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terça-feira, 9 de julho de 2013

A FIAT MARCA O ANIVERSÁRIO DE 37 ANOS NO BRASIL COM MUITO A COMEMORAR. ORIUNDA DA ITÁLIA ONDE A FEB BRILHOU E OS SOLDADOS BRASILEIROS COM UM SIMPLES GESTO, CRIARAM UM VÍNCULO DE AMIZADE COM OS ITALIANOS, A MARCA QUE É DONA DA FAMOSA FERRARI, TEM SUA MAIOR FÁBRICA EM MINAS GERAIS E CONSTRÓI A MAIS MODERNA, EM PERNAMBUCO, LEVANDO MAIS EMPREGO E RECEITA AO NORTE DO NORDESTE. HOJE, DIA 9/7 A FÁBRICA DE BETIM ESTÁ MAIS EXPERIENTE E EFICIENTE E A FIAT MAIS BRASILEIRA.


A Fiat comemora, hoje, 9 de julho, o 37º aniversário de construção de sua fábrica, em Betim. No zodíaco este mês é dos cancerianos, gente de forte apego a tudo o que diz respeito às suas raízes, tradição, família, ao passado e é sobejamente determinada quando trata de suas metas de vida. Essas características têm tudo a ver com a vida, a escalada de sucesso da Fiat no Brasil.



"Lançamos o primeiro carro com motor transversal do País, o Fiat 147, e daí por diante apresentamos inúmeras inovações, como o primeiro veículo a álcool produzido em série, o Fiat 147, a primeira pick-up derivada de um veículo de passeio, passando pelos primeiros veículo dotados de motores turbo e airbags, o primeiro automóvel com motor 1.0 e, mais recentemente, a adoção do diferencial locker em nossa linha Adventure”, historia o presidente da Fiat Chrysler para a América Latina, Cledorvino Belini.


A Itália, onde o Brasil lutou com bravura na II Guerra Mundial, derrotando os nazi-fascistas, em Monte Castelo, criou um carinho especial pelo nosso País por causa de um simples gesto dos soldados da FEB (Força Expedicionária Brasileira) que no regresso à pátria mãe gentil, foram os únicos a oferecer aos italianos, que a guerra deixara em sérias dificuldades, de toda a ordem, tudo o que não precisam trazer para o Brasil, mantimentos, roupas, enfim, e foi em solo brasileiro que a Fiat instalou a sua maior fábrica e é líder de mercado.

Desde sua inauguração, Betim já produziu e mais de 13 milhões de automóveis e comerciais leves, dos quais mais de cinco milhões flexfuel, e continua a ampliar sua capacidade de produção que será elevada das atuais 800 mil unidades ao ano para 950 mil veículos ato final de 2014.


Entre os maiores sucessos produzidos na fábrica mineira destacam-se o Uno, com quase quatro milhões de unidades, e o Palio, que supera a marca de três milhões de carros vendidos.

Como canceriana, a Fiat-Chrysler segue avançando no cumprimento de suas metas e investirá no Brasil R$ 15 bilhões até 2016, ampliando sua capacidade de produção,  desenvolvendo novos produtos e procedendo à inovação tecnológica e de processos para oferecer aos brasileiros veículos de qualidade, seguros, confortáveis e eficientes.

Cledorvino Beline, presidente da companhia para o continente latino-americano revela que a necessidade de inovação da Fiat brasileira está em seu DNA, desde o nascimento há 37 anos, "quando decidimos montar a fábrica em Betim, contribuindo para descentralizar o desenvolvimento industrial do País".




Pernambucando-se
Novamente, a Fiat, agora mais poderosa, junto com a Chrysler, volta a fazer história na economia brasileira, ao instalar a primeira fábrica de automóveis na região norte do Nordeste, em Goiana, no Estado de Pernambuco.

Essa será a mais moderna planta do Grupo Fiat Chrysler no mundo, reunindo as melhores práticas de produção, organização, logística e as mais avançadas soluções tecnológicas adotadas globalmente. 

A nova unidade, ficará concluída em 2014 e terá capacidade de produção de 250 mil veículos ao ano.

Os investimentos em produtos, tecnologia e processos abrangem também as unidades de produção de motores e transmissões. 

A divisão de Powertrain da Fiat Automóveis conta com três fábricas em Betim, sendo duas de motores (Fire e Fire EVO) e uma de transmissões. 




No Paraná, motores
A Fiat também é abastecida pela planta de motores de Campo Largo, Paraná, considerada a mais moderna unidade produtora de motores midsize da América Latina. 

A fábrica é responsável pela produção da família de propulsores E.torQ, nas versões 1.6l 16v e 1.8l 16v, flex e a gasolina.
Para inovar sempre, a empresa conta hoje com um grupo de mais de mil engenheiros dedicados ao desenvolvimento de produtos – automóveis, motores e transmissões –, além de estender estas atividades a toda sua cadeia de fornecedores. 

O sucesso dessa estratégica resulta do investimento contínuo da Fiat no centro de desenvolvimento de produtos denominado Polo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli, que conta com centros de computação para CAD/CAE, laboratórios de engenharia experimental, centros para desenvolvimento de protótipos e o Centro Estilo, que é o único da empresa fora da Europa.


Tal investimento em engenharia e design está presente nos 16 modelos e mais de 200 versões que a Fiat produz para atender aos mercados do Brasil e de exportação. 

Essa ampla gama de produtos e capacidade industrial fizeram da Fiat a empresa líder no mercado brasileiro pelo 11° ano.

