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quinta-feira, 24 de março de 2022

Fábrica brasileira da Gilbarco Veeder-Root é premiada como a melhor do mundo em sua Organização



O prêmio foi concedido pela Vontier, empresa a qual a Gilbarco Veeder-Root pertence. Competindo com 13 fábricas das seis companhias que integram o grupo, a fábrica da Gilbarco Veeder-Root Brasil alcançou as mais altas pontuações em métricas que aferem aspectos cruciais da gestão industrial como: segurança, qualidade, pontualidade na entrega e gestão de estoque.

O reconhecimento é o fruto do trabalho consistente, que vem sendo realizado ao longo dos últimos anos, resultando na evolução positiva dos indicadores de performance da fábrica brasileira, “esta premiação reforça o trabalho excepcional realizado por todo o nosso time e eleva nossa fábrica a outro patamar que, certamente, contribuirá para nos tornar referência local, regional e global do nosso negócio”, diz André Gomes, Diretor de Operações para a América Latina da Gilbarco Veeder-Root.

O trabalho envolveu todo o time de operações, atendimento ao cliente, vendas e financeiro.

Na prática, foram aprimorados os processos de gestão de demanda, planejamento de materiais e inventário, resultando em uma taxa anual média de entrega acima de 98%. Também foram refinados os processos de fabricação, com a implementação de um sistema de controle de chão de fábrica e gestão visual e diária dos principais indicadores de performance, que proporcionaram melhoria da eficiência operacional, além do processo de gestão de qualidade dos produtos e serviços, através do processo de CDT&R (Customer Defect Tracking & Resolution), que reduziu em 50% os problemas de qualidade no campo.   

O aprimoramento dos processos foi apoiado por ferramentas internas da Vontier que conta com sistema de negócios dedicado à melhoria contínua das operações de todas as suas empresas. Para o Stefan Klose, VP Global de Operações da Vontier, a vitória da fábrica brasileira demonstra o que acontece quando não só os times de diferentes áreas, mas também os colaboradores, individualmente, estão focados nas metas definidas e no gerenciamento diário das mesmas, “a melhoria na qualidade e na pontualidade da entrega foram impressionantes”, afirma.

A Vontier é uma empresa global de tecnologia industrial com foco em transporte e mobilidade mais inteligentes. Seu portfólio inclui experiência líder de mercado em tecnologias de mobilidade, abastecimento de varejo e comercial, gestão de frota, telemática, diagnóstico/reparo de veículos e cidades inteligentes. Fazem parte dela, seis companhias multinacionais unidas por uma cultura dinâmica e inclusiva com mais de 8000 colaboradores mobilizados pela ideia de criar um mundo melhor onde a mobilidade é fator relevante.

Seguiremos focados em melhorias contínuas”, afirma André. “O mais importante nos aprimoramentos é manter o mesmo nível de interação e sinergia entre nossos times, sempre colocando a necessidade do cliente em primeiro lugar em todas as nossas iniciativas e, assim, alcançarmos a resposta ágil às suas demandas e ao mercado em geral

 


Sobre a Gilbarco Veeder-Root – Produtos testados pelo tempo e aprovados para o futuro. Desde 1865, a Gilbarco Veeder-Root é líder global em equipamentos, tecnologia e soluções integradas para abastecimento de combustíveis e lojas de conveniência. Seus sistemas são projetados para trabalhar de forma integrada proporcionando economia de recursos e maior eficiência. Seja no exterior, no interior, no subsolo ou na nuvem, a Gilbarco tem a solução de abastecimento mais adequada para cada tipo de negócio (www.gilbarco.com.br).

 

COLUNA FERNANDO CALMON



Coluna Fernando Calmon


Nº 1.193 — 24/3/22

 


AUTOMÓVEIS ESTÃO MUITO CAROS,

PORÉM HÁ 30 ANOS CUSTAVAM MAIS

 


As reclamações sobre encarecimento dos veículos são generalizadas e refletem a dura realidade. Porém em fevereiro houve um pequeno alívio no ritmo dos aumentos. Segundo a filial brasileira da consultoria Kelly Blue Book (KBB), os preços no mês passado subiram 0,25% em média em relação a janeiro deste ano. Quando se compara janeiro de 2022 com dezembro de 2021 os reajustes tinham sido de 1,39%. A redução da alíquota do IPI, anunciado pelo Governo Federal no final de fevereiro, talvez se reflita moderadamente agora em março.

