Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 4 de novembro de 2012

MITSUBISHI LANÇA SÉRIE LIMITADA A 40 UNIDADES DO LANCER EVOLUTION CARBON SERIES, UM MISTO ESPORTIVO DE ALTA PERFORMANCE E CARRO FAMILIAR. CAMPEÃO DAS PISTAS MUNDIAIS DE RALI, CUSTA A PARTIR DE R 96.690,00 E TEM O MOTOR 2.0 MAIS POTENTE DO MUNDO




A Mitsubishi Motors lançou no 27º Salão Internacional do Automóvel que se encerra hoje, em  São Paulo - o próximo será em 2014, ano Copa do Mundo - o Lancer Evolution Carbon Series para alegria dos milhares de apaixonados por essa lenda do automobilismo mundial. O carro chega em uma série limitada de 40 unidades, com a tecnologia e o DNA 4X4 de campeão das pistas, junto com muito requinte e sofisticação. Custa a partir de R$ 96.690.

"Fizemos uma série de apenas 40 carros exclusivos, utilizando elementos em fibra de carbono, mesmo material utilizado nos carros de Fórmula 1. Isso deixou o Lancer Evo ainda mais sofisticado", disse Robert Rittscher, presidente da Mitsubishi Motors do Brasil.
O novo Lancer Evolution Carbon Series traz o sistema S-AWC (Super All Wheel Control) que possibilita quatro diferentes controles de tração; o ACD, diferencial central ativo, ASC, controle de estabilidade ativo, o ABS-S, sistema anti-bloqueio de freios esportivos e AYC, controle de aceleração lateral.



Com toda a esportividade, o Lancer Evolution é é um carro familiar. Vem equipado com sensores automáticos de chuva e farol, ar condicionado automático e kit multimídia Power Touch, com GPS em português e mais de 1.250 cidades mapeadas, DVD, CD player, rádio AM/FM, conexão USB e controle para iPod e Bluetooth, além de Isofix nos bancos traseiros, que facilitam a fixação das cadeirinhas infantis.

É equipado com rodas na cor grafite, BBS® de 18" forjadas, ou seja, sem emendas (o que proporciona ainda mais segurança e performance), lanternas fumê e um novo spoiler traseiro com acabamento em fibra de carbono. 

As tomadas e saídas de ar do capô, espelhos retrovisores, extrator de ar na traseira, spoiler dianteiro e suporte da placa ficaram ainda mais modernos e agora são com fibra de carbono.

Acabamentos em fibra de carbono também estão presentes na parte interna: nos bancos, volante, colunas, detalhes das portas, console central e a cobertura do painel de instrumentos.

Sucesso em todo o mundo
O Lancer Evolution é mais do que uma lenda e reúne uma legião de fãs pelos quatro cantos do mundo. E sua fama não é por acaso. São quatro títulos no WRC (World Rally Championship), o mais importante campeonato de rali do mundo, e outros 10 títulos no P-WRC, categoria destinada aos carros de produção, ou seja, modelos que podem ser adquiridos nas concessionárias da marca, inclusive no Brasil.

À primeira vista
Basta uma voltinha pelas ruas para entender o que o Lancer Evolution causa nas pessoas. Olhares atentos por todos os cantos e sussurros admirados pelas suas linhas modernas e a sua frente imponente com a grade jet fighter, característica do modelo e que deu origem a outros modelos da marca.

O visual dianteiro se completa com o conjunto óptico moderno e funcional, equipado com faróis bi-xênon com lavador e regulagem automática de altura, faróis de neblina e sistema AFS (Active Front Light), que melhoram a visibilidade em curvas.

O teto, capô e os para-lamas dianteiros do Lancer Evolution são feitos em alumínio, muito mais leves, que deixa o veículo com o centro de gravidade mais baixo, elevando a estabilidade, o conforto e a segurança.

O design se completa pela ponteira dupla de escapamento cromada e o novo aerofólio traseiro com fibra de carbono, que tem um desenho moderno e agradável.

