Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Coluna Fernando Calmon




Coluna                     
Fernando Calmon 

Nº 1.104 — 2/7/20




STRADA SERÁ LÍDER
CADA VEZ MAIS



Picapes são veículos comerciais e, assim, costumam mudar pouco. A Fiat lidera há 20 anos o segmento e chegou a hora de evoluir inclusive em razão da legislação de segurança. E o fez com grande competência na segunda geração da Strada. 

Não é a primeira compacta com cabine dupla, quatro portas e cinco ocupantes (Duster Oroch é de 2015). No entanto, criou um veículo novo de para-choque a para-choque e pretende ampliar o seu uso em lazer de 5% para 25% das vendas.

Inspiração estilística na picape média Toro deu bom resultado. Dimensões principais tiveram poucas alterações. O espaço interno aumentou, em especial no banco traseiro, adequado para dois adultos e uma criança. As portas traseiras abrem-se num ótimo ângulo de 80°. Houve ganho no volume da caçamba (não tanto na cabine dupla) agora com tampa bem leve de manusear. O peso em ordem de marcha não aumentou e a carga útil subiu 20 kg.

A Nova Strada ganhou em ângulo de entrada e distância livre ao solo, o que faz diferença no uso para trabalho. Ergonomia melhorou e recebeu elementos do Uno e Mobi. Central multimídia de 7 pol. é a primeira que permite conexão sem fio com qualquer tipo de celular (iOS ou Android). 

Além do obrigatório controle de estabilidade há quatro airbags de série. Grande evolução na dirigibilidade e no desempenho graças à direção eletroassistida apenas quando utiliza o motor Firefly de 1,3 L e 109 cv (etanol). São 21 cv a mais que o veterano de 1,4 L, ainda oferecido nas versões de entrada com direção hidráulica.

Preços começam em R$ 63.590 para a cabine Plus (estendida) e vão a R$ 79.900, cabine dupla, que inclui faróis de LED. Para a Strada faltam apenas sete anos para se igualar ao Gol, modelo que permaneceu líder por mais tempo.

NIVUS AGITA SEGMENTO
DOS SUVS COMPACTOS


Um dos lançamentos mais aguardados do ano foi muito bem planejado. A VW o dividiu em várias etapas até a revelação do preço na semana passada. 

O Nivus traz apenas duas versões: Comfortline, R$ 85.890 e Highline, R$ 98.290. As três primeiras revisões (R$ 1.600) são grátis. Só há um pacote de opcionais para a Comfortline por R$ 3.520 (central multimídia VW Play, controle de velocidade adaptativo (ACC, em inglês), frenagem autônoma de emergência (AEB, em inglês) e volante em couro).

Primeiro SUV cupê compacto projetado no Brasil, o estilo é um dos pontos altos, inclusive bem diferente do seu irmão de segmento o T-Cross, a começar pelo número de janelas laterais: três contra duas. O T-Cross já andou disputando em alguns meses a liderança com o Renegade, líder ao longo de 2019.

O Nivus é um produto até certo ponto sofisticado. Pode ser guiado com alguma esportividade mesmo com o vão livre do solo aumentado em quase 3 cm em relação ao Polo que usa a mesma arquitetura. A posição ao volante não é tão alta como a do T-Cross e outros 13 concorrentes. Oferece porta-malas de 415 litros, volume próximo aos do HR-V, Kicks e Creta.

Com o motor turbo de 1 L e 128 cv (etanol), câmbio automático de 6 marchas e aceleração de 0 a 100 km/h em 10 s perde para o Tracker que tem 1,2 L e 133 cv. A VW, no entanto, deixará reservado o motor de 1,4 L e 150 cv para o T-Cross, o que faz todo sentido. Embora não seja o modelo de menor consumo, o tanque de 52 litros permite autonomia, pelo ciclo de aferição Inmetro, de 556 km (urbano) e 686 km (rodoviário) com gasolina.

A central multimídia VW Play é uma das melhores do mercado pelo tamanho (10,1 pol.), qualidade da tela e aplicativos incluídos. Conexão sem fio só para Apple CarPlay, Android Auto exige cabo.
O Nivus deve tirar mercado do T-Cross, mas a soma dos dois produtos talvez leve a VW a liderar o segmento.

ESTILO E PORTA-MALAS
DESTACAM-SE NO ARRIZO 6


Um sedã de silhueta no estilo fastback, coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,28 e maior porta-malas do segmento (570 litros). Assim é o Arrizo 6, da Caoa Chery, em versão única e completa por preço competitivo de R$ 108.750. 

À exceção do comprimento maior (4,67 m) e altura (irrisórios 6 mm de diferença), distância entre-eixos, largura, conjunto de motor (1,5 L turboflex de 150 cv, sem injeção direta) e câmbio CVT de 9 marchas são os mesmos do Arrizo 5, porém o novo modelo tem estilo bem atraente. Entre os concorrentes estão Corolla, Civic, Cruze e Jetta.

