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quinta-feira, 25 de março de 2021

Campanha “Aventura Garantida” apresenta linha Jeep Authentic Accessories, Garantia Adicional e Proteção de Pneus da marca - Campanha mostra algumas das mais de 260 opções de Jeep Authentic Accessories para customização, além dos serviços dos Pacotes de Serviços Jeep. - Filmes exibem esportes que os Jeepeiros amam como surfe, escalada e mountain bike

 


Surfe, escalada e mountain bike são alguns dos esportes que reforçam o espírito Jeep, que se apoia nos quatro pilares da marca: aventura, liberdade, paixão e autenticidade. Para serem praticados, é preciso tomar certos cuidados, como usar os equipamentos corretos e ter a orientação de especialistas que auxiliem na prática. Com um veículo Jeep, não é diferente. Este é o insight para a nova campanha da Jeep com a Mopar, marca de pós-vendas da Jeep, Fiat, Ram, Chrysler e Dodge. Criada em parceria com a agência Fbiz, a campanha digital “Aventura Garantida” mostra a importância de procurar especialistas e serviços de qualidade para deixar o seu veículo pronto para a hora de praticar seu esporte favorito. São três filmes com versões de 15” e 30”, abordando diferentes universos que os Jeepeiros amam. Os vídeos já estão disponíveis no canal oficial da marca no YouTube.

“Um surfista pode deixar a sua prancha mais personalizada, um cliclista precisa de sua bike sempre preparada e o aventureiro de escalada precisa sempre estar com o seu equipamento seguro. Na hora de cuidar dos equipamentos que utilizam para esses esportes, os praticantes buscam por proteção, especialistas no assunto e serviços de qualidade. Para cuidar de um modelo Jeep, o ‘equipamento de aventura de trilhas’, a lógica não deve ser diferente. A linha de Jeep Authentic Accessories traz inúmeras opções para deixar seu carro mais parecido com o seu tipo de aventura, além de mais bem cuidado para curtir o off-road com mais segurança”, afirma Malu Antonio, gerente de Marketing e Comunicação da Stellantis para a região da América Latina.

De maneira dinâmica e com a comunicação que conversa diretamente com o público, o primeiro filme da campanha mostra as facilidades que um amante do surfe pode equipar o seu Jeep. No segundo vídeo, entra a turma que curte levar a bike para a trilha, mas sempre se preocupando proteção, por isso há relação com o serviço de Garantia Adicional da marca. Já o terceiro, aborda a aventura da escalada correlacionando com a Proteção de Pneus Jeep.

“Todo surfista tem o seu shaper de confiança. Todo ciclista conhece um profissional que cuida da sua bike como se fosse dele. E, claro que, para cuidar do seu Jeep, o principal vetor de todas essas aventuras, não poderia ser diferente. Até porque ninguém entende mais desse assunto do que quem faz os próprios Jeeps e seus acessórios. Por isso, para um assunto tão importante para a categoria - o pós venda - mostramos que o espírito Jeep está em todos os momentos: antes, durante e depois das aventuras dos seus donos. E por isso trouxemos esse paralelo direto entre os nossos produtos – desde acessórios originais até garantias adicionais – e a alma de qualquer aventureiro”, conta Fabiano Pinel, Diretor de Criação na F.biz.

No total, são mais de 260 opções Jeep Authentic Accessories para customizar e deixar o Jeep do seu jeito, além da segurança, cuidado e proteção por mais tempo com a Garantia Adicional e a Proteção de Pneus. As instalações do Jeep Authentic Accessories devem ser realizadas em uma das mais de 200 concessionárias Jeep de todo o país, que também fornecem todos os serviços de pós-vendas. 

A Garantia Adicional Jeep oferece planos de 12 ou 24 meses adicionados à garantia de fábrica de três anos. A extensão da garantia de fábrica é oferecida através do parceiro Assurant, que traz 2 tipos de cobertura: ampla ou motor e câmbio.

