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quinta-feira, 3 de julho de 2014

AVALIAR UM CARRO E OFERECER AOS LEITORES DO BLOG INFORMAÇÕES QUE O DEIXEM MAIS SEGURO QUANTO À ESCOLHA DE UMA MARCA E/OU MODELO É O MAIOR PRAZER DO JORNALISTA AUTOMOTIVO E O AUDI A3 SEDAN COM O NOVO MOTOR 1.4 TFSI É DAQUELES TESTES QUE NOS DEIXAM DE ALMA LAVADA. O CARRO É CONFORTÁVEL, TEM UMA EXCELENTE DIRIGIBILIDADE, A QUALIDADE E O ACABAMENTO DE UM AUDI. APESAR DE SEU DESEMPENHO - CHEGA DE 0 A 100 KM/H EM 9,4 S - É NOTAVELMENTE ECONÔMICO E CUSTA R$ 94.800 NA VERSÃO MAIS SIMPLES (MAS, COMPLETA) E R$ 99.900,00 NA TOP. BEM, MELHOR, QUERIDO LEITOR, LER A MATÉRIA...


“Seu carro é uma nave”. A definição espontânea foi do manobrista da churrascaria Majórica, no Flamengo, ao lhe entregar o Audi A3 sedan, vermelho, 1,4 litro, para o estacionar enquanto jantava com minha doce Lana.


Vi os olhos daquele rapaz, habituado a dirigir os mais variados modelos e marcas de carros, brilharem e um sorriso estampado no seu rosto quando saiu lentamente pilotando com suavidade pela Senador Vergueiro, até desaparecer na curva, à esquerda.

De fato, depois de, durante 10 dias, ter percorrido 614 quilômetros no tráfego pesado do Rio de Janeiro e pelas estradas fluminenses, em agradáveis passeios pela bela região serrana fluminense, por Petrópolis, Itaipava e Teresópolis, tenho de reconhecer que a definição daquele manobrista não estava muito longe da verdade.

E fazendo um parêntesis, confesso que não posso deixar de lembrar o almoço delicioso no Restaurante D. Irene, em Teresópolis, especializado em gastronomia russa.

Para viagens mais longas, ou na cidade, o A3 é um carro super agradável em que o tempo passa desapercebido pelo som de boa qualidade.




O sistema Sink permite que as músicas do celular sejam reproduzidas, fazer ou receber ligações telefônicas sem desviar a atenção da estrada, basta ter o telefone sincronizado com o sistema.



O computador de bordo mantem o motorista informado sobre autonomia, velocidade média e consumo médio e o instantâneo e o permite eleger a forma de direção desejada: econômica, esportiva, normal.




Esse A3 sedan - que testei para oferecer aos leitores do Blog informações que poderão lhes ser úteis na eventual escolha de um carro – com motor TSFI de 1,4 l mostrou atributos que me encantaram:

- o acabamento;

- o conforto;

O banco do motorista tem regulagem de altura que pode ser feita manual ou com dispositivo elétrico dependendo da versão do carro.
- a agradável dirigibilidade;

- o silêncio a bordo, para o que contribui a excelente aerodinâomca: Cx de 0,29;

- a boa qualidade do som, 




- a visibilidade e 



- a economia, item que merece ser realçado, pois num regime de avaliação em que o carro é submetido a um esforço maior o consumo se manteve baixo.


Ajudado pelo turbo e pela transmissão de sete velocidades, o motor 1.4 STFI, de 125 cv, faz do Audi 1.4, sedan um carro verdadeiramente econômico garantindo médias de 13,5 km/l na cidade e de 16 a 18 km/l na estrada, garantidas no computador de bordo, apesar de sua potência e incomuns nos carros de seu segmento: Corolla, Honda Civic, Ford Focus Titanium, Chevrolet Cruze LTZ, por exemplo – todos na mesma faixa de preço.


Economia, consumo baixo são característica dos novos motores Audi que asseguram, mesmo nos modelos de alta cilindrada e potência, consumos diferenciados da maioria das outras marcas.


Direção sem sustos

A estabilidade é outro ponto alto do A3 1.4 sedan. É notável como se sente o carro colado no asfalto mesmo em curvas fechadas a uma boa velocidade. 

O carro não sai da trajetória e os pneus executam em silêncio o que lhes é exigido.