O espírito da inovação também movimenta o time da Fiat na busca das melhores soluções para o desafio representado pelo Inovar-Auto, o novo regime automotivo que estabelece metas de eficiência energética que, para serem atingidas, envolvem a evolução tecnológica de praticamente todos os sistema de um veículo – constituição e desempenho do motor, redução do peso e do atrito, dentre outros aspectos.


Desenvolvendo Minas
A Fiat foi a primeira fabricante de automóveis a instalar-se fora do cinturão industrial paulista, inaugurando sua fábrica em Betim, em 1976. 

Nos primeiros anos de operação, a empresa pagava o preço por esse pioneirismo. Cerca de 80% dos fornecedores estavam localizados em São Paulo. 

A estimativa é de que cerca de US$ 200 por carro eram consumidos só na logística dos componentes. 

Além da questão do preço, a grande dispersão de fornecedores fazia com que qualquer problema na entrega de uma peça ou componente afetasse o fluxo de produção dos automóveis. O desafio era racionalizar a rede de fornecedores e melhorar a logística.


Nos anos 1990, foi implementada uma estratégia de atração de fornecedores para o entorno da fábrica, em processo denominado de mineirização.

A chave do sucesso desse processo foi a mútua confiança de que um relacionamento mais estreito seria proveitoso para ambos os lados. 

Os fornecedores precisavam produzir mais, para viabilizar as unidades produtivas instaladas em Minas Gerais. E com os fornecedores mais próximos, a Fiat elevaria a produção e a eficiência.

Eficiência
Com a instalação dos fornecedores no entorno da fábrica, a Fiat ganhou agilidade e competitividade, possibilitando tornar-se uma das mais eficientes empresas no sistema de suprimentos just in time (JIT) e just in sequence (JIS), com ganhos significativos com a redução dos estoques, liberação de áreas para a operação industrial e menores custos de transporte,entre outros benefícios logísticos.

Combinada com investimentos para eliminação de gargalos e implantação de ativos estratégicos, a capacidade produtiva no mesmo parque industrial saltou de 500 para os atuais 3,2 mil veículos, diários. A mesma fábrica produziu 190 mil veículos, em 1990, e mais de 800 mil, em 2012.



Atualmente, cerca de 70% dos itens comprados pela Fiat proveem de fornecedores instalados num raio de até 150 quilômetros da fábrica. 

Também a economia de Minas Gerais ganhou com esse processo, pois as novas empresas instaladas no Estado diversificaram o parque industrial mineiro, com maior geração de empregos e de tributos.

Sustentabilidade
Primeira fábrica de automóveis do Brasil a conquistar a ISO 14001, a Fiat Automóveis completou 15 anos de certificação com números que sinalizam a consolidação da política de gestão ambiental voltada para a prevenção de impactos e uso racional dos recursos naturais. 


Desde 1994, a planta de Betim (MG) registra queda contínua dos indicadores de geração de resíduos, consumo de água e de energia. No período, para cada veículo produzido, o consumo de energia elétrica caiu 57%. 

Já o consumo de água teve queda de 70%. A redução da geração de resíduos chegou a 48%. Somente a reciclagem de papel e papelão, no período, foi equivalente à preservação de mais de 1 milhão de árvores.

Nos últimos cinco anos, os investimentos em gestão ambiental ultrapassaram R$ 30 milhões – recursos que sinalizam a aposta da Fiat em tecnologias mais eficientes e eficazes para prevenir e reduzir os impactos ambientais. 


Um exemplo é o Complexo de Tratamento de Efluentes Líquidos, em atividade desde 2010 e um dos mais modernos da América Latina, trazendo como diferencial os sistemas de membrana (MBR) e de osmose reversa (OR). 

Com a instalação dos novos equipamentos, o índice de recirculação de água elevou-se de 92% para 99%. Na prática, significa a quase eliminação da captação da água potável da rede pública para o uso industrial.


Inclusão social
A decisão estratégica de buscar a competitividade aliada à sustentabilidade tem conduzido a Fiat a percorrer uma trajetória marcada pelo pioneirismo.

Desde 2011, todos os resíduos gerados são encaminhados para a reciclagem e o reaproveitamento. 

A conquista desse índice é resultado do Aterro Zero – projeto que posicionou a Fiat como a primeira fábrica de automóveis do País a conquistar essa meta. 


Os materiais anteriormente enviados para os aterros licenciados foram alvo de pesquisas e estudos, na busca por novas destinações.

A gestão de resíduos também é oportunidade de inclusão social. Os materiais considerados refugos da produção de veículos, tais como aparas de cinto de segurança, tecido automotivo e pequenas peças descaracterizadas, passam para as mãos das pessoas que integram a Cooperárvore, cooperativa do programa Árvore da Vida – Jardim Teresópolis. 

Com criatividade, transformam-se em matéria-prima para a produção de ecobags, bolsas, mochilas, pastas, nécessaires, carteiras, chaveiros, dentre outros acessórios.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

MAIS DE 30 EQUIPES JÁ GARANTIRAM PARTICIPAR DA ETAPA DO PRÓXIMO DIA 20/7, DO CAMPEONATO GAÚCHO DE RALI DE VELOCIDADE. AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS


Mais de 30 equipes já garantiram presença para alinhar seus carros no grid de largada.
no Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade deve ter mais uma grande prova na sua terceira etapa, que acontecerá no próximo dia 20 de julho, na cidade de Estação, norte do Estado. As inscrições continuam abertas.

