Seu espírito esportivo é igualmente ressaltado por meio de seu estilo, particularmente pelo tratamento bicolor de sua carroceria.
O modelo será apresentado ao público durante o Salão de Paris, e lançado comercialmente no mês de novembro.
“A exemplo do RCZ R, a marca se valeu da experiência e da competência técnica da Peugeot Sport para desenvolver uma versão ainda mais radical do 208 GTi, uma edição especial que celebra os 30 anos do mito GTi”, afirma Maxime Picat, diretor-geral da Peugeot.
Em 13 de março, menos de um ano após o lançamento comercial do 208 GTi, a montadora produziu o exemplar de número 10 mil, reafirmando o sucesso do veículo e da estratégia de alta gama esportiva adotada pela Peugeot para o segmento B.
“A exemplo do RCZ R, a marca se valeu da experiência e da competência técnica da Peugeot Sport para desenvolver uma versão ainda mais radical do 208 GTi, uma edição especial que celebra os 30 anos do mito GTi”, afirma Maxime Picat, diretor-geral da Peugeot.
Em 13 de março, menos de um ano após o lançamento comercial do 208 GTi, a montadora produziu o exemplar de número 10 mil, reafirmando o sucesso do veículo e da estratégia de alta gama esportiva adotada pela Peugeot para o segmento B.
A Peugeot registrou sua marca na história do automobilismo e o 208 GTi 30 anos é mais um fruto do know-how da Peugeot Sport, pois foi concebido com esse DNA esportivo.
“O 208 GTi 30 anos conserva a identidade, as linhas e o cuidado com os detalhes vistos no 208 GTi, mas também expressa um caráter único, totalmente alinhado ao seu comportamento dinâmico”, declara Julien Kerlidou, gerente de Produto 208
A personalidade forte e radical foi o alicerce do projeto desse veículo: suspensão rebaixada em 10 mm, bitolas alargadas em 22 mm na dianteira e 16 mm na traseira (quando comparado ao 208 GTi) são aspectos que, desde a concepção, sugerem sua vocação esportiva.
Os elementos cromados que garantem requinte ao 208 GTi dão espaço ao tratamento em preto nesta versão, como por exemplo na moldura da grade frontal, dos faróis de neblina e nos espelhos retrovisores.
Na lateral, a postura rebaixada se destaca pela aplicação de saias com tratamento em preto fosco que envolvem as grandes rodas de 18 polegadas – essas, por sua vez, ressaltam as pinças de freio em vermelho com a assinatura Peugeot Sport.
Uma assinatura exclusiva em linha com uma personalidade ainda mais radical |
“O 208 GTi 30 anos conserva a identidade, as linhas e o cuidado com os detalhes vistos no 208 GTi, mas também expressa um caráter único, totalmente alinhado ao seu comportamento dinâmico”, declara Julien Kerlidou, gerente de Produto 208
A personalidade forte e radical foi o alicerce do projeto desse veículo: suspensão rebaixada em 10 mm, bitolas alargadas em 22 mm na dianteira e 16 mm na traseira (quando comparado ao 208 GTi) são aspectos que, desde a concepção, sugerem sua vocação esportiva.
Os elementos cromados que garantem requinte ao 208 GTi dão espaço ao tratamento em preto nesta versão, como por exemplo na moldura da grade frontal, dos faróis de neblina e nos espelhos retrovisores.
Na lateral, a postura rebaixada se destaca pela aplicação de saias com tratamento em preto fosco que envolvem as grandes rodas de 18 polegadas – essas, por sua vez, ressaltam as pinças de freio em vermelho com a assinatura Peugeot Sport.
Os frisos cromados dos vidros terminam em uma assinatura que homenageia o 205 GTi, enquanto os embelezadores dos vidros traseiros se conectam com o logotipo 208 GTi 30 anos.
Na traseira, destaque para o escapamento duplo cromado em formato arredondado, de ecoa o som do novo motor, que combina com um escape retrabalhado.
Na traseira, destaque para o escapamento duplo cromado em formato arredondado, de ecoa o som do novo motor, que combina com um escape retrabalhado.
Para completar, o 208 GTi 30 anos recebe um tratamento bicolor, reunindo as cores vermelho e preto, que expressam a identidade esportiva mundialmente conhecida.
Na frente, o carro recebe uma aplicação preta texturizada, que contrasta com o verniz vermelho aplicado na traseira.
Na frente, o carro recebe uma aplicação preta texturizada, que contrasta com o verniz vermelho aplicado na traseira.
As duas cores são delimitadas por um corte na posição oblíqua, solução inaugurada com o ONYX e estendida aos conceitos 308 R e EXALT.
O 208 GTi 30 anos também será disponibilizado nas cores Branco Perla Nacré e Vermelho Rubi, que remetem historicamente ao mito GTi.
Em total coerência com o estilo exterior, o ambiente interno invoca toda a esportividade radical proposta para esse modelo.
Em total coerência com o estilo exterior, o ambiente interno invoca toda a esportividade radical proposta para esse modelo.
Os bancos, desenvolvidos pela Peugeot Sport, são do tipo concha e os assentos apresentam uma mistura exclusiva de materiais, na qual são aplicadas as cores vermelha e preta.