Sofisticação em cada detalhe
Entrar no Lancer Evolution Carbon Series é sentir-se em uma verdadeira máquina. A começar pelos bancos esportivos Recaro® em couro e com formato concha com aquecimento. Detalhes com fibra de carbono na parte superior dão um charme especial.


No painel de instrumentos, onde predomina luz prateada, chamam a atenção os detalhes que realçam esportividade, como os ponteiros em ângulos retos e o computador de bordo que oferece 19 funções diferentes: indicador de marchas, temperatura do motor, combustível, posição de tração, posição de transmissão, advertências diversas, temperatura externa, idiomas disponíveis, rest reminder, menu setup, autonomia, momento de manutenção, odômetro parcial, velocidade média, média de consumo, S-AWC, abastecimento e aviso de portas abertas.

O volante desta super máquina também recebeu acabamento em fibra de carbono e vem com os controles de áudio e piloto automático integrados. Os paddle shiffters completam esse visual.

Desempenho, tecnologia e muito estiloO Lancer Evolution tem o motor 2.0 
mais potente do mundo, o MIVEC 2.0L turbo feito em alumínio de 16 válvulas com intercooler, que garante uma potência de 295 cv e 37,3 kgf.m de torque. 

As tomadas de ar sobre o capô estão estrategicamente posicionadas para uma melhor refrigeração, que resultam em um rendimento extraordinário.

A transmissão automática de seis marchas é de dupla embreagem Twin Clutch SST (Sportronic Shift Transmission), sinônimo do que há de mais avançado no mundo. Com o sistema de pré-acoplamento, possibilita respostas extremamente rápidas nas mudanças de marcha, ou seja, as marchas ímpares e pares são colocadas em engrenagens separadas, o que faz com o que o sistema funcione como se o veículo possuísse dois câmbios trabalhando simultaneamente, e o resultado são trocas dinâmicas e na rotação ideal.

O motorista tem à disposição três modos de operação: Normal, Sport e Super Sport. O modo Normal é para ser usado no dia a dia, na cidade, onde as trocas são feitas no tempo certo, sem exigir muito do motor. 


A Sport é para ser usada em situações de velocidade um pouco maior, em estradas, por exemplo, já que as trocas de marcha são feitas com rotações mais altas. Na verdade, a Super Sport foi criada para uso em alta velocidade, em autódromos e pistas próprias para competição. Nesse modo, o motorista pode experimentar ao extremo tudo o que o Lancer Evolution proporciona, já que as trocas de marcha são feitas em altíssima rotação.

O sistema de tração integral AWD permite a opção entre três diferentes tipos de operação: asfalto, terra e/ou piso molhados e lama e/ou pisos escorregadios.

Segurança
O Lancer Evolution também é campeão em segurança. Afinal, são muitos anos desenvolvendo os melhores carros para as competições e todo esse aprendizado é transferido para os veículos vendidos nas concessionárias.

Independentemente das condições de uso e piso, o Lancer Evolution está equipado com o mais moderno conjunto tecnológico, não só visando a performance, mas também a segurança do motorista e passageiros. 


Com o DNA 4x4 da Mitsubishi, o veículo é equipado com um sistema de suspensão esportiva independente nas quatro rodas e braços em alumínio. Parte deste conjunto recebe os mesmos componentes que equipam diversos modelos nas principais competições automobilísticas do planeta: amortecedores Bilstein® e molas Eibach®. O controle de todo esse sistema fica a cargo dos freios Brembo®.

A carroceria foi construída com o sistema RISE de deformação controlada, que protege os ocupantes em caso de acidente. O Lancer Evolution também é equipado com o sistema Full Airbags, com nove airbags distribuídos pelo veículo: dois frontais, quatro de cortina, dois laterais e um para o joelho do motorista.



