Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Inova-san 2021: Instituto Nissan dá início à 3ª edição do programa de inovação e empreendedorismo para o Sul Fluminense do Rio de Janeiro. Estudantes universitários e de escolas técnicas da região tem até o dia 17 de outubro para se inscrever. Programa tem três categorias: Meio Ambiente, Mobilidade Inteligente e Mulheres e Inovação





Rio de Janeiro – Foi dada a largada para a 3ª edição do Inova-san, programa realizado pelo Instituto Nissan, em parceria com a comunidade local de inovação Rio Sul Valley, e que tem como objetivo impulsionar a educação, a inovação e o empreendedorismo no Sul Fluminense do Rio de Janeiro. A iniciativa envolve projetos inscritos por estudantes universitários e do ensino técnico da região com foco no desenvolvimento de soluções para problemas reais que impactam a sociedade local, onde está localizado o Complexo Industrial da marca.

O lançamento aconteceu em um evento virtual transmitido pelo canal do Youtube do Inova-san. Assim como aconteceu em 2020, e 3ª edição do programa seguirá em grande parte no formato online, ainda em virtude das medidas sanitárias necessárias em função da pandemia da Covid-19.

Uma das principais novidades deste ano são as categorias nas quais os estudantes poderão inscrever seus projetos. Serão novamente três, mas dessa vez, além de Meio Ambiente e Mobilidade Inteligente, eles também poderão optar por Mulheres e Inovação, reforçando o compromisso da marca Nissan e do Instituto com a diversidade e a inclusão.

“O Inova-san já faz parte do DNA do Instituto Nissan e ele aposta na educação para fazer a diferença na vida das pessoas. Esse ano, mais uma vez, seguimos acreditando e investindo no potencial dos estudantes do Sul Fluminense para o desenvolvimento de soluções para os problemas enfrentados por cidades da região”, afirma a presidente do Instituto Nissan, Mila Poli.

No ano passado, a 2ª edição do Inova-san teve quase 550 inscritos e cerca de 70 projetos cadastrados. Nesta 3ª edição, 280 estudantes já se cadastraram nos primeiros dias. A data final para inscrições é dia 17 de outubro.

Após a fase de inscrições, o cronograma do Inova-san conta com outras 3 etapas. Entre setembro e outubro, para ajudá-los na definição e no desenvolvimento dos projetos, os estudantes participam do Sparking Festival. Com atrações diferentes todos os dias da semana, esta fase inclui sessões para tirar dúvidas sobre o Inova-san, palestras com especialistas abordando as temáticas do programa e com professores da região para falar sobre problemas locais, além de sessões de bate-papo sobre criatividade e geração de ideias e mentorias coletivas.

Na etapa seguinte, conhecida como Feeding, os participantes realizam a trilha de modelagem de negócios, e contam com mentoria personalizada para os projetos escolhidos, totalizando, junto com a fase anterior – Sparking –, mais de 7.700 horas de conteúdo gratuito e virtual. E na última etapa, a Growth, os estudantes dos 3 times vencedores – um em cada categoria – recebem como prêmio todo o suporte necessário para desenvolverem seus projetos. Os empreendedores ainda ganham um curso de extensão para aprimorar seus conhecimentos.

Quem pode participar do Inova-san?
Alunos atualmente matriculados em instituições das seguintes cidades do Sul Fluminense: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Valença e Volta Redonda, que estejam cursando nível superior (graduação, tecnólogo, pós-graduação, mestrado ou doutorado) ou escolas técnicas, além de convidados “coringas”, que podem ser professores ou pessoas com qualificação livre.

Como é a formação das equipes?
Cada time deve ter de 2 a 5 integrantes, sendo que as equipes com mais de 2 integrantes podem ter 1 participante coringa (professores ou pessoas com qualificação livre). Os estudantes de cada equipe devem pertencer à mesma instituição de ensino ou escola técnica, exceto o participante coringa. Para a categoria Mulheres e Inovação, a líder do grupo precisa ser uma mulher e o grupo precisa ser formado por uma maioria feminina.

Quais serão as premiações?
Bolsa em programa de incubação de negócios para as 3 equipes, curso de Extensão, mentorias com startups e mentoria técnica

Sobre o Inova-san
O Inova-san é um programa de educação empreendedora e inovação aberta entre o Instituto Nissan e as universidades da região para impacto no Sul Fluminense. Criado em 2019, o programa promove ambiente de tecnologia, colaboração, conteúdo focado em aprendizagem do empreendedorismo para solucionar. Acompanhe mais pelo site: www.inovasan.com.br.

Instituto Nissan
Criado no final de 2012, o Instituto Nissan é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo coordenar todas as ações de responsabilidade social da Nissan no Brasil. Desde a sua criação, a instituição assumiu o compromisso de valorizar e transformar a vida das pessoas por meio da promoção de projetos ligados a quatro eixos: educação profissionalizante, meio ambiente, mobilidade e incentivo ao voluntariado. Para isso, além de ter seus projetos próprios, a organização atua em parceria com associações da sociedade civil, poder público e empresas, e por meio do grupo de voluntariado. Em oito anos de existência, é um orgulho para a instituição já ter beneficiado mais de 118 mil pessoas, principalmente nos municípios do Rio de Janeiro (RJ), de Resende (RJ), de São Paulo (SP) e de São José dos Pinhais (PR) e nas regiões próximas a essas cidades, onde estão localizados os escritórios e a fábrica da Nissan do Brasil. Para mais informações sobre o Instituto Nissan acesse: www.institutonissan.org.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.