilizadas no motor 1.2 16V Turbo, que são mais resistentes;


- Evolução na matéria-prima das bronzinas, com material mais resistente ao desgaste e à fadiga;


- Nova junta do cabeçote composta de duas lâminas de vedação, que possui como características principais a robustez e o alto nível de resistência às pressões geradas pela combustão do motor. 


Essa peça substitui a usada anteriormente, que era de folha única, garantindo melhor vedação e contribuindo para a durabilidade da máquina;

- Sistema de admissão redesenhado para otimizar a aspiração de ar e contribuir para melhora da performance. 


As modificações se concentraram na redução de dimensões e envolveram a tampa do cabeçote, o coletor de admissão, caixa do filtro de ar e o tubo da entrada de ar;

- Corpo de borboleta com a inclusão do 5º bico injetor. Esse bico é destinado para a injeção de gasolina durante a operação de partida a frio. 


Com isso, há uma melhor pulverização da gasolina, proporcionando, assim, uma partida mais eficiente;

- Adoção da tecnologia “Contact Less” para indicar o posicionamento de abertura da borboleta de entrada de ar. 


Essa novidade capta o dado por intermédio de um sistema eletromagnético, o que garante uma melhor precisão na informação. 

O que contribuiu para o aumento da durabilidade desse componente, na otimização dos ajustes do motor e na redução do consumo de combustível;

- Sensor de fase instalado na extremidade do comando de acionamento das válvulas. 


A função dessa peça é identificar o ponto certo do posicionamento das válvulas no momento em que o motor é desligado. 

Quando é acionado novamente, o motor tem funcionamento mais estável e sem engasgos;

- Novos injetores, que melhoram a pulverização do combustível na câmara de combustível, contribuindo para a redução dos níveis de consumo;


- Nova Central Eletrônica, com mais velocidade de processamento de informações, além de uma programação desenvolvida para o novo motor; 

As alterações técnicas do Novo Clio também incluem mudanças no sistema de transmissão. A embreagem utilizada conta com sistema de pré-amortecimento, que contribui para a redução de ruído.

Já as alterações nas relações de marchas visaram a redução do consumo de combustível. 


O câmbio continua sendo o mesmo manual de cinco marchas feito pela Renault no Chile, caracterizado por engates macios e precisos.

 Visando priorizar a redução no consumo de combustível, a caixa de câmbio do Novo Clio passou a contar com um diferencial de relação mais longa. 

Com essa alteração, as relações de marchas ficaram mais longas de modo que o carro ficasse mais econômico sem sacrificar o desempenho. 

A suspensão do Novo Clio continua primando pela robustez e perfeita adaptação às condições de rodagem das ruas e estradas brasileiras. Para isso, mantém a tradicional receita: tipo MacPherson, com amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais (dianteira) e semi-independente, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais e barra estabilizadora (traseira).

Trata-se de um conjunto simples e robusto, capaz de enfrentar situações adversas sem sacrificar a segurança. Deste modo, o Novo Clio apresenta um comportamento dinâmico equilibrado. É um carro estável sem comprometer o conforto de motoristas e passageiros e adaptado ao perfil dos motoristas brasileiros. 

O Novo Clio virá equipado com rodas de 13 polegadas e pneus “verdes” na medida 175/70 R13. Os pneus “verdes” contribuem para a economia de combustível, pois são desenvolvidos para terem um menor atrito em relação ao solo, graças, principalmente, a não utilização da sílica na sua produção.

“Em relação às mudanças técnicas, nossa preocupação foi continuar oferecendo um conjunto mecânico econômico, confiável e com baixo custo de manutenção, detalhes relevantes em se tratando de um modelo de entrada”, analisa.

Versões e equipamentos
O Novo Clio passa a ser comercializado em duas versões de acabamento: Authentique (2 ou 4 portas) e Expression (4 portas), desenvolvida para atender aos anseios dos clientes desse segmento, oferecendo os itens de conforto e comodidade mais valorizados pelos clientes.

A versão Authentique, por exemplo, traz de série: computador de bordo com oito funções (combustível consumido, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, distância percorrida, velocidade média, entre outras), alarme sonoro de advertência de luzes acesas, conta-giros com Eco-monitor (zona demarcada para indicar as zonas de rotação do motor de acordo com o nível de economia de combustível que ela proporciona), relógio digital e brake-light. Opcionalmente, é possível acrescentar ar-condicionado.

A versão Expression agrega limpador, lavador e desembaçador de vidro traseiro, ar quente, volante com o contorno central do logo cromado e botões do painel com acabamento cromado. Direção hidráulica e ar-condicionado são opcionais. 


Em ambas as versões, é possível instalar, como acessório: alarme, vidros e travas elétricas. O serviço pode ser feito rapidamente em qualquer concessionária autorizada a um custo acessível e com garantia.

A conectividade também está presente no Novo Clio, que pode ser equipado com sistema de som que reproduz CD e arquivos em MP3 e MWA, além de oferecer conexão via Bluetooth e entrada auxiliar, do tipo USB. 

Garantia de três anos também é de série
O Clio foi o primeiro compacto de sua categoria a oferecer três anos de garantia total de fábrica (ou 100.000 km o que ocorrer primeiro). 


A Linha 2013 do modelo continua oferecendo essa vantagem aos consumidores. Outros concorrentes diretos, por exemplo, acenam com apenas 12 meses. É o caso de Gol, Palio, Celta e Ka.

A Renault do Brasil está investindo constantemente para ampliar a rapidez do atendimento de pós-vendas prestado por sua rede de concessionárias. 


Além de oferecer garantia de 36 meses para toda linha à venda no País, a marca conta com sistema de armazenagem e distribuição de peças, com dois grandes armazéns – Jundiaí (SP) e São José dos Pinhais (PR) – para assegurar a reposição imediata de componentes no menor tempo possível.

Além disso, as revisões com preço fechado, cujo valor já engloba os custos de peças e mão de obra, permitem ao cliente saber de forma antecipada, quanto irá pagar em cada revisão programada. 


Outro benefício é o “Pacote Preço Fechado”, que inclui os principais componentes de desgaste natural do veículo: amortecedores, pastilhas de freios, palhetas do limpador do para-brisa etc. 

Dessa forma, é possível planejar, de forma antecipada, o custo exato para realização da manutenção.

Manter o Novo Renault Clio em ordem custa menos de R$ 1 por dia, ao longo dos três anos de garantia original. 


Para se chegar a esse valor, basta dividir o custo total do programa de manutenção prevista pela fábrica pelo número de dias que formam os 36 meses, com base no fato de que o motorista brasileiro roda em média 36 mil quilômetros em três anos com seus automóveis.

Ao adquirir o hatch, o proprietário ainda tem à sua disposição o “Renault Assistance”, um serviço de assistência técnica e de socorro mecânico, com atendimento 24 horas. 


O “Renault Assistance” providencia um técnico para realizar pequenos reparos no local e, nos casos em que não for possível o reparo, a remoção do automóvel para a concessionária mais próxima.

O “Renault Assistance” é oferecido gratuitamente por 24 meses e inclui uma completa gama de serviços de assistência aos proprietários de veículos da marca.


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