Destacam-se saídas de ar-condicionado horizontais bem largas e estreitas com comando eletrônico duplo, incluindo também o banco traseiro. Há duas portas USB dianteiras, uma traseira e tomada de 12 V. Sistema multimídia de 9 pol. tem conexão direta com Apple CarPlay, mas Android Auto exige programa de espelhamento. Câmeras com visão de 360° e indicador de fadiga são de série.

Manteve o freio de estacionamento elétrico e função de autoacionamento bastante útil no dia a dia. A coluna de direção tem regulagem de altura, mas não de distância. Diferença de peso de apenas 8 kg em relação ao Arrizo 5 garante o mesmo bom desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h em 9,98 s, de acordo com a fabricante.
_________________________________________________________________________________
www.fernandocalmon.com.br

Ford Edge ST com motor V6 2.7 EcoBost de 335 cv e quase 55 kgfm de torque e muita tecnologia




O Ford Edge ST é um utilitário esportivo premium que impressiona tanto pelo porte e esportividade quanto pela tecnologia embarcada. Para mostrar algumas curiosidades que ajudam a tornar esse veículo tão especial a Ford produziu este vídeo.

Primeiro SUV no mundo a ostentar a grife ST (Sport Technologies), da Ford Performance, o Edge ST foi projetado para combinar o melhor de dois mundos: o desempenho de um esportivo com o conforto, espaço e segurança de um utilitário.

Seu motor V6 2.7 EcoBoost, com duplo turbo, gera 335 cv de potência e 54,4 kgfm de torque, com tração inteligente nas quatro rodas e suspensão com ajuste ST. O câmbio automático de oito velocidades inclui o modo Sport (S), que além de tornar as respostas do acelerador mais afiadas permite que o ronco do motor seja ouvido na cabine – quebrando o incrível silêncio interno para aumentar a emoção.


Na parte de segurança, além de oito airbags e vários recursos de assistência ao motorista, o Edge ST traz uma câmera de visão 180° na grade dianteira. Muito útil na saída de garagens, ela traz tranquilidade especialmente para quem tem crianças pequenas e animais.

Na cabine, junto com a central multimídia SYNC 3 e o som premium da Bang & Olufsen, outro mimo é o carregador sem fio para celular. Basta apoiar o aparelho no console para não ter de se preocupar com o nível da bateria.


A tecnologia é voltada também para o conforto. O porta-malas do Edge ST tem um sensor que permite abrir e fechar a tampa sem usar as mãos, o “hands free liftgate”. Basta um movimento do pé sob o para-choque traseiro, de posse da chave com sensor, para abrir e fechar a tampa – uma grande ajuda quando se está com as mãos ocupadas com bagagem.

quarta-feira, 1 de julho de 2020

FCA se une ao FIEMG LAB para acelerar inovação - FCA é uma das indústrias madrinhas. Na primeira fase, serão selecionadas 50 startups




A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) anuncia parceria com o Fiemg Lab, hub de inovação aberta e aceleração de startups liderado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). A FCA é uma das indústrias madrinhas do programa, juntamente com outras indústrias de referência no Brasil e no mundo. A missão é contribuir com a transformação do futuro da indústria.

Além de disponibilizar know-how, informações estratégicas e recursos, a FCA participará ativamente no processo de aceleração, incluindo avaliação das startups, mentorias, aceleração de projeto interno, provas conceito e desafios de inovação aberta.

O edital de chamada para as startups participarem do programa será lançado no segundo semestre. Na primeira fase da aceleração, serão selecionadas 50 startups com soluções industriais, as chamadas indtechs. No total, são três etapas com duração de 12 meses. No cronograma de atividades da FCA, também está previsto o lançamento de dois desafios, com foco em Manufatura e Supply Chain.

Para Armando Carvalho, Head de Business Development da FCA para a América Latina, participar do Fiemg Lab é mais um passo importante para garantir a competitividade. “Inovar é questão de sobrevivência. Precisamos aproveitar a conexão com as startups para identificar novas oportunidades para nos tornarmos ainda mais eficientes, revisando práticas de gestão e produção”, afirma Carvalho.

Mariana Yazbeck, gerente do Fiemg Lab, ressalta que o programa busca acelerar tecnologias e negócios para transformar o futuro da indústria de Minas Gerais e do Brasil. "Ter a FCA, uma das maiores indústrias do mundo, como uma de nossas madrinhas, completa toda uma cadeia de valor, da mineração ao setor automotivo, gerando complementariedade e oportunidades extraordinárias de negócio", afirma.

No período de 2019-2020, correspondente à segunda jornada, o Fiemg Lab acelerou 50 startups, promoveu cerca de R$ 7 milhões em negócios e 89 implementações de tecnologias de startups na indústria. A expectativa é de que na terceira jornada, da qual a FCA faz parte juntamente com outras madrinhas, os resultados serão ainda mais impactantes.

