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sábado, 18 de novembro de 2023

VAMOS TOMAR VINHO // VIA VINI VINHOS // VINHO JOÃO PORTUGAL // VIÑA CASAS DEL BOSQUE // Combos vinhos 40ºC Vamos refrescar


Vamos conhecer o vinho Roger Sabon Le Plaisir Blanc. É um francês branco, da região do Rhone, de uva Grenache Blanc, Clairette, Viogner, safra 2021 com cinco meses de barrica de madeira, que bate os 13º e deve ser consumido jovem.

HARMONIZAÇÃO

O Vinho Branco Francês Roger Sabon Le Plaisir Blanc harmoniza bem com frutos do mar grelhados, especialmente camarão e lagosta. Também é uma boa opção para acompanhar saladas frescas e queijos de cabra. As notas frutadas e florais do vinho combinam bem com pratos leves e frescos, enquanto a acidez equilibrada do vinho ajuda a cortar a gordura dos frutos do mar. Para uma harmonização mais sofisticada, experimente com pratos de peixe branco assado com vegetais frescos e salteados. O corpo médio e taninos suaves deste vinho fazem dele uma escolha versátil para uma ampla gama de pratos leves e saudáveis.

Vinho do premiado João Portugal Ramos com desconto

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Enviado por www.grandeadega.com.br

Curitiba, Paraná, Brasil

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Opções de vinhos para o verão e outras vantagens
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Olá Arnaldo

São vinhos especiais para diversas graças!

Aproveite o preço de lançamento e se delicie com Casas del Bosque.

Quero conferir
Via Vini Vinhos

Casas del Bosque foi criada em 1993, por uma família de origem italiana. Seus vinhedos estão localizados no Vale de Casablanca e são compostos por solos vulcânicos e graníticos-argilosos, que anteriormente eram cobertos pelo Pacífico. Ainda hoje permanece como uma vinícola familiar, que mantém as tradições e a busca pela melhor expressão do seu terroir.

Aqui apresentamos a linha " Botanique ", com vinhos frescos, vibrantes, aromáticos e muito acessíveis, variedades de uvas Riesling, Sauvignon Blanc e Pinot Noir (Rose) . A linha Gran Reserva traz vinhos mais intensos, robustos e com maior tempo de guarda, nas uvas Syrah, Pinot Noir, Cabernet Sauvignon e Carmenere .



Conheça também:


Combos vinhos 40ºC Vamos refrescar


Alerta vermelho de onda de calor: Máximas na casa de 40ºC são previstas em várias regiões do Brasil, essa é a previsão do tempo para os próximos dias.

Pensando nesse calor fiz uma seleção de vários Combos para que possa abastecer sua adega, são vinhos leves, agradáveis e fáceis de apreciar.

Kit 6 Vinhos Rosé Mon Bouquet de Provence 2021

Eaborado pela vinícola Domaine de Pére Guillot com as deliciosas uvas grenache e syrah, é originário da charmosa região de Provence, considerada a capital mundial do vinho rosé.

432,00
Caixa C/ 6 unidades

Kit 6 Vinhos Rosé Las Campanas Espanha 2021 

Vinho Rosé possui notas de pêssego, limpo e brilhante. Explosão sutil de frutas vermelhas frescas, delicado elegante e muito equilibrado. Harmoniza muito bem queijos, carne branca, peixes, saladas frescas e carne curada.

432,00
Caixa C/ 6 unidades

Kit 6 Vinhos Branco Las Campanas
chardonnay Espanha 2021

Em boca, é encorpado. Oferece ao palato sabores de raspas de limão, junto com uma boa acidez, mineralidade e um toque de fruta madura.

Em taça, reluz a cor amarelo limão brilhante. Traz deliciosos aromas de pêra madura no nariz. 

450,00
Caixa C/ 6 unidades

Kit 6 Vinhos Brancos  Cabo da Roca Vinho Verde

Um Vinho Verde que é deliciosamente refrescante, mas também muito saboroso. Tem mais corpo e untuosidade do que esperávamos. Excelente!

