Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 1 de junho de 2014

O MARATONISTA ESCOCÊS JOHN MACGURK DOOU À FUNDAÇÃO CAFÚ, EMBAIXADOR DA VOLKSWAGEN, 80 MIL EUROS. EVENTO CONTOU COM MEMBROS DO COMITÊ MUNDIAL DOS TRABALHADORES DA MONTADORA E DA ONG TERRE DES HOMMES, DA ALEMANHA.



O maratonista escocês John McGurk entregou cheque de 80 mil Euros à Fundação Cafu, fundada pelo ex-jogador de futebol e embaixador da Volkswagen Cafu, durante evento contou com representantes do Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen, da ONG terre des hommes e outros atletas

O Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen e a ONG terre des hommes – Alemanha, que promovem no Brasil o programa social “A Chance to Play – O Direito de Brincar” com suporte da Volkswagen, apoiam a Corrida da Solidariedade realizada pelo maratonista escocês John McGurk. 

A maratona internacional arrecadou 80 mil Euros, que foram doados hoje (30/5) à Fundação Cafu, uma entidade sem fins lucrativos fundada no Jardim Irene/Capão Redondo, em São Paulo, por Cafu, ex-jogador de futebol e embaixador da marca Volkswagen, com objetivo de combater a desigualdade social.

A entrega simbólica do cheque foi realizada por John McGurk durante evento no Centro de Treinamento da Volkswagen em São Paulo. “Em 2010, eu tive o primeiro contato com o programa ‘A Chance to Play – O Direito de Brincar’ e comecei essa parceria que nos trouxe hoje aqui para o Brasil. 
Faço corridas de longa duração há 23 anos angariando fundos para entidades que ajudam crianças. Mais de 1 milhão de Euros já foram arrecadados e doados. Para essa doação agora, de 80 mil Euros, foram dois anos de dedicação e mais de 500 quilômetros percorridos. A Fundação Cafu foi a escolha certa. Quando visitei a Fundação Cafu e vi o trabalho com as crianças do Jardim Irene, isso me impulsionou já que a organização da qual faço parte na Alemanha, a ‘Sportler 4 a Childrens World’ (Esportistas para o Mundo das Crianças), também tem como foco o trabalho com crianças por meio do esporte”, afirmou John McGurk.

Ao receber a doação, o ex-jogador e embaixador da marca Volkswagen Cafu declarou: “Angariar fundos é muito difícil e esse valor vai nos ajudar a dar sequência aos programas da Fundação Cafu que já existem há dez anos. São mais de 750 crianças assistidas pelo projeto”.

O evento também contou com a presença do vice-presidente do Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen, Valdir Freire Dias, o Chalita. 

“Ficamos muitos felizes com essa doação. O Cafu é um exemplo de caráter. O eterno capitão de nossa Seleção Brasileira se une a outro esportista em prol da solidariedade e do A Chance to Play – O Direito de Brincar”, ressaltou.

“A doação do maratonista John McGurk à Fundação Cafu é de fundamental importância para o desenvolvimento de projetos sociais ligados ao programa ‘A Chance to Play – O Direito de Brincar’ que têm o objetivo de promover a cidadania e uma cultura de paz, fazendo valer o direito de brincar. A doação internacional também confirma o prestígio que o programa ‘A Chance to Play – O Direito de Brincar’ conquistou em nível mundial”, afirmou Tuto Wehrle, coordenador do programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” e da ONG terre des hommes – Alemanha.
Corrida teve início em fábrica da Volkswagen na Alemanha e segue até a Fundação Cafu

A corrida foi iniciada por John McGurk, acompanhado de outros cinco atletas, na fábrica da Volkswagen na cidade de Osnabrück, na Alemanha; uma vez que parte das doações foi angariada junto a colaboradores da empresa. 

De lá, os seis atletas correram até Frankfurt. Após o trecho aéreo, os maratonistas estão concluindo na tarde de hoje (30/5) a Corrida da Solidariedade pelas ruas de São Paulo até a Fundação Cafu. 

Na instituição, eles serão recebidos por representantes de projetos sociais promovidos pelo “A Chance to Play – O Direito de Brincar” e também por crianças e adolescentes atendidos pelo programa.