FCA brilha no Estudo de Qualidade Inicial da J.D. Power nos EUA. Dodge é a primeira marca local a liderar esse ranking. Ram sobe para o 3º lugar com a força da linha renovada de produtos Auburn Hills (EUA) – A Dodge fez história com seu desempenho




Auburn Hills (EUA) – A Dodge fez história com seu desempenho no Estudo de Qualidade Inicial 2020 da J.D. Power (IQS na sigla em inglês). A marca empatou com outra empresa no primeiro lugar entre 31 concorrentes, tornando-se a primeira marca norte-americana a alcançar o topo no respeitado levantamento realizado há 34 anos nos Estados Unidos e que analisa o desempenho dos veículos durante os primeiros três meses de propriedade. A marca de desempenho da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) saltou sete posições em relação aos resultados do ano passado.

A marca Ram seguiu de perto, subindo para o terceiro lugar – um enorme salto em relação à 21ª colocação obtida em 2019. A principal causa foi a recente renovação da linha de picapes, como a nova geração da 1500 e a modernização da família Heavy Duty, da qual faz parte a 2500 vendida no Brasil.


Entre 75 fábricas nas Américas, a planta de Toluca, no México (onde é feito o Dodge Journey e o Jeep® Compass para a América do Norte), ganhou o Gold Award pela qualidade de manufatura. Por sua vez, a unidade de Belvidere, nos EUA (berço do Jeep Cherokee, conquistou o Bronze Award. Dessa forma, o desempenho geral da FCA subiu cinco posições, chegando ao quarto lugar entre as 15 empresas avaliadas pela J.D. Power.

É a primeira vez na história do estudo que a FCA superou a média da indústria. A J.D. Power usa como parâmetro o número de problemas relatados a cada 100 veículos. Com 153 ocorrências, a FCA teve 13 a menos que a média da indústria e 10 a menos que o concorrente mais próximo.

“Esses resultados refletem a atitude incansável e obstinada da nossa equipe”, disse Mark Champine, diretor de Qualidade da FCA para a América do Norte. “Nosso foco completo é o cliente e esses resultados reforçam que estamos atingindo o alvo. A equipe ficará inspirada e motivada para continuar a avançar.”


Para completar, a marca Jeep saltou seis posições no IQS, conquistando o 11º lugar – a melhor posição de todos os tempos no estudo anual, que analisa o desempenho dos veículos durante os primeiros três meses de propriedade.

Fiat Chrysler Automóveis (FCA) anuncia novo diretor de Manufatura para a América Latina e primeira mulher no comando de uma fábrica na região

O engenheiro italiano Pierluigi Astorino (38 anos) assumiu o cargo de diretor de Manufatura da Fiat Chrysler Automóveis para a América Latina. Ele deixa a função de Plant Manager do Polo Automotivo Jeep, em Pernambuco, que passa a ser comandado pela engenheira pernambucana Juliana Coelho (31 anos). 

A assunção de Astorino gerou mais uma movimentação no quadro diretivo da FCA. Ele sucede o também italiano Francesco Ciancia (foto ao lado), que retorna à Itália com a missão de liderar a manufatura dos brands Maserati e Alfa Romeo.

Pierluigi Astorino iniciou sua carreira no Grupo FCA em 2006, na planta de Mirafiori, Itália. Destacou-se como International Projects Leader, com desenvolvimento de projetos nas plantas do grupo nas quatro regiões do globo, e com tal expertise foi selecionado para compor o time do Projeto Pernambuco, sendo um dos responsáveis pela implementação e operação inicial da planta Jeep no Brasil por três anos. Após essa experiência, foi responsável pela Engenharia de Manufatura da FCA na América Latina e, em 2018, retornou a Pernambuco, dessa vez para ocupar o cargo de Plant Manager.


Agora, Astorino assume a liderança da Manufatura Latam com a missão de conduzir um novo ciclo que envolve novas versões de modelos já consagrados e o lançamento de produtos inéditos da Jeep e da Fiat. 

“O grande desafio é continuar com a trilha do desenvolvimento de nossos talentos, acreditar no potencial do nosso time e expandir a excelência da manufatura para todas as plantas na América Latina”, afirma. 

A meta é focar em capacitação, novas tecnologias e novos padrões, ampliando o alto nível de excelência da produção na região. “Vamos buscar o selo Ouro no World Class Manufacturing”, destaca, referindo-se ao WCM, sistema de produção de classe mundial adotado em todas as plantas da FCA no mundo.


Com a mudança, o Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE), passa a ser liderado por Juliana Coelho. Aos 30 anos, a engenheira assume o cargo de Plant Manager de uma das mais modernas fábricas da FCA no mundo. É a primeira vez que uma mulher assume o cargo na América Latina.

“Estou feliz em estrear esse novo ciclo na FCA, é um desafio e eu gosto de desafios”, afirma a pernambucana, que começou sua trajetória no mercado automobilístico dentro do grupo.

Juliana iniciou a carreira em 2013, como Especialista de Processo de Pintura, tendo passado por treinamentos on the job em fábricas da FCA na Itália e na Sérvia. Fez parte do primeiro time de funcionários do Polo Automotivo Jeep e desde então vem construindo uma carreira ascendente na empresa. 

