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sábado, 19 de março de 2022

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira 






Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém

Encenação que emociona o público, com Cristo sendo crucificado


Um dos espetáculos maias conhecidos no Brasil e exterior, realizado no teatro a céu aberto, a Paixão de Cristo, que vai de 9 a 16 de abril, com a participação de artistas profissionais e figurantes convidados pela Sociedade de Teatro Fazenda Nova (STFN) para participarem do espetáculo “Paixão de Cristo”, que será retomado neste ano depois de dois de cancelamento por causa da pandemia do coronavírus. A euforia tomou conta do distrito de Brejo da Madre de Deus, com cerca de 7.000 habitantes, a 203 km da capital Recife, no Agreste pernambucano.

Moradores da região de Nova Jerusalém participam do espetáculo


Encenação da Santa Ceia, com Jesus e os 12 apóstolos


“Todos os anos ocorre uma renovação de cerca de 40% dos figurantes”, afirma Lúcio Lombardi, diretor artístico da “Paixão de Cristo”, que neste ano ocorre de 9 a 16 de abril. Desde outubro, a STFN trabalha na pré-produção do espetáculo, selecionando o elenco principal, captando as cotas de patrocínio e preparando a campanha de divulgação. A expectativa é que Nova Jerusalém receba cerca de 6.000 pessoas em cada apresentação.

"Nos últimos anos, o público médio de ‘Paixão de Cristo’ ficou entre 55 mil e 60 mil espectadores por temporada. Para este ano, a expectativa dos organizadores é alcançar 40 mil pessoas"



Esse número pode quase dobrar se o governo pernambucano, a exemplo de outros Estados, reavaliar os protocolos sanitários, liberar os espectadores do uso de máscaras e ampliar a capacidade de público, o que, segundo Robinson Pacheco, diretor da STFN, pode ocorrer nos próximos 15 dias. Até agora, além da proteção facial, a exigência para adentrar as muralhas é apresentar o comprovante de vacinação ou o teste negativo para Covid-19.

Como é necessário fazer a testagem 24 horas antes do início do espetáculo, a organização oferecerá dois estandes para exames, um deles sem custo. Para levar o público de volta, aposta ainda na venda de ingressos online e na opção de parcelamento da compra em até 12 vezes sem juros. Neste ano, os preços estão R$ 200 a inteira e R$ 100 a meia.

As construções do teatro encantam pela originalidade da época


“Estamos retomando nossa missão depois de 52 anos sem interrupção”, afirma Pacheco, otimista. Com orçamento estimado em R$ 8 milhões, “Paixão de Cristo" vendeu apenas três das cinco cotas de patrocínio. “Estamos com dificuldades de vender porque muita empresa não quer associar sua marca a eventos com aglomeração”, confidencia Robinson Pacheco. A participação dos governos federal e estadual é apenas institucional, por meio da lei de incentivo Rouanet e com apoio na infraestrutura do evento, respectivamente.

Outro chamariz para o público é o elenco de famosos, uma parceria firmada entre a STFN e a TV Globo desde 1997, o que garante nomes de peso sem a necessidade de cachê milionário.

Neste ano, Gabriel Braga Nunes é Jesus; Christine Fernandes, Maria; Luciano Szafir, Herodes; Thayara OG, Herodíades; Sérgio Marrone, Pôncio Pilatos; e Marina Pacheco, Madalena. Nunes volta à encenação depois de ter interpretado Pôncio Pilatos em 2019.

Pacheco diz ter desenvolvido um método para escolher o protagonista: “Começa pelo biotipo, ou seja, tem que ser alguém que lembre Jesus. O ator precisa ter disciplina, talento e ser de fácil relacionamento. Difícil eu errar na escolha”.

É importante também ter uma boa voz, porque, como a cidade-teatro é gigantesca, o espetáculo é todo dublado. “Os atores têm que chegar com o texto na ponta da língua para se encaixar na dublagem”, explica.

O processo é simples: os atores recebem o texto por WhatsApp, decoram as falas, depois gravam em estúdio, e a trilha sonora é sobreposta. Pacheco reconhece que as novas tecnologias facilitam cada vez mais a encenação.

Ao longo de 50 anos, só não mudaram os cenários – são nove palcos espalhados por uma área de 100 mil m², o que equivale a um terço da área murada de Jerusalém original – e os figurinos, criados pelo estilista Victor Moreira.

O teatro ao ar livre ocupa 100 mil metros quadrados


A ideia de construir essa quase réplica de Jerusalém no Agreste foi do pai de Robinson, o jornalista Plínio Pacheco, influenciado pelo comerciante e político Epaminondas Mendonça. O pai era casado com uma atriz, Diva.

A ideia de Mendonça de montar uma teatralização do episódio do calvário nas ruas de Fazenda Nova entre 1951 e 1962 deu tão certo que o vilarejo ficou pequeno para tanto turista. O lugar chegava a receber o dobro de sua população. Plínio Pacheco chegou a Fazenda Nova em 1956 e tratou de construir a cidade-teatro a um quilômetro do local original da encenação.

Agências de receptivo, veja com as agências de viagens, oferecem pacotes de viagens para o destino com ingressos. Uma pousada foi, inclusive, montada dentro das muralhas. Durante a pandemia, a estrada que liga Brejo da Madre de Deus a Caruaru foi recuperada para facilitar o acesso ao distrito de Fazenda Nova.

Uma dica para o viajante é aproveitar a encenação da Semana Santa em Fazenda Nova para combinar a viagem com Recife, Caruaru ou Porto de Galinhas. Um pacote da Luck Receptivo, por exemplo, está custando a partir de R$ 359 por pessoa, saindo da capital pernambucana e incluindo transporte, ingresso para o espetáculo, acompanhamento de guia e uma parada na famosa feira de Caruaru para apreciar o artesanato regional.