O vinho entra no paladar espalhando agulhadas típicas da região pela língua, que dão lugar para a acidez cítrica e muito refrescante. Na boca, também mostra untuosidade - tem corpo médio e bojudo.

360,00
Caixa C/ 6 unidades

 Kit 6 Vinhos Brancos  Levorato chardonnay 2021

Refrescante e frutado Chardonnay do Vêneto, em excelente oferta. Uma excelente opção para quem busca vinhos leves, com nuances florais e recheados de frutas brancas.

395,00
Caixa C/ 6 unidades

Josi Sena 

Consultora de Vinhos
11 96648-4984
15 2107-2928      
Siga nos no instagram: @autourduvin    

Obrigada          

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Coluna Fernando Calmon

Coluna Fernando Calmon

 

Nº 1.277 — 16/11/23

 

Imposto de importação gradual

para elétricos é caminho certo


Depois de amplos debates que se iniciaram há um mês, veículos elétricos e híbridos passarão a recolher imposto de importação (I.I.). Eram isentos desde 2015 e o processo será gradual. Elétricos começam com 10% em janeiro de 2024 e 18% em julho do mesmo ano. Um ano depois, 25% em julho de 2025 e alíquota normal de 35% em julho de 2026. Para híbridos plugáveis o esquema muda um pouco: 12% em janeiro de 2024, 20% em julho de 2024, 28% em julho de 2025 e 35% em julho de 2026. Por fim para híbridos outra escala: 12%; 25%, 30% e 35% nas mesmas datas.

Haverá cotas para importar sem imposto, porém os critérios e a sua duração ainda são motivos de dúvidas sobre o seu real impacto pois estarão expressadas em dólares. Também falta a divisão entre importadores ou que se comprometerem a produzir aqui e fabricantes locais. Esse tal de “comprometimento” já se mostrou falho em outras políticas de incentivo. Precisa de fiscalização séria, além da exigência de primeiro produzir e depois receber o incentivo.

Em princípio trata-se de um regramento interessante. Quem só deseja importar nunca deveria ter o mesmo tratamento de quem produz ou vai produzir. Aliás, é pura ilusão se achar que a fabricação local se trata de decisão altruísta. Se o imposto de importação continuasse zerado, produzir no Brasil ficaria sem sentido econômico e industrial, salvo se a demanda explodisse. Então, de pouco adianta defender uma posição como esperar até que os elétricos ocupem, por exemplo, 5% do mercado (hoje, 0,6%) para só então aplicar o I.I.

A questão de cotas isentas é nebulosa, já que estas não existem para qualquer veículo a combustão. Aqui nenhuma intenção contra importadores e sim apenas de lógica pura e simples. O Brasil precisa sim de estimular a produção de elétricos, porém antes equacionar a fabricação de baterias e eventualmente motores. Não apenas processar insumos como lítio, além de outros metais, exportar para China e receber de volta a bateria pronta que representa até 40% dos custos de produção com imposto de importação zerado.

Sem esquecer de que o País tem alternativas viáveis como híbridos flex desenvolvidos e produzidos localmente, além de em um segundo momento, poderem ser plugáveis. Chavão antigo, mas ainda aplicável do inesquecível jurista Ruy Barbosa: “Pressa é a inimiga da perfeição”.

Silverado estreia com bons recursos e versão única

Picape grande Chevrolet apresenta dimensões impressionantes – entre elas comprimento de quase 6.000 mm e distância entre eixos de nada menos que 3.720 mm – além de um visual externo moderno com destaque para a parte dianteira. Os espelhos retrovisores têm tamanho exagerado. Podem dificultar achar uma vaga, receber esbarrão de motociclistas e vibrar demais, contudo a fábrica alega que são necessários por permitir reboques de maiores dimensões.

A tampa da caçamba de 1.781 litros (esta a maior do segmento que inclui F-150 e Ram 1500) tem fechamento e abertura elétricos por comando remoto. Também há controle elétrico dos estribos laterais que abrem em dois níveis e permitem examinar melhor a caçamba. Os dois bancos dianteiros de couro têm controles elétricos, ventilação e aquecimento. Tela multimídia de 13,4 pol. é maior do segmento e formato horizontal de melhor visualização do que as verticais.

