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quinta-feira, 3 de julho de 2014

AVALIAR UM CARRO E OFERECER AOS LEITORES DO BLOG INFORMAÇÕES QUE O DEIXEM MAIS SEGURO QUANTO À ESCOLHA DE UMA MARCA E/OU MODELO É O MAIOR PRAZER DO JORNALISTA AUTOMOTIVO E O AUDI A3 SEDAN COM O NOVO MOTOR 1.4 TFSI É DAQUELES TESTES QUE NOS DEIXAM DE ALMA LAVADA. O CARRO É CONFORTÁVEL, TEM UMA EXCELENTE DIRIGIBILIDADE, A QUALIDADE E O ACABAMENTO DE UM AUDI. APESAR DE SEU DESEMPENHO - CHEGA DE 0 A 100 KM/H EM 9,4 S - É NOTAVELMENTE ECONÔMICO E CUSTA R$ 94.800 NA VERSÃO MAIS SIMPLES (MAS, COMPLETA) E R$ 99.900,00 NA TOP. BEM, MELHOR, QUERIDO LEITOR, LER A MATÉRIA...


“Seu carro é uma nave”. A definição espontânea foi do manobrista da churrascaria Majórica, no Flamengo, ao lhe entregar o Audi A3 sedan, vermelho, 1,4 litro, para o estacionar enquanto jantava com minha doce Lana.


Vi os olhos daquele rapaz, habituado a dirigir os mais variados modelos e marcas de carros, brilharem e um sorriso estampado no seu rosto quando saiu lentamente pilotando com suavidade pela Senador Vergueiro, até desaparecer na curva, à esquerda.

De fato, depois de, durante 10 dias, ter percorrido 614 quilômetros no tráfego pesado do Rio de Janeiro e pelas estradas fluminenses, em agradáveis passeios pela bela região serrana fluminense, por Petrópolis, Itaipava e Teresópolis, tenho de reconhecer que a definição daquele manobrista não estava muito longe da verdade.

E fazendo um parêntesis, confesso que não posso deixar de lembrar o almoço delicioso no Restaurante D. Irene, em Teresópolis, especializado em gastronomia russa.

Para viagens mais longas, ou na cidade, o A3 é um carro super agradável em que o tempo passa desapercebido pelo som de boa qualidade.




O sistema Sink permite que as músicas do celular sejam reproduzidas, fazer ou receber ligações telefônicas sem desviar a atenção da estrada, basta ter o telefone sincronizado com o sistema.



O computador de bordo mantem o motorista informado sobre autonomia, velocidade média e consumo médio e o instantâneo e o permite eleger a forma de direção desejada: econômica, esportiva, normal.




Esse A3 sedan - que testei para oferecer aos leitores do Blog informações que poderão lhes ser úteis na eventual escolha de um carro – com motor TSFI de 1,4 l mostrou atributos que me encantaram:

- o acabamento;

- o conforto;

O banco do motorista tem regulagem de altura que pode ser feita manual ou com dispositivo elétrico dependendo da versão do carro.
- a agradável dirigibilidade;

- o silêncio a bordo, para o que contribui a excelente aerodinâomca: Cx de 0,29;

- a boa qualidade do som, 




- a visibilidade e 



- a economia, item que merece ser realçado, pois num regime de avaliação em que o carro é submetido a um esforço maior o consumo se manteve baixo.


Ajudado pelo turbo e pela transmissão de sete velocidades, o motor 1.4 STFI, de 125 cv, faz do Audi 1.4, sedan um carro verdadeiramente econômico garantindo médias de 13,5 km/l na cidade e de 16 a 18 km/l na estrada, garantidas no computador de bordo, apesar de sua potência e incomuns nos carros de seu segmento: Corolla, Honda Civic, Ford Focus Titanium, Chevrolet Cruze LTZ, por exemplo – todos na mesma faixa de preço.


Economia, consumo baixo são característica dos novos motores Audi que asseguram, mesmo nos modelos de alta cilindrada e potência, consumos diferenciados da maioria das outras marcas.


Direção sem sustos

A estabilidade é outro ponto alto do A3 1.4 sedan. É notável como se sente o carro colado no asfalto mesmo em curvas fechadas a uma boa velocidade. 

O carro não sai da trajetória e os pneus executam em silêncio o que lhes é exigido.

Na estrada, com seus 1.215 kg, graças ao uso de partes do motor em alumínio, o carro responde prontamente às exigências estabelecidas pelo peso do pé do motorista sobre o acelerador e garante a segurança que dele se espera nas ultrapassagens, mesmo as nas subidas, com duas pessoas a bordo.

De noite, na escuridão da estrada, você sente mais intensamente que está a bordo da “nave” a que o manobrista chamou o Audi, pela iluminação do painel, pelo silêncio na cabine e pelo deslizar leve do A3, cuja suspensão absorve com competência as irregularidades da estrada.




Desempenho
A Audi entrega no A3 1.4 TFSI, sedan exatamente o que promete. Confesso que com essa potência de 122 cv, mesmo turbinados, preferi ficar numa posição expectante e sentir o comportamento dos 122 cv, antes de fazer conjeturas.

Tinha lido no site da Audi que o carro chega dos 0 aos 100 km/h em menos de 10 s – 9,4 s, segundo os dados da fábrica da Alemanha, onde o carro é produzido - mas nada melhor do que ver para crer, aliás a curiosidade justificava-se, dados os 20 kgfm disponíveis entre 1.500 e 4.000 rpm apontados pela Audi.


