Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 3 de julho de 2020

Carros usados até R$ 40 mil podem se tornar opção para quem busca trocar de carro durante a crise. Venda de novos cai mais de metade este ano



São Paulo, 3 de Julho de 2020 – A crise da pandemia da Covid-19 pode ter atrapalhado o plano de muito consumidores que pretendiam comprar um carro 0 km este ano. Contudo, isto não significa que a vontade de trocar de carro foi embora. Portanto, para ajudar quem ainda pensa em trocar de carro, o mercado de usados pode ser uma alternativa interessante para uma aquisição mais racional.
Pensando em ajudar o consumidor nesta empreitada, a Kelley Blue Book Brasil, empresa especializada em precificação de veículos novos e usados, preparou uma lista com 15 modelos por cerca de R$ 40 mil como alternativa às poucas opções de modelos 0 km que temos disponíveis no mercado atualmente com esta faixa de preço.
Como referência para as alternativas listadas abaixo, a KBB Brasil usou como base os modelos Renault Kwid na versão Zen 1.0 (preço sugerido de fábrica de R$ 40.390) e o Fiat Mobi na versão Like 1.0 (preço de fábrica de R$ 41.190). Segundo os preços listados em kbb.com.br, o Kwid citado é vendido por R$ 37.765, enquanto o Mobi custa R$ 38.925.
Modelo e versão
Preço KBB 0 km
Faixa de Preço KBB 0 km
RENAULT KWID Hatchback 4P ZEN 1.0 12V 4x2 Mecânico
R$ 37.765,00
R$ 37.563 - R$ 37.967

FIAT MOBI Hatchback 4P LIKE 1.0 8V FLEX 4x2 Mecânico

R$ 38.925,00

R$ 38.307 - R$ 39.542


Na tabela abaixo, listamos alternativas seminovas e usadas com ano modelo de 2016 até 2018. Há opções de hatches e sedãs, como Renault Sandero Stepway 1.6 2016 (preço KBB de R$ 40.355), Ford Ka Sedan SEL 1.5 2017 (preço KBB de R$ 41.832) e Volkswagen Polo 1.0 2018 (preço KBB de R$ 41.135). Todas as opções custam em torno de R$ 40 mil, conforme pesquisa da KBB Brasil.
Modelo e versão
Ano modelo
Preço de Revendedor KBB
RENAULT LOGAN Sedan 4P EXPRESSION AVANTAGE 1.6 16V SCe FLEX 4x2 Mecânico

2018

R$ 40.661,00

VOLKSWAGEN POLO Hatchback 4P 1.0 12V FLEX 4x2 Mecânico

2018

R$ 41.135,00

NISSAN MARCH Hatchback 4P S 1.6 16V FLEXSTART 4x2 Mecânico

2018
R$ 41.929,00

FORD KA  SEDAN Sedan 4P SEL 1.5 16V FLEX 4x2 Mecânico

2017
R$ 41.832,00

HYUNDAI HB20 Hatchback 4P COMFORT PLUS 1.6 16V FLEX 4x2 Mecânico

2017

R$ 39.311,00

VOLKSWAGEN UP! Hatchback 4P MOVE UP! 1.0 TSI 12V FLEX 4x2 Mecânico

2017

R$ 41.051,00

VOLKSWAGEN FOX Hatchback 4P COMFORTLINE 1.0 12V FLEX 4x2 Mecânico

2017

R$ 39.567,00

CHEVROLET ONIX Hatchback 4P LT 1.4 8V FLEX 4x2 Automático

2016

R$ 41.693,00

TOYOTA ETIOS Hatchback 4P PLATINUM 1.5 16V FLEX 4x2 Mecânico

2016

R$ 40.051,00

CHEVROLET COBALT Sedan 4P LT 1.4 8V FLEX 4x2 Mecânico

2016

R$ 40.321,00

FIAT GRAND SIENA Sedan 4P ESSENCE 1.6 16V DUALOGIC FLEX 4x2 Embreagem Automatizada

2016

R$ 38.969,00

FIAT PALIO Hatchback 4P SPORTING 1.6 16V DUALOGIC FLEX 4x2 Embreagem Automatizada

2016

R$ 39.707,00

CITROEN C3 Hatchback 4P EXCLUSIVE 1.5 8V FLEX 4x2 Mecânico

2016

R$ 40.083,00

PEUGEOT 208 Hatchback 4P GRIFFE 1.6 16V FLEX 4x2 Mecânico

2016

R$ 40.786,00

RENAULT SANDERO Hatchback 4P STEPWAY 1.6 8V HIPOWER FLEX 4x2 Mecânico

2016

R$ 40.355,00




A KBB Brasil utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação de veículos novos e usados. Os valores aqui presentes são gerados por meio de um complexo algoritmo, que analisa diversos fatores de comportamento do mercado automotivo brasileiro, além de seguir uma rígida análise de especialistas. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos. Todos os preços da KBB Brasil são públicos e podem ser consultados gratuitamente no site kbb.com.br.

