Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 19 de março de 2022

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira 






Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém

Encenação que emociona o público, com Cristo sendo crucificado


Um dos espetáculos maias conhecidos no Brasil e exterior, realizado no teatro a céu aberto, a Paixão de Cristo, que vai de 9 a 16 de abril, com a participação de artistas profissionais e figurantes convidados pela Sociedade de Teatro Fazenda Nova (STFN) para participarem do espetáculo “Paixão de Cristo”, que será retomado neste ano depois de dois de cancelamento por causa da pandemia do coronavírus. A euforia tomou conta do distrito de Brejo da Madre de Deus, com cerca de 7.000 habitantes, a 203 km da capital Recife, no Agreste pernambucano.

Moradores da região de Nova Jerusalém participam do espetáculo


Encenação da Santa Ceia, com Jesus e os 12 apóstolos


“Todos os anos ocorre uma renovação de cerca de 40% dos figurantes”, afirma Lúcio Lombardi, diretor artístico da “Paixão de Cristo”, que neste ano ocorre de 9 a 16 de abril. Desde outubro, a STFN trabalha na pré-produção do espetáculo, selecionando o elenco principal, captando as cotas de patrocínio e preparando a campanha de divulgação. A expectativa é que Nova Jerusalém receba cerca de 6.000 pessoas em cada apresentação.

"Nos últimos anos, o público médio de ‘Paixão de Cristo’ ficou entre 55 mil e 60 mil espectadores por temporada. Para este ano, a expectativa dos organizadores é alcançar 40 mil pessoas"



Esse número pode quase dobrar se o governo pernambucano, a exemplo de outros Estados, reavaliar os protocolos sanitários, liberar os espectadores do uso de máscaras e ampliar a capacidade de público, o que, segundo Robinson Pacheco, diretor da STFN, pode ocorrer nos próximos 15 dias. Até agora, além da proteção facial, a exigência para adentrar as muralhas é apresentar o comprovante de vacinação ou o teste negativo para Covid-19.

Como é necessário fazer a testagem 24 horas antes do início do espetáculo, a organização oferecerá dois estandes para exames, um deles sem custo. Para levar o público de volta, aposta ainda na venda de ingressos online e na opção de parcelamento da compra em até 12 vezes sem juros. Neste ano, os preços estão R$ 200 a inteira e R$ 100 a meia.

As construções do teatro encantam pela originalidade da época


“Estamos retomando nossa missão depois de 52 anos sem interrupção”, afirma Pacheco, otimista. Com orçamento estimado em R$ 8 milhões, “Paixão de Cristo" vendeu apenas três das cinco cotas de patrocínio. “Estamos com dificuldades de vender porque muita empresa não quer associar sua marca a eventos com aglomeração”, confidencia Robinson Pacheco. A participação dos governos federal e estadual é apenas institucional, por meio da lei de incentivo Rouanet e com apoio na infraestrutura do evento, respectivamente.

Outro chamariz para o público é o elenco de famosos, uma parceria firmada entre a STFN e a TV Globo desde 1997, o que garante nomes de peso sem a necessidade de cachê milionário.

Neste ano, Gabriel Braga Nunes é Jesus; Christine Fernandes, Maria; Luciano Szafir, Herodes; Thayara OG, Herodíades; Sérgio Marrone, Pôncio Pilatos; e Marina Pacheco, Madalena. Nunes volta à encenação depois de ter interpretado Pôncio Pilatos em 2019.

Pacheco diz ter desenvolvido um método para escolher o protagonista: “Começa pelo biotipo, ou seja, tem que ser alguém que lembre Jesus. O ator precisa ter disciplina, talento e ser de fácil relacionamento. Difícil eu errar na escolha”.

É importante também ter uma boa voz, porque, como a cidade-teatro é gigantesca, o espetáculo é todo dublado. “Os atores têm que chegar com o texto na ponta da língua para se encaixar na dublagem”, explica.