E lá fomos nós, eu e belo A3 vermelho, nos conhecer melhor. Afinal, a Audi já me havia proporcionado um feliz encontro com o 1.8 hatch 180 cv por que, não apenas eu, mas a família, nos apaixonamos.

Agora, estava matando a curiosidade de andar nesse novo A3 - vestindo um motor com 58 cv a menos e calçado com rodas menores, aro 16’ e pneus 205/55 R16 – mas com a mesma transmissão automática de sete velocidades, S-tronic, de dupla embreagem, suave, com aletas, ou borboletas, no volante, convidando a uma direção esportiva com trocas manuais.


Como um carro da classe premium, o A3 1.4, embora mais simples na motorização, continua, contudo, fazendo jus ao DNA que carrega trazendo de série direção elétrica, mais eficiente, indexada à velocidade com amortecimento de torque -, que compensa e/ou corrige automaticamente ventos laterais ou pista com desnível -, e ainda:

- controle de tração;

- freios a discos nas quatro rodas

- freios ABS com EBD;

- controle de estabilidade com vetorização de torque;

- freio de estacionamento eletrônico;

- sete airbags

- ar-condicionado,


- faróis bi-xênonio com ajuste automático de altura e




- lanternas traseiras de LED. 
  

O único ponto negativo a ressaltar é a altura insuficiente para ocupantes mais altos no banco traseiro. 

Uma pessoa de 1,78 m encosta a cabeça no teto do carro e uma de 1,86 m, para não ir de pescoço dobrado tem de se inclinar muito no banco. 

Tratando-se de um carro sedan, familiar, seria interessante a Audi solucionar esse problema.


Ficha Técnica

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.395 cm³, turbo, injeção direta, gasolina;

Potência: 122 cv de 5.000 rpm a 6.000 rpm; 

Torque: 20 kgfm entre 1.400 e 4.000 rpm;

Desempenho0 aos 100 km/h em 9,4 s

Transmissão: câmbio automatizado S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas, tração dianteira; 


Direção: elétrica, mais eficiente;

Suspensão: independente McPherson na dianteira e independente multibraço na traseira;

Freios: a disco nas quatro rodas com ABS e EBD;

Peso: 1.215 kg;


Capacidades: porta-malas 425 litros, tanque 50 litros;

Dimensões: comprimento 4.456 mm, largura 1.796 mm, altura 1.416 mm, entre-eixos 2.637 mm

Custo X benefício
A versão de entrada do A3 1.4 sedan custa R$ 94.800,00, o que em relação aos seus concorrentes acaba, graças à quantidade da chamada tecnologia embarcada e ao fator economia, criando uma boa relação custo X benefício, o que é valorizado pelo status de possuir um Audi.

Quem desejar pode adquirir a versão Attraction que custa R$ 99.900,00 e adiciona as borboletas, de troca de marchas no volante, e um som 
com mais conexões e maior potência. 

Outros opcionais, como teto-solar elétrico, bancos de couro e sensor de estacionamento, elevam o preço do carro em R$ 10.000. 

Para equipar o A3 1.4 Sedan com navegador GPS tem de ser comprado o Rádio MMI Plus com sistema de navegação integrado, que custa R$ 9.900,00.



terça-feira, 1 de julho de 2014

O IPI SOBRE OS VEÍCULOS CONTINUA EM 3% ATÉ DEZEMBRO, DECIDIU O GOVERNO DILMA.. MEDIDA ASSEGURA MAIS EMPREGO E VENDAS DE CARROS.

O governo Dilma anunciou hoje a manutenção da cobrança de 3% do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) até o fim do ano. 

A partir de hoje, o IPI deveria ter passado para 7%, mas o comportamento negativo da indústria automotiva nos primeiros meses do ano levou o governo a manter o imposto com uma alíquota mais baixa. 

Assim, as montadoras terão condições de manter os níveis de emprego e ter a esperança de melhorar as vendas de seus carros.

PEUGEOT APRESENTARÁ NO FESTIVAL DE VELOCIDADE DE GOODWOOD SEU 208 GTI 30 ANOS, UMA EDIÇÃO RADICAL DO ESPORTIVO 208 GTI. QUEM FOR AO PRÓXIMO SALÃO DE PARIS VERÁ ESSA MÁQUINA EM PRIMEIRA MÃO.





O 208 GTi 30 anos oferece sensações de condução ainda mais intensas graças ao novo motor THP Euro6, que desenvolve 208 CV de potência máxima e 30,5 kgfm, e acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, além de contar com diferencial de deslizamento limitado do tipo Torsen e suspensões específicas, que garantem tração e eficácia inéditas.

Seu espírito esportivo é igualmente ressaltado por meio de seu estilo, particularmente pelo tratamento bicolor de sua carroceria. 

O modelo será apresentado ao público durante o Salão de Paris, e lançado comercialmente no mês de novembro.

“A exemplo do RCZ R, a marca se valeu da experiência e da competência técnica da Peugeot Sport para desenvolver uma versão ainda mais radical do 208 GTi, uma edição especial que celebra os 30 anos do mito GTi”, afirma Maxime Picat, diretor-geral da Peugeot.

Em 13 de março, menos de um ano após o lançamento comercial do 208 GTi, a montadora produziu o exemplar de número 10 mil, reafirmando o sucesso do veículo e da estratégia de alta gama esportiva adotada pela Peugeot para o segmento B.