Nota do editor:

- Valores publicados nesta matéria foram coletos em junho de 2020, com referência em São Paulo

S10 celebra 25 anos com 1 milhão de unidades produzidas. Picape da Chevrolet é líder absoluta em vendas acumuladas no segmento durante o período. Modelo passou por diversas evoluções para acompanhar os avanços das necessidades do consumidor




São Caetano do Sul - A Chevrolet S10 está completando 25 anos de sucesso no Brasil. A primeira picape média nacional também está comemorando outro importante feito: a produção de 1 milhão de unidades no país.

Dessas, 750 mil unidades foram comercializadas no mercado local - isto faz da S10 a única picape do segmento a alcançar o expressivo volume. As 250 mil unidades restantes foram destinadas à exportação. Todas elas saíram do complexo industrial da GM em São Jose dos Campos (SP).


"A longa tradição da Chevrolet em picapes é um diferencial competitivo para a S10, que possui consumidores altamente satisfeitos e cada vez mais fieis. Reflexo do que a picape entrega, sempre com muita qualidade e confiabilidade. Além disso, o cliente pode contar com uma ampla rede de concessionários para suporte. Tudo isso é altamente relevante para quem utiliza o veículo como ferramenta de trabalho", destaca Hermann Mahnke, diretor de Marketing da GM América do Sul.

A S10 também se consagrou no mercado por seu desempenho como produto, oferecendo o melhor balanço entre robustez, dirigibilidade e conforto com muita força e tecnologia, tanto no asfalto quanto no fora-de-estrada.


Atualmente a S10 é oferecida em três opções de carroceria (cabine dupla, cabine simples e chassis cab), cinco níveis de acabamento (LS, Advantage, LT, LTZ e High Country), duas opções de motorização (2.5 Flex e 2.8 Turbo Diesel), assim como duas opções de transmissão (MT6 e AT6) e tração (4x2 e 4x4). Ao todo são 12 configurações, para atender os mais variados tipos de negócio, seja no campo ou na cidade.

Além da ampla disponibilidade de itens tecnológicos, como acionamento remoto do motor, alerta de saída involuntária de faixa e direção elétrica capaz de compensar inclinação da via em longos percursos, a S10 se diferencia pela oferta de equipamentos exclusivos no segmento, entre eles o sistema de telemática OnStar e o CPA (Centrifugal Pendulum Absorber), que ajuda a reduzir os níveis de ruído e de vibração além do consumo de combustível.


Desde a chegada no País até os dias atuais, a S10 não parou de se transformar. Foram diversas evoluções estruturais, mecânicas, tecnológicas e de aparência. Confira as principais delas, por ano ou modelo:

Legado da S10 começou há 25 anos no BrasilDerivada do modelo norte-americano, a S10 brasileira chegou em 1995 com design mais aerodinâmico e diversos itens de luxo para atender as preferências do consumidor local com uma proposta que unia conforto, praticidade e valentia.


A primeira picape média produzida no País estreou com um conjunto surpreendente para a época: cabine simples, motor 2.2 EFI de 106 cv, transmissão manual de cinco marchas e opção de freios ABS nas rodas traseiras.

Outra novidade que a S10 trouxe para o segmento foram as variações de carroceria e de motorização. Apenas um ano após o lançamento aproximadamente, surgia a versão cabine estendida, com 37 cm a mais de entre-eixo, suficientes para acomodar dois bancos traseiros, escamoteáveis.


Em relação à mecânica, a Chevrolet introduziu duas novas opções de motorização: o 2.5 Turbo Diesel HST (High Speed Turbo) de 95 cv, que ajudou a elevar a capacidade de carga do veículo para 1 tonelada, e o motor V6 Vortec, de impressionantes 180 cv e injeção eletrônica sequencial centralizada (SCPI).

A família S10 continuava crescendo, para atender um maior universo de consumidores. Em 1997, foi apresentada a S10 cabine dupla com quatro portas - exclusividade do modelo fabricado no Brasil. Nascia também a versão Executive, com acabamento mais refinado e itens exclusivos, como os bancos revestidos em material premium com ajustes elétricos para o do motorista.


No ano seguinte, o motor 2.2 a gasolina ganha injeção eletrônica multiponto sequencial (MPFI) para melhor eficiência energética e desempenho (113 cv). Também foi lançada a primeira série especial da picape, a Champ 98, em homenagem a Copa do Mundo de Futebol da França.