Já o serviço de Proteção de Pneus, exclusivo para a Jeep e Fiat, garante a substituição de até dois pneus por evento em até duas ocasiões no ano nos casos de danos e avarias. Ele não é renovável e deve ser adquirido apenas antes da retirada do veículo na concessionária pelo cliente no momento da aquisição do carro. Para este serviço, o parceiro é a Chubb, a maior seguradora de propriedade e responsabilidade civil de capital aberto do mundo, com presença em mais de 54 países e territórios.

Em uma estratégia totalmente digital, após cada divulgação dos vídeos da campanha, um influenciador domina os Stories da Jeep e dá mais informações sobre o assunto. A primeira foi a surfista e campeã brasileira Julia Santos (@juliasantos1) e os outros contaram com a atleta de aventura Shubi Guimarães (@shubiguima).

Os vídeos já estão disponíveis:

Jeep Authentic Accessorieshttps://www.youtube.com/watch?v=MI_reXc7srE

Garantia Adicional Jeep: https://www.youtube.com/watch?v=xCVOL5viU4c

Proteção de Pneus Jeep: https://youtu.be/VagFvX925Jw

Acompanhe os canais da Jeep:

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Instagram: https://www.instagram.com/jeepdobrasil/

YouTube: www.youtube.com/jeepdobrasil

Jeep Nation: https://jeepnation.jeep.com.br/

Jeep Gear: https://www.jeep-gear.com.br/

 

FICHA TÉCNICA

Título: Equipamentos de Aventura

Anunciante: Jeep

Produto: Pós Venda Jeep

Agência: F.biz

co-CEO: Fernand Alphen

VP de Criação: Icaro de Abreu

Diretores de Criação: Fabiano Pinel

Diretora de Criação Associada: Daniele Rodrigues

Criação: Bianca Agnelli, Pedro Gait, Bernardo Medina, Giulia Perrone, Carlos Damazo e Camila Gusson

RTVC Angelo Pende

Motion: Dereck Denis

Planejamento: Sara Silva, Annahy Laira, Edson Luis, Guilherme Cipolla, João Roa, Maria Paula Miura

CMO: Carolina Buzetto

COO: Juliana Vilhena Nascimento

Negócios: Daniela Lancellotti, Mariana Demarche, Mariana Oliveira e Renata Caderno

Produtora: Hogarth

Direção: Madê Picchi

Direção de Fotografia: Thais Taverna

Produção Executiva: Gabriela Carvalho

Gestão de produção: Beatriz Basílio

Assistentes Executivas: Karoline Brito e Jefferson Brito

Assistente de Atendimento Produtora: Mirna Abaurre, Camila Galassi e Camila Assis

Colorista: Leandro Lamezi

Montagem: Fabio Bortoletto

Finalização: Yasmin Uehara

Pós Produção: Diogo Castro

Produtora de Som: Canja Audio Culture

Atendimento Produtora de Som: Guga Costa

Direção de som: Lucas Sfair, Eduardo Karas, Filipe Resende

Produção de Som: Levi Mynssen, Pedro Souza

Locução: Lucas Sfair

Cliente: Frederico Battaglia, Maria Lúcia Antônio, Sarah Albuquerque, Rúbia Santos, Tatiana Diniz, Livia Lira, Paula Salerno

Coluna Fernando Calmon


Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.142 — 25/3/21

 



COMO SE PRECAVER DE

GOLPES EM CONSÓRCIOS

 


O sistema de autofinanciamento começou no Brasil no início dos anos 1960, pouco depois da instalação da indústria automobilística. Originalmente atendia apenas veículos novos, mas hoje há consórcios até para cirurgias plásticas. No ano passado, segundo a Associação Brasileira de Administradores de Consórcio, quase 2,5 milhões de contratos foram assinados incluídos todos os tipos de veículos novos e usados: leves, pesados e motocicletas.

Na ponta do lápis, certamente não vale a pena. Consórcio só sobrevive aqui e em alguns poucos países vizinhos. No mercado de automóveis novos representa cerca de 5% das vendas totais. Ainda assim, é preciso tomar cuidado para não cair em armadilhas. Para começar, no lugar de juros se cobram taxa de administração e todos os reajustes dos carros ou motos novos, que podem ser superiores à inflação. Há que se ver o preço médio efetivamente pago depois de 50 ou 60 meses. Os últimos contemplados, além de pouca sorte, tiveram de pagar para que uma empresa o “obrigasse” a fazer uma poupança mensal.

