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terça-feira, 7 de junho de 2016

A BELA CIDADE MINEIRA DE ARAXÁ, MAIS UMA VEZ FOI A CAPITAL MUNDIAL DO ANTIGOMOBILISMO, PELA 22ª VEZ. UM LINCOLN V12 CONVERSÍVEL DE 1936 FOI A ESTRELA DO EVENTO QUE JUNTOU OS MAIS IMPORTANTES EXEMPLARES DO PASSADO AUTOMOBILÍSTICO MUNDIAL. E EM MEIO A ESSE AMBIENTE ROMÂNTICO, ACREDITE SE QUISER: FORD TRANSFORMA AR POLUÍDO, CAPTURADO NA ATMOSFERA, EM BANCOS, CAPÔS E PEÇAS AUTOMOTIVAS. LIFAN ESTARÁ NO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE SÃO PAULO DE 10 A 20 DE NOVEMBRO. OUTRO CHINÊS, O JAC5 SERÁ MONTADO NO BRASIL EM NOVE MESES



Coluna nº 2.316 - 7 de Junho de 2016
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O bom e velho Araxá

País forma tradição com o Encontro Nacional de Veículos Antigos, sempre identificado com a cidade de Araxá, MG. 


22ª edição mostrou-o no caminho certo, apesar da economia em descenso e suas más consequências. 

Se presenças foram menores, houve adensamento de qualidade dentre os veículos mais expressivos. 

Na prática, gerou esforço para depurar, filtrar os eleitos aos prêmios principais. No topo da pirâmide da importância ficou o Lincoln V12 Conversível, de 1936. 

Pertencente ao colecionador mineiro Rúbio Fernal, é única unidade no Brasil, e rara no mundo, como motor grande, egresso da 

Recessão do fim da década de ’20. Levou o prêmio Roberto Lee, para o melhor automóvel no evento.

Outra característica foi a distribuição de mais de um prêmio a alguns participantes. Caso de Ailton Gracia, engenheiro com oficina por hobby para recuperar antigos de sua propriedade e de amigos. 

No caso, levou um par de Pumas GT 1967 – 125 construídos - com motor Vemag, idênticos em todos os detalhes. 

Idem, dupla de Jaguars 130 de 1952 e 1953; da coleção de Mercedes liderada por Nélson R. Gouvêa; de proprietários de Romi Isettas. 

A Coleção JORM, o colecionador José Luiz Gandini, o mesmo Rúbio Fernal foram outros pluri premiados.

Das curiosidades, Nash 1951 com carroceria Statesman não montada no Brasil e chamando atenção por artefato externo, como uma turbina, tocada com a passagem de ar, refrigerando o interior do automóvel. 

Alentada coleção de Porsches, de 356 aos últimos modelos, pelo colecionador Sérgio Magalhães, e raridades como Cord e Graham-Paige, marcas há algum tempo não vistas. 

E ativo grupo com Alfa Romeo. De JK a Alfa 2300, incluindo bateria de GTVs, Sprint Veloce, Spyder, e únicas Alfetta e 33.

Organizadores insistem em realizar leilão. Fazem bem, apesar da baixa liquidez - pouco mais de 20% dos veículos foi vendida, compreensível pela falta de tradição dos participantes, tanto para pedir quanto em lances titubeantes.

Neste ano, a Mercedes-Benz assumiu a cota de patrocínio anteriormente detida por mais de década pela Fiat. 

Induziu presença da marca, incluindo exemplar de seu Patent Wagen da série iniciada em 1886 – não é réplica, mas continuidade de produção -, fez test-drives, expôs veículos novos, e analisa a continuidade do apoio ao encontro de Araxá. 

Marca é dos principais patrocinadores do mais refinado evento do ramo nos EUA, o Pebble Beach Concours d’Élegance, abrindo a programação em famoso e disputado jantar tipo Who’s Who. 

‘Tás no jantar da Mercedes? És VVip – very, very important people. Não estás? Serás, no máximo, apenas milionário... 

Tem base e experiência para assumir a identificação com o movimento antigomobilista. 

E praticantes em casa: o CEO mundial da área de automóveis Mercedes, Dieter Zetsche e o da América Latina, Philipp Schiemer, são possuidores de MB 280 SL, os pequenos conversíveis da década de ’60, com teto elevado, apelidados mundialmente Pagoda.

Curiosidade, o prêmio extra denominado Pressão: grupamento feminino da família Gouvêa levou Ford Thunderbird ’56 e Lambreta da época, pintados em rosa – cores de época. 
Pressão feminina criou o prêmio. 

Outra, um barn find, verbete especializado para designar achados de galpão. No caso, os irmãos Marx levaram raro sobrevivente Lancia Astura 1938, carroceria especial por Batista Farina, há décadas localizado e guardado no galpão do pioneiro antigomobilista Ângelo Bonomi, passado há alguns anos. 

Tão impactante, foi dispensado de passar rodando para receber o prêmio, mudando a regra do evento. 

Quando pronto, rotula o especialista Rex Parker, será dos cinco mais importantes antigos no Brasil.

Grupamento de esportivos italianos – De Tomaso, Ferraris, Lamborghini – e insólitos, como um De Lorean.

Especialmente bem vindos, Og Pozolli e Pacifico Mascarenhas, pioneiros no criar e sedimentar o antigomobilismo. 

Composição do Pacifico tornou-se o hino oficial do VCC MG. Igualmente festejado Leo Steinbruch, que com seu irmão Fábio reuniram sólida coleção de antigos. Léo andava recluso desde o súbito passamento de Fábio.

Nacionais, poucos, incluindo a bateria de Romis, e premiados Alfa B indicada pelo Alfa Romeo Club; os Puma Vemag; Lumimari Malzoni, do brasiliense Renato Malcotti; Puma GTB 1977, com Flávio Cardoso; Ford Landau 1969, de Ricardo Kamil, e tão primoroso quanto raro Simca Jangada 1965, do paulistano Antônio Guedes, solitário representante da marca. 

Grande ausente, apesar de ter sido a mais vendida ao início dos anos ’60, e com grande leque de produtos, não havia um só Aero-Willys para relembrar a história. Apenas duas Rural.

E?
Em resumo, valeu a pena e deu mais um passo evolutivo. Mesmo não se pode dizer do item referente à reeleição para a Presidência da Federação Brasileira de Veículos Antigos. 

Sem cumprir o prometido programa de gestão, marcada por viagens e alegorias festivas inadequadas, contatos oficiais ociosos e sem resultados práticos. 

A omissão executiva na FBVA está minando a credibilidade do movimento antigomobilista nacional. 

