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quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Casa Fiat De Cultura, Memorial Minas Gerais Vale e MM Gerdau - Museu Das Minas E Do Metal apresentam 2ª edição do webinário “Conversas sobre perguntas”. Evento reúne grandes nomes para debater temas atuais e interpretar as palavras que permeiam o presente contínuo

 

A bailarina Ana Botafogo
Em tempos de redução necessária ao ir e vir, o que mais nos movimentou foram as palavras. Manifestas nos encontros, nos textos, nos discursos, nos desejos, nas modificações indispensáveis ao presente, elas atravessaram nossos corpos, nos conduziram ao conhecimento e se tornaram presentes – na ambiguidade do que é estar e ser presente. Nesse sentido, a edição 2021 do webinário “Conversas sobre perguntas” convida os participantes a seguirem e não se interromperem. O evento foi criado ano passado e é promovido e financiado, em curadoria colaborativa, pelos equipamentos culturais Casa Fiat de Cultura, Memorial Minas Gerais Vale e MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, integrantes do Circuito Liberdade. Os encontros online serão mediados pela jornalista Daniella Zupo, de 21 a 23 de setembro, sempre às 19h. Todos os encontros são gratuitos, contam com tradução em Libras e transmissão ao vivo nos canais do YouTube dos equipamentos culturais que realizam o evento. O webinário integra a programação da 15ª Primavera dos Museus.

Ao longo dos últimos meses, fomos falas incessantes na busca de compreensão de nosso tempo. Usamos a língua e a linguagem – oralizada, corporal e escrita – para seguirmos ouvintes do mundo e leitores da vida. Enquanto a primeira edição do “Conversas sobre Perguntas” abordou questões filosóficas, existenciais e científicas que afligiam o mundo com projeções para o futuro, em 2021, a iniciativa propõe a interpretação de um presente contínuo, tendo a “palavra” como fio-condutor. Serão realizados três encontros: palavra-corpo, no YouTube da Casa Fiat de Cultura, com a bailarina Ana Botafogopalavra-conhecimento, com transmissão no canal do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, com a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz; e palavra-presente, com o poeta e compositor Antonio Cicero, no canal do Memorial Minas Gerais Vale, no YouTube.

Ana Vilela, gestora cultural da Casa Fiat de Cultura, destaca o formato inovador do projeto. “A construção desse novo espaço para conversas integra, de forma colaborativa e criativa, times de três diferentes instituições culturais que buscam formatos de produção conjunta para agregar diferentes visões. Essa segunda edição demonstra o sucesso desse modelo e vai trazer ao público as diversas dimensões da palavra e os questionamentos que conduziram nosso pensamento ao longo dos últimos meses”, analisa.

Para Márcia Guimarães, gestora do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, o encontro Conversas sobre Perguntas vai se consolidando como oportunidade de conexão com os demais equipamentos que compõem o Circuito Liberdade e mais ainda, a possibilidade de reflexão conjunta. “Ao longo dos diálogos para a construção de uma linha curatorial temos a oportunidade de formular perguntas que também dizem sobre a gestão dos espaços. O que, inicialmente, parece estar em cada estrutura, no íntimo de suas vocações, no dia a dia de suas realizações, se apresenta, na essência, como parte do que podemos e queremos realizar: conversas e perguntas conjuntas”, ressalta.

Segundo Wagner Tameirão, gestor do Memorial Minas Gerais Vale, o webinário é a continuidade de uma ação de reflexão do momento atual. “Em um mundo contemporâneo sem respostas, refletir, lançar perguntas e convidar o público a pensar é um processo rico e necessário. É gratificante realizar uma ação coletiva com parceiros como a Casa Fiat e o Museu das Minas e do Metal, com o objetivo de potencializar resultados e criar coletivamente. Fazer junto é também um processo de perguntar e provocar o pensar que, neste ano, tem a ‘palavra’ como fio condutor”.

O webinário “Conversas sobre perguntas” é uma realização conjunta da Casa Fiat de Cultura, do Memorial Minas Gerais Vale e do MM Gerdau - Museu das Minas e Metal, com patrocínio de Fiat, do Banco Safra, da Vale e da Gerdau. Conta com o apoio da Expresso Nepomuceno, da Sada, do Banco Fidis, do MartMinas, do Amigos da Casa Fiat de Cultura, da Brose do Brasil, da Brembo, e da CBMM, além de apoio institucional do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), do Governo de Minas e do Governo Federal.

PROGRAMAÇÃO

Dia 21 de setembro, terça-feira, às 19h – Transmissão YouTube Casa Fiat de Cultura

https://bit.ly/PalavraCorpo

Conversas sobre perguntas com a bailarina Ana Botafogo

Palavra-corpo

Os pensamentos, ideias e palavras são expressos, majoritariamente, pelos movimentos do corpo. Os pés são o ponto de contato com a Terra, enquanto a boca manifesta nossos desejos, filosofias e questionamentos. A dança, manifestação artística do corpo, reúne gestos, sinuosidades, expressões e diferentes linguagens para fazer ver uma nova relação entre as pessoas e seu lugar no mundo.

Por meio de sua vivência no universo da dança, a bailarina Ana Botafogo convida o público a refletir sobre as diversas linguagens do corpo e como os novos modelos de relação – alterados pelo confinamento e pelo uso constante de telas – impactam nossas expressões, movimentos e a própria consciência corporal.

Em que direção caminha a palavra-corpo? Como a “leveza da dança” pode transcender o tempo e o espaço? De que forma os gestos flexíveis podem nos ensinar sobre adaptação aos novos tempos? Como os conceitos clássicos de movimento encontram espaço nas manifestações contemporâneas e nos ajudam a entender nosso lugar no tempo presente?