Já exerceu os cargos de supervisora e gerente da Pintura e gerente da Montagem na Jeep, além de, mais recentemente, ter chefiado a área de VLM, responsável por novos desenvolvimentos na manufatura LATAM, no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG). 

“Cresci com o DNA Jeep e essa experiência no Vehicle Line Manufacturing LATAM me deu a oportunidade de entender melhor a região da América Latina, de adquirir uma bagagem interessante para essa nova etapa”.


Por onde passou, Juliana Coelho se destacou pelo conhecimento técnico e pela habilidade de liderar. Agora, tem como foco dar continuidade ao trabalho de aperfeiçoar ainda mais a produção da Jeep, que em 2019 conquistou a certificação Prata do World Class Manufacturing, se tornando a planta que alcançou esse nível em menor tempo de operação na América Latina. 

“O Polo Automotivo Jeep vem de um ciclo importante de aprimoramento em excelência em qualidade. Vamos continuar evoluindo dando ênfase ao desenvolvimento de produtos, a contínua melhoria de processos e investindo nas nossas pessoas, sem dúvidas um dos principais diferenciais da Jeep”.

Motos com até 2 anos de uso mostram leve tendência de alta nos preços praticados em maio. Avanço foi de 1,73% em média, enquanto os valores de motocicletas 0 km permaneceram estagnados entre abril e maio



São Paulo, 1º de julho de 2020 – O mercado de motocicletas experimentou uma notável recuperação em relação às transações de modelos usados em maio. Segundo a Fenabrave, entidade que representa as concessionárias, houve um aumento de 132% no período, possivelmente alavancado pela demanda por serviços de entrega sobre duas rodas. 

Neste contexto, a Kelley Blue Book Brasil, empresa especializada em precificação de veículos novos e usados, observou um movimento de tendência de alta nos preços praticados por motos com até dois anos de uso no mercado.

A primeira edição do Monitor de Variação de Preços KBB (MVP) para motos, produzido pelo Núcleo de Estudos da KBB Brasil, analisou 2.600 versões de motocicletas entre abril e maio, considerando todas as marcas, separadas por quatro segmentos de análise: por idade, por categoria, por marca e por modelos mais vendidos (conforme consta no conteúdo completo, disponível para leitura ao final do texto).

Nesta edição do MVP de motos, destacamos uma leve tendência de alta nos preços de motos com até 2 anos de uso, da ordem de 1,73% em média em maio. De todas as marcas analisadas pelo estudo, apenas a Shineray (-0,42%) e a Avelloz (-2,94%) tiveram depreciação no mês, enquanto marcas como Yamaha (2,57%), Harley-Davidson (2,94%), Dafra (3,97%) e Indian (5,26%) foram reajustadas acima da média.
Variação de preços de motos por idade
Faixa de idade
Abril/2020
Maio/2020
0 km
0,11%
0,10%
Seminovas (até 2 anos de uso)
-0,82%
1,73%
Usadas (de 3 a 10 anos de uso)
-0,54%
-1,27%


No caso dos modelos 0 km, praticamente não houve variação relevante de preços entre abril e maio. O fenômeno pode ser explicado pela Honda. Como a marca possui quase 80% de participação no mercado, o fato de ter estagnado seus preços de motocicletas novas certamente influenciou a média do mercado. 

Contudo, entre as marcas que alteraram os valores de 0 km, o grande destaque fica por conta da Yamaha, que demonstrou forte tendência de alta em abril (4,26%) e maio (1,59%). Modelos como Fazer 150, MT-03 e Nmax subiram 13,04%, 1,29% e 5,72%, respectivamente em maio.

No caso das motos usadas, entre 3 e 10 anos de uso, houve tendência de queda de preços em abril, com média de -0,54% de decréscimo, e depois, de maneira levemente mais acentuada, em maio, -1,27% de depreciação média. 

Pelo lado das que valorizaram entre as usadas em maio, Bull Motors (com aumento de 15,91%), Jonny (com 11,19%) e Dafra (4,36%) se destacam. Já entre as marcas que depreciaram além da média em maio, estão Honda (queda de -1,72%), Haojue (-3,96%), BMW (-2,60%) e Ducati (-2,19%).

Finalizando a nossa análise do mês de maio, a Kelley Blue Book Brasil ratifica o seu compromisso com seus clientes, parceiros e consumidores de estar atenta a todas as movimentações do mercado automotivo brasileiro. Baixe o anexo do MVP de motos de maio completo.

Chevrolet lança loja pop-up digital de seminovos. Aberto durante o mês de julho, o site traz todos os seminovos da rede de concessionárias com condições especiais e garantia de até dois anos



São Caetano do Sul - A Chevrolet lançou o primeiro site integrado da sua área de seminovos multimarcas: www.chevroletseminovos.com.br. O site que estará no ar até o dia 31 de julho concentra todas as oportunidades de compra de seminovos disponíveis na rede de concessionárias da marca e ainda traz condições de pagamento especiais.