Na prática, custa muito e nada entrega. Mas, talvez seja isto que o movimento dos automóveis antigos deseje.

Portentoso cenário, o Grande Hotel, em Araxá.


Imponente e raro, Lincoln V12 conversível de 1936, o melhor.

Raro e impecável, Simca Jangada.


Motores. Prêmio aos melhores
Iniciativa inglesa, o International Engine of The Year, é júri mundial de jornalistas especializados – no Brasil inclui o editor da Coluna. 

Lista os motores recém-lançados, ou os de performance, os promotores de vendas, os abridores de novos caminhos. 

Em suma, detentores de qualidades para alcançar o precioso carimbo promocional de melhor do ano.

Votos são depurados em etapas, nas diversas categorias, tanto por cilindrada quanto por qualidade ecológica, e ainda o Motor Internacional do Ano. Resultado foi apresentado dia 1.

Quem são
Ferrari passou o rodo com seu novo motor 3.9 V8, twin-turbo, 670 cv aplicado ao 488. Um desafio com foco ecológico para substituir o 4,5 aspirado. 

Ganhou como New Engine; Performance Engine; Motor entre 3.0 e 4.0; e o prêmio máximo, o International Engine of The Year 2016. 

Melhor sob aspecto ecológico, premiou a plataforma da Tesla, marca independente dos EUA. 

Grande argumento de sua ida ao mercado para vender ações e viabilizar a produção de 500 mil veículos de seu modelo 3 em 2018.

Aqui
Dentre os sagrados como melhores, o Ford 998 cm3, três cilindros, turbo, anunciado para equipar Fiestas em julho – e EcoSport após, foi indicado para a categoria Sub 1.0. 

No caminho de futuras aplicações no Brasil, o 1,2 tricilíndrico turbo PSA, próxima novidade em Peugeot 208 e Citroën C3 no Brasil.

Quem é Quem

Novo Motor
Ferrari 3,9 Twin Turbo V8
Motor Ecológico
Tesla Full Electric powertrain
Motor – Performance
Ferrari 3,9 Twin Turbo V8
Sub 1 litro
Ford 998 cm3 3 cilindros Ecoboost
1,0 – 1,4 litro
Peugeot 1,2 3 cilindros Turbo
1,5 – 1,8 litro
BMW 1,5 3 cilindros elétrico/gas
1,8 – 2,0 litros
AMG 2 litros turbo
2,0 – 2,5 litros
Audi 2,5 turbo
2,5 – 3,0 litros
Porsche 3,0 6 cilindros
3,0 – 4,0 litros
Ferrari 3,9 Twin Turbo V8
+ 4,0 litros
Ferrari 6,3 V12
International Engine of The Year 2016
Ferrari 3,9 Twin Turbo V8 
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Ferrari 3,9 dois turbos, 670 cv, Motor do Ano 

Roda-a-Roda

Recall – Toyota, Mazda, Nissan, Subaru, Mitsubishi, Fiat, Chrysler, Ferrari, Daimler (Mercedes), BMW chamam mínimos 12 milhões de veículos nos EUA para substituir almofadas de ar da japonesa Takata. 

Defeito pode estar no produto químico para disparar enchimento. Entre o pode e o estar, devasta a marca.

Consequência – Takata procura, desesperadamente, sócio, investidor, especulador, comprador, qualquer entrada de dólares para enfrentar os elevados custos de reposição. Não tem caixa para honrar a substituição.

Alfa – O início de produção e vendas da Alfa Giulia anima admiradores brasileiros da marca. Mas, tudo indica, demorará a chegar por aqui. 

Lélio Ramos, ex-diretor Comercial da Fiat – e corresponsável pela liderança da marca 13 anos – assumiu diretoria para importados.

Tempo – Focará aumentar participação de vendas de Maserati, Abarth e Alfa Romeo. Primeiros, mais fáceis. 

Há revendedor Maserati e os Abarth são produtos Fiat, utilizando mesma rede de distribuição.

Horizonte – Este é o ponto mais difícil da operação. Virá, diz sem definir prazo e, enigmaticamente, resumiu: Há planos – mas não há projeto. Ou seja, demora.

Diplomático – Como Coluna informou, Toyota apresentará novo Prius híbrido em Brasília. Insólito, fa-lo-á na Embaixada japonesa, enclave interessante.

Freio
– Com ambicioso projeto de substituir cinco produtos antigos por dois novos, e correndo em paralelo um pequeno SAV, codinome Júnior, ou Jipinho, como tratado no popular, administração da FCA deu-lhe meia-trava.

Questão – Problema não é pisar no freio, mas a intensidade frenante. Se errar a pressão pode ir à parada total – de difícil arrancar posterior. 

Aconteceu com projeto Volkswagen, o Taigun, adiado – e agora de impossível resgate.

Negócio – Mercedes-Benz do Brasil foi a Cuba ajustar venda de 199 sedãs C e E. Negócio demorado pela burocracia da ilha, tentando equilibrar a chegada ao capitalismo. 

Marca tem outro bom negócio lá: vende conjuntos de motores diesel e caixas de câmbio reformados para substituir os dos carros norte-americanos, maioria no trânsito, usados desde a década de ’50.

Salão – Lifan quebrou o Porquinho, sensibilizou direção chinesa, e irá ao Salão do Automóvel, 10 a 20 novembro. Fábrica no Uruguai continua fechada.

Tempo – Grupo Gandini deu um tempo nos processos de dinamização da implantação da marca Geely no Brasil. 

Mercado em queda, dólar a R$ 3,60, mantém-se representante, vendendo estoque remanescente, garantindo assistência técnica e garantia. Aguardará o futuro.

Continua? – Governo federal cancelou o termo de adesão da representação local da JAC ao programa Inovar Auto. Governo diz, falta de cumprimento. 

JAC informa, é projeto antigo, já desistido, e pediu mudanças e aguarda deferimento. Alega, terá o sino-baiano J5 aqui montados em nove meses.

Ecologia – Ford desenvolve plásticos e espumas sustentáveis para aplicar em seus veículos.

Curiosa é a matéria-prima utilizada para tais futuros bancos, capôs e peças automotivas: dióxido de carbono das emissões poluentes capturado na atmosfera. 

Tecnologia reduzirá poluição atmosférica já instalada, e, na base, o uso de petróleo para a produção de tais itens. Coisa formidável, quem diria, ar poluído seria insumo – e grátis.

Anúncio – Amortecedores Monroe festejam 100 Anos e ilustram anúncio com Ford Modelo T, sugerindo-o usuário das peças. Errou ou engana. 