Alexandre Gomes, da fintech Consorciei, descreve quatro golpes contra consorciados envolvendo o sistema.

1) Venda de cota contemplada. Antes de qualquer pagamento certificar-se dos dados e se assegurar da transferência.

2) Promessa de contemplação. Alguns vendedores tentam "empurrar" o produto para uma pessoa menos interessada, garantindo que será contemplada. No entanto isso é incerto, tanto nos casos de sorteio, quanto por lance. A compra do veículo passa por análise de crédito tão rigorosa quanto a de um financiamento. Se não tiver quitado sua cota com o lance, o consorciado precisará deixar o veículo como garantia e seguir com pagamento das parcelas.

3) Entrar em consórcio sem verificar se é autorizado pelo Banco Central. No site do BC há relação atualizada de todas as administradoras do País.

4) Contemplação é diferente de quitação. Embora possa dar um lance de contemplação que também quite o consórcio, caso o lance seja menor que o saldo devedor ou o consorciado tenha sido contemplado por sorteio, ainda precisa pagar as parcelas restantes.

 

Simpósio aponta caminhos

na revolução da mobilidade

 


Temas relevantes e atuais marcaram a 28ª edição do Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (Simea), na semana passada. O macrotema deste ano: “A Revolução da Mobilidade na Sociedade 5.0”. O conceito de Sociedade 5.0 surgiu no Japão, em 2016, e sucederá os quatros anteriores na perspectiva histórica: Caça, Agricultura, Indústria e Informação. Agora os focos apontam para qualidade de vida, sustentabilidade e inclusão.

Este ano houve mais de 1.000 inscritos e foram apresentados 60 trabalhos técnicos, 10% a mais que a edição do ano passado.

Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul, disse na abertura do Simea que o Brasil precisa acelerar o passo para continuar a atrair investimentos externos na indústria. Destacou que há dez anos a previsão era de crescimento contínuo do mercado, mas o cenário hoje está abaixo do esperado. Para isso, caminhos tecnológicos precisam surgir para definir o futuro.

Uma das palestras mais interessantes, apresentada por David Dias, da Accenture Technology, previu que, em 2025, no Nível 3 de automação (hoje estamos no Nível 2,5) o carro poderá se movimentar sozinho, apenas sob supervisão do motorista. “Melhor dos mundos é a combinação da máquina com o julgamento humano, apesar de a Inteligência Artificial facilitar práticas e resultados”, afirmou.

Dyrr Ardash, da Williams Advanced Engineering, destacou que “a eletrificação é a chave para o futuro da propulsão automotiva, mas as alternativas de energia em pesquisa precisam ser sustentáveis e, ao mesmo tempo, atender às exigências do consumidor final para manter sua confiança”. Essa confiança pode ser traduzida como autonomia, tempo e rede de recarga, entre outros desafios.

Dois representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, José Gontijo e Eliana Emediato, ressaltaram o objetivo “de incentivar produção no Brasil de itens mais complexos, além de aumentar a produtividade da indústria nacional a partir de modelos de negócios inovadores e maior cooperação das cadeias produtivas”.

No início desta semana, a fabricante de autopeças ZF informou que até 2025 a adoção do sistema de Frenagem Automática de Emergência (AEB, na sigla em inglês) deve saltar de 5%, atualmente, para 26% dos veículos vendidos no Brasil. A empresa acenou com a possibilidade de produzir aqui, em médio prazo, as câmeras frontais para AEB. Esse equipamento deve se tornar de série até o fim dessa década. É um dos mais importantes para diminuir acidentes por erro ou distração do motorista. E poderá reduzir o valor do seguro.