Estabelecer quanto encareceram ao longo de décadas é tarefa difícil porque a inflação causa fortes distorções. A começar pelo próprio termômetro, ou seja, o índice mais apropriado para fazer as comparações. Vou tomar como exemplo o carro popular, programa lançado em fevereiro de 1993. Na época, quando se criava o Plano Real, o IPI foi reduzido para simbólico 0,1% e tabelado no equivalente a 7.500 URV ou R$ 7.500 (US$ 7.300 no câmbio da época). Deveria ser mantido, em teoria, até 1996. Mas já em fevereiro de 1995 o IPI passou para 7% e o “popular” saltou para R$ 12.000.

Seis produtos se enquadraram no início: Uno Mille, Gol, Chevette Júnior, Escort Hobby, Fusca e Kombi. O critério era motor de 1 litro de cilindrada, embora Fusca e Kombi tivessem motor de 1,6 L.

Atualizado pelo dólar o “popular” custaria hoje US$ 14.300 (R$ 70.600). Corrigido desde fevereiro de 1995 pelo IPCA, um dos índices de inflação ao consumidor calculado pelo IBGE, deveria estar em R$ 72.000. Se a correção for pelo IGPM, que reflete os aumentos de custos das empresas em geral, atingiria R$ 126.000. Para comprar os veículos mais baratos em 1995 eram necessários 120 salários mínimos.

Agora o que vale é o conceito do automóvel de entrada no mercado, o mais barato possível de adquirir. Estes giram hoje em torno de R$ 60.000, casos do Kwid e do Mobi. Deve-se frisar, porém, que um carro de entrada atual oferece muito mais em relação há quase 30 anos. Ar-condicionado e direção assistida, por exemplo, passavam bem longe de um “popular”. Também nem dá para comparar os recursos de segurança passiva e ativa. No Kwid o controle eletrônico de estabilidade, quatro airbags e assistente de partida em rampa são itens de série.

Houve ainda uma evolução substancial em termos de poder aquisitivo. Os modelos mais baratos de hoje podem ser adquiridos na faixa de 50 salários mínimos.

Em 2021 os preços carros novos subiram muito acima da inflação em comparação a 2020. Na média os aumentos ficaram em torno de 20%, dependendo da marca e modelo. Isso ocorreu por desequilíbrio causado pela falta de componentes (basicamente semicondutores) e efeitos da pandemia de Covid-19. Há uma perspectiva de melhora no fluxo no próximo semestre, mas alguns executivos falam agora em normalização só em 2023.

Veículos com até três anos de uso, segundo a KBB, subiram 2,86% em fevereiro sobre janeiro. Nos últimos 12 meses, o crescimento dos preços no mercado de usados como um todo ficou próximo ao observado para os veículos novos, ou seja, também em torno de 20%. Significa que, em termos de troca, algum equilíbrio foi alcançado.

 

ALTA RODA

 

PLANOS da Stellantis para o Brasil até 2030 incluem 20% de modelos híbridos e elétricos, somando as marcas do grupo (Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram), entre nacionais e importados. Além do italiano Compass 4xe que chega em abril, a empresa desenvolve o primeiro flex híbrido em Betim (MG), mas não informou qual produto. Tudo indica que será uma das versões do novo SUV cupê previsto para o segundo semestre deste ano. Hoje, apenas Corolla e Corolla Cross são flex híbridos.

FÁBRICA da Tesla foi inaugurada em Berlim, Alemanha. Investimento alto de US$ 5,5 bilhões (R$ 27 bilhões) para uma capacidade de 500.000 unidades/ano do SUV cupê Model Y de porte grande. Esta produção só será alcançada em dois anos. Inclui uma fábrica de baterias com capacidade anual de 50 GWh. Por exigências ambientais o projeto atrasou cerca de oito meses. Há rumores de que um segundo produto, menos caro, estaria nos planos.

