Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 28 de dezembro de 2013

A HYUNDAI TEM NADA MENOS DO QUE SETE NOVOS MODELOS, ENTRE ELES CARROS-CHEFES DE VENDA, COM PROBLEMAS DE FÁBRICA E QUE A MARCA CONVOCOU PARA RECALL. ALÉM DESSES, OUTROS OITO, FABRICADOS DE 2001 A 2005, TAMBÉM ENTRARAM EM RECALL.


Uma marca de automóveis que tem 15 modelos em recall não parece ter exatamente uma preocupação com a qualidade. Desse total, sete são modelos atuais. A montadora coreana apresenta um alto índice de defeitos de fabricação em seus modelos. 

Se é proprietário de um dos modelos listados abaixo verifique se o número de chassis de seu carro está registrado entre os que necessitam de passar por conserto nas concessionárias da marca:  



- i30 
(CHASSIS: KMHDC81EABU085841 a KMHDC51EBCU362137), 


- ix35 
(CHASSIS: KMHJU81CDBU087962 a KMHJU81BBBU219164). 


- Azera 3.3 
(CHASSIS: KMHFC41DBAA493913 a KMHFC41DBAA511678).


- Santa Fé 
(CHASSIS: KMHTC61CBCU040341 a KMHTC61CBCU053122).


- Veracruz
(CHASSIS: KMHTC61CBCU040341 a KMHTC61CBCU053122).


- Tucson
(CHASSIS: KMHTC61CBCU040341 a KMHTC61CBCU053122)


- Veloster 
(CHASSIS: KMHTC61CBCU040341 a KMHTC61CBCU053122, KMHTC61CBDU054386 a KMHTC61CBDU070223).

Convocações anteriores

- Terracan 2.5 (ANO / MODELO 2004 e 2005)

- Terracan 2.9 (ANO / MODELO 2005) Chamados em 06/02/2006 a 31/05/2006.

- Terracan 2.5 (ANO / MODELO 2004 e 2005) 

- Terracan 2.9 (ANO / MODELO 2005) Chamados em 23/01/2006 a 31/03/2006.

H100 16 lugares (ANO / MODELO 2002)


- H100 furgão (ANO / MODELO 2002).


- Elantra 2.0 (ANO / MODELO 2001 e 2002) 


- Tiburon 2.7 V6 (ANO / MODELO 2002 e 2003).

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

SEGURANÇA VEICULAR É HOJE UMA PREOCUPAÇÃO REAL DAS MONTADORAS E ATÉ O BRASIL PASSARÁ A EXIGIR A PARTIR DE 1º DE JANEIRO DE 2014 AIR BAGS FRONTAIS E FREIOS ABS EM TODOS OS CARROS FABRICADOS NO PAÍS. MAS, A PREOCUPAÇÃO QUE TEM SIDO ESSENCIALMENTE COM A PROTEÇÃO DOS PASSAGEIROS DA FRENTE SE ESTENDE AGORA AOS OCUPANTES DO BANCO TRASEIRO, INCLUSIVE, AS CRIANÇAS. VEJA COMO ESSA PREOCUPAÇÃO ESTÁ EVOLUINDO




Por Fernando Calmon


PROTEÇÃO A TODOS OS OCUPANTES

Até o momento o grande foco dos programas de avaliação de segurança de carros novos tem sido a proteção aos ocupantes dos bancos dianteiros. 

Motorista e passageiro estão realmente mais expostos em acidentes, além de a frequência de passageiros no banco de trás ser bem menor. 

Em uso urbano, por exemplo, a média é de apenas 1,5 ocupantes por carro, ou menos. Em estradas, mal alcança duas pessoas por veículo na maioria dos países, salvo em viagens e feriados.

Nos testes de colisão em laboratórios, há dois dummies (bonecos com sensores) que simulam crianças, de oito meses e três anos de idade, no banco de trás. 


A avaliação, basicamente, é dos sistemas de retenção dos bancos infantis e robustez de fixação. 

Em breve, o Euro NCAP (programa europeu de avaliação) adotará dummies que utilizam assentos de elevação para crianças até 7,5 anos de idade e também bonecos que reproduzem adultos.

Segundo a TRW, fabricante de cintos e airbags, “a segurança de passageiros no banco traseiro não pode ser considerada menos importante do que a dos ocupantes dos bancos dianteiros. 
Testes de impactos frontal, lateral e traseiro, nos próximos anos, exigirão soluções inovadoras”.


Uma delas é o airbag de interação lateral, colocado entre os dois passageiros do banco traseiro. 

Tem a função de proteção adicional em acidentes em que outro veículo colide transversalmente ou há um choque lateral contra poste e outros obstáculos. 

Mesmo protegidos por cintos de segurança e bolsas de ar laterais e de cortina, a dinâmica do acidente frequentemente leva a um choque de cabeças dos ocupantes. Lesões mortais podem ocorrer.

Colisões laterais são bem perigosas e respondem por um terço das mortes em estradas. 


O grau de intrusão de outro veículo e o espaço restrito para superfícies absorvedoras de energia (em acidentes frontais e traseiros existem grandes massas deformáveis) limitam a ação protetora dos dispositivos existentes. Por isso, a empresa desenvolve duas novas tecnologias.

Uma solução é o airbag externo lateral capaz de reduzir a invasão do habitáculo e a onda de choque transmitida aos ocupantes. 

Critérios biomecânicos de danos no tórax, abdômen e pélvis dos dummies mostraram bons resultados quando comparados a acidentes na vida real.

