Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais



Jornalista Sérgio Moreira





Turismo brasileiro recebe mais de 4 milhões de estrangeiros

O turismo brasileiro vem sendo destaque este ano. Em 2023, até setembro, mais de 4,4 milhões de turista internacionais desembarcaram no País de acordo com um levantamento conjunto realizado pelo Ministério do Turismo, a Embratur e a Polícia Federal. O resultado representa um crescimento de 79% na comparação com o número alcançado durante todo o ano de 2022.

Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reforçam o bom desempenho do turismo nacional ao longo de 2023. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), o índice de atividades turísticas soma alta de 7,9% de janeiro a setembro frente ao mesmo período de 2022, com destaque para o transporte de passageiros (+1,8%).



Regionalmente, todos os 12 locais do país investigados na análise do Instituto registraram dados positivos, com mais força nos estados de São Paulo (6,3%), Rio de Janeiro (11,8%), Minas Gerais (17,5%), Bahia (13,9%) e Paraná (12,9%). Na comparação entre setembro de 2023 e o mesmo mês de 2022, o ramo apresenta um avanço de 6,4%, a 30ª taxa positiva seguida.

Somente em setembro de 2023, o índice de atividades turísticas apresenta uma expansão de 1,5% frente a outubro. Com isso, o segmento de turismo se encontra 6,1% acima do patamar de fevereiro de 2020 - mês que marcou o início da pandemia de Covid-19 - e apenas 1,4% abaixo do ponto mais alto da série histórica, alcançado em fevereiro de 2014.



O desenvolvimento do setor é o foco de programas lançados recentemente pelo Ministério do Turismo. Um deles foi o Conheça o Brasil: Voando, parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e empresas aéreas para facilitar viagens no país. A estratégia envolveu ações como a criação de 94 novas rotas aéreas, que chegarão a 43 destinos de 17 Unidades da Federação.

Outra iniciativa organizada pelo MTur é o Programa Conheça o Brasil: Realiza, uma parceria também junto ao Ministério de Portos e Aeroportos e ao Banco do Brasil. O trabalho conjunto proporciona a disponibilidade de crédito facilitado a correntistas da instituição financeira para a realização de viagens.



Os números do IBGE corroboram outros indicadores do bom momento do turismo nacional. Também em setembro deste ano, visitantes estrangeiros fizeram gastos totais de US$ 566 milhões no Brasil, o maior valor no mês desde 1995, quando o Banco Central começou a contabilizar dados do tipo. No acumulado do ano, as despesas deste público superam R$ 24,6 bilhões.

Sete Lagoas recebe Encontro da Hotelaria



Nomes importantes da hotelaria e do trade turístico vão se reunir em Sete Lagoas nos dias 23 e 24 de novembro para debater temas relevantes ao cenário atual do mercado.



Quem abre a programação oficial do evento com a palestra magna será o Secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo. Milton Zuanazzi. Ele abordará questões de suma relevância para que o Brasil amadureça sua atividade turística de forma virtuosa, responsável e acima de tudo sustentável.

Na sequência, Waldir Miguel, presidente da Rede Nacional Inn, vai falar sobre a trajetória da construção da maior rede hoteleira, com capital 100% nacional e Lizete Ribeiro, diretora de MKT da rede Tauá Hotéis vai falar sobre hotelaria de lazer em MG. Outras palestras com temas tão importantes farão parte do evento, além de workshops e painéis com vários profissionais.

Haverá também dois painéis importantes durante o evento. O primeiro com o tema sobre a hotelaria mineira. Renomados profissionais vão contextualizar e repercutir o setor a atual conjuntura da hotelaria mineira e suas perspectivas futuras. Estarão presentes neste painel nomes como Guilherme Sanson, Arisio França, Amaro Gadbem, Márcio Abdo, Pablo Ramos, André Bekerman, Javier Chabot e Flávia Araújo. Já no segundo painel vai debater com especialistas o setor de eventos como um ativo fundamental para aquecer o turismo receptivo de uma região. Leonardo Campolina e Thais Oliveira Lima estarão juntos neste debate.