Ana Botafogo buscará responder sobre como valorizar o corpo, a vida que ele carrega, e continuar a entendê-lo como meio de manifestações, expressividade e relacionamento dos indivíduos com o mundo.

Dia 22 de setembro, quarta-feira, às 19h – Transmissão YouTube MM Gerdau

https://bit.ly/PalavraConhecimento

Conversas sobre perguntas com a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz

Palavra-conhecimento

A historiadora Lilia Schwarcz usa a compreensão das diversas dimensões da palavra para entrelaçar mundos. Ela nos convida a compreender melhor as palavras, sejam elas políticas, sejam imagéticas ou poéticas, como também a deixarmos apenas de enxergar e a passarmos a ver – ver, principalmente – a possibilidade de um mundo plural.

Lilia tem em Lima Barreto, jornalista e escritor – conhecido por muitos de nós ainda na adolescência, devido a como O homem que sabia javanês ou Triste fim de Policarpo Quaresma –, um amplo campo de estudos. Sobre o autor, Lilia diz: “Lima Barreto fazia uma literatura em movimento”. E, como historiadora, nos faz lembrar que o movimento cria perguntas novas para as histórias contadas.

Em um mundo em movimento, e tensionado pelos desafios de outras maneiras de ver, nossa principal pergunta para Lilia é: as rupturas que temos vivido são também rupturas sobre o conhecimento?

Dia 23 de setembro, quinta-feira, às 19h – Transmissão YouTube Memorial Minas Gerais Vale

https://bit.ly/PalavraPresente

Conversas sobre perguntas com o poeta e compositor Antonio Cicero

Palavra-presente

A palavra-presente encerra o nosso encontro de 2021 para o Conversas sobre Perguntas. Ela vem para nos direcionar ao presente, ao olhar para o agora e para todas as perguntas necessárias à existência – hoje, não mais amanhã, com toda a urgência do agora! Ela vem também como um presente, em forma de poesia e música, e nos leva a lugares de produção de vida. Palavra-presente e palavra-poesia amplificam nossa possibilidade de estar no mundo. No mundo presente.

Antonio Cicero, poeta e letrista, nos presenteia com a musicalidade e a dança das palavras. Com o sensível que urge ao nosso bem-viver. Poesia. A pergunta que fica, no encontro de pessoas e palavras é: no mundo de corpos paralisados e palavras aceleradas, qual é a medida do tempo da vida?

OS CONVIDADOS

Ana Botafogo

Considerada pelo público e pela crítica uma das mais importantes bailarinas brasileiras de todos os tempos, Ana Botafogo é Primeira Bailarina do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira profissional na França, no Ballet de Marseille, de Roland Petit. Já participou de Festivais em Lausanne, Veneza, Havana, e na Gala Iberoamericana de La Danza, representando o Brasil em Madri. Apresentou-se, ainda, em vários países da Europa e das Américas do Norte, Central e do Sul. Foi bailarina principal do Teatro Guaíra e da Associação de Ballet do Rio de Janeiro. Em 1981, ingressou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, já como Primeira Bailarina, cargo em que permanece até hoje. Entre seus muitos títulos, destacam-se o de Embaixadora da Cidade do Rio de Janeiro, o de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, Chevalier dans L'Ordre des Arts et des Lettres (Ministério da Cultura da França), o Troféu Mambembe-1998, a Ordem do Mérito Cultural (Ministério da Cultura-Brasil), na classe de “Comendador”, e a Medalha Pedro Ernesto. Apresentou-se em quase todo o Brasil com o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, além de outras companhias e academias de Ballet. Também levou, a diversas capitais brasileiras, os espetáculos “Ana Botafogo In Concert”, “Três Momentos do Amor”, “Suíte Floral”, e “Isto é Brasil”, este em companhia de Carlinhos de Jesus. Em 2011, comemorou 35 anos de carreira, com o espetáculo Marguerite e Armand. A divulgação e a popularização da dança é uma preocupação constante de Ana Botafogo, que leva sua arte para os diversos cantos do Brasil.

Lilia Schwarcz

Lilia Moritz Schwarcz é professora sênior do Departamento de Antropologia da USP e Global Scholar desde 2008, em Princeton. Publicou vários livros, como Retrato em branco e negro (1987), Espetáculo das raças (1993), As Barbas do Imperador (1998), A longa viagem da biblioteca dos reis (2002), O sol do Brasil (2008), Brasil uma biografia (com Heloisa Starling, 2015), Um enigma chamado Brasil (com André Botelho), Dicionário da escravidão e da Liberdade (com Flavio Gomes, 2018); Lima Barreto, triste visionário (2018), Sobre o autoritarismo no Brasil (2019), Bailarina da morte: a gripe espanhola de 1918 (2020), Enciclopédia Negra (com Flávio Gomes e Jaime Lauriano, 2021). Recebeu vários prêmios literários, como o Jabuti (7 vezes), o prêmio APCA (3 vezes), o prêmio Biblioteca Nacional e o prêmio da Anpocs de livro do ano, em 2019. Foi curadora de algumas exposições, como “A longa viagem da biblioteca dos reis” (2006), “Nicolas-Antoine Taunay: uma tradução francesa dos trópicos” (2008), “Uma história do Brasil” (com Boris Kossoy, 2013, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte), “Histórias mestiças” (com Adriano Pedrosa, 2014, São Paulo), Histórias da infância (2016, São Paulo), Histórias da sexualidade (2017, São Paulo), “Histórias afro-atlânticas com Adriano Pedrosa, Ayrson Hieráclito, Helio Menezes e Tomás Toledo” (2018, São Paulo), “Histórias das Mulheres” (2019, São Paulo), “Enciclopédia Negra” (2021). Teve bolsas da Guggenheim Foundation (2006/ 2007) e da John Carter Brown Library (2007). Recebeu Prêmio Humboldt (2021). Foi Professora Visitante nas universidades de Oxford, Leiden, Ècole, Brown, Tinker e Columbia. Recebeu a Comenda do Mérito Científico em 2010, e é membro do American Comitê do Humans Right Watch e do Editorial Committe for Latin America da CECLA. É colunista do jornal Nexo desde 2016 e, desde 2015, é curadora adjunta para histórias do MASP.