Outro dispositivo avançado, o airbag lateral interno de grandes dimensões, trabalha em conjunto com bancos dianteiros capazes de se deslocar para o centro do carro, em movimento rotacional, 50 ms (milissegundos) antes do impacto. 

Isso permite criar espaço adicional para a super bolsa inflar. Cintos de segurança de dois estágios são utilizados para o pré-choque e o choque real. 

A bolsa, então, é disparada 15 ms antes da colisão de tal forma a estar completamente expandida e na posição correta, quando o obstáculo começa a invadir a cabine. Análises dos dummies comprovam diminuição de danos corporais.

Ambos os dispositivos trabalham associados aos sistemas de bordo pré-impacto, que utilizam câmeras e radares. 

Detectam colisões laterais iminentes e identificam características como tempo até o choque, velocidade de impacto, além de dimensões, trajetória e posição do objeto que atingirá o veículo. Permitem estratégias de ativação, no momento certo.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

A WECARE AUTO INOVA COM ATENDIMENTO EXCLUSIVO PARA DONOS DE VEÍCULOS - PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS. PACOTES COM PAGAMENTOS MENSAIS AO CUSTO DE UMA LAVAGEM DO VEÍCULO, LIVRAM CLIENTES, INCLUSIVE DONOS DE FROTAS, DOS SERVIÇOS QUE OS VEÍCULOS TÊM DE CUMPRIR, COMO REVISÕES, CONTROLE DE MULTAS, INSPEÇÕES VEICULARES, ENTRE OUTRAS. O SERVIÇO COMEÇOU PELA GRANDE SÃO PAULO.

Descrição: cid:image001.png@01CEF4D3.9A26E480


A empresa WeCare Auto apresenta uma prestação de serviço única e exclusiva para pessoa física, que quer seu carro muito bem cuidado sem precisar dedicar seu tempo com isso, como para a pessoa jurídica que deseja uma gestão de frota mais eficiente e com menor custo.

 A WeCare Auto iniciou o atendimento pela Grande São Paulo com uma rede referenciada de alta qualidade e disponibiliza para seus clientes os serviços de Agenda do Veículo, Controle de Multas, Renovação de CNH, Revisão, Serviços de Leva e Traz, Recall, Inspeção Veicular, Consultoria Automotiva de Blindagem, Consultoria Automotiva de Compra e Consultoria Automotiva de Venda, entre outros, que podem ser consultados no site:

Trata-se de uma experiência única oferecer uma equipe profissional para gerenciar e se antecipar às necessidades do cliente, deixando-o totalmente despreocupado.

Esses serviços podem ser contratados num pacote de acordo com a necessidade do cliente que pode, porém, optar por serviços extras como de Leva e Traz (motorista ou guincho) e Isenção de Rodízio para Médicos,
diretamente pelo site.

Ao contratar um pacote de serviços, todas as datas importantes serão geradas na Agenda do Veículo e a equipe de engenheiros da WeCare Auto estará em contato permanente com o cliente para administrar os compromissos do seu carro e à disposição para agendar serviços. 

Para empresas, a WeCare Auto apresenta soluções ideais que garantem uma gestão de frotas segura e eficiente de forma econômica.

Com a ideia de oferecer mais cuidado para o carro e mais tempo para o cliente, os pacotes de serviços da WeCare Auto podem ser adquiridos em assinaturas anuais pela internet com pagamentos mensais próximos ao custo de uma lavagem do veículo.

MINIS FAZEM SUCESSO NO JURERÊ INTERNACIONAL, ONDE PODERÃO SER APRECIADOS E TESTADOS, A PARTIR DE HOJE, ATÉ O CARNAVAL.


Durante todo o verão catarinense a MINI patrocinará o badalado Beach Club, onde acontecem diversas ações envolvendo a marca. A MINI Brasil e o Cafe de la Musique de Jurerê Internacional, Florianópolis – SC, retomam a parceria de sucesso realizada em 2010 com a plataforma MINI Summer 2014. 

Toda a família MINI ficará exposta na frente do beach club recepcionando os convidados, nos modelos MINI Hatch, MINI Cabiro, MINI Roadster, MINI Coupé, MINI Countryman e MINI Paceman. 


As mostras começam logo no caminho da praia, onde uma bandeira MINI posiciona o espaço da marca para o banho de sol e mar. 

Chegando no Café de la Musique a marca dará as boas vindas aos convidados na entrada do local e no topo da estrutura da casa um luminoso "MINI Summer 2014" marcará a sua presença no verão de Jurerê.


Os clientes que visitarem a casa conduzindo seu próprio MINI terão o serviço de valet como cortesia oferecido pela marca.

Internamente, elementos de comunicação, como placas divertidas nos banheiros masculino e feminino com as frases "Life is a beach" e "Esse look nunca sai de moda , bem como a mesa do DJ serão assinadas pela marca. 


No lado externo da varanda, a MINI contará ainda com um lounge personalizado para receber seus convidados, os quais serão presenteados com gifts exclusivos remetendo ao verão.

Durante o MINI Summer 2014 acontecem ainda duas festas exclusivas assinadas pela marca: uma de pré-reveillon e outra antes do carnaval. 


Celebridades e formadores de opinião contarão com o serviço de transfer oferecido pela MINI em ambas ocasiões.

Em paralelo, uma ação desenvolvida pela MINI Top Car – a concessionária da marca da região - acontece nas proximidades do day club. 


A ação "MINI Topless" permanecerá no deck do Café de la Musique durante a primeira semana de janeiro expondo o modelo MINI Cabrio. 