Os T, feitos entre 1908 e 1927, não usaram amortecedores. Agências de propaganda, e empresas ao aprovar anúncios deveriam se preocupar com história – sua história.

Novela – Haja Coração, novela da TV Globo, 19h30, tem atores Malvino Salvador, Mariana Ximenes e Cléo Pires envolvidos com automobilismo. 

Fazenda, em Mogi das Cruzes, SP, para cenas fora de estrada com ASX RS e de velocidade no excelente autódromo Velo Citá com Lancer Evolution e RS, todos preparados dentro da fábrica da Mitsubishi, em Catalão.

Grupo – Chegando ao Brasil após renascimento nos EUA, motocicletas Indian querem agregar proprietários no IMRG, o Indian Motorcycle Riders Group, para interação, socialização, informações, passeios. 

Começa onde há concessionários da marca, MG, SP, RJ e SC. Tens e estás afim? Aqui: www.imrg.com.br

Temporada – Mitsubishi Lancer Cup, categoria com estes automóveis terá abertura dia 11, com provas no autódromo Velo Citá, em Mogi Guaçu, Interlagos, SP, fechando em Goiânia, GO, aos 15 de outubro. Autódromo de Brasília, quase retomando acabar pista, ficará fora.

Equilíbrio – A Cup tem modelo interessante. Todos os carros são da Mitsubishi, preparados pela Ralliart, sua área de corridas. Baseiam-se no Lancer Evolution, 340 cv, câmbio sequencial de competição.

Conforto - Piloto aluga o carro, logística e assistência antes, durante a após corrida. Quer dizer, coloca macacão, sapatilhas e capacete, preenche o cheque, baixa o pau na máquina e vai-se. Deixa carro e preocupações para trás.

Faixas - Tem três categorias por idade: Light, a pilotos jovens; RS, até 45 anos e RS Master, aos pós-garotões. 

Mais? lancercup@hpeautos.com.br e (19) 3019-1000.
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domingo, 5 de junho de 2016

MAIS UM CARRO ENTRA NA BRIGA, O CRUZE VEIO PARA FORTALECER O ESPAÇO QUE CONQUISTOU COM A VERSÃO ANTERIOR


Alta Roda 

Nº 891 —  5/6/16
Fernando Calmon
 
CRUZE ENTRA NA BRIGA

Segunda geração do Chevrolet Cruze sedã começa a ser vendida no final de junho, fabricado agora na Argentina e alinhado ao modelo homônimo produzido os EUA, dos quais quatro milhões de unidades já foram produzidas desde 2008. Sua versão hatch (que chega ao Brasil no segundo semestre) chama-se Astra na Europa e foi eleito Carro do Ano em 2016.

O salto tecnológico inclui uma carroceria de maiores dimensões – 6,2 cm mais comprida, 0,9 cm mais alta e entre-eixos 1,5 cm maior – de rigidez 25% aumentada e, ao mesmo tempo, 106 kg mais leve sem aplicação de alumínio em alta escala. Coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,30 melhorou 15%: até a terceira luz de freio no teto recebeu atenção especial. Um dos pontos de maior destaque, motor turboflex, único disponível, de 1,4 litro, alcança 153 cv a 5.200 rpm e 24,5 kgfm a 2.000 rpm (etanol) e dispõe de sistema desliga-liga suave e preciso.

Internamente, melhorou bastante o painel sem fugir da tradição do cockpit duplo dianteiro que estreou no Corvette, em 1953, e mantido como conceito. Surpreende não haver plásticos macios. A marca preferiu investir na costura francesa (duplo pesponte) dos bancos de couro e laterais de portas. E também no seu sistema multimídia de segunda geração com tela capacitiva de oito pol. e em um segundo mostrador de quatro pol. no centro do quadro de instrumentos. Entre as informações úteis, como pressão dos pneus, o motorista pode saber, em porcentagem, a vida útil restante do óleo do motor.

O sistema de concierge OnStar, de segunda geração, continua de série. Há possibilidade de carregamento de telefones inteligentes por indução (sem fios), restrito ao sistema Android. No pacote de itens de tecnologia destacam-se o assistente de permanência na faixa, alertas de colisão frontal (não freia de forma autônoma) e de ponto cego, sistema de estacionamento automático e farol alto inteligente.

Perfeito casamento do motor de torque elevado com o câmbio automático convencional de seis marchas, a direção precisa e suspensões muito bem acertadas estão entre as boas qualidades do Cruze. Bateria, por exemplo, foi deslocada para a parte traseira para melhor distribuição de peso entre os eixos dianteiro e traseiro. Interessante o reposicionamento dos espelhos retrovisores para melhora do campo visual especialmente favorável no uso urbano.

A fábrica informa aceleração de 0 a 100 km/h em 8,5 s e nota A em consumo pelo padrão Inmetro: 11,2 km/l e 14,0 km/l, cidade e estrada (gasolina), respectivamente; 7,6 km/l e 9,6 km/l (idem, etanol). Isso o projeta na melhor colocação entre sedãs médios-compactos.

Questão delicada é a dos preços: de R$ 89.990 a 107.450. Precisa ser avaliada dentro do cenário inflacionário de 10% ao ano, em primeiro lugar. Depois de quase uma década de reajuste abaixo do IPCA, a festa acabou. Desvalorização cambial trouxe impacto nos custos. Seria até maior, se o modelo não viesse da Argentina. Novos itens, antes inexistentes ou opcionais, são a forma de atrair compradores de maior poder aquisitivo.

A diferença de valor percebido sobre o ano-modelo 2016, segundo cálculos da GM, é de R$ 5.000, na versão LT e até R$ 14.000, na LTZ


RODA VIVA


FORD antecipou características do motor EcoBoost (agora sim, injeção direta e turbocompressor) que estreia no Fiesta em junho. Importado da Romênia, o 3-cilindros de 1 litro mantém a mesma potência de 125 cv e 20,4 kgfm de torque, imbatível nessa cilindrada. De início apenas a gasolina, será instalado na versão de topo com câmbio automatizado dupla embreagem 6-marchas.

GOL 2-portas acaba de receber o mesmo rejuvenescimento interno do restante da linha que elevou as vendas do modelo. Mercado de duas portas no Brasil hoje é pequeno. No caso do compacto da VW varia entre 5% e 10%, dependendo da compra de frotistas. Mas há vantagens: no preço de R$ 33.620 (menos 9,5% em relação ao 4-portas) e no peso (menos 28 kg).

PEUGEOT 208 comprovou, na prática, ser mesmo imbatível em consumo de combustível no uso rodoviário graças ao motor tricilíndrico de 1,2 L (aspereza um pouco além da esperada). Supera facilmente 17 km/l, a 100 km/h, com gasolina. Em cidade também leva vantagem, mesmo sendo um compacto completo (versão Allure). Desempenho bem próximo ao de 1,5 L.