A Peugeot registrou sua marca na história do automobilismo e o 208 GTi 30 anos é mais um fruto do know-how da Peugeot Sport, pois foi concebido com esse DNA esportivo.


Uma assinatura exclusiva em linha com uma personalidade ainda mais radical


“O 208 GTi 30 anos conserva a identidade, as linhas e o cuidado com os detalhes vistos no 208 GTi, mas também expressa um caráter único, totalmente alinhado ao seu comportamento dinâmico”, declara Julien Kerlidou, gerente de Produto 208

A personalidade forte e radical foi o alicerce do projeto desse veículo: suspensão rebaixada em 10 mm, bitolas alargadas em 22 mm na dianteira e 16 mm na traseira (quando comparado ao 208 GTi) são aspectos que, desde a concepção, sugerem sua vocação esportiva.

Os elementos cromados que garantem requinte ao 208 GTi dão espaço ao tratamento em preto nesta versão, como por exemplo na moldura da grade frontal, dos faróis de neblina e nos espelhos retrovisores.

Na lateral, a postura rebaixada se destaca pela aplicação de saias com tratamento em preto fosco que envolvem as grandes rodas de 18 polegadas – essas, por sua vez, ressaltam as pinças de freio em vermelho com a assinatura Peugeot Sport. 

Os frisos cromados dos vidros terminam em uma assinatura que homenageia o 205 GTi, enquanto os embelezadores dos vidros traseiros se conectam com o logotipo 208 GTi 30 anos.

Na traseira, destaque para o escapamento duplo cromado em formato arredondado, de ecoa o som do novo motor, que combina com um escape retrabalhado. 

Para completar, o 208 GTi 30 anos recebe um tratamento bicolor, reunindo as cores vermelho e preto, que expressam a identidade esportiva mundialmente conhecida.

Na frente, o carro recebe uma aplicação preta texturizada, que contrasta com o verniz vermelho aplicado na traseira. 

As duas cores são delimitadas por um corte na posição oblíqua, solução inaugurada com o ONYX e estendida aos conceitos 308 R e EXALT. 

O 208 GTi 30 anos também será disponibilizado nas cores Branco Perla Nacré e Vermelho Rubi, que remetem historicamente ao mito GTi.

Em total coerência com o estilo exterior, o ambiente interno invoca toda a esportividade radical proposta para esse modelo. 

Os bancos, desenvolvidos pela Peugeot Sport, são do tipo concha e os assentos apresentam uma mistura exclusiva de materiais, na qual são aplicadas as cores vermelha e preta. 

Uma placa com a inscrição “208 GTi 30 anos” está posicionada na parte superior, registrando a exclusividade dessa edição de aniversário.

Comportamento dinâmico incisivo
“Por já oferecermos uma experiência dinâmica bastante positiva no 208 GTi, nossa principal ambição com a edição comemorativa foi justamente ampliar essa eficácia. Para tanto, trabalhamos para que o modelo apresentasse tração e potencial de aderência superiores, principalmente no eixo dianteiro. Os benefícios concentram-se essencialmente em três pontos: troca de marchas, resposta ao condutor e sensações ao volante”, observa Pierre Budar, chefe do Projeto 208 GTi 30 anos

As sensações a bordo começam pelo próprio posto de condução, característico da linha 208, que torna todo o ambiente muito mais intuitivo graças ao volante multifuncional de pequenas dimensões que, posicionado abaixo do painel de instrumentos, facilita a leitura das informações. 

No caso do 208 GTi 30 anos, essa experiência intuitiva é completada pela presença de bancos em formato concha, que permitem ao condutor sentir-se completamente em contato com seu carro.

Sob o capô, o modelo recebe um novo motor THP equipado com o sistema Start&Stop, atendendo às exigências da norma Euro6, que desenvolve uma potência máxima de 208 CV e torque máximo de 30,5 kgfm. 

Atrelada a essa motorização está uma caixa manual de seis velocidades, além de um diferencial de deslizamento limitado do tipo Torsen – o mesmo utilizado no RCZ R, que permitirá explorar ao máximo seu potencial.

O ESP e o sistema controle de tração foram recalibrados para reduzir a interferência na condução, liberando a tração e permitindo que o Torsen trabalhe. 

A contribuição do Torsen e da barra estabilizadora dianteira é particularmente sentida durante as acelerações em curvas, garantindo mais estabilidade nas fases de frenagem. 

Para otimizar a aderência e garantir mais estabilidade, o modelo teve centro de gravidade rebaixado e redefinição da geometria da suspensão, além de introdução de rodas mais largas, às quais são aplicados pneus Michelin Pilot Super Sport 205/40 ZR, de 18 polegadas.

A direção teve um trabalho importante também de recalibração sobre circuito e estrada, que resultou em uma assistência linear em todas as condições de uso. 

Associado às novas leis de amortecimento (amortecedor e molas) e ao conjunto de barra estabilizadora, a direção oferece ao mesmo tempo mais precisão e agilidade.

O 208 GT 30 anos conta com um sistema de frenagem à altura do seu desempenho, com discos de 323 mm de diâmetro e 28 mm de espessura na dianteira e pinças Brembo de quatro pistões.

A vocação esportiva do modelo se traduz, em números, numa aceleração de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e atinge a distância de um quilômetro em 26,5 segundos. 

As retomadas são igualmente de alto nível: de 80 a 120 km/h em 6 segundos em quinta marcha. 

Sua performance e comportamento incisivos são obtidos dentro de uma eficácia inédita, como emissão de CO2 contida a 125 g/km.