As vagas são limitas. Todas as informações estão no site www.encontrohotel.com.br

O Encontro-Dias 23 e 24 de novembro acontece a 22ª Edição do Encontro da Hotelaria em Sete Lagoas, Minas Gerais. No dia 24 de novembro inclusive, Sete Lagoas estará comemorando aniversário juntamente com o evento.

O evento é um dos principais do setor, com 21 edições realizadas em algumas das principais cidades de Minas Gerais. Já passou por cidades como Belo Horizonte, Caxambu, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Ouro Preto, Montes Claros, Capitólio, Governador Valadares, Monte Verde, Confins/BH Airport, Tiradentes, Brumadinho, Pouso Alegre e contou com a participação de centenas de profissionais de toda a cadeia produtiva do turismo.

O Encontro tem como objetivos analisar o cenário, atualizar procedimentos operacionais e apresentar as tendências do mercado. Participam palestrantes de reconhecida experiência e conhecimento que contribuem para o desenvolvimento do setor. Também favorece a realização de novos negócios com uma mostra de produtos e serviços e com a participação de importantes empresas fornecedoras.

“Vamos mostrar a força do setor hoteleiro, em especial da região central de Minas Gerais, conectando hoteleiros, executivos e profissionais de diversas regiões do Estado e do Brasil, empresas fornecedoras, prestadores de serviços, consultores, acadêmicos, técnicos do setor, as principais agências, operadoras e OTAS, autoridades e jornalistas”, fala Marcos Valério Rocha, coordenador da FBHA, organizador e idealizador do evento.



Essa edição será em Sete Lagoas que ocupa uma posição de relevância na região central mineira, no que diz respeito aos aspectos social, econômico e cultural, com 220 mil habitantes, sendo um dos maiores polos industrial e logistico de Minas Gerais, com mais de 2000 empresas de grande porte com destaque para o setor siderúrgico e metalúrgico, e foi escolhida pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA, para sediar a 22ª edição do Encontro da Hotelaria.

O Encontro da Hotelaria, um dos mais importantes eventos da hotelaria brasileira é promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA e nesta edição conta com o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, e tem o apoio do Sindcomércio de Sete Lagoas, da FECOMÉRCIO-MG SESC SENAC, do IGR Circuito Turístico das Grutas, do SEBRAE e da Prefeitura de Sete Lagoas.

Programação: www.encontrohotel.com.br

Crédito das fotos: Lagoa José Félix e Lagoa Paulino – Luiz Cláudio Alvarenga. Gruta Rei do Mato – Leo Drummond

Marta Rossi e Silvia Zorzanello homenageadas no Mini Mundo



Em homenagem aos 35 anos do Festuris, o Mini Mundo Gramado surpreendeu a todos e marcou um dos momentos mais emocionantes desta edição da principal feira de negócios turísticos da América Latina, levando o público e os diretores da feira às lágrimas.



Marta Rossi e Silvia Zorzanello, fundadoras do Festuris, agora estão eternizadas no primeiro parque temático de Gramado. Pela sua referência no mercado turístico brasileiro, as empresárias viraram miniaturas e, a partir de 2024, irão integrar o cenário do Mini Mundo. 



Eduardo Zorzanello recebeu a homenagem em nome de sua mãe, Silvia, falecida em 2010.



O Mini Mundo também realizou o pré-lançamento de seus 40 anos e inaugurou uma nova réplica do parque durante o Festuris, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, conhecida como Palácio Pedro Ernesto, contando com a presença do governador do Estado do Rio de Janeiro.


BH Airport recebe Via Vida

As práticas ambientais do BH Airport contribuíram para que o aeroporto conquistasse, no dia 8 de novembro, o prêmio Via Viva 2023. Esse é o segundo ano consecutivo em que o aeroporto é reconhecido. A cerimônia de entrega aconteceu em Brasília, durante a sétima edição do Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transportes, promovido pelo Ministério dos Transportes.