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www.fernandocalmon.com.br

Mercedes-AMG Petronas inicia temporada de 2021 em busca do octacampeonato. · Mercedes-AMG GT R permanece mais uma temporada como Safety Car e, como carro médico da competição, é designado o Mercedes-AMG C 63 S Estate · Lewis Hamilton pode se tornar o maior vencedor da história da Fórmula 1 com o oitavo título · Valtteri Bottas foi o vice-campeão na temporada passada



No próximo domingo (28) será iniciada mais uma temporada da Fórmula 1 com o Grande Prêmio do Bahrein. Em busca do octacampeonato entre os construtores, a Mercedes-Benz terá como carro em 2021 o Mercedes-AMG F1 W12 E PerformanceO modelo predominantemente preto, pela segunda temporada consecutiva, reforça o compromisso da equipe em intensificar a diversidade e conta com novidades em relação ao seu antecessor, em áreas como suspensão, sistema de refrigeração, aerodinâmica e unidade de potência.]


 



O Mercedes-AMG F1 W12 E Performance é o primeiro carro a utilizar a designação ‘‘E PERFORMANCE’’, o que significa um alinhamento mais próximo com a divisão de desempenho da Mercedes-AMG no futuro. ‘'E PERFORMANCE'’ é o novo rótulo de tecnologia que será usado em nomes de produtos e emblemas em todos os próximos modelos híbridos de alto desempenho.

 

O maior desafio técnico para os carros de F1 de 2021 é a adaptação as novas restrições aerodinâmicas. Essas mudanças são foco principal para a equipe de engenheiros, que agora buscam incrementar a performance e o desempenho com o novo regulamento.

 



Além da expectativa de mais um ano de sucesso, um dos principais recordes do esporte poderá ser quebrado pelo piloto inglês Lewis Hamilton, que se for campeão da categoria pela oitava vez, ultrapassará a marca histórica do alemão Michael Schumacher, que possui sete títulos. Hamilton, que completou 36 anos em janeiro e foi o vencedor das últimas quatro temporadas, vai em busca também do recorde de conquistas consecutivas da categoria, que pertence a Schumacher.


 




“O dia do lançamento de um carro novo é sempre muito emocionante. É ótimo revelar ao mundo o resultado do trabalho árduo de todos nas fábricas e ver alguns dos meus companheiros de equipe pessoalmente. Estive em contato com os engenheiros durante o inverno, acompanhando seus preparativos enquanto treinava para a próxima temporada. A emoção foi crescendo e crescendo, então agora eu mal posso esperar para entrar na pista com o W12”, afirma Lewis.


 



Já o piloto finlandês de 31 anos Valtteri Bottas, vem de um grande ano, onde terminou na segunda colocação geral, tendo vencido duas etapas do circuito, na Áustria e na Rússia. Lewis e Valtteri entram em sua quinta temporada como companheiros de equipe e a expectativa é mais uma vez brigar pelo título individual e de construtores, encarando um desafio por vez.

 

“Nossa ambição e vontade de vencer nos movem e nos animam a cada nova temporada - porque o placar vai para zero e sempre há mais desempenho a ser encontrado. E isso é emocionante”, afirma o CEO e Diretor Executivo da equipe, Toto Wolff.


 



Serão 23 etapas em 2021, começando pelo Bahrein, depois Itália e Portugal. O GP do Brasil, que poderá ser disputado mais uma vez em São Paulo, no Autódromo de Interlagos, deve acontecer em novembro. A data e local da corrida ainda podem sofrer alterações.




O Bahrein, etapa de abertura do campeonato, é um circuito que exige muito dos pneus, especialmente para os traseiros, devido à superfície áspera da pista, mistura de tipos de curvas, retas longas e zonas de frenagem fortes. A configuração do carro no Bahrein é focada em curvas de baixa e média velocidade porque as curvas de alta velocidade podem ser feitas facilmente em aceleração máxima. A aderência mecânica também é importante para impulsionar os carros para fora das curvas lentas. Isso é o oposto de pistas como Silverstone, onde o desempenho em curvas de alta velocidade é a prioridade.


Segurança com alta performance

 

Pela primeira vez em 25 anos, a Fórmula 1 contará com duas marcas responsáveis pelos carros de serviço: Mercedes-AMG e Aston Martin. Parceira da categoria desde 1996, a Mercedes-Benz vai fornecer o Safety Car, modelo Mercedes-AMG GT R, e o carro médico, modelo Mercedes-AMG C 63 S Estate.