Outro ineditismo foi a tração 4x4 disponível para todas as versões. Afinal, produtividade e superação eram os novos mantras do agronegócio.


Primeira atualização
Para a linha 1999, a Chevrolet promoveu atualização no design da grade e do para-choque dianteiro da S10, ampliando as entradas de ar para refrigeração do motor e atualizando as luzes auxiliares. Mudanças nas lentes dos faróis e nas rodas ajudaram a deixar o visual ainda mais imponente, enquanto a segurança podia ser incrementada com o sistema de airbag para o condutor e os freios ABS nas quatro rodas, equipamentos então comuns apenas em carros mais sofisticados.

O motor 2.8 Turbo Diesel MWM com três válvulas por cilindro, 132 cv de potência e 34 kgfm de torque marcaria a entrada da S10 no novo milênio e sua ascensão para um patamar superior de desempenho dentro da categoria. 


A aceleração de 0 a 100 km/h da picape baixou da casa dos 15s para a dos 11s. Evolução semelhante foi registrada também no conforto, com a adoção em toda a linha da nova suspensão traseira com molas parabólicas em substituição às semielípticas.

Outra inovação da S10 foi a transmissão automática, inicialmente disponível para a configuração Executive V6 de cabine dupla. O equipamento acompanhava o controlador de velocidade de cruzeiro. Chamou a atenção tais itens, por serem incomuns até aquele momento em utilitários.

A predileção pelas picapes Chevrolet dentro do universo agro fez render a série Barretos - uma homenagem à cidade conhecida pela mais tradicional festa de peão boiadeiro do país.


Geração "Pitbull"
Quem foi ao Salão do Automóvel de São Paulo em outubro de 2000 pode conhecer de perto e em primeira mão a terceira geração da S10, depois apelidada de pitbull, por conta do animal que protagonizava o comercial do veículo na TV. Elementos como grade, faróis, lanternas e para-choque eram mais imponentes, enquanto as linhas do capô e para-lamas, mais retas, refletindo maior robustez.

Painel, quadro de instrumentos, console central, acabamentos de portas e revestimentos dos bancos também foram atualizados, assim como a lista de equipamentos, que adicionava, entre outros itens, o airbag para o carona como opcional. O motor 2.2 a gasolina teve sua cilindrada e potência elevadas, transformando-se num 2.4 de 128 cv.

Para a linha 2002, o motor V6 passou para os 192 cv. Além disso, a comodidade do ar-condicionado também foi incorporada nas configurações de entrada. O garoto-propaganda desta safra foi a série Sertões, comemorativa ao bicampeonato da S10 no Rally dos Sertões.

No ano seguinte mais novidades. A picape da Chevrolet atualizava a lente dos faróis, as rodas de alumínio aro 16, a estrutura dos bancos traseiros da versão cabine dupla, o grafismo do painel e acabamentos do modelo Executive, por exemplo. A versão, sinônimo de sofisticação, transformou-se em objeto de desejo em meio ao recorde de exportações pelo campo. Já os novos amortecedores proporcionavam maior conforto e dirigibilidade.


No fim de 2004, a Chevrolet renomeava as versões da S10: Advantage (entrada), Colina (intermediária) e Tornado (luxo). Apenas a Executive se manteve inalterada.

Depois foi a vez do motor 2.8 Turbo Diesel passar a usar três válvulas por cilindro e injeção direta; o acelerador se tornou eletrônico, e o diferencial, autoblocante.


Pioneirismo com o motor Flexpower
A alteração visual seguinte chegou para marcar o lançamento da linha 2006. Na frente, a grade cresceu e ganhou aletas em formato de cruz. Na lateral, surgiam molduras contornando os para-lamas. Na traseira, chamava a atenção um adesivo na tampa com o letreiro "Chevrolet", igual ao veículo dos Estados Unidos.

A tecnologia bicombustível crescia em relevância no Brasil e a S10 acompanhou este fenômeno para o modelo 2007. O motor 2.4 FlexPower entregava até 147 cv e fez as vendas dispararem. Assim, no ano seguinte, a picape batia mais um recorde de vendas.


Já na linha 2009, outra surpresa. Desta vez, a atualização visual tinha grade reestilizada, entrada de ar sobre o capô, apliques no para-choque frontal e na tampa traseira, adesivo preto na coluna A, novas lanternas, rack de teto, santo Antônio e estribos, quadro de instrumento com fundo azul além de padronagens inéditas para os bancos. Outra significante alteração foi a adoção da gravata Chevrolet na cor dourada, que passaria a ser a nova identidade global da marca.

