Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

COM PREÇOS A PARTIR DE R$ 49,990,00, A CITROËN ESTÁ VENDENDO O NOVO MODELO AIRCROSS PRODUZIDO NA FÁBRICA DO RIO DE JANEIRO. TEM DESIGN MAIS OUSADO E UMA SÉRIE DE INOVAÇÕES QUE O TORNAM UM CARRO MAIS COMPETITIVO NO MERCADO, COMO DIREÇÃO ELÉTRICA, PADDLE SHIFTS PARA TROCA DE MARCHAS SEM TIRAR A MÃO DO VOLANTE, SISTEMA DE NAVEGAÇÃO.


Desenvolvido e produzido no Polo Industrial Brasil da PSA Peugeot Citroën, em Porto Real (RJ), Novo Citroën AIRCROSS amplia o espírito aventureiro que o transformou em sucesso de vendas.

Com amplo pacote de equipamentos de série, modelo tem preço a partir de R$ 49.990,00.

Chega às concessionárias o Novo Citroën AIRCROSS, modelo com vocação aventureira, repleto de novas tecnologias e que se destaca por apresentar estilo audacioso e sedutor. 


Inovador em sua essência, com novo design, novas tecnologias, mais conforto e economia, o Novo Citroën AIRCROSS alia elegância, versatilidade e praticidade em qualquer caminho.

Inovador em sua essência, o Novo Citroën AIRCROSS apresenta:- Design mais ousado, orgânico e puro, fruto da nova imagem de marca Citroën. 


Um estilo mais dinâmico e moderno, porém que dá continuidade à forte identidade AIRCROSS. 

No exterior, destacam-se a nova grade dianteira, com inédito grupo ótico elíptico bifunção, os novos para-choques, as rodas e as barras de teto. 

Já no interior, um novo ambiente, mais moderno e tecnológico, com um novo painel de instrumentos, assim como tecidos e forrações, que ganham linhas e padrões modernos.

- Novas tecnologias: central multimídia com tela touch screen de sete polegadas, câmera de ré, indicador de mudança de marchas.


- Mais conforto: direção elétrica, nova definição do conjunto de suspensões (nova barra estabilizadora traseira, novas leis de amortecimento – uma atenção especial foi dada para aliar conforto com uma condução tipicamente SUV), presença de paddle shifts (versão automática) etc.


- Mais economia: motor 120 Vti Flex Start NEO, etiqueta A de consumo, pneus “verdes”, alongamento das relações de marchas, presença de botão Eco Drive (versão automática), diminuição do peso (45 Kg, em média).


- Uma verdadeira vocação SUV: posição de dirigir e vão livre em relação ao solo elevados, visibilidade de referência, novo ângulo de ataque, pneus de uso misto, entre outros atributos. 


Um novo carro, mas que mantém sua personalidade forte e protetora, baseada nos códigos do universo SUV.

“O Novo Citroën AIRCROSS representa com exatidão a nossa Créative Technologie, caracterizada pela oferta de modelos inovadores, tecnológicos e confortáveis. 


Ele vai propor a nossos clientes uma nova experiência a bordo, uma verdadeira experiência Feel Good”, destaca Paulo Solti, diretor geral da Citroën do Brasil.

Uma gama ampliada para a conquista de um novo consumidor



Os atributos que definem o posicionamento do Novo Citroën AIRCROSS no mercado brasileiro são liderados pelo Estilo, Conforto e Espaço Interno. 


 “O Novo Citroën AIRCROSS chega para consolidar ainda mais a história de sucesso do seu antecessor como referência no segmento aventureiro (B2 TT-ALL)”, diz Laurent Barria, diretor de Marketing da Citroën do Brasil. 

Prova disso é o Índice de Fidelização do modelo, acima de 40% - o AIRCROSS atual, lançado em 2010, superou o patamar de 50 mil unidades vendidas, pavimentando o caminho para a chegada do seu sucessor. 

“Com a ampliação da gama e a criação de novas versões, queremos também ser uma opção para os clientes que buscam um SUV compacto, mas não abrem mão de um preço competitivo”, explica o executivo.

Estilo renovado



Desenvolvido pelo Centro de Estilo da PSA Peugeot Citroën, o novo visual do AIRCROSS torna o modelo facilmente reconhecível. 


Ele ganhou uma identidade moderna, mas claramente identificada com a proposta consagrada do modelo desde seu lançamento. 

Sua vocação SUV, com posição de condução elevada e boa altura geral em relação ao solo, permanece inalterada. 

O estilo, entretanto, ganha modernidade e dinamismo, permanecendo elegante e robusto.

“Nosso desafio foi dar continuidade à identidade AIRCROSS”, resume Daniel Nozaki, gerente de design e criação para a América Latina.


Segundo ele, o trabalho do Departamento de Estilo partiu do princípio de que tínhamos um veículo com estilo icônico, com design marcante. 

"Isso foi respeitado e conseguimos dar ao AIRCROSS um desenho novo, moderno, mas perfeitamente legível como evolução do sucesso anterior”, acrescenta.

O novo chevron, agora tridimensional e em linha com os novos produtos Citroën, estende-se e integra-se aos novos faróis, criando uma leitura mais homogênea e linear da dianteira. 


Ele se integra a uma grade cromada, que percorre toda a extensão do para-choque lateral até se conectar aos faróis. 

O Novo Citroën AIRCROSS é o primeiro modelo da marca a ser produzido no Brasil com integração entre grade e farol. 

As luzes indicadoras de posição (setas) ficam dentro da estrutura da grade. “Isso demonstra a ousadia do projeto”, destaca Nozaki.

Os novos faróis são compactos, modernos e diferenciados. Associados ao DRL e aos LED’s, dão ao veículo uma assinatura luminosa marcante. 


O novo para-choque mantém a robustez, seja pelo maior ângulo de ataque, seja pelo formato das peças que compõem sua parte inferior. 

A nova assinatura luminosa (DRL), aliás, possui funções diurna e noturna. Graças à sua moderna tecnologia, o grupo ótico elíptico bifunção, além de trazer um design mais tecnológico, apresenta ganhos reais de alcance, facho e profundidade de iluminação.

Ao redesenhar o Novo Citroën AIRCROSS, os designers da Citroën se inspiraram na nova identidade mundial da marca, procurando incorporar elementos mais puros e orgânicos. Isso resultou em volumes mais suaves e agradáveis. 


O conceito “squarcle”, entendido como a fusão gráfica entre o quadrado (“Square”) e o círculo (“Circle”), também aparece em detalhes, como nas molduras das caixas de rodas, no bloco elíptico do farol, na grade da entrada de ar, na saída do farol suplementar, no estepe traseiro e nas saídas de ar do interior. 

As cores e materiais escolhidos para o acabamento visam reforçar essa impressão, tanto no exterior quanto no interior.

A nova frente contribuiu para um perfil mais alongado, devido ao para-choque proeminente. 


As novas molduras de caixas de rodas, as novas rodas 16” modelo Tuco e o novo grafismo lateral das portas (que estreia a nova tipologia Citroën) contribuem para modernizar as linhas do AIRCROSS. 

Ao mesmo tempo, novas barras de teto, dão mais leveza ao visual do modelo, sem perda da percepção de robustez e valentia. 

A altura do carro é reforçada pela nova divisão de cores, com a zona inferior em preto.

Na traseira, o DNA AIRCROSS foi acentuado por meio de novos para-choques, com destaque para a luz de neblina e de ré, além de câmera de ré integrada. 


O estepe permanece à esquerda da tampa do porta-malas e ganhou um novo acabamento, que passa a ser equipamento de série para todas as versões. 

No caso das versões Start e Live, o estepe posiciona-se dentro do carro, na parte inferior do porta-malas.   

Já o conjunto das lanternas traseiras tem novo acabamento em máscara negra, para todas as versões.

A gama de cores externas foi elaborada de acordo a atender às exigências do mercado latino-americano. 


Além disso, a cor cinza escuro foi aplicada em diversos elementos externos (molduras das luzes de neblina, adesivo lateral, capa dos retrovisores, maçanetas, moldura da placa traseira e barras de teto). 

Essa cor faz conexão visual com a das rodas, acentuando a esportividade do estilo SUV e, ao mesmo tempo, acrescenta requinte e reforça a impressão de robustez do veículo. 

