Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 8 de julho de 2022

Stellantis e Jeep apoiam em Pernambuco a 22ª edição da Fenearte - Feira Nacional de Negócios do Artesanato


A Stellantis encerrou o primeiro semestre do ano na liderança do mercado na América do Sul, respondendo por 23,5% das vendas de automóveis e comerciais leves na região no acumulado do ano. A empresa liderou os três maiores mercados sul-americanos.

No Brasil, a empresa emplacou 288 mil unidades, o equivalente a 33,6% do mercado. Na Argentina, a Stellantis superou as 65 mil unidades vendidas entre janeiro e junho, com uma participação de 33,7% das vendas totais. Outras 25 mil unidades foram vendidas no Chile, com uma participação de mercado de 11,1%.

 


NO BRASIL

Fiat lidera o mercado brasileiro

No topo do ranking brasileiro de vendas, a Fiat garantiu 21,9% de market share e mais de 187 mil emplacamentos no acumulado de janeiro a junho. A marca está na liderança há 18 meses consecutivos.  No acumulado do ano, a Fiat posicionou três modelos entre os 10 mais vendidos: Nova Strada, Mobi e Nova Toro. Fiat Strada é o veículo mais vendido no Brasil entre todas as marcas, com mais de 51 mil unidades emplacadas desde janeiro. O Fiat 500e, lançado há pouco menos de um ano, já está em sétimo lugar entre os veículos 100% elétricos mais vendidos do Brasil.

 


Jeep mantém liderança entre os SUVs no Brasil

A Jeep garantiu a liderança no segmento SUV no acumulado do ano de 2022, com 20,7% de participação entre os utilitários esportivos e 65,6 mil carros vendidos. Considerando o mercado nacional total (veículos de passeio e comerciais leves), a Jeep fechou os seis primeiros meses do ano com 7,7% de participação, um crescimento de 0,4 ponto percentual em comparação ao mesmo período do ano passado. O Jeep Compass está entre os 10 modelos mais vendidos no acumulado do ano, com mais de 31 mil unidades emplacadas.

 


Peugeot avança no ranking nacional de marcas

Com 21.687 unidades comercializadas no acumulado de 2022 e 2,5% de participação de mercado, a marca Peugeot registrou crescimento de 81% em comparação ao mesmo período de 2021. Em junho, a marca alcançou o maior volume de emplacamentos em nove anos (5.016 unidades). Com este resultado, ganhou importantes posições no ranking das marcas mais vendidas no Brasil.

 


Citroën tem melhor desempenho em uma década

O último mês marcou um momento histórico para a Citroën. Após mais do que dobrar sua participação no mercado, a marca alcançou 2,4% do volume total de emplacamentos em junho, o melhor resultado dos últimos dez anos. No mês foram registrados 3.971 veículos novos da Citroën, um aumento de quase 100% em relação ao mês anterior. Com este resultado, a marca acumula 12,3 mil unidades emplacadas de janeiro a junho, com 1,4% de participação no mercado brasileiro.

 


As vendas de Ram

A marca Ram registrou 1.064 unidades emplacadas no semestre, destacando-se no segmento premium no Brasil.

 

NA ARGENTINA

Stellantis continua à frente no mercado argentino

A Stellantis continua liderando o mercado argentino. No acumulado do ano, a empresa superou as 65 mil unidades vendidas, com 33,7% de participação de mercado. Entre os destaques no período, estão a liderança e vice-liderança do ranking de modelos mais vendidos, com o Fiat Cronos (22.549 unidades) e o Peugeot 208 (12.503 unidades). Os dois modelos mais vendidos no segmento premium são os DS 7 Crossback e DS 3 Crossback. A empresa também liderou no segmento de SUVs, com mais de 13 mil unidades vendidas.

A produção nas duas plantas do grupo na Argentina somou 72 mil unidades, com um crescimento de 38% em relação ao primeiro semestre do ano anterior.

 

NO CHILE

Stellantis lidera mercado chileno em expansão

Com 25 mil unidades emplacadas de janeiro a junho, a Stellantis liderou as vendas no Chile, cujo mercado está em expansão. O mercado chileno cresceu 24% em comparação com o primeiro semestre de 2021 e se tornou o segundo da América do Sul, atrás apenas do Brasil.

Dentre as marcas do grupo, Peugeot é a mais destacada no Chile, com mais de 10 mil veículos emplacados e 4,6% de participação, seguida por Ram, com 4,4 mil unidades e 2% de participação de mercado. Seguem Citroën (4,2 mil unidades), Opel (2,2 mil), Jeep (2,1 mil) e Fiat (1,3 mil). As marcas DS e Alfa Romeo se destacam no segmento premium, com 6,4% e 1,2% de participação, respectivamente.  