A ideia é criar uma atmosfera divertida ao redor da ação associando o modelo conversível com a prática do topless. 


Placas de identificação "Topless Zone" estarão espalhadas pelos arredores, atraindo o público do local para conhecer o veículo.


"Estamos muito entusiasmados com a nossa iniciativa. A plataforma MINI Summer 2014 contribuirá para ressaltarmos ainda mais o espírito fun e irreverente da marca e para nos aproximar do nosso público consumidor. Temos certeza de que será um sucesso, assim como foi em 2010!", comenta Nina Dragone, diretora da MINI Brasil.


RENAULT DUSTER GANHA MINISÉRIE COM ANDERSON SILVA NO FACEBOOK INÉDITA. CAMPANHA CONTA COM VÍDEOS INÉDITOS DO ATLETA SE PREPARANDO PARA O MAIOR DESAFIO DE SUA CARREIRA


A Renault está apresentando uma ação inédita no Facebook denominada “Renault Duster apresenta #gospider #Itstime”, em apoio ao lutador Anderson Silva, o Spider, no maior desafio de sua carreira: a revanche contra o americano Chris Weidman.



Elaborada pela agência Digitas em parceria com a equipe do Facebook, e com a participação das agências Renault (NeogamaBBH / Riot / Market Data), a ação inclui uma minissérie com seis vídeos inéditos, que serão veiculados diariamente na página da Renault no Facebook até o dia 28, data da luta de Spider contra Weidman.

Os vídeos contarão a jornada do lutador desde a derrota para o americano, em julho deste ano, a rotina de treinamentos, além dos bastidores da preparação. 

Serão vídeos contados através de uma visão do Spider dialogando com sua voz interior, suas dúvidas, suas batalhas internas, suas motivações até a descoberta de que os desafios são sua real motivação.

Os desafios de Anderson Silva neste momento estão diretamente relacionados com a imagem do Renault Duster, tais como força e preparação para os desafios. 

Além disso, é coerente também com a campanha publicitária que reuniu os lutadores de MMA para ressaltar as características do Duster. 

“Queremos estar presentes nesse momento importante da vida dele apoiá-lo quando ele encara este grande desafio”, explica Marcela Campos, gerente de Publicidade da Renault.

Renault atinge 3 milhões de fãs no Facebook

A Renault já utiliza as mídias sociais de forma intensiva na promoção e divulgação de campanhas, especialmente o Facebook. 

Esta nova ação, portanto, dá sequência à estratégia da Renault nessas mídias, onde já desenvolve inúmeras ações de sucesso, como a websérie “Mãe na direção”.

A prova dos bons resultados alcançados é que a Renault está comemorando este mês a conquista de 3 milhões de fãs no Facebook. 

Com mais de 76 milhões de usuários no país, segundo Renato Domingues, gerente Comercial do Facebook, trata-se de uma plataforma massiva de alcance para a campanha que incluirá também posts patrocinados com vídeos.

Como parte final da campanha, Spider fará uma sessão em que conversará ao vivo com seus fãs por meio de sua página no Facebook, comentando detalhes da luta e também de sua carreira. 

Será a sua primeira entrevista exclusiva após a coletiva oficial do UFC, que será compartilhada na página da Renault: www.facebook.com/RenaultBrasil .

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

A FIAT DESPEDE-SE DO QUASE LENDÁRIO FIAT MILLE COM UMA PRODUÇÃO ESPECIAL DE 2 MIL UNIDADES QUE DENOMINOU GRAZIE MILLE. PELA FALTA DE FREIOS ABS E AIR BAGS NA FRENTE, OBRIGATÓRIOS A PARTIR DE JANEIRO, A ITALIANA TEM ATÉ O DIA 1º DE MARÇO PARA VENDER TODOS. OUTRO QUE SAIU DE LINHA FOI A KOMBI, QUE CIRCULA NO BRASIL DESDE 1953 E FOI USADA EM TODO O TIPO DE TRANSPORTE. A ÚLTIMA KOMBI - SEM O ABS E OS AIR BAGS - NASCEU NO ÚLTIMO DIA 18 DE NÃO TEM DATA DE VALIDADE. GUERRA É GUERRA E RENAULT LEVOU A MELHOR, NA CHINA.


Coluna nº 5213 - 24 de Dezembro de 2013
__________________________________________________________________________

Grazie Mille, grazie

Barrado no baile do mercado pela exigência legal de portar air bags – coisa inviável em seu projeto do início dos anos ’80 – o Fiat Mille vai sair de produção. 

A fábrica realiza esforço nestes dias para levar a produção ao limite máximo que permita vendê-lo, até 31 de março.

É a série Grazie – obrigado – Mille, com duas mil unidades. Coisa especial, numerados em plaqueta aposta ao painel. 

Identificados pela exclusiva cor Verde Saquarema, decoração externa, faróis com máscara negra, rodas em liga leve aro 13”, adesivos Grazie Mille. 

Dentro, revestimento em tecido com bordado, sobre tapete, pedaleira, rádio connect, subwoofer, painel de instrumentos com outra grafia, cobertura no porta-malas. Ar condicionado, vidros e travas elétricas. R$ 31.200.

Há muito a agradecer. O Mille chegou em 1983 e nestes 30 anos vendeu bem e se manteve em produção junto com seus sucessores, uma proeza de mercado. 