Os adesivos laterais contribuem para tal percepção: eles trabalham com fundo preto e utilizam uma fonte (tipo de letra) inédita e moderna. As letras “AIR”, vazadas, permitem a visualização da cor da carroceria.

Interior moderno e inspirador



O interior do Novo Citroën AIRCROSS segue a ousadia do estilo exterior. Um novo painel de bordo, com novos formatos e uma nova central multimídia com tela sensível ao toque (touch screen), combinam-se com os novos bancos, elementos decorativos e materiais. 


Destaque para o novo bandeau horizontal, que transmite sensação de amplitude lateral ao habitáculo. 

Tudo isso proporciona ambiente mais requintado, amplo e com percepção de qualidade elevada.

Todas as novas opções de acabamento interno seguem a lógica desenvolvida para a renovação externa do veículo. 


O conceito de “Squarcle”, bastante utilizado pela equipe de design no exterior, foi transposto para a cabine. 

O objetivo foi tornar o uso cotidiano do AIRCROSS ainda mais agradável – e isso foi conseguido, por exemplo, por meio do uso de cores mais claras, eventualmente combinadas com a cor externa da carroceria.

Entre as opções de harmonias internas estão os acabamentos Amalt e Ipanema. Este último inspirado no desenho das calçadas da praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. 


Um verdadeiro toque de brasilidade no carro”, explica Fabien Darche, responsável de Cores e Materiais do Centro de Estilo. 

Conforto e comodidade são rapidamente percebidos pelos ocupantes do Novo Citroën AIRCROSS. 

Amplo espaço interno, visibilidade excepcional (proporcionada pelas dimensões generosas do para-brisa e pela posição dos bancos), modularidade exemplar (com rebatimento total dos bancos traseiros, permanecendo o assoalho plano) e existência de diversos porta-objetos (além de um porta-luvas espaçoso) tornam qualquer deslocamento, curto ou longo, extremamente prático e agradável.

Para-brisa panorâmico
O posto de direção do Novo Citroën AIRCROSS oferece uma visibilidade periférica incomparável, graças ao inovador para-brisa panorâmico em três partes. 


Sua concepção permite afinar os dois montantes dianteiros do para-brisa para melhor reduzir a obstrução dos mesmos na visão binocular: a visão é panorâmica e aberta e oferece não somente ao motorista um conforto visual excepcional em ¾ dianteiros, mas também um ganho significativo em segurança. 

Esse “apagamento” dos montantes dianteiros do para-brisa cria um ângulo de visão lateral de 29,5°, o melhor do segmento. 

Mesmo nível de excelência para a visibilidade alta, que chega a um ângulo de abertura de até 26°.

Tecnologias a serviço do bem-estar a bordo


Por meio da nova tela central tátil de sete polegadas, é possível manipular todos os recursos de áudio, navegação e conectividade oferecidos pelo Novo Citroën AIRCROSS: rádio AM/FM, Bluetooth (áudio streaming), USB (áudio com exibição de capas e photo viewer), entrada AUX (auxiliar), calculadora e calendário.

O painel do modelo oferece os seguintes recursos:

- MirrorScreen (MirrorLink + CarPlay);

- Duplicação da tela do Smartphone na tela da central multimídia;


- Jukebox com 16 GB de memória para armazenagem de música;


- Sistema de reconhecimento de voz por meio de Smartphone;


- USB 2.0 input com corrente de 1A;
- Câmera de ré;


- Sistema de reconhecimento de voz por meio de Smartphone;


- SmartApp Link MyCitroën*, permitindo armazenamento de informações sobre o veículo no Smartphone do cliente, como consumo de combustível, localização, percurso realizado, quilômetros percorridos, próxima revisão etc.;


- Sistema de Navegação: possui inúmeras vantagens e funcionalidades, como milhares de cidades mapeadas e pontos de interesse (POI), o que inclui restaurantes, postos de gasolina e concessionárias Citroën. 


Além disso, oferece comando no volante, modo dia/noite automático e memória de trajetos. 

Sua cartografia pode ser exibida em modo 2D ou em modo perspectiva para facilitar a leitura do itinerário;

O navegador GPS do Novo Citroën AIRCROSS sai de fábrica com mapeamento válido para inúmeros países da América do Sul, como Brasil, Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Colômbia, Venezuela e Guiana Francesa. Inclui ainda a exibição de limites de velocidade em vias rápidas

Novas Tecnologias

Mirror screen
O «mirroring», ou espelhamento de tela, é uma função que permite a exibição da tela de seu smartphone na tela do veículo. 


Na Citroën, esta funcionalidade chama-se «MirrorScreen». O MirrorScreen apresenta as seguintes vantagens:

- Integração e modernidade: respeito do estilo e a ergonomia por duplicação do smartphone sobre a tela de 7''.


- Segurança: visibilidade e ergonomia preservadas, aplicações disponíveis certificadas para uma utilização compatível da condução, com dois níveis de informação, conforme o veículo se movimenta.


- Simplicidade: exibição e controle das aplicações compatíveis desde a tela tátil de 7 polegadas.

Compatibilidade assegurada por duas soluções: MirrorLink para Samsung, Nokia, Sony e outras marcas; e CarPlay para o iPhone 5 ou superior.

Controle: utilização do mesmo pacote de dados do cliente sem custo adicional de uma segunda assinatura mensal.

Câmera de ré
Quando o motorista engata marcha à ré, o sistema multimídia projeta automaticamente na tela uma imagem, permitindo visualizar o que está atrás do veículo.

Além da informação visual, o sensor de estacionamento traseiro emite um alarme sonoro que ajuda a identificar a proximidade com um eventual obstáculo atrás do veículo.

Reconhecimento vocal via Smartphone
Vinculado à função MirrorScreen, o reconhecimento vocal via Smartphone (como S-Voice de Android e Siri da Apple) permite controlar funções do seu Smartphone à distância, sem tirar os olhos da estrada, por meio de uma simples pressão no botão de reconhecimento vocal localizado na chave de seta.


Permite por exemplo:
- realizar chamadas;
- escolher e reproduzir uma música;
- ler e ditar mensagens de texto;
- utilizar mapas para obter um itinerário;
- ler notificações;
- encontrar informações no calendário;
- criar lembretes.

Para utilizar essas funções, é necessário possuir um telefone compatível e conectado ao veículo em Bluetooth.

Mirror link
Para os smartphones Android (via USB ou WiFi*), trata-se de um novo protocolo de duplicação de tela, desenvolvido no âmbito do Car Connectivity Consortium. 


A lista dos smartphones e apps compatíveis pode ser encontrada no link https://www.cert.mirrorlink.com/ProductListing

Car Play
Para os smartphones Apple (via cabo USB clássico do iPhone), a partir do iPhone 5, 5C, 5S, 6, 6 Plus. 


Lista dos smartphones e apps compatíveis no link https://www.apple.com/ios/carplay.

Link MyCitroën
O Link MyCitroën é um aplicativo para Smartphone com branding Citroën, que interage com o veículo, recuperando e armazenando informações como:
- Autonomia;
- Consumo da última semana;
- Odômetro;
- Dados do último trajeto;
- Localizar veículo e continuar navegação;
- Próxima revisão.

O Link MyCitroën Funciona com conexão via Bluetooth. A exportação das informações é realizada pelo SMEG+iV2 e foi desenvolvido para as plataformas Android e Apple. 


Com o Link MyCitroën, o motorista pode consultar as informações mais importantes de seu carro, mesmo à distância.

Desempenho dinâmico



O Novo Citroën AIRCROSS pode ser equipado com duas opções de motorização, 100% adequadas às necessidades dos consumidores. 


São elas: a 1.5i Flex, que privilegia o baixo consumo e a eficiência de utilização – mas sem abrir mão do prazer ao dirigir -, e a top 120 VTi Flex Start, referência de tecnologia, desempenho e dirigibilidade.

O motor 1.5i Flex
Confiável e econômico, o motor 1.5i Flex se caracteriza por apresentar quatro cilindros, bloco e cabeçote de alumínio, oito válvulas e 1,5 litro. 


Trata-se de um projeto moderno, voltado para o ganho de eficiência - como melhor desempenho, menor consumo de combustível e emissões reduzidas.