5ª ETAPA DO CAMPEONATO PAULISTA DE RALLY DE VELOCIDADE SERÁ EM ITATIBA, HOJE, DOMINGO. LUIZ E CRIS FACCO LIDERAM


Neste domingo, 4 de novembro, Luiz Facco e Cris Facco participam da quinta etapa do Campeonato Paulista de Rally de Velocidade, em Itatiba. A Equipe Acelera Siriema está na liderança da categoria A6 e disputa mais uma importante prova da temporada para tentar abrir a vantagem, pois está com 23 pontos, dois a mais que o segundo colocado.


Após passar pelas provas de Bragança Paulista, Mairiporã e Atibaia (rali de rodada dupla), a equipe enfrentará uma etapa de 210 quilômetros de percurso dos quais, 60 de trechos cronometrados (Especiais) em piso predominantemente de terra batida com cascalho. Serão duas Especiais distintas: Pico Alto com 11,1 quilômetro e Girolândia com cerca de 9 quilômetros.

"Vamos manter o nosso ritmo e ser cautelosos para não comprometer o resultado. A disputa está bem acirrada e teremos uma importante etapa a cumprir, uma vez que entraremos na reta final do campeonato. Aguardamos mais uma excelente prova", diz o piloto Facco.

A expectativa da navegadora também não é diferente. "Tivemos um resultado muito positivo na etapa anterior, quando finalizamos em segundo lugar, pretendemos manter a vantagem e contamos com um bom carro para isto. Estamos confiantes em um bom desempenho", afirma Cris.

Participam do campeonato duplas das categorias A6, A6 Light, N2 e N4 que se concentrarão a partir de sábado, no Parque Luis Latorre, em Itatiba, onde acontecerão as vistorias técnicas e briefing. Mais informações no http://www.rpvrally.com.br/

A Equipe Acelera Siriema tem o patrocínio da Gonçalves S/A Indústria Gráfica, Yokohama, apoio da Fontoura Dias e Acelera Siriema Rally.

5ª etapa Campeonato Paulista de Rally de Velocidade
Domingo - 4/11
7h - Abertura da Secretaria de Prova - Parque Luis Latorre
7h20 - Largada do primeiro carro do Parque de Apoio
13h40 - Chegada do primeiro carro no Parque Fechado
15h - Premiação



sábado, 3 de novembro de 2012

CAMPANHA DA PETROBRAS DE DIVULGAÇÃO DO GP F1, DE SÃO PAULO, NA TV, ÍDIA IMPRESSA, INDOOR E INTERNET, OFERECE INGRESSOS PARA A ÚLTIMA ETAPA DESTE ANO. OS CONCORRENTES SELECIONADOS DO CONCURSO CULTURAL DARÃO UMA VOLTA RÁPIDA EM INTERLAGOS. A PARTIR DE 9 DE NOVEMBRO. NO AEROPORTO DE CONGONHAS, NESTE MÊS DE NOVEMBRO, DIA 9, ESTARÁ INSTALADO UM SIMULADOR DE F1, EM 4D.


A Petrobras, patrocinadora oficial do GP Brasil, lançou uma campanha para divulgar o desafio "Ninguém Explica Essa Emoção" em diversos meios de comunicação. Veiculado em rede nacional, o filme de 30 segundos mescla a emoção de algumas conquistas marcantes da Petrobras com a emoção das corridas.

No final, o espectador é convidado a participar de um concurso cultural que dará direito a uma volta rápida no circuito de Interlagos e a ingressos para a arquibancada VIP do GP, no dia 25 de novembro. 


O mote da campanha publicitária, que conta ainda com mídia impressa, indoor e internet, é o conceito "Não dá pra explicar o que a gente sente pela Fórmula 1. Só dá pra sentir."

Para participar da promoção, os fãs de esporte motor devem acessar o aplicativo 'Você no GP' hospedado na fanpage da Petrobras no Facebook ou no link www.petrobras.com.br/vocenogp e responder a um quiz (questionário).


O visitante é convidado a tentar explicar, em uma frase, toda a emoção das pistas enquanto escuta sons que remetem ao universo da F1. 

Ganham os ingressos os participantes que criarem a melhor frase e tiverem o melhor resultado no quiz.

