Um carro com porta-luvas-geladeira é uma novidade do mercado automotivo e resultado, sem dúvida, do toque feminino dado ao Novo EcoSport pela supervisora de Design da Ford América do Sul, Adília Afonso. Ela acha, muito acertadamente, que o carro tem de ser pensado como uma extensão de casa.
Adília Afonso não ficou no detalhe do porta-luvas, ainda criou uma gaveta, sob o banco do carona, para guardar a bolsa ou o lap top.
O corte realizado mostra o cuidado com que o EcoSport foi fabricado. |
A Ford com recortes na carroceria mostrou como é feito o seu novo utilitário esportivo, mais moderno, com um porte mais poderoso e com mais equipamentos de segurança, do que a versão anterior, e motores Sigma 1.6 e o Duratec 2.0, ambos Flex.
O novo EcoSport traz uma boa solução para atender a mulheres e a famílias: além, do porta-luvas-geladeira, tem 20 porta-objetos na cabine que permitem acomodar pertences de diferentes tamanhos.
E ainda um compartimento sob o banco do passageiro dianteiro em forma de gaveta para guardar uma bolsa ou um lap top.
O sistema de ar-condicionado tem alta capacidade e funcionamento silencioso.
Porta-luvas-geladeira
No console central, uma tomada de 12 volts garante a bateria do celular carregada e a ligação de aparelhos. Duas entradas USB, uma na frente e outra na traseira, permitem a conexão de equipamentos eletrônicos.
Especialista em ambientação de interior, Adília Afonso, uma das raras representantes femininas nessa área automobilística, conta os “segredos” do Novo EcoSport no vídeo:
http://youtu.be/vy8qOBluWR4.
Elegante e esportivo
O Novo EcoSport tem
um design elegante e esportivo, com linhas modernas. A grade dianteira de desenho octogonal identifica a nova geração de
veículos Ford. Os faróis, de grande eficiência luminosa, incluem iluminação LED.
Os arcos das rodas
salientes reforçam a sua postura dinâmica, emoldurando as rodas de 15 ou 16
polegadas.
O estepe fixado na tampa do porta-malas foi mantido como “marca
registrada” do modelo. Para abri-la, basta acionar uma pequena maçaneta embutida na lanterna direita.
A carroceria oferece
oito opções de cores modernas: branco Ártico, preto Ebony, vermelho Arpoador,
prata Enseada, cinza Camburi, prata Riviera, azul Maraú e a nova laranja
Savana (foto acima).
Conforto e tecnologia
O interior do Novo
EcoSport é funcional. O painel traz dois mostradores redondos, A iluminados na cor azul "Ice Blue" que favorece a visibilidade e o conforto, e entradas de ar verticais. O sistema multimídia SYNC, de série, tem uma tela de 3,5 polegadas, no centro do painel.
O sistema permite ao
motorista controlar diversas funções por comando de voz, como fazer e atender
chamadas no celular e selecionar músicas sem precisar tirar as mãos do volante.
Os bancos dianteiros têm formato envolvente e confortável, com
ajustes milimétricos. O apoio de braço dianteiro entre os bancos que guarda um air bag - destinado a evitar o choque entre os passageiros da frente - é outro
detalhe só encontrado em automóveis de luxo.
Na parte de trás, os
assentos são confortáveis, com encostos de cabeça e cintos de três pontos para
todos os ocupantes. A inclinação do encosto em quatro estágios aumenta o
conforto, principalmente em viagens.
Para o transporte de
bagagem, o porta-malas de 362 litros pode ser ampliado para 705 litros com o
banco traseiro rebatido, total ou parcialmente, acomodando objetos grandes.
Motores Sigma e Duratec Flex
O Novo EcoSport conta
com dois motores fortes e avançados, produzidos com bloco, cabeçote, cárter e
mancais de alumínio e equipados com transmissão manual IB5 Plus: o Sigma 1.6 Flex e o
Duratec 2.0 Flex.