Um avanço da Silverado é sistema operacional Google Built In que dá acesso a todos os produtos desta plataforma via Wi-Fi nativo inclusive atualizações remotas. Mas o acesso precisa ser pago após 12 meses de gratuidade, o que também ocorre com o sistema de concierge OnStar.

Motor V-8 a gasolina, de 5,3 L e aspiração natural, 360 cv e 52,9 kgf·m. Neste quesito a Silverado perde para as rivais diretas como os 405 cv, da Ford e 400 cv da Ram. Acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 s, contra 7,1 s da F-150 e 6,4 s da 1500. Câmbio automático epicíclico de 10 marchas, o mesmo usado pela Ford, mas o sistema de tração 4x4 com reduzida e pacote off-road é específico, incluindo proteção extra para motor e câmbio. Apesar de ter capô, portas e tampa traseira em alumínio, a massa total atinge o elevado valor de 2.505 kg. Tanque de 91 litros proporciona alcance de 665 km.

Há uma única versão disponível por R$ 519.990.

ZF avança em sistemas de câmera, radar e lidar

A empresa alemã, com filial no Brasil desde 1958, desenvolveu no exterior produtos de alta eficiência dentro do conceito ADAS (sigla em inglês para Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista). Estes, entre outros, incluem câmera de alta resolução, radar e lidar (feixes de laser de alta precisão para medir distâncias), objetivando uma direção bem mais segura. Em conjunto conseguem acompanhar faixas desbotadas ou parcialmente interrompidas no asfalto e identificar pedestres, ciclistas, motociclistas e qualquer outro tipo de obstáculo fixo ou móvel. Com isso o sistema programa alertas e freadas autônomas de emergência.

Em razão das futuras exigências de segurança ativa que serão obrigatórias em 2026 e 2027 no Brasil, a companhia se prepara para fabricar câmeras em Limeira, SP e, possivelmente, também radares. A filial brasileira ainda não se comprometeu com uma data fixa para início da produção. Deve ocorrer em “futuro breve”, declarou nesta semana o gerente sênior de Engenharia e Operações da ZF América do Sul, Plínio Casante.

Por outro lado, a empresa apela para que motoristas não desliguem os sistemas ADAS. Esse comportamento foi detectado nas pesquisas em vários países.

Porsche Cayenne S e seu empolgante motor V-8

Uma trajetória, desde seu lançamento em 2002, que ajudou muito a fortalecer a marca e serviu de exemplo para outros fabricantes de carros esporte e de luxo. Assim se resume o sucesso do SUV Cayenne que na versão “S” avaliada custa a partir de R$ 810.000.

Trata-se de um modelo de interior espaçoso (2.985 mm de entre-eixos), acabamento interno exemplar, sistema multimídia com tela tátil de 12,3 pol. e fácil pareamento sem fio com celulares Android e Apple, um enorme porta-malas de 772 litros e estilo com o toque esportivo da marca sem exageros. É possível escolher rodas de até 22 pol. de diâmetro que acentuam o seu comportamento em curvas acima da média no segmento.

Além da ótima precisão de direção e a capacidade de frenagem dentro do padrão superior exigido por qualquer Porsche, o maior destaque continua a ser o motor V-8. O Cayenne é um carro de massa total elevada – 2.160 kg –, o que sempre exige cuidados para conduzi-lo com segurança em razão da largura de 1.983 mm, comprimento de 4.930 mm e altura de 1.697 mm.

As suspensões usam molas pneumáticas e a distância livre do solo pode variar entre 238 mm e 193 mm muito conveniente para quem, por mero acaso, decidir colocá-lo à prova fora de estrada.

Ao dirigir ninguém fica indiferente ao som gutural e borbulhante do V-8, 4-L, biturbo, 474 cv e 61,2 kgf·m. São 134 cv a mais que o anterior V-6. Acelera de 0 a 100 km/h em admiráveis 4,7 s.