Este motor desenvolve 93 cv de potência máxima com etanol, a 5.500 rpm. O torque máximo é de 140 Nm quando abastecido com etanol, sempre a 3.000 rpm. Contudo, 86% do torque já está disponível a apenas 2.000 rpm.

Suas principais características técnicas são:- Válvula Termostática Pilotada – melhora a eficiência térmica na troca da água e, com isso, possibilita uma redução de até 1,5% no consumo de combustível e também contribui para a redução das emissões.


- Coletor de Admissão de última geração – com design moderno, teve o comprimento elaborado para reduzir a perda de carga, visando aumentar a entrada de ar no motor.


- Velas “V” Groove – tecnologia que melhora a partida do motor, otimizando o consumo.


- Bielas forjadas e fraturadas – com alta resistência, elas têm peso reduzido, contribuindo para o melhor desempenho do motor e a redução do consumo.


- Conjunto pistões/anéis “low friction” – os componentes usam material de baixo atrito, o que reduz o gasto de energia do motor para movimentar suas próprias peças; por consequência, torna mais eficiente seu funcionamento.


- Cilindros com acabamento “low friction” – o brunimento dos cilindros também adota material de baixa resistência à fricção, reduzindo o atrito entre as peças.


- Sistema drive by wire – emprega fios e sensores para conectar o corpo da borboleta ao acelerador. 


Permite respostas mais rápidas e precisas ao comando do motorista sobre o pedal de aceleração, otimizando o comportamento do motor e o consumo.

O motor 120 VTi Flex Start

Já o novo motor 120 Vti Flex Start oferece excelente desempenho: são 122 cv a 5.800 rpm e um torque máximo de 161 Nm a 4.000 rpm, ambos com etanol. 


Uma das maiores virtudes deste novo motor é justamente o generoso torque, qualidade que proporciona melhor resposta ao acelerador, maior agilidade ao carro e, em consequência, maior prazer em dirigir. 

Aliás, 80% do torque já está disponível a partir de 1.500 rpm.

Na nova configuração NEO, utiliza óleo de baixa viscosidade e novos retentores para diminuir tanto consumo quanto emissões.

O motor 120 Vti Flex Start possui ainda os seguintes diferenciais técnicos:
- Flex Start - A tecnologia Flex Start elimina o reservatório de gasolina (‘’tanquinho’’) situado no compartimento do motor. 


Não há necessidade de colocar gasolina para realizar a partida a frio: o Flex Start é um sistema de gerenciamento eletrônico que controla toda operação de aquecimento do combustível. 

O carro passa a ter uma partida mais precisa e confiável, além de contar com mais conforto e eficiência nas acelerações. 

O Flex Start permite a partida do motor em baixas temperaturas quando abastecido com combustível contendo entre 85% e 100% de etanol.

- VVT: comando de válvulas variável. Faz os tempos de abertura das válvulas e o fluxo de ar/combustível variarem de acordo com a necessidade do motorista. 


Ela é identificada pelo cruzamento de informações de aceleração, comportamento do motor, elementos externos (pressão atmosférica, temperatura) e outros parâmetros. 

Com isso, as características do motor são modificadas, garantindo um bom desempenho em diferentes regimes de rotação e, ainda, a redução do consumo de combustível.

- Bomba de óleo variável: ajusta automaticamente o fluxo de óleo enviado de acordo com a rotação do motor e a carga. Como resultado, o motor absorve menos energia e, com isso, fica mais econômico.

Este equipamento permite uma economia de combustível de 1%.

- Conjunto de pistões e anéis “low friction”: os componentes usam material de baixo atrito, o que reduz o gasto de energia do motor para movimentar suas próprias peças e torna mais eficiente seu funcionamento.


- Cilindros com acabamento “low friction”: o brunimento dos cilindros também adota material de baixa resistência à fricção, reduzindo o atrito entre as peças.


- Bielas forjadas e fraturadas: com alta resistência, têm peso reduzido, contribuindo para o melhor desempenho do motor e a redução do consumo.


- Coletor de admissão e tampa do motor em plástico: a adoção de plástico nestes componentes reduz o peso sem comprometer a resistência. Como resultado, contribui para melhorar o funcionamento do motor.


- Tuchos hidráulicos: mais modernos, melhoram a eficiência do conjunto, além de não precisar de manutenção.


- Sistema drive by wire: emprega fios e sensores para conectar o corpo da borboleta ao acelerador. 


Permite respostas mais rápidas e precisas ao comando do motorista sobre o pedal de aceleração, otimizando o comportamento do motor e o consumo.

Inovações e evoluções mecânicas
Dirigir o Novo Citroën AIRCROSS ficou ainda mais agradável. 


A posição de dirigir elevada, característica extremamente apreciada pelos proprietários do modelo, foi mantida e valorizada com a aplicação da direção assistida eletricamente e um novo conjunto de suspensões, que proporciona sensação de robustez e conforto em diferentes tipos de piso.

A modelo recebeu um sistema de direção com assistência 100% elétrica, que permite grande conforto na condução do dia a dia. 


De última geração e com grande capacidade de processamento, a nova caixa de direção traz a função Parking, que amplia a diminuição de esforço em manobras de estacionamento.

“O conforto está no nosso DNA, por isso evoluímos o sistema de direção para assegurar uma condução leve em baixas velocidades e a diminuição gradativa da assistência em altas velocidades. 


Um compromisso entre conforto e segurança”, explica Renato Sollitto, chefe de Produto da marca.

O conjunto de suspensões também evoluiu: uma atenção especial foi dada para aliar conforto com uma condução tipicamente SUV. 


O modelo traz uma nova definição do conjunto de suspensões, como uma nova barra estabilizadora traseira e novas leis de amortecimento.

A configuração dianteira mantém sua configuração: do tipo MacPherson, independente e com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora. 


Na traseira, travessa deformável, braços oscilantes, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora.

Esta última, associada a novas leis de amortecimento em todo o conjunto, ampliaram a capacidade do modelo de absorver as irregularidades do solo, melhorando a rodagem em condições ruins.


Como resultado, o novo Citroën AIRCROSS ficou ainda mais confortável, beneficiando também o prazer ao dirigir.

“O conjunto de suspensões do Novo Citroën AIRCROSS apresenta um ótimo compromisso entre conforto vertical e comportamento dinâmico. 


O modelo absorve e filtra de forma competente as irregularidades do solo, oferecendo também grande segurança ativa”, explica Richard Balse, responsável pela área de Síntese Cliente.

O novo AIRCROSS utiliza pneus verdes de uso misto de última geração desenvolvidos pela Pirelli (Scorpion ATR). 


Embora tenham a mesma especificação dos anteriores (205/60 R16), trazem grande evolução técnica: apresentam um coeficiente de atrito menor - que emite menos CO2 e diminui o consumo do veículo - e ganhos reais de conforto, por meio da melhor filtragem e absorção das irregularidades do piso. 

Já as versões Start e Live, utilizam pneus de passeio Fuel Saver na medida 195/55 R16.

Câmbios adaptados às necessidades do dia a dia
O novo Citroën AIRCROSS oferece duas possibilidades de caixa de câmbio:
- Manual de 5 marchas, em conjunto com os motores 1.5i e 120 VTi Flex Start.


- Automática sequencial, com troca de marchas na coluna de direção por meio de “Paddles Shifts” - esta somente nas unidades com motor 120 VTi Flex Start.

A caixa de câmbio manual (MA), de cinco velocidades à frente, foi perfeitamente adaptada aos valores de potência e torque dos motores, oferecendo uma condução dinâmica e precisa no dia a dia das grandes cidades.

Visando maior economia de combustível, a caixa de câmbio manual associada à motorização 120 VTi Flex Start foi alongada em 5% no diferencial. Tudo para garantir menor consumo na cidade como na estrada.

Já a caixa de câmbio automática sequencial, sempre associada à motorização120 VTi Flex Start, oferece agora a possibilidade de troca de marchas na coluna de direção por meio de Paddles Shifts. 


Este modo “manual” ou “sequencial” permite ao motorista a livre escolha da passagem das velocidades pela pressão nos Paddles Shifts, ou na própria alavanca de câmbio: para frente (+), a mudança de marchas é ascendente (engata-se uma marcha mais alta); para trás (-), a mudança de marchas é decrescente (engatam-se marchas mais baixas). 

O comando sequencial oferece, portanto, as mesmas vantagens da caixa manual, sem as numerosas ações de desembreagem.

