Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 5 de junho de 2014

NOVO VOLVO XC90 COM TELAS TOUCHSCREEN EM VEZ DE BOTÕES INAUGURA DE FORMA MAIS COMPLETA O CONTROLE QUE OS VEÍCULOS NO FUTURO: O SIMPLES TOQUE NA TELA. O REVOLUCIONÁRIO SUV ALÉM DO ALTO NÍVEL DE SEGURANÇA PRÓPRIO DOS MODELOS DA FÁBRICA SUECA, CAUSARÁ UM CERTO FRISSON NO SETOR AUTOMOTIVO E SERÁ UM DIVISOR DA ATUALIDADE PARA O FUTURO, PROMESSA DA VOLVO.


Os designers e engenheiros por trás do Novo Volvo XC90, que será revelado em alguns meses, mudaram por completo o modo como os motoristas vão operar seus carros, eliminando o tradicional conjunto de botões no painel e substituindo-os por uma tela touchscreen, um head-up display, como um tablet, e controles ao alcance das mãos na direção.


O resultado disso é o sistema de controle mais moderno disponível no mercado, que é simples de usar, permitindo que os motoristas mantenham os olhos na pista, mesmo quando estiverem operando ou ajustando as funções do sistema.

Essa solução permite o uso mais inteligente do espaço interno e oferece uma gama de benefícios adicionais, como a integração de serviços conectados à nuvem, como o streaming de música e outras ferramentas, como o pioneiro aplicativo de pagamento de estacionamento integrado e a possibilidade de espelhar e usar dispositivos iOS da Apple diretamente na tela touchscreen.


“Conforme os carros forem se tornando cada vez mais conectados à internet, e ficando aptos a oferecer uma infinidade de serviços de entretenimento e funções, o modo como o motorista interage com os sistemas do veículo vão ganhando mais importância. É essencial que esses serviços preservem os níveis de segurança e sejam fáceis de operar e otimizados para as necessidades de condução”, explica Thomas M. Müller, vice-presidente de Engenharia Elétrica/Eletrônica e Propulsão Elétrica da Volvo Cars.

Os típicos controles disponíveis na maioria dos outros carros premium no mercado trazem 30 ou mais botões ao longo do painel, tornando desafiador para os motoristas localiza-los e opera-los, sem desviar a atenção do trânsito.

Compreensão intuitiva




A nova interface da Volvo, incorpora um sistema touchscreen de última geração, tanto em hardware como em software, que permite aos motoristas entenderem seu funcionamento de forma intuitiva, a localização dos controles e como operá-los.

“Uma interação suave, sem distrações foi a expressão guia para nossos designers e engenheiros. Os comandos são desenhados para que se mantenham os olhos na estrada e as mãos no volante pelo maior tempo possível”, explica Thomas Ingenlath, vice-presidente sênior de design da Volvo Cars.


O novo sistema de entretenimento é apenas um dos vários exemplos de como o Novo Volvo XC90 foi desenhado de acordo com as necessidades das pessoas que vão dirigi-lo.

Como o novo sistema funciona?
A tela touchscreen substitui a tradicional seleção de botões e controles no centro do painel. 



Esse dispositivo central interage com o painel de instrumentos digital adaptativo, na frente do motorista, enquanto as informações vitais são projetadas na parte inferior do para-brisa, por meio do sistema de head-up display. 


A interface também inclui controles no volante ao alcance dos dedos e um inovador sistema de acionamento por voz.

O compromisso da Volvo de trazer uma ótima experiência ao usuário se reflete na facilidade de usar a tela sensível ao toque, mesmo com luvas, graças à tecnologia de raios infravermelhos que fica sobre a tela sensível ao toque.


“Usar a tela é algo tão lógico que se tornará parte de sua memória rapidamente”, explica Peter Mertens, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Cars.

“Informação, navegação e conteúdo estão fáceis de operar e monitorar. Os controles do telefone, ícones dos aplicativos e controles de climatização estão localizados na parte inferior e são confortáveis de ler e tocar. Toda essa lógica é baseada em extensa pesquisa de uso e funcionalidade, e também com tecnologias de ponta.”


O layout da tela pode ser descrito como um grupo de blocos flexíveis, cada qual apresentando uma funcionalidade-chave. A navegação fica no topo, seguida pela função de áudio e vídeo e, depois, pelo telefone. Uma linha para notificações fica localizada abaixo desses blocos, enquanto os controles de climatização ficam na base da pilha.

Quando um desses blocos na tela se expande para ser usado, os outros são comprimidos, mas ainda ficam visíveis e acessíveis. Isso torna a tela sensível ao toque excepcionalmente amigável, sem a necessidade de ir até um menu principal para ficar trocando as funções.

“O painel de instrumentos digital adaptativo e o head-up display garantem que as informações mais relevantes estejam sempre disponíveis onde o motorista precisa”, explica Ingenlath.

Experiência de conexão completa

O Novo Volvo XC90 oferecerá aos consumidores uma experiência de conexão completa, graças à solução de nuvem, via Ericsson e o sistema de navegação da HERE, que proporciona a possibilidade de atualizar o conteúdo remotamente, simplificando toda a experiência a bordo do carro.

O Sensus inclui uma seleção de aplicativos baseados no sistema de nuvem, com o visual e a funcionalidade da marca. A seleção de serviços, que pode variar de mercado para mercado, inclui rádios de internet, navegação com atualização online, mecanismos de busca e pagamento automático de estacionamento, localização de restaurantes e destinos, streaming de música e muito mais.

“O XC90 não apenas lhe dirá que é hora de uma revisão, mas também sugerirá um agendamento em seu concessionário. O aplicativo de Agendamento de Serviço Online é o primeiro passo para tornar o serviço de concessionário totalmente integrado dentro do sistema”, explica Müller.


Integração perfeita com smartphones
O XC90 também é o primeiro Volvo a trazer o sistema Apple CarPlay, que oferece funções selecionadas e serviços familiares ao iPad, iPhone e iPod diretamente no carro, por meio da tela central sensível ao toque. Usuários da marca rapidamente vão reconhecer os ícones dos aplicativos básicos da Apple, como telefone, mensagens, música e navegação.

“A interface da Apple, limpa e intuitiva, é a perfeita combinação com o design escandinavo da Volvo e nosso foco em funcionalidade fluida”, finaliza Thomas Ingenlath.

Vídeos: https://www.media.volvocars.com/global/en-gb/media/pressreleases/146677/videos



CHEVROLET OFERECE PLANOS DE FINANCIAMENTO VANTAJOSOS HOJE, DIA 5/6, NAS CONCESSIONÁRIAS DA MARCA EM TODO O BRASIL

São Caetano do Sul – A Chevrolet reabrem, na manhã desta quinta-feira (05/06/2014), oferecendo aos consumidores inúmeras promoções.