Foi bem dimensionado e transformou-se no carro de frota e trabalho, posto antes ocupado pelos VW Fusca e Gol.
Mille, série final Grazie Mille


Para provocar, um Mercedes a US$ 499 mil


Fim do ano, hora de 13º salário, participação nos lucros das empresas, balanço nos negócios individuais, é período de generosidades, presentes, gastos largos, muitos rótulos para a injeção de dinheiro na economia do país.

A Mercedes-Benz surgiu como oferta para integrar a lista de presentes: a última edição do esportivo SLS AMG Coupé, em edição especial, a Black Series. 

É o mesmo automóvel superlativo, com desenvolvimento em motor, transmissão, suspensão e aerodinâmica.

Não é um tapa, maquiagem para caracterizar a fornada de despedida deste modelo, mas trabalho amplo. 

Redução de peso, aumento de potência, melhor operação da transmissão. Peso baixou a 1.625 kg, potência subiu consequente ao trabalho nos comandos de válvulas, virabrequim, lubrificação, a 464 kW / 631 cv, a 8.000 rpm, relação onde cada cavalo carrega apenas 2,57 kg. 

A transmissão automática de sete velocidades duas embreagens, foi rebaixada 1 cm para melhor distribuição de peso, e tem coxins gasosos para absorver vibrações. 

O conjunto permite acelerar da imobilidade aos 100 km/h em 3,6s. Para detê-lo, freios de cerâmica, rodas forjadas em liga leve, pneus resistentes aos 317 km/h de velocidade de pico. 

Pacote de eletrônica para garantir segurança, e a sofisticação desnecessária do sistema de som Bang & Olufsen.

O motor, o mais potente ciclo Otto atual, é montado por um engenheiro, que nele aplica uma plaqueta, assinalando seu orgulho.

É automóvel referencial e reverencial. Custa, aqui, chaves na mão, entregue pela Mercedes na porta de sua casa, US$ 499 mil dólares.

AMG SLS, série especial, mais potente. 


Roda-a-Roda

Embolou – PSA – leia Peugeot + Citroën – negociava com a chinesa Dongfeng acordo comercial visando sociedade de amplo espectro. 

Foi atropelada. A Renault fechou negociação com 50% do capital para produção local.

Mercado – O tentativo entendimento mundial com o Irã deve reabrir o bom mercado do país – 1,6 a 2 milhões de
 veículos/ano – a importações e produção local. 

As francesas já estão lá e o Peugeot 208 é o mais vendido. Os EUA pressionam para remoção das barreiras que os demonizava, permitindo aos produtos chegar por exportações ou acordo com as montadoras locais.

Mercosul – Globalização pode trazer alguma novidade Peugeot ao Mercosul, com entrada pela Venezuela, variante ao atual produto. 

Lá se comete misturada de Peugeot 405 dos anos ’90 – três gerações anteriores - com peças locais, e exemplo da estatização: caro ao estado, ruim ao comprador. 

Missão peculiar: vendas subsidiadas a jovens oficiais das forças armadas. Tipo Bolsa Milico.

Amarok 2014 - Para criar novidade e marcando como linha 2014 Volkswagen incrementou o picape Amarok. 

Na versão Highline, de topo, equipamentos antes opcionais, como controle de estabilidade (ESC), a assistência para partida em rampa (HSA), controle automático de descida (HDC), air bags laterais para cabeça e tórax, e a exclusividade setorial dos faróis de neblina que se movimentam em manobras.

Mais - Nestes periféricos incorporados à versão de topo, espelhos retrovisores externos são rebatíveis eletricamente, diminuindo 17 cm na largura do picape. 

E mudança na estrutura do painel para receber tela do computador de bordo, e volante com teclas para som e computador. 

Há engates Isofix – padrão mundial para fixação de cadeirinhas de criança no banco traseiro.

Data – Volkswagen marcou data para apresentar seu mais importante lançamento nesse ano, o UP!: primeira semana de fevereiro, com vendas a seguir. Carro de entrada, atualizado, diferenciado. Mais barato da linha.

Mais – Antes, na última semana de janeiro, a Audi exibirá o A3 em versão Sedan. Quer, como a Coluna antecipou, aumentar a frota, tornar o produto conhecido, movimentar vendas e passagem nas revendas, antecipando-se à produção local.

Audi A3 Sedan



Imagem – Uma das marcas japonesas fazendo veículos no Brasil quer mudar inteiramente sua forma de se relacionar com a imprensa: reformulará caminhos, posturas, executivos. 

Quer formar imagem de simpatia. O presidente teria perguntado porque, no Brasil, nunca jornalista algum o procura. Descobriu, a assessoria impõe barreiras.

Aliás – Se em produtos os nipônicos são bons de serviço, no relacionamento com jornalistas são abaixo de crítica, descompromissados com informação. 

Tomara dê certo, servindo como novo parâmetro ao grupo da etnia no Brasil.

Hora séria – A Honda está em projeto mundial de crescer em vendas, do 1,7 milhão, ano passado, a 2 milhões, em 2016. 

E a nova família Fit/City, mais o recente SUV que no Japão se chama Vezel, mas aqui terá outro nome, é ferramenta para isto.

Diálogo – Rompendo política de distanciamento, a Ford produziu revista especial para impressionante relação de 43 mil oficinas. Utilizará o nome Motorcraft. 

Conteúdo especial, informações técnicas, mimos como ferramentinhas. Visa facilitar conhecimento e sua aplicação – e explicar porque as peças originais tem qualidade e oferecer descontos especiais.

Porquê – Após três anos de uso pouquíssimos clientes levam seu Ford à rede autorizada, recorrendo às oficinas. 