Onde comprar ingressos: Acesse o site 


Hotel Intercity BH Expo reabre e projeta meta de 40% para 2022

Coquetel de reabertura será no dia 22 de março para convidados parceiros do hotel, empresários, influenciadores e imprensa para chancelar a nova fase do hotel que passou a ser gerido pela HotelCare, que tem à frente o novo gerente Geral, Edvard Pancracio

Hotel Intercity BH Expo


Hotel Intercity BH Expo – o maior da rede Intercity Hotéis no Brasil reabre as portas, após suspender as atividades por dois anos devido à pandemia, com uma nova gestão da administradora HotelCare, que tem operações no Ceará, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais e ainda em 2022 no Rio Grande do Sul e Paraná. Para marcar a reabertura oficial, o hotel vai realizar um coquetel no dia 22 de março para comemorar o retorno as atividades e também a parceria firmada com o Expominas para ser o hotel oficial em vários eventos importantes como feiras de negócios, congressos e formaturas no primeiro semestre. O Intercity, que fica 1km do Centro de Exposições, projeta meta de 40% para 2022 e uma das apostas é a retomada do turismo de negócios com os eventos presenciais.

O novo Gerente Geral do hotel, Edvard Pancracio, que tem grande expertise no setor com passagens pelos Paradiso Macaé Hotel, Bourbon Vitória Residence Hotel, Hotelaria Brasil Ltda, entre outros, destaca que a parceria vai potencializar as vendas oriundas do turismo de negócios e que o hotel também é muito procurado devido ao fácil acesso ao centro da cidade, espaço para estacionamento com 300 vagas, restaurante com capacidade para 200 pessoas e uma infraestrutura ímpar. São 286 unidades, distribuídas em 13 andares, além de apartamentos para portadores de necessidades especiais, o hotel é pet friendly e oferece espaço fitness completo e business center. A estrutura de lazer conta com piscina aquecida coberta, lobby bar e restaurante.
Piscina aquecida do hotel


“Em breve o nosso rooftop também estará pronto para eventos sociais e empresariais”. Uma novidade anunciada pelo hotel é que até o início do mês de abril, o moderno e espaçoso restaurante Libertas, que funciona atualmente à la carte irá atuar no formato self service também, no valor de R$69,00 o quilo. “Nosso restaurante ficará ainda mais completo para atender a todos os perfis de hóspedes e eventos no hotel”. O cardápio variado conta com entrada, prato principal, sobremesas e tira-gostos e é muito elogiado pelos frequentadores. Entre as delícias preparadas pelo chef Manoel destacam-se a picanha com farofa e fritas, risoto de alho-poró com amêndoas e o pudim do Toninho bastante conhecido. O coquetel para convidados, parceiros, empresários, influenciadores e imprensa irá contar com drinks variados e um delicioso menu preparado pelo chef do hotel, Manuel Pereira, ex-Othon.

Chef Manuel Pereira prepara receitas especiais


O hotel planeja ampliar os pacotes especiais para hóspedes também esse ano. Atualmente ele conta com o Noite Núpcias com mimos especiais e tratamento vip. A diária para 2 pessoas a partir de R$ 650,00 conta com decoração com flores, mimo surpresa aos noivos, café da manhã servido no apartamento, late check-out até às 18h, roupões, espumante, entre outros. Outro pacote muito procurado é o Noite Romântica, muito procurado pelos casais em datas especiais como aniversários e Dia dos Namorados. O serviço é uma excelente opção de presente para os apaixonados que querem agradar o par com uma opção que foge das tradicionais flores e bombons, já que dentro do pacote do hotel o casal conta com suíte decorada com pétalas de rosas, fotos do casal, espumante e todo o conforto ímpar dos quartos, estrutura de lazer com piscina aquecida coberta, jacuzzi e um restaurante requintado. O valor do pacote é a partir de R$470,00 +5% de ISS e as reservas podem ser feitas no tel (31) 3307-5802 e (31) 9559-4169 (WhatsApp), e-mail: reservas.expo@intercityhoteis.com.br

21° Encontro da Hotelaria

Pouso Alegre uma das cidades mais progressistas de Minas Gerais vai receber em maio, o 21° Encontro da Hotelaria, evento que vai movimentar o mercado turístico da região sul do estado. 


No dia 10 de março, Marcos Valério Rocha, coordenador executivo da FBHA e organizador do evento, esteve reunido com Paulo César Figueiredo Pereira, Secretário de Gestão Estratégica e Desenvolvimento Econômico de Pouso Alegre; Anderson Machado de Faria, do Sebrae Regional Sul; Elaine do Lago Gonçalves, do Sesc; Guilherme Suiat, do Senac; Luiz Gustavo Muniz, Gerente Geral do Marques Plaza Hotel e Michell Campos, Gerente do Shopping Serra Azul. Estiveram presentes também os parceiros e principais articuladores para a realização dessa edição, Marcos Dias, Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pouso Alegre; Rolando Brandão, Diretor de Turismo e Eventos da Associação Comercial e Industrial de Pouso Alegre e Rosana Ferraz, Diretora do Hotel Ferraz.

O 21° Encontro da Hotelaria, acontecerá dias 26, 27 e 28 de maio e sem dúvida a edição Sul de Minas, tem tudo para ser umas das mais importantes edições do Encontro da Hotelaria. O evento é promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), e conta com o apoio da Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O Encontro da Hotelaria já passou por treze cidades mineiras: Belo Horizonte, Caxambu, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Ouro Preto, Montes Claros, Governador Valadares, Capitólio, Uberlândia, Monte Verde, Confins/BH Airport, Tiradentes e Brumadinho.

www.encontrohotel.com.br https://youtube.com/c/EncontroHotelaria

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 Informações para 
sergio51moreira@bol.com.br
@sergiomoreira63





Abav-RJ comemora fim da taxa de fiscalização da ANTT. Senado derrubou veto do presidente Bolsonaro

Luiz Strauss, presidente da Abav-RJ

Após anos de batalha, a Abav-RJ comemora a revogação da taxa anual de R$ 1.800, cobrada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) das empresas de transporte rodoviário coletivo interestadual e internacional de passageiros.

 “Essa vitória é de todo o setor e mostra a força das entidades que lutaram pelo fim dessa taxa. Essa cobrança prejudica a atividade empresarial, principalmente em um momento de crise econômica provocada pela pandemia”, destacou Luiz Strauss, presidente da Abav-RJ.