Além de valorizar o usado do cliente que comprar um modelo novo da marca, também haverá condições bastante competitivas em planos de financiamentos, como a ‘’Troca com Troco’’.

Trata-se de um plano de financiamento de 24, 36 e até 48 meses, com entrada facilitada a partir de 30% ou 40% do valor do veículo e parcelas mensais reduzidas.

Já a última prestação do plano, que corresponde a 15%, 20% ou 30% do valor do veículo financiado, poderá ser liquidada pelo cliente, refinanciada ou quitada pela Rede de Concessionárias Chevrolet quando o veículo for utilizado na troca por um outro veículo “zero quilômetro”.

Os valores de entrada e parcela dependem do plano de financiamento escolhido.

“Dentre esses benefícios, o principal deles, sem dúvida alguma, é o fato de o cliente poder planejar seu orçamento e contrair um financiamento com prestações mensais que caibam em seu bolso.

Esse aspecto consideramos realmente importante para transmitir tranquilidade aos nossos clientes”, completa Marco Aurélio Pacheco, diretor de Marketing da Chevrolet.

Esta ação de varejo é pioneira da marca Chevrolet e foi criada há anos pela Salles Chemistri, em parceria com a equipe de marketing e vendas da Chevrolet, e tem sido um sucesso a cada nova edição.

Exemplo para compra de um Chevrolet:
Os clientes que comparecerem a uma concessionária Chevrolet em todo o Brasil poderão comprar um modelo Onix 1.0 LT (conf. 5S48BE), 4 portas, pacote R7H, ano/modelo 2014/2014, com preço promocional à vista a partir de R$ 37.990,00 ou por meio de plano de financiamento com 42% de entrada (R$ 15.995,80) e 48 prestações mensais de R$ 495,09, mais parcela final no valor de R$ 5.698,50, com taxa de juros de 0,99% a.m.

terça-feira, 3 de junho de 2014

A BMW MOTORRAD DEU A LARGADA PARA O GS TROPHY, UM TESTE DE HABILIDADE, RESISTÊNCIA E DIVERSÃO. PARA PARTICIPAR, BASTA TER HABILITAÇÃO DA CATEGORIA "A" PARA DIRIGIR MOTOCICLETAS, INSCREVER-SE ATÉ DIA 4, DE JUNHO, PAGAR UMA TAXA DE R$ 800,00. OS PRIMEIROS TRÊS MOTOCICLISTAS CLASSIFICADOS REPRESENTARÃO O BRASIL NA FINAL, EM SETEMBRO, NO CANADÁ. A PROVA PROVA DE CLASSIFICAÇÃO ACONTECERÁ NOS PRÓXIMOS DIAS 6 A 8, EM SOCORRO, NO INTERIOR DE SÃO PAULO.



A BMW Motorrad, divisão de motocicletas do BMW Group, leva aventura e adrenalina para a cidade de Socorro, interior de São Paulo, com a realização da etapa qualificatória nacional nos dias 6, 7 e 8 de junho, no Hotel Fazenda Parque dos Sonhos. 
Trata-se da quarta edição do evento promovido pela BMW AG mundialmente e a segunda com etapa qualificatória a ser realizada no Brasil. O evento conta também com a ajuda e patrocínio dos parceiros Metzeler e Touratech Brasil.

Com dois dias repletos de atividades, os participantes terão que encarar provas off-road à bordo de suas próprias motocicletas BMW “GS”, além de demonstrar habilidades e resistência em exercícios sem o uso da motocicleta. 

Para participar da qualificatória, o motociclista deverá ser habilitado com a CNH vigente na categoria A, possuir habilidade na pilotagem em terrenos off-road sem ser piloto profissional da categoria enduro, efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 800,00 e ter disponibilidade total para participar da etapa final caso classificado. 
As vagas serão limitadas a 30 participantes e apenas três motociclistas serão classificados para representar o Brasil na final, em setembro, na parte ocidental do Canadá.

O GS Trophy não é uma corrida e sim um teste que envolve habilidade, resistência e diversão. 
O mais importante de tudo é o espírito de equipe entre os motociclistas, a aventura compartilhada e o intercâmbio cultural com os entusiastas e companheiros de enduro de todo o mundo. 
Aloísio Frazão, integrante do time brasileiro do GS Trophy 2012, declara: “Sem dúvida nenhuma, as melhores lembranças são as grandes amizades que se formaram e as paisagens espetaculares por onde pilotamos. Talvez isso faça do GS Trophy um evento único e sem comparação. A organização passa dois anos fazendo o levantamento do roteiro e escolhe só os lugares mais incríveis. O resultado disso é que durante uma semana, você passa por todos estes trechos enquanto convive com pessoas de toda parte do mundo. Imagine dividir sua mesa de café da manhã com as equipes da Rússia, Itália e França. No jantar, conversar sem pressa com gente da Espanha, Polônia, Estados Unidos, Suíça. Durante o dia, pilotar lado a lado com Japoneses, Argentinos e Ingleses. É como participar de uma Olimpíada. Isso torna todos os participantes grandes companheiros e amigos, pois compartilhamos dessa mesma paixão pelas motos e pela aventura, e estamos vivenciando juntos toda essa experiência. Estamos sempre em contato com toda essa gente. Já recebi aqui em São Paulo um integrante da equipe da Argentina e, em Janeiro deste ano, me encontrei no deserto do Atacama com um companheiro da equipe italiana”.

Além do Brasil, outros 18 países dos cinco continentes também participarão da etapa final. Portanto, se você for bom de off-road, corra e garanta a sua vaga no time brasileiro!

Mais informações sobre o evento poderão ser obtidas com a Agência TSO Brasil pelo número de telefone (19) 3298-6523 ou pelo e-mail larissa@tsobrasil.com.br
As inscrições estarão abertas até 4 de junho.








segunda-feira, 2 de junho de 2014

A NISSAN ABRIU NO RIO DE JANEIRO UM ESTÚDIO SATÉLITE DE DESIGN PARA INCENTIVAR OS BRASILEIROS A DEDICAREM-SE A DESENHAR CARROS DA MARCA JAPONESA. OS INTERESSADOS DEVEM CONSULTAR A NISSAN LOCALIZADO NA SEDE DA NISSAN DO BRASIL.


Rio de Janeiro – A Nissan anuncia a criação de um estúdio satélite no Rio de Janeiro com o objetivo de explorar a paixão do brasileiro por design automotivo e gosto por produtos de qualidade e de personalidade forte. 