JEEP Renegade recebeu atualizações estéticas já esperadas após sete anos de mercado. Mudanças concentradas na frente, pois o motor 1,3-L turbo de 185 cv (E)/180 cv (G) exige maior captação de ar. Formato semicircular do DRL em LED e lanternas traseiras destacam-se. No interior há um novo volante. Carregar o celular por indução ficou mais fácil com um suporte para fixá-lo e fluxo do ar-condicionado. Desempenho ficou incomparavelmente melhor que o antigo motor de 1,75 L.

ASTON MARTIN aumenta a presença no Brasil com inauguração da concessionária em São Paulo, do grupo UK Motors. Na mesma semana a marca inglesa apresentou o V-12 Vantage, série especial de 333 exemplares, com preço na origem a partir de US$ 350.000 (R$ 1,8 milhão). Pelo menos um destes, de 700 cv, será destinado ao Brasil. Outro modelo especial, Valhalla, cupê híbrido plugável, limitado a 999 exemplares a partir de 2023, tem cinco encomendas para clientes aqui.

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www.fernandocalmon.com.br



 

Nova Ram 3500 chega com três versões para elevar nível da marca e do segmento. 377 cv gerados pelo motor Cummins® de 6,7 litro. Carrega até 1.752 kg e reboca mais de 9 toneladas. Assista o vídeo



Assista o vídeo e se inscreva no canal:

https://youtu.be/cd_2LKJq_Vs

Desde que a primeira Ram 2500 foi importada oficialmente para o Brasil, em 2005, nunca houve uma picape superior a ela no mercado. Em abril de 2021 a marca Ram começou as entregas do seu segundo produto, a 1500 Rebel, e agora, menos de um ano depois, está chegando a Nova Ram 3500, para representar não apenas o novo topo da marca, mas de todo o segmento de picapes. Em três versões custa: Laramie R$ 484.990Laramie Night Edition - R$ 509.990 e Limited Longhorn - R$ 529.990.

A novidade já está nas 55 concessionárias da Ram para entregar doses ainda maiores dos quatro pilares da marca: força, capacidade, luxo e tecnologia. A 3500 é o primeiro modelo da Ram a ser lançado em duas versões bem destacadas, a Laramie – que inclui ainda a opção Night Edition – e a Limited Longhorn, configuração inédita no país que carrega o máximo de sofisticação dentro da marca.



Mais força

O coração da Ram 3500 é o icônico motor Cummins® turbo diesel de 6,7 litros em uma versão ainda mais forte. Com seis cilindros em linha, essa verdadeira usina de força despeja 377 cv a 2.800 rpm, a maior potência entre todas as picapes a diesel no Brasil (são 12 cv a mais do que na Ram 2500). 

Ainda mais impressionante é o torque de 1.150 Nm a 1.700 rpm, número recorde no segmento (e superior em 65 Nm ao da Ram 2500). Diferentemente da 2500, a Ram 3500 conta com o sistema SCR (Selective Catalytic Reduction), que utiliza o Arla 32 para tratar os gases de exaustão e reduzir a emissão de poluentes.

Além de todo esse poderio, o propulsor é tecnicamente muito avançado. Entre vários destaques, o bloco é feito de ferro fundido vermicular, material que proporciona maior resistência estrutural, menores níveis de ruído, vibração e aspereza (NVH na sigla inglesa) e ajuda a reduzir o peso geral do conjunto. De última geração, a turbina é de geometria variável (VGT).

Quanto ao sistema de transmissão, o câmbio é automático de seis marchas. Um de seus pontos altos é o solenóide de força variável (VFS) do conversor de torque, que tem a função de suavizar as trocas na passagem de R (ré) ou D (Drive) para a posição P (Park). Por meio de comandos eletrônicos no painel, o condutor escolhe entre os três modos de tração, 4x2, 4x4 ou 4x4 reduzida, e o diferencial traseiro é antideslizante.

 


Mais capacidade

A Nova Ram 3500 tem números inigualáveis quando se fala em carga e reboque. E o responsável não é somente o motor Cummins e toda sua força. Há outros fatores determinantes, como o chassi extremamente rígido, formado com 98,5% de aços de alta resistência e a suspensão exclusiva, com molas longitudinais, resultando em muita aptidão para o trabalho pesado, honrando a categoria Heavy Duty da qual faz parte, mas sem renunciar ao conforto de rodagem de uma picape premium.