Assim, o 208 GTi 30 anos reafirma a emoção, a esportividade e a eficiência inscritas no DNA da Peugeot.

Goodwood
O Festival de Velocidade de Goodwood é um evento tradicional que reúne diversos carros de corrida históricos na subida de uma colina rumo a Goodwood House, localizada no condado de West Sussex, no sudeste da Inglaterra.

A FIAT FOI A MONTADORA QUE MAIS FINANCIOU CARROS EM MAIO. A MARCA ITALIANA LIDEROU A QUANTIDADE DE FINANCIAMENTOS DE AUTOMÓVEIS VELES, EM MAIO, MÊS EM QUE O VW GOL SURGE COMO O MAIS VENDIDO COM FINANCIAMENTO. O NÚMERO DE CARROS NOVOS E USADOS VENDIDOS NO PERÍODO FOI MUITO SEMELHANTE.


A Fiat liderou o número de financiamentos de automóveis leves em maio, com a venda de 86.380 unidades, entre novas e usadas. No acumulado deste ano, foram financiados 435.073 carros da marca, representando uma participação de mercado de 21,9%.

O levantamento é da Cetip, que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do país, o Sistema Nacional de Gravames (SNG). 

Os números contemplam os veículos comercializados por crédito direto ao consumidor (CDC), leasing e autofinanciamento (consórcio).

A Chevrolet foi a segunda colocada no ranking da Cetip, com 83.870 unidades financiadas em maio. Na terceira posição apareceu a Volkswagen, com 82.690 carros vendidos por meio de crédito.

A Fiat também foi a primeira no ranking de financiamento de carros novos, com 34.159 unidades em maio. Já o líder no número de carros usados financiados foi a Volkswagen, com 52.872 unidades comercializadas.

No Brasil, os veículos financiados atingiram 532.702 unidades em maio, entre automóveis leves, motocicletas, pesados e outros, apresentando um avanço de 3% frente ao mês anterior. 

Desse total, 272.210 foram de veículos novos e 260.492 foram de usados. As concessões de crédito somaram R$ 14,3 bilhões em maio, mostrando uma alta de 5% ante abril.



Gol lidera ranking de mais financiados em maioVolkswagen Gol aparece na liderança do ranking de automóveis leves mais financiados no Brasil, com a venda de 32.010 automóveis leves, entre novos e usados, em maio. 

O número de financiamentos do modelo apresentou crescimento de 5% na comparação com o mês anterior. 

O carro também liderou o ranking de financiamento de usados em maio, com 22.883 unidades comercializadas. No acumulado do ano, foram financiadas 161.306 unidades novas e usadas do Volkswagen Gol. 

O levantamento é da Cetip, que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do país, o Sistema Nacional de Gravames (SNG). 

Os números contemplam os veículos comercializados por crédito direto ao consumidor (CDC), leasing e autofinanciamento (consórcio).

Fiat Palio na liderança entre os novos
Já o líder de financiamento de carros novos, em maio, foi o Fiat Palio, com 10.304 unidades. O modelo também foi o segundo colocado no ranking consolidado de financiamentos, entre carros novos e usados, com a venda financiada de 27.180 unidades em maio e de 137.419 unidades nos cinco primeiros meses do ano.

O terceiro colocado foi o Fiat Uno, com 12.356 carros financiados em maio e 62.967 unidades no acumulado deste ano.

Entre as demais montadoras, os destaques no mês de maio foram para os modelos Ford Fiesta, na 4ª posição do ranking da Cetip, com 18.357 unidades financiadas; Chevrolet Celta, em 5º lugar, com 13.660 carros.

No Brasil, os veículos financiados atingiram 532.702 unidades em maio, entre automóveis leves, motocicletas, pesados e outros, apresentando um avanço de 3% frente ao mês anterior. 

Desse total, 272.210 foram de veículos novos e 260.492 foram de usados. As concessões de crédito somaram R$ 14,3 bilhões em maio, mostrando uma alta de 5% ante abril.








A Cetip é a integradora do mercado financeiro. É uma companhia de capital aberto que oferece produtos e serviços de registro, custódia, negociação e liquidação de ativos e títulos. 

Por meio de soluções de tecnologia e infraestrutura, proporciona liquidez, segurança e transparência para as operações financeiras, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do mercado e da sociedade brasileira. 

A empresa é, também, a maior depositária de títulos privados de renda fixa da América Latina e a maior câmara de ativos privados do país. 

Mais de 15 mil instituições participantes utilizam os serviços da Cetip. Entre eles, estão fundos de investimento; bancos comerciais, múltiplos e de investimento; corretoras e distribuidoras; financeiras, consórcios, empresas de leasing e crédito imobiliário; cooperativas de crédito e investidores estrangeiros; e empresas não financeiras, como fundações, concessionárias de veículos e seguradoras. 

Milhões de pessoas físicas são beneficiadas todos os dias por produtos e serviços prestados pela companhia, como processamento TEDs e liquidação de DOCs, bem como registros de Gravame, CDBs e títulos de renda fixa.

DEPOIS DE SETE ANOS, A RENAULT LANÇA UMA NOVA GERAÇÃO DE SEU MODELO SANDERO. É UMA BOA ASSISTIR O VÍDEO: OS PREÇOS DAS QUATRO VERSÕES SÃO: AUTHENTIQUE 1.0: R$ 29.890,00 EXPRESSION 1.0: R$ 34.990,00 EXPRESSION 1.6: R$ 38.590,00 DYNAMIQUE 1.6: R$ 42.390,00.