Em 2010 foi lançada mais uma edição da S10 Rodeio, mas agora como uma versão regular e que duraria até o fim desta geração, em janeiro de 2012. GPS e sensor de estacionamento eram alguns dos novos acessóris. Naquele ano, o modelo da Chevrolet alcançava a marca de 500 mil unidades produzidas, em sintonia com o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio.

As expectativas sobre o design da próxima geração da S10 aumentaram após a exibição de um protótipo no Salão de Buenos Aires, em 2011. A picape-conceito de aspecto futurista era maior e mesclava robustez de um veículo de expedição com o refinamento de um SUV. Foi o principal destaque da mostra para a região.


Nova S10
A mais impressionante evolução da S10 dava as caras em fevereiro de 2012. Uma picape completamente nova do ponto de vista de aparência, estrutura e dirigibilidade.

Alinhada com a "irmã" Colorado norte-americana, a S10 nacional progrediu em tamanho, chegando a 5,35 metros de comprimento, tornando o habitáculo e a caçamba ainda mais espaçosos - o veículo tinha a maior capacidade de carga da categoria (1,3 tonelada).

No novo painel, sobressaia o quadro de instrumentos, inspirado no do Camaro, e o seletor giratório da tração 4x4 no console central. A lista de equipamentos disponíveis ficava mais completa com itens como o ar-condicionado digital e o controle eletrônico de estabilidade e tração.


Estreava junto o motor 2.8 Turbo Diesel CTDi com duplo comando de válvulas e turbocompressor de geometria variável. A transmissão também era nova, tanto a manual de cinco marchas como a automática, agora de seis velocidades.

No ano seguinte, o motor turbo diesel teve aumento de potência, de 180 cv para 200 cv, e de torque, de 47,8 kgfm para 51 kgfm. Já a cabine passou a contar com o multimídia MyLink com leitor de CD e DVD e um navegador GPS incorporado ao sistema.

O ano de 2014 marcou a S10 pelo lançamento do motor 2.5 Ecotec Flex, o mais potente e moderno da categoria. Trabalhava em conjunto com uma nova transmissão manual, de seis marchas. A picape também passou por evoluções dinâmicas. Teve a suspensão dianteira e traseira recalibradas com o intuito de deixar o conjunto mais rígido, e a direção, mais direta.

No ano em que completava 20 anos na liderança do segmento, a S10 inaugura um novo patamar de sofisticação com o lançamento da versão High Country, que além de mais equipamentos de luxo, trazia faróis em cromo escurecido com projetor, aplique no para-choque dianteiro, estribos laterais, rodas aro 18 com superfície usinada, frisos cromados na base dos vidros das portas além de um robusto santo Antonio, especialmente projetado para integrar à caçamba. A peça acompanha uma inédita capota marítima.

A picape adiciona ainda mais três versões de acabamento: Advantage, Freeride e Chassis Cab, pronta para customizações.


Conectividade total
A S10 ganha em 2016 mais uma importante atualização. As linhas mais refinadas da nova dianteira e das rodas são acompanhadas por uma série de novos equipamentos tecnológicos, como alerta de colisão e de saída involuntária de faixa, faróis com LED, acionamento do motor por controle remoto, OnStar e multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay.

O utilitário da Chevrolet ainda passou por um "regime" para ficar mais leve e econômica. Também evoluiu dinamicamente, principalmente em uso urbano, com a adoção da direção elétrica inteligente e da nova suspensão.

No ano seguinte a Chevrolet promoveu três novidades de impacto para a S10. Em abril chegava a tão esperada versão Flex com câmbio automático. Em agosto foi a vez da versão turbo diesel receber uma tecnologia inédita no segmento: o sistema CPA, que ajudou a deixar o veículo até 13% mais econômico. Já em novembro foi apresentada a série limitada 100 Years, comerorativa ao centenário da produção da primeira picape Chevrolet no mundo. Foram apenas 450 unidades produzidas, a maioria adquirida por entusiastas e colecionadores.

Em 2018 desembarcava no Brasil a "grife" Midnight, com carroceria e acabamentos todos escurecidos. A S10 fez a estreia da versão que depois viria a se estender a outros modelos da marca. 


A Chevrolet apresenta na sequência as demais configurações da linha 2019 da picape. Entre as inovações estavam o sistema de controle eletrônico de estabilidade e de tração também para as versões de entrada, enquanto a topo de linha ganha airbags laterais e de cortina em adição ao duplo frontal.