A campanha conta também com o
utras ativações promocionais, como um simulador de Fórmula 1, em 4D, no Aeroporto de Congonhas, que estreia no dia 9 de novembro. 

Além de pilotar em 3D, os visitantes poderão sentir na pele a emoção de uma corrida em um carro de verdade que simula os movimentos da pista.

Além de ser a patrocinadora oficial do evento, a Petrobras encomendou um troféu exclusivo para o vencedor da prova, que passou a se chamar Grande Prêmio Petrobras do Brasil de F1. 


Criado pelo artista plástico Paulo Soláriz, o troféu foi feito a partir de uma rocha do pré-sal, extraída das águas ultraprofundas brasileiras.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

RIO DE JANEIRO DEFINE SEUS REPRESENTANTES NA COPA DAS FEDERAÇÕES DE KART. NESTE FIM DE SEMANA ACONTECE NO AUTÓDROMO DE GUAPIMIRIM A PROVA FINAL DO ESTADUAL DE KART DE 2 TEMPOS, QUANDO SÃO APRESENTADOS OS CAMPEÕES ESTADUAIS



No próximo fim de semana, o kartódromo de Guapimirim vai ser palco da final do Estadual de Kart 2 tempos. A rodada dupla, além de apresentar os campeões estaduais da modalidade, vai definir os representantes do Rio de Janeiro na próxima Copa das Federações de kart, que será realizada entre 27 de novembro e 1º de dezembro, em Minas Gerais. Os dois primeiros colocados de cada categoria se classificam para a competição nacional.

No rápido traçado de 820 metros, as categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior e Sênior terão motores sorteados e preparados pela PPK. Pilotos da Novatos e Graduados correm com propulsores próprios. 


Os representantes do estado na F-4 sairão do campeonato da modalidade que é realizado no Kartódromo de Volta Redonda.

Os líderes de cada categoria são: Júlia Jokinen, na Mirim; Miguel Piersante, na Cadete; Olavo Luiz, na Júnior Menor; Fernando Stocco, na Júnior; Ruben Luiz Barros, na Novatos; Keneth Rodrigues, na Graduados, e Timo Jokinen, na Sênior. As duas corridas de cada categoria serão realizadas no domingo. 

Veja a programação.

Domingo - 04/11/2012
Categorias
Sorteio de Motores
Briefing
Warm-up
Abastec.
Tomada de Tempo
MIRIM / CADETE
08:00 - 08:10
08:15 - 08:30
08:40 - 08:45
09:35 - 09:50
09:55 - 10:00
JÚNIOR MENOR / JÚNIOR
08:00 - 08:10
08:30 - 08:45
08:50 - 08:55
09:55 - 10:10
10:15 - 10:20
NOVATO / GRADUADO

08:30 - 08:45
09:00 - 09:05
10:15 - 10:30
10:35 - 10:40
SENIOR
08:15 - 08:30
08:30 - 08:45
09:10 - 09:15
10:35 - 10:50
10:55 - 11:00
MASTER / Super F4

V4

08:30 - 08:45
09:20 - 09:25
10:55 - 11:10
11:15 - 11:20



Domingo - 04/11/2012
Categorias
Abastec.
1ª corrida
Abastec.
2ª corrida
Pódio
MIRIM / CADETE
12:00 - 12:15
12:20
13:50 - 14:05
14:10
15:30
JÚNIOR MENOR / JÚNIOR
12:20 - 12:35
12:40
14:10 - 14:25
14:30
15:30
NOVATO / GRADUADO
12:40 - 12:55
13:00
14:30 - 14:45
14:50
15:30
SENIOR
13:00 - 13:15
13:20
14:50 - 15:05
15:10
15:30
MASTER / Super F4