Localizado na sede da Nissan do Brasil, o Nissan Design America Rio (NDA-R) tem a tarefa de pesquisar os gostos e as necessidades do consumidor brasileiro em relação a design. 

Os aprendizados obtidos poderão influenciar os desenhos dos próximos carros feitos pela Nissan globalmente, não somente para o mercado brasileiro.

"Para a Nissan, o Brasil é um dos principais mercados e o design tem muito a oferecer ao país", afirma Shiro Nakamura, vice-presidente mundial e Chief Creative Officer da Nissan. 

"Queremos injetar mais da energia e do entusiasmo dos brasileiros nos nossos produtos globais", disse o executivo. 

Todos os produtos da Nissan são feitos de forma colaborativa pelas equipes globais da empresa, o que aumenta a força criativa que cada estúdio local tem a oferecer, trabalho realizado sob a liderança do chefe criativo, Shiro Nakamura. 

Com a sede do design localizado na cidade de Atsugi, no Japão, a Nissan tem centros em cidade estratégicas pelo mundo, incluindo Londres, Pequim e San Diego.

O Brasil foi escolhido por ter "tudo que incentiva a criatividade", segundo Nakamura. "O Brasil tem a mais incrível combinação de arte, estilo de vida, vibração urbana e beleza natural. É onde os designers querem estar. Que lugar é mais criativo, inovador e vibrante que o Brasil?", disse.

Em 2012, como um primeiro exercício de criar algo exclusivo para o Brasil, a Nissan desenvolveu e trouxe um carro-conceito ao país, o Extrem Concept, durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. 

A abertura do estúdio de design assinala ainda mais o comprometimento da Nissan com o Brasil e seu mercado. Outra tarefa importante do NDA-R é buscar recursos e designers talentosos no País. 

Nakamura está impressionado com a forma como os designers brasileiros se interessam sobre design automotivo. "Nunca vi tanto entusiasmo pelo assunto em nenhum outro lugar", disse.

Para liderar as pesquisas e as atividades na NDA-R, o vice-presidente de Design da Nissan para as Américas, Taro Ueda, selecionou um de seus designers para o Rio: Robert Bauer. 

Ele tem mais de 20 anos de experiência na indústria automotiva e trabalhou na concepção e produção de diversos carros, incluindo o carro-conceito Extrem, feito em 2012. 

"Sabemos que os consumidores brasileiros apreciam produtos refinados, de alta qualidade, algo que reflita o momento de crescimento do país", afirmou Bauer. 

"Agora estamos aqui e queremos aprender mais sobre o país, seu povo e sua cultura, experimentar o que a população vê e faz todos os dias", completou.

NISSAN MARCH COM CÂMERA DE RÉ, UM EQUIPAMENTO HOJE PRESENTE EM CARROS DE VALORES ALTOS, GANHA UM UP GRADE QUE GARANTE UMA CONDUÇÃO MAIS SEGURA. ASSISTA O FILME E VEJA O NOVO MARCH EM AÇÃO


A Nissan do Brasil lança campanha para apresentar o New March. Os dois filmes, criados pela Lew´Lara\TBWA, mostram as novidades tecnológicas e a preocupação com qualidade em cada detalhe do compacto. 

http://youtu.be/ELLORTdRkVo

O primeiro comercial, “Beco”, tem como foco a câmera de ré integrada à central multimídia. O filme mostra um rapaz que precisa entrar em uma rua estreita para pegar seu amigo que está com o pé quebrado. 

Ao engatar a ré, o visor da câmera se acende no painel e, ao mesmo tempo, a rua e os prédios começam a se mover, como se estivessem abrindo espaço para o carro passar. 


Com isso temos a sensação de que o espaço se torna mais amplo com o uso dessa inovação tecnológica.

O navegador integrado às redes sociais é o tema do segundo comercial, “Perdido”. Nele um jovem entra no carro e vê no celular um convite para uma festa. 

Para chegar ao local, aciona o Nissan Connect no painel que traça a rota mais rápida pelo GPS. Ao final, o locutor anuncia: “O único compacto com navegador integrado às redes sociais”.

Para Manir Fadel, CCO da agência, “O filme “beco” extrapola um dos benefícios da câmera de ré - que é a facilidade para manobrar até nos lugares mais estreitos - mostrando de uma maneira fantasiosa os prédios se afastando para dar espaço ao Nissan New March”.

A criação é de André Kirkelis e Gustavo Diehl, com direção de criação de Manir Fadel e Felipe Luchi. A produção é da Vetor Zero/Lobo com direção de Mateus de Paula Santos e Nando Cohen.

O Nissan New March é o primeiro carro produzido no recém-inaugurado Complexo Industrial da marca em Resende (RJ). 


Apresentado mundialmente no Salão de Frankfurt de 2013, o Nissan New March traduz de forma clara o DNA japonês da empresa, com alto nível de qualidade, atenção minuciosa aos detalhes, inovação, e uma ampla lista de equipamentos de série. 

Projetado no Japão, com a participação de equipes de vários países do mundo, inclusive do Brasil, o compacto da Nissan é vendido – e aprovado – em mais de 100 países.



domingo, 1 de junho de 2014

NO ANTIGOMOBILISMO, A MERCEDES CONTA COM CARROS FAMOSÍSSIMOS QUE FIZERAM HISTÓRIA. NOSSO COLUNISTA, RICARDO CAFFARELLI QUE VEM CONTANDO EPISÓDIOS QUE VIVEU COM E NOS CARROS DE SEU PAI, COLECIONADOR DE ANTIGOS, LEMBRA OS MERCEDES DA FAMÍLIA.



“Hart to Hart´s MB”, o 
Mercedes do seriado casal 20 - 500 SL - 1980

Ricardo Caffarelli


Em meu último artigo, escrevi sobre o Oldsmobile super 88 sedan, de 1959, um carro de “peso”, que usamos em longos e bons passeios. 



Desta vez, fui buscar inspiração na TV. Vendo o canal TCM outro dia, assisti um pedacinho do seriado americano Hart to Hart, conhecido aqui no Brasil por Casal 20. 



Protagonizado por Robert Wagner este seriado fez muito sucesso nos EUA e no Brasil e entre os carros que a dupla (Jonathan e Jennifer) usava estava exatamente um belo Mercedes SL, amarelo.


Bem, o nosso não era amarelo, muito pelo contrário, era bem vermelho, mas tenho ótimas histórias para contar sobre ele.