O maratonista conseguiu arrecadar o valor por meio de seu programa “Sportler 4 a Childrens World” (Esportistas para o Mundo das Crianças). 

A doação será utilizada em iniciativas sociais da Fundação Cafu ligadas ao programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar”. Desde 2013, a Fundação Cafu conta com o apoio do “A Chance to Play – O Direito de Brincar” para promover oficinas de futebol socioeducativas.
“A Chance to Play – O Direito de Brincar” beneficiará 60 mil crianças e adolescentes no Brasil

O programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar”, promovido pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen e pela ONG Terre des Hommes – Alemanha, com apoio da Volkswagen, beneficiará cerca de 60 mil crianças e adolescentes no Brasil por meio de 12 projetos sociais que já estão sendo desenvolvidos no entorno das quatro fábricas da Volkswagen no País: São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP - fábrica de motores), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR). 

Os 12 projetos sociais utilizam o futebol e o ato de brincar como ferramentas de transformação social para promover educação, cidadania e uma cultura de paz. O programa lançou também o “Guia Prático para Criar Oportunidades Lúdicas e Efetivar o Direito de Brincar”, que está disponível gratuitamente na internet no 
www.a-chance-to-play.de/home/actp-brasil/o-guia-do-brincar.html.

Lançado no Brasil em janeiro de 2013, o “A Chance to Play – O Direito de Brincar” já beneficiou 23 mil crianças e adolescentes, que seguem participando dos 12 projetos sociais. 

O programa também capacitou 95 ONGs e 840 educadores, com apoio da Fundação Volkswagen – que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 34 anos, oferecendo projetos Educacionais e de Desenvolvimento Social – e do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) ao promover cursos, workshops, seminários e uma conferência. 

A capacitação sensibilizou os participantes sobre a importância do ‘direito de brincar’ e divulgou o uso de brincadeiras educativas como forma de promover a cidadania e a cultura de paz.

Esta é a segunda vez que o programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” é realizado; a primeira foi em 2010, na África do Sul, onde beneficiou cerca de 40 mil crianças e adolescentes. 

Campanhas de empregados da Volkswagen patrocinam o programa
O programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” é patrocinado pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen por meio de doações voluntárias dos empregados, realizadas em nível global. 

As arrecadações são feitas por campanhas internas promovidas pelos próprios empregados, como o programa mundial “Uma Hora para o Futuro”, por meio do qual os trabalhadores doam o valor equivalente a uma hora de trabalho no ano em favor de projetos sociais. 

Com isso, os trabalhadores da Volkswagen expressam sua participação solidária na luta pelos direitos da criança e do adolescente. 

Parcerias firmadas
Para viabilizar seus 12 projetos sociais no entorno das quatro fábricas da Volkswagen do Brasil, o programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” firmou parcerias com organizações que já eram reconhecidas por desenvolver trabalhos com crianças e adolescentes. 

O objetivo do “A Chance to Play” é oferecer condições para que essas entidades parceiras deem continuidade, permanentemente, aos projetos sociais iniciados em 2013, inclusive consolidando redes locais e influenciando políticas públicas. 

As entidades parceiras figuram entre as 95 ONGs que foram capacitadas com apoio da Fundação Volkswagen e do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).
Programa promoverá Mundial de Futebol de Rua no Brasil

O programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” promoverá o Mundial de Futebol de Rua no Brasil, de 1º a 12 de julho, em São Paulo (SP). O campeonato terá participação de ao menos 20 países e divulgará a metodologia socioeducativa do “Futebol de Rua”, que utiliza o esporte como ferramenta educativa e de promoção de uma cultura de paz.

O “Futebol de Rua” é um dos projetos que estão sendo promovidos pelo “A Chance to Play – O Direito de Brincar” no entorno das quatro fábricas da Volkswagen do Brasil. Para viabilizar o projeto, o “A Chance to Play” firmou parcerias com a instituição argentina Fundação Futebol e Desenvolvimento (FuDe), que é referência para a metodologia sociopedagógica do “Futebol de Rua”, e a ONG paulistana Ação Educativa. O Mundial de Futebol de Rua no Brasil conta com apoio da Prefeitura de São Paulo. 
Mais informações: www.mundialfutebolderua.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.