LEITOR da Coluna, motociclista, lembra que tachões e sonorizadores ainda existentes, apesar de proibidos por lei, são grande risco para motos e scooters. Necessário ficar bem atento, pois uma queda pode ser fatal. Reclama, ainda, de ciclovias que cruzam ruas e avenidas: tinta logo se desgasta e a superfície fica extremamente escorregadia, quando molhada.

SERVIÇOS expressos de funilaria, também conhecido como lanternagem, estão aos poucos se ampliando. Começou em garagem do shopping Eldorado, de São Paulo. ChipsAway, de Pittsburgh (EUA), desenvolveu a técnica de reparo rápido de riscos e pequenos amassados em lataria e para-choque. Franqueada oferece dois anos de garantia, mas o dano requer avaliação prévia.

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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

FORD TEM DESTAQUES EM MAIO: FOCUS E FUSION SÃO LÍDERES DOS SEGMENTOS E KA FIGURA ENTRE OS MAIS VENDIDOS DO PAÍS

 
A Ford registrou resultados importantes com seus produtos em maio. O Focus Hatch e o Fusion reforçaram a sua liderança nos segmentos que são referência para os consumidores que buscam tecnologia automotiva, enquanto o Ka se consolida entre os mais vendidos do País, mesmo num cenário de grande volatilidade determinado por muitas ofertas no mercado.

O Focus foi o hatch médio mais vendido no período, com 31,1% de participação no varejo. Considerado um referencial em dirigibilidade, este modelo introduziu um novo conceito entre os carros médios, acelerando a oferta de novas tecnologias de desempenho e segurança. 


Entre elas, estão os motores 1.6 flex e 2.0 flex com injeção direta, controle de estabilidade e tração, até equipamentos semi-autônomos exclusivos como o assistente de frenagem autônomo, o estacionamento automático e os faróis bi-xenon inteligentes.





O Fusion ratificou seu domínio nos sedãs CD de luxo, com nada menos do que 82,4% das vendas. 

Ele é o único desse segmento com três opções de motores – 2.5 Flex, 2.0 EcoBoost e Hybrid, este último combinando motor a combustão e elétrico. 

O seu valor mais competitivo no mercado de luxo é comprovado pela lista ampla de equipamentos: seis airbags, cinto de segurança traseiro inflável, sistema de monitoramento de pontos cegos, auxiliar de manutenção na faixa, sistema de conectividade SYNC com tela de 8 polegadas e comandos de voz para áudio, ar-condicionado, telefone e navegação. 

Bancos de couro com ajuste elétrico e memória, farol com acendimento automático e abertura das portas por código são outros requintes. 





 
O Ka, no segmento muito “brigado” do mercado, figurou entre os três mais vendidos do País. 

Suas vendas concentram-se principalmente no varejo, oferecendo ao consumidor um compacto completo com uma fórmula adequada de preço, evitando que ele tenha de incorporar no valor final uma lista de opcionais. 

O Ka registou o volume de 6.366 unidades em maio. “Figurar com destaque nesses três competitivos segmentos mostra o nível de inovação da nova linha global da Ford. São veículos que combinam design, desempenho, tecnologia e conforto, com uma proposta de preço vantajosa dentro das respectivas faixas de mercado”, diz Antônio Baltar, gerente-geral de Vendas da Ford. 

“O desempenho desses produtos, associado com a boa presença de outros veículos da nossa linha, contribuiu para a Ford ser uma das marcas que avançaram no mercado em maio”, ressaltou.

sábado, 4 de junho de 2016

NOVO CRUZE COLOCA A CHEVROLET ENTRE AS MONTADORAS PREMIUM, TAMANHA A QUANTIDADE E A QUALIDADE DOS EQUIPAMENTOS QUE INCORPORA. O MOTOR É UM TURBO FLEX DE 153 CAVALOS E 24,5 KGFM DE FORÇA, QUE AUMENTA O DESEMPENHO E REDUZ O CONSUMO, NAS VERSÕES LT (LUXO) E LTZ (ALTO LUXO) O NOVO CRUZE CHEGA ÀS CONCESSIONÁRIAS NESTE MÊS DE JUNHO, COM PREÇOS ENTRE R$ 89.990 E R$ 107.450. AS VERSÕES LTZ HATCH OU SEDAN, CONTAM COM ALERTAS DE COLISÃO E DE PONTO CEGO, CORREÇÃO DE SAÍDA DE FAIXA E ASSISTÊNCIA EM MANOBRAS DE ESTACIONAMENTO, ENTRE MUITOS OUTROS EQUIPAMENTOS QUE O LEITOR PODE CONFIRMAR NO TEXTO COMPLETO


São Caetano do Sul – A Chevrolet apresenta o Novo Cruze, que chega como o carro de passeio mais surpreendente já comercializado pela marca no Brasil. 

Além de profundas mudanças visuais, estruturais e mecânicas, o modelo agrega um pacote tecnológico nunca antes ofertado em um sedã médio de produção regional.



A segunda geração do Cruze, aliás, começa a impressionar ainda parado. A silhueta tipo “cupê de quatro portas” e as linhas elegantes esculpidas na carroceria externam este conceito vanguardista do carro. 

O dinamismo também aparece nas proporções do sedã, que ficou ligeiramente maior.




Tudo isso para melhor aproveitamento do espaço da cabine, que ganha também sofisticação e uma extensa lista de equipamentos de conforto, conveniência e segurança, como o sistema de estacionamento automático e o assistente de permanência na faixa - caso ele perceba que o carro está saindo da pista involuntariamente, um sinal é emitido e a trajetória poderá ser corrigida automaticamente pelo veículo.

Outra novidade é o inédito motor com tecnologia Ecotec turbo com Stop/Start e injeção direta de combustível. 

Ele agrega o melhor dos dois mundos: elevada potência típica de esportivos com cilindrada superior, com um consumo similar ao de compactos 1.0.



Assim como o propulsor, a transmissão automática de seis velocidades também é a mesma utilizada no recém-lançado Novo Cruze norte-americano. 

Para o mercado brasileiro, no entanto, o conjunto foi aperfeiçoado para poder rodar com gasolina e etanol (flex), o que resultou ainda em um ganho de potência e torque.

Os 153 cavalos, os 24,5 kgfm de força e a boa posição de guiar tornam a condução extremamente prazerosa. 

Nota-se que o sedã está muito mais ágil, tanto em arrancadas como em retomadas de velocidade. 