Antonio Cicero

Antonio Cicero é escritor, poeta e filósofo, além de autor dos livros de poemas Guardar (1996), contemplado com o “Prêmio Nestlé de Literatura”, A cidade e os livros (2002) e Porventura (2012), que recebeu o Prêmio ABL de Poesia, o Prêmio Jabuti de Poesia, e foi finalista do Prêmio Telecom de Literatura. É, também, autor dos livros de ensaios filosóficos O mundo desde o fim (1995), Finalidades sem fim (2005), finalista do Prêmio Jabuti, e Poesia e filosofia (2012). Organizou, ainda, o livro de ensaios Forma e sentido contemporâneo: poesia (2012), e, em parceria com o poeta Waly Salomão, o volume de ensaios O relativismo enquanto visão do mundo (1994). Com Eucanaã Ferraz, organizou a Nova antologia poética de Vinicius de Moraes (2003). É autor de inúmeras letras de canções, e tem como parceiros, entre outros, compositores como Marina Lima, Adriana Calcanhotto e João Bosco. Em 2012, foi agraciado com o “Prêmio Alceu Amoroso Lima – Poesia e Liberdade”.

A MEDIADORA

Daniella Zupo

Jornalista, escritora e documentarista. Com mais de 20 anos de experiência nas redações, trabalhou como repórter, correspondente internacional e editora e apresentadora de TV e rádio, já tendo entrevistado as principais personalidades culturais do país. É diretora e roteirista da premiada webserie documental “Amanhã Hoje é Ontem”, selecionada para o RioWebFest como uma das melhores webseries brasileiras de 2016. O livro Amanhã Hoje é Ontem, que abriu a programação oficial da Fliaraxá 2017, recebeu menção honrosa da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e marca sua estreia na literatura. Atualmente, é comentarista da rádio Itatiaia e colaboradora da revista Pasmas!. Desde 2019, é integrante da Academia Novalimense de Letras. Comanda, em suas redes sociais, os programas “Meus discos, meus livros e nada mais” e “Friday Night Live”, programa semanal de entrevistas com convidados de diversas áreas da cultura e do comportamento.              

IDEALIZADORES

Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar as mais prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braile e atendimento em libras.

Mais de 60 mostras de consagrados artistas brasileiros e internacionais já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 15 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico.

A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 3 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 560 mil participaram de suas atividades educativas.

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale, sob a gestão do Instituto Cultural Vale, apresenta a história, a cultura e as tradições de Minas em espaços interativos e surpreendentes. Foi desenvolvido a partir do conceito de “museu de experiência”, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, proporcionando a interação do público com o seu conteúdo.

Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial Minas Gerais Vale é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura. Um lugar onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação.

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências. O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, sede do Museu, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau. O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, foi de Marcello Dantas.

SERVIÇO:

Webinário “Conversas sobre Perguntas”

De 21 a 23 de setembro de 2021, no YouTube dos espaços culturais

Idealização: Casa Fiat de Cultura, Memorial Minas Gerais Vale e MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Toda a programação é gratuita

Dias e convidados

Dia 21 de setembro – a bailarina Ana Botafogo – YouTube da Casa Fiat de Cultura

Dia 22 de setembro – a historiadora Lilia Schwarcz  YouTube do MM Gerdau

Dia 23 de setembro – o poeta e compositor Antonio Cicero – YouTube do Memorial Minas Gerais Vale

Mais informações: nas redes sociais dos três espaços culturais

Casa Fiat de Cultura lança kit para ampliar o acesso de pessoas com deficiência à obra de Portinari. Peça para apreciação tátil, caderno em braille com descrição comentada e link para os conteúdos audiovisuais são desenvolvidos pelo Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura e marcam o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência


Desde a sua fundação, a Casa Fiat de Cultura possui um Programa Educativo que é peça fundamental no trabalho de valorização e expansão do conhecimento proporcionado a todos os públicos. Para cada ação educativa, conceitos e temáticas são desenvolvidas com o intuito de encantar e transformar, de maneira positiva e inclusiva, o imaginário dos visitantes. No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, a grande novidade apresentada pelo Programa Educativo, por meio do seu Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, é o lançamento do kit acessibilidade “Portinari para apreciação tátil e auditiva" para ampliar o acesso de pessoas deficientes à obra “Civilização Mineira” (1959), de Candido Portinari, maior painel do artista em Minas Gerais – em exposição permanente no hall de entrada da instituição. O kit será entregue a instituições educacionais e também ficará disponível para apreciação do público da Casa Fiat de Cultura.

 O conteúdo do kit foi desenvolvido pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão a partir de diálogos e vivências experimentais realizadas com o público deficiente. A obra de Candido Portinari foi reproduzida em relevo, em tamanho reduzido, para apreciação tátil, numa parceria com o Stellantis Design Center South America — centro de design da marca, responsável pela criação de carros do grupo automobilístico. Para a produção das peças em resina foi realizado o mapeamento digital da imagem e uma projeção da topografia da obra, sendo possível, assim, explorar as figuras, as formas e a volumetria representadas no painel.