​A apuração dos vencedores teve como base o resultado do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) para o setor de infraestrutura de transportes. O IDA avalia e estimula boas práticas em gestão socioambiental e tem o objetivo de verificar a evolução qualitativa e o comprometimento socioambiental do setor. O indicador serve de parâmetro para avaliar a eficácia e a qualidade da gestão ambiental nos empreendimentos de infraestrutura de transportes.



O BH Airport ficou em primeiro lugar na categoria que avaliou o número anual de passageiros igual ou superior a 5 milhões. “A conquista desse prêmio é o reconhecimento por todo o trabalho que colocamos em prática a favor do ESG, um importante pilar estratégico da nossa gestão. As ações ambientais, sociais e de governança são uma realidade no aeroporto. A premiação mostra que estamos no caminho certo”, ressalta Daniel Miranda, diretor-presidente do BH Airport.

O mais sustentável do Brasil -Em meados deste ano, o BH Airport já havia sido reconhecido como o aeroporto mais sustentável do Brasil, na categoria acima de 5 milhões de passageiros, em premiação concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O terminal internacional mineiro recebeu a pontuação mais elevada entre os participantes da Edição 2022 do Programa Aeroportos Sustentáveis. ​


Festuris movimenta R$ 400 milhões



Em clima de confraternização e bons negócios, encerrou na noite de sábado (11) o 35º Festuris - Feira Internacional do Turismo de Gramado. Apesar do levantamento ainda não estar concluído, a expectativa é de que o evento tenha superado os R$ 400 milhões em negócios nos dois dias de feira, no Serra Park. “Nas conversas com os expositores e no semblante das pessoas tivemos a confirmação de que o evento superou as expectativas”, afirmou Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.



Os números pré-evento já indicavam que esta seria a maior edição de todos os 35 anos: crescimento de 23% em relação ao ano passado; 27 mil m² de área construída; 400 estandes e 2.700 marcas reunidas; 7 palcos de conteúdo; 40 destinos internacionais; 15 mil participantes, 600 profissionais de comunicação, entre eles 26 jornalistas da imprensa internacional; e mais de 100 hosted buyers, procedentes do Uruguai, Argentina, Peru, Colômbia, México, República Dominicana, Estados Unidos, Portugal e Espanha.

“A cada ano a responsabilidade de entregar um evento com expositores e buyers qualificados aumenta. Muitos participantes nos abordaram e, com carinho, disseram estar satisfeitos. Nós ficamos muito felizes por esses feedbacks”, completa a fundadora e CEO do evento, Marta Rossi. A 36ª edição acontece de 7 a 10 de novembro de 2024.



Mulheres transformam vidas
As mulheres tomaram conta da 35ª edição da Feira Internacional do Turismo de Gramado na manhã de sábado (11/11), no Meeting do Festuris. A maratona feminina começou com Tiziana Ludwig, diretora do Instituto Ludwig & Poloni, seguiu com Simone Pereira, CEO do Hotel Marajó, passou pela apresentadora e produtora de conteúdo Patty Leone e terminou com a fundadora da Iara Turismo, mais conhecida como Tia Iara.

Com o tema Liderança Positiva
Novo Líder Para Uma Nova Era, Tiziana citou a teoria desenvolvida pelo professor e escritor norte-americano, Martin Seligman, a Psicologia Positiva. Segundo o autor, o estudo está baseado em três pilares: as emoções, o engajamento e os relacionamentos. “A ideia é buscar a felicidade através do bem estar, experiências de contentamento e ter em mente que a vida possui sentido e que vale a pena”, ponderou Tiziana.

Mas o time feminino tinha mais integrantes para subir ao palco. Patty Leone contou sobre a sua trajetória como produtora de conteúdo. Ela é uma defensora intransigente da produção e disseminação de produtos pela Internet. “Compartilhem informações, invistam na qualificação. Uma boa ideia não basta, é preciso colocá-la em prática, ter persistência”, insistiu.