Uma placa com a inscrição “208 GTi 30 anos” está posicionada na parte superior, registrando a exclusividade dessa edição de aniversário.
Comportamento dinâmico incisivo
“Por já oferecermos uma experiência dinâmica bastante positiva no 208 GTi, nossa principal ambição com a edição comemorativa foi justamente ampliar essa eficácia. Para tanto, trabalhamos para que o modelo apresentasse tração e potencial de aderência superiores, principalmente no eixo dianteiro. Os benefícios concentram-se essencialmente em três pontos: troca de marchas, resposta ao condutor e sensações ao volante”, observa Pierre Budar, chefe do Projeto 208 GTi 30 anos
As sensações a bordo começam pelo próprio posto de condução, característico da linha 208, que torna todo o ambiente muito mais intuitivo graças ao volante multifuncional de pequenas dimensões que, posicionado abaixo do painel de instrumentos, facilita a leitura das informações.
Comportamento dinâmico incisivo
“Por já oferecermos uma experiência dinâmica bastante positiva no 208 GTi, nossa principal ambição com a edição comemorativa foi justamente ampliar essa eficácia. Para tanto, trabalhamos para que o modelo apresentasse tração e potencial de aderência superiores, principalmente no eixo dianteiro. Os benefícios concentram-se essencialmente em três pontos: troca de marchas, resposta ao condutor e sensações ao volante”, observa Pierre Budar, chefe do Projeto 208 GTi 30 anos
As sensações a bordo começam pelo próprio posto de condução, característico da linha 208, que torna todo o ambiente muito mais intuitivo graças ao volante multifuncional de pequenas dimensões que, posicionado abaixo do painel de instrumentos, facilita a leitura das informações.
No caso do 208 GTi 30 anos, essa experiência intuitiva é completada pela presença de bancos em formato concha, que permitem ao condutor sentir-se completamente em contato com seu carro.
Sob o capô, o modelo recebe um novo motor THP equipado com o sistema Start&Stop, atendendo às exigências da norma Euro6, que desenvolve uma potência máxima de 208 CV e torque máximo de 30,5 kgfm.
Sob o capô, o modelo recebe um novo motor THP equipado com o sistema Start&Stop, atendendo às exigências da norma Euro6, que desenvolve uma potência máxima de 208 CV e torque máximo de 30,5 kgfm.
Atrelada a essa motorização está uma caixa manual de seis velocidades, além de um diferencial de deslizamento limitado do tipo Torsen – o mesmo utilizado no RCZ R, que permitirá explorar ao máximo seu potencial.
O ESP e o sistema controle de tração foram recalibrados para reduzir a interferência na condução, liberando a tração e permitindo que o Torsen trabalhe.
O ESP e o sistema controle de tração foram recalibrados para reduzir a interferência na condução, liberando a tração e permitindo que o Torsen trabalhe.
A contribuição do Torsen e da barra estabilizadora dianteira é particularmente sentida durante as acelerações em curvas, garantindo mais estabilidade nas fases de frenagem.
Para otimizar a aderência e garantir mais estabilidade, o modelo teve centro de gravidade rebaixado e redefinição da geometria da suspensão, além de introdução de rodas mais largas, às quais são aplicados pneus Michelin Pilot Super Sport 205/40 ZR, de 18 polegadas.
A direção teve um trabalho importante também de recalibração sobre circuito e estrada, que resultou em uma assistência linear em todas as condições de uso.
A direção teve um trabalho importante também de recalibração sobre circuito e estrada, que resultou em uma assistência linear em todas as condições de uso.
Associado às novas leis de amortecimento (amortecedor e molas) e ao conjunto de barra estabilizadora, a direção oferece ao mesmo tempo mais precisão e agilidade.
O 208 GT 30 anos conta com um sistema de frenagem à altura do seu desempenho, com discos de 323 mm de diâmetro e 28 mm de espessura na dianteira e pinças Brembo de quatro pistões.
A vocação esportiva do modelo se traduz, em números, numa aceleração de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e atinge a distância de um quilômetro em 26,5 segundos.
O 208 GT 30 anos conta com um sistema de frenagem à altura do seu desempenho, com discos de 323 mm de diâmetro e 28 mm de espessura na dianteira e pinças Brembo de quatro pistões.
A vocação esportiva do modelo se traduz, em números, numa aceleração de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e atinge a distância de um quilômetro em 26,5 segundos.
As retomadas são igualmente de alto nível: de 80 a 120 km/h em 6 segundos em quinta marcha.
Sua performance e comportamento incisivos são obtidos dentro de uma eficácia inédita, como emissão de CO2 contida a 125 g/km.
Assim, o 208 GTi 30 anos reafirma a emoção, a esportividade e a eficiência inscritas no DNA da Peugeot.
Goodwood
O Festival de Velocidade de Goodwood é um evento tradicional que reúne diversos carros de corrida históricos na subida de uma colina rumo a Goodwood House, localizada no condado de West Sussex, no sudeste da Inglaterra.
Assim, o 208 GTi 30 anos reafirma a emoção, a esportividade e a eficiência inscritas no DNA da Peugeot.
Goodwood
O Festival de Velocidade de Goodwood é um evento tradicional que reúne diversos carros de corrida históricos na subida de uma colina rumo a Goodwood House, localizada no condado de West Sussex, no sudeste da Inglaterra.
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