Daí a Ford querer se aproximar deste grupo. Se não vende serviços, quer vender peças.

Mais, do mesmo – 640 ônibus Mercedes-Benz foram adquiridos pela Viação Pioneira, integrando o transporte público do Distrito Federal. 

Negócio de R$ 177 milhões, financiados pelo Banco Mercedes-Benz, parceiro há 10 anos.

Transporte público em Brasília é uma das mazelas da marcante capital.

Negócio – Volvo Construction Equipment adquiriu o negócio de caminhões off-road da Terex. 

Quer mais participar do mercado de movimentação de terra e mineração. US$ 160 milhões, livres, sem dívidas, e inclui fábrica na Escócia, o tudo a ver com caminhões rígidos e articulados, e estrutura de distribuição no mercado estadunidense. Poucas empresas mudaram tanto de dono e país.

Caminho – Pedro Estácio, o Pedrinho, 15, mais novo dos herdeiros do tricampeão de Fórmula 1, Nelson Piquet, fará 15 corridas em cinco finais de semana na Nova Zelândia. 

Neste ano, em Kart, após vitórias na Itália no FIA Academy, recebeu licença para competir com monopostos.

Pré – É a Toyota Racing Series, com monoposto semelhante aos da Fórmula 3, 200 cv. Com talento e genética pode ser o terceiro Piquet a chegar à Fórmula 1.

Piquets: Nelson, pai, centro. Irmãos Lazlo – corre em motos -, e Pedrinho (d)


Ecologia – Projeto de sustentabilidade pela Mercedes-Benz no Brasil ganhou prêmio mundial da empresa. 

Implantado junto à rede de concessionários da marca, motivou responsabilidades e a produção de um manual de procedimentos.

Implantar e sedimentar práticas ecológicas em oficinas é desafio dos maiores.

Gente – Glauco Lucena, jornalista especializado em veículos, mudança. 

OOOO Após 9 anos na revista Autoesporte, coordenará, pela controladora Fiat, àrea de imprensa da Chrysler. 

OOOO José Luiz Vieira, 81, decano dos jornalistas especializados no Brasil, deixou a Abiauto, associação profissional. 

OOOO Questões paralelas. Perda sensível. OOOO


O adeus da Velha Senhora

Fenômeno industrial, a Kombi encerrou a produção às 22h46, do dia 18 de dezembro, antes mesmo da polêmica discussão sobre prolongar ou retomar sua produção.

Chegou ao Brasil ao início da década de ’50, quando a marca era representada pela Brasmotor. Foi montada por esta e pela nascente VW do Brasil, instalada no Brasil a partir de 1953. 

Após, foi o primeiro produto da monumental fábrica da empresa em São Bernardo do Campo, SP. Primeira e maior das instalações industriais fora da Alemanha.

O arranjo mecânico simples – grupo moto propulsor traseiro – amplo espaço para carregar cargas, em excepcional relação entre peso e carga transportada, ambos em torno de uma tonelada, resistente ao uso, simples para manutenção, e o fato de ser único produto com sua morfologia tornaram-na sem concorrente.

Teve motores 1.100, 1.200, 1.400, 1.500, e 1.600, em diferentes configurações: boxer, L4, refrigerados por ar, por água. 
Funcionou a gasolina, a diesel, por álcool ou gasolina e álcool. 

Transportou famílias, cargas, foi sede de negócios individuais – na nascente Brasília foi escritório de depois famoso advogado – e até hoje aplicada, móvel ou não, como base para lava jato, costureiras, chaveiros, e o que mais precisar de espaço. 

De fábrica teve versões para ambulância, carro de polícia, camping, oficina, bombeiros, carrocinha para capturar cães sem dono, carro fúnebre. De tudo um pouco e um tudo.

Poucos veículos tiveram tão amplo leque de aplicações, e nenhum sua ampla vida no Brasil: a velha senhora, que agora deixa o palco, nele trabalhou, diuturnamente, de 1957 a 2013. 

Nas festividades de sua despedida a Volkswagen prepara livro digital – www.kombi.vw - e livro físico.

Última Kombi, dia 18

_____________________________________
edita@rnasser.com.br

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

NATAL DE FELICIDADE E DE AGRADECIMENTO


E pronto, chegamos à véspera de um novo Natal, que muitos desejam pelo momento de confraternização em que corações e mentes sintonizados na mesma onda comemoram a data das mais diversas maneiras e tons, mas todas objetivando um único fim: viver, ser feliz, juntar parentes e amigos, ou até mesmo se refugiar no seu canto e curtir um Natal seu, talvez, lembrando os mais queridos que se foram, fazendo uma retrospectiva do que foi sua vida neste ano. 

A todos esses amigos que me dedicaram atenção, carinho, apoio, que me deram uma força infinita no Blog do Arnaldo Moreira - e só assim esta publicação registrou mais de 410 mil visitas, desde fevereiro de 2012 - quando acreditei nesse trabalho, incentivado pela minha doce Lana - desejo que tenham o NATAL MAIS FELIZ DE SUAS VIDAS, REGADO POR MUITA ALEGRIA E PLENA SAÚDE.

Um forte e sincero abraço do Arnaldo Moreira.

domingo, 22 de dezembro de 2013

COMPRE UM CAMARO PARA SEU FILHOTE. CUSTA R$ 1.049,00



São Caetano do Sul – A empresa Brinquedos Bandeirante em parceria com a marca Chevrolet lança no mercado brasileiro uma versão mini do modelo superesportivo Camaro, um dos destaques na área de brinquedos nesta época de Natal de 2013.