Para começar a falar sobre a “linhagem” SL da Mercedes, precisamos, na verdade, voltar ao ano de 1954, ano da estreia do primogênito mais famoso, o 300 SL Gullwing. 


SL vem da sigla Sport Leicht ou Sport Ligthweight, já que estamos falando de um exemplar americano (no seriado) e gullwing é a famosa “asa de gaivota”.



Entre as inúmeras inovações apresentadas neste modelo mais do que clássico uma das que mais chamaram a atenção no mundo todo foi a injeção eletrônica de combustível.

Na sequência, vieram o “primo pobre” 190 SL (4 cilindros, 1.9 L e 105 cv, com um lindo design) e os famosos (230, 250 e 280 SL) que 
também fizeram bastante sucesso . 

Tivemos um 230 e um 280 SL em nossa coleção, ambas mecânicas de quatro marchas embora tivessem também sido produzidas com cambio automático e raríssimas versões de cambio mecânico de cinco marchas. 

Também um carro espetacular em termos de prazer em dirigir. Não eram super velozes (tinham entre 150 e 170 hp) mas formavam um conjunto muito equilibrado.

O nosso vermelhinho era originalmente alemão, denominado R107 (pertencente à terceira e longeva geração). 


Você vê de longe as diferenças ao comparar os faróis, retangulares no alemão e duplos redondos envolvidos por moldura retangular na Americana (coisas da exigência dos faróis Sealed Bean).



Esse carro já vinha com duas capotas (rígida e de lona) e um acessório (que nós não tínhamos) para “içar” a capota rígida (que era bem pesada) e deixar pendurada na sua garagem, como um varal suspenso. 

Além disso, o carro tinha bastantes equipamentos, como vidros elétricos, travas pneumáticas, regulagem de altura dos faróis, ar condicionado, direção hidráulica, famoso som Becker automático, limpadores de faróis, etc.

Um detalhe exclusivo dos modelos 500. O aerofólio da tampa da mala traseira, preto era emborrachado. 




Denunciava logo aqueles espertinhos que faziam “up-grade” de potência só no emblema.... Até hoje tem muito 280 SL, 350 SL com logo de 500. Acho desprezível.

1980 foi o primeiro ano do novo motor V-8 (de alumínio) de 5.000 cc e 240 CV com bons 41 kgm de torque a 3.200 rpm. Era bem esperto. 


Esse V-oitão, fazia o carro atingir 225 km/h e partir da imobilidade até os 100 km/h em apenas 7,6 seg. 



Boas marcas até hoje. Ainda mais se levarmos em conta o peso do carro, 1.540 kg, mesmo usando algumas peças em alumínio como o capô e as portas. 

Um bom câmbio de automático de quatro marchas fechava o conjunto junto com a equilibrada suspensão.

A dirigibilidade da fera é que era um pouco arisca. Um carro para ser domado. Com um entre eixos bem curto, o carro reagia muito rapidamente às mudanças de direção, assustando os mais inexperientes. 


Sua irmã de sangue, o SLC (uma versão alongada de quatro lugares) possuía uma dirigibilidade muito superior, entretanto, não tinha o charme do conversível e sempre teve seu valor “diminuído” entre os colecionadores, no decorrer dos anos.

Aconselhado por amigos, instalamos amortecedores Koni que deixaram o carro bem mais “na mão”.



Usamos bastante esta Mercedes, em viagens, em eventos. Era um carro completo, confortável, confiável e que marcava presença.

Em uma das viagens que fiz estava eu dirigindo a “Meca” a 140 km/h na rodovia Dutra, ainda no trecho da baixada fluminense. Piloto automático fixado nesta velocidade, de repente olho pelo espelho e venho um opalão se aproximando. 


Aquele jeitão que conhecemos do opala (balançando mesmo na reta).... Com a mão acionei o piloto automático para ir aumentando a velocidade e verifiquei que o opalão vinha a 160 km/h. 

Não resisti. Olhei para ele, dei um tchau no retrovisor e afundei o pé. Para minha surpresa a Mercedes reduziu de quarta para terceira e deu um tiro para frente. Em segundos, sumi. Realmente, esse Mercedes era muito rápido.

Tivemos uma outra igual prata ano 1982 e o comportamento era bem diferente. Não sei se fizeram alguma alteração na relação do câmbio, mas o fato é que a vermelha era mesmo uma pimentinha.

A história triste ficou por conta de uma outra viagem, na mesma rodovia.

Estava voltando para o Rio de Janeiro, num domingo, à tardinha. Meu pai dirigia seu Mitsubishi Diamante LS novinho em folha. 


Estávamos no verão, pois me recordo que estava anoitecendo um pouco mais tarde. Eu o seguia relativamente de perto, quase como em escolta. 

O Mitsubishi tinha um V-6 24 V 3.000 cc moderno, com 202 hp, mas é claro que se eu quisesse, deixava-o longe. Mas, por diversas questões, inclusive de hierarquia, deixei meu pai seguir na frente. 

O fluxo estava meio pesado. Andávamos entre 80, 90 km/h, um pouco monótono e eu observava que um fusca estava na frente do meu pai. 

Dei um sinal de farol uma ou duas vezes para ver se ele também piscava para o fusca sair da frente, pois via que na frente do fusca parecia que o transito estava livre. 

Ficamos uns bons cinco minutos nesse compasso de espera. De repente, meu pai parou. Sim, ele parou o Mitsubishi em poucos metros. 

Pegou-me de surpresa. Pé no freio com violência. O Mercedes, sem ABS, travou até o estepe e entrei em cheio na traseira do Diamante.

Por ironia do destino, destruí a frente do Mercedes. O capô dobrou, vazou água do radiador, enfim, um estrago grande. 


No Mitsubishi, por incrível que pareça afundou um pouco o para-choque. Nem chegou a quebrar as lanternas.

Resultado global foi que engavetamos cinco carros. Nós ficamos no meio..... Na frente do fusca um outro carro freou de repente. Justificou que havia sido fechado, o fusca chegou a parar, meu pai deu um leve empurrão no fusca, eu bati no Mitsubishi e atrás de mim um outro carro, acho que um VW Logus, afundou minha traseira.

Como o Mitsubishi tinha seguro inclusive contra terceiros, acionamos o mesmo. Levei
o Mercedes para o “João Ladrão”, na Gávea, no Rio, conhecido como um bom recuperador de carros, mas depois de três meses parado lá e um orçamento que naquela época somava mais de R$ 20.000,00. Desistimos.

O seguro aconselhou a levar numa outra oficina, no Catumbi, que segundo eles era especializada em carros importados.

Infelizmente, o carro não ficou bom. Não trocaram o capô. Pintaram o carro todo mas o teto rígido ficou com coloração diferente,... enfim. Uma pena.