 

Sobre a Stellantis

A Stellantis N.V. (NYSE / MTA / Euronext Paris: STLA) é um dos principais fabricantes mundiais de automóveis e um fornecedor de mobilidade. As suas marcas históricas e icônicas incorporam a paixão dos seus visionários fundadores e a dos clientes dos nossos dias nos seus inovadores produtos e serviços, incluindo a Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. Impulsionados pela nossa diversidade, lideramos a forma como o mundo se move – ambicionando tornarmo-nos a maior empresa de mobilidade tecnológica sustentável, não a maior enquanto criadores de valor acrescentado para todas as partes interessadas, mas também para as comunidades onde estamos presentes. Para mais informações, consulte www.stellantis.com.

Linha completa: Nova Frontier S completa a oferta da picape e Nissan padroniza a adoção do biturbo em todas as versões



Rio de Janeiro 
– Agora a linha da Nova Nissan Frontier está completa e com uma novidade no Brasil. A marca japonesa já está disponibilizando a versão de entrada S no país e o modelo chega também com 2 turbos no motor 2.3 16V a diesel, como nas outras versões. 

A decisão de disponibilizar o biturbo na versão S, diferentemente do que acontecia no modelo anterior e chegou a ser anunciado pela empresa, foi decidida para padronizar a oferta da linha no mercado e melhorar ainda mais o desempenho e o consumo da opção de entrada da Nova Frontier, que é a única equipada com câmbio manual, de seis marchas.


Como tem vocação para o trabalho, a Nova Frontier S tem os dois turbos com calibragem diferente da oferecida nas outras versões da linha. Assim, entrega 43,3 kgfm de torque, disponíveis entre 1.500 e 2.500 rpm, e 163 cv de potência a 3.750 rpm. Assim, apesar de ter também 2 turbos, como as demais – que têm 190 cv –, o modelo de entrada é 5% mais econômico e apresenta um excelente desempenho.

A nova versão se soma as outras já disponíveis nas concessionárias da marca em todo o Brasil: SE, Attack, XE, Platinum e PRO4X. Agora sim, com todas as opções disponíveis, a linha da Nova Nissan Frontier conta com seis versões no mercado brasileiro, cada uma delas pensada e configurada para atender a demanda de diferentes públicos.


A Nova Nissan Frontier S é um modelo de entrada, mas chega oferecendo o design robusto da picape desenhada para fazer mais e uma ampla lista de equipamentos. Assim, ela traz de fábrica itens como seis airbags, ar-condicionado, vidros e retrovisores elétricos, bloqueio de diferencial mecânico, controle automático de descida (HDC) e controles de tração e estabilidade (VDC – Vehicle Dynamic Control), sistema de auxílio de partida em rampa (HSA), entre outros.

A versão S tem preço sugerido de R$ 238.290.


Desenhada para fazer mais

A Nova Nissan Frontier chegou com um desenho que mistura estilo robusto, elegante e imponente, seguindo o conceito global Nissan Emotional GeometryDesign. A grade e os faróis em forma de C tornam a frente única e facilmente reconhecível.

A grade segue um estilo "interligado" de design – recurso exclusivo encontrado da família de picapes Nissan – cria uma frente poderosa, que destaca sua capacidade de ir a qualquer lugar. Na parte traseira, o desenho das lanternas traseiras garante a sofisticação do novo design.


A caçamba também mereceu atenção especial. A picape da Nissan agora apresenta uma excelente combinação de carga útil e volume. Para isso, o compartimento tem uma altura maior em relação a sua antecessora – 25 mm, perto da cabine, e até 50 mm nas laterais, perto da tampa – tendo capacidade para receber até 1.054 litros de carga. 

E a capacidade chega a 1.043 kg. Para o conforto maior na hora de utilizar a caçamba, o para-choque traseiro tem um degrau que facilita o acesso e o uso da caçamba.


Prática e confortável também é a cabine da nova picape japonesa. Cada versão tem seu acabamento diferenciado, o que inclui diferentes materiais e texturas para os bancos que, na dianteira, segue a tradição da Nissan de serem "Gravidade Zero". Eles são produzidos tendo como base tecnologia desenvolvida pela NASA para eliminar a fadiga e melhorar o conforto para o condutor.

A nova picape da Nissan mantém as características de sua linhagem e apresenta a melhor capacidade off road do segmento com excelente ângulo de ataque/saída e distância livre do solo. A Nova Nissan Frontier tem 31,6º de ângulo de ataque, 25,7º de saída e 25,2 cm de vão livre, o que permite que ela supere os obstáculos mais severos.



Se a suspensão já era um destaque do modelo anterior da Frontier, agora ainda foi refinada com a adoção de novos ajustes dos amortecedores. O conjunto traseiro segue com sistema multilink e molas helicoidais (única entre os concorrentes) que trabalha em conjunto com um eixo rígido. 

Essa solução inovadora oferece um excelente balanço entre o conforto no passeio e alta estabilidade, sem abrir mão das capacidades no fora de estrada e no transporte de cargas. Já a suspensão dianteira de arquitetura com braço duplo assistido por barra estabilizadora garante o conforto e segurança.


