Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 1 de junho de 2014

BMW/MINI E O TOURING SUPERLEGGERA CRIARAM PARA O CONCORSO D'ELEGANZA VILLA D'ESTE 2014 UM ELEGANTE MINI CONCEITO ROADSTER.




Munique/Cernobbio - O BMW Group celebra a união entre o contemporâneo e o atemporal no Concorso d' Eleganza Villa d'Este 2014, com um modelo-conceito muito especial: o MINI SuperleggeraTM Vision. 



Esta interpretação exclusiva de um conversível de dois lugares foi criada pela MINI e pela Touring Superleggera, a casa de construção de carrocerias e design tradicional sediada em Milão. 

O MINI SuperleggeraTM Vision é, por um lado, um roadster clássico e ágil de dois assentos, expressando o estilo mais minimalista e emocional do automobilismo, e por outro lado, o seu sistema de transmissão elétrica dá ao carro uma dinâmica de condução distintamente moderna. 



Em colaboração com a MINI, a Touring SuperleggeraTM projetou e construiu um modelo único e elaborado artesanalmente, que combina a tradição da construção de carrocerias clássicas com autêntico estilo britânico da MINI, para criar um apelo estético atemporal.

Assunto MINI SuperleggeraTM Vision – beleza atemporal que combina tradição e modernidade.


Desenho britânico
O moderno desenho britânico encontra o toque italiano: o design icônico da MINI encontra uma beleza atlética e elegante, interpretada em estilo contemporâneo.

A construção de carroceria italiana clássica em folha de metal moldada manualmente dá ao MINI SuperleggeraTM Vision um apelo emocional único.

Tanto no interior quanto no exterior, a forma é reduzida ao máximo para alcançar um foco claro sobre a experiência de condução distinta.

O interior reflete a construção tradicional da carroceria em termos de materiais e estilo, combinado com os ícones do design interno da MINI.



Materiais de alta qualidade, tais como couro, alumínio e cromo preto, destacam a beleza do interior.

Adrian van Hooydonk, Vice-Presidente Sênior do BMW Group Design, comentou sobre o conceito: “A Touring Superleggera e a MINI têm muito em comum, ambas as empresas atribuem grande importância a sua história e isso é algo que define a forma com que se posicionam até hoje. Além disso, enfatizam o design icônico e as soluções distintas. Estes elementos são unidos no MINI SuperleggeraTM Vision para criar um automóvel elegante que interpreta um roadster britânico com a influência do estilo e a habilidade artesanal italiana”.


Design externo 
com sotaque italiano
"O MINI SuperleggeraTM Vision perpetua elegantemente o que o MINI clássico começou há 55 anos: a redução ao essencial. Seu design minimalista e energético encarna a essência dinâmica de um automóvel. Ao mesmo tempo, ele cria uma beleza emocional única combinando o passado e o futuro da indústria automotiva, ou seja, o artesanato tradicional da carrocerias e o estilo do design moderno. Foi um prazer para mim projetar um conceito como este" afirmou Anders Warming, diretor da MINI Design.


Beleza atemporal combinando tradição e modernidade

As proporções perfeitamente equilibradas indicam, à primeira vista, o que o motor elétrico do MINI SuperleggeraTM Vision tem a oferecer em termos de experiência de condução: o capô alongado, longa distância entre eixos e ressaltos curtos, transmitem o puro prazer de dirigir. 

Como em todos os MINI, as localização das rodas os extremos da carroceria, prometem um alto nível de agilidade. 

A célula do passageiro é ligeiramente recuada, ressaltando ainda mais a impressão dinâmica do carro. No geral, o MINI SuperleggeraTM Vision tem um aspecto esportivo, elegante e dinâmico.

A dianteira do MINI SuperleggeraTM Vision apresenta os ícones tradicionais do design da MINI: dois faróis circulares e uma grade hexagonal definem a parte frontal inconfundível, proporcionando uma interpretação contemporânea das características que tornaram-se firmemente estabelecidas ao longo das décadas. 

Há também elementos de carros esportivos clássicos marcantes, tal como a largura e os arcos da roda com curvas distintas, que fornecem à dianteira uma presença dinâmica. 

As listras de capô do MINI clássico são realizadas em relevo tridimensional e passam por acessórios de alumínio polido de alta qualidade. O capô embutido remete aos roadsters britânicos clássicos de tempos atrás.

Enquanto isso, o visual do reforço horizontal da grade do radiador adiciona um toque esportivo clássico. 

O fato de ser fechada é uma indicação discreta do motor elétrico do carro. As entradas de ar são circulares, dando à parte dianteira um toque distinto. 


Um divisor frontal plano feito de fibra de carbono fecha a frente do veículo, ressaltando assim a declaração esportiva do carro até o último detalhe.

Construção clássica do design da carroceria em uma interpretação inovadora.

O elemento surpreendente da visão lateral é o design característico do “Touring”. Ele incorpora tanto a sofisticação da construção do design da carroceria quanto aspectos estéticos mais clássicos. 

Envolvido por superfícies livres de emendas, ele desenha um vibrante e preciso movimento das rodas dianteiras ao longo da parte traseira. Isto reflete a notável habilidade artesanal com que ele foi construído e a duradoura experiência do Touring Superleggera™ no que diz respeito à construção da carroceria. Desde a sua fundação, a empresa sempre defendeu carrocerias bem feitas e leves de carros sport. 