"Não é só o cliente interessado em zero quilômetro que está mais digital. Neste momento notamos uma procura do nosso público buscando seminovos que também quer comprar online, por isso trouxemos o conceito de loja pop-up para o digital. Serão 30 dias de condições imperdíveis para quem está de olho nos seminovos com a garantia da Rede Chevrolet", destaca o diretor Executivo de Marketing da Chevrolet, Hermann Mahnke. 


"Nosso objetivo é oferecer veículos com procedência e certificação, tudo sem burocracia, com a documentação feita de maneira digital pelas concessionárias Chevrolet", complementa o executivo.

Entre as vantagens de comprar no site estão a garantia de até dois anos (seguro de proteção mecânica), planos sem entrada e taxas especiais a partir de 0,99%.

São unidades com baixa quilometragem, inspecionadas e revisadas por profissionais capacitados da rede Chevrolet, o que garante a qualidade e segurança desses carros.

Para comprar o seu seminovo da rede Chevrolet é fácil: basta acessar o site http://www.chevroletseminovos.com.br, encontrar o seu carro e iniciar a negociação com a concessionária. Todas as formas de contato estarão disponíveis no site.

MINI 9X Hatchback: uma peça de museu




São Paulo, 30 de junho de 2020 – Inspirado pelo sucesso da sua criação, o clássico MINI, o engenheiro Alec Issigonis estava determinado a explorar ainda mais o princípio do uso criativo do espaço. Sua motivação foi fundamental para o desenvolvimento do protótipo MINI 9X Hatchback, que Issigonis apresentou em 1969 como um possível sucessor de sua criação clássica. 

Embora este veículo fosse mais curto que o original, na verdade, ele proporcionava ainda mais espaço no interior, juntamente com uma estrutura de carroceria e tecnologia de motor mais moderna. No entanto, este em particular não estava destinado a ser produzido em série.

O MINI Clubman veio com um front end completamente remodelado e, com isso, o clássico MINI teve o privilégio de ser prestigiado por mais três décadas. Hoje, o protótipo MINI 9X Hatchback está no British Motor Museum em Gaydon, 65 quilômetros ao norte da fábrica da MINI em Oxford.

O design do MINI Clubman se manteve atemporal. O modelo de quatro portas atualizou o seu design único e marcante com a nova linguagem visual da fabricante para a geração atual, que tem como destaque o MINI John Cooper Works Clubman All 4, lançado no Brasil em novembro de 2019. 

Na dianteira, os tradicionais faróis arredondados são agora em LED Adaptativos, com luzes de condução diurna na cor cristal. O logotipo John Cooper Works está posicionado no canto esquerdo da grade frontal separada por um friso vermelho e os para-choques e capô ganharam novo desenho das tomadas de ar. 

Na traseira, a tampa do porta-malas com abertura lateral divide as lanternas que receberam a disposição internas de luzes remetendo à bandeira do Reino Unido.  

Para mais informações sobre a MINI do Brasil, acesse:
www.mini.com.br 

Para acessar o Instagram oficial MINI Classic:

www.instagram.com/official_miniclassic

Gramado Summit terá batalha entre startups. Vencedora receberá aporte financeiro de até R$ 150 mil




Considerada a maior conferência de inovação e tecnologia do país, a Gramado Summit promoverá um concurso voltado para startups na edição de 2020 - que ocorre de 30 de setembro a 02 de outubro. A vencedora da competição receberá um aporte de até R$ 150 mil da Venture Capital, Bossa Nova Investimentos. 
As inscrições para participar abrem no dia 30 de junho e seguem abertas até 30 de agosto. Para concorrer, basta ser expositora do evento, estar em estágio pré-seed (avaliação de R$100 mil a R$300 mil), ter um modelo de negócio B2B ou B2C, além de ter os produtos/serviços validados e em operação há, pelo menos, um ano. As interessadas devem encaminhar seu pitch deck por meio de formulário disponibilizado no site da Gramado Summit.


As dez startups selecionadas para participar da etapa presencial do concurso serão anunciadas no dia 15 de setembro, nas redes sociais da Summit. Durante os três dias de evento, as selecionadas participarão de uma peneira com avaliação do corpo de jurados da Bossa Nova Investimentos.
As três finalistas apresentarão seu pitch para o público no último dia de Gramado Summit, no palco principal do evento. Mais informações podem ser conferidas no regulamento, disponível no site. 
Este é o quarto ano de Gramado Summit e, também, o quarto ano de batalha de startups. Conforme explica o CEO do evento, Marcus Rossi (foto ao lado), um dos grandes propósitos do evento é dar visibilidade para ideias disruptivas e inovadoras. “Queremos colocar em evidência soluções que contribuirão para transformarmos o mundo em um lugar melhor. Nós crescemos, mas não deixamos de lado a nossa essência de empoderar o pequeno”, salienta.
Sobre a Gramado Summit
A Gramado Summit ocorre de 30 de setembro a 2 de outubro, no Expogramado, e terá a participação de mais de 140 palestrantes, cerca de 150 expositores e 4 mil visitantes. Com isso, o evento será mola propulsora para a retomada econômica do setor.