Até esta sexta-feira, nada menos que 34 carros já estavam inscritos na prova de Estação, entre eles, duas caminhonetes uma das novidades da competição nesta temporada, a categoria Cross Country que largará sua primeira etapa, justamente em Estação.

Os líderes em praticamente todas as demais quatro categorias, após duas etapas, também já estão garantidos. Ulysess Berrtholdo e Marcelo Dalmut lideram a categoria mais forte, a Classe 3 (carros de tração 4x4) a bordo de um Mitsubishi Lancer.

A categoria Classe 9 (carros de tração 4x2 e motor de até 1,6 litros) tem na ponta da tabela a dupla de Erechim, Vanderlei Carminatti e Robson Giacomel, que também já estão inscritos para a terceira etapa da temporada. 

Assim como eles, os erechinense Saulo Pereira e Edgar Marsarotto Jr vão defender a liderança da categoria R1 (carros de tração 4x2 e motor de até 2,0 litros).

Na categoria Super A, os catarinenses Luis Tedesco e Rafael Furtado ainda não estão inscritos. Quem poderá chegar a ponta da tabela nesta prova, são os gaúchos Evandro Carbonera e Juliano Gracioli, atuais vice-líderes.


“Estrangeiros” disputam etapa de Estação
Com o passar dos anos o Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade foi se tornando uma das principais competições do país na modalidade. 

Com isso, atraiu também competidores de outros estados. Caso do piloto catarinense Julio Romi, que tem navegador gaúcho, Eduardo Tonial. Em 2012 eles foram campeões na categoria mais forte, a Classe 3.

Este ano voltam a disputa do certame e já tem presença garantida em Estação. Do Paraná virá a dupla Jean Pimentel e Thiago Osternack para competir na categoria Super A. 

Na mesma categoria, os irmãos Cleberson e Cleiton Casarotto também virão para competir na prova.

Inscrições seguem abertas
Quem desejar competir no Rali Cidade de Estação ainda pode garantir sua presença. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas pelo site oficial do Campeonato, no endereço www.rallyvelocidaders.com.br

No mesmo local o público também pode conferir demais informações do campeonato e a programação completa desta terceira etapa da temporada 2013.

VEJA A LISTA COMPLETA DE INSCRITOS:
http://rallyvelocidaders.com.br/inscritos/25

PROGRAMA DO RALI
Quinta-Feira - 20 de Junho de 2013

20h00min - Divulgação do Regulamento Particular de Prova

Sexta-Feira - 19 de Julho de 2013

16h30min - Abertura para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio

Abertura da Verificação Técnica e de Segurança

20h00min - Encerramento das Inscrições para todos os Campeonatos

20h30min - Encerramento da Verificação Técnica e de Segurança

Sábado - 20 de julho de 2013
07h00min - Abertura para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio

07h30min - Abertura Reconhecimento dos Trechos Especiais

Abertura da Verificação Técnica e de Segurança

10h30min - Encerramento da Verificação Técnica e de Segurança

11h00min - Encerramento Reconhecimento Trechos Especiais

11h00min - Divulgação Ordem de Largada

11h45min - Saída Primeiro Carro do Parque de Apoio

20h00min - Divulgação dos Resultados

NOVO KIT SENSOR ALERTA DA MOPAR CHEGA AO MERCADO


Acaba de chegar às concessionárias Fiat o primeiro acessório da Mopar no Brasil, o Kit Sensor Alerta para o Novo Palio. 

Com o conjunto, a marca norte-americana de personalização estreia na rede Fiat nacional. 

O kit, composto por alarme, rádio e sensor de estacionamento, além de proteger o veículo, torna as manobras mais seguras. 
Integrado ao rádio, o display sinaliza a distância dos obstáculos no momento da ré, obtida por meio do sensor do estacionamento.
Com iluminação das teclas e display em âmbar, o rádio possui dispositivo para conexão USB ligado ao som e reproduz arquivos MP3, WMA e AAC. 
O alarme do novo kit permite temporização de luz de teto, pisca as luzes direcionais quando acionado e possibilita o monitoramento do interior do carro pelo sensor de ultrassom. 

O dispositivo possui ainda trava automática (ao desligar o alarme, se nenhuma porta for aberta, todas são travadas) e destrava automática (ao desligar a ignição, as portas são destravadas). O alarme deste kit é encaixado na chave original do veículo.
Terceiro item do conjunto, o sensor de distância tem como destaque uma maior precisão, com a calibração exata do Novo Palio, ou seja, foi desenvolvido especificamente para o modelo. 
O dispositivo é acionado quando a barreira está a um metro do limite traseiro do carro. Conforme o espaço entre o veículo e o objeto vai diminuindo, o display mostra a nova distância a cada 10 centímetros até atingir o limite de 30 centímetros, quando é apresentada a palavra “stop”.

O Kit Sensor Alerta da Mopar para o Novo Palio chega à rede de concessionárias Fiat com um valor bastante competitivo. Se o cliente quiser, também é possível adquirir o som, o alarme ou o sensor de distância separadamente.

Mopar no Brasil
A Mopar, marca de personalização com peças, acessórios e serviços para os veículos Chrysler, Dodge, Ram e Jeep, acaba de chegar às concessionárias Fiat na América Latina. 

A marca Peças Genuínas Fiat continuará oferecendo peças para todos os modelos Fiat.

Marca de tradição
Com mais de 75 anos de tradição, a Mopar surgiu em 1937 nos Estados Unidos. O nome é formado pela contração das palavras "Motor" e "Parts". 