Após o Congresso aprovar, em dezembro de 2021, o PL 3.819/2020, de autoria do senador Marcos Rogério, com critérios mais rigorosos para as empresas de ônibus, a revogação da taxa de fiscalização, inserida na proposta, foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro em janeiro deste ano.

Nesta quinta-feira, 17 de março de 2022, o veto foi derrubado no Senado por 57 votos a 1.

Importante ressaltar que a taxa já era alvo de ações na Justiça brasileira. Entre outros pontos, as empresas reclamam da falta de proporcionalidade, já que todas pagam o mesmo valor, independentemente do tamanho e faturamento. 

sexta-feira, 18 de março de 2022

Rio Vamos Vencer reúne trade para discutir ações de fomento ao Turismo do Rio

 



No último dia 16, o trade turístico do Rio e de São Paulo esteve reunido durante todo o dia no Hotel Fairmont Rio de Janeiro, Copacabana, no evento “Tu
rismo – Planejamento e Resultados - A Importância do Rio de Janeiro para o Brasil”, idealizado pela Associação Rio Vamos Vencer.

Durante o encontro, foram apresentadas boas práticas e programas que deram resultados no setor de Turismo, como o Plano Maravilha (1997 – 2000), visando compor uma agenda propositiva que possa contribuir para a recuperação e desenvolvimento do Rio de Janeiro.

“Todo esse nosso esforço é para conscientizar o trade e a classe política, do estado e da cidade, da urgente necessidade da coordenação de esforços, de investimentos e de verbas generosas para publicidade. Não podemos ter uma cidade, com o nosso potencial, desassistida de uma linha mestra de ação para coordenar todos as iniciativas e ações dos agentes que integram essa cadeia e, desta forma, organizar e colaborar com o turismo do país”, enfatizou o presidente da Associação Rio Vamos Vencer, Marcelo Conde, durante a abertura do encontro.

O presidente do RIOgaleão (GIG), Alexandre Monteiro, um dos primeiros a fazer uso da palavra, destacou a importância do Rio no Turismo do Brasil e que o aeroporto foi construído para ser o maior do país. No entanto, a fragmentação da conectividade aérea está dificultando muito a atração de companhias aéreas internacionais.

“É necessário realizar, o quanto antes, a concessão unificada de GIG e SDU como foi anunciado recentemente pelo Governo Federal. Existem exemplos deste modelo em Roma e Paris. Precisamos proteger o maior aeroporto do Brasil e a gestão unificada dos dois equipamentos garantirá o desenvolvimento e o crescimento do destino. É muito difícil a gente ter turismo internacional com a fragmentação de conectividade existente hoje no Rio” ressaltou Alexandre Monteiro.

Marcelo Conde também acredita que uma única empresa administrando os dois equipamentos trará mais equilíbrio e maior desenvolvimento ao setor.

“Não podemos aceitar o Brasil no 52º lugar no ranking mundial. O Rio é a ponta da lança, é a cara do Brasil e precisa voltar a ser a porta de entrada dos turistas estrangeiros. Conclamamos esta cidade a assumir sua posição de liderança e, com isso, coordenar os esforços nacionais na defesa e no crescimento do Turismo”, falou o empresário.

O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, falou sobre sua “Experiência à frente do Turismo em São Paulo” e dividiu com os presentes os desafios do reposicionamento estratégico do turismo no estado, que envolveu diversas ações como a estruturação do turismo de proximidade, a ampliação da oferta de produtos turísticos somados às condições urbanísticas, à promoção nacional e internacional de alto impacto e o investimento gasto em educação

“Entre 2019 e 2021, o PIB do Turismo de São Paulo teve um acréscimo de 4%, passando de 5,3% para 9,3%, e foram criados 10 mil empregos a mais pelo setor”, revelou o dirigente.

O secretário do Estado de Turismo do Rio, Gustavo Tutuca, que não esteve presente ao evento, pois estava representando o Rio de Janeiro na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), prestigiou os presentes com um vídeo destacando as principais iniciativas da pasta nos últimos anos como a campanha “O Rio continua lindo. E perto”, o encontro de negócios o “Rio é de vocês” e o projeto Rio+10, um planejamento estratégico para guiar os próximos 10 anos do Turismo no Rio. Já o subsecretário de Grandes Eventos, Marcelo Monfort, presente ao evento, acrescentou que a desburocratização também é essencial para o fomento do turismo.

Quem também mostrou que planejamento dá resultado foi o executivo Gérard Bourgeaiseau, que esteve à frente do Plano Maravilha, implementado entre 1997 e 2000, e que contou com o engajamento dos setores público e privado.

“Um dos objetivos do plano era desenvolver novos produtos e criar estratégias para aumentar a captação, a permanência e o gasto médio dos turistas. Neste período, o número de turistas que desembarcou no Rio passou de 4 milhões (1997) para 7 milhões (2000), e a receita gerada subiu de US$ 1,18 bilhões (1997) para US$ 2,65 bilhões (2000). Precisamos urgentemente pensar num novo plano para o Rio”, reforçou o executivo.

Durante o debate “A Importância do Planejamento no Turismo”, que reuniu importantes nomes do Turismo, Marcelo Conde destacou que o potencial do Rio e do Brasil é gigantesco, mas que é preciso vontade política. O deputado Federal Otávio Leite complementou e disse que precisamos elevar o Turismo como prioridade política do país.

“Precisamos de vontade política, de orçamento garantido, de governança transparente unindo as esferas públicas e privadas e de ousadia para que o Turismo se fortaleça. Esse é o nosso maior desafio”, declarou o deputado Federal.

O diretor Executivo do Rio+30, Paulo Manuel Protásio, fez coro.

“Temos todos os elementos para uma grande virada, mas precisamos do comprometimento das representações políticas para conseguir fazer isso”.

O senador Carlos Portinho ressaltou que é necessária também uma continuidade política.

“Não podemos permitir que planos e políticas públicas se percam a cada gestão que muda. O Turismo não tem essa volatilidade. Precisamos unir as três esferas do governo, de forma que cada uma saiba o seu papel e possa se complementar”, destacou Carlos Portinho.