 A peça tátil será acompanhada por um caderno educativo, impresso em braille e texto ampliado, com a descrição comentada da obra, e um link para acesso aos conteúdos digitais: audiodescrição comentada da obra com tradução em Libras e legendas, versão sonora da obra para experimentação sinestésica e gráfico da versão sonora da obra para complementação visual da experimentação sinestésica. Também será disponibilizada uma playlist de vídeos selecionados no YouTube da Casa Fiat de Cultura com - tradução simultânea em Libras.

 Segundo a coordenadora do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, Clarita Gonzaga, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do Programa Educativo atua não apenas no sentido de desenvolver instrumentos e estratégias de acessibilidade, mas também na promoção de discussões sobre mediação e experiência estética acessíveis. “Elaboramos uma ferramenta de inclusão que fomenta a inserção e o desenvolvimento de temáticas relacionadas à arte, cultura e patrimônio. É mais que uma peça facilitadora para a pessoa deficiente, mas para todos os públicos. O que o olhar não capta, as mãos percebem”, ressalta.

 O kit acessibilidade “Portinari para apreciação tátil e auditiva" é uma realização da Casa Fiat de Cultura com apoio do Stellantis Design Center South America e do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio da Fiat, do Banco Safra e da Gerdau, copatrocínio da Expresso Nepomuceno, da Sada, do Banco Fidis e do Mart Minas. O projeto tem apoio institucional do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), do Governo de Minas e do Governo Federal, além do apoio cultural do Programa Amigos da Casa, da Brose do Brasil e da Brembo.


 O painel Civilização Mineira

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), “Civilização Mineira” (1959) é o maior painel de Candido Portinari em Minas Gerais, medindo 2,34 X 8,14 metros. Em exposição permanente, o painel retrata a mudança da capital mineira, da cidade de Ouro Preto para Belo Horizonte, em 12 de dezembro de 1897. Em meio à paisagem, a presença de Tiradentes e outras personalidades retoma outro marco da história do Estado: a Inconfidência Mineira (1789). Com técnica mista, têmpera e óleo, a obra é caracteristicamente modernista, sem abrir mão de fundamentos da pintura clássica. Portinari (1903 - 1962) é considerado um dos maiores artistas brasileiros do século XX, tanto por sua produção estética quanto pela atuação consciente nos âmbitos cultural e político.

A Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar as mais prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras.

Mais de 60 mostras de consagrados artistas brasileiros e internacionais já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 15 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico.

A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. Mais de 3 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 560 mil participaram de suas atividades educativas. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.



SERVIÇO 

 Casa Fiat de Cultura

Circuito Liberdade

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Fiat apresenta séries Chrome Edition e Black Edition para a Nova Toro. • Marca oferece diferentes itens de estilo para o visual já sofisticado da picape. Veja o preço no texto




A Nova Fiat Toro passou por sua mais importante evolução em abril, com a chegada da linha 2022 à rede de concessionárias. Além de estrear o novo motor Turbo 270 Flex e agregar itens como faróis Full LED, cluster digital de 7’, ar-condicionado digital dualzone, wireless charger e uma cabine completamente reformulada, a picape ampliou seu sucesso no mercado nacional e lidera o segmento CD Pickup com 34,1% de market share, o que corresponde a 47.815 unidades emplacadas desde o início do ano até agosto.



Mesmo assim, a Fiat não para de trazer novidades a este veículo único em seu segmento, que serve ao trabalho e ao lazer, e agora passa a oferecer as séries Chrome Edition e Black Edition exclusivamente para a versão Volcano Turbo 270 Flex. “Com o design arrebatador inspirado nas versões Ultra e Ranch, trouxemos para o consumidor novas possibilidades para o visual já sofisticado da Volcano”, afirmou Herlander Zola, diretor do Brand Fiat América do Sul e Operações Comerciais Brasil.



A série Chrome Edition acrescenta à Nova Fiat Toro grade frontal cromada e overbumper.

Com a Black Edition, a picape exibe grade frontal e overbumper escurecidos, rodas de 18 polegadas de liga leve pintadas de preto, logotipo FIAT (dianteiro e traseiro) e emblemas (Toro, Volcano, Turbo 270) escurecidos, maçaneta da porta na cor da carroceria, além de rack de teto, molduras dos vidros e molduras de portas na cor preta.



Para tornar o design mais diferente e deixar a Nova Toro ainda mais avançada, o consumidor pode combinar uma das séries Black Edition e Chrome Edition ao pacote Tecnologia, que conta com a nova central multimídia de 10,1” posicionada na vertical, Apple CarPlay e Android Auto sem fio, comandos de voz Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, entrada auxiliar e porta USB, além de recursos avançados de auxílio à condução, como frenagem autônoma de emergência (AEB), aviso de saída de pista (LDW) e comutação automática do farol alto (AHB).

Versão topo de gama com motorização turbo flex, a Fiat Toro Volcano conta com o motor turbo flex mais moderno, potente e de maior torque produzido no Brasil, que gera 185 cv de potência máxima a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm abastecido com etanol. Completa, dispõe de faróis Full LED, faróis de neblina, DRL e lanterna em LED, além do cluster digital de 7’ ressaltam o caráter tecnológico ao consagrado design da picape. Controles eletrônicos de estabilidade e tração, Hill Holder, TC+ (Electronic Locker) e sete airbags garantem segurança na condução do veículo.



Comodidade e conforto também podem ser encontrados em equipamentos como espelho elétrico com Tilt Down, ar-condicionado digital dualzone, piloto automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, bancos e volante em couro, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, Keyless Enter-N’Go, assentos com ajuste elétrico e wireless charger.