 

Os carros de segurança e médico entram na temporada de 2021 F1 com uma nova pintura: o vermelho não reflete apenas a cor característica da Mercedes-AMG, mas também a do parceiro da equipe, CrowdStrike, líder de mercado em segurança cibernética. A marca será parceira oficial do Mercedes Safety Car a partir desta temporada.



 

Para saber mais sobre a Equipe Mercedes-AMG Petronas de Fórmula 1, acesse o link: https://www.mercedesamgf1.com/en/






Equinox passa a ser ofertado exclusivamente com motor de 172 cv. • Configuração do SUV médio premium da Chevrolet é a que melhor combina alto desempenho com eficiência energética. • Branco Abalone estreia como nova opção de cor para a carroceria; linha 2021 chega às concessionárias em abril



São Caetano do Sul - A Chevrolet está disponibilizando a linha 2021 do Equinox, o SUV médio premium da marca no mercado brasileiro. Os veículos começam a chegar à rede concessionária da marca em abril. A novidade é que, a partir de então, o modelo passa a ser ofertado exclusivamente com o motor de 172 cavalos, 27,8 kgfm de torque e injeção direta de combustível.

"No caso do Equinox, este motor é o que melhor combina alto desempenho com eficiência energética, característica cada vez mais relevante para o consumidor", explica Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul.

Além disso, a empresa está comprometida em continuar reduzindo as emissões de carbono, com o objetivo de zerá-las globalmente em todo portfólio de veículos até 2035.

O Equinox 2021 desembarca para atender crescente demanda por SUVs premium de médio porte. Todas as unidades que chegam são da versão topo de linha Premier com tração integral AWD (All-Wheel Drive).

Além do amplo espaço para ocupantes e bagagens, o Equinox se destaca pela lista de itens de segurança, conectividade e conforto. Confira os principais equipamentos:

• 6 airbags (duplo, lateral e de cortina)

• Faróis Full LED com faixo alto inteligente

• Alerta de colisão frontal com detecção de pedestres

• Frenagem automática de emergência

• Alerta de ponto cego

• Alerta de movimentação traseira

• Assistente de permanência na faixa

• Alerta vibratório de segurança no banco do motorista

• Indicador de distância do veículo à frente

• Multimídia MyLink com tela de 8", navegador integrado, Android Auto e Apple CarPlay

• Telemática avançada OnStar com app para comandar funções do veículo pelo smartphone

• Teto solar panorâmico

• Sistema de áudio Premium BOSE

• Carregador wireless para smartphone

• Abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno, pela chave ou por sensor de movimento

• Assistente de estacionamento Easy Park

• Ar-condicionado digital Dual Zone

• Banco do motorista com regulagem elétrica e memória

• Partida sem chave ou por controle remoto

O Chevrolet Equinox Premier 2021 estreia em três diferentes opções de cores para a carroceria: Preto Global, Prata Switchblade e o inédito Branco Abalone.

quarta-feira, 24 de março de 2021

Novas regras de uso de máscara a bordo dos aviões das companhias brasileiras entram em vigor nesta quinta-feira, 25 de março.


A Anvisa regulamentou hoje o tipo de máscaras autorizadas nos aeroportos e a bordo dos aviões e determinou que estão proibidos:

  • Utilização de máscaras de acrílico ou de plástico; máscaras dotadas de válvulas de expiração;
  • Lenços, bandanas de pano ou qualquer outro material que não seja caracterizado como máscara de proteção de uso profissional ou de uso não profissional;
  • Protetor facial (face shield) isoladamente;
  • Máscaras de proteção de uso não profissional confeccionadas com apenas uma camada.

As novas regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária entram em vigor amanhã, quinta-feira, (25) e recomendam a troca de máscaras a cada 3 horas de uso. Liberou crianças menores de três anos do seu uso pessoas, assim como pessoas com deficiências que impeçam o uso adequado da proteção. 

Em viagens nacionais, só se pode tirar a máscara no avião para hidratação ou para alimentar crianças menores de 12 anos, idosos e pessoas com necessidades especiais. 