15:30
V4
13:20 - 13:35
13:40


15:30



O SALÃO DO AUTOMÓVEL DE SÃO PAULO PELA PRIMEIRA VEZ EM SUAS 27 EDIÇÕES APROXIMA-SE EM TERMOS DE IMPORTÂNCIA DOS CERTAMES EUROPEUS QUE REGISTRAM SEMPRE LANÇAMENTOS IMPORTANTES. OUTRA REFERÊNCIA DA MUDANÇA DO SALÃO PAULISTANO FOI A PRESENÇA DE QUATRO PRESIDENTES MUNDIAIS DE MONTADORAS ABRILHANTANDO OS LANÇAMENTOS DE SUAS NOVIDADES. ALÉM DISSO, O SALÃO SERVIU PARA SACRAMENTAR A INSTALAÇÃO DE NOVAS FÁBRICAS NO BRASIL. O NOSSO COLUNISTA, FERNANDO CALMON ANALISA ESSA QUESTÃO COM MUITA CLAREZA NA NOSSA COLUNA SEMANAL "ALTA RODA"

Alta Roda 

Nº 705 — 30/10/12 

Fernando Calmon 

Novo ciclo para o salão 
Aberto até 4 de novembro, o 27º Salão do Automóvel de São Paulo virou uma página importante de sua história ao entrar, definitivamente, no circuito de lançamentos mundiais. 

Em edições anteriores, à exceção de estreias locais, o público podia ver algumas novidades apresentadas no Salão de Paris, sempre realizado nos anos pares, como a mostra paulistana. Havia também produtos requentados de outros salões.

Esse ciclo começa a mudar. Não por coincidência, quatro executivos de topo da GM, Honda, Jaguar Land Rover e VW vieram à exposição. A estreia mundial do Taigun, SUV compacto conceitual sobre a arquitetura do Up!, é quase a confirmação de que será fabricado aqui, em 2014, na fábrica VW de Taubaté (SP), e em outros países.

Outro lançamento importante, o compacto Chevrolet Onix (à venda em novembro), também poderá ser feito adiante em algum país do sudeste asiático, fora da China. 

A Ford reservou ao salão brasileiro a versão sedã do Fiesta reestilizado – em Paris, estava o hatch. Ambos serão produzidos em São Bernardo do Campo (SP), em 2013.

A Peugeot apresenta o 208, início da era de alinhamento aos modelos do exterior. No mercado europeu há cinco meses, começa a fabricação, no final de dezembro, em Porto Real (RJ) e as vendas, em abril de 2013. 

O 207 continuará em produção, como o Fiesta Rocam, para a base do mercado, a exemplo do Clio que recebeu retoques no centro de estilo paulistano da Renault.

O SUV médio Chevrolet TrailBlazer é outro lançamento, inicialmente na versão de topo LTZ, com uma longa lista de concorrentes. Projeto brasileiro, lançado na Tailândia há sete meses, a produção começa agora em São José dos Campos (SP). 

Criado aqui, o Troller TR-X, de Horizonte (CE), recebeu as boas atenções do centro de desenvolvimento da Ford, em Camaçari (BA). 

O SUV subcompacto Suzuki Jimny, agora feito em Itumbiara (GO), recebeu as pequenas alterações executadas no exterior há quatro meses.

A onda aventureira se ampliou com Fit Twist e o HB20X. O Hyundai está um pouco mais dentro do espírito, graças à pequena elevação da suspensão em 1,5 cm, mas só chegará às lojas em janeiro. Interessante o estudo apresentado pela Nissan: Extrem, SUV compacto desenhado na Califórnia (EUA), mesma arquitetura do March e candidato à produção em Resende (RJ), no fim de 2014.

Assuntos de bastidores se aprofundaram. Todos à caça do primeiro produto que a BMW produzirá, em Araquari (SC), depois de longas negociações sobre o novo regime automobilístico. Além dos possíveis X1 e Série 1, a linha (ainda inédita) de tração dianteira, Série 2 e X2, estão nos planos. Falta confirmação, em breve, da Land Rover, em Cariacica (ES).

Chineses continuam ávidos e tratam de investir no estilo de seus carros. Destaques para Chery Celer, primeiro a fabricar aqui, em Jacareí (SP), e JAC J2, que confirmou a unidade fabril de Camaçari (BA).