A versão Volcano Turbo 270 Flex tem preço público sugerido de R$ 153.990. A série Chrome Edition e a Black Edition são comercializadas por R$ 2.990 cada uma e o pacote Tecnologia sai por R$ 5.500.

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Mudança na gestão executiva da holding Stellantis nas Américas do Norte e Latina

 

Antonio Filosa

Mark Stewart 

AMSTERDÃ, 21 de setembro de 2021 - Stellantis anuncia que Mike Manley deixará seu cargo como Chefe das Américas da Stellantis para assumir o cargo de CEO da AutoNation Inc, o maior varejista automotivo dos Estados Unidos, com sede na Flórida, a partir de 1º de novembro de 2021. Mark Stewart (COO, América do Norte) e Antonio Filosa (COO, América Latina), os principais membros da equipe executiva com responsabilidade pelas regiões da América do Norte e da América Latina, passarão a reportar diretamente ao CEO Carlos Tavares.


Carlos Tavares disse:

“Tive o privilégio de conhecer Mike primeiro como um competidor, depois como um parceiro e colega na criação da Stellantis, mas o mais importante, sempre como um amigo. Desde os primeiros dias de nossas conversações, compartilhamos uma visão, uma crença e compromisso verdadeiramente comuns e é sobre essas bases sólidas, construídas ao longo dos últimos anos, que a Stellantis apresentou seus impressionantes resultados iniciais. Então, embora eu pessoalmente lamente não ter mais Mike como colega, estou igualmente encantado por sua nova função de CEO e feliz por ele se juntar ao Conselho da Fundação Stellantis”.

Mike Manley comentou:

“Depois de 20 anos incríveis, desafiadores e agradáveis, e com a Stellantis tendo um desempenho tão forte sob a liderança de Carlos, parece para mim que é o momento certo para abrir um novo capítulo. Trabalhar com Carlos para criar esta empresa extraordinária, com o apoio constante dos nossos acionistas, tem sido um grande privilégio profissional e pessoal. Estou muito orgulhoso de nossas equipes Stellantis por seu extraordinário trabalho e desejo a Carlos e a todos pleno sucesso enquanto continuam esta grande aventura. Finalmente, estou muito honrado por ter sido convidado para fazer parte do Conselho da Fundação Stellantis”.

John Elkann adicionou:

“Gostaria de agradecer a Mike por tudo o que ele fez ao longo de seus vinte anos conosco. Seu tempo à frente da Jeep foi transformador para aquela marca emblemática e, em seguida, como CEO da FCA, ele levou a empresa a resultados recordes em alguns de seus momentos mais desafiadores. Trabalhando em estreita colaboração com Carlos, ele foi fundamental na criação e no lançamento bem-sucedido da Stellantis. Desejamos a ele o melhor em sua nova função”.

Inova-san 2021: Instituto Nissan dá início à 3ª edição do programa de inovação e empreendedorismo para o Sul Fluminense do Rio de Janeiro. Estudantes universitários e de escolas técnicas da região tem até o dia 17 de outubro para se inscrever. Programa tem três categorias: Meio Ambiente, Mobilidade Inteligente e Mulheres e Inovação





Rio de Janeiro – Foi dada a largada para a 3ª edição do Inova-san, programa realizado pelo Instituto Nissan, em parceria com a comunidade local de inovação Rio Sul Valley, e que tem como objetivo impulsionar a educação, a inovação e o empreendedorismo no Sul Fluminense do Rio de Janeiro. A iniciativa envolve projetos inscritos por estudantes universitários e do ensino técnico da região com foco no desenvolvimento de soluções para problemas reais que impactam a sociedade local, onde está localizado o Complexo Industrial da marca.

O lançamento aconteceu em um evento virtual transmitido pelo canal do Youtube do Inova-san. Assim como aconteceu em 2020, e 3ª edição do programa seguirá em grande parte no formato online, ainda em virtude das medidas sanitárias necessárias em função da pandemia da Covid-19.

Uma das principais novidades deste ano são as categorias nas quais os estudantes poderão inscrever seus projetos. Serão novamente três, mas dessa vez, além de Meio Ambiente e Mobilidade Inteligente, eles também poderão optar por Mulheres e Inovação, reforçando o compromisso da marca Nissan e do Instituto com a diversidade e a inclusão.

“O Inova-san já faz parte do DNA do Instituto Nissan e ele aposta na educação para fazer a diferença na vida das pessoas. Esse ano, mais uma vez, seguimos acreditando e investindo no potencial dos estudantes do Sul Fluminense para o desenvolvimento de soluções para os problemas enfrentados por cidades da região”, afirma a presidente do Instituto Nissan, Mila Poli.

No ano passado, a 2ª edição do Inova-san teve quase 550 inscritos e cerca de 70 projetos cadastrados. Nesta 3ª edição, 280 estudantes já se cadastraram nos primeiros dias. A data final para inscrições é dia 17 de outubro.

Após a fase de inscrições, o cronograma do Inova-san conta com outras 3 etapas. Entre setembro e outubro, para ajudá-los na definição e no desenvolvimento dos projetos, os estudantes participam do Sparking Festival. Com atrações diferentes todos os dias da semana, esta fase inclui sessões para tirar dúvidas sobre o Inova-san, palestras com especialistas abordando as temáticas do programa e com professores da região para falar sobre problemas locais, além de sessões de bate-papo sobre criatividade e geração de ideias e mentorias coletivas.