O vice-presidente da Hotéis Rio, José Domingo Bouzon, reforçou que é uma decisão política fazer do turismo a principal fonte de receita do Rio e do Brasil.

“Precisamos que os governantes tenham decisão política de investir no Turismo e de transformar o setor na principal fonte de renda nacional”.

E o diretor Comercial do Fairmont, Michael Nagy, reforçou que os políticos já sabem tudo o que deve ser feito, mas falta coragem para assumir esse papel de liderança.

Outro ponto levantado durante a conversa foi a necessidade de fomentar o turismo de proximidade. O presidente do Rio CVB, Carlos Werneck, acredita que é necessário agir primeiro localmente e defendeu a importância da mobilidade entre as cidades do Estado, permitindo que os visitantes possam desbravar todos os destinos.

“Isso faz com que o dinheiro circule. Os cariocas gostam de viajar pelo próprio estado, mas esbarram na falta de mobilidade. Uma viagem para a região dos lagos, por exemplo, que está a menos de três horas da capital, pode durar até oito horas por conta da falta de uma infraestrutura adequada”.

O empresário Arthur Repsold ressaltou que a estrutura turística de uma cidade tem que ser pensada levando em consideração um equilíbrio na oferta de produtos, buscando estimular a diversidade e ajustar a oferta e a demanda.

O Secretário Municipal de Turismo do Rio, Bruno Kazuhiro, se comprometeu a levar os assuntos discutidos ao prefeito Eduardo Paes, reconheceu que o Rio precisa se vender e que, para isso, é preciso verba e planejamento.

Também participaram do encontro o presidente do Trem do Corcovado, Savio Neves; a diretora de Negócios e Marketing do Bondinho Pão de Açúcar, Ana Lucia Selvatici; a delegada da DEAT, Patrícia Alemany; o embaixador Ido Aharoni Aronoff, através de videoconferência e a presidente da WTTC até 2021, Gloria Guevara, por vídeo.

Os assuntos abordados no período da tarde serão divulgados em breve e a cobertura completa do evento está disponível no canal do Youtube da Associação Rio Vamos Vencer, através do link:


https://youtu.be/4uYjVcH6fa4.

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.192 — 18/3/22

 



STELLANTIS FAZ DUPLA APOSTA

NOS PRÓXIMOS LANÇAMENTOS

 


Pulse Abarth e Compass 4xe têm objetivos de mercado bem diferentes, mas indicam que a estratégia da Stellantis é oferecer todas as alternativas.

A volta da grife Abarth ao Brasil, agora como marca, resgata a imagem de uma tradição de esportividade. Entre 2002 e 2008 o Fiat Stilo Abarth foi oferecido com motor de cinco cilindros de aspiração natural, 2,4 litros e 167 cv. Havia apenas um discreto adesivo na tampa traseira para identificá-lo. Pouco mais de 4.000 unidades foram vendidas em seis anos. De 2014 a 2015 veio do México o 500 Abarth, dessa vez sem o emblema Fiat.

Previsão de lançamento do Pulse Abarth é no último trimestre deste ano. O escorpião estilizado substitui o logo da Fiat na frente e, na traseira, o nome Abarth aparece em destaque. Nada foi adiantado sobre a parte mecânica, porém se considera como certo o motor 1,33 L turbo provavelmente com a mesma potência de 185 cv (E)/180 cv (G) do Renegade, Compass, Commander e Toro. Altura da suspensão poderia ser levemente diminuída, mas as fotos de divulgação não indicam isso. Outra dúvida: discos substituiriam tambores de freio nas rodas traseiras? Todas as mudanças serão feitas em Betim (MG).

Concessionárias Fiat selecionadas vão comercializar até três modelos Abarth. O segundo produto chegará no próximo ano, tendo como base o novo SUV que a marca italiana prepara para o segmento mais disputado do mercado brasileiro. O terceiro modelo, se confirmado, deverá ser importado da Itália. Trata-se do Abarth 595 com motor 1,4 L de 165 cv. Este é o mesmo motor mas com 176 cv da Fórmula 4, categoria internacional de base, prevista para estrear em 15 de maio, no autódromo Velocittà (Mogi Guaçu – SP).

Quanto ao Compass 4xe é um híbrido plugável que a Jeep confirmou para o segundo trimestre. Importado da Itália tem um motor dianteiro de 180 cv (G), igual ao produzido no Brasil, e um traseiro elétrico de 60 cv. A potência total é de 240 cv com tração nas quatro rodas. Alcance em modo elétrico é de até 50 km. Carregador de parede repõe em no máximo duas horas a energia total da bateria de 11,4 kWh.

 

Afinal, qual é o alcance de um veículo elétrico?

Da mesma forma que o consumo em motores convencionais pode não refletir exatamente os mesmos resultados no uso diário que são homologados pelas fabricantes de acordo com critérios oficiais, essas mesmas dúvidas surgem com carros elétricos. O alcance destes em geral é melhor em trechos urbanos do que em estradas, exatamente o oposto do que ocorre com os motores a combustão.

Há o fator climático também envolvido que afeta os elétricos. No site especializado https://ev-database.org que apresenta 226 modelos com minuciosas especificações técnicas, o alcance dos elétricos é indicado conforme as condições climáticas. No melhor caso, o site considera temperatura ambiente de 23 °C e ar-condicionado desligado. No outro extremo, temperatura de menos 10 °C e aquecimento ligado. São condições comuns na Europa.

Entre estes dois parâmetros a diferença de alcance chega a 90%. Em veículos com bateria parruda, de 110 kWh, a exemplo do Mercedes-Benz EQS 580, o alcance pode variar de 450 km (em rodovias) a 850 km (em cidade) apenas por conta das variações climáticas entre inverno e verão no Hemisfério Norte.

 

ALTA RODA

VENDAS de carros elétricos em todo o mundo atingiram 4,2 milhões de unidades em 2021. O dobro do registrado em 2020, ano atípico em razão da pandemia. Significaram 6% do mercado contra 3,1% no ano anterior, segundo a consultoria Jato Dynamics. A China é dominante e manteve subsídios para atrair compradores. Na Europa vários países continuam a subsidiar. A penetração nos EUA, em torno de 3%, permaneceu abaixo da média mundial. Em outros mercados vendas são simbólicas ou inexistentes. No Brasil, 0,1%; Argentina, 0,01%.