Atualmente, a Mopar está presente em 130 países com 500 mil diferentes peças e acessórios, fabricados por cerca de 3.500 fornecedores e comercializados em mais de 12.000 concessionárias. 

domingo, 7 de julho de 2013

A HONDA PRODUZIU UM VÍDEO EM QUE MOSTRA TODOS OS MODELOS DE MOTOS E AUTOMÓVEIS QUE FABRICA. VALE A PENA ASSISTIR. CLIQUE NO LINK ABAIXO:


CAMPOS DO JORDÃO RECEBE OS 4 X 4 DA SUZUKI PARA UM PASSEIO DO OFF-ROAD "JIMNY FUN DAY", DIA 13 DE JULHO. A AVENTURA TERÁ A VISTA INCRÍVEL DA PEDRA DO BAÚ. QUEM TEM UM JIMNY É SÓ INSCREVER-SE


Campos do Jordão vai ferver no dia mundial do rock, 13 de julho, com ritmo o off-road do "Jimny Fun Day". 

Nesta data, entre as charmosas paisagens da região, muita diversão e aventura farão parte de um encontro exclusivo para proprietários de Suzuki Jimny. 

Serão duas trilhas: uma para tirar o 4X4 da rotina e outra para quem gosta de enfrentar obstáculos desafiadores fora de estrada.

No passeio outdoor, ideal para curtir com a família e amigos, serão 40 quilômetros de emoção em uma estrada de terra com um visual incrível para a Pedra do Baú. 

Neste percurso, os aventureiros passarão pela Gruta dos Crioulos e farão uma pausa no Pico do Imbiri.

Já os participantes mais experientes, com carros equipados para o off-road, precisarão de técnica e habilidade para enfrentar diferentes terrenos, trechos com lama e muita adrenalina em cada um dos desafios.

Para fazer parte do "Jimny Fun Day" é preciso ser proprietário de Suzuki Jimny (ou Samurai) e preencher a inscrição no site www.jimnyfunday.com.br que estará disponível a partir desta segunda-feira, 01º de julho.

No dia do evento, os participantes terão que contribuir com a doação de 10 quilos de alimentos não perecíveis. As arrecadações serão destinadas para uma instituição de caridade por meio do "Suzuki Pelo Bem", programa social da Suzuki que já beneficiou mais de 20 associações.


Programação
13 de julho de 2013
Local: Lounge Suzuki Jimny Experience - em Campos do Jordão - SP
Endereço: Av. Emílio Ribas, nº 946 - Bairro Capivari

9h Início do evento (Briefing; 

retirada de adesivos, camisetas e voucher para o almoço; e entrega das doações de alimentos).
10h Saída para trilha
14h Almoço exclusivo no Restaurante Cantinho da Serra

Acompanhe as novidades da Suzuki no site www.suzukiveiculos.com.br; curta a página no Facebook (facebook.com/suzukibr), siga no Instagram (@suzukibr) e Twitter (@suzukiveiculos). 


O GP CRYSTAL DE FÓRMULA TRUCK, OCORRIDA, HOJE (7/6) NO AUTÓDROMO DE INTERLAGOS FOI GANHA POR BETO MONTEIRO, MAS O DESTAQUE FOI DE EDU PIANO QUE SAIU NA LANTERNA DO GRIDE E CONSEGUIU CHGEGAR EM 10º LUGAR E MARCAR PONTOS NA CLASSIFICAÇÃO GERAL A PRÓXIMA CORRIDA SERÁ EM CASCAVEL, DIA 4 DE AGOSTO


São Paulo, 7 de julho de 2013 - Domingo de sol forte e disputas quentes no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo (SP), reuniu milhares que pessoas que foram prestigiar a quinta etapa da temporada da Fórmula Truck. 

No gride formado por 26 caminhões, o tetracamepão Edu Piano, da Equipe Território Motorsport, fez uma corrida de superação e mostrou porque é tetracampeão nos ralis. Guerreiro, após largar na última posição com seu Ford Cargo, devido a um problema de fumaça na volta classificatória do último sábado (6), o piloto terminou a prova na 10ª posição e pontuou mais uma vez no campeonato.


"Foi incrível correr pela primeira vez em Interlagos, estamos evoluindo no desenvolvimento do caminhão a cada etapa. E não fosse ter tomado um radar por excesso de velocidade quase no final da prova teria subido mais duas posições", ressalta Piano, que é paulistano, mas há cerca de quatro anos reside em Tatuí (SP).
O GP Crystal, deste domingo, foi um dos mais emocionantes da temporada. Entre vários momentos, certamente, a última volta levantou o público das arquibancadas, quando Beto Monteiro ultrapassou Leandro Totti a poucos metros da chegada, vencendo a corida. 


A etapa de Interlagos foi válida também pela terceira e penúltima etapa do Sul-Americano, cuja a final será disputada em setembro, na pista argentina de Córdoba. A sexta etapa será em 4 de agosto, em Cascavel, no Paraná.

A Equipe Território Motorsport, com sede no interior de São Paulo, tem como empresas parceiras: Ford Caminhões, Garrett, Cummins, ASA Alumínio, Gafor, Eaton, Truckvan, Eco Pads, Knorr-Bremse, Frum, Meritor, Mastra, Plato Diesel, Super Cooler e Kongsberg.