Na etapa seguinte, conhecida como Feeding, os participantes realizam a trilha de modelagem de negócios, e contam com mentoria personalizada para os projetos escolhidos, totalizando, junto com a fase anterior – Sparking –, mais de 7.700 horas de conteúdo gratuito e virtual. E na última etapa, a Growth, os estudantes dos 3 times vencedores – um em cada categoria – recebem como prêmio todo o suporte necessário para desenvolverem seus projetos. Os empreendedores ainda ganham um curso de extensão para aprimorar seus conhecimentos.

Quem pode participar do Inova-san?
Alunos atualmente matriculados em instituições das seguintes cidades do Sul Fluminense: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Valença e Volta Redonda, que estejam cursando nível superior (graduação, tecnólogo, pós-graduação, mestrado ou doutorado) ou escolas técnicas, além de convidados “coringas”, que podem ser professores ou pessoas com qualificação livre.

Como é a formação das equipes?
Cada time deve ter de 2 a 5 integrantes, sendo que as equipes com mais de 2 integrantes podem ter 1 participante coringa (professores ou pessoas com qualificação livre). Os estudantes de cada equipe devem pertencer à mesma instituição de ensino ou escola técnica, exceto o participante coringa. Para a categoria Mulheres e Inovação, a líder do grupo precisa ser uma mulher e o grupo precisa ser formado por uma maioria feminina.

Quais serão as premiações?
Bolsa em programa de incubação de negócios para as 3 equipes, curso de Extensão, mentorias com startups e mentoria técnica

Sobre o Inova-san
O Inova-san é um programa de educação empreendedora e inovação aberta entre o Instituto Nissan e as universidades da região para impacto no Sul Fluminense. Criado em 2019, o programa promove ambiente de tecnologia, colaboração, conteúdo focado em aprendizagem do empreendedorismo para solucionar. Acompanhe mais pelo site: www.inovasan.com.br.

Instituto Nissan
Criado no final de 2012, o Instituto Nissan é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo coordenar todas as ações de responsabilidade social da Nissan no Brasil. Desde a sua criação, a instituição assumiu o compromisso de valorizar e transformar a vida das pessoas por meio da promoção de projetos ligados a quatro eixos: educação profissionalizante, meio ambiente, mobilidade e incentivo ao voluntariado. Para isso, além de ter seus projetos próprios, a organização atua em parceria com associações da sociedade civil, poder público e empresas, e por meio do grupo de voluntariado. Em oito anos de existência, é um orgulho para a instituição já ter beneficiado mais de 118 mil pessoas, principalmente nos municípios do Rio de Janeiro (RJ), de Resende (RJ), de São Paulo (SP) e de São José dos Pinhais (PR) e nas regiões próximas a essas cidades, onde estão localizados os escritórios e a fábrica da Nissan do Brasil. Para mais informações sobre o Instituto Nissan acesse: www.institutonissan.org.br.



segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Olho no Carro lança serviço para ser Tripadvisor dos veículos



Opinião do Dono exibe avaliações dos carros pelos proprietários e ajuda consumidor na escolha do melhor modelo; consulta veicular tem versão gratuita

Quem melhor do que o proprietário de um carro para falar com propriedade sobre o veículo, de acordo com as suas experiências e conhecimento a fundo do funcionamento, vantagens e pontos negativos dele? Pensando nisso, a plataforma de consulta veicular Olho no Carro lança o Opinião do Dono (www.olhonocarro.com.br/opiniao-do-dono), que funciona como um Tripadvisor automotivo, para que as avaliações e depoimentos ajudem os outros usuários a ponderar de vale a pena comprar aquele modelo.

"Oferecemos todas as ferramentas para que a pessoa possa analisar as informações e fazer uma melhor escolha na aquisição de um usado ou seminovo, tanto em relação aos dados mais técnicos quanto com os comentários de quem tem ou já teve aquele carro", diz Yago Teixeira, diretor de produtos da empresa. 


Acabamento e conforto, câmbio, consumo na cidade e na estrada, desempenho, dirigibilidade, espaço interno, estabilidade, freios, porta-malas, suspensão, custo x benefício são os tópicos da seção - definidos após uma pesquisa com os clientes para descobrir os principais fatores levados em consideração por eles na tomada de decisão.

Para fazer a avaliação no Opinião do Dono, basta acessar a página, gratuitamente, selecionar o modelo do carro e dar notas de 0 a 10 aos itens apresentados - que vão resultar em uma média de cada tema e do nível de satisfação geral. O usuário também dá um título que resume a sua opinião e detalha os pontos positivos e negativos, os defeitos apresentados e a quilometragem - que norteia os possíveis desgastes por conta do tempo de uso.

Os reviews são mostrados ao fim de cada consulta veicular na Olho no Carro, que são feitas de forma simples: apenas com a placa ou chassi, é possível verificar o histórico do carro que deseja comprar desde a fabricação dele, conferir de tem sinistros ou registro de furto ou roubo, ver se tem passagem por leilões e aceitação de seguro, pesquisar os valores das peças originais, checar a depreciação, o consumo, a aceleração e o desempenho, entre outras informações.

Há consultas veiculares gratuitas e opções específicas e completas por até R$ 42,90, que ajudam o consumidor a ter base para uma melhor escolha e a fazer o negócio com maior segurança, evitando golpes e perda de dinheiro.

Sobre a Olho no Carro
Plataforma de consulta veicular que oferece ao consumidor o histórico do carro desde a fabricação dele. Apenas com a placa ou o chassi, a Olho no Carro verifica o registro de furto ou roubo, sinistros, passagem por leilões e aceitação de seguro, entre outros dados cadastrais. Lançada em 2017, a empresa lança o Opinião do Dono, para ajudar o consumidor a ter uma decisão mais assertiva na compra de um usado ou seminovo. www.olhonocarro.com.br/opiniao-do-dono

Estados Unidos reabrem fronteiras para o turismo com exigências em Novembro

 


A partir de novembro, os Estados Unidos reabrirão as fronteiras aos estrangeiros, inclusive brasileiros, desde que devidamente vacinados, com apresentação do comprovante de vacinação no embarque junto com o teste negativo da Covid-19 realizado em até 72 horas antes do embarque. A notícia adiantada pelo jornal Washington Post, no dia de hoje, foi divulgada pelo coordenador de resposta à Covid-19 da Casa Branca, Jeff Zients, que disse que os viajantes totalmente vacinados não terão de cumprir a quarentena.