Importador Kia, Grupo Gandini tenta acordo com a marca sul-coreana para produzir algum modelo no Brasil. Estreou o todo novo Cerato, mas em razão de impostos não manterá volumes apenas com importação simples, sem contrapartidas industriais.

Para o Salão de 2014, espera-se um novo local, diferente do Anhembi, e infraestrutura digna de nível internacional. Previsão aponta para Pirituba, ainda na capital paulista.

RODA VIVA 
CHEVROLET Tracker, utilitário esporte compacto sobre plataforma que deu origem a Sonic, Cobalt, Spin e Onix (três últimos fabricados aqui), será produzido em Rosário (Santa Fé), Argentina, em 2014. Investimento crucial para manter equilíbrio comercial com o vizinho, pois o Agile argentino ficará bem afetado pela chegada do Onix.

PRORROGAÇÃO do IPI reduzido até 31 de dezembro era totalmente previsível e se confirmou. Pairam dúvidas sobre o que ocorrerá depois. Em 1º de janeiro começa o novo regime tributário para a indústria e o governo pode se valer disso para interromper o desconto. Mas, se o mercado der sinais de fraqueza...

LEXUS RX 350, SUV grande da divisão de luxo da Toyota e tração 4x4 sob demanda, busca seu espaço. Ótimo acabamento, suspensão eficiente e motor silencioso (V-6/3,5 l/277 cv). Grande tela multimídia inclui GPS. Há mouse estilizado no console. Com IPI menor, baixou para R$ 255.000. Sua base, do Camry, atrai menos que BMW ou Mercedes.

INMETRO divulgou no Salão de São Paulo a nova etiqueta, de 1º de janeiro de 2013, que indicará, além de consumo de combustível cidade e estrada, as emissões de CO2. O instituto, de forma correta, considera o emitido apenas por combustíveis de origem fóssil. Ao etanol puro atribui emissão zero e, da gasolina, descontou os 25% de etanol na mistura.

PRIMEIRO índice de vulnerabilidade a furtos de veículos foi anunciado pelo Cesvi. Considerou itens como alarme, chave de ignição, imobilizador eletrônico do motor, trava de volante, localização da bateria e vidro laminado lateral. Vencedor: Cruze LTZ (4,5 estrelas, escala até 5) e o segundo, Ford Ka Sport (3,5 estrelas). Avaliados 118 modelos.
______________________________
fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon

FORD FUSION É ELEITO A PRINCIPAL ATRAÇÃO DO SALÃO DE SÃO PAULO. O CARRO CUSTA R$ 112.990,00. TEM TRAÇÃO INTEGRAL PERMANENTE, É EXTREMAMENTE CONFORTÁVEL E SILENCIOSO, E VEM EQUIPADO COM ITENS DE SÉRIE VISTOS APENAS NOS CARROS DE ALTO LUXO, MUITO MAIS CAROS


O Ford Fusion Titanium foi eleito a principal atração do Salão do Automóvel de São Paulo na enquete promovida pelo site UOL Carros com os internautas. O sedã premium da Ford foi eleito a estrela do evento por 37% do público, na seleção em que concorreu com outros lançamentos.




Totalmente novo, o Fusion 2013, que começa a ser vendido, neste mês de novembro, e custará R$ 112.990,00, chama a atenção pelas linhas esportivas, modernas e elegantes e a quantidade de tecnologia de itens de série só vista em carros de preço muito mais elevado. 

O Fusion tem um motor 2.0, a gasolina, de injeção direta de combustível e duplo comando independente de válvulas variável, gerando 240 cavalos, a mesma potência de um bloco (motor) V6 3.0, só que consumindo 20% menos combustível e gerando menos15% emissões de CO2.


O inovador EcoBoost aumenta a potência do veículo com um turbocompressor que garante uma operação virtualmente sem atraso em todas as rotações do motor, trabalhando junto com o sistema de injeção direta de combustível. 