Dessa forma, a 3500 é capaz de transportar uma carga de até 1.752 kg e rebocar até 9.021 kg. Muito à frente de qualquer outra picape vendida no Brasil, até mesmo a Ram 2500, que pode carregar 1.088 kg e rebocar 7.861 kg (respectivamente 664 kg e 1.160 kg a menos). Toda essa capacidade é assistida com o limitador de marchas, controle eletrônico do freio do reboque, além do Diesel Exhaust Brake e função Tow/Haul.

Quando equipada com pré-disposição de fábrica para reboque na caçamba (propício para trailers do tipo quinta roda ou gooseneck, muito utilizado por clientes da Ram), outra exclusividade da 3500, o compartimento de carga tem capacidade de 1.628 litros, de longe a maior da categoria. Nesta configuração, a caçamba ainda conta com tomada interna de 115v e duas tomadas para trailer, de 7 e 12 pinos.

Sem essa preparação, a caçamba conta com as duas práticas gavetas laterais RamBox, que são totalmente vedadas, podem ser trancadas e têm 122 litros de volume cada. Com os compartimentos laterais, a caçamba ainda impressiona: são 1.280 litros de capacidade. Independente da configuração, a caçamba da Nova Ram 3500 possui revestimento especial, aplicado através de spray, além de iluminação a LED.

Até os espelhos retrovisores externos contribuem para a capacidade da picape. Eles são multifuncionais, com duas lentes com comandos elétricos independentes, antiembaçamento, luzes de posição, giro e de cortesia. Sem falar que os espelhos podem ser colocados de forma vertical, para aumentar o campo de visão quando se está puxando um trailer.




Mais luxo

A Nova Ram 3500 Limited Longhorn exibe o máximo da sofisticação da marca e é muito fácil e rápido perceber isso. Basta abrir a porta, subir no estribo elétrico retrátil de série (também na Laramie Night Edition) e entrar na cabine. Imediatamente se está cercado de materiais nobres como couro Natura Plus e madeira legítima por todos os lados.

Numa elegante combinação de marrom Cattle Tan e preto, o couro tem costuras contrastantes e não reveste apenas os bancos como também várias superfícies: parte do volante, a alavanca de câmbio, a cobertura e a porção interior do painel, as alças de acesso ao interior, o apoio dos braços e o painel superior das portas e o apoio dos braços central, que também serve como tampa do enorme porta-objetos.




Por sua vez, a madeira, em diferentes texturas, está presente em partes do volante, faixas nas portas, console central e detalhes do painel. O material empresta ainda mais exclusividade à Ram 3500, pois cada picape tem detalhes diferentes, devido às próprias características da madeira. Um dos toques mais chamativos é a faixa à frente do passageiro dianteiro, com o nome da versão (Limited Longhorn Edition) impressa a laser.

Também saltam aos olhos os acabamentos dourados com filigranas nos aros do velocímetro e do conta-giros, no painel e console central. Até os tapetes da 3500 Limited Longhorn são especiais, com o emblema da versão, desenhos em alto relevo com temática country e parte do tipo Berbere, que pode ser destacada para facilitar a limpeza. A inspiração western se vê também nas fivelas dos porta-revistas nas costas dos bancos dianteiros.

Externamente, a Ram 3500 Limited Longhorn se destaca por grade e rodas exclusivas e pela pintura two-tone (bicolor), com a parte superior da carroceria em Branco Pérola e com a porção inferior da cabine, arcos de roda, para-choques e detalhes das rodas em Marrom Walnut. Outra combinação existente apenas na versão de topo da Ram 3500 é Vermelho Delmonico (também perolizada) com os acabamentos cromados.



Mais tecnologia

O nível de recursos tecnológicos de série da Ram 3500 Limited Longhorn é mais um ponto alto. A começar pela dianteira, com os faróis Full LED Matrix direcionais, exclusivos no segmento de picapes. Essa tecnologia aumenta a visibilidade noturna em curvas, com o projetor seguindo a posição do volante, virando em até 15° o farol do lado da curva e em até 5° o do lado oposto.

Há ainda muitos outros itens de destaque (que também fazem parte da versão Laramie Night Edition) como: espelho retrovisor digital, amplo pacote de assistências à condução (ADAS), com controle de cruzeiro adaptativo com parada, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e assistente de permanência em faixa e sistema de som premium da Harman Kardon, com 17 alto-falantes e 1 subwoofer (na Laramie o áudio, também premium, é da Alpine, com 10 alto-falantes e 1 subwoofer).