O Camaro R/C – EI 6V tem um design exclusivo e pode ser utilizado de duas formas: a criança dirigindo e acelerando o pequeno veículo, ou com controle remoto, situação na qual o adulto auxilia as crianças iniciantes a interagirem com o brinquedo. O preço público sugerido da miniatura do Camaro é de R$1.049,00.

Equipado com câmbio com as marchas para a frente e também a ré, o modelo tem volante com buzina, botão de acionamento de controle remoto e atinge a velocidade de quatro quilômetros por hora. Movido por bateria recarregável de seis volts, ele conta com carregador automático 127/220 volts e controle remoto. É indicado para crianças de três a seis anos, suporta peso de até 25 quilos.

sábado, 21 de dezembro de 2013

A UNIDADE MINEIRA DA FIAT É A PRIMEIRA FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS DO PAÍS A CONQUISTAR ISO 50001. ECONOMIA DE ENERGIA E REDUÇÃO DE EMISSÕES DE POLUENTES. A MARCA INVESTIU MAIS DE R$ 30 MILHÕES PARA MELHORAR A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E AMBIENTAL. A FIAT ESTÁ DE PARABÉNS.


A Fiat acaba de se tornar a primeira fábrica de automóveis do País a obter a ISO 50001, de gestão de energia. 

Para conquistar a certificação, a empresa investiu na disseminação de tecnologias e práticas para a melhoria do desempenho energético em todos os seus processos de produção, desde o projeto até a montagem final. 

Para cada veículo produzido, a redução do consumo de energia chegou a 57% desde 1994. 

Nos últimos cinco anos, os investimentos diretos em gestão ambiental e energia ultrapassaram R$ 30 milhões, além de recursos indiretos que resultaram em melhorias técnicas para a eficiência energética.

A energia que deixou de ser consumida na fábrica de Betim (MG) em função das melhorias realizadas seria suficiente para abastecer durante um ano uma cidade de 80 mil habitantes. 

Para que isso fosse possível, a equipe de Meio Ambiente da Fiat pesquisou cada unidade da fábrica, identificando perdas e buscando oportunidades de redução do consumo. 


Nas cabines de exaustão e insuflamento da Pintura, por exemplo, foram instalados, em 2012 e 2013, inversores de frequência para controlar o uso do motor elétrico responsável pela injeção de ar fresco. 

No sistema anterior, o equipamento funcionava ininterruptamente com 100% da capacidade. 

O investimento foi de R$ 2 milhões e os resultados expressivos: queda de 30% do consumo de energia da unidade de Pintura.

A soma das diversas iniciativas de eficiência energética contribui para que a Fiat torne-se ainda mais competitiva no mercado. 

“Além de significar menor impacto ao meio ambiente, gera economia”, ressalta o gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho da Fiat Chrysler para a América Latina, Cristiano Felix.

Na planta de Betim, a maior da Fiat Chrysler no mundo, são utilizadas diversas fontes de energia: elétrica, ar comprimido, vapor, água superaquecida, gás natural e combustíveis. 


Atualmente, 99% da energia elétrica usada vem de fontes renováveis (predominantemente hidráulica), incluindo os painéis solares fotovoltaicos instalados na fábrica, que são capazes de gerar cerca de 19,5 mil kW/ano, utilizados para acender lâmpadas. 

Na contabilidade da ecoeficiência, o uso de fontes alternativas de energia fez a diferença para a conquista da certificação. 

Somente com a instalação das lentes prismáticas nos telhados dos galpões, para iluminação interna a partir da luz solar, foi possível a economia de 45.904,32 Kw por ano, o equivalente ao abastecimento de 27 residências no mesmo período. Com essa iniciativa, deixaram de ser emitidas 153 toneladas de CO2 por ano.

Processos
De acordo com Cristiano Felix, grande parte das mudanças para redução do consumo de energia é realizada há mais de 15 anos. 

Na Pintura, em 1997, foi instalado um sistema de reaproveitamento de água quente, resultando em 25% de redução do consumo de gás natural na unidade. 

Já a substituição de compressores de ar comprimido por equipamentos mais eficientes, na mesma época, gerou 5% de redução de consumo energético.

Uma importante ferramenta para a mobilização dos empregados na conquista da ISO 50001 foi a metodologia do World Class Manufacturing (WCM), adotada por todas as empresas do Grupo Fiat no mundo para melhorar a eficiência da produção e eliminar perdas e desperdícios. 

Entre os pilares do WCM está o de energia e todos os profissionais são estimulados a liderar mudanças com ações dentro da rotina do trabalho, consolidando a cultura da prevenção do impacto ambiental e uso consciente dos recursos naturais.

A ISO 50001 foi introduzida no Brasil em 2011 pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

A norma especifica requisitos para implementação e manutenção de um sistema de gestão da energia, com o propósito de habilitar organizações de todos os portes a buscarem a melhoria contínua de seu desempenho.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

DIA DO MECÂNICO COMEMORADO HOJE 20/12 LEMBRA A IMPORTÂNCIA DESSE PROFISSIONAL, DE QUEM A TECNOLOGIA CADA VEZ MAIS EXIGE MAIOR ESPECIALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTOS CONSTANTES. SENAIS OFERECE CURSOS PARA INICIANTES E PROFISSIONAIS. FINALMENTE, TODOS OS CARROS VENDIDOS NO BRASIL TERÃO FREIOS ABS E AIR BABS FRONTAIS, OBRIGATÓRIOS.