O turbo auxilia nesta tarefa, colaborando igualmente para um maior silêncio a bordo.

Em relação à conectividade, ponto forte dos modelos Chevrolet, o Novo Cruze mostra por que continua sendo a vitrine tecnológica da marca. 



O multimídia é de última geração e traz Android Auto e Apple CarPlay, tela de oito polegadas de alta definição capacitiva, navegador embarcado e comando de voz.

O computador de bordo colorido no centro do quadro de instrumentos é outro capítulo à parte. 

Permite ao condutor configurar e monitorar as mais variadas funções do veículo, como a pressão de cada um dos pneus, níveis de uso do óleo e da bateria; enquanto um avançado sistema orienta a dirigir da forma mais econômica, mostrando inclusive a evolução recente neste quesito.

Para a versão 2017 do Cruze, o OnStar soma aos serviços de emergência, segurança, proteção patrimonial, concierge e conectividade a nova versão do aplicativo com o alerta de valet (o dono recebe uma mensagem caso o manobrista se distancie mais de 500 metros com o carro).




Exclusividade que estreia no OnStar do sedã é a orientação de navegação feita por meio de setas na tela do computador de bordo e comando de voz.

“O Novo Cruze sem dúvida irá impactar o mercado, pois eleva o patamar de qualidade, de performance e de estilo do segmento. Até porque o carro foi desenvolvido para atender um perfil crescente de clientes de sedã, o entusiasta por tecnologias inovadoras”, salienta Santiago Chamorro, presidente da General Motors.

Em relação à capacidade de inovação, o executivo compara o Novo Cruze a outros sedãs icônicos da Chevrolet, como a segunda geração do Vectra e o Omega.

O Novo Cruze chega em duas configurações de acabamento: LT (luxo) e LTZ (alto luxo). São seis opções de cores, entre elas quatro metálicas inéditas: Branco Abalone, Vermelho Edible Berries, Cinza Satin Steel e Preto Ouro Negro. O Branco Summit e o Prata Switchblade completam o catálogo.

O modelo está previsto para chegar às concessionárias Chevrolet a partir de junho, para demonstração e test-drive

No mês seguinte, começam as entregas aos primeiros consumidores. A garantia do veículo é de três anos.




Cupê de quatro portas
Modelo global de maior sucesso comercial da Chevrolet no mundo com mais de quatro milhões de unidades emplacadas, o Cruze 2017 traz para seu segmento um novo conceito arquitetônico de carroceria, com perfil dinâmico, otimizado e desenvolvido em túnel de vento.

A silhueta do veículo é marcada pela caída mais acentuada do teto em direção ao porta-malas, que tem tampa curta e alta como a linha de cintura do sedã. 

As rodas de alumínio de 17 polegadas e as linhas marcantes pelas formas musculares na lateral reforçam o caráter esportivo.

Influenciado pelos novos Chevrolet Impala e Malibu, demonstra a mais nova expressão global do DNA da marca, com os faróis e a grade superior integrados, porém sem abandonar o conceito “dual grille”, com entradas de ar bipartidas.




No para-choque frontal, destacam-se os apêndices aerodinâmicos, incluindo o spoiler integrado à base e as asas esculpidas que ressaltam os faróis auxiliares. 

Por todo conjunto ser marcado por linhas horizontais, a impressão é que o carro é mais largo e baixo.

A traseira alta reforça o ar imponente do sedã, e as lanternas lembram as do Camaro, pela disposição das lâmpadas e pela assinatura luminosa que cria à noite. 



Enquanto o para-choque é marcado por vincos e por defletores nas extremidades. No teto chama a atenção um discreto aerofólio que integra a terceira luz de freio.

O desenho da segunda geração do Cruze é resultado da inspiração dos projetistas e do resultado dos testes de otimização aerodinâmica feitos em modernos túneis de vento. Com isso, chegou-se ao coeficiente de arrasto de apenas Cx 0.30.

Em relação às proporções da carroceria, o Novo Cruze ficou 62 mm mais comprido, 9 mm mais alto e seu entre-eixos é 15 mm maior que o antecessor.




Interior mais aconchegante
Novas proporções e dimensões possibilitam um interior com mais espaço e conforto dos ocupantes.

O interior enfatiza a interação humana com a tecnología e conetividade. O redesenho dos painéis de instrumento e das portas, além da redistribuição dos consoles com porta-objetos contribuíram para um ambiente mais ergonômico e aconchegante.

O conceito “dual-cokpit” que separa bem a área do painel destinada ao motorista e ao carona foi mantido no modelo 2017, mas com um novo design.

A começar pela direção elétrica com regulagem de altura e profundidade. 



Multifuncional, o volante agora agrupa teclas na parte dianteira e traseira, permitindo um maior número de integrações com o veículo.

O quadro de instrumentos de fácil leitura traz os principais dados do veículo e pode vir com um computador de bordo de última geração. 

Conta com tela colorida de 4,2 polegadas e cinco modos de visualização: informações gerais do veículo, como pressão dos pneus, vida útil do óleo e distância do carro da frente; informações do sistema de áudio; informações do sistema de telefonia; informações sobre o sistema de navegação e um menu configurável que permite, por exemplo, exibir a velocidade de maneira digital.





O computador de bordo ainda possui a função ECO que auxilia o motorista a dirigir de maneira a privilegiar o menor consumo de combustível. 

É possível inclusive consultar o desempenho do carro neste quesito nos últimos 50 quilômetros percorridos.

Na parte superior central do painel está a mais nova geração do sistema multimídia da Chevrolet, o MyLink 2, com tela de oito polegadas capacitiva de alta definição, além de Android Auto e Apple CarPlay, que permitem maior integração com o smartphone do usuário. 

Comando de voz e navegação embarcada estão disponíveis.

O novo painel é também caracterizado pelo acabamento mais refinado, com materiais “soft touch” (macio ao toque) e cromados. 



O revestimento premium dos bancos e dos painéis das portas é igualmente inédito. Na versão LT a cor predominante é o preto, já na LTZ, o cinza impera.

Nos dois, um charmoso guia de LED azul agora emoldura os comandos do multimídia e do ar-condicionado digital, facilitando a localização das teclas principalmente à noite.

Em outro patamar

Herança da geração anterior, o Novo Cruze vem completo desde a versão mais acessível. 



Além dos itens comuns a modelos de sua categoria, o Chevrolet traz controle eletrônico de tração e de estabilidade, freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) e PBA (frenagem de emergência), direção elétrica, luz de condução diurna, controle de cruzeiro, abertura e fechamento dos vidros por controle remoto, tomada de 12V também para os ocupantes traseiros, revestimento premium dos bancos, OnStar e sistema isofix de fixação de cadeirinha infantil.

