“Seu carro é uma nave”. A definição espontânea foi do manobrista da churrascaria Majórica, no Flamengo, ao lhe entregar o Audi A3 sedan, vermelho, 1,4 litro, para o estacionar enquanto jantava com minha doce Lana.
E fazendo um parêntesis, confesso que não posso deixar de lembrar o almoço delicioso no Restaurante D. Irene, em Teresópolis, especializado em gastronomia russa.
Para viagens mais longas, ou na cidade, o A3 é um carro super agradável em que o tempo passa desapercebido pelo som de boa qualidade.
- o acabamento;
- o conforto;
O banco do motorista tem regulagem de altura que pode ser feita manual ou com dispositivo elétrico dependendo da versão do carro. |
- o silêncio a bordo, para o que contribui a excelente aerodinâomca: Cx de 0,29;
- a boa qualidade do som,
- a visibilidade e
- a economia, item que merece ser realçado, pois num regime de avaliação em que o carro é submetido a um esforço maior o consumo se manteve baixo.
O carro não sai da trajetória e os pneus executam em silêncio o que lhes é exigido.
Na estrada, com seus 1.215 kg, graças ao uso de partes do motor em alumínio, o carro responde prontamente às exigências estabelecidas pelo peso do pé do motorista sobre o acelerador e garante a segurança que dele se espera nas ultrapassagens, mesmo as nas subidas, com duas pessoas a bordo.
De noite, na escuridão da estrada, você sente mais intensamente que está a bordo da “nave” a que o manobrista chamou o Audi, pela iluminação do painel, pelo silêncio na cabine e pelo deslizar leve do A3, cuja suspensão absorve com competência as irregularidades da estrada.
A Audi entrega no A3 1.4 TFSI, sedan exatamente o que promete. Confesso que com essa potência de 122 cv, mesmo turbinados, preferi ficar numa posição expectante e sentir o comportamento dos 122 cv, antes de fazer conjeturas.
Tinha lido no site da Audi que o carro chega dos 0 aos 100 km/h em menos de 10 s – 9,4 s, segundo os dados da fábrica da Alemanha, onde o carro é produzido - mas nada melhor do que ver para crer, aliás a curiosidade justificava-se, dados os 20 kgfm disponíveis entre 1.500 e 4.000 rpm apontados pela Audi.
Agora, estava matando a curiosidade de andar nesse novo A3 - vestindo um motor com 58 cv a menos e calçado com rodas menores, aro 16’ e pneus 205/55 R16 – mas com a mesma transmissão automática de sete velocidades, S-tronic, de dupla embreagem, suave, com aletas, ou borboletas, no volante, convidando a uma direção esportiva com trocas manuais.
- controle de tração;
- freios a discos nas quatro rodas
- freios ABS com EBD;
- controle de estabilidade com vetorização de torque;
- freio de estacionamento eletrônico;
- sete airbags
- ar-condicionado,
- faróis bi-xênonio com ajuste automático de altura e
- lanternas traseiras de LED.
O único ponto negativo a ressaltar é a altura insuficiente para ocupantes mais altos no banco traseiro.
Uma pessoa de 1,78 m encosta a cabeça no teto do carro e uma de 1,86 m, para não ir de pescoço dobrado tem de se inclinar muito no banco.
Tratando-se de um carro sedan, familiar, seria interessante a Audi solucionar esse problema.
Potência: 122 cv de 5.000 rpm a 6.000 rpm;
Ficha Técnica
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.395 cm³, turbo, injeção direta, gasolina; Potência: 122 cv de 5.000 rpm a 6.000 rpm;
Torque: 20 kgfm entre 1.400 e 4.000 rpm;
Desempenho: 0 aos 100 km/h em 9,4 s
Transmissão: câmbio automatizado S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas, tração dianteira;
Direção: elétrica, mais eficiente;
Suspensão: independente McPherson na dianteira e independente multibraço na traseira;
Freios: a disco nas quatro rodas com ABS e EBD;
Peso: 1.215 kg;
Capacidades: porta-malas 425 litros, tanque 50 litros;
Dimensões: comprimento 4.456 mm, largura 1.796 mm, altura 1.416 mm, entre-eixos 2.637 mm
Custo X benefício
A versão de entrada do A3 1.4 sedan custa R$ 94.800,00, o que em relação aos seus concorrentes acaba, graças à quantidade da chamada tecnologia embarcada e ao fator economia, criando uma boa relação custo X benefício, o que é valorizado pelo status de possuir um Audi.
Quem desejar pode adquirir a versão Attraction que custa R$ 99.900,00 e adiciona as borboletas, de troca de marchas no volante, e um som com mais conexões e maior potência.
Transmissão: câmbio automatizado S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas, tração dianteira;
Direção: elétrica, mais eficiente;
Suspensão: independente McPherson na dianteira e independente multibraço na traseira;
Freios: a disco nas quatro rodas com ABS e EBD;
Peso: 1.215 kg;
Custo X benefício
A versão de entrada do A3 1.4 sedan custa R$ 94.800,00, o que em relação aos seus concorrentes acaba, graças à quantidade da chamada tecnologia embarcada e ao fator economia, criando uma boa relação custo X benefício, o que é valorizado pelo status de possuir um Audi.
Quem desejar pode adquirir a versão Attraction que custa R$ 99.900,00 e adiciona as borboletas, de troca de marchas no volante, e um som com mais conexões e maior potência.
Outros opcionais, como teto-solar elétrico, bancos de couro e sensor de estacionamento, elevam o preço do carro em R$ 10.000.
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