Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 5 de junho de 2014

NOVO VOLVO XC90 COM TELAS TOUCHSCREEN EM VEZ DE BOTÕES INAUGURA DE FORMA MAIS COMPLETA O CONTROLE QUE OS VEÍCULOS NO FUTURO: O SIMPLES TOQUE NA TELA. O REVOLUCIONÁRIO SUV ALÉM DO ALTO NÍVEL DE SEGURANÇA PRÓPRIO DOS MODELOS DA FÁBRICA SUECA, CAUSARÁ UM CERTO FRISSON NO SETOR AUTOMOTIVO E SERÁ UM DIVISOR DA ATUALIDADE PARA O FUTURO, PROMESSA DA VOLVO.


Os designers e engenheiros por trás do Novo Volvo XC90, que será revelado em alguns meses, mudaram por completo o modo como os motoristas vão operar seus carros, eliminando o tradicional conjunto de botões no painel e substituindo-os por uma tela touchscreen, um head-up display, como um tablet, e controles ao alcance das mãos na direção.


O resultado disso é o sistema de controle mais moderno disponível no mercado, que é simples de usar, permitindo que os motoristas mantenham os olhos na pista, mesmo quando estiverem operando ou ajustando as funções do sistema.

Essa solução permite o uso mais inteligente do espaço interno e oferece uma gama de benefícios adicionais, como a integração de serviços conectados à nuvem, como o streaming de música e outras ferramentas, como o pioneiro aplicativo de pagamento de estacionamento integrado e a possibilidade de espelhar e usar dispositivos iOS da Apple diretamente na tela touchscreen.


“Conforme os carros forem se tornando cada vez mais conectados à internet, e ficando aptos a oferecer uma infinidade de serviços de entretenimento e funções, o modo como o motorista interage com os sistemas do veículo vão ganhando mais importância. É essencial que esses serviços preservem os níveis de segurança e sejam fáceis de operar e otimizados para as necessidades de condução”, explica Thomas M. Müller, vice-presidente de Engenharia Elétrica/Eletrônica e Propulsão Elétrica da Volvo Cars.

Os típicos controles disponíveis na maioria dos outros carros premium no mercado trazem 30 ou mais botões ao longo do painel, tornando desafiador para os motoristas localiza-los e opera-los, sem desviar a atenção do trânsito.

Compreensão intuitiva




A nova interface da Volvo, incorpora um sistema touchscreen de última geração, tanto em hardware como em software, que permite aos motoristas entenderem seu funcionamento de forma intuitiva, a localização dos controles e como operá-los.

“Uma interação suave, sem distrações foi a expressão guia para nossos designers e engenheiros. Os comandos são desenhados para que se mantenham os olhos na estrada e as mãos no volante pelo maior tempo possível”, explica Thomas Ingenlath, vice-presidente sênior de design da Volvo Cars.


O novo sistema de entretenimento é apenas um dos vários exemplos de como o Novo Volvo XC90 foi desenhado de acordo com as necessidades das pessoas que vão dirigi-lo.

Como o novo sistema funciona?
A tela touchscreen substitui a tradicional seleção de botões e controles no centro do painel. 



Esse dispositivo central interage com o painel de instrumentos digital adaptativo, na frente do motorista, enquanto as informações vitais são projetadas na parte inferior do para-brisa, por meio do sistema de head-up display. 


A interface também inclui controles no volante ao alcance dos dedos e um inovador sistema de acionamento por voz.

O compromisso da Volvo de trazer uma ótima experiência ao usuário se reflete na facilidade de usar a tela sensível ao toque, mesmo com luvas, graças à tecnologia de raios infravermelhos que fica sobre a tela sensível ao toque.


“Usar a tela é algo tão lógico que se tornará parte de sua memória rapidamente”, explica Peter Mertens, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Cars.

“Informação, navegação e conteúdo estão fáceis de operar e monitorar. Os controles do telefone, ícones dos aplicativos e controles de climatização estão localizados na parte inferior e são confortáveis de ler e tocar. Toda essa lógica é baseada em extensa pesquisa de uso e funcionalidade, e também com tecnologias de ponta.”


O layout da tela pode ser descrito como um grupo de blocos flexíveis, cada qual apresentando uma funcionalidade-chave. A navegação fica no topo, seguida pela função de áudio e vídeo e, depois, pelo telefone. Uma linha para notificações fica localizada abaixo desses blocos, enquanto os controles de climatização ficam na base da pilha.

Quando um desses blocos na tela se expande para ser usado, os outros são comprimidos, mas ainda ficam visíveis e acessíveis. Isso torna a tela sensível ao toque excepcionalmente amigável, sem a necessidade de ir até um menu principal para ficar trocando as funções.

“O painel de instrumentos digital adaptativo e o head-up display garantem que as informações mais relevantes estejam sempre disponíveis onde o motorista precisa”, explica Ingenlath.

Experiência de conexão completa

O Novo Volvo XC90 oferecerá aos consumidores uma experiência de conexão completa, graças à solução de nuvem, via Ericsson e o sistema de navegação da HERE, que proporciona a possibilidade de atualizar o conteúdo remotamente, simplificando toda a experiência a bordo do carro.

O Sensus inclui uma seleção de aplicativos baseados no sistema de nuvem, com o visual e a funcionalidade da marca. A seleção de serviços, que pode variar de mercado para mercado, inclui rádios de internet, navegação com atualização online, mecanismos de busca e pagamento automático de estacionamento, localização de restaurantes e destinos, streaming de música e muito mais.

“O XC90 não apenas lhe dirá que é hora de uma revisão, mas também sugerirá um agendamento em seu concessionário. O aplicativo de Agendamento de Serviço Online é o primeiro passo para tornar o serviço de concessionário totalmente integrado dentro do sistema”, explica Müller.


Integração perfeita com smartphones
O XC90 também é o primeiro Volvo a trazer o sistema Apple CarPlay, que oferece funções selecionadas e serviços familiares ao iPad, iPhone e iPod diretamente no carro, por meio da tela central sensível ao toque. Usuários da marca rapidamente vão reconhecer os ícones dos aplicativos básicos da Apple, como telefone, mensagens, música e navegação.

“A interface da Apple, limpa e intuitiva, é a perfeita combinação com o design escandinavo da Volvo e nosso foco em funcionalidade fluida”, finaliza Thomas Ingenlath.

Vídeos: https://www.media.volvocars.com/global/en-gb/media/pressreleases/146677/videos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.