Resultado GP Crystal (10 primeiros)
1º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 56min57s745
2º) Leandro Totti (PR/MAN), RM Competições-MAN Latin America, a 0s213
3º) Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, a 6s404
4º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, a 8s579
5º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 10s503
6º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Santos Desenvolvimento, a 11s950
7º) Rogério Castro (GO/Volvo), ABF/Volvo, a 32s647
8º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, a 35s962
9º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, a 41s258
10º) Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, a 1min07s571


QUARTA ETAPA DO MITSUBISHI LANCER CUP ACONTECEU NO AUTÓDROMO VELOCITTÀ, MUITAS ULTRAPASSAGENS E DISPUTAS DE PONTA A PONTA. A PRÓXIMA PROVA SERÁ DIA 7 DE SETEMBRO


O autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), recebeu a quarta etapa da Mitsubishi Lancer Cup, neste fim de semana. De duas corridas muito disputadas, repletas de ultrapassagens e pegas emocionantes saíram vencedores os pilotos Bruno Mesquita e Elias Jr., cada um com uma vitória e um segundo lugar.


Na primeira prova do dia, Elias Jr. largou na pole e venceu de ponta a ponta, sem dar chances para Bruno, que avisou: "Na próxima prova, vou largar uma posição na frente dele e quero ir o mais rápido possível para a ponta, deixando alguns carros entre nós."

Dito e feito. Com o grid invertido até o oitavo colocado, Bruno largou em sétimo na segunda prova e tratou de impor um ritmo forte e buscar ultrapassagens. 


"Consegui largar bem, coloquei a faca no dentes e fui pra cima de todo mundo", disse o piloto. Em algumas voltas ele já liderava a disputa.

Largando logo atrás, na oitava posição, Elias Jr. também queria a vitória. "A corrida foi bem disputada, suada e difícil. Larguei mal e demorei para ultrapassar os adversários. Mas fui com tudo, do jeito que podia", explicou. 

Quando alcançou a segunda colocação, Bruno já havia aberto uma boa vantagem, que Elias foi tirando volta a volta. 

A última curva foi a mais emocionante: os pilotos contornaram lado a lado e qualquer um podia sair com a vitória. 


Mas Bruno ficou no traçado ideal, acelerou e cruzou a linha de chegada em primeiro, sob muitos aplausos do público e vibração da família, que veio em peso acompanhar as corridas. "Consegui segurar e agora é só comemorar", disse.

Após oito provas, Bruno lidera o campeonato com 162 pontos e Elias Jr. vem logo atrás, com 147. Restam mais duas etapas desta emocionante disputa. 

"Agora é ter calma, preciso controlar a ansiedade", garante Bruno, que está em seu primeiro ano em uma competição de automobilismo.

Categoria Premium
Na categoria Premium, destinada a pilotos com mais e 45 anos, Carlos Faletti dominou as duas corridas e dispara na liderança da classificação geral. 

"A evolução na pista é necessária. Estou sempre preocupado em acertar e hoje deu certo. O carro é excepcional, por isso que tem essa disputa intensa entre todas as posições. Nós é que cansamos e erramos. O carro é uma delicia",

Destinado exclusivamente a proprietários do modelo Lancer Evolution, o Lancer Evo Day reúne apaixonados que podem desfrutar de toda a potência, performance e esportividade de seus veículos na pista do autódromo Velo Città.

A quinta etapa da Mitsubishi Lancer Cup e do Lancer Evo Day será realizada no dia 7 de setembro, no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP).

A Mitsubishi Lancer Cup tem patrocínio de Castrol, Pirelli, BTG Pactual e Armura. Mais informações no site www.mitsubishimotors.com.br, no Facebook Mundo Mit (www.facebook.com/Mundomit) e no Facebook do Autódromo Velo Città (www.facebook.com/AutodromoVeloCitta).

Calendário 2013 - Mitsubishi Lancer Cup*
5ª Etapa - 07 de setembro
6ª Etapa - 05 de outubro

* Calendário sujeito a alterações

Resultado - 1ª prova
1) Elias Jr
2) Bruno Mesquita
3) Sergio Alves
4) Sylvio de Barros
5) Michelle de Jesus


Resultados categoria Premium - 1ª prova
1) Carlos Falletti
2) Renato Favatti
3) Paulo Pomelli

Resultado - 2ª prova
1) Bruno Mesquita
2) Elias Jr.
3) Sergio Maggi
4) Sergio Alves
5) Viscardi

Resultados categoria Premium - 2ª prova
1) Carlos Falletti
2) Luiz Barcellos
3) Sidney Campos

Classificação Geral da Mitsubishi Lancer Cup
1) Bruno Mesquita - 162 pontos
2) Elias Jr - 147 pontos
3) Sylvio - 111 pontos
4) Sergio Alves - 110 pontos
5) Viscardi - 90 pontos

Clique aqui e veja os resultados completos.


sexta-feira, 5 de julho de 2013

NOVA GERAÇÃO DE BOMBAS A VÁCUO E DE ÓLEO PARA MOTORES DE AUTOMÓVEIS REDUZIRÃO O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL. INDÚSTRIA AUTOMOBILISTA VAI ENCOMENDAR 400 MILHÕES DE EUROS DESSE EQUIPAMENTO A PARTIR DE 2015 QUANDO A FÁBRICA EM CELAYA, NO MÉXICO, FICAR PRONTA.

Mais de 400 milhões de euros é o valor dos pedidos que a indústria automobilística fará à Pierburg Pump Tecnology que na sua nova fábrica em Celaya, no México, produzirá uma nova geração de bombas a vácuo e a óleo que permitirão economia de combustível e redução na emissão de CO2.