A picape feita pra quem faz
O agronegócio passa por uma verdadeira revolução em termo de produtividade, potencializada pelo uso de novas tecnologias no campo, como a robótica e a inteligência artificial. É de olho na chamada agricultura 4.0 que a Chevrolet vem balizando as evoluções da picape S10, que recentemente reforçou a lista de itens de conectividade e segurança.

O agronegócio tem sido nestes últimos anos um dos principais alicerces e propulsores da economia do país. O setor responde por quase um quinto do PIB brasileiro e a expectativa é que ele seja ainda mais representativo, considerando o nível de impacto que a pandemia está afetando outros setores.

Outlander Sport é o novo SUV da Mitsubishi Motors no Brasil. Utilitário produzido em Catalão (GO) une-se ao ASX dentro do segmento que mais cresce no Brasil, o de SUVs compactos. Os preços vão de R$ 119.990 e R$ 138.990






São Paulo, julho de 2020 – A Mitsubishi Motors acaba de apresentar seu mais novo veículo: o Outlander Sport, um utilitário esportivo premium que se une ao já consagrado ASX como mais uma opção da marca japonesa dentro do segmento de SUVs compactos.

Disponível nas versões GLS, HPE 2WD e HPE AWD, o Outlander Sport traz um design extremamente moderno e imponente, que transmite toda a valentia e esportividade de um legítimo Mitsubishi Motors. O modelo já está disponível na rede de concessionários da marca em todo o Brasil com preço inicial de R$ 119.990.

Com a chegada do Outlander Sport, a linha de veículos que a Mitsubishi Motors oferece a seus clientes fica ainda mais completa. Também produzido na fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO), o ASX se reforça como opção de entrada da marca, seguido pelo Outlander Sport.


A maior gama de opções, especialmente no segmento de SUVs compactos – um dos que mais cresce na indústria automobilística brasileira – permitirá à marca atingir um número maior de consumidores com os mais diferentes perfis, desde os amantes da condução off-road até aqueles que rodam mais sobre o asfalto.

O Outlander Sport tem capacidade para transportar com conforto até cinco passageiros adultos e é equipado de série com o sistema de entretenimento de última geração da JBL, marca ícone em aparelhos de som de qualidade. 


Compatível com as interfaces Apple CarPlay e Google Android Auto, a central multimídia oferece tela sensível ao toque de 7 e total integração com smartphones, rodando aplicativos que se tornaram essenciais no dia a dia, como Waze, Google Maps e Spotify. Na versão de topo HPE AWD, a tela do sistema é maior, com 9 polegadas.


“O mercado de SUVs é atualmente responsável por um a cada quatro veículos emplacados no País. Nesse contexto, o Outlander Sport é extremamente completo, traz o design mais avançado da Mitsubishi Motors e chega para ser um dos mais vendidos. O Outlander Sport é mais uma opção de compra para os nossos clientes no segmento que mais cresce no Brasil”, afirma Fernando Julianelli, CMO da HPE Automotores do Brasil, empresa que detém a produção e a comercialização dos modelos Mitsubishi Motors no País.

O Outlander Sport é produzido na moderna fábrica da HPE em Catalão (GO) e é mais uma opção da marca, que já oferece a gama mais completa de utilitários do mercado, com ASX, Eclipse Cross, L200 Triton, Outlander, Pajero Full e Pajero Sport.

Aparência atual e esportiva

O Outlander Sport traz o que existe de mais atual em termos de design na linha Mitsubishi Motors em todo o mundo. Chamado de Advanced Dynamic Shield, o estilo traz uma dianteira extremamente agressiva, com para-choque redesenhado e grade dianteira prateada. O visual moderno do modelo é complementado pelas duas peças em formato de bumerangue, que conectam grade, faróis, para-choques e luzes auxiliares.


Outro elemento estético marcante na dianteira fica por conta dos faróis de neblina agrupados com as luzes de direção em cubos verticais. O resultado é uma frente alta, moderna e imponente, que transmite status, valentia e esportividade.

O design do Outlander Sport chega acompanhado de tecnologias de última geração. Uma delas é a iluminação Full LED nos faróis e lanternas, que reforçam o ar de esportividade ao trazer luzes finas que invadem a lateral do modelo. A aparência moderna é complementada pelas rodas com acabamento diamantado de série e aros de 18 polegadas.

Mais comodidade ao motorista e passageiros

A lista de equipamentos do SUV é extensa. Desde a versão de entrada GLS há direção elétrica, ar-condicionado automático, duplo airbag frontal, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, freios a disco nas quatro rodas com ABS, distribuidor eletrônico de frenagem (EBD), assistente de emergência (BAS), Brake Override System (BOS), que atua nos pedais durante as frenagens, assistente de saída em rampas (Hill Start Assist System – HSA), ancoragem Isofix para cadeirinhas infantis, ajuste de altura do facho principal dos faróis, vidros elétricos nas quatro portas, travamento automático das portas, sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) e câmera de ré.