Ficamos um pouco desgostosos com o carro qu
e acabamos vendendo para um safado que nem pagou o carro na totalidade.

Cheguei a ver mais uma vez a Meca numa oficina onde este novo “dono” resolveu pintar o carro de preto. Sem dúvida, um fim negro para um carro tão glorioso.


Espero que tenham gostado. Até à próxima.






O MARATONISTA ESCOCÊS JOHN MACGURK DOOU À FUNDAÇÃO CAFÚ, EMBAIXADOR DA VOLKSWAGEN, 80 MIL EUROS. EVENTO CONTOU COM MEMBROS DO COMITÊ MUNDIAL DOS TRABALHADORES DA MONTADORA E DA ONG TERRE DES HOMMES, DA ALEMANHA.



O maratonista escocês John McGurk entregou cheque de 80 mil Euros à Fundação Cafu, fundada pelo ex-jogador de futebol e embaixador da Volkswagen Cafu, durante evento contou com representantes do Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen, da ONG terre des hommes e outros atletas

O Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen e a ONG terre des hommes – Alemanha, que promovem no Brasil o programa social “A Chance to Play – O Direito de Brincar” com suporte da Volkswagen, apoiam a Corrida da Solidariedade realizada pelo maratonista escocês John McGurk. 

A maratona internacional arrecadou 80 mil Euros, que foram doados hoje (30/5) à Fundação Cafu, uma entidade sem fins lucrativos fundada no Jardim Irene/Capão Redondo, em São Paulo, por Cafu, ex-jogador de futebol e embaixador da marca Volkswagen, com objetivo de combater a desigualdade social.

A entrega simbólica do cheque foi realizada por John McGurk durante evento no Centro de Treinamento da Volkswagen em São Paulo. “Em 2010, eu tive o primeiro contato com o programa ‘A Chance to Play – O Direito de Brincar’ e comecei essa parceria que nos trouxe hoje aqui para o Brasil. 
Faço corridas de longa duração há 23 anos angariando fundos para entidades que ajudam crianças. Mais de 1 milhão de Euros já foram arrecadados e doados. Para essa doação agora, de 80 mil Euros, foram dois anos de dedicação e mais de 500 quilômetros percorridos. A Fundação Cafu foi a escolha certa. Quando visitei a Fundação Cafu e vi o trabalho com as crianças do Jardim Irene, isso me impulsionou já que a organização da qual faço parte na Alemanha, a ‘Sportler 4 a Childrens World’ (Esportistas para o Mundo das Crianças), também tem como foco o trabalho com crianças por meio do esporte”, afirmou John McGurk.

Ao receber a doação, o ex-jogador e embaixador da marca Volkswagen Cafu declarou: “Angariar fundos é muito difícil e esse valor vai nos ajudar a dar sequência aos programas da Fundação Cafu que já existem há dez anos. São mais de 750 crianças assistidas pelo projeto”.

O evento também contou com a presença do vice-presidente do Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen, Valdir Freire Dias, o Chalita. 

“Ficamos muitos felizes com essa doação. O Cafu é um exemplo de caráter. O eterno capitão de nossa Seleção Brasileira se une a outro esportista em prol da solidariedade e do A Chance to Play – O Direito de Brincar”, ressaltou.

“A doação do maratonista John McGurk à Fundação Cafu é de fundamental importância para o desenvolvimento de projetos sociais ligados ao programa ‘A Chance to Play – O Direito de Brincar’ que têm o objetivo de promover a cidadania e uma cultura de paz, fazendo valer o direito de brincar. A doação internacional também confirma o prestígio que o programa ‘A Chance to Play – O Direito de Brincar’ conquistou em nível mundial”, afirmou Tuto Wehrle, coordenador do programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” e da ONG terre des hommes – Alemanha.
Corrida teve início em fábrica da Volkswagen na Alemanha e segue até a Fundação Cafu

A corrida foi iniciada por John McGurk, acompanhado de outros cinco atletas, na fábrica da Volkswagen na cidade de Osnabrück, na Alemanha; uma vez que parte das doações foi angariada junto a colaboradores da empresa. 

De lá, os seis atletas correram até Frankfurt. Após o trecho aéreo, os maratonistas estão concluindo na tarde de hoje (30/5) a Corrida da Solidariedade pelas ruas de São Paulo até a Fundação Cafu. 

Na instituição, eles serão recebidos por representantes de projetos sociais promovidos pelo “A Chance to Play – O Direito de Brincar” e também por crianças e adolescentes atendidos pelo programa.

O maratonista conseguiu arrecadar o valor por meio de seu programa “Sportler 4 a Childrens World” (Esportistas para o Mundo das Crianças). 

A doação será utilizada em iniciativas sociais da Fundação Cafu ligadas ao programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar”. Desde 2013, a Fundação Cafu conta com o apoio do “A Chance to Play – O Direito de Brincar” para promover oficinas de futebol socioeducativas.
“A Chance to Play – O Direito de Brincar” beneficiará 60 mil crianças e adolescentes no Brasil

O programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar”, promovido pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen e pela ONG Terre des Hommes – Alemanha, com apoio da Volkswagen, beneficiará cerca de 60 mil crianças e adolescentes no Brasil por meio de 12 projetos sociais que já estão sendo desenvolvidos no entorno das quatro fábricas da Volkswagen no País: São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP - fábrica de motores), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR). 

Os 12 projetos sociais utilizam o futebol e o ato de brincar como ferramentas de transformação social para promover educação, cidadania e uma cultura de paz. O programa lançou também o “Guia Prático para Criar Oportunidades Lúdicas e Efetivar o Direito de Brincar”, que está disponível gratuitamente na internet no 
www.a-chance-to-play.de/home/actp-brasil/o-guia-do-brincar.html.

Lançado no Brasil em janeiro de 2013, o “A Chance to Play – O Direito de Brincar” já beneficiou 23 mil crianças e adolescentes, que seguem participando dos 12 projetos sociais. 

O programa também capacitou 95 ONGs e 840 educadores, com apoio da Fundação Volkswagen – que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 34 anos, oferecendo projetos Educacionais e de Desenvolvimento Social – e do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) ao promover cursos, workshops, seminários e uma conferência. 

A capacitação sensibilizou os participantes sobre a importância do ‘direito de brincar’ e divulgou o uso de brincadeiras educativas como forma de promover a cidadania e a cultura de paz.

Esta é a segunda vez que o programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” é realizado; a primeira foi em 2010, na África do Sul, onde beneficiou cerca de 40 mil crianças e adolescentes. 