Ressalva. Preço do Hyundai Kona, na coluna anterior. Atualmente, R$ 189.990, exatos R$ 100.000 abaixo do valor anunciado no lançamento. Um corte incomum de 34,5% sobre os originais R$ 289.990.

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais



Jornalista Sérgio Moreira





Turismo brasileiro recebe mais de 4 milhões de estrangeiros

O turismo brasileiro vem sendo destaque este ano. Em 2023, até setembro, mais de 4,4 milhões de turista internacionais desembarcaram no País de acordo com um levantamento conjunto realizado pelo Ministério do Turismo, a Embratur e a Polícia Federal. O resultado representa um crescimento de 79% na comparação com o número alcançado durante todo o ano de 2022.

Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reforçam o bom desempenho do turismo nacional ao longo de 2023. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), o índice de atividades turísticas soma alta de 7,9% de janeiro a setembro frente ao mesmo período de 2022, com destaque para o transporte de passageiros (+1,8%).



Regionalmente, todos os 12 locais do país investigados na análise do Instituto registraram dados positivos, com mais força nos estados de São Paulo (6,3%), Rio de Janeiro (11,8%), Minas Gerais (17,5%), Bahia (13,9%) e Paraná (12,9%). Na comparação entre setembro de 2023 e o mesmo mês de 2022, o ramo apresenta um avanço de 6,4%, a 30ª taxa positiva seguida.

Somente em setembro de 2023, o índice de atividades turísticas apresenta uma expansão de 1,5% frente a outubro. Com isso, o segmento de turismo se encontra 6,1% acima do patamar de fevereiro de 2020 - mês que marcou o início da pandemia de Covid-19 - e apenas 1,4% abaixo do ponto mais alto da série histórica, alcançado em fevereiro de 2014.



O desenvolvimento do setor é o foco de programas lançados recentemente pelo Ministério do Turismo. Um deles foi o Conheça o Brasil: Voando, parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e empresas aéreas para facilitar viagens no país. A estratégia envolveu ações como a criação de 94 novas rotas aéreas, que chegarão a 43 destinos de 17 Unidades da Federação.

Outra iniciativa organizada pelo MTur é o Programa Conheça o Brasil: Realiza, uma parceria também junto ao Ministério de Portos e Aeroportos e ao Banco do Brasil. O trabalho conjunto proporciona a disponibilidade de crédito facilitado a correntistas da instituição financeira para a realização de viagens.



Os números do IBGE corroboram outros indicadores do bom momento do turismo nacional. Também em setembro deste ano, visitantes estrangeiros fizeram gastos totais de US$ 566 milhões no Brasil, o maior valor no mês desde 1995, quando o Banco Central começou a contabilizar dados do tipo. No acumulado do ano, as despesas deste público superam R$ 24,6 bilhões.

Sete Lagoas recebe Encontro da Hotelaria



Nomes importantes da hotelaria e do trade turístico vão se reunir em Sete Lagoas nos dias 23 e 24 de novembro para debater temas relevantes ao cenário atual do mercado.



Quem abre a programação oficial do evento com a palestra magna será o Secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo. Milton Zuanazzi. Ele abordará questões de suma relevância para que o Brasil amadureça sua atividade turística de forma virtuosa, responsável e acima de tudo sustentável.

Na sequência, Waldir Miguel, presidente da Rede Nacional Inn, vai falar sobre a trajetória da construção da maior rede hoteleira, com capital 100% nacional e Lizete Ribeiro, diretora de MKT da rede Tauá Hotéis vai falar sobre hotelaria de lazer em MG. Outras palestras com temas tão importantes farão parte do evento, além de workshops e painéis com vários profissionais.

Haverá também dois painéis importantes durante o evento. O primeiro com o tema sobre a hotelaria mineira. Renomados profissionais vão contextualizar e repercutir o setor a atual conjuntura da hotelaria mineira e suas perspectivas futuras. Estarão presentes neste painel nomes como Guilherme Sanson, Arisio França, Amaro Gadbem, Márcio Abdo, Pablo Ramos, André Bekerman, Javier Chabot e Flávia Araújo. Já no segundo painel vai debater com especialistas o setor de eventos como um ativo fundamental para aquecer o turismo receptivo de uma região. Leonardo Campolina e Thais Oliveira Lima estarão juntos neste debate.