A Anvisa lembra que as máscaras devem estar ajustadas ao rosto cobrindo o rosto, o nariz, a boca e o queixo e impedindo a entrada e saída de ar e das gotículas respiratórias.


terça-feira, 23 de março de 2021

Mercedes-Benz anuncia duas novas versões do GLB 200 no Brasil. As versões Advance e Progressive apresentam mudanças visuais internas e externas. Novas versões chegam ao mercado brasileiro no final de março. O SUV mais versátil da Mercedes-Benz traz muita conectividade e sistemas de assistência a direção. As novas versões custam R$ 264.900,00 e R$ 290.900,00

 


Com foco em conectividade, tecnologia e soluções inteligentes para o dia a dia na cidade, a Mercedes-Benz apresenta novas opções do GLB 200 para os apaixonados por veículos SUVs. Disponível agora em duas novas versões, Advance e Progressive, o SUV de sete lugares combina a versatilidade da terceira fila de dois bancos individuais com os altos níveis de segurança e tecnologia que o modelo oferece desde sua apresentação. As novas versões chegam para substituir a “Launch Edition” comercializada desde seu lançamento em outubro de 2020.

 

Ideal para toda a família e para os momentos de lazer e liberdade, o SUV mais versátil da marca oferece amplo espaço interno e muito conforto aos ocupantes do veículo. Além da interatividade do sistema multimídia intuitivo MBUX com duas telas digitais de 10’’, acionadas pelo comando de voz “Hey Mercedes”, as novas versões também oferecem de série carregador wireless para celular e integração para smartphones Apple Car Play e Android Auto.



 

A nova versão GLB 200 Advance possui um vasto pacote de equipamentos de série, com destaques para o sistema KEYLESS-GO de abertura/fechamento de portas e partida sem chave, o assistente de estacionamento ativo com PARKTRONIC e câmera de ré, o assistente ativo de frenagem, os faróis Full LED e as novas rodas de liga leve de 18”.

 

Já a versão GLB 200 Progressive traz uma lista ainda mais ampla de equipamentos, contando com os assistentes semiautônomos de distância DISTRONIC, direção, ponto cego, desembarque, mudança e manutenção de faixa, pacote completo KEYLESS-GO de partida, abertura/fechamento de portas e porta-malas sem chave, rodas AMG de 19” e o teto solar panorâmico.


 


Dados técnicos

Mercedes-Benz GLB 200

Cilindros

4 em linha

Cilindrada (cm3)

1.332

Potência máxima (cv/rpm)

163 / 5.500

Torque (Nm/rpm)

250 / 1.620 - 4.000

Câmbio

7G DCT

Aceleração 0 - 100 km/h (s)

9,1

Velocidade máxima (km/h)

207*

Peso (kg)

1.630

Pneus

 

235/55 R18  (Versão Advance)

 

 

 


 

 

 

235/50 R19  (Versão Progressive)

Capacidade do porta malas (L)

Possibilidades:

130 (L) – 500 (L) – 700 (L) –

1.055 (L) – 1.680 (L)

Tanque de combustível/reserva (L)

52 / 6

Comprimento

4.634

Largura

2.020

Altura

1.659

 

As novas versões Mercedes-Benz GLB 200 Advance e Mercedes-Benz GLB 200 Progressive podem ser encontradas em toda rede de concessionários do Brasil com preços sugeridos de R$ 264.900,00 e R$ 290.900,00, respectivamente.





 


Volkswagen lança alicerces para o sucesso em 2021. Marca investiu cerca de 2,7 bilhões de euros em futuras tecnologias em 2020

 


A Volkswagen investiu novamente em tecnologias futuras em 2020, dispendendo um total de 2,7 bilhões de euros durante um ano marcado pela Covid-19. Desta forma, a marca está lançando agora as fundações para levar sua nova estratégia ACCELERATE a uma largada de sucesso. Os primeiros marcos serão alcançados este ano. A Volkswagen espera um grande impulso na mobilidade elétrica, com mais de 450 mil veículos elétricos entregues aos clientes em 2021, mais do dobro do volume de 2020. A digitalização está sendo levada adiante continuamente e a Volkswagen vai atingir os primeiros clientes com seu modelo de negócios 2.0 neste verão europeu, no próximo trimestre: os testes de modelos de assinatura e funções adicionais opcionais sob demanda iniciarão em seis cidades alemãs. A marca também espera que isso gere centenas de milhões de euros em faturamento ao longo dos próximos anos. As vendas de veículos online também começarão no mesmo período.