Com design marcante e mantendo o maior espaço interno do segmento, a nova geração do hatch da Renault oferece conteúdos inéditos na categoria

A primeira geração do Sandero, lançada mundialmente no Brasil há sete anos, foi criada levando em conta o gosto e as necessidades do consumidor daqui. 


Por isso, o desenvolvimento do carro foi realizado por designers e engenheiros sediados no país. 

As vendas que já somam cerca de 500 mil unidades comprovam o sucesso do modelo no mercado.


O Sandero participa do principal segmento do mercado brasileiro, o de hatches compactos, que corresponde a 50% das vendas de automóveis de passeio. 

Sendo um segmento tão grande no Brasil, o seu leque de público é bastante diverso. Referência em robustez, em espaço interno e com o maior porta-malas da categoria, o Sandero agrada tanto às famílias como aos jovens solteiros, que procuram um carro bonito, prático e bem equipado. 

Graças ao Media NAV, o Sandero também chama a atenção dos mais conectados que não abrem mão de tecnologia.

“O Novo Sandero é uma evolução em termos de design e inovação acessível de um produto que sempre foi reconhecido pelo maior espaço interno do segmento e pela sua robustez”, diz Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.



Tornar acessíveis as novas tecnologias também é uma preocupação da Renault. O Novo Sandero traz para o segmento ar-condicionado automático e geração 1.2 do Media NAV (central multimídia que oferece GPS, sistema de som, Bluetooth e as funcionalidades Eco-Coaching e Eco-Scoring) e piloto automático (controlador e limitador de velocidade), entre outras tecnologias, que tornam mais agradável o dia a dia do motoristas e dos passageiros.

O Novo Sandero é construído sobre uma nova plataforma, ou seja, nova estrutura, novo sistema elétrico, novo sistema de freios, de direção e novas suspensões, além de novo design e reformulação total do interior. 

Ao mesmo tempo, o carro mantém inalteradas as características que o tornaram um dos modelos de maior sucesso no mercado brasileiro: o espaço interno inigualável e robustez, além de baixo custo de manutenção e garantia total de três anos.


“O Sandero é um produto desenvolvido para o mercado brasileiro e representa 40% das vendas da Renault. Com o Novo Sandero vamos dar continuidade a essa importante história de sucesso”, diz Gustavo Luis Schmidt, vice-presidente Comercial da Renault do Brasil.

Um visual mais dinâmico e sofisticado caracteriza o Novo Sandero. As linhas do carro seguem a nova identidade de design global da marca, criada por Laurens van den Acker, vice-presidente sênior de Design do Grupo Renault.

A evolução do projeto se manifesta também no interior do carro, reforçada pela aplicação de materiais de alta qualidade e por componentes que aumentam ainda mais o conforto dos ocupantes. 

O amplo espaço interno – uma das qualidades mais celebradas do Sandero – se mantém como ponto forte do carro.

Outra novidade é o novo motor 1.0 16V Hi-Power, que estreou no Clio e é oferecido também no Novo Logan. 

Com quatro válvulas por cilindro e potência máxima de 80 cv (abastecido com etanol), ele oferece mais economia. 

Prova disso é que o Novo Sandero recebeu nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que classifica os automóveis produzidos no país de acordo com a economia de consumo. 

Assista o vídeo:
http://imprensa.renault.com.br/content/videos/RELEASE_RENAULT_SANDERO_2014.mp4

Design moderno com nova identidade da marca
A nova identidade visual da marca foi instituída com base na noção do ciclo da vida, apresentada através de cinco carros-conceito: DeZir, Captur, Frendzy, R-Space e Twin’Z. 

Cada um deles representa uma etapa desse complexo ciclo: a fase da paixão, a descoberta do mundo, a formação da família, a relação com o trabalho, os momentos de lazer e a experiência que leva à sabedoria.

Partindo desses carros-conceito, a nova identidade visual definida pelos designers da Renault foi levada aos carros de série. 


Como ocorreu com o Novo Logan, o design do Novo Sandero foi desenvolvido com a participação do Renault Design América Latina (RDAL), localizado em São Paulo, primeiro estúdio de desenho e estilo da marca no continente americano.

Um dos destaques da nova identidade é o grande logo da Renault na parte central da grade frontal, com os frisos cromados que se estendem até os faróis. 

Na versão Dynamique, a grade inferior tem desenho esportivo tipo colmeia e molduras cromadas nos faróis de neblina, reforçando o design sofisticado do modelo. 

Lateralmente, a silhueta é marcada pela linha superior contínua que parte do capô, passa pelo para-brisa e segue até a traseira do carro, sem quebra de fluidez. 

A aparência de cintura elevada gera uma forte percepção de robustez, acentuada pelas linhas e o imponente volume dos para-lamas (dianteiros e traseiros) com curvas bem definidas. 

As maçanetas externas são alinhadas à superfície das portas e a coluna B, possui um “stripping” na cor preta nas versões Expression e Dynamique, que criam uma percepção de superfície única na área envidraçada. 

A versão Dynamique reforça o seu visual mais sofisticado com luzes indicadoras de direção incorporadas aos retrovisores.

Da mesma forma, na traseira, a proporção entre a área envidraçada e as superfícies sólidas, juntamente com a linha de cintura alta, sinaliza para o grande espaço disponível internamente. 