Campanhas de empregados da Volkswagen patrocinam o programa
O programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” é patrocinado pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen por meio de doações voluntárias dos empregados, realizadas em nível global. 

As arrecadações são feitas por campanhas internas promovidas pelos próprios empregados, como o programa mundial “Uma Hora para o Futuro”, por meio do qual os trabalhadores doam o valor equivalente a uma hora de trabalho no ano em favor de projetos sociais. 

Com isso, os trabalhadores da Volkswagen expressam sua participação solidária na luta pelos direitos da criança e do adolescente. 

Parcerias firmadas
Para viabilizar seus 12 projetos sociais no entorno das quatro fábricas da Volkswagen do Brasil, o programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” firmou parcerias com organizações que já eram reconhecidas por desenvolver trabalhos com crianças e adolescentes. 

O objetivo do “A Chance to Play” é oferecer condições para que essas entidades parceiras deem continuidade, permanentemente, aos projetos sociais iniciados em 2013, inclusive consolidando redes locais e influenciando políticas públicas. 

As entidades parceiras figuram entre as 95 ONGs que foram capacitadas com apoio da Fundação Volkswagen e do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).
Programa promoverá Mundial de Futebol de Rua no Brasil

O programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” promoverá o Mundial de Futebol de Rua no Brasil, de 1º a 12 de julho, em São Paulo (SP). O campeonato terá participação de ao menos 20 países e divulgará a metodologia socioeducativa do “Futebol de Rua”, que utiliza o esporte como ferramenta educativa e de promoção de uma cultura de paz.

O “Futebol de Rua” é um dos projetos que estão sendo promovidos pelo “A Chance to Play – O Direito de Brincar” no entorno das quatro fábricas da Volkswagen do Brasil. Para viabilizar o projeto, o “A Chance to Play” firmou parcerias com a instituição argentina Fundação Futebol e Desenvolvimento (FuDe), que é referência para a metodologia sociopedagógica do “Futebol de Rua”, e a ONG paulistana Ação Educativa. O Mundial de Futebol de Rua no Brasil conta com apoio da Prefeitura de São Paulo. 
Mais informações: www.mundialfutebolderua.org.

O PILOTO RIGOR RICO CHEGA NA FRENTE NA 5ª ETAPA DO CAMPEONATO MINEIRO DE ENDURO FIM E GARANTE PÓDIO PARA A GAS GAS RACING TEAM. A PRÓXIMA CORRIDA SERÁ DIA 15 DE JUNHO NO 1º DESAFIO 3R MOTOS.



São Sebastião do Paraíso (MG) – Rigor Rico foi o mais rápido entre todos os pilotos da quinta etapa do Campeonato Mineiro de Enduro FIM, realizada neste domingo, em São Sebastião do Paraíso (MG).

O competidor da Gas Gas Racing Team defende o título da categoria E2 e competiu a bordo da motocicleta Gas Gas EC 250F.


Na prova da E1, o atual campeão Ripi Galileu foi o segundo colocado e segue na liderança com a Gas Gas EC 300 dois tempos.

A dupla é de Barão de Cocais (MG) e competirá em casa na sexta etapa do Mineiro, marcada para o dia 15 de junho no 1º Desafio 3R Motos.

A Gas Gas Racing Team conta com o patrocínio de Rinaldi, ASW e Vedamotors e utiliza motocicletas das linhas de dois e quatro tempos nas competições.

Para mais informações sobre as motos e a rede de revendedores Gas Gas no Brasil, onde é possível conferir de perto os modelos 2014, acesse o site oficial: www.gasgas.com.br .

RSPORTS RACING SEGUE LÍDER DO BRASILEIRO DE TURISMO COM éDSON JR. E PEDRO BOESEL. CORRIDA FICARÁ PARADA DOIS MESES E VOLTA DIA 3 DE AGOSTO, NO AUTÓDROMO DE GIAÂNIA JUNTO COM A CORRIDA DO MILHÃO DA STOCK CAR.


Goiânia, 1º de junho de 2014 - Na 2ª corrida da rodada dupla da 3ª etapa no novo Autódromo Internacional de Goiânia o piloto Edson Coelho Jr #88 repetiu o pódio, mas desta vez como segundo colocado e assume a liderança do Campeonato Brasileiro de Turismo, com 75 pontos. 

Pedro Boesel #11 fechou as 23 voltas na quarta colocação e está a dois pontos do líder, na terceira posição do certame, com 73 pontos.

"Senti que tinha equipamento para arriscar uma ultrapassagem, mas preferi poupar e sair líder do campeonato. Quero agradecer a equipe Rsports Racing que fez um belo trabalho no desenvolvimento do carro no final de semana", comemorou o piloto Edson Coelho Jr (EMC Sistemas/Neide Buffet) de Belo Horizonte, nascido em João Monlevade (MG).


Os 20 pilotos disputaram os 35 minutos e mais uma volta da corrida, no traçado de 3.835 metros de extensão, que teve largada neste domingo (31/05), às 9h15. 

"A disputa está acirrada entre os cinco primeiros do campeonato. Em agosto, vamos tentar abrir vantagem", finalizou Pedro Boesel (Helisul), piloto do Rio de Janeiro, nascido em Curitiba (PR).


Resultado da segunda corrida da terceira etapa do Brasileiro de Turismo, após 23 voltas:
1) 31 Márcio Campos, Motortech Competições, 37:31.037
2) 88 Edson Coelho, Rsports Racing, a 0.611
3) 17 Guilherme Salas, W2 Racing,a 8.330
4) 11 Pedro Boesel, Rsports Racing, a 11.182
5) 36 Flavio Matheus, Carlos Alves, a 12.778
6) 26 Raphael Abbate, W2 Racing, a 16.381
7) 23 Marco Cozzi, Carlos Alves , a 16.998
8) 44 Betinho Gresse, Nascar Motorsport, a 17.880
9) 32 Fernando Fortes, J.Star Racing, a 20.874
10) 56 João Pretto, Mottin Racing, a 23.612
11) 77 Pedro Saderi, Hitech Racing, a 23.870
12) 7 Rodrigo Pimenta, J.Star Racing, a 34.842
13) 0 Renato Constantino, HPN Racing Team, a 36.149
14) 27 Christian Castro, Motortech Competições, a 1 volta
15) 79 Adibe Marques, Nascar Motorsport, a 1 volta
Não completaram 75%:
16) 45 Giuseppe Vecchi, RKL Competições
17) 2 Mauri Zacarelli, Hitech Racing
18) 30 Rogério Castro, HPN Racing Team
19) 55 Renato Braga, RKL Competições
20) 3 Tito Morestoni, Mottin Racing