Todas as versões da Nova Ram 3500 contam com câmera 360°, que facilita as manobras com a picape full size de mais de 6 metros de comprimento, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além da exclusiva câmera de caçamba, útil para monitorar cargas ou facilitar o acoplamento no trailer. Outro destaque desde a versão Laramie é a central multimídia Uconnect com tela de 12 polegadas (a maior da categoria) e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay para dois smartphones e cancelamento ativo de ruídos externos.

Há aquecimento e ventilação dos assentos dianteiros (os laterais de trás também são aquecidos a partir da Laramie Night Edition) e aquecimento no volante. Os ajustes dos pedais possuem ajustes elétricos, algo incomum no mercado e bancos dianteiros, ajustes elétricos de 10 posições, e duas memórias para o motorista.

Completam a lista de equipamentos as 9 portas USB, sendo 4 do tipo C, espalhadas pelo console central, que também acomoda um notebook de até 15 polegadas, além de duas tomadas de 115V de padrão norte americano.

E quando o assunto é porta objetos, a Nova Ram 3500 conta com dois compartimentos no assoalho da segunda fileira de bancos, que podem ser removidos para facilitar a limpeza, bem como outro abaixo do assento da segunda fileira de bancos e uma plataforma, que pode ser aberta para transportar uma carga no interior da picape ou até mesmo dar lugar a um colchão, afinal a grandalhona possui mais de 2 metros de largura.



Pós-vendas Ram é Mopar

Entre os 28 acessórios originais Mopar da Nova Ram 3500 há uma inédita câmera de trailer, que é instalada na traseira do trailer e transmite a imagem para a central multimídia do painel. Outros destaques são: capota marítima trifold, disponível para as configurações com e sem RamBox, lança com esfera para reboque, sobretapetes de borda elevada (de série na Laramie, mas que o cliente pode adquirir para a Longhorn) e ponteira de escapamento cromada.

O plano de manutenção programada é extremamente competitivo. As revisões são realizadas a cada 24.000 km ou anualmente, prazos condizentes com o perfil do cliente da Ram 3500. Dessa forma, a soma do valor das três primeiras revisões, que podem cobrir até 72 mil km, é de R$ 8.304, perfazendo um custo de R$ 115 a cada 1.000 km rodados, menor que de todas as picapes médias a diesel. A garantia é de três anos, com assistência Privilege Service 24 horas, 7 dias por semana.

Tudo para reforçar outro conceito primordial da marca Ram: dependability. Essa palavra inglesa foi criada pelos irmãos Dodge, que lançaram seus primeiros utilitários nos anos 1910. Para eles, o termo significa dar a certeza de um produto confiável e durável que oferece tudo o que o cliente precisa, com economia e ainda proporcionando satisfação.




Versões e preços

A Nova Ram 3500 já chega ao Brasil com três opções. 

Veja abaixo os preços e alguns destaques de suas enormes listas de equipamentos:

Ram 3500 Laramie - R$ 484.990

- Sistema multimídia Uconnect com tela de 12 polegadas

- Câmera 360°

- Câmera de caçamba

- Retrovisor eletrocrômico

- Som premium Alpine de 10 alto-falantes e 1 subwoofer

- Cancelamento ativo de ruído

- Estribos laterais de porta a porta (dão acessos extras à caçamba)

- Controle eletrônico de freio do reboque

- Faróis Full LED

- Comutação automática dos faróis

- Controle de velocidade de cruzeiro

- Monitoramento de pontos cegos

- Bancos em couro e alcântara

- Console central modular com 39 litros de volume

- Sobretapetes de borda elevada


Ram 3500 Laramie Night Edition - R$ 509.990

Todos os itens acima mais:

- Retrovisor interno digital

- Som premium Harman Kardon de 17 alto-falantes e 1 subwoofer

- Estribos elétricos (se recolhem com as portas fechadas)

- Controle adaptativo de velocidade

- Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma

- Sistema de permanência na faixa de rodagem

- Faróis e lanternas com máscara negra

- Para-choques e molduras dianteiras na cor da carroceria

- Grade, rodas e emblemas escuros

- Interior preto

- Cab lights (luzes na capota, logo acima do para-brisa)