O presidente Biden deixou claro que endurecerá as regras de teste para cidadãos nacionais não vacinados, que precisarão ser testados um dia antes de retornar aos EUA, bem como depois de chegar em casa. Entretanto, ainda não foi anunciado quais vacinas serão aceitas pelo governo dos EUA, se somente as aprovadas no país ou todas as aprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A nova política substitui o sistema de restrições a determinados países, instituído ainda no governo de Donald Trump no ano passado e reforçada por Biden no início deste ano. A medida em vigor até então restringe viagens de cidadãos não-americanos que estiveram no Reino Unido, União Europeia, China, Índia , Irã, República da Irlanda, Brasil e África do Sul nos 14 dias anteriores à viagem.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) exigirá que as companhias aéreas coletem informações de contato de viajantes internacionais para facilitar o rastreamento de contatos. De acordo com Zients, a nova política entrará em vigor “no início de novembro, para permitir que as companhias aéreas e os parceiros de viagem tenham tempo para se prepararem para implementar os novos protocolos”.

COLUNA MECÂNICA ONLINE®


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Tarcisio Dias


20 | SETEMBRO | 2021


Tecnologias que salvam vidas

Novas funções para proteção abrangente dos ocupantes

Evolução dos dispositivos demonstra que a engenharia de segurança continua em evolução constante.

O sistema de airbag é uma contribuição fundamental para a mobilidade segura em veículos modernos. O desenvolvimento das unidades de controle de airbag (ACU), o coração do sistema salva-vidas, iniciaram em Regensburg, Alemanha, já em 1981, e tendo sua produção a partir de 1986 pela Continental.

Desde então, mais de 350 milhões de ACUs foram fabricados nas instalações da empresa de tecnologia em todo o mundo.

As unidades de controle atendem aos mais altos padrões de segurança em caso de colisão para abertura confiável do airbag. Além de outros sensores, um ACU recebe sinais dos chamados satélites de pressão, que detectam e relatam a onda de pressão de uma colisão.

A Continental foi pioneira na produção desses satélites de pressão há 25 anos e, desde então, o número de airbags no veículo continuou a aumentar, uma vez que eles reduzem significativamente o risco de ferimentos em caso de colisão.

O melhor disso tudo é que a evolução é constante. Sob o lema "Proteção Allround", as duas perspectivas em torno do veículo ("Segurança Pré-colisão") e no veículo ("Monitoramento de Segurança do Ocupante") serão interligadas mais estreitamente no futuro, a fim de adaptar mais a estratégia de implantação de airbag de perto com a situação, os ocupantes e sua posição.


Em particular, o objetivo é utilizar sinais de unidades de controle conectadas para implementar novas funções que possibilitem o acionamento de airbags de forma mais rápida e controlada, bem como para estender sua vida útil. Especialmente no caso de uma colisão lateral, cada milissegundo conta.

"Salvar vidas no trânsito rodoviário tem sido a força motriz por trás de nossas inovações e motivação para trabalhar nelas todos os dias por 40 anos. Hoje, com o crescente número de sensores e poder de computação nos veículos, podemos aumentar ainda mais o nível de segurança para todos os usuários das estradas. Com os dados disponíveis dos sensores do ambiente e do interior do veículo, podemos disparar os airbags mais cedo e também ajustar o nível de enchimento do airbag. Isso é possível, por exemplo, com o desenvolvimento de nossa nova tecnologia de válvula de airbag, que permite uma resposta adaptada a situações de colisão individuais para a melhor proteção", afirma Laurent Fabre, chefe da Unidade de Negócios Sensorial e Segurança Passiva da Continental.

Enquanto um moderno ACU controla até 48 circuitos de ignição - e, no futuro, esse número tende a aumentar ainda mais -, os primeiros sistemas controlavam um único airbag.

O desempenho de uma ACU varia de acordo com o segmento, veículo e equipamento, o que significa que são escalonáveis.

A Continental está implementando isso com três variantes modulares de sua unidade de controle de airbag e, dependendo da versão, as unidades de controle oferecem funções básicas de proteção contra impactos frontais e traseiros por meio de airbags frontais e tensionadores de cintos até funções adicionais para atualizações over the air, cyber security e detecção de colisões mesmo durante o processo de carregamento de veículos elétricos. 

Enquanto outras ECUs estão se transformando em produtos baseados em software na reorganização da arquitetura E/E com centralização e alguns computadores de alto desempenho, isso não se aplica à ACU.

"O ACU continuará sendo instalado no local mais seguro do veículo para garantir o melhor desempenho mesmo após os acidentes mais graves. Além disso, os requisitos para o tempo de resposta são tão altos que os tempos de latência necessários para a transmissão entre os tomadores de decisão e os atuadores são realizados de forma mais eficaz em um ACU dedicado. Para a Continental, o mais alto desempenho na área de segurança não é negociável", explica Jochen Zimmermann, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento de Sistemas de Segurança do Ocupante da Continental.