Em todas as versões, os freios apresentam a melhor solução disponível no segmento. São a disco nas quatro rodas.


ANFAVEA projeta crescimento de 4,1% na produção em 2022

São Paulo, 8 de julho de 2022 - Apesar da recuperação no segundo trimestre, os fracos resultados do início do ano impactaram os números do primeiro semestre, na comparação com o mesmo período de 2021. No entanto, as exportações cresceram no período, de acordo com o balanço divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA). Com isso, a entidade decidiu rever as perspectivas para o fechamento do ano, com leve crescimento em relação ao ano passado nos indicadores de produção e licenciamento, e com melhora significativa nas exportações.


Em junho, a produção chegou a 203,6 mil unidades, superando a marca de 200 mil pela segunda vez no ano. No acumulado, foram produzidos 1.092 mil autoveículos, queda de 5% em relação aos primeiros seis meses do ano passado. No segundo trimestre, houve crescimento de 20% em relação ao primeiro. “A crise global dos semicondutores vem se prolongando mais do que esperávamos em janeiro, em função de novos fatores como a guerra na Ucrânia e os lockdowns na China causados pela nova onda de covid, que afetam o fornecimento de insumos e a logística global”, explicou o Presidente da ANFAVEA, Márcio de Lima Leite.

A falta de oferta teve reflexo direto no recuo dos licenciamentos. Em junho eles totalizaram 178,1 mil unidades, queda de 4,8% em relação a maio e de 2,4% sobre junho de 2021. Descontado o feriado prolongado de Corpus Christi, a média mensal de vendas se manteve em 8,5 mil unidades, mesmo valor de maio. No acumulado do semestre, a redução foi de 14,5%. “Infelizmente esse é um fenômeno global, com números de queda muito semelhantes aos dos principais mercados do planeta”, comentou Leite.

A boa notícia do semestre foi e recuperação das exportações, a despeito da crise na Argentina. Graças ao aumento dos envios a países como Colômbia, Chile, Peru, México e Uruguai, as associadas da ANFAVEA registraram 246 mil unidades exportadas, sendo 47,3 mil em junho, melhor resultado mensal desde agosto de 2018. O crescimento sobre o primeiro semestre de 2021 chegou a 23%. Em valores exportados, a alta já é de 33,7%, em função dos embarques de autoveículos de maior valor agregado.

Outro resultado comemorado foi o de empregos. Só em junho foram criadas 705 vagas, somando 1.488 desde o início do ano. Se consideramos as vagas de máquinas autopropulsadas, foram 2.700 novas vagas, que representam cerca de 27 mil empregos diretos e indiretos para a cadeia automotiva. “Em meio a tantas paralisações por falta de componentes, essas contratações revelam a resiliência das empresas do setor e uma aposta na recuperação do mercado”, afirmou o Presidente da ANFAVEA.

Novas projeções para o fechamento de 2022

Levando em conta as restrições de produção e a elevação da inflação e dos juros no Brasil, assim como as restrições ao acesso de crédito (que impactam principalmente as vendas dos veículos de entrada), a ANFAVEA divulgou novas projeções para o fechamento de 2022, com crescimento em todos os indicadores sobre 2021, mas com menos otimismo que no início do ano.

Para a produção, a nova expectativa é de fechar o ano com 2.340 mil unidades, alta de 4,1% sobre 2021. Para vendas internas, espera-se chegar a 2.140 mil autoveículos licenciados, crescimento de 1%. Já a expectativa para exportação é de 460 ml unidades embarcadas até o fim do ano, alta de 22,2% na comparação com 2021.

Festival Interlados de Carros aguarda 18 mil visitantes neste fim de semana. Test-drives na pista



08/07/2022 – Fullpower e Duas Rodas se uniram para realizar o maior evento de experiência de automóveis do Brasil: o Festival Interlagos - Carros . O evento que já tem uma edição focada no segmento de motos, realizada entre os dias 23 e 26 de junho último e que recebeu 42 mil visitantes, ganhou agora uma destinada ao mercado do automóvel e promete fazer história como um novo marco do setor. A primeira edição da versão carros espera receber, entre os dias 8 e 10 de julho, 18 mil visitantes.
 
Com a participação de fabricantes e importadoras como Audi, Chevrolet, Citroën, Fiat, Ford, Jaguar Land Rover, Jeep, Peugeot e Volvo, e também empresas que compõem a cadeia automobilística, o evento aposta no formato de oferecer experiências ao volante no icônico circuito de Interlagos.
 
“A mudança radical do comportamento dos consumidores de veículos e também diante da ´concorrência´ de novas tecnologias de comunicação, em especial de jovens, o setor automotivo precisa se renovar. A experiência ao volante é dos caminhos para se conquistar os novos consumidores”, avalia Eduardo Bernasconi, um dos organizadores do Festival Interlagos – Carros, ao lado do empresário Marcio Saldanha, para quem “as empresas do setor não precisam mais gastar milhões para divulgarem suas novidades, projetos e imagem. Elas precisam de produtores que entendam do negócio de automóvel e que sejam fortes nas mídias digitais. Nós vivemos o dia a dia deles e sabemos todas as necessidades para um evento dar certo por um investimento justo”. 
 