O design exclusivo das lanternas traseiras e o volume saliente do para-choque contribuem para a impressão de força e robustez do modelo.


O maior espaço interno do segmento
O amplo espaço e conforto a bordo continuam sendo alguns dos pontos mais fortes na concepção do Sandero. 

Um novo design interno torna o carro ainda mais acolhedor e agradável para o motorista e os passageiros. 

Esta nova qualidade de vida a bordo é reforçada pelos novos materiais, acabamentos aperfeiçoados e novas cores e texturas, que elevaram a sensação de bem estar no interior.

Totalmente novo, o painel tem design mais moderno e agora é feito de material mais agradável ao tato. 

O volante de três raios, com empunhadura anatômica, traz a logomarca da Renault cromada no centro. 

Na versão Dynamique, ele vem com os comandos do piloto automático (limitador e controlador de velocidade).



O quadro de instrumentos tem iluminação branca com três mostradores redondos: o conta-giros e o velocímetro, analógicos, e um mostrador digital, com indicador do nível de combustível e computador de bordo multifuncional. 

Ele permite ao motorista verificar o consumo médio e instantâneo de combustível, a autonomia, volume de combustível consumido, a velocidade média e a quilometragem total e parcial na viagem. 

O indicador de trocas de marchas auxilia o motorista a dirigir de forma econômica e eficiente.

A posição correta para dirigir é facilmente encontrada, graças às novas regulagens contínuas dos bancos e do apoio para o pé esquerdo. 

Estes também são completamente novos, e na versão Dynamique, possuem a inédita tecnologia CCT (Cover Carving Technology), que o Novo Logan estreou mundialmente. 

Além de um desenho mais esportivo, contam com coberturas de espuma mais espessas, variando entre 5 e 20 milímetros.

O interior do Novo Sandero pode oferecer de 8 a 11 porta-objetos, conforme a versão. As laterais das portas dianteiras e traseiras dispõem de porta-mapas e porta-garrafas – na frente, é possível levar recipientes de até 1,5 litro. 

O grande porta-luvas tem capacidade de 5,7 litros. Latas de refrigerante e copos têm espaços específicos no console central, à frente da alavanca do câmbio, e atrás do freio de mão.

Uma novidade que aumenta a praticidade é o comando interno de abertura do porta-malas, que é o maior da categoria, com 320 litros de capacidade com o banco traseiro em posição normal. 

De série, o Novo Sandero permite rebater o banco traseiro e a capacidade do porta-malas se eleva até aos 1.196 litros.

Inovação acessível
A Renault investe continuamente em novas tecnologias para que elas estejam ao alcance de seus clientes de todos os segmentos. O ar-condicionado automático, por exemplo, é inédito no segmento.

Para oferecer o máximo de conforto, o ajuste do ar-condicionado é feito por um computador, utilizando sensores que regulam a temperatura do fluxo através do circuito de climatização da cabine.

O Novo Sandero conta também com o Media NAV 1.2. Com tela touchscreen de sete polegadas integrada ao painel, o Media Nav 1.2 dispõe das funções Eco-Coaching e Eco-Scoring, além de GPS, Bluetooth, rádio e visualização da temperatura externa e “pop-up” com informações do ar-condicionado automático.

A função Eco-Scoring avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida. 

Junto com o Eco-Scoring, está o Eco-Coaching, que orienta o condutor para dirigir de modo mais econômico.

Com a conexão Bluetooth, é possível fazer ligações telefônicas para os contatos registrados no celular, ter acesso ao histórico de chamadas e deixar os números registrados no sistema, tudo com visualização pelo display. 

A transmissão de voz é feita pelos alto-falantes do veículo, o que oferece segurança ao condutor que precisa utilizar o celular enquanto dirige.

Outra ferramenta oferecida pelo Media NAV 1.2 é o GPS. O sistema de navegação tem fácil programação e dispõe de uma ampla relação de pontos de interesse. 

É possível programar e salvar a rota, enquanto o mapa é mostrado na tela. O sistema mostra a hora programada para chegada ao destino, a distância a percorrer, a velocidade média e outras informações.

O Media NAV 1.2 tem entradas auxiliares (plug e conexão USB/iPod) e pode ser operado pelo comando satélite localizado na coluna de direção para que o motorista não precise tirar a mão do volante para trocar de música, atender chamadas ou mudar as estações do rádio. 

No centro do painel, ficam agrupados o equipamento de som e os comandos do sistema de climatização.

O Media Nav é um equipamento de sucesso na gama Renault. No ano passado, 55% dos Sandero vendidos saíram de fábrica com o sistema multimídia. 

No Novo Logan, que estreou o sistema 1.2, esse percentual subiu para 75% das vendas.

Outros equipamentos oferecidos para o Novo Sandero incluem o piloto automático (limitador e controlador de velocidade). 

O limitador evita que o motorista, inadvertidamente, ultrapasse a velocidade máxima permitida na via. 

Mesmo que o acelerador continue pressionado, o carro não ultrapassa o limite programado pelo condutor. 

Em caso de emergência, porém, basta pisar no acelerador até o fundo para desativar o limitador e, por exemplo, completar com mais rapidez uma ultrapassagem.

O computador de bordo possui seis funções: Litros consumidos, Consumo médio, Consumo instantâneo, Autonomia, Distância percorrida e Velocidade média.

Nova plataforma
O Novo Sandero compartilha com o Novo Logan uma plataforma completamente nova. A nova geração tem estrutura, carroceria, suspensões, direção e freios diferentes da anterior. Cerca de 80% dos componentes do carro são novos.