Especial atenção foi dada no desenvolvimento destas bombas em relação a ruídos, de forma que os componentes de acionamento foram concebidos para um funcionamento silencioso. Além disso, seu design compacto permite fácil instalação mesmo nos espaços menores.

A bomba de vácuo permitirá também ativação de dois circuitos em paralelo, com diferentes níveis de pressão. Uma válvula de solenóide especificamente desenvolvida pela Pierburg para aplicação hidráulica será utilizada para controlar a bomba de óleo e permitir funcionamento de acordo com as duas curvas de desempenho.

A nova bomba tem produção programada para início de 2015 e será fabricada pela

Fornecedora automotiva KSPG AG (Rheinmetall Group) é reconhecida por diversas fabricantes (montadoras) com a realização de diversos contratos, em resposta à inovação de seus componentes mecatrônicos projetados para redução no consumo de combustível e emissão de poluentes.

Em Neuss, Alemanha, base da Divisão de Mecatrônica desta fornecedora de primeiro nível para indústria automobilística, os pedidos representam mais de 400 milhões de euros.

Serão fornecidas bombas de óleo e bombas a vácuo, bem como os módulos de recirculação de gases de escape, válvulas solenóides e válvulas de borboleta, sendo o grupo maior constituído da combinação de bombas de óleo e bombas de vácuo fabricado pela subsidiária Pierburg Pump Technology.

A VOLVO FECHOU O MAIOR NEGÓCIO DE VENDA DE CAMINHÕES JÁ FEITO NA HISTÓRIA DO URUGUAI. SEIS TRANSPORTADORAS ADQUIRIRAM 150 CAMINHÕES MODELO FMX PARA TRANSPORTAR MADEIRA DAS FLORESTAS PARA A FÁBRICA DE CELULOSE MONTES DEL PLATA


A Volvo Latin America vendeu 150 caminhões FMX que rodarão no Uruguai, numa operação logística de transporte de madeira voltada para a fábrica de celulose Montes Del Plata. 

Feito por intermédio da Mekatronick, importador de veículos Volvo naquele país, é o maior negócio de caminhões da marca já feito no Uruguai. Com esta venda, a Volvo se torna líder de mercado, com 41% de participação.

Os modelos são caminhões rígidos e cavalos mecânicos, tem configuração 6x2, motorização de 400cv e caixa de câmbio I-Shift, num modelo feito especialmente para aquele mercado.

Seis transportadores vão rodar com os caminhões em rotas que variam de 100 a 400 quilômetros, carregando madeira das florestas uruguaias para abastecer a fábrica de celulose, localizada na região de Punta Pereira, a 210 quilômetros da capital Montevidéu. 


“Os caminhões FMX  caracterizam-se por sua alta produtividade e economia de combustível. Esses atributos foram preponderantes para os clientes locais decidirem pelos veículos Volvo”, afirma José Macedo gerente de vendas Volvo para o Uruguai e para os Mercados da Bolívia e Paraguai.

Controlada pelo grupo Arauco, uma das maiores empresas florestais da América Latina, e pela escandinava Stora Enso, a fábrica de celulose de Montes Del Plata foi erguida com equipamentos de última geração. 

Quando estiver em operação, terá uma capacidade de processamento de 1,3 milhão de toneladas de celulose por ano. Localizada na cidade de Colonia, às margens do rio Uruguai, a fábrica receberá madeira por via rodoviária e fluvial, por meio de barcaças que serão recebidas no terminal portuário da empresa.

A Montes Del Plata, que consumiu US$ 1,9 bilhão em investimentos, exportará sua produção para a Europa, Estados Unidos e Ásia.


HONDA ACCORD CHEGA DOS ESTADOS UNIDOS AO MERCADO BRASILEIRO MAIS COMPLETO E MAIS CARO, EM DUAS VERSÕES, UMA COM MOTOR 2.4 POR QUASE R$ 120 MIL E OUTRA MAIS POTENTE 3.5, POR PRATICAMENTE R$ 148 MIL. PELAS INFORMAÇÕES DA HONDA O SEU LUXUOSO IMPORTADO SURGE COM UM DESIGN COMPLETAMENTE RENOVADO E COM UMA BOA CARGA DE TECNOLOGIA EMBARCADA. SEU CHASSI É MAIS RESISTENTE A BATIDAS FRONTAIS.


Mais caro e ligeiramente menor, mas com um porta-malas maior do que o modelo anterior, chegou ao Brasil o novo Honda Accord, em duas versões, a EX L4 2.4l com motor 4 cilindros em linha DOHC i-VTEC e 16 válvulas que custa R$ 119.900,00 e a EX V6 3.5l com motor 6 cilindros em V SOHC i-VTEC e 24 válvulas, vendida a R$ 147.900,00.  

O novo modelo da Honda, importado dos Estados Unidos - o anterior vinha do México - é um sedã que apresenta um estilo que une o perfeito equilíbrio entre o esportivo e o sofisticado.




Em sua nona geração, o Accord surge totalmente redesenhado. Nele, ressalta-se a tecnologia inovadora, uma liga de aço e alumínio, usada na fabricação do subchassi que resultou numa estrutura muito mais resistente no caso de colisão frontal. 

Outro ponto de destaque é a nova suspensão dianteira McPherson com coxim ativo que melhora a estabilidade e reduz o ruído e a vibração internos.



Nova Tecnologia Accord
O modelo traz de série itens novos que tornam o carro mais atraente como as lanternas traseiras com leds e o viva-voz HFT (Hands Free Telephone) Bluetooth. 