A versão carros do Festival traz o mesmo formato de sucesso da edição de moto: uma estrutura de test-drives a serem realizados com toda segurança; um boulevard de exposições na área dos boxes, com cenografia e paisagismo, pista off-road para quem curte terra e quer conhecer os recursos eletrônicos dos veículos em pistas de baixa aderência; além de atrações paralelas como sessões de Drift e Crazy Kart.



 
PROGRAMAÇÃO
- Test-drives de 9h às 17h (tanto na pista principal, quanto na pista off-road) 
- Boulevard com a área do salão de exposições e ativações das marcas funciona de 09h às 19h 
- Show de Drift (1 apresentação às 11h e outra às 15h todos os dias. Com 1 hora e meia de apresentação)
- Crazy Kart - 10h às 16h com uma hora de almoço (13h às 14h)
 
Serviço
Festival Interlagos - Carros
Data: 8 a 10 de julho de 2022 - das 8h às 19h
Local: Autódromo de Interlagos - Av. Sen. Teotônio Vilela, 261 - Interlagos, São Paulo 
Ingresso: R$ 70,00
Horários (*sujeitos a alterações sem aviso prévio):
 

Vem de férias para o Rio de Janeiro? Aproveite os combos promocionais e Corcovado, Aqua Rio e Bio Parque do Rio


Com a aproximação das férias de julho muitas famílias começam a planejar o que fazer com a criançada para evitar o tédio em casa. A campanha “Suas Férias Merecem Diversão em Dobro”, promovida pelo AquaRio, BioParque do Rio e Paineiras-Corcovado, oferece combos para visitar dois atrativos com um preço especial durante o mês inteiro. As combinações podem contemplar ingressos para o AquaRio + BioParque do Rio; ou Cristo Redentor + AquaRio.



 

Para quem deseja se encantar com o reino animal e conhecer as diversas espécies da vida marinha e terreste, a melhor opção é visitar o AquaRio e o BioParque do Rio. Os ingressos combinados para os dois parques custam a partir de R$ 79,90. A compra pode ser feita tanto no site do BioParque, quanto no site do AquaRio.


 

 

 

Com uma vista de tirar o fôlego, a visita ao Cristo Redentor também pode ser combinada com um passeio ao AquaRio. O combo desses dois atrativos, juntos, custa a partir de R$ 69,90. Para adquirir os ingressos basta acessar o site do Paineiras Corcovado, ou o site do AquaRio.


 


 

A fim de garantir uma experiência inesquecível, os atrativos recomendam a compra antecipada. Os passeios podem ser agendados diariamente, inclusive fins de semana e feriados.

 

Agências, operadoras e guias contam com atendimento exclusivo. Basta efetuar o cadastro no Link




 

quinta-feira, 7 de julho de 2022

Audi e Volkswagen Caminhões realizam primeira entrega 100% sustentável de veículos no Brasil. Projeto piloto com caminhão elétrico VW e-Delivery transportará 10 unidades do modelo Audi RS e-tron GT aos seus novos proprietários em São Paulo. Veículos ficarão expostos no Festival Interlagos, de hoje,7, a 10 de julho, no autódromo de Interlagos, em São Paulo.·

     


São Paulo, 07 de julho de 2022 – A Audi do Brasil anuncia uma iniciativa inédita no país em parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus. Em um projeto piloto exclusivo, a montadora realizará a entrega de seus veículos por um meio 100% sustentável e livre de emissões de poluentes. 


A ação envolverá dez unidades do modelo Audi RS e-tron GT, que serão transportados oficialmente aos seus novos proprietários residentes no Estado de São Paulo pelo VW e-Delivery, primeiro caminhão elétrico totalmente desenvolvido e produzido em Resende (RJ).

 

O anúncio oficial da parceria foi realizado nesta quinta-feira (7) no primeiro dia do Festival Interlagos, que reúne diversas marcas automotivas apresentando o seu portfólio de veículos aos clientes. O Festival ocorrerá até o dia 10 de julho no Autódromo de Interlagos, na capital paulista.

 

"A Audi do Brasil está engajada na ampliação de seus veículos elétricos e em iniciativas que incentivem a mobilidade sustentável no país. Por meio desta parceria inédita com a Volkswagen Caminhões e ônibus, estamos oferecendo uma experiência completamente elétrica e personalizada aos nossos clientes, mostrando que é possível ampliar a mobilidade sustentável para toda a cadeia logística", afirma Daniel Rojas, CEO da Audi do Brasil.