Buscando também maior economia de combustível, a caixa automática sequencial teve um alongamento de 5% em todas as leis de passagem.

Além disso, houve a inclusão de uma nova função “EcoDrive”: ela muda a lei de passagem, alterando a relação de marchas para favorecer o consumo em até 5% no ciclo urbano. 


Um pictograma "Eco" aparece no painel de instrumentos sempre que o botão do sistema for acionado na base da alavanca de câmbio. Basta um toque e o câmbio volta a funcionar em modo normal.

Indicador de mudança de marchas
Disponível nas versões com motor VTi 120 Flex Start e câmbio manual, essa função é um auxílio visual com o objetivo de indicar ao condutor o melhor momento para a mudança de marcha, visando a condição mais econômica quanto ao consumo de combustível. 


Uma seta indicadora localizada no painel de instrumentos indica o melhor momento do condutor mudar para a marcha superior ou inferior.

Uma gama completa
No lançamento do Novo Citroën AIRCROSS, a Citroën amplia sua gama de versões, que passam a se chamar Start (nova), Live (nova), Feel e Shine - já trazendo as novas nomenclaturas mundiais da marca. 


Abaixo os principais conteúdos de cada versão:
Novo Citroën AIRCROSS Start
Disponível com motor 1.5i e câmbio manual. Sem estepe aparente na traseira. Possui de série os seguintes equipamentos:

- Direção elétrica
- Ar condicionado
- Freios com ABS (Anti-lock Breaking System) + REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem)
- Rodas em aço com pneus de passeio Fuel Saver na medida 195/55 R16
- Suspensão elevada
- Novo farol com bloco elíptico bipartido
- Volante com regulagem de altura e profundidade
- Controle elétrico dos retrovisores externos, vidros dianteiros e traseiros
- Banco dianteiro do motorista com regulagem manual de altura;
- Banco traseiro com encosto bipartido
- Antena no teto
- Computador de bordo
- Limpador e lavador elétrico do vidro traseiro
- Abertura e travamento remoto das portas (PLIP)
- Desembaçador do vidro traseiro temporizado
- Apoios de cabeça traseiros (2)
- Protetor de cárter
- Opcional: rádio AM/FM/Bluetooth/Entrada Auxiliar.

Novo Citroën AIRCROSS Live
Com motor 1.5i e câmbio manual ou, opcionalmente, motor 120 Vti Flex Start e câmbio automático. Sem estepe aparente na traseira. 


Todos os equipamentos da versão Start mais:
- Barras de teto longitudinais
- Rodas de liga leve com pneus de passeio Fuel Saver na medida 195/55 R16
- Paddle-Shift e Eco Drive (somente com câmbio automático)
- DRL (luzes diurnas de LED)
- Rádio AM/FM/Bluetooth/Entrada Auxiliar
- Opcional: Central multimídia com tela touch screen.

Novo Citroën AIRCROSS Feel
Com motor 120 Vti Flex Start e câmbio manual ou automático. Equipamentos de série da versão Live acrescidos de:

- Estepe 16” de aço com capa de proteção estilizada
- Rodas de liga leve com pneus de uso misto Fuel Saver na medida 205/60 R16
- Faróis de neblina
- Sistema de alarme ultrassom
- Rádio RD6
- Comando para rádio
- GSI (somente câmbio manual)
- Opcionais: central multimídia com tela touch screen e detector de obstáculo traseiro.

Citroën AIRCROSS Shine
Somente com motor 120 Vti Flex Start e câmbio automático. Todos os equipamentos das versões anteriores, mais:

- Ar condicionado automático
- Volante revestido em couro
- Detector de obstáculo traseiro
- Bancos em tecido/couro
- Câmera de ré
- Piloto automático
- Faróis com acionamento foto-sensitivo
- Limpador de para-brisa com sensor de chuva
- Apoios de cabeça traseiros (3).
- Opcional: navegação por GPS.

Um modelo que preserva o meio ambiente


O Novo Citroën AIRCROSS é um modelo “verde”, cujo projeto e construção contemplam a preservação e o respeito ao meio ambiente.


Ele tem 27 kg de materiais “verdes” embarcados por meio de soluções de engenharia existentes e já disponíveis. Isso permite a redução do impacto ambiental no ciclo de vida do produto.

São utilizados os seguintes materiais reciclados:
- TNT aparente (PET reciclado de garrafa de refrigerante): em partes de peças como o acabamento externo do teto e os revestimentos das laterais do porta-malas;


- TNT não aparente (PET reciclado de garrafa de refrigerante): em partes de peças como o reforço do acabamento externo do teto;


- Fibras naturais: material de origem vegetal e “fonte renovável”. Em partes de peças como tampão traseiro e revestimentos laterais do porta-malas. Ex.: curauá, juta, sisal;


- Feltros: algodão e retalhos de indústria de vestuário. Utilizados como isolante acústico e base dos tapetes;


- Fibra Preta: PET reciclado na cor preta. Utilizados como acabamento dos carpetes;


- Fibra de Hayon: PET reciclado. Utilizados como reforço dos tapetes;


- Madeira: como reforço do tapete do porta-malas;


- Couro: acabamento dos bancos, revestimentos das portas, revestimento do volante;
- Woodstock (pó de madeira e resina de PP). Utilizado nos medalhões das portas;


- Polipropileno reciclado: utilizado nos para-barros.

O Novo Citroën AIRCROSS se posiciona de maneira eficiente quanto ao consumo de combustível: todas as versões receberam valores A (motor 1.5i Flex e VTi 120 Flex Start BVM) ou B (VTi 120 Flex Start BVA) no programa de etiquetagem do INMETRO.

Desenvolvimento
Iniciado nos primeiros meses de 2013, o projeto de desenvolvimento do novo AIRCROSS no Mercosul exigiu um investimento de R$ 150 milhões. 


Cerca de 200.000 km foram percorridos em testes, feitos com aproximadamente 150 veículos nas diferentes fases de desenvolvimento e validação, em diversas regiões dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O Novo Citroën AIRCROSS é resultado do trabalho de aproximadamente 200 profissionais, incluindo engenheiros da PSA Peugeot Citroën da França que participaram do projeto. 


As missões Atacama, Jalapão e Uyuni tiveram como foco desenvolver e checar a rodagem (nível e emissões de ruídos, consumo, robustez do veículo), calibração de direção, calibração de climatização, sistema de iluminação, telemática (sistema multimídia e navegação), desenvolvimento de suspensão, estanqueidade (passagem na água), calibração de caixa de câmbio e motores.

“O Novo Citroën AIRCROSS traz todo o know-how e experiência das equipes de Engenharia da PSA Peugeot Citroën do Brasil, Argentina e França. 


Um modelo desenvolvido para superar as expectativas dos clientes de toda a América Latina”, destaca Gilberto Souza, chefe do Projeto Ai58R (código interno do carro).

Na parte de Estilo, o projeto foi iniciado no final de 2012 e o trabalho foi feito em conjunto com a França, para alinhar a nova identidade da marca. 


Entre profissionais diretos e indiretos, o design do modelo foi resultado do trabalho direto de mais de 20 pessoas.

Pós-venda: a qualidade Citroën mais uma vez presente
O Novo Citroën AIRCROSS possui três anos de garantia contratual e é beneficiado pelo plano de manutenção com Preços Fixos, um programa de pós-venda para as revisões em intervalos regulares de 10.000 km. 


Por meio dele, além do preço fixo e da precisão na verificação dos itens indicados no plano de manutenção periódica, os proprietários do Novo Citroën AIRCROSS terão a possibilidade do parcelamento dos custos em quatro pagamentos mensais.

“Oferecemos um pacote bastante atraente aos futuros clientes do modelo, público que exige mão de obra treinada e capacitada, ferramental adequado e a utilização de peças de reposição originais”, explica Eduardo Grassiotto, diretor de Pós-venda da Citroën.

Acertada previamente com a ABRACIT (Associação Brasileira dos Concessionários Citroën), a Revisão com Preços Fixos terá sempre seus preços afixados em local visível nos showrooms e oficinas das concessionárias, para amplo conhecimento público.

A Marca CITROËN
A CITROËN é a criatividade e a tecnologia a serviço do bem-estar.

Desde 1919, a CITROËN contribui de forma efetiva na democratização automobilística, oferecendo de forma concreta e otimista, respostas para as questões de cada época. 

