Coluna
Fernando Calmon
Nº 1.104 — 2/7/20
STRADA SERÁ LÍDER
CADA VEZ MAIS
Picapes são veículos comerciais e, assim, costumam mudar
pouco. A Fiat lidera há 20 anos o segmento e chegou a hora de evoluir inclusive
em razão da legislação de segurança. E o fez com grande competência na segunda
geração da Strada.
Não é a primeira compacta com cabine dupla, quatro portas e
cinco ocupantes (Duster Oroch é de 2015). No entanto, criou um veículo novo de
para-choque a para-choque e pretende ampliar o seu uso em lazer de 5% para 25%
das vendas.
Inspiração estilística na picape média Toro deu bom
resultado. Dimensões principais tiveram poucas alterações. O espaço interno
aumentou, em especial no banco traseiro, adequado para dois adultos e uma
criança. As portas traseiras abrem-se num ótimo ângulo de 80°. Houve ganho no
volume da caçamba (não tanto na cabine dupla) agora com tampa bem leve de
manusear. O peso em ordem de marcha não aumentou e a carga útil subiu 20 kg.
A Nova Strada ganhou em ângulo de entrada e distância livre
ao solo, o que faz diferença no uso para trabalho. Ergonomia melhorou e recebeu
elementos do Uno e Mobi. Central multimídia de 7 pol. é a primeira que permite
conexão sem fio com qualquer tipo de celular (iOS ou Android).
Além do
obrigatório controle de estabilidade há quatro airbags de série. Grande
evolução na dirigibilidade e no desempenho graças à direção eletroassistida apenas
quando utiliza o motor Firefly de 1,3 L e 109 cv (etanol). São 21 cv a mais que
o veterano de 1,4 L, ainda oferecido nas versões de entrada com direção
hidráulica.
Preços começam em R$ 63.590 para a cabine Plus (estendida) e
vão a R$ 79.900, cabine dupla, que inclui faróis de LED. Para a Strada faltam apenas
sete anos para se igualar ao Gol, modelo que permaneceu líder por mais tempo.
NIVUS AGITA SEGMENTO
DOS SUVS COMPACTOS
Um dos lançamentos mais aguardados do ano foi muito bem
planejado. A VW o dividiu em várias etapas até a revelação do preço na semana
passada.
O Nivus traz apenas duas versões: Comfortline, R$ 85.890 e Highline, R$
98.290. As três primeiras revisões (R$ 1.600) são grátis. Só há um pacote de
opcionais para a Comfortline por R$ 3.520 (central multimídia VW Play, controle
de velocidade adaptativo (ACC, em inglês), frenagem autônoma de emergência (AEB,
em inglês) e volante em couro).
Primeiro SUV cupê compacto projetado no Brasil, o estilo é
um dos pontos altos, inclusive bem diferente do seu irmão de segmento o
T-Cross, a começar pelo número de janelas laterais: três contra duas. O T-Cross
já andou disputando em alguns meses a liderança com o Renegade, líder ao longo
de 2019.
O Nivus é um produto até certo ponto sofisticado. Pode ser
guiado com alguma esportividade mesmo com o vão livre do solo aumentado em
quase 3 cm em relação ao Polo que usa a mesma arquitetura. A posição ao volante
não é tão alta como a do T-Cross e outros 13 concorrentes. Oferece porta-malas de
415 litros, volume próximo aos do HR-V, Kicks e Creta.
Com o motor turbo de 1 L e 128 cv (etanol), câmbio
automático de 6 marchas e aceleração de 0 a 100 km/h em 10 s perde para o Tracker
que tem 1,2 L e 133 cv. A VW, no entanto, deixará reservado o motor de 1,4 L e 150
cv para o T-Cross, o que faz todo sentido. Embora não seja o modelo de menor
consumo, o tanque de 52 litros permite autonomia, pelo ciclo de aferição Inmetro,
de 556 km (urbano) e 686 km (rodoviário) com gasolina.
A central multimídia VW Play é uma das melhores do mercado
pelo tamanho (10,1 pol.), qualidade da tela e aplicativos incluídos. Conexão
sem fio só para Apple CarPlay, Android Auto exige cabo.
O Nivus deve tirar mercado do T-Cross, mas a soma dos dois
produtos talvez leve a VW a liderar o segmento.
ESTILO E PORTA-MALAS
DESTACAM-SE NO ARRIZO
6
Um sedã de silhueta no estilo fastback, coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,28 e maior porta-malas
do segmento (570 litros). Assim é o Arrizo 6, da Caoa Chery, em versão única e
completa por preço competitivo de R$ 108.750.
À exceção do comprimento maior (4,67
m) e altura (irrisórios 6 mm de diferença), distância entre-eixos, largura, conjunto
de motor (1,5 L turboflex de 150 cv, sem injeção direta) e câmbio CVT de 9
marchas são os mesmos do Arrizo 5, porém o novo modelo tem estilo bem atraente.
Entre os concorrentes estão Corolla, Civic, Cruze e Jetta.
Destacam-se saídas de ar-condicionado horizontais bem largas
e estreitas com comando eletrônico duplo, incluindo também o banco traseiro. Há
duas portas USB dianteiras, uma traseira e tomada de 12 V. Sistema multimídia
de 9 pol. tem conexão direta com Apple CarPlay, mas Android Auto exige programa
de espelhamento. Câmeras com visão de 360° e indicador de fadiga são de série.
Manteve o freio de estacionamento elétrico e função de
autoacionamento bastante útil no dia a dia. A coluna de direção tem regulagem
de altura, mas não de distância. Diferença de peso de apenas 8 kg em relação ao
Arrizo 5 garante o mesmo bom desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h em 9,98 s,
de acordo com a fabricante.
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