O Outlander Sport também traz de série – nas versões HPE – a chave presencial, permite abrir o veículo somente por aproximação e acionar o motor por botão, sem a necessidade de tirar a chave da bolsa ou do bolso.

As versões de topo também trazem bancos em couro (com opção bicolor nas cores preto e bege), aquecimento dos assentos dianteiros, ajustes elétricos para o motorista, grade frontal prateada com acabamento em preto brilhante, detalhes cromados nas fendas laterais, sensores de chuva e crepuscular, full airbags (bolsas frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista) e retrovisores com rebatimento elétrico, luzes de seta integradas e desembaçador.


Novo Sistema de Entretenimento JBL
A cabine do Outlander Sport promete encantar os consumidores que curtem tecnologia. O SUV compacto traz em sua gama uma das mais modernas centrais multimídia do mercado. A tela touch screen de 7 ou de 9 polegadas – dependendo da versão - da marca JBL tem respostas ágeis, gráficos de alta resolução e oferece Bluetooth, tomada USB e as interfaces Google Android Auto e Apple CarPlay, tudo em português brasileiro. Nas versões HPE, o sistema traz ainda comando de voz e GPS nativo.

Motor 2.0 flex
Todas as versões do novo Outlander Sport saem de fábrica equipadas com o eficiente motor 2.0 16V flex de quatro cilindros com bloco em alumínio, dotado de duplo comando de válvulas com abertura e fechamento variáveis na admissão e no escape.

O propulsor produz 170 cv de potência com etanol e 160 cv com gasolina a 6.000 rotações (com ambos os combustíveis). Já o torque fornecido às rodas é de 23 kgf.m com etanol, e de 22 kgf.m com gasolina, sempre a 4.250 rpm.


Em todas as versões, o motor é conectado ao câmbio automático CVT com INVECS-III. A transmissão do tipo continuamente variável prioriza a economia de combustível e a eficiência energética, fazendo o motor operar em regimes de giro menores no trânsito ou na estrada, em velocidade constante. E para as situações de maior esportividade, há o Sport Mode em que o câmbio simula seis marchas e permite trocas manuais por meio dos paddle-shifters no volante.

Um verdadeiro 4x4
O Outlander Sport é um dos únicos SUVs de sua categoria a dispor de arquitetura de um legítimo 4x4. Sua plataforma herdada do irmão maior Outlander garante robustez acima da média mesmo nas versões 2WD, com bons ângulos de entrada e saída, 215 milímetros de altura em relação ao solo e posição de dirigir elevada.

A disposição mais vertical dos assentos realça o espaço na cabine, uma das mais generosas dentre os SUVs compactos. Os 2,67 metros de distância entre-eixos garantem ótimos vãos para pernas e cabeças, e acomodação com grande conforto para até 5 passageiros adultos.


Um ponto alto do Outlander Sport é a geometria de suspensão traseira por braços múltiplos. O conjunto entrega ao condutor um controle dinâmico excepcional sobre o asfalto, enquanto na terra a robustez se impõe e transmite segurança. Essa destreza em situações fora-de-estrada atinge o seu ápice na versão AWD (All-Wheel Drive) com tração integral.

Para a maior comodidade do condutor, o sistema opera eletronicamente de forma automática e adapta o veículo às condições de momento, alternando, quando necessário, a distribuição da energia entre os eixos dianteiro (4x2) e traseiro (4x4).

Em situações off-road, essa distribuição chega a ser de 50/50, ou seja, igualmente repartida, para que o veículo possa superar obstáculos mais difíceis. Há ainda o modo Lock, que ajusta o sistema para ficar no 4x4 o máximo de tempo. 


Confira abaixo cada um dos modos:- 2WD: Modo para condução em rodovias normais, secas e asfaltadas; tração nas rodas dianteiras.

- 4WD Auto: Modo padrão que controla automaticamente a distribuição de torque para as 4 rodas, de acordo com as condições de direção.

- 4WD Lock: Modo para condições escorregadias, quando o veículo trafegar por vias de areia, terra ou neve. A grande quantidade de torque aplicado aos pneus traseiros permite sair de áreas escorregadias, e a força de tração possibilita atravessar trechos off-road mais exigentes.


Versões, cores e revisões
O novo Outlander Sport já está disponível nas concessionárias de todo o país em diversas cores. São elas: Azul Baikal perolizado, Branco Fuji perolizado, Cinza Londrino perolizado, Marrom Laterita, Prata Lítio, Vermelho Lucid, Preto Ônix Pearl perolizado e Prata Cool.