Hoje em dia, os modelos CITROËN concentram seu valor no design, no conforto e nas tecnologias úteis. 

CITROËN quer dizer 10.000 pontos de Venda e Pós-venda em mais de 90 países e quase 1,2 milhão de veículos vendidos em 2014. 

Quer dizer também oito títulos de Campeã Mundial de Construtores no WRC e um 1º título de Campeã de Construtores FIA no WTCC em 2014.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

RENAULT APRESENTA A SÉRIE LIMITADA DUSTER DAKAR. CUSTA A PARTIR DE R$ 71.480 COM CÂMBIO MANUAL E MOTOR 1.6 DE 115 CV E CHEGA A R$ 83.980, COM MOTOR 2.0 4XE DE 148 CV




Após mostrar todo seu potencial e robustez nas últimas três edições do Rali Dakar, o Renault Duster ganha uma série limitada inspirada neste que é o mais famoso e um dos mais desafiadores ralis do mundo.

A série Duster Dakar se destaca pelo visual exclusivo, que exalta ainda mais sua já reconhecida robustez.

Nas laterais, um adesivo na parte inferior das portas com a inscrição "Dakar Spirit" caracteriza a série e agrega ao visual um toque aventureiro. Um pouco abaixo dos espelhos vai o famoso emblema Dakar, mais uma demonstração de que o Duster é um verdadeiro off-road.



As novas rodas de 16 polegadas na cor preta diamantada são outra exclusividade da série limitada. Os pneus 215/65 R16 são mais largos e garantem maior capacidade off-road.

Ao abrir a porta, o cliente encontra o interior aconchegante de sempre, mas com algumas personalizações.



Os encostos de cabeça receberam emblemas da série Dakar, assim como o volante. A tonalidade do acabamento das portas também mudou.

No mais, estão mantidos os trunfos que consagraram o Duster como um dos SUV’s mais vendidos do país: excelente espaço interno para cinco passageiros, posição alta de dirigir, acabamento do painel em Black Piano, entre outros.



A versão oferece, de série, o sistema Media Nav Evolution com acesso às mídias sociais como Facebook e Twiter por meio do aplicativo Aha, via smarthpone.

O sistema ainda permite o acesso as informações de trânsito em tempo real, com atualizações por meio da tecnologia TMC (Traffic Message Channel).

Para os usuários do aparelho celular iPhone, também é possível utilizar as facilidades do aplicativo SIRI, o qual capta o comando voz do motorista, permite a busca de músicas e pessoas da lista de contatos, sem tirar as mão do volante.



O Duster Dakar sai de fábrica completo, com itens como ar-condicionado, direção hidráulica, piloto automático, sensor de estacionamento, computador de bordo e faróis de neblina.

Na série limitada, a câmera de ré e o limitador de velocidade deixam de ser opcionais e passam a ser oferecidos de série.

O Renault Duster Dakar é oferecido a partir de R$ 71.480 na versão 1.6 16V (115cv) com câmbio manual de cinco marchas e chega a R$ 83.980 na versão 2.0 16V 4x4 (148 cv), com suspensão traseira multilink e câmbio manual de seis velocidades.

Os motores do Duster são destaque no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), elaborado pelo Inmetro, com nota “A” em consumo de combustível em todas as versões.

PEUGEOT OFERECE CÂMBIO AUTOMÁTICO GRÁTIS PARA O 208.



O consumidor que estiver interessado em um hatchback de última geração, com um visual moderno e de acabamento superior, repleto de equipamentos de série e equipado com transmissão automática, deverá correr para a concessionária Peugeot mais próxima de casa.

Além de encontrar a renovada gama do 208 na linha 2016, a campanha da Marca que oferece câmbio automático sequencial grátis para o 208 Griffe vai até 30/11, com um valor promocional bastante atrativo, de R$ 3.700. 


Com o desconto, o hatch premium da Peugeot é comercializado por R$ 59.290, o mesmo preço da versão com câmbio manual.

"Oferecemos uma condição muito atraente aos consumidores que desejam um veículo diferenciado, que conta com itens exclusivos e o conforto da transmissão automática. Com essa oferta, reforçamos o nosso compromisso com o consumidor brasileiro, além de conquistar novos clientes para a marca", comentou Frederico Battaglia, diretor de Marketing da Peugeot do Brasil.

O Peugeot 208 Griffe 1.6 Flex Automático apresenta ainda outros atributos, como o interior tecnológico do i-cockpit (volante de dimensões reduzidas, painel de instrumentos elevado e uma central multimídia ergonômica e multifuncional com tela de 7 polegadas colorida sensível ao toque), sensor de estacionamento traseiro, regulador e limitador de velocidade e seis airbags, entre outros itens de série.

Link MyPeugeot está disponível no Peugeot 208
Outra novidade presente no Peugeot 208 é o Link MyPeugeot. Com o aplicativo, disponível para IOS e Android, o usuário recebe via Bluetooth informações da central multimídia e pode acessá-las diretamente na tela do smartphone. 


É possível, por exemplo, acompanhar a autonomia, o consumo, distância e tempo dos trajetos realizados, seguir um itinerário indicado no sistema de navegação e ainda continuar o trajeto pelo smartphone com o destino previamente indicado no sistema de navegação. O aplicativo também informa quanto tempo falta para a próxima revisão do carro.

O hatch, que se destaca por oferecer o pacote de equipamentos de série mais completo do segmento, vem equipado com o motor 1.6L 16V Flex, que desenvolve 122 cavalos de potência a 5.800 rpm quando abastecido com etanol, e torque de 16,4 kgfm a 4.000 rpm, com o mesmo combustível. 


A modernidade desse propulsor pode ser vista, entre outros, pela adoção do sistema FlexStart, que dispensa o uso do tanquinho auxiliar de gasolina para a partida a frio.

ÍNDICE DO CESVI BRASIL CLASSIFICA OS CARROS QUE SUPORTAM MELHOR CHUVAS INTENSAS E ENCHENTES: RENAULT FLUENCE, SENTRA, PEUGEOT 208, RENAULT DUSTER E CHEVROLET COBALT LTZ. VEJA AS DICAS PARA EVITAR PROBLEMAS SE ESTIVER NUMA SITUAÇÃO DE ENCHENTE


O Renault Fluence (Dynamique CVT) - único modelo a atingir a nota máxima, com cinco estrelas - e o Sentra (versões S, SV e SL), da Nissan, com 4,5 estrelas, os modelos Peugeot 208 (Active e Allure), Renault Duster high-flex 4x2 (Expression), Chevrolet Cobalt (LTZ), com quatro estrelas, lideram o ranking dos carros que melhor se comportam em meio a enchentes, de acordo com o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária.

Chevrolet Cobalt LTZ

A entidade, diante da chegada do período de chuvas e enchentes, a partir de dezembro, quando se inicia oficialmente o verão, 
elaborou um estudo com a finalidade de oferecer um indicativo técnico tanto para a indústria automotiva quanto para o consumidor. 

Trata-se do Índice de Danos de Enchente, que avalia o risco da ocorrência de panes mecânicas e elétricas pela exposição indevida de carros às lâminas d’agua, garantindo sua mobilidade. 


Os veículos são avaliados com notas que variam de 0,5 a 5 estrelas, em que quanto maior a nota, menores os riscos de danos.
Para Emerson Farias, analista técnico do CESVI BRASIL, alguns cuidados são necessários para guiar carros em condições adversas, como no caso de fortes chuvas ou enchentes. 

“Um erro comum é querer arriscar e passar com o automóvel em áreas alagadas. É aconselhado, no máximo, passar em trechos em que a água esteja na altura da metade das rodas do carro, como é informado no manual do proprietário. O que passar disso, é risco”, afirma Farias. 


“Em geral, quando a rua está coberta pela água, o motorista raramente consegue ver se há buracos ou barreiras na pista, o que agrava o cenário de possíveis acidentes. O melhor mesmo é encostar o carro, desligá-lo e aguardar pacientemente até que a água baixe para seguir caminho”, reforça.

Um erro recorrente cometido pelos motoristas, segundo o analista, é querer seguir outro carro em situações de alagamento aparente. 