 

O Audi RS e-tron GT é o primeiro esportivo 100% elétrico da Audi, oferecendo desempenho dinâmico, aceleração de 0 a 100 km/h 3,3 segundos e velocidade máxima de 250 km/h. O motor elétrico no eixo dianteiro também libera 175 kW, enquanto o motor na traseira libera 335 kW. A potência total é 440 kW e o torque total é 830 Nm. No modo boost, a potência aumenta sobe para 475 kW ou 646 cavalos. Lançado em maio de 2021, o modelo teve todas as unidades disponibilizadas vendidas em menos de 24 horas de pré-venda.

 

O veículo utilizado na iniciativa será o caminhão e-Delivery, que ganhou uma série de adaptações como a plataforma de auto socorro com fechamento de sider para o transporte dos veículos da Audi, garantindo a segurança no trajeto das lojas até as residências dos novos proprietários. Com peso total bruto de 11 toneladas, arquitetura flexível ao redor das baterias e opções de seis ou três pacotes de bateria, o e-Delivery oferece uma autonomia de até 250 quilômetros, de acordo com a configuração do veículo e a aplicação.


 


Estratégia de eletrificação no país

O lançamento das novas motorizações dos modelos A3, A4 e A5 reforça a estratégia da Audi em se consolidar como marca mais sustentável, eficiente e inovadora do mercado brasileiro. Com uma estratégia consistente em eletrificação de seus veículos, a montadora oferece atualmente um portfólio de quatro modelos elétricos: e-tron, e-tron Sportaback, e-tron S Sportback e RS e-tron GT.

 

No início deste mês, a Audi lançou o novo Q5 TFSI e quattro, o seu primeiro veículo híbrido plug-in no país. Com uma potência combinada de 367 cv e 500 Nm de torque, o modelo está disponível nas carrocerias SUV e SUV Coupé e teve a pré-vendas de 300 unidades já esgotada em menos de uma semana de vendas, demonstrando o sucesso imediato do modelo.

 

No Brasil, a Audi possui uma série de projetos como o uso de energia 100% limpa a partir de painéis solares no seu Centro Técnico, em São Paulo, e em algumas concessionárias no país. Além disso, a fabricante anunciou recentemente o investimento de R$ 20 milhões na instalação de carregadores elétricos DC de 150kW nas 42 concessionárias da marca no Brasil, com conectores do tipo CCS2, compatíveis também com veículos de outras montadoras.

 

A Audi tem a meta global de ser uma empresa 100% neutra em carbono até 2050, com uma oferta cada vez maior de veículos elétricos: 30 modelos eletrificados serão lançados até 2025. A partir de 2026, todos os novos veículos lançados serão elétricos e, em 2033, está previsto o fim da produção de veículos a combustão.

 

 

Festival Interlagos

Data: 07 a 10 de Julho

Local: Autódromo de Interlagos (Av. Sen. Teotônio Vilela, 261 - Interlagos, São Paulo/SP. CEP: 04801-010)

Horários: 08h30 às 19h00

Audi lança A3, A4 e A5 no Brasil com a sua nova linha de motores mais modernos e sustentáveis. Veículos foram apresentados no Festival Interlagos, que ocorre entre os dias 07 e 10 de julho em São Paulo e estão disponíveis nas concessionárias da Audi a partir de R$ 269.990,00

 


São Paulo, 07 de  julho de 2022 – A Audi do Brasil anuncia a renovação da sua linha de modelos A3, A4 e A5, que acabam de receber propulsores mais modernos e eficientes, alinhados às novas exigências da fase L7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). Com as atualizações na motorização, os integrantes da família A ficaram mais potentes e com menor emissão de poluentes.

 

A apresentação dos novos veículos foi realizada no 1º edição do Festival Interlagos, evento de experiência que ocorre no autódromo, em São Paulo, entre os dias 7 e 10 de julho. Ao todo, o evento contará com mais de 500 convidados da marca que poderão colecionar experiências de pista inesquecíveis no mais famoso autódromo do País. Além da família A, Os esportivos RS e-tron GT, e-tron S Sportback, RS 6 Avant, RS 5 Sportback, além do Q5 Sportback e do novo Q3 Sportback fabricado no Brasil são alguns dos modelos que estarão nas pistas.

 

"Estamos vivenciando mudanças profundas na indústria automotiva em direção à mobilidade sustentável e estamos orgulhosos em ser parte atuante nessa transformação, oferecendo o portfólio mais completo do mercado automotivo de luxo com opções elétricas, híbrida e a combustão cada vez mais eficientes e adequadas às normas de emissão", afirma Daniel Rojas, CEO da Audi do Brasil.


Nova família A

Modelo mais vendido da história da marca no país, o Audi A3 ganhou atualizações no consagrado propulsor 2.0 S line TFSI S tronic, diponível nas versões Sedan e Sportback. O propulsor teve um ganho na potência de 190 cavalos e 320 Nm de torque para 204 cavalos e  300 Nm de torque e um sistema hibrido leve de 48V. Com as mudanças, o veículo reduziu as emissões de poluentes e preservou sua performance esportiva, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos. A transmissão é  S tronic de sete velocidades.