Um dos destaques do novo modelo é o sistema elétrico, aperfeiçoado para receber o volume cada vez maior de equipamentos de conforto e assistência oferecidos no carro. 

Este sistema assegura total compatibilidade com estes novos equipamentos graças ao sistema de multiplexagem que o Sandero não possuía.

A nova suspensão foi desenvolvida para proporcionar o máximo de conforto, estabilidade e durabilidade, levando em conta as características de nossas ruas e estradas. 

A bitola dianteira aumentou 33 mm e a traseira está 25 mm maior. A direção ficou mais precisa e segura com a nova assistência variável.

A suspensão dianteira do Novo Sandero tem estrutura tipo MacPherson, com braços triangulares e amortecedores integrados a molas helicoidais – na versão Dynamique, ela é complementada por uma barra estabilizadora. 

Atrás, o carro utiliza um sistema semi-independente, com barra de torção transversal, molas helicoidais e amortecedores verticais, com barra estabilizadora.

Vários novos recursos foram aplicados para aumentar o conforto acústico a bordo do Novo Sandero. 

O isolamento do ruído do motor, por exemplo, foi aprimorado com o uso de mantas e revestimentos isolantes em pontos estratégicos da carroceria, além do interior do carro. 

O baixo índice de vibrações transmitido pelo motor e pela suspensão à carroceria contribui também para o conforto dos ocupantes. 

O ruído do vento foi reduzido pela adoção de novas juntas nas portas dianteiras e também pelo mais rigoroso acabamento de montagem dos componentes da carroceria. 

Até as novas palhetas do limpador dianteiro são mais aerodinâmicas e ficam mais perto do vidro, diminuindo a sua interferência na passagem do ar a média e alta velocidade.

A preocupação com o conforto do modelo fica evidenciada pela instalação dos braços da suspensão dianteira em um subchassi que é fixado no monobloco através de coxins. 

As buchas que fixam os braços da suspensão à carroceria garantem, além do isolamento acústico, rigidez e apoios necessários para garantir a boa dirigibilidade e segurança do carro nas curvas.

Mais segurança
O Novo Sandero conta com airbag de série para motorista e passageiro da frente em todas as versões. 

Também é de série o sistema ABS, de nona geração, com distribuidor eletrônico de força de frenagem (EBD). 

O sistema CAR, que trava automaticamente as portas do veículo quando este alcança 6 km/h, também contribui para a segurança.

O design dos bancos dianteiros é feito de forma que dificulta que o ocupante escorregue por baixo do cinto de segurança em colisões frontais (efeito antimergulho). 

Com os passageiros bem colocados no banco, todos os dispositivos de segurança podem atuar corretamente. 

Os cintos de segurança retráteis de três pontos têm regulagem de altura (dianteiros) e limitadores de esforço integrado. 

Esse dispositivo, presente em todos os modelos da Renault, ajusta automaticamente a tensão do cinto reduzindo eventuais lesões causadas pela excessiva pressão do cinto contra o corpo em caso de colisão.

As estruturas dianteira e traseira do monobloco do Novo Sandero têm zonas de deformação progressiva, que amortecem os impactos. 

A cabine tem construção rígida para proteger os ocupantes, com a coluna central e a travessa do teto reforçadas. 

É o conceito de célula de sobrevivência, que resiste dando espaço aos passageiros depois do embate, minimizando lesões. 

Todas as portas têm travas de segurança que impedem a abertura por dentro, evitando acidentes com crianças.

A coluna de direção, retrátil e dobrável, é posicionada de forma a reduzir o risco de contato com os joelhos do motorista. 

Em caso de batida frontal, suportes pendulares impedem a invasão do motor na cabine e a pedaleira se desloca para baixo, evitando que os pedais atinjam os pés do condutor.

A assistência da direção também foi aprimorada: o sistema atua com menos intensidade quando o volante é movimentado pouco, para assegurar o controle do carro em altas velocidades. 

Já em manobras, quando a movimentação do volante é maior, o sistema oferece maior assistência, exigindo menor esforço em manobras e ao estacionar. 

Outra qualidade do Novo Sandero é o pequeno diâmetro de giro, de 10,6 metros, que também facilita manobrar em espaços apertados e ao estacionar.

Eficiência com economia
O Novo Sandero é oferecido com duas opções de motorização: 1.0 16 V Hi-Power e 1.6 8V Hi-Power, ambos conhecidos pelo bom desempenho e eficiência no consumo de combustível. 

Os dois motores são flexíveis, consumindo tanto gasolina como etanol, ou qualquer mistura de ambos.

Os motores do Novo Sandero são diretamente beneficiados pelo “know-how” adquirido pela Renault nas pistas da Fórmula 1, onde os motores da marca equipam os carros de quatro equipes e conquistaram os últimos quatro campeonatos mundiais com o piloto Sebastian Vettel da equipe Red Bull Racing Renault. 

O desenvolvimento específico para o Brasil é realizado no centro de engenharia Renault Tecnologia Américas (RTA), localizado junto à fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.

O novo 1.0 16 V Hi-Power, que estreou no Clio e também é oferecido no Novo Logan, destaca-se pela economia: recebeu nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), elaborado pelo Inmetro, com a parceria do Conpet – programa do Governo Federal, vinculado ao Ministério de Minas e Energia, executado com apoio técnico e administrativo da Petrobras. 