As vagas são limitas. Todas as informações estão no site www.encontrohotel.com.br

O Encontro-Dias 23 e 24 de novembro acontece a 22ª Edição do Encontro da Hotelaria em Sete Lagoas, Minas Gerais. No dia 24 de novembro inclusive, Sete Lagoas estará comemorando aniversário juntamente com o evento.

O evento é um dos principais do setor, com 21 edições realizadas em algumas das principais cidades de Minas Gerais. Já passou por cidades como Belo Horizonte, Caxambu, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Ouro Preto, Montes Claros, Capitólio, Governador Valadares, Monte Verde, Confins/BH Airport, Tiradentes, Brumadinho, Pouso Alegre e contou com a participação de centenas de profissionais de toda a cadeia produtiva do turismo.

O Encontro tem como objetivos analisar o cenário, atualizar procedimentos operacionais e apresentar as tendências do mercado. Participam palestrantes de reconhecida experiência e conhecimento que contribuem para o desenvolvimento do setor. Também favorece a realização de novos negócios com uma mostra de produtos e serviços e com a participação de importantes empresas fornecedoras.

“Vamos mostrar a força do setor hoteleiro, em especial da região central de Minas Gerais, conectando hoteleiros, executivos e profissionais de diversas regiões do Estado e do Brasil, empresas fornecedoras, prestadores de serviços, consultores, acadêmicos, técnicos do setor, as principais agências, operadoras e OTAS, autoridades e jornalistas”, fala Marcos Valério Rocha, coordenador da FBHA, organizador e idealizador do evento.



Essa edição será em Sete Lagoas que ocupa uma posição de relevância na região central mineira, no que diz respeito aos aspectos social, econômico e cultural, com 220 mil habitantes, sendo um dos maiores polos industrial e logistico de Minas Gerais, com mais de 2000 empresas de grande porte com destaque para o setor siderúrgico e metalúrgico, e foi escolhida pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA, para sediar a 22ª edição do Encontro da Hotelaria.

O Encontro da Hotelaria, um dos mais importantes eventos da hotelaria brasileira é promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA e nesta edição conta com o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, e tem o apoio do Sindcomércio de Sete Lagoas, da FECOMÉRCIO-MG SESC SENAC, do IGR Circuito Turístico das Grutas, do SEBRAE e da Prefeitura de Sete Lagoas.

Programação: www.encontrohotel.com.br

Crédito das fotos: Lagoa José Félix e Lagoa Paulino – Luiz Cláudio Alvarenga. Gruta Rei do Mato – Leo Drummond

Marta Rossi e Silvia Zorzanello homenageadas no Mini Mundo



Em homenagem aos 35 anos do Festuris, o Mini Mundo Gramado surpreendeu a todos e marcou um dos momentos mais emocionantes desta edição da principal feira de negócios turísticos da América Latina, levando o público e os diretores da feira às lágrimas.



Marta Rossi e Silvia Zorzanello, fundadoras do Festuris, agora estão eternizadas no primeiro parque temático de Gramado. Pela sua referência no mercado turístico brasileiro, as empresárias viraram miniaturas e, a partir de 2024, irão integrar o cenário do Mini Mundo. 



Eduardo Zorzanello recebeu a homenagem em nome de sua mãe, Silvia, falecida em 2010.



O Mini Mundo também realizou o pré-lançamento de seus 40 anos e inaugurou uma nova réplica do parque durante o Festuris, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, conhecida como Palácio Pedro Ernesto, contando com a presença do governador do Estado do Rio de Janeiro.


BH Airport recebe Via Vida

As práticas ambientais do BH Airport contribuíram para que o aeroporto conquistasse, no dia 8 de novembro, o prêmio Via Viva 2023. Esse é o segundo ano consecutivo em que o aeroporto é reconhecido. A cerimônia de entrega aconteceu em Brasília, durante a sétima edição do Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transportes, promovido pelo Ministério dos Transportes.