O assistente de partida em rampas, o sistema de monitoramento da pressão dos pneus, a câmera de ré, o sensor de estacionamento, o sistema de áudio de alta definição e o multimídia MyLink também passam a ser equipamentos de série a partir de então.

Já a versão topo de linha (LTZ) soma entre outros airbags laterais e de cortina, faróis com regulagem de altura e luz de condução diurna em LED, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, sensor crepuscular, abertura das portas por sensor de aproximação na chave e partida por botão no painel, acionamento da ignição por controle remoto, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, retrovisor interno eletrocrômico, multimídia MyLink com GPS integrado, acabamento da grade e das maçanetas externas em cromo, rodas escurecidas.

“A novidade para a versão LTZ do Novo Cruze é um pacote Hi-Tech jamais oferecido em veículos do segmento e que coloca o sedã médio da Chevrolet no mesmo patamar tecnológico de modelos premium importados de preço e categoria superiores”, explica Hermann Mankle, diretor de Marketing da Chevrolet.




O pacote se destaca pelos seguintes itens:- Assistente de permanência na faixa
- Alerta de colisão frontal
- Alerta de ponto cego
- Sistema de estacionamento automático
- Farol alto inteligente
- Carregador de celular sem fio
- Banco do motorista com ajustes elétricos

O assistente de permanência na faixa possui uma câmera na parte superior do para-brisas que “lê” as faixas da via e faz eventuais correções na trajetória do veículo, ao perceber que ele está saindo involuntariamente da pista.

O alerta de colisão frontal é um equipamento de segurança bastante útil no dia a dia. 

Por meio dele, o motorista estabelece eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente, podendo, por exemplo, ser alertado caso o outro automóvel sofra uma redução de velocidade repentina. 

Além de luzes vermelhas piscarem na base do para-brisa, um alarme soa pelos alto-falantes do carro.



O alerta de ponto cego auxilia o motorista em mudanças de faixa. Uma luz acende no retrovisor externo atentando da presença ou da aproximação de um outro automóvel ou de uma motocicleta em tráfego lateral.

O sistema de estacionamento automático ajuda o motorista a estacionar em vagas paralelas e perpendiculares. 

Radares e sensores espalhados pela carroceria identificam os obstáculos em volta e o volante esterça sozinho. 

Ao condutor, basta seguir as instruções no computador de bordo de quando acelerar e frear o veículo, por exemplo.

Já o sistema de iluminação inova com os faróis altos inteligentes, sistema que altera o facho de acordo com o tráfego para não ofuscar, por exemplo, a visão do motorista do veículo que vem em sentido contrário.




Outra inovação que chega com o Novo Cruze é compartimento no console central com tecnologia capaz de carregar o smartphone via indução eletromagnética. 

Basta colocar o telefone compatível com essa tecnologia neste espaço para que sua bateria seja recarregada sem a necessidade de fios.

Referência em dinâmica veicular
O Novo Cruze adota uma arquitetura inédita, 25% mais rígida em torção e 21% mais leve do que a do seu antecessor, com evoluções em segurança estrutural e dinâmica veicular.

Para isso, o sedã da Chevrolet ampliou a adoção de materiais mais nobres, como o alumínio e ligas de aço mais resistentes. Ao todo, a versão 2017 “emagreceu” quase 100 quilos.

De acordo com o engenheiro-chefe global do projeto, Ron Arnesen, a leveza do chassi explica o excelente comportamento dinâmico do modelo, projetado para ser prazeroso de dirigir e muito tecnológico.




Além do baixo peso, a plataforma do sedã da Chevrolet foi criteriosamente acertada para o gosto do consumidor brasileiro e às condições das vias locais, oferecendo uma excelente dirigibilidade sem comprometer o conforto a bordo.

A maior distância entre-eixos e novo posicionamento do eixo traseiro, mais próximo da carroceria, contribuíram para uma melhor dirigibilidade e balanço.

Foco em eficiência energética

O Cruze 2017 estreia o novo motor Ecotec 1.4 Turbo Flex de elevada potência. 

Apesar de desenvolver até 153 cavalos e 24,5 kgfm de torque, seu grande trunfo é o baixo consumo de combustível, similar ao de veículos equipados com propulsores 1.0.



Com baixa emissão de poluentes e nota “A” no selo de eficiência energética do Inmetro, o Novo Cruze percorre, de acordo com dados do instituto, com gasolina, 11,2 km/l na cidade, e 14 km/l na estrada; com etanol, 7,6 km/l e 9,6 km/l, respectivamente. Na média, é cerca de 30% mais econômico que o modelo de geração anterior.

Várias tecnologias contribuem para esses números. No motor, o turbocompressor, a injeção direta de combustível, o cabeçote com coletor de escape integrado, além de bloco e cárter também de alumínio, o comando variável de válvulas e o sistema Stop/Start, que desliga momentaneamente o motor enquanto o veículo para no semáforo, por exemplo. 

Já a plataforma contribui com menor massa, melhor aerodinâmica e tecnologias para redução do arrasto.

Essa modernidade se reflete ainda em boa agilidade no trânsito, tanto em arrancadas como em retomadas de velocidade e manobras de ultrapassagem, pois o motor turbo disponibiliza 90% do seu torque numa faixa plana entre 1.500 rpm e 5.000 rpm. Já a potência máxima ocorre entre 5.600 rpm e 6.000 rpm.

A transmissão automática de seis velocidades é de terceira geração, a mesma utilizada no Cruze norte-americano. 

Ela caracteriza-se pela suavidade e agilidade das trocas de marcha e é capaz de se adaptar ao modo de condução do condutor. Possui paralelamente sistema Active Select, que permite a troca manual por meio da alavanca do câmbio.




OnStar 
Assim como a linha de produtos da Chevrolet, o OnStar está em constante evolução. 

O Novo Cruze estreia o sistema de navegação com indicação por setas de direção no display do computador de bordo do painel. 

Outra novidade está no deslocamento dos comandos para um pequeno painel no teto, logo acima do retrovisor.

Exclusividade da marca Chevrolet no País, o OnStar é um sistema de telemática avançado que oferece ao motorista mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional.

Já incorpora o alerta de valet que debutou na Nova S10. Ao ativá-lo, o usuário recebe uma mensagem caso o manobrista se distancie de um raio de 500 metros com o carro. 

Em caso de concessão do veículo a um terceiro, é possível monitorar o deslocamento do automóvel e saber se ele ultrapassou o limite de velocidade predeterminado. Tudo através do aplicativo para smartphones.