KWID Intense 2023 ganhou presença com as modificações na dianteira: grade, para-choque, rearranjo de faróis e lanternas, além de DRL. Rodas de liga leve ajudam a melhorar o visual. Mudanças no motor incluíram sistema start-stop e um ganho pequeno de desempenho quando utilizando etanol. Consumo melhorou, de acordo com o Inmetro. No dia a dia, se o trânsito é muito lento, há de fato economia. No interior destaque para a tela maior (8 pol.) do multimídia. Controle de estabilidade (ESC) e de partida em rampa são de série.

ALUGUEL de um carro por horas ou até minutos, oferecido via aplicativos, tem vantagens. Encontrar o veículo em local conveniente, destravar a porta pelo celular, sair guiando e devolver onde achar melhor. Mas em caso de avaria pode se tornar um problema. A IturanMob desenvolveu um programa capaz de avaliar danos a partir de fotos do celular que o próprio locatário providencia. No entanto, é necessário apanhar e devolver em locais fixos. Dependendo de confiança entre as partes envolvidas pode ser dispensada a presença de um inspetor, dando maior grau de liberdade para quem aluga.

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VW entrega projeto executivo para obra no Hospital de Colombo/PR


 

Legenda (esq. para dir.): Vitor Neia, diretor da Fundação Grupo Volkswagen; Helder Lazarotto, prefeito de Colombo; Amanda Soldá, analista de Relações Governamentais da VW; Luiz Henrique Bezerra, gerente de Relações Governamentais da VW; e Alcione Giaretton, vice-prefeito de Colombo.

Projeto arquitetônico da obra da unidade contou com a consultoria da Santa Casa de Misericórdia do Paraná e prevê a construção de cinco pavimentos, além de área técnica, e mais dois pavimentos já projetados para ampliação futura

 

 

São José dos Pinhais - A Volkswagen do Brasil entregou ontem (16) -- em cerimônia no Parque da Uva, Colombo/PR --, o projeto arquitetônico, que contou com investimento de R$ 835 mil, para o Hospital Geral de Colombo Maria Chemin Lazarotto, desenvolvido em parceria com a Santa Casa de Misericórdia do Paraná. Agora, Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, e Prefeitura de Colombo irão aportar juntos mais de R$ 65 milhões para realizar a obra. Estiveram presentes na cerimônia oficial, Carlos Massa Ratinho Junior, governador do Estado do Paraná; Luiz Henrique Bezerra, gerente de Assuntos Governamentais da Volkswagen; e Helder Lazarotto, prefeito de Colombo.

 

“O projeto desenvolvido em parceria com a Santa Casa, que selecionou o fornecedor, com o aval da VW, e acompanhou o desenvolvimento, prevê cinco pavimentos e outros dois pavimentos já projetados para ampliação futura. A população contará com um hospital novo, moderno e que amplie a capacidade da região em oferecer mais leitos de internação, possibilidade de realizar exames e consultas, bem como cirurgias. Poder contribuir, em conjunto com os órgãos do Governo, com esta entrega na área da saúde é muito gratificante para nós que atuamos no estado do Paraná”, destaca Luiz Henrique Bezerra, gerente de Assuntos Governamentais da Volkswagen.

 

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Da esquerda para direita: Beto Preto, secretário de Saúde do Estado do Paraná; Helder Lazarotto, prefeito de Colombo; Carlos Massa Ratinho Junior, governador do Paraná, assinando o convênio; e Ademar Traiano, presidente da Câmara dos Deputados do Paraná

 

"É mais uma estrutura para a saúde do Paraná com foco em melhorar o atendimento à população, dentro de uma visão social e humanista que une Governo do Estado, prefeitura de Colombo e Volkswagen. Há muito tempo que Colombo precisava de um hospital de grande porte, esse era um compromisso do Governo do Estado, uma ação que vai beneficiar também grande parte da Região Metropolitana de Curitiba", afirma Carlos Massa Ratinho Junior, governador do Paraná.

 

Nesta primeira fase, o Hospital Geral de Colombo contará com 95 leitos de Internação Geral Adulto; 21 de Internação Pediátrica; 10 de UTI Adulto, totalizando 126 leitos de internação efetivos, além de outros sete leitos de RPA - Recuperação Pós-Anestésica e três de Recuperação Pós-Exames. Com esta infraestrutura, o hospital terá condições de realizar 15 mil exames por mês. Serão nove consultórios com atendimento em diversas especialidades, como Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ortopedia, Vascular, Urologia, Anestesiologia e Nutrição Ambulatorial, que atenderá 7.204 consultas por mês.

 

O projeto ainda contempla quatro salas cirúrgicas para várias especialidades, com previsão de 400 cirurgias por mês. As infraestruturas de enfermarias e quartos poderão internar até 869 pacientes adultos/mês e mais 192 pacientes pediátricos. Já a UTI poderá receber até 75 pacientes mensalmente.

 

A viabilização dos projetos é fruto das contrapartidas do Protocolo de Intenções firmado entre a Volkswagen do Brasil e o Governo do Estado do Paraná em 2013, dentro do programa Paraná Competitivo.

 

General Motors apoia projeto pioneiro para conservação do bioma pantanal

 


  • Instituto Homem Pantaneiro atua, por meio do programa Felinos Pantaneiros, na proteção e no manejo de grandes felinos para encontrar equilíbrio com atividades econômicas típicas da região
  • Apoio dará respaldo às atividades científicas e de educação ambiental do IHP, além de disponibilização de uma Chevrolet S10 Z71 para atuação em campo


CORUMBÁ (MS) - A General Motors é a mais nova apoiadora do Felinos Pantaneiros, um projeto pioneiro e inovador para conservação do bioma pantaneiro a partir da proteção e do manejo de grandes felinos, como a icônica onça-pintada, buscando a convivência harmoniosa com atividades econômicas da região. Além do respaldo às atividades científicas e de educação ambiental executadas pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP), a companhia adesivou uma picape Chevrolet S10 Z71 com a cara do projeto para ser utilizada nas atividades em campo.