​A apuração dos vencedores teve como base o resultado do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) para o setor de infraestrutura de transportes. O IDA avalia e estimula boas práticas em gestão socioambiental e tem o objetivo de verificar a evolução qualitativa e o comprometimento socioambiental do setor. O indicador serve de parâmetro para avaliar a eficácia e a qualidade da gestão ambiental nos empreendimentos de infraestrutura de transportes.



O BH Airport ficou em primeiro lugar na categoria que avaliou o número anual de passageiros igual ou superior a 5 milhões. “A conquista desse prêmio é o reconhecimento por todo o trabalho que colocamos em prática a favor do ESG, um importante pilar estratégico da nossa gestão. As ações ambientais, sociais e de governança são uma realidade no aeroporto. A premiação mostra que estamos no caminho certo”, ressalta Daniel Miranda, diretor-presidente do BH Airport.

O mais sustentável do Brasil -Em meados deste ano, o BH Airport já havia sido reconhecido como o aeroporto mais sustentável do Brasil, na categoria acima de 5 milhões de passageiros, em premiação concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O terminal internacional mineiro recebeu a pontuação mais elevada entre os participantes da Edição 2022 do Programa Aeroportos Sustentáveis. ​


Festuris movimenta R$ 400 milhões



Em clima de confraternização e bons negócios, encerrou na noite de sábado (11) o 35º Festuris - Feira Internacional do Turismo de Gramado. Apesar do levantamento ainda não estar concluído, a expectativa é de que o evento tenha superado os R$ 400 milhões em negócios nos dois dias de feira, no Serra Park. “Nas conversas com os expositores e no semblante das pessoas tivemos a confirmação de que o evento superou as expectativas”, afirmou Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.



Os números pré-evento já indicavam que esta seria a maior edição de todos os 35 anos: crescimento de 23% em relação ao ano passado; 27 mil m² de área construída; 400 estandes e 2.700 marcas reunidas; 7 palcos de conteúdo; 40 destinos internacionais; 15 mil participantes, 600 profissionais de comunicação, entre eles 26 jornalistas da imprensa internacional; e mais de 100 hosted buyers, procedentes do Uruguai, Argentina, Peru, Colômbia, México, República Dominicana, Estados Unidos, Portugal e Espanha.

“A cada ano a responsabilidade de entregar um evento com expositores e buyers qualificados aumenta. Muitos participantes nos abordaram e, com carinho, disseram estar satisfeitos. Nós ficamos muito felizes por esses feedbacks”, completa a fundadora e CEO do evento, Marta Rossi. A 36ª edição acontece de 7 a 10 de novembro de 2024.



Mulheres transformam vidas
As mulheres tomaram conta da 35ª edição da Feira Internacional do Turismo de Gramado na manhã de sábado (11/11), no Meeting do Festuris. A maratona feminina começou com Tiziana Ludwig, diretora do Instituto Ludwig & Poloni, seguiu com Simone Pereira, CEO do Hotel Marajó, passou pela apresentadora e produtora de conteúdo Patty Leone e terminou com a fundadora da Iara Turismo, mais conhecida como Tia Iara.

Com o tema Liderança Positiva
Novo Líder Para Uma Nova Era, Tiziana citou a teoria desenvolvida pelo professor e escritor norte-americano, Martin Seligman, a Psicologia Positiva. Segundo o autor, o estudo está baseado em três pilares: as emoções, o engajamento e os relacionamentos. “A ideia é buscar a felicidade através do bem estar, experiências de contentamento e ter em mente que a vida possui sentido e que vale a pena”, ponderou Tiziana.

Mas o time feminino tinha mais integrantes para subir ao palco. Patty Leone contou sobre a sua trajetória como produtora de conteúdo. Ela é uma defensora intransigente da produção e disseminação de produtos pela Internet. “Compartilhem informações, invistam na qualificação. Uma boa ideia não basta, é preciso colocá-la em prática, ter persistência”, insistiu.