O motor Sigma 1.6
Flex tem potência de 115/110 cv e torque de 156/154 Nm com etanol e gasolina. Faz
de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos com etanol e 12,5 segundos com gasolina, "números à frente de todos competidores", de acordo com a Ford, e tem velocidade máxima de 180 km/h
limitada eletronicamente.
O painel de instrumentos é de leitura fácil |
Aerodinâmico e eficiente
A Ford garante que o Novo EcoSport tem um bom nível de silêncio interno, "resultado de um trabalho apurado de desenvolvimento em túnel de vento que garante uma excepcional eficiência aerodinâmica, reduzindo ao máximo a resistência do ar e o peso da carroceria para economizar combustível e reduzir o ruído de vento".
Alguns detalhes que contribuem para isso são o uso de defletores de ar no para-choque dianteiro, no capô, nos pneus traseiros, na coluna e nas lanternas traseiras, o grande ângulo de inclinação da coluna A, as saias laterais e o teto em forma de aerofólio na traseira.
O Novo EcoSport também é o único da categoria com direção elétrica, que contribui para sua dirigibilidade diferenciada e economia de combustível.
A sua altura do solo de 20 cm facilita transpor valetas e outros obstáculos na pista e coloca o motorista em posição de comando. A sua capacidade de transpor áreas alagadas de até 550 milímetros é, segundo a Ford, muito superior à dos concorrentes diretos.
Alto padrão de segurança
O Novo EcoSport é um dos carros mais seguros do mercado. Ele oferece um novo nível de inteligência para a proteção dos ocupantes, com um pacote de segurança passiva e ativa encontrado somente em veículos de categoria superior.
Sua carroceria combina materiais especiais, como aços de alta resistência, ultra-alta resistência e boro em áreas chaves, com zonas de deformação programada.
Na parte de segurança ativa, o Novo EcoSport vem com freios ABS de série e recursos avançados que o colocam um passo à frente no que se refere à estabilidade e controle.
Assistência ao motorista
O Novo EcoSport conta com uma gama inovadora de equipamentos de assistência ao motorista que ajudam a manter o domínio do veículo em diferentes situações.
A direção elétrica, única na categoria, regula o esforço de acordo com a velocidade e conta com outras duas funções inteligentes.
A compensação de deriva (PDC) detecta irregularidades no piso e compensa pequenas variações, enquanto o sistema de cancelamento de vibrações (ANC), com sensor na coluna, também filtra as oscilações.
Juntos, eles tornam a direção mais agradável, sem tirar a conectividade do motorista com a pista.
O utilitário esportivo conta também com o sistema AdvanceTrac, que inclui freios ABS, controle eletrônico de estabilidade e controle de tração, além de assistente de partida em rampa e assistência e luz de alerta em frenagem de emergência.
Versões e equipamentos
A versão S vem com direção elétrica, faróis com LEDs, ar-condicionado, vidros dianteiros, travas e espelhos elétricos, freios ABS, airbag duplo e sistema multimídia SYNC, por R$ 53.490. A versão SE acrescenta vidros elétricos traseiros, faróis de neblina, rack de teto e rodas estilizadas, por R$ 56.490.
A versão FreeStyle vem com itens de visual diferenciado, incluindo rodas de liga leve de 16 polegadas, e um pacote de tecnologia composto por: computador de bordo, sensor de estacionamento, vidros elétricos com acionamento a um toque e sensor anti-esmagamento, fechamento global, assistente de partida em rampa, controle eletrônico de estabilidade e controle de tração, com preço de R$ 59.990. Com a opção de airbags laterais e de cortina e bancos de couro, fica em R$ 63.690.
Para incluir o motor 2.0 nessa versão, a diferença é de R$ 2.500. O Novo EcoSport FreeStyle 2.0 sai por R$ 66.190.
O topo de linha Titanium, disponível somente com motor 2.0, vem com os seguintes itens adicionais: grade cromada, rodas exclusivas de liga leve de 16 polegadas, bancos de couro, airbags laterais e de cortina, ar-condicionado digital, sistema de acesso inteligente e partida sem chave, sensor de chuva, faróis com acendimento automático e retrovisor eletrocrômico, por R$ 70.190.
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