O alerta de rodízio do OnStar também foi aperfeiçoado recentemente. Agora o motorista é avisado quando seu veículo se aproxima da zona de restrição ou quando se dá partida no veículo em local e horário restrito à circulação.

Outra comodidade incorporada é que pressionando o botão da esquerda do OnStar, o usuário consegue acionar, por comando de voz, serviços como os alertas de velocidade e o de valet, chamar o serviço de assistência mecânica ou ainda iniciar a navegação de algum destino cadastrado no aplicativo.

Pressionando o botão azul do OnStar, o motorista é conectado a uma central com atendimento humano que oferece serviços como pesquisas rápidas na internet, reservas e informações sobre situações de tráfego (vias alagadas ou bloqueadas).

Pode-se igualmente acionar o botão vermelho de emergência para solicitar assistência mecânica, elétrica ou médica.

A comunicação entre os ocupantes e o atendente do Centro de Atendimento ocorre por meio de uma linha celular exclusiva do veículo, que transmite a conversa pelos autofalantes e microfones do sistema “hands-free” do carro.

O OnStar também avisa quando o automóvel está sendo furtado ou envolveu-se em um acidente que resultou na deflagração dos airbags.




Isso acontece porque os sensores espalhados pela carroceria são capazes de detectar situações de anormalidade e alertam o Centro de Atendimento. 

Profissionais capacitados então fazem a análise da situação e solicitam, se necessário, o auxílio das autoridades competentes.

O OnStar também permite que o usuário comande funções do veículo por meio de um aplicativo para smartphone, como o travamento das portas.

Pelo app ainda é possível programar para receber notificações quando o veículo inicia uma nova movimentação, saber qual é a sua localização atual e ainda pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade predeterminado – recursos úteis principalmente quando o automóvel é cedido a terceiros.

O aplicativo é compatível com os sistemas Android e IOS e pode ser baixado na Play Store e agora também na Apple Store.

No Novo Cruze, a Chevrolet oferece como cortesia o serviço OnStar por 12 meses. O processo de habilitação pode ser iniciado na concessionária. 

Na sequência, o cliente recebe um e-mail para finalizar seu cadastro e dar seu aval para a ativação.

Preços sedan 
LT - R$ 89.990
LTZ mec. - R$ 96.990
LTZ aut.  R$ 107.450

quarta-feira, 1 de junho de 2016

A 8ª EDIÇÃO DA FEIRA AUTOPAR, UMA DAS MAIORES DO SETOR AUTOMOTIVO TERÁ A PRESENÇA DA TMD/COBREQ



Promovida de dois em dois anos em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, a 8ª edição da Feira Autopar acontecerá de 8 a 11 do mês corrente, no Expotrade Convention Center, já com mais de 500 marcas expositoras confirmadas. 

Entre elas, a Cobreq, da TMD Friction do Brasil (do grupo japonês Nisshinbo), marca que em outubro próximo comemorará 55 anos no mercado nacional com suas pastilhas e lonas de freio.

Durante a edição anterior, a Autopar recebeu cerca de 50 mil visitantes, também com grande número de estrangeiros, o que propiciou bons negócios com novos clientes, além dos já tradicionais, assim como novos ou tradicionais clientes do exterior. 

A exemplo das edições anteriores, ainda de grande relevância será a presença do público profissional - aplicadores, lojistas e distribuidores.

Na oportunidade, em seu estande de 50 m², a TMD já estará festejando com seus convidados os 55 anos da marca brasileira Cobreq, ao mesmo tempo em que vai expor aos visitantes seus conhecidos produtos para as linhas leve, pesada e de motocicletas, onde é referência de portfólio no mercado nacional de aftermarket.

A TMD também aproveitará o evento para informar a seus clientes como será sua nova fábrica em Salto – a 15 km da atual planta de Indaiatuba - a ser inaugurada no primeiro semestre de 2017 visando atender a demanda local e as exportações.

Para isso, a moderna planta, onde serão investidos R$ 142.000.000,00, terá 32.000 m² de área construída (a de Indaiatuba possui 18.000 m²), maior capacidade produtiva, e contará com equipamentos e ferramentais de última geração – sendo o maior investimento do Grupo Nisshinbo em outro continente.

terça-feira, 31 de maio de 2016

SUBARU VENCE AS 24 HORAS DE NÜRBURGRING, NA ALEMANHA, COM SEU PODEROSO WRX STI , NA CATEGORIA SP3T DE VEÍCULOS EQUIPADOS COM MOTOR TURBO ATÉ 2.0. ESTA FOI A QUARTA VEZ QUE O MESMO MODELO SOBE AO PÓDIO. O WRX STI NBR CHALLENGE 2016 FEZ 121 VOLTAS, PERCORRENDO 3.070 KM


O Subaru WRX STI NBR Challenge 2016, versão de competição desenvolvida a partir do modelo WRX STI pela Subaru Tecnica International (STI) – divisão esportiva da marca –, foi o grande vencedor na categoria SP3T da tradicional corrida 24 Horas de Nürburgring, realizada na Alemanha, entre os dias 26 e 29 de maio. 

Esta foi a quarta vez que WRX STI NBR subiu ao topo do pódio (2011, 2012, 2015 e 2016) nesta categoria em que competem veículos equipados com motor turbo até 2.0 litros.

Após a largada, os pilotos Carlo van Dam (Holanda), Marcel Lasée (Alemanha), Tim Schrick (Alemanha) e Hideki Yamauchi (Japão) assumiram a liderança e mantiveram um ritmo rápido e constante até cruzarem a linha de chegada. 

O Subaru WRX STI NBR Challenge 2016 venceu esta edição das 24 Horas de Nürburgring após 121 voltas na pista, o que equivalente a distância de 3.070 quilômetros percorridos no exigente traçado do circuito alemão.

Segundo Danilo Rodil, Diretor de Vendas e Rede da Subaru no Brasil, “as 24 Horas de Nürburging é um enorme e exigente campo de testes para o desenvolvimento constante dos modelos WRX e WRX STI, ícones de esportividade da marca. 

A vitória conquistada na edição deste ano demonstra, de maneira inquestionável, a alta performance desses esportivos. 

Além disso, esse resultado positivo exemplifica o potencial esportivo do sistema de tração integral All-Wheel Drive, em circuitos como o de Nürburgring, uma das pistas mais desafiadoras e perigosas do mundo”.

Subaru Tecnica International (STI)

A STI foi criada em 1988, para ser a divisão esportiva da Subaru. Em 1989, um Subaru Legacy de primeira geração preparado pela STI quebrou o recorde mundial de velocidade certificado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para o percurso de 100 mil quilômetros. 