“É uma ilusão pensar que, quando um carro à frente abre espaço, é a hora certa de seguir caminho e pegar ‘carona’ no rastro. Por um momento pode funcionar, mas a água, uma vez dispersa, volta em formato de onda normalmente mais forte, o que é pior para o carro e pode colocar em risco o veículo e o motorista”, declara Emerson. 

“A mesma orientação vale para quem tem carros mais altos. Mesmo mais seguros, devido à altura em que seus componentes estão instalados, a orientação é sempre não arriscar,” finaliza.


Confira dicas do CESVI BRASIL e evite problemas ao dirigir em situações de enchentes

- Se o carro morrer, não dê a partida novamente. Você pode piorar ainda mais o quadro de pane elétrica ou mecânica.

- Em casos de alagamento, não arrisque. Espere até que a água comece a baixar para seguir caminho.

- A eficiência de seguir o rastro de outro carro é mito. A água pode voltar em formato de onda e prejudicar o sistema elétrico do carro.

- Verifique itens básicos como o estado dos pneus e das palhetas de limpeza.

- Confira se as luzes de iluminação do carro estão em pleno funcionamento, principalmente as setas e as luzes de freio.

Para mais informações e acesso à tabela completa do Índice de Danos de Enchente do CESVI BRASIL, basta acessar o site www.cesvibrasil.com.br.

Visite: www.clubedasoficinas.com.br.

SAI SÉRIE LIMITADA DO SANDERO STEPWAY RIP CURL DE APENAS 4.600 UNIDADES, DIRIGIDA A SURFISTAS E AINDA À GALERA JOVEM E CLIENTES QUE GOSTAM DE QUEBRAR A ROTINA DO COTIDIANO. CUSTA R$ 54.650 COM CÂMBIO MANUAL E R$ 57.450, COM A TRANSMISSÃO AUTOMATIZADA EASY'R (PREÇOS SUGERIDOS) É EQUIPADO DE FÁBRICA COM PILOTO AUTOMÁTICO, SENSOR DE ESTACIONAMENTO E O COM O APLICATIVO AHA PODE ENCONTRAR UMA POUSADA, SINTONIZAR MAIS DE 100 MIL RÁDIOS E COMPARTILHAR A BUSCA ATRAVÉS DAS ATUALIZAÇÕES ENIADAS PELO FACEBOOK E O TWITTER NA TELA TOUCH DE SETE POLEGADAS, ALÉM DAS FUNÇÕES ECO-COACHING. O MOTOR É O ECONÔMICO 1.6 8V HI-POWER DE 106 CV (98 CV A ETANOL)


Depois do sucesso da primeira edição, a Renault lança neste mês a série limitada Rip Curl para a nova geração do Sandero Stepway. 


Feita em parceria com a famosa marca australiana de moda surfwear, a nova série limitada é destinada aos consumidores que procuram um hatch completo, com design atraente e detalhes diferenciados para quem pega onda ou curte uma aventura.



Com produção prevista de 4.600 unidades, o Sandero Stepway Rip Curl foi pensado não só para os praticantes do surfe, mas também para os clientes com espírito jovem e que gostam de quebrar a rotina do dia a dia.

A parceria bem-sucedida entre Renault e Rip Curl se repete pela segunda vez no Brasil – na Europa, também já foram vendidas séries limitadas do Clio e do Twingo em conjunto com a marca australiana. 




As duas empresas têm valores e filosofia em comum: ambas prezam pela tecnologia e o respeito ao meio ambiente.

“Essa nova série limitada une a versatilidade do Stepway com a personalidade Rip Curl. É um carro para quem não vê limite entre asfalto e areia”, diz Bruno Hohmann, diretor de Marketing da Renault.

Detalhes estéticos permitem a identificação desta nova série limitada da Renault. Externamente, o Sandero Stepway Rip Curl tem retrovisores, rodas e barras no teto na cor cinza inox. 




Nas portas dianteiras, logo abaixo dos retrovisores, um adesivo com a inscrição “Rip Curl” identifica o modelo. O adesivo também está na soleira das portas.

No interior, destaque para os bancos esportivos com revestimento exclusivo, com inspiração no neoprene, o mesmo utilizado nas roupas de borracha dos surfistas. 




Na cor preta, os bancos têm detalhes em vermelho e trazem o logo Rip Curl nos encostos. 



Os aros das saídas de ar e do velocímetro também são na cor vermelha, realçando a esportividade do hatch e fazendo alusão a cor da logo da marca australiana.

“Estamos felizes em realizar mais uma vez essa parceria com a Renault. O Sandero Stepway Rip Curl leva em conta necessidades importantes dos surfistas, como banco traseiro bipartido e suspensão elevada, garantindo conforto para dirigir em busca das melhores condições para o surf em nosso extenso litoral”, comenta Fernando Gonzalez, gerente de marketing da Rip Curl no Brasil.



Com preço sugerido de R$ 54.650 para a versão com câmbio manual e R$ 57.450 para o automatizado Easy’R, o Sandero Stepway Rip Curl traz de fábrica ar-condicionado automático, piloto automático (limitador e controlador de velocidade), sensor de estacionamento, direção hidráulica e trio elétrico (vidros, travas e retrovisores), entre outros itens.


Com o Media NAV Evolution, que também é equipamento de série, o motorista pode explorar todos os destinos com segurança com o GPS, que fornece informações de trânsito em tempo real. 

E ainda pode chegar facilmente nas praias com as melhores ondas, encontrar uma pousada com o aplicativo AHA, sintonizar mais de 100.000 rádios online e compartilhar a sua busca através das atualizações enviadas pelo Facebook e Twitter na tela de 7 polegadas integrada ao painel e sensível ao toque.


Esse sistema multimídia também traz as funções Eco-Coaching, que orienta o condutor a dirigir de modo mais econômico, e o Eco-Scoring, que avalia a condução do motorista no final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida.

Os únicos opcionais são o câmbio automatizado Easy’R e as rodas de liga leve – de série traz as rodas flex wheel 205/55 R16.

A série limitada está disponível nas cores Branco Neige, Preto Nacré, Prata Étoile e Vemelho Vivo.



Motor
O Sandero Stepway Rip Curl tem motor 1.6 8V Hi-Power e opção de câmbio manual ou automatizado Easy’R, ambos de cinco marchas. 


Esse motor gera 106 cv quando abastecido com etanol e 98 cv com gasolina. O torque máximo é 15,5 kgfm com etanol e 14,5 kgfm com gasolina. 

Um fator importante é a disponibilidade do torque a partir de 1.500 rpm, garantindo agilidade e retomadas de velocidade mais rápidas.

Para potencializar o comportamento econômico do motor, o Novo Sandero Stepway é equipado na versão com câmbio manual com indicador de troca de marchas, que sugere ao motorista quando deve reduzir ou aumentar a marcha para melhor aproveitar as características do propulsor com economia de combustível.



Sobre a Rip Curl
O que começou em 1969 como uma visão, ou busca, de dois surfistas, cresceu como uma identidade única, um estilo de vida e uma filosofia que se espalhou e vem sendo adotada por surfistas e praticantes de “boardsports” no mundo todo. 


A Rip Curl continua sendo uma empresa privada, feita de surfistas para surfistas, seus líderes são também pilotos de teste dos produtos.


Hoje, desenvolve, produz e distribui uma grande variedade de produtos inovadores de alta qualidade incluindo roupas de borracha, onde é referência por sua excelência na tecnologia e qualidade dos produtos, relógios de maré, bermudas água sem costura, calçados, óculos de sol, acessórios e equipamentos para diversos esportes de prancha em mais de 60 países ao redor do mundo.

A Rip Curl patrocina grandes nomes do surf mundial, como o brasileiro Gabriel Medina, atual campeão mundial de surfe.




NISSAN VEICULA CAMPANHA DE LANÇAMENTO DO MARCH COLORS COM SISTEMA MULTIMÍDIA NISSAN MULTI-APP QUE TRAZ DE FÁBRICA 13 APLICATIVOS QUE DISPENSAM O ESPELHAMENTO DE UM SMARTPHONE PARA LEVAR OS ITENS DO CELULAR PARA A TELA DO CARRO. E O USUÁRIO AINDA PODE PERSONALIZAR O SISTEMA A SEU GOSTO, ACESSAR A INTERNET, TRANSFERIR ARQUIVOS DE MÚSICA E FOTOGRAFIA, USANDO O ESPAÇO DE 1GB DO SISTEMA


Rio de Janeiro – Junto com o início da venda do Nissan March com o pacote opcional "Colors" e o sistema multimídia Nissan Multi-App, novidades que chegam às revendas Nissan de todo o país esta semana, a marca japonesa inicia a segunda fase da campanha "Quanto mais ágil, melhor", desenvolvida pela Lew'Lara\TBWA. 