Já o prestigiado sedã médio A4, o modelo mais vendido da Audi no mundo, também recebeu atualizações na motorização, elevando a potência do motor 2.0 TFSI de 190 cavalos  e torque de 320 Nm para 204 cavalos e 320Nm, que atua em conjunto com a transmissão S tronic de sete velocidades. O novo conjunto tornou o veículo mais rápido e eficiente, baixando a sua aceleração de 0 a 100 km/h de 7,3 para 7,1 segundos.

Com seu visual cupê que mistura esportividade e elegância, o Audi A5 completa a renovação de motores da família A com atualizações em seu propulsor 2.0 TFSI, que passou de 190 cavalos e 320 de torque para 204 cavalos e 320 Nm de torque. Os ajustes fizeram a aceleração de 0 a 100 km/h do modelo cair de 7,3 para 7,2 segundos. Assim como os irmãos mais novos, o modelo é equipada com a transmissão automática S Tronic de dupla embreagem e sete velocidades.

Audi A3 Sedan e Sportback

Os novíssimos Audi A3 Sedan (segunda geração) e Sportback (quarta geração) chegaram ao país em meados de 2021 com um design completamente renovado, tecnologias inéditas e uma vasta lista de equipamentos de conveniência, segurança e conectividade. O visual externo adotou a nova linguagem visual da montadora das quatro argolas, com faróis e lanternas Full LED, ampla grade frontal singleframe e entradas de ar avantajadas na dianteira.

Produzidos em Ingolstadt (Alemanha), sede global da Audi, os modelos oferecem itens de série como painel de instrumentos Audi Virtual Cockpit de 12,3 polegadas e Display sensível ao toque de 10,1 polegadas. Na versão Performance Black, há bancos dianteiros esportivos e elétricos e teto solar elétrico panorâmico, entre outros. Os opcionais incluem sistema de som Bang&Olufsen 3D, faróis LED Matrix, conjunto de luzes ambiente e Pacote S line, que torna a cabine ainda mais esportiva.

Em relação às dimensões, a carroceria Sportback tem 4,34 metros de comprimento, 1,82 metro de largura, 1,43 metros de altura e 2,64 metros de entre-eixos. O espaço do porta-malas é de 380 e 1.200 litros, com os bancos inclinados. No Sedan, o comprimento sobe para 4,50 metros e a capacidade regular do porta-malas é de 425 litros.

Audi A4 Sedan e A5 Sportback

Com 28 anos de história e mundialmente respeitado por sua elegância e versatilidade, o Audi A4 chegou renovado ao país no final de 2020. O visual do modelo é moderno e sofisticado, com faróis em LED e grade singleframe na dianteira. Na lateral, destaque para os contornos sobressalentes acima das rodas e pela linha inferior marcando o entre-eixos.

Na cabine, o painel central oferece uma tela sensível ao toque com o sistema de conectividade Audi MMI Plus, com informações projetadas na tela de alta resolução com 10,1 polegadas.

O modelo é oferecido em duas versões: Prestige, e S Line. As versões Prestige trazem itens

como o painel de instrumentos Audi Virtual Cockpit Plus de 12,3 polegadas, ar-condicionado automático e o sistema Audi drive select com cinco modos de condução: automatic, efficiency, comfort, dynamic e individual. Já a versão S Line traz itens como bancos esportivos dianteiros elétricos, controle de cruzeiro adaptativo, teto solar elétrico, faróis Full LED e aviso de saída de faixa. 

O novo Audi A5 Sportback desembarcou no início de 2021 no mercado nacional. O visual do modelo traz a nova linguagem visual da Audi e saídas de ventilação acima da grade que foram inspiradas no clássico Audi Sport quattro de 1984. A musculatura no capô o diferencia de outros modelos da marca ao agregar um aspecto de força e esportividade. Na traseira, destaque para as ponteiras de escape trapezoidais e assinatura ótica com lanternas traseiras de LED e setas dinâmicas.

Na cabine, o visual é marcado por linhas horizontais e itens de conectividade como o novo display sensível ao toque MMI com tela em alta resolução de 10,1 polegadas. O modelo ainda conta com o Audi Virtual Cockpit Plus de 12,3 polegadas, com três modos de apresentações diferentes, posicionado logo atrás do volante multifuncional. O veículo é comercializado na versão S line. 

Os modelos também fazem parte do programa de assinatura de veículos da Audi, o Luxury Signature e estão disponíveis de a partir de R$ 7.120 por mês para o A4 Sedan e a partir de R$ 8.390 por mês para o A5 Sportback. O programa está disponível em 38 cidades através de 45 pontos de venda e pode ser contratado nas concessionárias presentes nos estados de São Paulo, Goiás, Distrito Federal,  Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O programa ainda oferece planos que possuem duração de 18 ou 24 meses e contemplam até 1.500 km para rodar por mês, seguro, IPVA, licenciamento, assistência 24 horas e manutenção preventiva, além de blindagem disponível com custo adicional.