A partir de então, a STI entrou no Campeonato Mundial de Rali, obtendo três títulos entre os construtores e três campeonatos com os pilotos Colin McRae, Richard Burns e Petter Solberg.

Atualmente, a STI compete na prova 24 Horas de Nürburgring, na Alemanha, onde venceu quatro vezes a sua categoria, em 2011, 2012, 2015 e 2016, e, também, na série Super GT, com o modelo Super GT, baseado no BRZ.

Subaru WRX STI

A grande legião de fãs da Subaru e apaixonados por velocidade encontrarão no WRX STI a adrenalina de um verdadeiro esportivo. Importado com exclusividade pela CAOA para o Brasil, esse sedã esportivo sintetiza o know-how e inovação da Subaru Tecnica Internacional (STI), divisão de alta performance da marca.

Equipado com motor Boxer turbo 2.5 litros, com Duplo Comando Ativo de Válvulas e 300 cv de potência; e câmbio manual de seis marchas, de engates rápidos e precisos; o WRX STI acelera de 0 a 100 km/h em, apenas, 5,2 segundos e atinge 255 km/h.

O WRX STI possui desenho moderno e marcante, que parece querer “devorar” o asfalto à sua frente. As rodas BBS de 18” e o imponente aerofólio traseiro reforçam sua jovialidade.

Em termos de segurança, aderência e prazer de condução, o modelo conta com: Subaru Intelligent Drive (SI DRIVE), que permite ao motorista optar entre três modos de condução; sistema de freios esportivos desenvolvido pela Brembo; tração integral Subaru Symmetrical All-Wheel Drive e diferencial central controlado pelo motorista.

HYUNDAI TEM EXPOSTOS TODOS OS SEUS MODELOS IMPORTADOS E NACIONAIS NA EXPOBENTO, QUE ACONTECERÁ DE 2 A 13 DE JUNHO EM BENTO GONÇALVES, INCLUSIVE O UTILITÁRIO HR


Em seu estande com 450 m² estarão expostos os modelos importados Hyundai i30, Elantra, Santa Fe e Grand Santa Fe, além dos veículos produzidos na CAOA Montadora, em Anápolis (GO): os SUVs Tucson Flex e ix35 Flex e o utilitário HR.

Além de conhecer de perto os veículos, os visitantes também poderão conferir no estande da Hyundai CAOA as condições especiais oferecidas exclusivamente para aquisição de veículos durante o evento. 

A equipe de vendas da CAOA estará disponível durante todo o evento para apresentar aos visitantes os atrativos e qualidades da linha Hyundai vendida no País.

A ExpoBento é um evento multisetorial de grande sucesso em uma das regiões mais importantes do Rio Grande do Sul, que reúne excelente público com altos índices de geração de negócios. 

Por isso, a CAOA acompanha de perto o potencial de vendas nesta região do País e tem trabalhado constantemente para a consolidação da marca, oferecendo produtos com qualidade, design e performance inquestionáveis, e também serviços de Pós-Venda que atendam às necessidades dos clientes.

Serviço
26ª ExpoBento - Feira da Indústria, Comércio e Serviços
Parque de Eventos - Bento Gonçalves-RS
02 a 13 de junho de 2016.
De segunda a sexta-feira das 18h às 22h30
Sábados e feriado das 10h às 22h30
Domingos das 10h às 21h.

Visite: www.caoa.com.br.

BMW MOTORRAD AGITARÁ CAMPOS DO JORDÃO NOS PRÓXIMOS DIAS 4 E 5 DE JUNHO. SHOWS MUSICAIS EXIBIÇÕES DE MOTOCICLETAS DA MARCA, PASSEIOS DE MOTO PELA REGIÃO E UM TORNEIO DE OFF-ROAD, ALÉM DE TEST-RIDES ABERTOS AO PÚBLICO LEVARÃO À BELA REGIÃO SERRANA PAULISTA 3.500 PESSOAS


Pelo quarto ano, a BMW Motorrad Brasil organiza o BMW Motorrad Days 2016, que ocorrerá nos dias 4 e 5 de junho, em Campos do Jordão, interior de São Paulo. 

Experiência única, o evento repetirá o formato da edição alemã, contando com uma série de atividades exclusivas para os aficionados por motociclismo, como shows musicais e exibições de motocicletas BMW Motorrad.

A expectativa é de que, neste ano, o encontro reúna cerca de 3.500 pessoas, que poderão participar de test-rides on e off-road, além do inédito GS Trophy Training, treinamento especial voltado para o principal torneio esportivo off-road promovido anualmente pela BMW Motorrad. 

O evento também inclui a organização de passeios de moto em grupos pela região e workshops sobre pilotagem.

“O objetivo do BMW Motorrad Days é proporcionar uma experência única, baseada no puro prazer de pilotar e na paixão pelas duas rodas. Em um ambiente descontraído, clientes e fãs de nossa marca podem vivenciar toda a emoção do motociclismo e também momentos junto à família, aproximando a BMW Motorrad de seu público e estabelecendo uma relação de sinergia e confiança“, comenta Federico Alvarez, diretor da BMW Motorrad Brasil.

Atrações para todos os gostosDurante os dois dias de eventos, bandas ao vivo e DJs animarão os participantes. E o local também estará repleto de Food Trucks, com diversas opções gastronômicas.

O Lounge Make Life a Ride contará com o espaço Johnnie Wash, especializado na customização de motos; um estande da Barbearia Corleone, que atenderá o público presente; o estúdio Tatto You, para os clientes que quiserem marcar para sempre a experiência; além de um pequeno museu, que contará a história da BMW Motorrad por meio de fotos e motos antigas. Haverá, ainda, uma oficina e uma loja exclusiva com produtos da marca.

As vendas dos ingressos estão disponíveis no site www.bmwmotorraddays.com.br a partir de hoje (14.04.2016). 

Nesta edição, os ingressos serão comercializados em diferentes lotes, com unidades limitadas. 

Os participantes terão a opção de comprar ingresso somente para um dia, ou para todo o fim de semana por um preço especial.

Ingresso para o sábado: R$ 130,00.

Ingresso para o domingo: R$ 130,00.

Ingresso para os dois dias: R$ 180,00.

Serviço:
BMW Motorrad Days 2016

Local: Fazenda Tarundu - Av. José A. Manso, 1515 - Campos do Jordão – SP

Data: 4 e 5 de junho – das 9h às 19h

Para informações sobre ingressos e lotes, acesse: www.bmwmotorraddays.com.br
Para mais informações sobre a BMW Motorrad Brasil acesse:

www.bmw-motorrad.com.br

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