Nela, a Nissan reforça o conceito de agilidade do modelo ao mesmo tempo em que apresenta as inovações da linha.


Personalizado e conectado
Com o lançamento do Nissan Multi-App, o Nissan March muda o patamar da conectividade nos veículos compactos, já que traz o conceito dos tablets para dentro do carro. 


Operando de forma independente, não necessita do "espelhamento" de um smartphone para levar os itens do aparelho para o carro, como acontece em muitos equipamentos disponíveis no mercado. 


Diversificado, o Nissan Multi-App traz de fábrica 13 aplicativos, sendo a maior parte deles os mais utilizados atualmente: Waze, Google Chrome,Google Search, Google Maps, YouTube, Spotify, Deezer, Weather Channel, Trip Advisor, Tunein Radio, Foursquare, Skype e Onde Parar (os que mostram imagensfuncionam apenas com o freio de estacionamento acionado).

Outro diferencial da novidade é a possibilidade de baixar mais aplicativos e transferir arquivos digitais de música e fotografia para o equipamento, que conta com espaço para 1 Gb (8 Gb built-in). 


Dessa forma, o usuário tem liberdade para personalizar o sistema ao seu gosto. Quase todos os aplicativos disponíveis para Android na loja Google Play podem ser transferidos.

O Nissan Multi-App configura-se como um completo sistema multimídia, pois também conta diversas outras funcionalidades. 


Com ele é possível acessar a internet (por meio da contratação do serviço à parte); fazer buscas por comando de voz; conectar o celular para atender ligações por viva-voz (via Bluetooth); ouvir música por meio da conexão com iPod, streaming, rádio ou arquivos digitais de mp3; tocar CDs e DVDs; além de visualizar fotos e vídeos. 

Para assistir aos dois filmes novos, acesse o canal oficial da Nissan no YouTube: www.youtube.com/channel/UChpihrq2RRLyzgLtpcoMVbw



RENAULT ABRE UMA CONCESSIONÁRIA NO MUNICÍPIO DE XANXERÊ, CONHECIDO COMO CAPITAL DO MILHO, NO OESTE CATARINENSE, ADMINISTRADO PELO GRUPO DE MARCO


A partir de hoje os catarinenses ganham uma nova concessionária Renault no estado. A Renault do Brasil, que tem na ampliação da sua rede de serviços uma das bases da estratégia de crescimento do País, inaugura a Renault De Marco – Xanxerê, a primeira do município de Xanxerê (SC).

A nova concessionaria segue o conceito Renault Store, um ambiente que reforça uma atmosfera vibrante com uma instalação preparada para garantir maior proximidade e interação com o cliente e sua família. c
om essa inauguração o número de lojas em Santa Catarina sobe para 30. 

A Renault De Marco está instalada na Avenida Brasil, num terreno de 4.000 m², com uma área construída de 1.330 m², dos quais 620 
 destinados ao showroom de veículos novos e 640 m² para os sete boxes da oficina mecânica.

Na área de pós-venda, a concessionária tem como objetivo principal oferecer agilidade e qualidade na realização dos serviços, como revisões periódicas programadas, reparos e instalação de acessórios originais, que serão executados por profissionais treinados pela Renault do Brasil.

Grupo De Marco
Há cinco décadas, atuando em parceria com marcas conceituadas, o foco da De Marco sempre foi satisfazer seus clientes, tanto na aquisição de carros, quanto na reposição de peças. 


Pensando nisso, em novembro de 2000, a De Marco abriu as portas de sua primeira concessionária Renault, em Joaçaba.

Já em 2010, a Renault do Brasil concedeu duas novas praças: Videira e Concórdia. Com a nova gestão, o negócio se transformou em uma sólida e rentável operação, e em 2013 foi nomeada com mais três concessionárias, Caçador, Curitibanos e Porto União. Com a inauguração da unidade em Xanxerê, a De Marco Ltda fica com sete concessionárias Renault, representando 30% do Estado de SC.

FORTALECER O GERENCIAMENTO DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO E APRIMORAR A LEGISLAÇÃO E A FISCALIZAÇÃO FOI O RESULTADO DA 2ª CONFERÊNCIA GLOBAL DE ALTO NÍVEL SOBRE SEGURANÇA NO TRÂNSITO, PORÉM, NINGUÉM APRESENTOU NÚMEROS CORRETOS DE VÍTIMAS DE ACIDENTES. O BRASIL ANUNCIOU QUE VAI ADERIR AO PROTOCOLO WP.29


Alta Roda 

Nº 864 — 26/11/15

Fernando Calmon



OPORTUNIDADE PERDIDA

A 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito, realizada semana passada em Brasília, foi meritória por reunir experiências nesse tema tão complicado ao redor do mundo. 

Acima de tudo, ficaram registradas assimetrias por todos os lados dadas as diferenças culturais, de mentalidade e de desenvolvimento econômico entre os países.

O documento final, denominado de Projeto de Declaração de Brasília, é muito longo e burocrático. 

Só a introdução inclui 31 tópicos, seguidos por mais 30 itens de ações recomendadas para “fortalecer o gerenciamento de segurança no trânsito e aprimorar a legislação e a fiscalização”. 

Além do conteúdo repetitivo, algumas organizações internacionais, na ânsia de se destacar, forçaram sugestões difíceis de aceitar dentro do bom senso. Optaram por pecar pelo excesso e pintam um quadro ainda mais sinistro.

Ninguém sabe ao certo quantas pessoas morrem em acidentes terrestres. Estatísticas são, de fato, precárias entre outras razões por exigir dinheiro e coordenação, raros em países pobres e até emergentes. 

O número em voga chega a 1,25 milhão de mortes/ano, porém o mundo tem sete bilhões de pedestres permanentes ou eventuais, 1,2 bilhão de veículos motorizados de quatro ou mais rodas e bem além disso entre motocicletas e bicicletas.

As distâncias percorridas são descomunais, mas quem leva em conta? Nos países desenvolvidos e de média força econômica os mortos registrados representam cerca de 120.000/ano (10% do total).

O governo brasileiro anunciou, finalmente, sua adesão “em pouco tempo” ao protocolo WP.29, o Fórum Mundial para a Harmonização dos Regulamentos Veiculares, da ONU. 

Desde 1952, há tentativas, com maior ou menor sucesso, de coordenar os esforços de vários países em melhorar segurança veicular, emissões, eficiência energética e até dispositivos antifurto. 

O desastrado projeto de rastreadores no Brasil teria sido evitado sob o WP.29, fora outros desmandos.

No entanto, a obrigatoriedade do sistema eletrônico de estabilidade (ESC, sigla em inglês) ainda está em “fase final de discussão”, segundo o ministério das Cidades. 

Previsão de anúncio para todos os automóveis é o final deste ano, com prazo até 2020. 

Perdeu-se, assim, a oportunidade de algum protagonismo do Brasil na conferência, pois dificilmente cumprirá a meta de redução pela metade do número de mortes, depois de o País ter aderido à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, outra campanha da ONU. 

O ministério também acenou que iniciará, “em breve”, estudos para implantar algum sistema de frenagem autônoma.

A organização Global NCAP lançou a iniciativa de âmbito mundial Stop the crash (em tradução livre, Basta de acidentes). 

Além do ESC e do ABS para motos, preconiza três níveis de frenagem emergencial a fim de evitar colisões em cidade e estrada, além de atropelamento em baixa velocidade (o mais comum). 

Cada acionamento automático de freio tem custo diferente, mas o conjunto deles ficaria mais barato de implantar, se houvesse adoção simultânea em muitos países. 

Também sugeriu sistema de monitoração da pressão de pneus, defendido por essa coluna por sua atraente relação custo-benefício.

RODA VIVA

APESAR de manter o nome Captur, o crossover médio-compacto que a Renault produzirá na fábrica paranaense nada tem a ver com o produto original, concorrente do Peugeot 2008, à exceção de sutis traços de estilo. 