Com quatro válvulas por cilindro, gera 80 cv utilizando etanol ou 77 cv quando abastecido apenas com gasolina. 

O torque máximo varia entre 10,2 kgfm (gasolina) a 10,5 kgfm (etanol), atingido a 4.250 rpm.

O motor 1.0 16V Hi-Power é oferecido para as versões Authentique e Expression. O consumo no ciclo urbano é de 8,1 km/l (etanol) e 11,9 km/l (gasolina) e, na estrada, 
13,4 km/l (gasolina) e 9,2 km/l (etanol).

A outra opção de motor é oferecida para as versões Expression e Dynamique. O 1.6 8V Hi-Power gera 106 cv quando abastecido com etanol e 98 cv com gasolina. 

O torque máximo é 15,5 kgfm com etanol e 14,5 kgfm com gasolina. Um fator importante é a disponibilidade de 85% do torque a partir de 1.500 rpm, garantindo a agilidade do carro, em especial no trânsito urbano, além de retomadas de velocidade mais rápidas, qualidade importante na estrada.

Para potencializar o comportamento econômico do motor, o Novo Sandero é equipado com indicador de troca de marchas, que sugere ao motorista quando deve reduzir ou aumentar a marcha para melhor aproveitar as características do propulsor com economia de combustível.

Quatro versões
O Novo Sandero é oferecido em quatro versões: 

Authentique 1.0: R$ 29.890,00
Expression 1.0: R$ 34.990,00
Expression 1.6: R$ 38.590,00
Dynamique 1.6: R$ 42.390,00

Principais itens de série de cada versão

Authentique 1.0 16V Hi-Power: airbag duplo, ABS com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), direção hidráulica, volante com regulagem da altura, ar quente, desembaçador do vidro traseiro, brake light, rodas 15’’ com pneu 185/65, retrovisor com regulagem interna, aberturas internas do porta-malas e reservatório de combustível.

Expression 1.0 16V Hi-Power e 1.6 8V Hi-Power: os mesmos equipamentos da versão Authentique, mais rádio CD MP3 2 DIN + USB + Bluetooth, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas das portas, alarme perimétrico, computador de bordo, retrovisor na cor carroceria, maçanetas externas na cor carroceria, coluna B com acabamento em preto.

Dynamique 1.6 8VHi-Power: os mesmos equipamentos da versão Expression mais bancos com tecnologia CCT, rodas 15’’ em liga leve, faróis de neblina, vidros elétricos traseiros, piloto automático, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, comando elétrico dos retrovisores, banco rebatível 1/3 e 2/3 e volante revestido em couro.

Linha de acessórios
Os compradores do Novo Sandero podem personalizar seus carros através de uma linha completa de acessórios, desenvolvida especialmente para o modelo. 

Todos os componentes têm homologação e garantia de fábrica. Entre outros itens, são oferecidos alarme, engate traseiro para reboque, faróis de neblina, ponteira de escapamento cromada, rodas em liga leve de 15”, sensor de estacionamento e uma ampla gama de rádios CD/MP3.

Um dos destaques é o Kit Sport, que é composto por saias laterais, spoiler dianteiro, spoiler traseiro e aerofólio na tampa traseira.

Além de personalizar e/ou aumentar os níveis de conforto do Novo Logan, o cliente que instala qualquer um dos itens da linha de acessórios original mantém inalterados todos os benefícios da garantia do veículo, que é de três anos.

My Renault: novo conceito de relacionamento com os clientes
Os clientes da marca contam ainda com o My Renault, uma plataforma digital inovadora que disponibiliza para os proprietários de veículos Renault uma série de informações sobre seu carro além de ofertas exclusivas de produtos e serviços e novidades em primeira mão.

O My Renault é a página pessoal e exclusiva do proprietário do veículo Renault que tem, num só local, todas as informações referentes ao seu carro: desde o manual até dicas para redução de consumo de combustível. Lá também são oferecidas dicas culturais e de viagens.

Entre os benefícios, o My Renault traz ofertas que vão desde o desconto na compra de acessórios e troca de óleo até “up grades” de versões e pintura metálica grátis na compra de um veículo novo.

Pós-venda

O Novo Sandero tem garantia de fábrica de 3 anos ou 100 mil quilômetros rodados, prevalecendo o que ocorrer primeiro. 

O plano de manutenção do modelo prevê revisões periódicas a serem feitas em intervalos de 10.000 quilômetros ou a cada ano de uso.

Dividindo-se o custo total do programa de manutenção pelo número de dias dos três anos de garantia, o resultado é um custo de manutenção em torno de R$ 1 por dia (para as versões sem ar-condicionado) – um dos mais baixos da categoria.

Além disso, a rede de concessionárias Renault oferece para os proprietários o programa “Revisão com Preço Fechado” e o “Pacote de Preço Fechado de Peças”, que reúne os principais itens de desgaste e manutenção. 

Esses dois serviços permitem aos clientes saberem de forma antecipada quanto gastarão para a realização de reparos, já que os preços sugeridos dos dois pacotes incluem os valores de peças e mão de obra.

Os proprietários do Novo Sandero também contam com o apoio do Renault Assistance, um serviço de assistência técnica e de socorro mecânico, com atendimento 24 horas por dia.

Caso necessário, o Renault Assistance envia um técnico para realizar pequenos reparos no local e, quando for o caso, providencia a remoção do automóvel para a concessionária mais próxima. O serviço é oferecido gratuitamente por 24 meses após a compra.

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