O turbo gira em rotações de até 195.000 rpm e é projetado para um ciclo de vida de mais de 240.000 km, ou 10 anos de uso. A bomba mecânica de combustível trabalha com alta pressão, de até 2.200 psi – mais de 50 vezes maior que a utilizada em motores convencionais de quatro cilindros. Cada injetor conta com sete jatos individuais para distribuir o combustível diretamente dentro da câmara de combustão, o que gera uma economia de 3% a 4%.


A versão Titanium lançada no Brasil é a completa, com tração integral permanente AWD - calibrado especificamente para oferecer uma performance superior que permite acelerar em curvas com sub-esterço reduzido e ganhar tração em condições onde os veículos de tração dianteira teriam dificuldade - transmissão automática de seis marchas com opção de trocas manuais no volante e nova suspensão traseira independente ControLink. 



Quem entra no carro e se senta ao volante, a primeira sensação que tem é de conforto dos bancos, tanto os da frente quanto o traseiro. A segunda impressão é estar frente a um cokpit de um avião. 

A movimentação do banco do motorista deixa o piloto numa posição privilegiada, alto de modo a dominar uma maior área de visão e os equipamentos, de fato, são encontrados somente em modelos de altíssimo luxo, bem mais caros.



O Fusion Titanium tem direção elétrica com sistema de compensação de vibrações, Sync Media System com comandos de voz em português para funções de áudio, ar-condicionado, navegador e telefone, conexão Bluetooth, computador de bordo, entradas USB, leitor de cartão de memória e chave configurável MyKey.


Mas não fica por aí, vem ainda com sistema de monitoramento de pontos cegos, auxiliar de manutenção na faixa de rolamento, sistema de estacionamento automático, câmera de ré, farol alto automático, piloto automático com comando na direção, assistência de partida em rampa, freio de mão elétrico, abertura das portas por teclas e monitoramento de pressão dos pneus.

O Fusion traz ainda de série: oito airbags - dianteiros, laterais, de joelho e de cortina -, freios ABS, com EDB e cintos de segurança de três pontos com limitador de força e pré-tensionadores.





O interior amplo e silencioso oferece muito requinte, com materiais suaves ao toque e de acabamento sofisticado. Os bancos de couro contam com aquecimento, ajuste elétrico em 10 posições e memória para o motorista. 


Além da tela de oito polegadas no centro do painel, com os controles do sistema Sync e do GPS, tem duas telas de LCD no painel de instrumentos que o motorista pode configurar para selecionar as informações que quiser.

O carro foi mostrado em São Paulo de forma praticamente simultânea com a exibição nos Estados Unidos, em cinco regiões daquele país, entre elas, New York e Califórnia. 



Como parte da apresentação no Salão de São Paulo, jornalistas brasileiros participaram de um evento prévio, em Los Angeles, conforme mostra este vídeo: http://youtu.be/YL8k1khgiN0.









MITSUBISHI MOTORSPORTS NORDESTE ENCERRA A TEMPORADA DESTE ANO EM FORTALEZA NO DIA 10 DE NOVEMBRO


As praias do litoral cearense ganharão ainda mais charme no dia 10 de novembro. A cidade de Fortaleza será palco da grande final do Mitsubishi Motorsports Nordeste. Depois de passar por Maceió (AL), Aracaju (SE) e João Pessoa (PB), a quarta etapa do rali de regularidade reunirá a Nação 4x4 para mais um dia de muita aventura e diversão em meio a belas paisagens.

No fechamento da temporada 2012, as categorias Graduados (pilotos mais experientes), Turismo (duplas com experiência intermediária) e Turismo Light (novatos) largarão do Centro de Eventos do Ceará, em direção ao Porto das Dunas.


"O primeiro desafio dos veículos Mitsubishi 4x4 será um trecho de areia, em que os competidores deverão usar uma pressão mais baixa do pneu. Nesta parte do percurso, a interação entre piloto e navegador será colocada à prova", conta Corinna Souza Ramos, diretora de Projetos Especiais da marca dos três diamantes.