Na mesma linha, Simone Pereira lembrou os seus 19 anos de experiência à frente do turismo na Ilha do Marajó, extremo norte do Brasil, com o painel Mulheres Fortes do Norte. “Entrei no setor de turismo para transformar momentos em memórias afetivas”, assegurou ela. “A transformação é uma decisão e um ato de coragem”, definiu Simone, que terminou citando uma frase do ex-presidente norte-americano, Theodore Roosevelt: “Faça o que você pode, com o que você tem, no lugar onde você está”.

E para fechar o time feminino, Tia Iara levou à plateia o tema Aos 80 Sem Parar. Empreendendo no Turismo com Energia e Otimismo na Melhor Idade. Uma das pioneiras do turismo no Rio Grande do Sul, do alto dos seus 83 anos de idade, a fundadora da Iara Turismo passeou pelo seu passado, pontuou o presente, mas, sobretudo, mostrou que o futuro é logo ali.

Com o painel Como Quatro Agências Super-Premium Estão Lidando Com a Formação de Seus Consultores Travel Designers - o Case Radix, o CEO da Travel Designer, Ricardo Souto Ferreira falou especialmente sobre o treinamento e a formação da mão de obra através do Plano Radix. “O curso oferece três turmas para o aperfeiçoamento profissional: Travel Desinger básico, Intermediário e Viagens de incentivo”, detalhou. “Mas sem dúvida, o Radix está evoluindo pelo Brasil”.

Mais sobre o evento
O Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado aconteceu de 9 a 12 de novembro, em Gramado, no Centro de Feiras do Serra Park.

O patrocínio do Festuris é do Ministério do Turismo, CVC e do Sebrae. O evento conta como anfitriões a cidade de Gramado e o Estado do Rio Grande do Sul, e o Uruguai é o país convidado de honra. Assinam oficialmente o evento a Rede Laghetto de Hotéis, a Agência Turistur Turismo, a transportadora terrestre Planalto, a móveis Real Wood Concept, Miroh Chocolates, vinícola Lídio Carraro. O Pompéia Ecossistema de Saúde assina como assistência médica oficial do evento. Apoio da CNC.


Informações www.festurisgramado.com ou nas redes sociais @festurisgramado.

Movimento Criativar em Ilhéus

Sebrae Bahia juntamente com a Prefeitura de Ilhéus apresentou à comunidade criativa local as bases conceituais do movimento Criativar.



O Movimento surge da necessidade de “dar potência” aos elementos simbólicos e criativos de Ilhéus, a partir da inquietação em dar visibilidade e gerar riqueza e transformação econômico-social para a comunidade criativa local.

De forma itinerante o Criativar acontecerá entre os dias 1 e 6 de dezembro em diversos pontos da cidade, onde a cena cultural e criativa acontece.

A cidade de Ilhéus, Terra de Jorge Amado, foi escolhida para sediar esta primeira edição por seu legado cultural e pela diversidade de produtos, desde produtos turístico-culturais, de bioeconomia, gastronômicos, além do patrimônio material e imaterial da cidade.



Para Claudiana Figueiredo, Gerente Regional do Sebrae: “O Criativar dará visibilidade potência de negócios para segmentos da Economia Criativa que ainda estão invisibilizados na cena turística e como diferencial competitivo da Economia Local e que traz em si a grande oportunidade de fortalecer um desenvolvimento mais sustentável, dado que a sua matéria prima está em grande parte alicerça em bens intangíveis. Traz ainda a possibilidade desses pequenos negócios protagonizarem o fortalecimento de suas empresas."

As atividades podem ser cadastradas através do link no instagram @criativarbahia até o dia 19 de novembro, os inscritos devem escolher atividades que contemplem os formatos de show, apresentações culturais, oficinas, manifestações, lançamentos de produtos criativos e roteiros.

Instagram: @criativarbahia

Inscrição de atividades criativas: https://forms.gle/QMKx7taC5HJpSapJA

 Informações para a coluna enviar para
@sergiomoreira63 sergio51moreira@bol.com.br

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