As duas versões contam de série com câmera de ré multivisão (traseira, angular e de cima para baixo), além de assistente de subida em ladeiras HSA (Hill Start Assist), sensores de estacionamento traseiros, para-brisas acústicos e acendimento automático de faróis.

Além disso, são equipadas com o sistema ECON, que ativa a função de assistência à condução econômica. 

Nessa condição, diversos sistemas do veículo têm seus funcionamentos alterados para privilegiar o baixo consumo de combustível.

A versão top de linha (V6) recebeu também iluminação dos faróis dianteiros em led através de um canhão duplo que compõe o conjunto do farol baixo; sistema inteligente de abertura das portas e acionamento da ignição sem chave.



O novo Accord vem também com o exclusivo dispositivo Honda LaneWatch, que monitora o ponto cego por meio de uma câmera localizada no espelho retrovisor externo do passageiro e mostra as imagens no display i-MID, possibilitando uma melhor visão da faixa de rodagem que fica do lado direito do veículo.


Motorização
O Novo Honda Accord está disponível em duas opções de motorização com tecnologia Earth Dreams, que combina um motor com alta eficiência, baixo consumo e respeito ao meio ambiente.


A versão L tem motor de 2,4 l, de quatro cilindros em linha de DOHC i-VTEC, 16 válvulas e 175 cv, acoplado a uma transmissão automática de cinco velocidades. 



A versão EX, mais potente, tem um propulsor de 3,5 l V6 V SOHC i-VTEC, de 24 válvulas e 280 cv, que utiliza uma caixa automática de seis velocidades. 

O sistema i-VTEC é projetado para oferecer um excelente desempenho em qualquer rotação e, com o VCM, a aceleração atinge a máxima eficiência com baixo consumo.


Na versão EX V6, o grande destaque fica para a tecnologia de Administração de Cilindro Variável (VCM). 

Este sistema pode ativar e desativar cilindros do motor, conforme a necessidade, para atender as demandas de potência e economia de combustível. 

Quando o torque máximo é necessário, todos os cilindros disparam. Durante boa parte da condução urbana em velocidades mais baixas, o VCM permite que o Accord V6 seja operado com apenas três cilindros. 

O modelo vem equipado com tanque de combustível com capacidade de 65 litros.


Segurança
O Novo Honda Accord traz de série freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD e Vehicle Stability Assist (VSA) com controle de tração.


Além disso, o uso de aço mais resistente na estrutura do automóvel melhora a proteção dos ocupantes em caso de acidentes em colisões frontais. 




Os itens de segurança também incluem seis airbags para ambas as versões, sendo frontais de duplo estágio, laterais dianteiros e de cortina laterais. 

O novo sistema do airbag lateral acrescenta ainda o SmartVent, que reduz o risco de força excessiva de abertura das bolsas.

O modelo tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem e estará à venda nas cores Branco Pérola, Prata Global Metálico e Preto Cristal Perolizado.



Design Inovador
O estilo aerodinâmico do Novo Honda Accord é o mais sofisticado da história da marca. Seu exterior é composto por 55% de aço de alta resistência.


Além disso, 17% do aço utilizado agora é fundido em altas temperaturas, o que contribui para uma maior robustez corporal e menor peso do veículo, beneficiando diretamente a condução, o silêncio interno, a eficiência e durabilidade em longo prazo.


O design do sedã ficou elegante e ousado, apesar de diminuir nove centímetros, no comprimento, 2,5 cm no espaço entre-eixos, mas cresceu 1 cm na altura e 0,5 cm na largura. O carro oferece um bom espaço interno tanto na frente como na traseira, mesmo para passageiros mais altos.

O novo Accord vem com novas rodas de liga leve de 16 polegadas na versão L4 e 17 polegadas na versão mais potente e luxuosa V6, que mostra duas agradavelmente agressivas ponteiras de escapamento cromadas.

A versão EX V6 possui o sistema Smart Entry, dispositivo com sensor de aproximação que realiza a abertura e fechamento das portas, além de permitir a partida do veículo ao apertar o botão do painel (Start/Stop Engine).


Interior
Seu revestimento interno em couro oferece aos ocupantes do veículo alto padrão de refinamento.  




O interior do Novo Honda Accord tem assentos dianteiros redesenhados com ajustes elétricos, ar condicionado com controle de temperatura dual-zone automático para ambas as versões. 



O modelo oferece acomodações confortáveis para cinco passageiros e um espaço de carga  de 467 litros - muito reduzido para o tamanho do carro. Aliás, esse é o problema dos sedãs da Honda, pois o New Civic padece do mesmo problema: porta-malas pequeno.


Com os bancos traseiros rebaixados, o espaço disponível para carga duplica


Os componentes eletrônicos auxiliam o motorista do Honda Accord a criar uma perfeita interface com o que há de mais moderno em tecnologia móvel. 





Todas as versões do Accord contam com viva voz HFT Bluetooth e tela full-color de oito polegadas onde está localizada a central inteligente de informações i-MID. 

O sistema de áudio com entrada USB também é item de série, sendo que para a versão top de linha (EX V6) será oferecida a opção Premium, com 360W e subwoofer.

Chassi
Todos os aspectos do chassi do Novo Honda Accord foram revisados e redesenhados para proporcionar uma melhor experiência de condução. 


A já conhecida estrutura ACE agora é de nova geração e apresenta como benefícios a redução de peso e ao mesmo tempo o aumento de resistência e dissipação de energia em caso de colisão. 