Elevator Pitch
O outro concurso organizado pelo evento é uma etapa classificatória da competição Elevator Pitch, realizado pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá. As inscrições podem ser realizadas pelo site https://ccbc.org.br/inscricao-sp-elevator-pitch-gramado/, até 14 de agosto. O processo de seleção será realizado por meio dos dados obtidos no formulário de inscrição.
Os critérios se baseiam em quatro itens: time, produto/serviço, tração e escalabilidade. As selecionadas serão anunciadas no dia 21 de agosto e deverão apresentar seus pitches presenciais durante a Gramado Summit 2020. 
A premiação da vencedora será a participação de um representante da startup em um programa de imersão no ecossistema canadense, que pode variar de duas a três semanas, além da passagem e hospedagem no Canadá. 
O regulamento pode ser conferido aqui.

Abastecimento, gestão de combustível e controle da frota em uma única solução




A nova solução da Gilbarco Veeder-Root para o segmento industrial, Prime Fleet SaaS, conta com todos os recursos inteligentes da linha de bombas industriais Prime Fleet e agrega a nova plataforma de gestão de dados de abastecimento FuelOnet Pro, resultando numa solução completa de controle integrado de frotas.

Prime Fleet SaaS é uma combinação única de soluções de abastecimento e gestão de combustível para frotas. Desenvolvida para maximizar a eficiência e reduzir os custos operacionais, oferece agilidade no abastecimento de veículos e proporciona total controle da frota aos gestores, através da geração de dados precisos e disponíveis em tempo real.

Sua instalação é prática, com reduzido custo de obras de infraestrutura, proporcionando uma ilha de abastecimento limpa e livre para facilitar a movimentação operacional.
A solução inclui a plataforma de gestão de dados de abastecimento FuelOnet Pro. 

Hospedada em nuvem, com informações completas sobre o fluxo de abastecimento, permite identificar facilmente as perdas do processo de abastecimento de combustível, tendências operacionais, além de permitir diversas formas de identificação da frota, entre elas, a identificação automática de veículos por RFID. 

Este recurso proporciona economia com despesas de combustível, reduzindo o risco de fraude e perdas no processo de abastecimento, garantindo que somente veículos autorizados sejam abastecidos.  

Para maior segurança dos gestores, a plataforma de gestão de abastecimento FuelOnet Pro possui um potente motor de alarmes que são emitidos de maneira automática, a partir da detecção de abastecimentos irregulares, ou qualquer outro padrão anormal de operação.

Além das funções de automação, a bomba Prime Fleet SaaS conta com todos os benefícios das bombas industriais da linha Prime. Sua estrutura de alumínio anodizado com acabamento de pintura eletrostática a pó, assegura a durabilidade do equipamento, mesmo em ambientes severos. 

Seus teclados são de alta resistência para predeterminação e configuração, simplificando o acesso para manutenção e operação do equipamento.

Prime Fleet SaaS está disponível em diversas vazões e configurações para adaptar-se à necessidade de cada tipo de empreendimento. As versões simples, dupla e dual oferecem vazões de 50 a 140 LPM e a versão simples oferece, também, vazões de 200 a 400 LPM.

terça-feira, 30 de junho de 2020

“Eu quero aprender com Zonta" diz o jovem Bruno Baptista na Stock Car 2020





Mesmo sendo a maior revelação da última temporada da Stock Car, quando até conquistou uma vitória e passou a ser o quarto piloto mais jovem a vencer em toda a história da categoria, com 22 anos, o paulista Bruno Baptista adianta que correr na mesma equipe de um ex-piloto de Fórmula 1, o paranaense Ricardo Zonta, vai ser muito importante para a sua evolução na principal disputa do automobilismo brasileiro.

“Eu quero apreender com o Zonta, que já chegou a correr ao lado de um grande campeão mundial de F1, o Jacques Villeneuve. Inclusive, pelo que pude ver mais recentemente, descobri que ele foi três vezes mais rápido em treinos oficiais do que o canadense. Na temporada de 2000, quando defenderam a Bar Honda, o Zonta obteve o sexto lugar em três provas quando o melhor resultado de Villeneuve foi o quarto lugar em quatro GPs”, afirma Bruno, enquanto aguarda o sinal verde da categoria para abertura desta temporada, atrasada pelo momento de Coronavírus e estado de quarentena em partes distintas do país.


Disputando a sua terceira temporada na Stock, com apenas 23 anos, Bruno irá defender novamente a RCM Racing, equipe paranaense que vai contar pela primeira vez com a larga experiência de Zonta no automobilismo e na categoria, conforme explica Bruno.

“Além de ter largado em 36 GPs de F-1 e ser um dos 20 pilotos brasileiros que marcaram pontos na principal categoria do automobilismo mundial, o Zonta já fez mais de 10 temporadas de Stock, o que certamente ajudará bastante no desenvolvimento do novo Toyota Corolla que teremos neste campeonato brasileiro. Para se ter uma melhor ideia do que eu estou falando, basta lembrar que quando ele fez a sua estreia na F1, no dia 06 de março de 99, no GP da Austrália, eu estava para completar apenas 2 anos de idade, no dia 24 daquele mês”, afirma Bruno.