Preços públicos sugeridos atualizados (Julho/2022)

A3 Sedan e Sportback

·       A3 Sedan 2.0 S line TFSI S tronic (22/22): R$ 269.990,00

·       A3 Sportback 2.0 S line TFSI S tronic (22/22): R$ 269.990,00

·       A3 Sedan 2.0 Performance Black TFSI S tronic (22/22): R$ 289.990,00

·       A3 Sportback 2.0 Performance Black TFSI S tronic (22/22): R$ 289.990,00

A4 Sedan

·       A4 Sedan Prestige 2.0 TFSI S tronic (22/22): R$ 294.990,00

·       A4 Sedan S line 2.0 TFSI S tronic (22/22): R$ 317.990,00

 

A5 Sportback

·       A5 Sportback S line 2.0 TFSI S tronic (22/22): R$ 351.990,00

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.208 — 5/7/22

 


Com mudanças na medida certa

HB20 vai consolidar liderança

 


Hyundai HB20 foi lançado em 2012 projetado como um modelo específico para o mercado brasileiro. Ao longo de 10 anos avançou lentamente, mas de maneira firme, entre os hatches compactos que naquela época representavam 60% das vendas e tinha o Gol ainda como líder destacado. Em 2015 recebeu pequenas modificações e em 2019 chegou a segunda geração. Esta recebeu uma grade frontal que não agradou a todos, mas o modelo continuou a crescer. Em 2021 foi o automóvel mais vendido no País.

Mudar o HB20, agora quase uma terceira geração, foi decisão estratégia da marca sul-coreana que deve consolidar a liderança confirmada neste primeiro semestre. Já o sedã HB20S só chega em setembro. A grade dianteira do hatch renovou completamente o visual do hatch para que parecesse mais largo. Na traseira lanternas e luzes de freio de LED estão interligadas por uma barra funcional (como no Tucson e Elantra) e a tampa do porta-malas ficou maior. As luzes direcionais nas extremidades do para-choque não oferecem visibilidade tão boa pela posição muito baixa.

No interior não houve tantas mudanças. Porém, as duas versões de topo contam com quadro de instrumentos digital (conta-giros sem ponteiro fica estranho) e partida do motor com climatização interna a distância. Conectividade Bluelink com tela de 8 pol. agora é gratuita por três anos, inclusive para os modelos já em circulação que só tinham seis meses de franquia.

A Hyundai avançou em recursos de segurança passiva (todas as versões agora com seis airbags). Adicionou novos itens de segurança ativa como assistentes de permanência e centralização na faixa de rodagem, frenagem autônoma de emergência que também detecta ciclistas e pedestres e alerta de tráfego na traseira com frenagem autônoma.

Motores (tricilindros flex de aspiração natural – 80 cv (E) e turbo – 120 cv) e câmbios automáticos de seis marchas não mudaram. Na primeira avaliação, no Circuito Panamericano, da Pirelli, o HB20 Platinum Plus com o motor mais potente demonstrou ter um conjunto coerente, bons freios, direção precisa e com as novas rodas de liga leve de 16 pol. e pneus 195/55 o comportamento em curvas é exemplar. Preços: Sense - R$ 76.690; Comfort - R$ 79.990; Limited - R$ 85.490; Comfort T-GDi MT - R$ 93.790; Comfort T-GDi AT - R$ 99.390; Platinum T-GDi AT - R$ 105.390; Platinum Plus T-GDi AT - R$ 114.390.

Honda HR-V avança em estilo e motorização turbo


O desenho ganhou jeito de SUV cupê (embora a Honda não o classifique assim) e representa evolução marcante frente ao HR-V de geração anterior. Frente relativamente discreta e na traseira lanternas de LED são interligadas por uma barra luminosa. As dimensões externas são praticamente as mesmas. Altura diminuída em 2 cm sem afetar o espaço interno que até ganhou 3,5 cm para as pernas no banco traseiro e se manteve o basculamento do assento para cima. Houve, porém, diminuição do porta-malas de 437 litros para 354 litros. Interior foi todo revisto incluindo volante e painel, mas o acabamento em plástico rígido continua.

Nas versões EX e EXL o motor de 1,8 litro foi trocado pelo de 1,5 litro de 126 cv e 15,8 kgf.m do City. Embora este seja mais moderno com densidade de potência e torque maiores e um câmbio CVT bem acertado, os mais atentos poderão sentir a diferença de 14 cv a menos, mas no torque a desvantagem cai para apenas 1,6 kgf.m. As duas versões mais caras, Advance e Touring, vão oferecer a partir de outubro desempenho muito melhor porque receberão turbocompressor, mas a Honda não antecipou potência e torque.