O SUV tem três anos de garantia sem limite de quilometragem, além da MitRevisão com preços fixos e o programa de recompra garantida da rede Mitsubishi.


Valores
Outlander Sport GLS 2WD – R$ 119.990

Outlander Sport HPE 2WD – R$ 132.990

Outlander Sport HPE AWD – R$ 138.990

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Gramado Summit confirma mais um palestrante internacional, Paul Coggins, é CEO da Adludio, empresa de marketing que atua em diversos países




Mais um passo para a internacionalização da Gramado Summit foi dado. O maior evento de inovação e tecnologia do país confirmou mais um nome internacional: Paul Coggins, CEO da Adludio, empresa de marketing e publicidade que atua em diversos países. 
Paul é um profissional engajado na área de startups digitais e palestrará sobre o tema: “redefinindo a publicidade no mobile”. Com isso, trará dicas a partir do case da Adludio. A palestra de Paul será no último dia de evento - que ocorre de 30 de setembro a 02 de outubro, em Gramado/RS.
A empresa de Paul é uma plataforma internacional de publicidade que fornece peças criativas para dispositivos móveis. Oferece soluções de serviço completo e de autoatendimento para marcas e agências de todos os tamanhos, desenvolvendo maior memorabilidade, maior envolvimento, agilidade nos carregamentos e segmentação aprimorada. 
A Adludio atende marcas como a Adidas, Mastercard, Microsoft, Unilever e Ebay, e atua em países como Estados Unidos, Inglaterra, Singapura, França, Hong Kong e Taiwan. Ela já garantiu um investimento de US$ 6 milhões e esteve entre as 50 principais empresas de tecnologia que mais cresceram no Reino Unido em 2019.

Sobre a Gramado Summit
Em 2019, o evento teve 4 mil participantes de praticamente todos os estados brasileiros, além de contar com a participação dos governos de Canadá, Mônaco e Hong Kong como expositores. Para este ano, os organizadores querem internacionalizar ainda mais o evento, tanto na parte de expositores quanto na área de conteúdo. 
O primeiro passo para concretizar isso foi o anúncio de Jordan Belfort (Lobo de Wall Street) como palestrante, que também ministrará um curso exclusivo para apenas 100 pessoas. Outro destaque na área de conteúdo é que a Gramado Summit terá palcos técnicos focados em segmentos específicos. 
Na feira de negócios, o objetivo é dobrar o número de empresas expositoras de 100 para 200, incluindo marcas consolidadas no mercado e startups em estágio inicial. Em termos de área construída, o evento passará de 12 mil m² para 20 mil m², o que representa um crescimento de 66,66%. O impacto econômico estimado é de R$ 12 milhões para a região.

BMW Group aprimora a mobilidade elétrica e inaugura Centro de Competência para intensificar a produção de eDrives na Alemanha. Grupo inaugura centro em Dingolfing para expandir a capacidade de produção de componentes para veículos elétricos; Investimento até 2022 será de 500 milhões de euros.




São Paulo, 02 de julho de 2020 — Hoje, na maior fábrica do BMW Group na Europa, situada em Dingolfing, na Alemanha, o BMW Group inaugura o Centro de Competência para a produção de veículos elétricos. Até então, a planta de Dingolfing era responsável pela produção de componentes relacionados aos trens de força dos veículos da marca.

O ministro-presidente da Bavaria, Markus Söder, e o presidente do Conselho de Administração da BMW AG, Oliver Zipse, lançaram simbolicamente a produção integrada do novo BMW eDrive, que combina motor elétrico, transmissão e a eletrônica em um único local. A nova geração do BMW eDrive será usada pela primeira vez no novo BMW iX3, que entrará em produção na China no final do verão europeu.

No Centro de Competência em Dingolfing, o BMW Group produzirá componentes do trem de força elétrico, como módulos de bateria, baterias de alta tensão e motores elétricos em oito linhas de produção. Nos próximos anos, a empresa estabelecerá quatro linhas adicionais, o que aumentará significativamente a capacidade de produção do local.

 “Continuamos ampliando a mobilidade elétrica e estabelecendo padrões para a transformação de nossa indústria. Até 2022, somente em Dingolfing, poderemos produzir eDrives para mais de meio milhão de veículos eletrificados por ano”, afirma Oliver Zipse. 

“Ao mesmo tempo, produziremos tanto veículos 100% elétricos quanto modelos híbridos plug-in e, também, veículos com motor a combustão, todos em uma mesma unidade fabril, para atender a  demanda de nossos clientes e poder oferecer a eles o poder de escolha. Isso mostra como preparamos o caminho para tornar a mudança em nosso setor uma verdadeira história de sucesso”, completa Zipse.