As novas funções da "Proteção Allround" da Continental incluem a ignição antecipada dos airbags para interceptar de forma otimizada os ocupantes no interior. Um fator chave para isso é a integração dos dados pré-colisão, que são fornecidos não apenas pelos sensores do entorno do veículo, mas também pelo Monitor de Segurança do Ocupante, que está atualmente em desenvolvimento e fornece informações sobre os ocupantes e suas posições dentro do veículo. "Isso nos permite acender mais cedo e, por exemplo, endireitar o encosto do banco 300 ms antes de uma colisão dianteira", continua Zimmermann.

Para poder controlar o nível de enchimento do airbag de forma mais seletiva, dependendo da posição do ocupante, uma válvula de controle do airbag está em pré-desenvolvimento.

Esta nova válvula tem a dinâmica de controlar o fluxo de gás no airbag em apenas alguns milissegundos. Isso permite que as aberturas de exaustão no airbag fiquem menores e o airbag permaneça mais tempo graças ao controle de pressão com a válvula de controle do airbag - com a dureza certa para a situação e os ocupantes.

No futuro, é até concebível que o airbag seja amolecido exatamente no momento do impacto do passageiro, de modo que o efeito de rebote (jogar o passageiro para trás) seja reduzido. 

Tecnicamente, a válvula é uma obra-prima porque controla a pressão de 600 bar dinamicamente na faixa de milissegundos e o faz com seu próprio peso atualmente abaixo de 300g.

Novas funções e sistemas também detectam danos à bateria e pequenos impactos - A gama de funções da Proteção Allround demonstra que a Continental também inclui a detecção da bateria em carros elétricos no planejamento, a fim de alertar o motorista de possíveis danos à bateria (e, portanto, risco de incêndio) após colisões ou quedas de rocha.

Esta nova função assistida por sensor de Detecção de Impacto da Bateria, que funciona com base tecnológica do sistema de proteção de pedestres baseado em pressão, também pode ser integrada na unidade de controle do airbag no futuro.

O sensor de contato CoSSy (Contact Sensor System), apresentado em 2019 e complementar aos sistema de proteção Allround, segue em desenvolvimento para danos e contatos muito leves, a fim de detectar e classificar os sinais sonoros, como impacto em baixa velocidade, para que o veículo possa ser parado imediatamente.

Depois de instalado, o sistema também oferece suporte a recursos como detecção de vandalismo (arranhões), condições da estrada, direção por voz e abordagem de veículos de emergência.

Monitor de Segurança Pré-Colisão: Adaptação da estratégia de ativação do airbag por meio do monitoramento do ambiente do veículo.

Monitor de segurança do ocupante: decisões individuais relevantes para a segurança são derivadas do monitoramento do interior.

Unidade de controle do airbag, o coração do sistema de airbag.

Dependendo da posição do ocupante, uma nova válvula de controle do airbag permite um controle mais preciso do nível de enchimento do airbag em caso de acidente.

Visão geral dos airbags disponíveis em carros modernos.

A função de detecção de impacto da bateria pode mapear possíveis danos e avisar sobre os mesmos ao motorista.

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Tarcisio Dias - Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Entre os três (TOP 3) +Admirados Influenciadores Digitais da Imprensa Automotiva.

Entre os cinco (TOP 5) dos +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva.

Premiado (TOP 3) na categoria Automotivo e Motociclismo da 7ª edição do Prêmio Especialistas.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.

https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/

BMW Points chega a Portugal. A nova plataforma de pontos pretende incentivar os condutores de veículos híbridos BMW a utilizarem o modo elétrico. Estará disponível em Portugal a partir de novembro.



A BMW anunciou o lançament
o em Portugal de uma das maiores plataformas de incentivo à mobilidade elétrica, o BMW Points. Este novo serviço de acumulação de pontos pretende promover a condução em modo elétrico dos veículos híbridos BMW. 
Os BMW Points podem ser convertidos em carregamentos nos postos de carregamento públicos, através da aplicação My BMW.

Por cada quilómetro percorrido em modo elétrico, o condutor ganha um ponto que, através da aplicação My BMW, podem ser convertidos em carregamentos. Se o quilómetro for percorrido nas BMW eDriveZones, zonas de baixas emissões nas cidades, o condutor ganha dois pontos. Adicionalmente, por cada sessão de carregamento de 15 minutos ou mais, o utilizador ganha 20 pontos. Ao efetuar mais de 20 sessões de carregamento por mês, acumula 500 pontos extra.

A plataforma, desenvolvida em Portugal em conjunto com a Critical TechWorks, reforça a aposta da BMW em tecnologias que permitam promover a mobilidade elétrica, diminuir os níveis de emissão de poluentes nas áreas urbanas, contribuindo para a construção de cidades cada vez mais ecológicas.

Para Massimo Senatore, Diretor Geral da BMW Portugal, este novo serviço é uma mais-valia para reforçar a estratégia de sustentabilidade da marca. “O BMW Points reforça a aposta da BMW na redução significativa das emissões de carbono, à semelhança das BMW eDriveZones, serviço que disponibilizámos em julho deste ano. Estas tecnologias reforçam a estratégia do Grupo para uma mobilidade mais sustentável, com o objetivo de ter até 2023, 25 modelos eletrificados na frota”, explica.

Já Kerstin Meerwaldt, Head of CoC Customer & Markets, Corporate Strategy Sustainability do BMW Group, garante que o grupo “pretende atingir a neutralidade climática até 2050”. “Para mim, o mais importante é que haja um compromisso com metas intercalares muito específicas para a redução substancial das emissões de CO2 - medidas pelo Science Based Targets Initiative. E teremos que cumprir o que prometemos!”, conclui.

A plataforma BMW Points está disponível nos modelos híbridos Plug-In BMW 330e, BMW 745e, BMW X5 xDrive45e e BMW 530e.

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