Na manhã desta quinta-feira (17), na cidade-sede do instituto, em Corumbá (MS), representantes da GM e do IHP participaram da cerimônia de anúncio da parceria e entrega da picape S10 Z71. "O apoio a projetos como o Felinos Pantaneiros faz parte da visão de futuro sustentável da GM. A preservação dos biomas e sua biodiversidade é fundamental para o Brasil e para o planeta; e nós, enquanto uma grande companhia que atua na região, precisamos assumir essa responsabilidade e colaborar no sentido de cuidar não só da sociedade, mas também do meio ambiente em que estamos inseridos", comenta a vice-presidente de Comunicação, Relações Governamentais e ESG, Marina Willisch.


A General Motors já atua na preservação de biomas dentro e ao redor de suas fábricas, incluindo projetos de educação ambiental, mapeamento e conservação de espécies. A maioria de suas operações está inserida em regiões de Mata Atlântica; no entanto, o objetivo da companhia é ampliar esse leque de preservação no Brasil e, por isso, oferece agora apoio financeiro e logístico ao projeto Felinos Pantaneiros, colaborando com a conservação da biodiversidade para mais um bioma brasileiro: o Pantanal.

Um dos maiores expoentes desse bioma, a onça-pintada é considerada Vulnerável na Lista de Espécies ameaçadas do MMA (Ministério do Meio Ambiente) e quase ameaçada na Lista Vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). "Segundo Ângelo Rabelo, presidente do IHP, esses felinos sofrem com a destruição do habitat natural, com os incêndios que têm atingido o Pantanal nos últimos anos, e, também, com o risco de atropelamentos, por exemplo. "Nosso trabalho é propor e executar ações de manejo para minimizar conflitos de produção, assegurando melhores práticas e harmonia entre todos os envolvidos, e, ainda, buscar a preservação do habitat destes animais. Trabalhamos para assegurar a conservação do Pantanal", comenta Rabelo.

Conservação da biodiversidade

Além do impacto local, a GM está comprometida com as metas globais envolvendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030 da ONU. Entre suas inúmeras ações de sustentabilidade no Brasil e no mundo, o apoio ao Felinos Pantaneiros, está relacionado com a ODS 15 - Vida terrestre.

Por meio dos 27 projetos de manutenção da biodiversidade promovidos pela GM no Brasil, já foram mapeadas mais de 430 espécies. Todas as unidades da companhia no país possuem a certificação do Wildlife Habitat Council (WHC), que atesta a sustentabilidade das operações, o engajamento na realização de atividades de educação para conservação e o aprimoramento da biodiversidade nas propriedades corporativas.


Na frente de educação ambiental, a companhia já impactou mais de 100 escolas e 6 mil estudantes com projetos realizados desde 2011. Atualmente, as iniciativas estão presentes no entorno de todas as fábricas da GM do Brasil: Gravataí (RS), Indaiatuba (SP), Joinville (SC), Mogi das Cruzes (SP), São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP) e Sorocaba (SP).

quinta-feira, 17 de março de 2022

Começa a produção do Novo Citroën C3, em Porto Real


 

A visita do CEO Carlos Tavares e diretores da Stellantis à planta de Porto Real, no Rio de Janeiro, marcou o início da produção em série do Novo Citroën C3. O novo modelo será o primeiro de uma família de três veículos projetada para os consumidores do Brasil e demais países da América do Sul.

O modelo foi desenvolvido na região e contou com o trabalho de uma equipe multicultural de colaboradores do Brasil, Argentina, França, entre outros países. Com muita versatilidade e personalidade, o Novo C3 chegará em breve aos mercados brasileiro e sul-americano, com atributos muito atraentes, como uma excelente altura livre do solo e uma posição alta para o motorista, além do conforto característico da Citroën e um dos melhores espaços internos do segmento. Sua concepção foi cuidadosamente pensada para oferecer um veículo com muita qualidade, conectividade e, principalmente, um veículo acessível no segmento B-hatch.

Antonio Filosa, presidente da Stellantis na América do Sul, comentou:

“O Novo Citroën C3 é um grande orgulho para as nossas equipes da América do Sul, que tiveram um enorme protagonismo na concepção e no desenvolvimento deste veículo global e o fizeram com maestria. Ele é um dos mais importantes lançamentos dentro da nossa estratégia na região e já contou com o suporte decorrente das sinergias promovidas pela Stellantis, como nossos laboratórios e campos de provas. Tenho certeza de que o Novo C3 vai acelerar o crescimento da Citroën na América do Sul”.

O Novo Citroën C3 inaugura em Porto Real a variante da moderníssima plataforma CMP (Common Modular Platform) e será o primeiro veículo da Stellantis produzido no Brasil a utilizá-la.  A plataforma é reconhecida mundialmente como moderna, modular e de grande flexibilidade, podendo ser usada em veículos dos segmentos B e C. 

Vincent Cobée, CEO da Citroën, observou:

“O Novo C3 ilustra perfeitamente a nossa estratégia de internacionalização da Citroën. Estar aqui hoje no Brasil, no início de sua produção em série e ver como esse veículo ficou incrível me deixa enormemente feliz e confiante em tudo que esse carro representa e vai trazer para a nossa marca na América do Sul. Esse é o primeiro veículo da família C-Cubed. Um hatch espetacular, versátil, conectado e com a proposta de conforto inigualável. A combinação da identidade Citroën com a produção local certamente fará do Novo C3 uma opção acessível e muito competitiva para os mercados brasileiro e sul-americano”.

A fábrica de Porto Real (RJ) passou por uma grande transformação industrial e tecnológica para receber a nova plataforma, e contou com investimentos de mais de R$ 220 milhões. Entre as evoluções aplicadas, inclui-se a instalação de novos robôs, além de um inédito processo polivalente e flexível que permitirá a produção do Novo Citroën C3 e ainda favorecerá os atuais modelos fabricados na unidade.

A variante da plataforma CMP será a base do projeto C-Cubed, um conjunto de três novos veículos, que começar a chegar ao mercado com o Novo C3.