Na mesma linha, Simone Pereira lembrou os seus 19 anos de experiência à frente do turismo na Ilha do Marajó, extremo norte do Brasil, com o painel Mulheres Fortes do Norte. “Entrei no setor de turismo para transformar momentos em memórias afetivas”, assegurou ela. “A transformação é uma decisão e um ato de coragem”, definiu Simone, que terminou citando uma frase do ex-presidente norte-americano, Theodore Roosevelt: “Faça o que você pode, com o que você tem, no lugar onde você está”.

E para fechar o time feminino, Tia Iara levou à plateia o tema Aos 80 Sem Parar. Empreendendo no Turismo com Energia e Otimismo na Melhor Idade. Uma das pioneiras do turismo no Rio Grande do Sul, do alto dos seus 83 anos de idade, a fundadora da Iara Turismo passeou pelo seu passado, pontuou o presente, mas, sobretudo, mostrou que o futuro é logo ali.

Com o painel Como Quatro Agências Super-Premium Estão Lidando Com a Formação de Seus Consultores Travel Designers - o Case Radix, o CEO da Travel Designer, Ricardo Souto Ferreira falou especialmente sobre o treinamento e a formação da mão de obra através do Plano Radix. “O curso oferece três turmas para o aperfeiçoamento profissional: Travel Desinger básico, Intermediário e Viagens de incentivo”, detalhou. “Mas sem dúvida, o Radix está evoluindo pelo Brasil”.

Mais sobre o evento
O Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado aconteceu de 9 a 12 de novembro, em Gramado, no Centro de Feiras do Serra Park.

O patrocínio do Festuris é do Ministério do Turismo, CVC e do Sebrae. O evento conta como anfitriões a cidade de Gramado e o Estado do Rio Grande do Sul, e o Uruguai é o país convidado de honra. Assinam oficialmente o evento a Rede Laghetto de Hotéis, a Agência Turistur Turismo, a transportadora terrestre Planalto, a móveis Real Wood Concept, Miroh Chocolates, vinícola Lídio Carraro. O Pompéia Ecossistema de Saúde assina como assistência médica oficial do evento. Apoio da CNC.


Informações www.festurisgramado.com ou nas redes sociais @festurisgramado.

Movimento Criativar em Ilhéus

Sebrae Bahia juntamente com a Prefeitura de Ilhéus apresentou à comunidade criativa local as bases conceituais do movimento Criativar.



O Movimento surge da necessidade de “dar potência” aos elementos simbólicos e criativos de Ilhéus, a partir da inquietação em dar visibilidade e gerar riqueza e transformação econômico-social para a comunidade criativa local.

De forma itinerante o Criativar acontecerá entre os dias 1 e 6 de dezembro em diversos pontos da cidade, onde a cena cultural e criativa acontece.

A cidade de Ilhéus, Terra de Jorge Amado, foi escolhida para sediar esta primeira edição por seu legado cultural e pela diversidade de produtos, desde produtos turístico-culturais, de bioeconomia, gastronômicos, além do patrimônio material e imaterial da cidade.



Para Claudiana Figueiredo, Gerente Regional do Sebrae: “O Criativar dará visibilidade potência de negócios para segmentos da Economia Criativa que ainda estão invisibilizados na cena turística e como diferencial competitivo da Economia Local e que traz em si a grande oportunidade de fortalecer um desenvolvimento mais sustentável, dado que a sua matéria prima está em grande parte alicerça em bens intangíveis. Traz ainda a possibilidade desses pequenos negócios protagonizarem o fortalecimento de suas empresas."

As atividades podem ser cadastradas através do link no instagram @criativarbahia até o dia 19 de novembro, os inscritos devem escolher atividades que contemplem os formatos de show, apresentações culturais, oficinas, manifestações, lançamentos de produtos criativos e roteiros.

Instagram: @criativarbahia

Inscrição de atividades criativas: https://forms.gle/QMKx7taC5HJpSapJA

 Informações para a coluna enviar para
@sergiomoreira63 sergio51moreira@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.