Chama atenção o pacote de segurança Honda Sensing. Desde a versão de entrada inclui seis airbags, controle de cruzeiro adaptativo também em baixas velocidades, frenagem para mitigação de colisão, assistente de permanência em faixa e mitigação de evasão de pista, controle de descida e subida em rampa, câmera de ré e sensores de estacionamento (apenas na traseira).

Os HR-V EX e EXL chegam em agosto às concessionárias. A empresa só anunciará os preços no final deste mês.

Fenabrave refaz projeções para 2022

Ao apresentar o balanço dos emplacamentos de veículos leves e pesados no primeiro semestre, a Fenabrave reportou redução de 14,5% em relação a 2021. Para o presidente da entidade, José Andreta Jr., “as fábricas ainda sofrem com a falta de componentes e estão produzindo o que conseguem. Há muitos carros parados nos pátios por falta de peças. Existe um represamento de 500 mil unidades já vendidas, com sinal, e não entregues”.

Junho teve um dia útil a menos do que maio, porém a média diária de 8.270 unidades se manteve. Atenta aos resultados do primeiro semestre, a entidade refez suas projeções para 2022. No começo do ano a previsão era de crescer 4,6% sobre 2021.

Este cenário mais difícil fez com que a Fenabrave refizesse suas projeções para 2022. “No começo do ano prevíamos crescimento total de emplacamentos de 4,4 % no setor de automóveis e comerciais leves, o de maior volume. Agora, devido aos problemas de abastecimento de peças que paralisam algumas fábricas, revimos nossas previsões. Projetamos números de emplacamentos semelhantes aos do ano passado, incluídos caminhões e ônibus”, concluiu Andreta Jr.

De test-drive off-road a estúdio de tatuagem: Belo Horizonte recebe aventuras do Jeep® Experience. O vencedor levará para casa um Trailhawk

 


Hoje, 7 (quinta-feira), iremos conhecer o grande vencedor do “No Limite”, programa em que os modelos da Jeep marcaram presença em diferentes ações de conteúdo. Inclusive, o campeão do reality irá levar para casa o Novo Jeep Renegade. Mais do que isso, a versão escolhida como parte do prêmio é a Trailhawk, a topo de linha, que possui um visual único e a maior capacidade off-road da gama. 

Conectada com a aventura, a versão Trailhawk tem o autêntico visual Jeep, tecnologias avançadas, muita segurança e um excelente desempenho, graças ao novo motor T270 de até 185 cv, que é o mais potente da categoria. Tudo isso, combinado com a melhor capacidade off-road do segmento, com tração 4x4, câmbio de nove marchas e seletor de terreno com cinco configurações, garantindo ao modelo o selo Trail Rated, que assegura sua aptidão para as trilhas mais exigentes. 

Além do Novo Jeep Renegade, outros modelos da marca também foram destaques das provas e ações ao decorrer programa, como os Jeeps Wrangler, Compass, Commander, Compass 4xe, o primeiro veículo híbrido plug-in da marca e até mesmo a picape Gladiator, que será lançada em breve no  Brasil. 

A última ação da marca no reality, no fim de junho, contou com uma participação mais do que especial: Cris Marques, a primeira CFO “Chief Freedom Officer” da Jeep, ficou responsável por apresentar todo o conforto e as funcionalidades do Commander.  

As ações da marca no programa foram desenvolvidas pela Globo em parceria com a agência Fbiz.


Novo Jeep Renegade Trailhawk

O ápice da robustez e aptidão para o fora de estrada segue mais valente do que nunca. A versão Trailhawk possui visual exclusivo, com rodas de 17” de liga-leve, pneus de uso misto exclusivos da versão e suspensão elevada, além de proteções off-road. 

O modelo traz ainda um pacote tecnológico de referência em seu segmento, com grande destaque para o sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB), que faz um monitoramento contínuo do tráfego à frente. A segurança é reforçada ainda pelo detector de fadiga, comutação automática do farol alto, monitoramento de ponto cego, controle eletrônico de descida Hill Descent Control e sete airbags (incluindo um para o joelho do motorista), entre outros sistemas para garantir a segurança dos ocupantes.

O quadro de instrumentos digital de 7” tem uma animação exclusiva e o  sistema multimídia com tela de até 8,4 polegadas possui integração sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de carregador de celular por indução. Ainda, a cabine usa bancos em couro com costura vermelha, mesmo tom dos acabamentos dos alto-falantes e saídas de ar-condicionado laterais. O seletor com cinco modos de condução inclui a exclusiva configuração Rock (pedra), ideal para encarar grandes obstáculos, algo possível graças aos ângulos off-road extremos. 

 Acompanhe os canais da Jeep:

Jeep Gear: https://www.jeep-gear.com.br/

Instagram Jeep Gear: https://www.instagram.com/jeepgear_oficial/

Facebook: https://www.facebook.com/jeepdobrasil

Instagram: https://www.instagram.com/jeepdobrasil/

YouTube: www.youtube.com/jeepdobrasil

Jeep Wave: https://jeepwave.jeep.com.br/



ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.