- Bancos traseiros laterais aquecidos

 

Ram 3500 Limited Longhorn - R$ 529.990

Todos os itens acima (exceto acabamentos externos e internos escuros ou na cor da carroceria da Laramie Night Edition) mais:

 

- Faróis Full LED Matrix (direcionais)

- Grade e rodas com desenho exclusivo

- Ganchos de reboque e molduras das janelas com acabamento cromado

- Revestimento marrom e preto em couro Natura Plus

- Acabamentos internos com madeira legítima

- Tapetes especiais

- Emblema da versão no console central

- Opção de pintura two-tone (Branco Pérola com Marrom Walnut)

Galeria de fotos














 


quarta-feira, 23 de março de 2022

Rio abrigará maior parque temático de dinossauros da América Latina

Ana Lucia Selvatici, diretora de Negócios e Marketing do Bondinho do Pão de Açúcar e Sávio Neves, presidente do Trem do Corcovado


Ainda este ano, o Rio de Janeiro ganhará uma nova atração turística que promete aumentar o fluxo de turistas em Miguel Pereira e arredores. É o parque Mundo dos Dinossauros, imerso em uma reserva ecológica de 1,4 milhão de metros quadrados de Mata Atlântica e considerado um dos maiores do gênero na América Latina.
 
O empreendimento contará com mais de 40 réplicas articuladas de dinossauros com até 30 metros de altura, trilhas, tirolesa, restaurantes e outros atrativos. Segundo Savio Neves, presidente do Trem do Corcovado e um dos empresários que lidera a iniciativa, o equipamento já começa a gerar impactos positivos na cidade.

“Foram inaugurados nove novos empreendimentos hoteleiros, 14 novos restaurantes e a cidade abrigará também o campus avançado de medicina da Universidade de Vassouras. O parque já começa a fazer o seu papel de ancorar o turismo de Miguel Pereira e do entorno”, ressaltou Sávio Neves, durante o evento “Turismo – Planejamento e Resultados - A Importância do Rio de Janeiro para o Brasil”, organizado pela Associação Rio Vamos Vencer.
 
Segundo o empresário, a expectativa é de que o equipamento atraia 1 milhão de novos visitantes, mudando a economia da cidade.
 
Quem também apresentou novidades durante o encontro foi Ana Lucia Selvatici, diretora de Negócios e Marketing do Bondinho Pão de Açúcar, que aproveitou para fazer a apresentação pública da nova marca, desenvolvida em parceria com a agência Superunion e que altera o nome do ponto turístico para Parque Bondinho Pão de Açúcar.

Com formas curvilíneas que simulam o relevo do morro do Pão de Açúcar e o reflexo do monumento na Baía de Guanabara, a logomarca tem formato de coração e ancora a campanha de Marketing intitulada “Felicidade lá em cima”.

“Buscamos reunir todos os atributos do nosso produto em uma marca só. A ideia central é mostrar que somos muito mais que um monumento. Oferecemos ao visitante uma experiência surpreendente, de tirar o fôlego e de brilhar os olhos”, destacou Ana Lucia.

O embaixador Ido Aharoni Aronoff, professor de Pós-Graduação da New York University, que participou do evento através de videoconferência com o tema “A importância de trabalhar a imagem de cada destino”, destacou o papel dos ativos no fortalecimento da marca.

“Uma marca é um processo contínuo de construção, algo que vai além de campanhas, cujo objetivo maior é mobilizar as pessoas. A pergunta que deve ser feita é o que o Rio promete ao mundo? Uma marca forte entrega o que promete e a atuação da iniciativa privada e dos principais ativos do destino nesse processo é essencial”, enfatizou Ido Aharoni Aronoff.

Marcelo Conde, presidente da Associação Rio Vamos Vencer, reforça que o Pão de Açúcar e o Corcovado são os principais ícones do Rio e representam a imagem do Brasil no exterior.

“Quando a imagem dos dois principais pontos turísticos do Rio – Corcovado e Pão de Açúcar - é valorizada, todo o destino ganha. Por isso é tão importante a união desses dois equipamentos, que investem na promoção da nossa cidade e na captação e retenção de turistas”, ressaltou Marcelo Conde.