MECÂNICA ONLINE® 

Nº 56 - 20 / 12 / 2013


20 de dezembro: Dia do Mecânico

Com mais de 100 mil oficinas, mercado 
exige profissional cada vez mais qualificado.



De médico e louco todo mundo tem um pouco. Partindo do conhecido ditado podemos dizer que na hora que precisamos “tratar” de nosso veículo, o melhor médico recomendado é o mecânico. E o que médicos e mecânicos precisam ter em comum? Capacitação, qualificação.

Já passou o tempo onde encontrávamos nas oficinas aqueles lindos pôsteres, mão e roupas repletas de graxa, barba por fazer e por aí vai, é fácil lembrar esse cenário que faz parte do passado das oficinas.

Os verdadeiros médicos, doutores de nossos carros, os mecânicos, são eles que nos dão: segurança, conforto e economia, para nosso lazer, prazer, trabalho e realizações. 


O mecânico é o profissional que cuida da manutenção de veículos, motocicletas, motores e similares, desmontando, reparando, substituindo, ajustando e lubrificando o motor e peças anexas, órgãos de transmissão, freios, direção, suspensão e equipamento auxiliar, para assegurar-lhes condições de funcionamento regular.

Esses profissionais utilizam ferramentas e instrumentos apropriados, para recondicionar o veículo e assegurar seu funcionamento regular. 

Essa profissão sofreu grandes transformações com o decorrer dos anos, limpou seu ambiente de trabalho, organizou sua clientela e aprendeu que para continuar no mercado é preciso se atualizar sempre.

Para muitos parecia que não seria necessário ter o mecânico, a profissão do passado cresce e se torna atualmente a profissão do futuro. 

Para isso o mecânico agora se torna reparador e precisa se preparar e buscar qualificação, profissionalização, para se manter atualizado com as novas tecnologias e inovações, cada vez mais sofisticadas.


Entre os vários caminhos para buscar sua qualificação, o mecânico pode buscar institutos e treinamentos especializados, com referências no mercado automotivo e do MEC, e que oferecem cursos pagos e gratuitos em todo o Brasil. 

A internet é hoje uma importante ferramenta na formação desse novo conhecimento. 

Vejamos por onde começar:


Senai - Oferece cursos de formação continuada, desde iniciantes até profissionais que já atuam na área e buscam aperfeiçoamento e especialização.

Institutos Federais - Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia cobrem todo o território nacional. 

Já é possível, por exemplo, realizar Curso Técnico em Manutenção Automotiva através do sistema e-Tec Brasil, combinando aulas presenciais com educação à distância.

Etecs e Fatecs - Em São Paulo, o Centro Paula Souza, que administra as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades Técnicas (Fatecs), oferece gratuitamente cursos técnicos profissionalizantes em Automobilística.


Mecâni
a Online® - Oferece treinamentos on-line sobre mecânica automotiva, estrutura do automóvel, injeção eletrônica e diversas áreas relacionadas com o automóvel. 

Disponibiliza também a Coleção AutoMecânica, com os mais recentes assuntos da tecnologia veicular.

Universidade do Mecânico - Programa nacional de treinamento à distância.

Graduação - Para quem já possui ensino médio completo e deseja ter diploma de engenheiro, as opções são bastante variadas, como os cursos de engenharia mecânica ou mesmo os de engenharia mecatrônica, que combina mecânica, ciência da computação e eletrônica, uma mão na roda para entender os automóveis atuais.


MECÂNICA ONLINE

· ABS e Air bag – O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, declarou que a decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de manter a obrigatoriedade do air bag e dos freios ABS para os novos veículos a partir de janeiro de 2014 elevará o padrão de segurança dos veículos. 

A medida, segundo ele, vai preservar vidas. “Já perdemos muitas vidas no trânsito. Estes equipamentos efetivamente têm contribuído para diminuir as vítimas de acidentes”, disse.

· Motorcraft – A Ford, por intermédio de sua área de peças, começa a distribuir uma revista especial para 43 mil oficinas independentes do Brasil. 

Chamada Motorcraft, a marca de peças de reposição da Ford, a primeira edição da revista começa a ser entregue no dia de hoje, 20 de dezembro, o "Dia do Reparador".

· Carro do Ano 2014 – O Novo Golf foi eleito o “Carro do Ano 2014”, vencendo 16 veículos finalistas na 47ª edição da premiação promovida pela Revista Autoesporte, da Editora Globo, que ocorreu em São Paulo. 

O júri também elegeu o motor EA211 1.0L três cilindros como o “Motor do Ano até 2.0L” e o Fox 1.0L BlueMotion o “Carro Verde do Ano 2014”.
_____________________________________
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br


O MUNDO AUTOMOTIVO TUPINIQUIM PARECE ESTAR ENTRANDO NO EIXO DO NOVO MUNDO. JÁ NÃO ERA SEM TEMPO, MUITOS SE LEMBRAM QUE O EX-PRESIDENTE COLLOR CONSIDEROU OS CARROS PRODUZIDOS NO BRASIL VERDADEIRAS CARROÇAS, MAS DE LÁ - IDOS DE 1980 - ATÉ HOJE HOUVE MUITAS MUDANÇAS E 2014 PROMETE MELHORIAS SIGNIFICATIVAS NOS VEÍCULOS A SEREM LANÇADOS. UMA COISA OS BRASILEIROS JÁ CONSEGUIRAM: ABS E AIR BAGS EM TODOS OS MODELOS VENDIDOS NO PAÍS. DIVERSOS CARROS SAIRÃO DE LINHA PARA DAR LUGAR A NOVOS MODELOS MAIS SEGUROS.