Salão Retromobile 2022: ao lado do novo C5 X, a Citroën homenageia seus carros icônicos “Grand Tourers”, comemora o 40º aniversário do BX e mostra o My Ami Buggy Concept



Digno herdeiro da tradição dos carros icônicos da Citroën, o novo C5 X é exposto ao público plena primeira vez, ao lado de um CX Pallas, de um Traction Avant e de um Rosalie

Méhari dos tempos modernos, o My AMI Buggy Concept é revelado em estreia aos visitantes, fazendo soprar um vento de aventura e de liberdade ao lado de um 2 CV Sahara e de um Méhari US

Citroën comemora o 40º aniversário do BX, o carro familiar dos anos 80 dotado de um estilo surpreendente. 


Citroën apresenta uma rica coleção de veículos em seu estande no Salão Rétromobile de Paris, na França, entre hoje, 16 até domingo 20 de março. O Salão é um encontro dos amantes de carros antigos e dos apaixonados pela história ou pela indústria automotiva.

C5X, o herdeiro de uma longa lista de carros icônicos da Citroën



O C5 X é exposto ao público pela primeira vez. Digno herdeiro dos carros icônicos da Marca, ele renova os códigos do segmento com uma linha vanguardista. 

Na mais pura tradição dos Citroën audaciosos e inovadores, o C5 X convida para uma viagem serena num habitáculo digno de um lounge e com um conforto extremo proporcionado por sua suspensão ativa Citroën Advanced Comfort, uma estreia mundial.

My Ami Buggy Concept, o Méhari dos tempos modernos



Ao expor o My AMI Buggy Concept, a Citroën ilustra sua visão de um objeto contemporâneo astuciosamente imaginado para os amantes de independência que poderão se sentir aventureiros durante o tempo de um trajeto nas estradas ou a caminho da praia. 


Méhari dos tempos modernos, o My AMI Buggy Concept é dotado de inúmeros atributos de estilo e acessórios para afirmar sua personalidade de aventureiro num habitáculo desprovido de portas.

O BX sopra 40 velinhas


Apresentado sob a Torre Eiffel em 23 de setembro de 1982, o BX marcou as memórias tanto pelo espetáculo como por seu estilo e vanguardismo. Com a traseira no estilo hatchback, o BX é um dos volumes com um comprimento de 4,23 m, podendo acomodar 5 passageiros com todo o conforto graças à suspensão hidropneumática que mantém a altura do chassi constante. 

Alguns dias mais tarde, em 30 de setembro de 1982, o 69º Salão do Automóvel de Paris abre suas portas e consagra o BX como uma das atrações incontestáveis do evento. Verdadeiro sucesso comercial, o BX, t



eve mais de 2,3 milhões de exemplares vendidos até deixar de ser produzido em junho de 1994.

Para projetar sua silhueta, a Citroën recorreu ao famoso ateliê italiano Bertone. O designer Marcello Gandini propõe então um design original com linhas retas, mas sem excentricidades que denotam a paisagem automotiva da época e que caracterizam o BX. 


O painel de instrumentos inspirado no CX contém equipamentos icônicos, como os comandos em satélite situados de ambos os lados do volante ou ainda o taquímetro retroiluminado. Equipado com motores potentes desde o lançamento (62 cv e 72 cv 1360 cm3, 90 cv 1580 cm3), o BX surpreende pelo dinamismo. Inovando na utilização dos materiais compósitos em peças tais como os para-choques, tampa do porta-malas, capô, painel lateral traseiro, o BX tem um peso sem carga de apenas 885 kg.

Os 12 anos em que o BX foi comercializado foram marcados por várias evoluções da carroceria (versão perua, uma reestilização importante, uma versão utilitária (Entreprise), dos equipamentos (teto solar, ar-condicionado, instrumentos digitais) e da mecânica (potência de até 160 cv, injeção eletrônica, câmbio automático). A principal reestilização ocorreu em 1987. O BX ganhou linhas externas suavizadas e um painel de instrumentos totalmente renovado.

Com uma vida tão rica e tamanho sucesso popular, o BX deixou sua marca na história da Citroën. Ele ocupa um lugar todo especial no coração dos colecionadores que não deixarão de comemorar entusiasticamente seus 40 anos.

OUTROS CITROËN HISTÓRICOS PARA VIAJAR NO TEMPO!

Para acompanhar o C5 X, a Citroën propõe, com a colaboração dos clubes de colecionadores da Citroën, uma redescoberta dos modelos icônicos que marcaram a história da marca. Entre tradição, know-how e inovação, foi dada a largada para uma viagem dos anos 1930 até os dias de hoje …


Rosalie 10: Apresentado no Salão do Automóvel de Paris de 1932, o Rosalie foi fabricado em três versões - 8 cv, 10 cv com motor de 4 cilindros e 15 cv com motor de 6 cilindros. 


Contou com diferentes variações de carroceria e produção de 162.468 exemplares até 1941.


Traction Avant 15/6: Comercializado durante 23 anos, de 1934 a 1957, o modelo teve 758.948 exemplares produzidos, nas versões sedã 4 portas, coupé ou cabriolet. 


Veículo icônico que marcou a história da França durante a segunda guerra mundial, o Traction era revolucionário do ponto de vista técnico: primeiro veículo de série com tração dianteira, suspensões dianteiras independentes, suspensão hidropneumática nas rodas traseiras para o 15/6 H em 1954, frenagem hidráulica, carroceria monobloco, tudo isso proporcionando um comportamento dinâmico invejável. O Traction foi merecidamente apelidado de “a rainha da estrada”.


CX 2000 Pallas: O CX representou o top de linha da Citroën de 1974 a 1991.  Foram produzidos 1.042.460 exemplares. Refletindo seu sucesso comercial, o CX foi eleito carro do ano em 1975. Verdadeiro 4 portas, apesar de sua silhueta de dois volumes, o CX é um autêntico concentrado de Citroën: suspensão hidropneumática, 4 freios a disco e tração dianteira. O CX será lembrado sempre por seu limpador de para-brisa único, pelo vidro traseiro côncavo e pela emblemática versão alongada “Prestige”.