Stellantis confirma compromisso com investimento planejado na Itália em fábrica de baterias da Automotive Cells Company (ACC). A ACC pretende construir uma terceira unidade de produção nas instalações da Stellantis em Termoli, Itália • Plano é acelerar o desenvolvimento da ACC com um objetivo de pelo menos 120 gigawatts-hora de capacidade de células até 2030

 


Amsterdam, 23 de março de 2022 – Em conjunto com seus parceiros, a Stellantis apoia os planos de crescimento da Automotive Cells Company (ACC), pois pretende transformar a planta industrial de Termoli da Stellantis na Itália em uma nova instalação de baterias e finaliza o acordo para incluir a Mercedes-Benz como um novo parceiro igualitário ao lado de TotalEnergies/Saft e Stellantis.

Os parceiros também se comprometeram a aumentar a capacidade industrial da ACC para pelo menos 120 gigawatts-hora (GWh) até 2030 e ampliar o desenvolvimento e a produção de células e módulos de bateria de alto desempenho de última geração.

“Somos gratos a todos os envolvidos neste investimento para garantir o futuro da grande comunidade em Termoli”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Transformar a fábrica existente para ajudar a apoiar um futuro mais sustentável posiciona a ACC como líder europeu na fabricação de baterias e reafirma, graças à colaboração com o Ministério do Desenvolvimento Econômico, o papel da Itália no apoio à transformação da Stellantis em uma empresa de tecnologia de mobilidade sustentável”.

Como parte do plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis anunciou planos para ter vendas anuais globais de veículos elétricos à bateria de cinco milhões de veículos até 2030, atingindo 100% do mix de vendas de carros de passeio BEV na Europa e 50% de carros de passeio e comerciais leves nos Estados Unidos. A Stellantis também aumentou a capacidade planejada de produção de baterias em 140 GWh, para aproximadamente 400 GWh, apoiada por cinco gigafábricas juntamente com contratos de fornecimento adicionais.

A Automotive Cells Company foi fundada pela Stellantis e TotalEnergies/Saft em agosto de 2020.

A conclusão da operação está sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo aprovações regulatórias.

VW e InovaUSP firmam parceria em prol da inovação. Memorando de entendimento assinado está centrado nas áreas de semicondutores, software e desenvolvimento de soluções envolvendo motores flex

 




 

São Bernardo do Campo, 23 de março de 2022 - A Volkswagen do Brasil e o Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (InovaUSP) firmaram ontem (22) o memorando de entendimento com foco em três projetos a serem desenvolvidos nas áreas de semicondutores, software e motores flex. Pablo Di Si, chairman executivo da Volkswagen América Latina, Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Jr, reitor da Universidade de São Paulo, e Prof. Dr. Marcelo Knörich Zuffo, coordenador do InovaUSP, assinaram o documento (da esq. para dir. na foto principal).

 

parceria abrange principalmente a troca de conhecimentos centrado na fabricação de semicondutores, sua cadeia de produção e detalhes técnicos que envolvem sua composição. Desta forma, a equipe da VW consegue se aprofundar e adquirir amplo conhecimento neste tipo de componente, em um momento no qual o setor enfrenta escassez do mesmo. O InovaUSP, em contrapartida, também entende os processos e a utilização dos chips na indústria automotiva, o que permite tanto uma maior aproximação da indústria e a academia como foco na preparação de profissionais, quanto fomentar a pesquisa para que no futuro o Brasil possa ser menos dependente da importação e consiga ter know how para suportar uma produção local.

 

Ainda em tecnologia, outra frente do memorando de entendimento prevê aprofundar o conhecimento de hardware e software para aplicações automotivas diversas. Por fim, a Volkswagen e o InovaUSP estão trabalhando no desenvolvimento de soluções envolvendo motores de injeção direta, com objetivo de estudar o potencial de redução no consumo e emissão de CO2 via combustão orientada para as características do etanol.