Classificação do campeonato, após cinco corridas:
1) Édson Coelho Jr, 75 pontos
2) Guilherme Salas, 74
3) Pedro Boesel, 73
4) Márcio Campos, 70
5) Raphael Abbate, 67
6) Marco Cozzi, 53

Calendário de 2014 do Campeonato Brasileiro de Turismo:
Etapa 1 - 23 de março - Interlagos/SP (rodada dupla)
Etapa 2 - 13 de abril - Santa Cruz do Sul/RS
Etapa 3 - 01 de junho - Goiânia/GO*
Etapa 4 - 03 de agosto - Goiânia/GO - Corrida do Milhão (Stock Car)
Etapa 5 - 17 de agosto - Cascavel/PR*
Etapa 6 - 31 de agosto - Curitiba/PR
Etapa 7 - 14 de setembro - Nova Santa Rita/RS-Velopark*
Etapa 8 - 02 de novembro - Tarumã - Viamão/RS
*rodada dupla


BMW/MINI E O TOURING SUPERLEGGERA CRIARAM PARA O CONCORSO D'ELEGANZA VILLA D'ESTE 2014 UM ELEGANTE MINI CONCEITO ROADSTER.




Munique/Cernobbio - O BMW Group celebra a união entre o contemporâneo e o atemporal no Concorso d' Eleganza Villa d'Este 2014, com um modelo-conceito muito especial: o MINI SuperleggeraTM Vision. 



Esta interpretação exclusiva de um conversível de dois lugares foi criada pela MINI e pela Touring Superleggera, a casa de construção de carrocerias e design tradicional sediada em Milão. 

O MINI SuperleggeraTM Vision é, por um lado, um roadster clássico e ágil de dois assentos, expressando o estilo mais minimalista e emocional do automobilismo, e por outro lado, o seu sistema de transmissão elétrica dá ao carro uma dinâmica de condução distintamente moderna. 



Em colaboração com a MINI, a Touring SuperleggeraTM projetou e construiu um modelo único e elaborado artesanalmente, que combina a tradição da construção de carrocerias clássicas com autêntico estilo britânico da MINI, para criar um apelo estético atemporal.

Assunto MINI SuperleggeraTM Vision – beleza atemporal que combina tradição e modernidade.


Desenho britânico
O moderno desenho britânico encontra o toque italiano: o design icônico da MINI encontra uma beleza atlética e elegante, interpretada em estilo contemporâneo.

A construção de carroceria italiana clássica em folha de metal moldada manualmente dá ao MINI SuperleggeraTM Vision um apelo emocional único.

Tanto no interior quanto no exterior, a forma é reduzida ao máximo para alcançar um foco claro sobre a experiência de condução distinta.

O interior reflete a construção tradicional da carroceria em termos de materiais e estilo, combinado com os ícones do design interno da MINI.



Materiais de alta qualidade, tais como couro, alumínio e cromo preto, destacam a beleza do interior.

Adrian van Hooydonk, Vice-Presidente Sênior do BMW Group Design, comentou sobre o conceito: “A Touring Superleggera e a MINI têm muito em comum, ambas as empresas atribuem grande importância a sua história e isso é algo que define a forma com que se posicionam até hoje. Além disso, enfatizam o design icônico e as soluções distintas. Estes elementos são unidos no MINI SuperleggeraTM Vision para criar um automóvel elegante que interpreta um roadster britânico com a influência do estilo e a habilidade artesanal italiana”.


Design externo 
com sotaque italiano
"O MINI SuperleggeraTM Vision perpetua elegantemente o que o MINI clássico começou há 55 anos: a redução ao essencial. Seu design minimalista e energético encarna a essência dinâmica de um automóvel. Ao mesmo tempo, ele cria uma beleza emocional única combinando o passado e o futuro da indústria automotiva, ou seja, o artesanato tradicional da carrocerias e o estilo do design moderno. Foi um prazer para mim projetar um conceito como este" afirmou Anders Warming, diretor da MINI Design.


Beleza atemporal combinando tradição e modernidade

As proporções perfeitamente equilibradas indicam, à primeira vista, o que o motor elétrico do MINI SuperleggeraTM Vision tem a oferecer em termos de experiência de condução: o capô alongado, longa distância entre eixos e ressaltos curtos, transmitem o puro prazer de dirigir. 

Como em todos os MINI, as localização das rodas os extremos da carroceria, prometem um alto nível de agilidade. 

A célula do passageiro é ligeiramente recuada, ressaltando ainda mais a impressão dinâmica do carro. No geral, o MINI SuperleggeraTM Vision tem um aspecto esportivo, elegante e dinâmico.

A dianteira do MINI SuperleggeraTM Vision apresenta os ícones tradicionais do design da MINI: dois faróis circulares e uma grade hexagonal definem a parte frontal inconfundível, proporcionando uma interpretação contemporânea das características que tornaram-se firmemente estabelecidas ao longo das décadas. 

Há também elementos de carros esportivos clássicos marcantes, tal como a largura e os arcos da roda com curvas distintas, que fornecem à dianteira uma presença dinâmica. 

As listras de capô do MINI clássico são realizadas em relevo tridimensional e passam por acessórios de alumínio polido de alta qualidade. O capô embutido remete aos roadsters britânicos clássicos de tempos atrás.

Enquanto isso, o visual do reforço horizontal da grade do radiador adiciona um toque esportivo clássico. 

O fato de ser fechada é uma indicação discreta do motor elétrico do carro. As entradas de ar são circulares, dando à parte dianteira um toque distinto. 


Um divisor frontal plano feito de fibra de carbono fecha a frente do veículo, ressaltando assim a declaração esportiva do carro até o último detalhe.

Construção clássica do design da carroceria em uma interpretação inovadora.

O elemento surpreendente da visão lateral é o design característico do “Touring”. Ele incorpora tanto a sofisticação da construção do design da carroceria quanto aspectos estéticos mais clássicos. 

Envolvido por superfícies livres de emendas, ele desenha um vibrante e preciso movimento das rodas dianteiras ao longo da parte traseira. Isto reflete a notável habilidade artesanal com que ele foi construído e a duradoura experiência do Touring Superleggera™ no que diz respeito à construção da carroceria. Desde a sua fundação, a empresa sempre defendeu carrocerias bem feitas e leves de carros sport. 

Até os dias de hoje, o Touring Superleggera™ é construído com chapas de alumínio modeladas à mão fazendo uso das mais resistentes estruturas de chassi. 

O estilo de construção proporciona ao MINI Superleggera Vision uma forma estética que seria virtualmente impossível de se obter por meio de uma fabricação realizada por uma máquina.