Nos próximos anos, a área do Centro de Competência para produção de eDrives será ampliada em dez vezes, saindo dos 8 mil metros quadrados em 2015 para 80 mil. O número de funcionários também será aumentado.

Produção de baterias de alta tensão e motores elétricos
A projeção é de que um quarto dos veículos do BMW Group vendidos na Europa deva ter um trem de força elétrico até 2021; um terço em 2025 e metade em 2030. Até 2023, o BMW Group oferecerá a seus clientes nada menos que 25 modelos eletrificados - cerca de metade deles com um trem de força elétrico puro.

O BMW Group possui extensa experiência em toda a cadeia de valor. Tanto o novo eDrive quanto as novas baterias de alta tensão foram desenvolvidos internamente em estreita cooperação entre os departamentos de desenvolvimento e produção. 

A empresa está integrando sua experiência na produção, em larga escala, de trens de acionamento elétrico no Centro de Competência e, assim, garantindo uma produção eficiente que possa responder à demanda por trens de acionamento para veículos totalmente e parcialmente elétricos.

Dingolfing se transforma para a mobilidade elétrica
Hoje, cerca de 10% dos veículos produzidos em Dingolfing já estão eletrificados. Com o lançamento do BMW iNEXT em 2021, o local será capaz de produzir veículos totalmente elétricos, híbridos plug-in e modelos com um motor a combustão em uma única linha. "É assim que estamos implementando o “poder de escolha” na produção de carros", acrescentou Christoph Schröder, responsável pela planta.

A fábrica em Dingolfing possui anos de experiência na construção de componentes para veículos elétricos. As baterias de alta tensão produzidas em série para o BMW i3 estão saindo da linha desde 2013. Esse local também produz motores elétricos desde 2015. A maioria das baterias e motores elétricos de alta tensão para todos os veículos eletrificados do Grupo BMW vem do Centro de Competência.

Quinta geração da tecnologia BMW eDrive
No mesmo dia da abertura oficial, o Centro de Competência também iniciou a produção do trem de acionamento elétrico de quinta geração. Esse componente do trem de força elétrico altamente integrado combina o motor elétrico, a transmissão e a eletrônica de potência. 

O trem de força estará disponível com vários níveis de potência para diferentes modelos. O design altamente integrado do sistema aumenta significativamente a densidade de energia.

A tecnologia BMW eDrive de quinta geração apresenta novas e mais poderosas baterias de alta tensão. Graças ao seu design modular, elas podem ser usadas com flexibilidade na arquitetura do veículo e nos respectivos locais de produção. Atualmente, o Centro de Competência está se preparando para acelerar a produção dessas novas baterias de alta tensão.

Fornecimento sustentável de materiais

A sustentabilidade e a segurança dos suprimentos são fatores importantes na expansão da mobilidade elétrica. O BMW Group adquire as células necessárias para a produção de baterias de alta tensão junto dos principais fornecedores que fabricam estas células com as especificações exatas do BMW Group.

Para os especialistas em compras do BMW Group, a extração e o processamento destas matérias-primas, eticamente responsáveis, começam no início da cadeia de valor: eles têm um grande interesse nas cadeias de fornecimento de células de bateria - até as próprias minas. A conformidade com os padrões ambientais e o respeito aos direitos humanos são a prioridade.

Para as novas baterias elétricas de alta tensão da quinta geração, a empresa reestruturou suas cadeias de suprimentos e fornecerá cobalto e lítio para células diretamente a partir de 2020. Isso garante total transparência sobre a origem dessas duas importantes matérias-primas. 

Os contratos também garantem a segurança do fornecimento até 2025, e além. No futuro, o cobalto será obtido diretamente de minas na Austrália e Marrocos, enquanto o lítio virá da Austrália e de outros países.

Para acessar a versão original (em inglês) e imagens em alta resolução:
https://www.press.bmwgroup.com/global/article/detail/T0310309EN/bmw-group-steps-up-electromobility:-e-drives-for-half-a-million-electrified-vehicles

Para acessar vídeos em alta resolução:
https://www.press.bmwgroup.com/global/tv-footage/detail/PF0007801/Competence-Center-E-drive-Production-production-e-drive-e-motor-and-high-voltage-battery?language=en

Acompanhe a BMW do Brasil nas redes sociais:
Instagram (@bmwdobrasil)
Facebook (@BMWBrasil)
Youtube (@BMWTVBrasil)
Twitter (@BMWBrasil)



ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.