 


Priscilla Cortezze, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da VW; Matthias Michniacki, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto & Baureihe da Volkswagen do Brasil e Região SAM; Pablo Di Si, chairman executivo da VW América Latina; prof. dr. Carlos Gilberto Carlotti Jr, reitor da USP; Maria Arminda do Nascimento Arruda, vice-reitora da USP; prof. dr. Marcelo Knörich Zuffo, coordenador do InovaUSP; e Ciro Possobom, COO da VW do Brasil e vice-presidente de Finanças e Estratégias de TI da VW Região SAM


“Estarmos próximos ao InovaUSP permite à Volkswagen prosperar no campo do conhecimento, obter o entendimento de frentes que são estratégicas para a empresa, capacitar nossos colaboradores e trocar experiências com o mundo acadêmico a fim de que novos insumos e pesquisas também sejam desenvolvidos em prol do desenvolvimento da indústria automotiva”, destaca Pablo Di Si, chairman executivo da Volkswagen América Latina.

 

O InovaUSP é uma unidade que visa agregar e integrar laboratórios e diversas iniciativas em um ambiente multidisciplinar dedicado ao desenvolvimento de pesquisa e inovação. Os pesquisadores ao entrar em contato com o negócio da Volkswagen, entendem como é a aplicação dos chips na indústria automotiva. Testes dentro da empresa estão sendo conduzidos com o uso dos chips fornecidos pela USP.

 

"O mundo vive, neste momento, grandes transformações sociais, econômicas e industriais, a pandemia Covid-19 e as mudanças climáticas estão impactando no consumo consciente e nas cadeias globais de suprimentos demandando o desenvolvimento regional sustentável. A Volkswagen e a USP estão unindo esforços de Pesquisa e Desenvolvimento multidisciplinar em áreas estratégicas como semicondutores, software e etanol visando inovações de impacto mundial. As Universidades têm uma contribuição importante a dar como parceiras na construção de soluções inovadoras baseadas na ciência e na adoção de plataformas abertas que propiciem o emprego, a qualidade de vida local e a sustentabilidade", finaliza Marcelo Knörich Zuffo, coordenador do InovaUSP.

BYD e Bakrie & Brothers Group cooperam com o fabricante de carrocerias Tri Sakti, para iniciar a industrialização de ônibus elétricos na Indonésia

BYD e PT Bakrie & Brothers Group formaram oficialmente uma parceria com Tri Sakti


Recentemente, a BYD e a PT Vektr Mobiliti Indonesia (VKTR), organização empresarial integrada pelo Grupo PT Bakrie & Brothers, formaram uma parceria oficial com a empresa indonésia de fabricação de carrocerias, Tri Sakti. Para a BYD, este é um passo significativo para desenvolver o ecossistema da indústria de veículos elétricos na Indonésia. 



No dia 8 de março, 30 ônibus elétricos BYD K9 foram entregues e serão operados na rota de Transjakarta, representando o primeiro ônibus de transporte público elétrico da Indonésia. O ônibus elétrico BYD K9 na Indonésia ostenta uma capacidade de bateria de 324 kWh, com uma autonomia de até 250 km. Além disso, o ônibus elétrico BYD K9 também possui GPS e acesso para cadeiras de rodas.

Ônibus BYD K9 na Indonésia


Anies Baswedan, governador de DKI Jakarta, testou o ônibus elétrico BYD K9 pela primeira vez. Ele destacou, "Jacarta, como a capital da Indonésia, também está lutando contra a mudança climática. Nós promovemos o transporte público limpo por meio da mobilidade elétrica e introduzimos o primeiro ônibus elétrico puro de Jacarta para alcançar o objetivo de emissão zero. Continuamos ansiosos por contribuir para o desenvolvimento sustentável e inovador".


Anies Baswedan, governador da DKI Jakarta (terceiro a partir da esquerda), sr. Gilarsi W. Setiono, o CEO da VKTR (segundo a partir da esquerda), e sr. Mochammad Yana Aditya, o CEO da Transjakarta (segundo a partir da direita).


O diretor-geral da BYD Indonésia & Malásia, sr. Eagle Zhao, expressou que, no futuro, a produção de veículos elétricos na Indonésia se desenvolveria mais rapidamente, de modo que a Indonésia se tornaria um importante participante no negócio e na indústria de ônibus elétricos domésticos.

BYD K9 Bus e Sr. Eagle Zhao, o diretor-geral da BYD Indonésia & Malásia (primeiro da direita)

 

Esta colaboração será um ato mais efetivo para desenvolver o futuro do ecossistema de veículos elétricos do país. A BYD continuará a apoiar a implementação de ônibus totalmente elétricos na Indonésia.

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