Apesar da maior experiência de Zonta, na temporada passada o jovem Bruno Baptista terminou o campeonato na frente do paranaense. Ficou em 9º lugar contra o 12º obtido pelo ex-piloto de F1.

“O resultado final do meu campeonato só mostra que eu estou melhorando cada vez mais ao lado de grandes pilotos numa difícil categoria. No primeiro ano, em 2018, corri ao lado do Lucas Di Grassi, campeão mundial de Fórmula E. No ano passado, fui companheiro do Max Wilson, campeão da Stock de 2010. Com certeza, sem dúvida, passo a ter muito mais responsabilidade em enfrentar companheiros de elevado nível dentro da mesma equipe, porém, se souber aproveitar, poderei um dia chegar ao mesmo nível dos principais pilotos do país”, finaliza Bruno Baptista, da equipe Toyota RCM Racing, que neste ano tem o apoio das empresas Webmotors, HERO, Pro Automotive, Loctite e NGK do Brasil.



VW abre hoje lote extra de 1.000 unidades do VW Nivus também com vantagens especiais



São Bernardo do Campo, 29 de junho de 2020 - A Volkswagen do Brasil disponibilizou hoje, a partir das 16 horas (horário de Brasília), 1.000 unidades adicionais para a pré-reserva exclusiva do VW Nivus na sua rede de concessionárias

Os benefícios continuam os mesmos que no primeiro lote da pré-venda: um ano de seguro gratuito pela Porto Seguro (independente do perfil do segurado); um ano de mensalidade do tag Sem Parar e um ano do aplicativo de audiobook 12 Minutos. 

Além destas vantagens, a Volkswagen Financial Services mantém a condição especial que permite que o cliente fique um ano sem pagar parcelas (carência de 12 meses para início dos pagamentos, 35 parcelas regulares e uma parcela final de 30%, com taxa de 1,09%). 

"Ficamos muito felizes com o resultado da pré-venda, que alcançou 1.200 unidades do VW Nivus comercializadas em poucas horas. Em função deste sucesso, decidimos estender os benefícios em um lote extra para que mais clientes pudessem desfrutar destas vantagens", enfatiza Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.


O volume adicional estará disponível na rede de concessionárias Volkswagen, onde os clientes poderão fazer a aquisição das versões Highline e Comfortline do VW Nivus com os benefícios mencionados acima. 

Para concretizar a pré-reserva, cada concessionário cobrará um valor de entrada a ser definido de loja para loja. A compra do modelo é realizada por meio do DDX (Digital Dealer eXperience) ou Experiência de Concessionária Digital, ou seja, utilizando a tecnologia de realidade aumentada com novas funções para este lançamento, como a visualização de acessórios, o que permite uma experiência ainda mais completa para o cliente.

Vale reforçar que os clientes que já efetuaram a reserva do VW Nivus de sexta-feira (26/06/2020) até hoje às 15h59, ou seja, fora do primeiro lote da pré-venda, também terão direito aos benefícios igualmente anunciados.


O VW Nivus inaugura um novo segmento no mercado, com um design inovador, que mistura elementos de SUV e linhas de cupê esportivo. Ele é o 1º "smart car" da América Latina com suas duas telas de 10 polegadas com Active Info Display e o novo infotainment VW Play. Além disso, o modelo inova com itens de segmento premium, como ACC (Adaptive Cruise Control), Frenagem de emergência, motor TSI e faróis de LED.


Para mais detalhes sobre o produto e suas versões, clique aqui.


segunda-feira, 29 de junho de 2020

Sompo Seguros lança serviços que agilizam entrega após conserto e indenização de perda total do veículo sem o cliente sair de casa




Sompo Car Delivery e Documento Expresso são as novidades que chegam para integrar lançamentos recentes que incluem atendimento via WhatsApp, vistorias via celular, análise personalizada de sinistro em caso de perda total e reparo de danos elétricos em eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos em local e horário da escolha do cliente, entre outros

A Sompo Seguros S.A, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo, acaba de incrementar duas novidades que têm o objetivo de garantir mais comodidade ao segurado Sompo Auto ao mesmo tempo em que contribui com as medidas preventivas de distanciamento social. 

Os novos Sompo Car Delivery (serviço de entrega de veículo após o conserto) e Documento Expresso (retirada de documentação para processo de sinistro), são duas facilidades que agilizam o atendimento ao segurado e a conclusão de processos de sinistro em situações de dano parcial ou de indenização integral (perda total) de veículo.

Como Funciona
Para casos de dano parcial em veículos leves ou pick ups, os segurados que optarem por realizar os reparos em Oficinas Referenciadas da Sompo Seguro em todo o Brasil, contam com o Sompo Car Delivery

Neste serviço, após finalizar o reparo, a oficina referenciada entrega o veículo no endereço de preferência do cliente (num perímetro de até 30 km da oficina) com todos os cuidados necessários, garantindo mais segurança e proteção nesse período de pandemia.