O processo é simples: os atores recebem o texto por WhatsApp, decoram as falas, depois gravam em estúdio, e a trilha sonora é sobreposta. Pacheco reconhece que as novas tecnologias facilitam cada vez mais a encenação.

Ao longo de 50 anos, só não mudaram os cenários – são nove palcos espalhados por uma área de 100 mil m², o que equivale a um terço da área murada de Jerusalém original – e os figurinos, criados pelo estilista Victor Moreira.

O teatro ao ar livre ocupa 100 mil metros quadrados


A ideia de construir essa quase réplica de Jerusalém no Agreste foi do pai de Robinson, o jornalista Plínio Pacheco, influenciado pelo comerciante e político Epaminondas Mendonça. O pai era casado com uma atriz, Diva.

A ideia de Mendonça de montar uma teatralização do episódio do calvário nas ruas de Fazenda Nova entre 1951 e 1962 deu tão certo que o vilarejo ficou pequeno para tanto turista. O lugar chegava a receber o dobro de sua população. Plínio Pacheco chegou a Fazenda Nova em 1956 e tratou de construir a cidade-teatro a um quilômetro do local original da encenação.

Agências de receptivo, veja com as agências de viagens, oferecem pacotes de viagens para o destino com ingressos. Uma pousada foi, inclusive, montada dentro das muralhas. Durante a pandemia, a estrada que liga Brejo da Madre de Deus a Caruaru foi recuperada para facilitar o acesso ao distrito de Fazenda Nova.

Uma dica para o viajante é aproveitar a encenação da Semana Santa em Fazenda Nova para combinar a viagem com Recife, Caruaru ou Porto de Galinhas. Um pacote da Luck Receptivo, por exemplo, está custando a partir de R$ 359 por pessoa, saindo da capital pernambucana e incluindo transporte, ingresso para o espetáculo, acompanhamento de guia e uma parada na famosa feira de Caruaru para apreciar o artesanato regional.




Onde comprar ingressos: Acesse o site 


Hotel Intercity BH Expo reabre e projeta meta de 40% para 2022

Coquetel de reabertura será no dia 22 de março para convidados parceiros do hotel, empresários, influenciadores e imprensa para chancelar a nova fase do hotel que passou a ser gerido pela HotelCare, que tem à frente o novo gerente Geral, Edvard Pancracio

Hotel Intercity BH Expo


Hotel Intercity BH Expo – o maior da rede Intercity Hotéis no Brasil reabre as portas, após suspender as atividades por dois anos devido à pandemia, com uma nova gestão da administradora HotelCare, que tem operações no Ceará, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais e ainda em 2022 no Rio Grande do Sul e Paraná. Para marcar a reabertura oficial, o hotel vai realizar um coquetel no dia 22 de março para comemorar o retorno as atividades e também a parceria firmada com o Expominas para ser o hotel oficial em vários eventos importantes como feiras de negócios, congressos e formaturas no primeiro semestre. O Intercity, que fica 1km do Centro de Exposições, projeta meta de 40% para 2022 e uma das apostas é a retomada do turismo de negócios com os eventos presenciais.

O novo Gerente Geral do hotel, Edvard Pancracio, que tem grande expertise no setor com passagens pelos Paradiso Macaé Hotel, Bourbon Vitória Residence Hotel, Hotelaria Brasil Ltda, entre outros, destaca que a parceria vai potencializar as vendas oriundas do turismo de negócios e que o hotel também é muito procurado devido ao fácil acesso ao centro da cidade, espaço para estacionamento com 300 vagas, restaurante com capacidade para 200 pessoas e uma infraestrutura ímpar. São 286 unidades, distribuídas em 13 andares, além de apartamentos para portadores de necessidades especiais, o hotel é pet friendly e oferece espaço fitness completo e business center. A estrutura de lazer conta com piscina aquecida coberta, lobby bar e restaurante.
Piscina aquecida do hotel