Na estrada, com seus 1.215 kg, graças ao uso de partes do motor em alumínio, o carro responde prontamente às exigências estabelecidas pelo peso do pé do motorista sobre o acelerador e garante a segurança que dele se espera nas ultrapassagens, mesmo as nas subidas, com duas pessoas a bordo.

De noite, na escuridão da estrada, você sente mais intensamente que está a bordo da “nave” a que o manobrista chamou o Audi, pela iluminação do painel, pelo silêncio na cabine e pelo deslizar leve do A3, cuja suspensão absorve com competência as irregularidades da estrada.




Desempenho
A Audi entrega no A3 1.4 TFSI, sedan exatamente o que promete. Confesso que com essa potência de 122 cv, mesmo turbinados, preferi ficar numa posição expectante e sentir o comportamento dos 122 cv, antes de fazer conjeturas.

Tinha lido no site da Audi que o carro chega dos 0 aos 100 km/h em menos de 10 s – 9,4 s, segundo os dados da fábrica da Alemanha, onde o carro é produzido - mas nada melhor do que ver para crer, aliás a curiosidade justificava-se, dados os 20 kgfm disponíveis entre 1.500 e 4.000 rpm apontados pela Audi.


E lá fomos nós, eu e belo A3 vermelho, nos conhecer melhor. Afinal, a Audi já me havia proporcionado um feliz encontro com o 1.8 hatch 180 cv por que, não apenas eu, mas a família, nos apaixonamos.

Agora, estava matando a curiosidade de andar nesse novo A3 - vestindo um motor com 58 cv a menos e calçado com rodas menores, aro 16’ e pneus 205/55 R16 – mas com a mesma transmissão automática de sete velocidades, S-tronic, de dupla embreagem, suave, com aletas, ou borboletas, no volante, convidando a uma direção esportiva com trocas manuais.


Como um carro da classe premium, o A3 1.4, embora mais simples na motorização, continua, contudo, fazendo jus ao DNA que carrega trazendo de série direção elétrica, mais eficiente, indexada à velocidade com amortecimento de torque -, que compensa e/ou corrige automaticamente ventos laterais ou pista com desnível -, e ainda:

- controle de tração;

- freios a discos nas quatro rodas

- freios ABS com EBD;

- controle de estabilidade com vetorização de torque;

- freio de estacionamento eletrônico;

- sete airbags

- ar-condicionado,


- faróis bi-xênonio com ajuste automático de altura e




- lanternas traseiras de LED. 
  

O único ponto negativo a ressaltar é a altura insuficiente para ocupantes mais altos no banco traseiro. 

Uma pessoa de 1,78 m encosta a cabeça no teto do carro e uma de 1,86 m, para não ir de pescoço dobrado tem de se inclinar muito no banco. 

Tratando-se de um carro sedan, familiar, seria interessante a Audi solucionar esse problema.


Ficha Técnica

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.395 cm³, turbo, injeção direta, gasolina;

Potência: 122 cv de 5.000 rpm a 6.000 rpm; 

Torque: 20 kgfm entre 1.400 e 4.000 rpm;

Desempenho0 aos 100 km/h em 9,4 s

Transmissão: câmbio automatizado S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas, tração dianteira; 


Direção: elétrica, mais eficiente;

Suspensão: independente McPherson na dianteira e independente multibraço na traseira;

Freios: a disco nas quatro rodas com ABS e EBD;

Peso: 1.215 kg;


Capacidades: porta-malas 425 litros, tanque 50 litros;

Dimensões: comprimento 4.456 mm, largura 1.796 mm, altura 1.416 mm, entre-eixos 2.637 mm

Custo X benefício
A versão de entrada do A3 1.4 sedan custa R$ 94.800,00, o que em relação aos seus concorrentes acaba, graças à quantidade da chamada tecnologia embarcada e ao fator economia, criando uma boa relação custo X benefício, o que é valorizado pelo status de possuir um Audi.

Quem desejar pode adquirir a versão Attraction que custa R$ 99.900,00 e adiciona as borboletas, de troca de marchas no volante, e um som 
com mais conexões e maior potência. 

Outros opcionais, como teto-solar elétrico, bancos de couro e sensor de estacionamento, elevam o preço do carro em R$ 10.000. 

Para equipar o A3 1.4 Sedan com navegador GPS tem de ser comprado o Rádio MMI Plus com sistema de navegação integrado, que custa R$ 9.900,00.



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