Alta Roda 

Nº 764 —20/12/13

Fernando Calmon 


DESGASTE DESNECESSÁRIO

A extensa lista de modelos que sairão de linha em 2013 demonstra que alguns fabricantes, finalmente, se convenceram de não valer a pena passar por tantos desgastes. 

E a senha para esse fim foi justamente a lei que estabeleceu freios ABS e bolsas infláveis, embora razões de mercado também tenham prevalecido.

Picape Courier foi a primeira baixa do ano, ainda em abril. Até 31 de dezembro, a relação de fim de fabricação (FdF) será engrossada por Kombi, Mille, Fiorino antigo, Ka e Gol Geração IV (poderia receber os itens citados, mas dará lugar ao UP!). 

FdF não significa fim de vendas, pois há estoques. No caso dos itens de segurança o limite é 31 de março próximo. 

Mas há outros casos. Fiesta Rocam ganhou sobrevida de alguns meses até a chegada do novo Ka. 

O Golf IV, por razões comerciais/industriais e não técnicas, também terá FdF nos próximos dias, mas será comercializado até o final do estoque em 2014.

Kombi é um fenômeno único de longevidade da segunda metade do século passado. Completou 57 anos de fabricação (inclui o primeiro ano, 1957) graças ao uso prevalecente como veículo de trabalho. 


Surpresa maior, o Mille esteve em produção por nada menos de 30 anos (inclui 1984), algo raríssimo no caso de automóveis e ainda porque só ocorreram mudanças superficiais. 

Gol G IV superou o Mille nessa disputa inglória: saiu das linhas de montagem por 34 anos (inclui 1980). 

Mas o líder de mercado teve entre-eixos aumentado e carroceria arredondada em 1994 (apelidado de Bolinha), o que talvez o coloque na história como exemplo digno de purgatório por ter, afinal, compatibilidade com recursos primários de segurança.

Há pessoas que choram o fim de modelos superados por meio de regulamentos de segurança e ambientais ou até empregos perdidos. Nada mais falso. 


Essa mentalidade levou à situação absurda em que governo e parte dos fabricantes aventaram, semana passada, adiar a obrigatoriedade do uso de airbags e ABS por dois anos, a partir de 1º de janeiro próximo.

Depois de embates nos bastidores, recuaram parcialmente. A Kombi sobreviverá por dois anos – única exceção – com desculpas como empregos gerados e pelo uso comercial. 


Estrago institucional, no entanto, já está feito. Péssimo para o País mudar regras a menos de 15 dias de vigorar. 

Volkswagen, inclusive, deve explicações ou compensações a quem já adquiriu as duas séries especiais “Última Edição”.

Governo mostra improvisação. Nos EUA, há 40 anos, houve cronograma diferenciado e limitado para exigências de segurança entre automóveis e veículos comerciais leves. 


Aqui, em 2009, já se sabia que o furgão alemão tinha características únicas e, eventualmente, insubstituíveis. 

O escalonamento de cinco anos, estabelecido pelo Contran, era razoável. Deixar isso para a undécima hora, a fim de agradar sindicalistas ou usuários específicos, é um tremendo desgaste.

Por que governo e indústria não aprendem a lição e estabelecem novas exigências factíveis para os próximos cinco anos? 


Imobilidade é tudo que organizações oportunistas, como Latin NCAP, desejam para conduzir testes e critérios discutíveis.

RODA VIVA

BMW GROUP surpreendeu ao ampliar seu comprometimento com o mercado brasileiro. Já se sabia que o sedã Série 3 (mais vendido da marca aqui e no mundo) e o SUV derivado dele, X1, além do hatch Série 1, modelo de entrada, estavam entre os que entrarão em produção em Araquari (SC). Inclui agora o X3 (arquitetura com base no sedã Série 5) e o Mini Countryman.

PELA primeira vez, BMW e Mini dividirão o mesmo teto de uma fábrica, a partir de outubro de 2014. Cronograma prevê intervalo de apenas três meses para os três primeiros produtos. 


É bem provável que por sair na frente no segmento premium e projetar a maior capacidade instalada (32.000 unidades/ano), existam planos ainda mais ousados, incluindo exportações.

STRADA cabine dupla de três portas não oferece espaço razoável para adultos no banco traseiro, porém no uso urbano a porta extra, atrás, agiliza o acesso na maioria dos casos. 


Impressiona a robustez da solução, mesmo em pisos ondulados e buracos. Melhor combinação é a versão avaliada: motor 1,8 l/132 cv (etanol) e câmbio automatizado, apesar do preço salgado.

CHERY admite ter avaliado mal a competitividade dos produtos importados da China, em meio à contração do número de concessionárias. Queda de vendas foi de 40% em 2013, sobre 2012. 


Inauguração da fábrica de Jacareí (SP), no segundo trimestre de 2014, produtos mais atuais, rede ampliada, centro de pesquisas e unidade de motores ajudarão na virada que ela espera.

PARA ganhar – ou manter, no pior cenário – dinamismo nas vendas, a JAC, segunda marca chinesa a construir fábrica no Brasil (2015), aposta em sistemas multimídia nas linhas J3 e J6. 


Tela tátil de 6,2 pol. no painel ou na parte posterior dos encostos de cabeça dianteiros, sem cobrança adicional, é uma fórmula de atrair e evitar descontos que repercutem no valor de revenda.
_____________________________________

fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.