“Em breve o nosso rooftop também estará pronto para eventos sociais e empresariais”. Uma novidade anunciada pelo hotel é que até o início do mês de abril, o moderno e espaçoso restaurante Libertas, que funciona atualmente à la carte irá atuar no formato self service também, no valor de R$69,00 o quilo. “Nosso restaurante ficará ainda mais completo para atender a todos os perfis de hóspedes e eventos no hotel”. O cardápio variado conta com entrada, prato principal, sobremesas e tira-gostos e é muito elogiado pelos frequentadores. Entre as delícias preparadas pelo chef Manoel destacam-se a picanha com farofa e fritas, risoto de alho-poró com amêndoas e o pudim do Toninho bastante conhecido. O coquetel para convidados, parceiros, empresários, influenciadores e imprensa irá contar com drinks variados e um delicioso menu preparado pelo chef do hotel, Manuel Pereira, ex-Othon.

Chef Manuel Pereira prepara receitas especiais


O hotel planeja ampliar os pacotes especiais para hóspedes também esse ano. Atualmente ele conta com o Noite Núpcias com mimos especiais e tratamento vip. A diária para 2 pessoas a partir de R$ 650,00 conta com decoração com flores, mimo surpresa aos noivos, café da manhã servido no apartamento, late check-out até às 18h, roupões, espumante, entre outros. Outro pacote muito procurado é o Noite Romântica, muito procurado pelos casais em datas especiais como aniversários e Dia dos Namorados. O serviço é uma excelente opção de presente para os apaixonados que querem agradar o par com uma opção que foge das tradicionais flores e bombons, já que dentro do pacote do hotel o casal conta com suíte decorada com pétalas de rosas, fotos do casal, espumante e todo o conforto ímpar dos quartos, estrutura de lazer com piscina aquecida coberta, jacuzzi e um restaurante requintado. O valor do pacote é a partir de R$470,00 +5% de ISS e as reservas podem ser feitas no tel (31) 3307-5802 e (31) 9559-4169 (WhatsApp), e-mail: reservas.expo@intercityhoteis.com.br

21° Encontro da Hotelaria

Pouso Alegre uma das cidades mais progressistas de Minas Gerais vai receber em maio, o 21° Encontro da Hotelaria, evento que vai movimentar o mercado turístico da região sul do estado. 


No dia 10 de março, Marcos Valério Rocha, coordenador executivo da FBHA e organizador do evento, esteve reunido com Paulo César Figueiredo Pereira, Secretário de Gestão Estratégica e Desenvolvimento Econômico de Pouso Alegre; Anderson Machado de Faria, do Sebrae Regional Sul; Elaine do Lago Gonçalves, do Sesc; Guilherme Suiat, do Senac; Luiz Gustavo Muniz, Gerente Geral do Marques Plaza Hotel e Michell Campos, Gerente do Shopping Serra Azul. Estiveram presentes também os parceiros e principais articuladores para a realização dessa edição, Marcos Dias, Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pouso Alegre; Rolando Brandão, Diretor de Turismo e Eventos da Associação Comercial e Industrial de Pouso Alegre e Rosana Ferraz, Diretora do Hotel Ferraz.

O 21° Encontro da Hotelaria, acontecerá dias 26, 27 e 28 de maio e sem dúvida a edição Sul de Minas, tem tudo para ser umas das mais importantes edições do Encontro da Hotelaria. O evento é promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), e conta com o apoio da Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O Encontro da Hotelaria já passou por treze cidades mineiras: Belo Horizonte, Caxambu, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Ouro Preto, Montes Claros, Governador Valadares, Capitólio, Uberlândia, Monte Verde, Confins/BH Airport, Tiradentes e Brumadinho.

www.encontrohotel.com.br https://youtube.com/c/EncontroHotelaria

______________________________________________________________________________________________________ 
 Informações para 
sergio51moreira@bol.com.br
@sergiomoreira63





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.