“Tanto o MINI quanto o Touring se valem das suas proporções como um fator importante para o aspecto estético e compartilham os mesmos valores de essencialidade e inovação” diz Louis de Fabribeckers, diretor de Design do Touring Superleggera. 



“Neste modelo, todo o equipamento ou decoração desnecessária foi descartado, uma vez que o seu desempenho é aumentado por meio da leveza e eficiência da carroceria e do seu interior. O toque Italiano se revela através das suas proporções e da típica linha mediana", acrescentou o executivo.

Existem algumas poucas brechas na carroceria, uma vez que ela é construída com grandes chapas de metal. 

O acabamento da pintura externa desenvolvido especialmente, com um efeito líquido, representa um estilo tanto moderno como clássico. 

Ele sublinha o refinado toque Italiano do MINI Superleggera™ Vision. Os aros elaborados e os elegantes espelhos externos com um visual simplificado completados por uma base de espelho em alumínio polido adicionam uma acentuação exclusiva na lateral. 

Lembrando a parte dianteira, as discretas soleiras evidenciam o caráter esportivo do MINI SuperleggeraTM Vision.

O destaque da parte traseira são as luzes fora do comum: elaboradas na forma da bandeira britânica dividida em dois, elas combinam funcionalidade e simbolismo de uma maneira nunca visto antes. 

Nesse sentido elas expressam as raízes britânicas do MINI Superleggera™ Vision e ao mesmo tempo enfatizam a moderna tecnologia de LED como já foi vista no Novo MINI. 

Uma barra cromada demarca as luzes traseiras no centro da parte traseira, fazendo dessa área um ícone clássico de joalheria britânica.

Lembrando o exterior – o design interior.
O design interior e exterior do MINI SuperleggeraTM Vision se fundem como só uma coisa. Somente uma linha do ressalto em alumínio polido separa visualmente o exterior do interior. 

A borda cria uma aparência esportiva envolvente que perpetua de maneira consistente a clara elegância e as superfícies generosas do seu aspecto externo.

Quanto ao seu estilo, aparência e toque dos seus materiais, o design interior celebra a tradição e essência da construção clássica do design da carroceria. 

Ele reflete a forma com que o veículo foi criado: as principais características são as chapas de alumínio não tratadas e os elementos estruturais em forma de tubo - e eles são bastante visíveis no interior por meio de uma notável interpretação. Isso é mais impactante ainda no painel. 

Este foi criado a partir de uma única chapa de alumínio e foi deixado da maneira que a carroceria iria aparentar se não tivesse recebido uma pintura de acabamento. 

As grandes áreas não pintadas na superfície e o claramente visível design artesanal do painel se combinam e refletem a extrema habilidade artística dos construtores da carroceria. 

As portas e o volante Sporty de três raios também revelam o tradicional método de construção. 

Os elementos estruturais nas portas tomam a forma da Bandeira Britânica, discretamente indicando as origens Britânicas do MINI SuperleggeraTM Vision.

A parte central do painel de instrumentos exibe o estilo do design do MINI e foi estendido para o MINI SuperleggeraTM Vision incluindo assim um equipamento de controle sensível ao toque e dois instrumentos circulares com bordas de metal na lateral. 

Além do relógio analógico na extremidade direita, o segundo instrumento ativa a câmera que é integrada entre o banco do motorista e do passageiro. Ela tem como função capturar momentos inesquecíveis que podem vir a acontecer durante a condução.

Estilo clássico e moderno em equilíbrio – cor e design do material.Os clássicos materiais alumínio e couro em um estado não tratado define a estética do MINI SuperleggeraTM Vision no que diz respeito ao seu interior.

Os elementos estruturais nas portas e console central possuem acabamento preto cromado de alta qualidade, que só é interrompido pelas superfícies de alumínio e o acabamento rústico e fosco da pintura nos espaços para os pés. 

A mistura contrastante proposital de superfícies estruturais e materiais de alta qualidade proporcionam um charme fora do comum ao MINI SuperleggeraTM Vision. 

Os assentos anatômicos esportivos são remanescentes das conquistas do MINI Motor Racing e são cobertos por couro preto de alta qualidade. 

Fiel ao lema “Esconder & Revelar” do MINI, as acentuações em ‘Misty Magenta’ proporcionam um elegante toque italiano ao estilo do MINI em pontos ocultos como as duas saídas de ar quente abaixo do painel de instrumentos e dentro da abertura das portas em seus elementos estruturais.

“Estamos encantados pela MINI querer estimular uma iniciativa independente e, especialmente, explorar o desenho italiano pela primeira vez”, disse Piero Mancardi, CEO da Touring Superleggera. 

E prosseguiu: “Este projeto também demonstra a atenção da MINI em preservar e nutrir as habilidades artesanais incorporadas na construção moderna de carrocerias”.

O MINI Superleggera™ Vision resume o potencial da “Carrozzeria” na indústria automotiva atual, mesclando a criatividade e a flexibilidade com rigor e respeito aos altos padrões. O resultado é um carro de beleza clássica que também é de última geração.

NISSAN COLOCA SIMULADOR DE DIREÇÃO PARA POPULAÇÃO TREINAR EM SITUAÇÕES DE CONDUÇÃO DIFÍCEIS. MOTORISTAS DE RESENDE TESTARAM SUAS HABILIDADES NESTE SÁBADO.

Resende – Com o objetivo de alertar a população para a necessidade de se reduzir o número de acidentes envolvendo automóveis, a Nissan do Brasil leva a Resende, no estado do Rio de Janeiro, um simulador de direção veicular. 

O equipamento está sendo usado em uma campanha interna de conscientização por um trânsito seguro nas unidades da empresa por todo o Brasil, mas a Nissan decidiu estender neste sábado, dia 31 de maio, a ação para a população da cidade da região sul fluminense, onde está instalado o seu Complexo Industrial, inaugurado em abril.

O equipamento
simula várias situações reais de trânsito no dia-a-dia, como, por exemplo, dirigir durante a noite, fazer baliza para estacionar, conduzir em dias chuvosos e com neblina, entre outros. 

A iniciativa, coordenada pelo Instituto Nissan, braço de responsabilidade social da Nissan, é fruto de uma parceria com a Superintendência de Transporte e Trânsito da Prefeitura Municipal de Resende. 

Levar o equipamento ao público é uma ação inspirada na campanha PARADA (Pacto Nacional pela Redução de Acidentes) do Ministério das Cidades e do Denatran, e do movimento internacional chamado Maio Amarelo, que promove diversas ações durante o mês.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.