Em seguida, a etapa cearense segue pelo município de Aquiraz, passando por estradas vicinais de areia e plantações de cana, até chegar ao neutro no posto Terral em Pindoretama. Após uma parada de 20 minutos, a Nação 4x4 desafiará os laços de uma belíssima fazenda de cana e coqueiros, seguindo por Barra Velha, em um trajeto totalmente novo na competição.


"Este será um trecho inédito no Mitsubishi Motorsports, em que os participantes ficarão deslumbrados com o visual espetacular das praias de Fortaleza", afirma Corinna. "A chegada será também no Centro de Eventos do Ceará, onde as duplas poderão confraternizar com os outros competidores em um almoço típico da região", completa.

Disputas pelo título
As brigas pelas primeiras colocações gerais no Mitsubishi Motorsports Nordeste chegam à grande final a todo vapor. Isso porque os prêmios para os campeões serão viagens inesquecíveis: na categoria Graduados, o piloto vencedor participará da expedição Katerre pela Mundus Viagens, uma aventura pelos misteriosos caminhos da Amazônia; já o piloto campeão da Turismo no Nordeste ganhará viagem para o Atacama, no Chile, um dos locais mais bonitos do planeta, com hospedagem no Explora Atacama.

Na categoria Graduados, Omar Dantas Filho e Bruno Dantas Santos estão apenas quatro pontos a frente de Romulo Silva e Vinicius Silva, mesma distância entre os concorrentes da Turismo, na qual Aristóteles Filho e Aristóteles Neto lideram, seguidos de Nelson Cavalcanti Jr. e Flavio Lima.

As inscrições para a última etapa do Mitsubishi Motorsports Nordeste estão abertas no site www.mitsubishimotors.com.br.

Mitsubishi Pró-Brasil

A Nação 4x4 da Mitsubishi também está envolvida no espírito de solidariedade e cidadania. Com a ação social Mitsubishi Pró-Brasil, foram arrecadadas mais de 850 toneladas de alimentos, em doações através das inscrições, desde 1994. Para participar das provas, os competidores fazem a doação de 30 quilos de alimentos não perecíveis e seis produtos de higiene, que são destinados a associações da cidade onde as provas são realizadas.

Acompanhe as novidades do Mitsubishi Motorsports através das redes sociais: Twitter (www.twitter.com/nacaomitsubishi) e Facebook (www.facebook.com/MundoMit).

O Mitsubishi Motorsports Nordeste tem patrocínio do Itaú, Dupont, Gol, Mit Financiamentos, W.Truffi Blindados, Geodis, Pirelli, Borlem, Automotiva Usiminas, STP, Transzero, Mapfre, Tecfil - Sofape, Castrol, Clarion, Adorno - Sideral, Unirios, Daslu Homem e Artfix.
Credenciamento de Imprensa
O credenciamento de imprensa para o Mitsubishi Motorsports pode ser feito por meio do imprensa@mmcb.com.br. Os interessados devem enviar o nome do veículo e os dados completos do jornalista. As confirmações serão feitas via e-mail.


Programação - Mitsubishi Motorsports Nordeste 
4ª etapa - Fortaleza (CE) 

09 de novembro - Sexta-feira
Entrega de kits, vistoria, briefing e aula de navegação - 17h às 22h
Local: Centro de Eventos do Ceará
Endereço: Av. Washington Soares, 999 - Fortaleza (CE)

10 de novembro - Sábado
Largada: Centro de Eventos do Ceará - Av. Washington Soares, 999 - Fortaleza (CE)

7h30 - Entrega das planilhas para Categoria Graduados
8h30 - Entrega das planilhas para Categoria Turismo
9h00 - Entrega das planilhas para Categoria Turismo Light

A partir das 14h - Chegada e almoço de premiação
Local: Centro de Eventos do Ceará
Endereço: Av. Washington Soares, 999 - Fortaleza (CE)



ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.