Isso graças à maior quantidade de aço de alta resistência e do uso de tecnologia de última geração na estamparia e conformação a quente, que multiplica a resistência da chapa de aço para composição da estrutura da carroceria do veículo. Este processo é conhecido como Hot Stamp.

A tecnologia de suspensão do novo Honda Accord é a mais avançada de toda a história do modelo. 


As novas características, que tornam o modelo mais silencioso e ágil nas ruas da cidade e mais suave na estrada, incluem suspensão dianteira MacPherson, cuja leveza melhora a dirigibilidade. 

A nova subestrutura frontal de alumínio e aço reduz o peso e, em conjunto com a nova suspensão traseira multilink independente e a aerodinâmica cuidadosamente projetada da carroceria, proporciona redução ainda maior de ruído interno e vibração.

Outra novidade é a inclusão do sistema MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering – Direção Elétrica Adaptável ao Movimento), que atua em conjunto com a tecnologia VSA (Vehicle Stability Assist), deixando o volante mais rígido caso o motorista tente movimentá-lo de forma que provoque instabilidade. 


O resultado é a redução do esforço na direção e do consumo de combustível, com melhor precisão e sensação de estabilidade.



A Honda Motor Co. Ltd., anunciou recentemente o desenvolvimento de uma nova tecnologia que realiza a soldagem contínua de aço e alumínio, e que foi aplicada pela primeira vez no mundo no subchassi de um veículo de produção em massa, o Honda Accord. 

A tecnologia, chamada FSW (Friction Stir Welding), reduz o peso do veículo e, assim, aumenta a economia de combustível.
Além disso, a Honda estabeleceu um novo método para aplicação em produção. Convencionalmente, é necessário o uso de equipamentos de grandes dimensões, mas a empresa desenvolveu um sistema de soldagem contínua aplicada por um robô industrial altamente versátil.

Referência em qualidade e tecnologia
Importado dos Estados Unidos, o novo Honda Accord traz em seu DNA a tecnologia e eficiência do mais alto padrão de qualidade da marca. 


O modelo é produzido na planta de Marysville (Ohio) desde 1982, quando a Honda se tornou a primeira montadora japonesa a fabricar automóveis nos Estados Unidos, justamente com o ínicio da produção do Honda Accord. 

Desde sua inauguração, a unidade, que comemorou 30 anos de operação com o lançamento do Novo Honda Accord 2013, tem sido um dos centros de excelência em produção da Honda no mundo.

Atualmente a planta conta com 4.400 funcionários e possui capacidade para produzir 440.000 unidades por ano. Além do Honda Accord, nas versões sedã e coupé, na unidade é produzido também o sedã de luxo Acura TL, que está entre os primeiros veículos a receber a mais alta pontuação no ranking do “Top Safety Pick+”, desenvolvido pelo “Insurance Institute for Highway Safety”, a partir dos mais rígidos critérios de avaliação.

No estado de Ohio estão localizadas ainda outras três das mais avançadas linhas produção de veículos, motores e transmissão Honda no mundo, além de um dos seus mais modernos centros de Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos. 


Um parque empresarial reconhecido e premiado, responsável pela produção de automóveis comercializados em mais de 100 países. Lá já foram produzidos mais de 15,3 milhões de automóveis.

Responsável pela criação de produtos e tecnologias avançadas desde o conceito inicial, desenvolvimento de protótipos, até o estado da arte em produção em massa, o Honda R&D Americas, Inc. (HRA), em Raymond (Ohio), é o maior Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Honda fora do Japão. 


Os engenheiros do HRA já desenvolveram mais de 20 novos modelos desde 1990 e são responsáveis pela criação de tecnologias inovadoras que possibilitam à Honda estar à frente em eficiência no consumo de combustíveis e segurança de seus produtos. 

A unidade conta com um túnel de vento com simulação computadorizada de altíssima tecnologia, que possibilita o desenvolvimento de avanços em eficiência aerodinâmica de novos veículos.

Também localizada em Ohio, na cidade de Columbus, está a Honda Research Institute, Inc. Na unidade são conduzidas pesquisas voltadas à utilização de nano-materiais como catalisadores, bem como ao desenvolvimento de materiais que contribuam para a conversão e armazenagem de energia. Estas pesquisas abrem novas possibilidades para o desenvolvimento de computadores, células solares e células de combustível muito mais potentes e compactos, assim como novos compostos de materiais para automóveis e aviões.

Acessórios
O Novo Honda Accord já conta com uma linha exclusiva de acessórios, criada para personalizar e oferecer ainda mais comodidade e sofisticação ao modelo.
São criados simultaneamente com o desenvolvimento dos novos lançamentos, garantindo excelência no desenvolvimento e exclusividade, seguindo a mais alta qualidade da tecnologia Honda.

Protetores de para-choque com acabamento cromado e friso de portas garantem maior comodidade no caso de pequenos arranhões. Os itens externos são complementados pelo defletor de chuva, para mais liberdade aos ocupantes do veículo.


Entre os acessórios internos, destaque para a personalização com versatilidade, como o tapete e bandeja de porta-malas de borracha. Para quem deseja um toque a mais de exclusividade, ainda a disponibilidade de dois modelos de soleiras de portas e iluminação interna.



R$ 98.900 (2.0), mas agora sai por R$ 119.900 na 2.4. A 3.5 V6 não aumentou tanto assim, passando de R$ 144.900 para R$ 147.900. 
O carro também  O porta-malas passou de 447 para 461 litros.

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