Ao lado do My AMI Buggy, os veículos dos colecionadores da Citroën nos lembram que audácia, criatividade e tecnologia sempre ilustraram o espírito aventureiro.


2 CV Sahara: Como não sonhar com aventuras diante dos 694 exemplares do 2 CV 4x4 Sahara? 


Simples, robusto, um motor à frente e outro atrás, elevado, um estepe no capô, … eis o indispensável para atravessar o deserto.

My Buggy Concept

Méhari US: Pois é, o famoso Méhari pousou suas rodas do outro lado do Atlântico. Em 1970 e 1971, cerca de mil exemplares desembarcaram nos Estados Unidos. Adaptado às normas locais, o Méhari US se distingue de seus primos franceses pelos faróis redondos sobredimensionados.


Enquanto o Rétromobile não chega, os modelos mais emblemáticos da história da marca podem ser vistos no site da Citroën Origins:  www.citroenorigins.com  (museu virtual que reúne 79 veículos, disponível em 65 países).

 

Grupo VW se une à Iniciativa para Garantia da Mineração Sustentável.

 

Da proteção dos aquíferos ao controle de idade nas minas - o Grupo Volkswagen apoia padrões conjuntos na mineração

Wolfsburg, 17 de março de 2022 - O Grupo Volkswagen tornou-se membro da "Iniciativa para Garantia de Mineração Sustentável (IRMA)" em março de 2022, na qualidade de empresa associada com maior faturamento. A IRMA é uma associação de organizações não-governamentais, sindicatos de trabalhadores, comunidades afetadas, investidores, empresas de mineração e compradores de matérias-primas. Com mais de 50 membros diferentes, a entidade trabalha para desenvolver e estabelecer rigorosas normas para a extração de matérias-primas através da mineração.

Com sua ambiciosa estratégia de eletrificação, o Grupo Volkswagen posiciona-se para se tornar um futuro provedor de mobilidade climaticamente neutra. A eletrificação também cria novas demandas para um fornecimento responsável, especialmente na extração de matérias-primas para baterias, como cobalto, lítio, níquel e grafite.

 

O Código de Conduta do Grupo Volkswagen já obriga todos os seus parceiros de negócios a respeitarem critérios ambientais e sociais, incluindo a estrita exclusão do trabalho infantil. Mas a responsabilidade corporativa vai mais além: por isso, o Grupo Volkswagen foca fortemente na implementação de padrões rigorosos e abrangentes na mineração. A associação à Iniciativa para Garantia da Mineração Responsável (IRMA) é um passo importante nesse sentido.

 

"O caminho para uma cadeia de suprimento transparente e sustentável leva diretamente à mina. É por isso que apoiamos o estabelecimento de regras claras. Os padrões são mais eficazes quanto mais consistentemente são definidos e quanto mais parceiros aderirem. A IRMA reúne todos os participantes importantes: fornecedores de matérias-primas, os compradores de matérias-primas, representantes dos trabalhadores, forças da sociedade civil, investidores e especialistas independentes", explica o membro do Conselho do Grupo Volkswagen Group responsável pela área de Compras, Murat Aksel.

 

Como uma iniciativa globalmente reconhecida, a IRMA é pioneira na implementação de melhores padrões sociais e ambientais no setor de mineração desde 2006. "É encorajador testemunhar o empenho das empresas associadas à IRMA apoiando o compromisso da iniciativa com a governança multi participativa e a transparência", afirmou Aimee Boulanger, diretora executiva da IRMA. "Nós saudamos a associação do Grupo Volkswagen e esperamos trabalhar juntamente com ele à medida que utilize seu significativo alcance global para incentivar práticas de mineração mais responsáveis."

 

Os padrões da IRMA incluem a proteção dos direitos humanos e das comunidades, a eliminação da corrupção, medidas de proteção à saúde dos trabalhadores e comunidades afetadas, segurança nos locais de trabalho e proteção ambiental: "Os critérios vão da proteção aos aquíferos à verificação da idade dos trabalhadores na entrada das minas", diz Murat Aksel. 


O foco se concentra na mineração industrial, assim como na indústria de processamento mineral. Ao associar-se, o Grupo Volkswagen se compromete a aplicar gradualmente os padrões da IRMA às suas cadeias de suprimento de baterias.

 

Para o Grupo Volkswagen, a associação à IRMA complementa suas próprias medidas para dar transparência à cadeia de suprimento de matérias-primas. Desde 2019, todos os parceiros de negócios relevantes da empresa têm que passar por uma classificação de sustentabilidade obrigatória. Ela abrange padrões ambientais e sociais com o mesmo nível de importância de outros critérios, como custos ou qualidade. 


Desde 2020, o Grupo Volkswagen tem exigido a total exposição da cadeia de suprimento em todo o caminho até a mina para todos os novos contratos de matérias-primas para baterias. Também em 2020, o Grupo introduziu um novo sistema padronizado de gerenciamento de matérias-primas.

 

Ele abrange matérias-primas como cobalto, níquel, grafite e lítio, assim como minerais produzidos em áreas de conflito, como o tântalo, e outras matérias-primas como alumínio, borracha natural e couro. Desde 2021, o Grupo Volkswagen tornou-se a primeira empresa automotiva a divulgar publicamente num relatório em separado as medidas tomadas em todo o grupo para obtenção responsável de 16 matérias-primas.

 

Sobre a Iniciativa para Garantia de Mineração Sustentável (IRMA):

A IRMA prevê um mundo em que a indústria de mineração respeite os direitos humanos e aspirações das comunidades por ela afetadas; proporcione locais de trabalho seguros, saudáveis e solidários; minimize os danos ao meio-ambiente e deixe um legado positivo. 


A IRMA oferece uma verificação objetiva, por meio de terceiros independentes dos locais de mineração em escala industrial com base numa definição abrangente de mineração responsável estabelecida por meio de um processo colaborativo com múltipla participação dos envolvidos. Essa definição, em que se baseia a Norma para Mineração Responsável da IRMA, abrange todos os itens relacionados aos impactos da mineração.

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