Até os dias de hoje, o Touring Superleggera™ é construído com chapas de alumínio modeladas à mão fazendo uso das mais resistentes estruturas de chassi. 

O estilo de construção proporciona ao MINI Superleggera Vision uma forma estética que seria virtualmente impossível de se obter por meio de uma fabricação realizada por uma máquina.

“Tanto o MINI quanto o Touring se valem das suas proporções como um fator importante para o aspecto estético e compartilham os mesmos valores de essencialidade e inovação” diz Louis de Fabribeckers, diretor de Design do Touring Superleggera. 



“Neste modelo, todo o equipamento ou decoração desnecessária foi descartado, uma vez que o seu desempenho é aumentado por meio da leveza e eficiência da carroceria e do seu interior. O toque Italiano se revela através das suas proporções e da típica linha mediana", acrescentou o executivo.

Existem algumas poucas brechas na carroceria, uma vez que ela é construída com grandes chapas de metal. 

O acabamento da pintura externa desenvolvido especialmente, com um efeito líquido, representa um estilo tanto moderno como clássico. 

Ele sublinha o refinado toque Italiano do MINI Superleggera™ Vision. Os aros elaborados e os elegantes espelhos externos com um visual simplificado completados por uma base de espelho em alumínio polido adicionam uma acentuação exclusiva na lateral. 

Lembrando a parte dianteira, as discretas soleiras evidenciam o caráter esportivo do MINI SuperleggeraTM Vision.

O destaque da parte traseira são as luzes fora do comum: elaboradas na forma da bandeira britânica dividida em dois, elas combinam funcionalidade e simbolismo de uma maneira nunca visto antes. 

Nesse sentido elas expressam as raízes britânicas do MINI Superleggera™ Vision e ao mesmo tempo enfatizam a moderna tecnologia de LED como já foi vista no Novo MINI. 

Uma barra cromada demarca as luzes traseiras no centro da parte traseira, fazendo dessa área um ícone clássico de joalheria britânica.

Lembrando o exterior – o design interior.
O design interior e exterior do MINI SuperleggeraTM Vision se fundem como só uma coisa. Somente uma linha do ressalto em alumínio polido separa visualmente o exterior do interior. 

A borda cria uma aparência esportiva envolvente que perpetua de maneira consistente a clara elegância e as superfícies generosas do seu aspecto externo.

Quanto ao seu estilo, aparência e toque dos seus materiais, o design interior celebra a tradição e essência da construção clássica do design da carroceria. 

Ele reflete a forma com que o veículo foi criado: as principais características são as chapas de alumínio não tratadas e os elementos estruturais em forma de tubo - e eles são bastante visíveis no interior por meio de uma notável interpretação. Isso é mais impactante ainda no painel. 

Este foi criado a partir de uma única chapa de alumínio e foi deixado da maneira que a carroceria iria aparentar se não tivesse recebido uma pintura de acabamento. 

As grandes áreas não pintadas na superfície e o claramente visível design artesanal do painel se combinam e refletem a extrema habilidade artística dos construtores da carroceria. 

As portas e o volante Sporty de três raios também revelam o tradicional método de construção. 

Os elementos estruturais nas portas tomam a forma da Bandeira Britânica, discretamente indicando as origens Britânicas do MINI SuperleggeraTM Vision.

A parte central do painel de instrumentos exibe o estilo do design do MINI e foi estendido para o MINI SuperleggeraTM Vision incluindo assim um equipamento de controle sensível ao toque e dois instrumentos circulares com bordas de metal na lateral. 

Além do relógio analógico na extremidade direita, o segundo instrumento ativa a câmera que é integrada entre o banco do motorista e do passageiro. Ela tem como função capturar momentos inesquecíveis que podem vir a acontecer durante a condução.

Estilo clássico e moderno em equilíbrio – cor e design do material.Os clássicos materiais alumínio e couro em um estado não tratado define a estética do MINI SuperleggeraTM Vision no que diz respeito ao seu interior.

Os elementos estruturais nas portas e console central possuem acabamento preto cromado de alta qualidade, que só é interrompido pelas superfícies de alumínio e o acabamento rústico e fosco da pintura nos espaços para os pés. 

A mistura contrastante proposital de superfícies estruturais e materiais de alta qualidade proporcionam um charme fora do comum ao MINI SuperleggeraTM Vision. 

Os assentos anatômicos esportivos são remanescentes das conquistas do MINI Motor Racing e são cobertos por couro preto de alta qualidade. 

Fiel ao lema “Esconder & Revelar” do MINI, as acentuações em ‘Misty Magenta’ proporcionam um elegante toque italiano ao estilo do MINI em pontos ocultos como as duas saídas de ar quente abaixo do painel de instrumentos e dentro da abertura das portas em seus elementos estruturais.

“Estamos encantados pela MINI querer estimular uma iniciativa independente e, especialmente, explorar o desenho italiano pela primeira vez”, disse Piero Mancardi, CEO da Touring Superleggera. 

E prosseguiu: “Este projeto também demonstra a atenção da MINI em preservar e nutrir as habilidades artesanais incorporadas na construção moderna de carrocerias”.

O MINI Superleggera™ Vision resume o potencial da “Carrozzeria” na indústria automotiva atual, mesclando a criatividade e a flexibilidade com rigor e respeito aos altos padrões. O resultado é um carro de beleza clássica que também é de última geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.