Estrutura é o da família Logan/Sandero/Duster/Oroch e as dimensões internas permitem até sete pessoas. Lançamento previsto para daqui a um ano.

NOVEMBRO marca os 40 anos de criação do Proálcool, o pioneiro programa de combustível renovável que ajudou o País a atravessar o segundo e mais grave choque do petróleo nos anos 1980. 

Atualmente os EUA produzem mais etanol que o Brasil, mas no uso em motores flex continuamos bem à frente. Essa tecnologia é oferecida por 19 marcas e cobre 90% do mercado.

NADA como a boa concorrência. EcoSport com motor de 1,6 litro mais potente (131 cv) e câmbio automatizado de duas embreagens, a preço competitivo na faixa do HR-V e do Renegade, pode ganhar fôlego até chegar a reestilização, em 2016. 

Câmbio de seis marchas em algumas situações fica mais lento nas trocas, mas no geral o nível de conforto oferecido é bom.

MECANISMO fiscal de substituição tributária do ICMS (uma aberração brasileira) até funciona em tempos de vendas boas para evitar sonegação. 

Mas, em situações extremamente difíceis como a atual, é um fator que segura descontos legítimos de preços. 

Afinal, não dá para recolher impostos sobre uma base alta fictícia imposta pelos Estados. Todos saem perdendo.

MODISMO de estepe externo pendurado na tampa de modelos aventureiros e pseudo aventureiros está em paulatino recuo. 

Além do custo maior, estética discutível e eventuais danos a outros carros em manobras de estacionamento há ainda o peso extra de reforços estruturais e aerodinâmica prejudicada. Em tempos de economia de combustível é tudo o que não se quer.
____________________________________
fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

ÚLTIMA ETAPA DOS RALIS MITSUBISHI MOTORSPORTS E MITSUBISHI OUTDOOOOR QUE ACONTECE NESTE FIM DE SEMANA EM RIBEIRÃO PRETO CONTA JÁ COM MAIS DE 400 DUPLAS INSCRITAS PARA DESBRAVAR AS TRILHAS E CAMINHOS OFF ROAD NOS ARREDORES DA CIDADE PAULISTA


Neste sábado, dia 28 de novembro, é dia de levar seu Mitsubishi para a lama, poeira e buraqueira das trilhas de off road da região de Ribeirão Preto, no interior paulista, onde acontecerá a última etapa dos ralis Mitsubishi Motorsports e do Mitsubishi Outdoor de 2015.

Para essa diversão, porém, séria, mais de 400 pessoas já se inscreveram para dispoutar essa aventura. Nos ralis, há espaço para os proprietários se divertirem a bordo dos crossovers ASX e Outlander, dos SUVs Pajero e da picape L200. 


"Quem gosta de se divertir com seu Mitsubishi trocando o asfalto pela lama e poeira pode esperar um dia com muita diversão. Ribeirão Preto tem ótimas trilhas, e sempre recebe muito bem a final da temporada", adianta Fernando Julianelli, diretor de Marketing da Mitsubishi Motors do Brasil.

Jorge Chaguri Filho não perdeu tempo e se inscreveu logo para participar do Mitsubishi Motorsports. "Comprei meu carro com a intensão de usá-lo também fora do asfalto. Como em cada etapa o desafio é diferente, sempre aprendemos um pouco mais sobre como usar o 4x4", explica .



Mitsubishi Motorsports
Realizado há 21 anos, o rali de regularidade da marca dos três diamantes é uma das competições off-road mais tradicionais do Brasil. 

Somente em 2015, a prova já passou por 12 cidades, 11 Estados e percorreu mais de 2.000 km em todo o País. 

Nele, o importante é manter-se dentro do tempo e velocidade estipulados pela organização. 


São três categorias: Graduados, para duplas mais experientes, Turismo, com experiência intermediária, e Turismo Light, para quem nunca teve contato com o rali. Podem participar proprietários de veículos da linha L200 e Pajero nas versões 4x4.

Para esta etapa, os percursos das categorias Graduados e Turismo percorrerão um trajeto de 200 km em meio a fazendas de cana, áreas de reflorestamento, trechos de areia e trilhas com piso bastante escorregadio. 

"Tanto o piloto quanto o navegador podem esperar uma prova bastante divertida. Teremos elementos ideais para quem busca uma boa aventura off-road", comenta Julianelli.

Já a Turismo Light terá um percurso exclusivo com 150 km em meio a contornos de matas, áreas de reflorestamento e estradas sinuosas na Serra de São Simão, que promete um belo visual da região.


Mitsubishi Outdoor
No Mitsubishi Outdoor, podem participar até 10 pessoas em cada equipe, sempre em dois veículos 4x4. 

O objetivo é fazer o maior número de atividades, que vão de práticas esportivas, como mountain bike e trekking, a tarefas culturais relacionadas às características da região.

São duas categorias: na categoria Fun, destinada aos iniciantes, e podem participar veículos 4x4 das linhas ASX, Outlander, Pajero e L200. 

Já na Extreme, para as equipes mais experientes, apenas das linhas Pajero e L200, também com tração nas quatro rodas.

"Neste ano, a prova será feita em uma área inédita com mais de 1.100km², a maior da temporada. Com certeza teremos tarefas bastante divertidas e criativas", explica Julianelli.

A prova será realizada em um verdadeiro labirinto de cana de açúcar, um desafio que exigirá uma navegação atenta e uma estratégia muito bem definida, que deverá aliar a eficiência na escolha dos incontáveis caminhos com a rápida solução das diversas aventuras e tarefas escondidas pelas plantações.

Como itens opcionais, a organização pede que os competidores levem smartphone, mountain bike, capacete, cola escolar e tesoura, que já dão pistas sobre as atividades que serão realizadas.


Como participar
As inscrições são abertas sempre 12 dias antes da competição. Os interessados devem acessar o site www.mitsubishimotors.com.br e preencher o cadastro. As vagas são limitadas.

Na sexta-feira véspera da competição, os participantes se encontram para entregar os alimentos, confirmar a inscrição e adesivar os carros. 

À noite, há um briefing sobre as trilhas e aula de navegação. No sábado, a partir das 7h, os competidores se reúnem para a largada.

Credenciamento de imprensa
O credenciamento de imprensa está aberto e pode ser feito pelo e-mail: 


Os interessados devem enviar o nome do veículos dados completos do jornalista.



Mitsubishi Pró-Brasil - Ação Social
A Nação 4x4 da Mitsubishi também está envolvida no espírito de solidariedade e cidadania com a ação social Mitsubishi Pró-Brasil. 

Desde 1994, foram arrecadadas mais de 980 toneladas de alimentos, em doações através das inscrições. 

Para participar das provas, os competidores fazem a doação, por carro, de 30 kg de alimentos não perecíveis e seis produtos de higiene, que serão destinados a associações da cidade.

O Mitsubishi Motorsports tem patrocínio de Petrobras, Itaú, Dalgas, W. Truffi, Transzero, Pirelli, Clarion, Unirios, Embracon, STP, Tecfil, Mapfre, Pilkington, Flamma, Rede, Sky, Sideral, Artfix e Air Etihad.

O Mitsubishi Outdoor tem patrocínio de Petrobras, Mapfre, Transzero, Atlântica Midori, Pirelli, Clarion, Unirios, Pronutri, Brascabos, Cisa Trading, W. Truffi, Pilkington e Artfix.

Acompanhe as novidades dos ralis Mitsubishi através das redes sociais: Twitter.com/nacaomitsubishi, Facebook.com/Mundomit e Instagram @MundoMit. 

Para mais informações, vídeos, fotos e inscrições, acesse: www.mitsubishimotors.com.br.

Programação

Mitsubishi Motorsports e Mitsubishi Outdoor
27 de novembro - Sexta-feira
Entrega de kits, vistoria, briefing e aula de navegação - das 17h às 22h
Endereço: Centro de Eventos Taiwan - Rodovia Ribeirão Preto - Bonfim Paulista, Km 310 - Royal Park - Ribeirão Preto/ SP

28 de novembro - Sábado
A partir das 8h - Início das largadas
A partir das 14h - Chegada e almoço
A partir das 17h - Premiação
Endereço: Centro de Eventos Taiwan - Rodovia Ribeirão Preto - Bonfim Paulista, Km 310 - Royal Park - Ribeirão Preto/ SP.



ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.