Já para casos de sinistro de Indenização Integral (perda total), o Documento Expresso é o serviço por meio do qual um portador retira os documentos originais do veículo na casa do segurado para viabilizar o processo de análise e indenização do segurado. 

Isso confere mais agilidade no procedimento, além de evitar eventuais extravios que possam acontecer por outros meios de remessa de documento. O serviço está inicialmente disponível para os segurados da cidade de São Paulo (SP).

“A Sompo Seguros busca implementar novas soluções de serviços que tenham alto valor agregado para nossos clientes”, afirma Andreia Paterniani, diretora de Sinistros da Sompo Seguros. “Além de estreitar o relacionamento com corretores de seguros e segurados, todo o investimento em inovação e serviços diferenciados de sinistros já lançados trouxe muito mais segurança durante esse período de pandemia. Por isso, continuamos atentos às necessidades e bem-estar dos segurados”, completa.

Processos ágeis e serviços diferenciados
O Sompo Car Delivey e o Documento Expresso são os mais recentes lançamentos de uma série de investimentos da Sompo Seguros em tecnologia e inovação para disponibilizar serviços que garantam mais comodidade e agilidade nos processos de sinistros. Conheça alguns deles:

Portal de Sinistro
Novo Portal de Sinistro com funcionalidades voltadas aos ramos Automóvel e Ramos Elementares Massificados (seguros Empresarial, Residencial e Condomínio). Totalmente responsivo, pode ser acessado via computador, tablet ou smartphone para abertura de sinistros, com possibilidade de abrir mais de um sinistro para terceiros; acompanhamento do andamento do processo de sinistro por meio de uma timeline atualizada em tempo real e acesso a todas as informações do processo (correspondências e SMS enviados, liberação de reparos, demonstrativos de indenização, orçamentos, pedidos de entrega de peças etc.).

Também é possível efetuar download e upload de documentos, além de agendamentos de vistoria e escolha da oficina referenciada tanto para o segurado quanto para o terceiro, inclusive em casos de sinistros de seguro Empresarial, Residencial ou Condomínio com cobertura de Responsabilidade Civil por danos a veículos.

Atendimento WhatsApp
A análise, regulação e liquidação dos sinistros de Automóvel e Ramos Elementares (Residencial, Condomínio, Empresarial, Empresarial PME, Equipamentos entre outros), de baixa complexidade, podem ser feitos totalmente via WhatsApp. Após abertura de sinistro, os processos selecionados são acompanhados por um analista que irá orientar o cliente a enviar os documentos e imagens do veículo e/ou bens avariados pelo aplicativo WhatsApp para constatação dos danos e para a regulação, análise e liquidação. Ou seja, o processo completo até chegar na sua solução, a indenização.

Vistoria na Palma da Mão
As vistorias de sinistros de baixa complexidade dos seguros Automóvel, Residencial, Condomínio e Empresarial podem ser feitas pelo próprio cliente, de seu aparelho celular. Na comunicação do sinistro à Central de Atendimento ou Portal (do Segurado ou do Corretor), a Sompo Seguros envia um SMS para o celular registrado no Aviso de Sinistro com o link que direciona a uma página com as orientações para envio de fotos e documentos do sinistro. Após o recebimento das fotos e toda a documentação necessária, é feita a regulação (análise) para a conclusão e liquidação (indenização) em até 48 horas úteis.

Análise Assistida de Sinistro Auto
Para garantir mais agilidade, em caso de sinistro de Indenização Integral (Perda Total) no ramo Automóvel, um analista entra em contato direto com o cliente enquanto acompanha todos os procedimentos até o final do processo. Por meio desse serviço de atendimento personalizado, já foi alcançada uma redução de 35% no prazo de análise de sinistros de perda total para clientes Sompo Auto.

Reparo Fácil

Sobre a SOMPO Seguros S.A
A Sompo Seguros S.A. é uma empresa da Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo. Resultado da integração das operações da Marítima Seguros, companhia fundada em Santos em 1943, e da Yasuda Seguros, fundada no Brasil em 1959; a companhia atua nas áreas de Seguros Corporativos (Auto Frotas, Empresariais, Riscos Nomeados e Operacionais, Transportes, Engenharia, Responsabilidade Civil, Garantia, Agrícola, Penhor Rural e Benfeitorias, Vida em Grupo, Acidentes Pessoais Coletivo, entre vários outros) e Pessoais (Auto, Residencial e Acidentes Pessoais); bem como na área de Seguro Saúde. Atualmente a empresa conta com filiais em todas as regiões brasileiras.

O Grupo Sompo tem sua origem no Japão, atua há 130 anos no mercado de seguros e hoje conta com subsidiárias nos cinco continentes. No Japão, disponibiliza uma vasta gama de seguros nas áreas de Ramos Elementares, Vida e Acidentes Pessoais, além de outros produtos financeiros e serviços a fim de propiciar incremento na segurança, saúde e bem-estar dos clientes.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.