"Conseguimos gerenciar com sucesso a pandemia do coronavírus. Após um primeiro semestre desafiador, reagimos com uma disciplina de custos estrita e uma forte performance em vendas. A Volkswagen registrou um lucro operacional de 454 milhões de euros antes dos itens especiais e assim conseguiu obter uma lucratividade operacional no ano da crise de 2020. Portanto, mesmo nos tempos excepcionalmente desafiadores da pandemia, conseguimos realizar investimentos substanciais para o futuro. Como resultado, mantivemos a liberdade de que presamos para continuar impulsionando vigorosamente nossa transformação, apesar de todos os desafios com que deparamos. Isso vai nos permitir a continuar pisando no acelerador em 2021 com nossa nova estratégia ACCELERATE," declarou Ralf Brandstätter, CEO da marca Volkswagen Passenger Cars.

Custos e disciplina nos investimentos amortecem os efeitos da pandemia

Para contra-atacar os efeitos negativos da pandemia do coronavírus, a Volkswagen implementou no ano passado um grande número de medidas adicionais parra redução de custos. A empresa alcançou uma redução em torno de um bilhão de euros nos custos fixos de ano para ano. Particularmente no terceiro e, em especial, no quarto trimestre, o estrito controle de custos alcançou máxima efetividade. O lucro operacional no quarto trimestre, de 1,4 bilhão de euros, ficou significativamente acima do nível registrado no mesmo período em 2019. Além disso, foi possível reduzir os estoques líquidos em 10%, em comparação com o ano anterior, através do alinhamento da produção com a demanda dos clientes. Acima de tudo, foi obtido um fluxo de caixa positivo, apesar dos impactos da pandemia da Covid-19. O faturamento em vendas chegou a 71,1 bilhões de euros (em 2019: 88,4 bilhões), com a entrega de 5,3 milhões de veículos (em 2019: 6,3 milhões). A empresa conseguiu manter ou até mesmo ampliar suas participações nos mercados de todas as principais regiões do mundo.

Os consideráveis investimentos futuros só foram viabilizados pelo estrito controle dos custos. "Em 2020, que foi um ano excepcional, a manutenção de nossa liberdade financeira foi um fator decisivo para o sucesso. Nós examinamos cuidadosamente todos os nossos projetos e fizemos uma rigorosa lista de prioridades. O forte desempenho no segundo semestre mostra que implementamos as medidas corretas", afirmou o CFO da Volkswagen Alexander Seitz.



Digitalização acelerada: marcos iniciais com modelos de subscrição e compras online

Com sua nova estratégia ACCELERATE, a Volkswagen vai alcançar importantes marcos em vendas digitais e no desenvolvimento de modelos de negócios baseados em dados, além de um maior impulso na mobilidade elétrica em 2021.

Neste verão europeu (próximo trimestre), a Volkswagen lançará o piloto de um modelo de assinatura para o ID.3 em seis cidades alemãs. Esses projetos pilotos vão proporcionar e testar a aceitação da cobrança baseada na utilização dos carros e em funções opcionais, como serviços de navegação. Um pré-requisito fundamental para o sucesso das funções digitais adicionais é que a Volkswagen se tornará a única fabricante de grande volume a disponibilizar atualizações "over-the-air" (sem conexão física) para o ID.3 e o ID.4 a cada 12 semanas, também a partir do próximo trimestre. Olhando adiante, a empresa espera gerar um faturamento adicional durante a vida útil atingindo centenas de milhões de euros ao longo dos próximos anos.

A Volkswagen também vai alcançar um marco nas vendas online no atual ano fiscal: a partir desta semana, os clientes já podem providenciar online os principais passos da compra de seus ID.3 e ID.4 e completar o processo de aquisição em suas concessionárias locais. A partir do próximo trimestre, os clientes poderão executar todo o processo de compra para a família ID. online - da configuração do modelo até um acordo de leasing. Assim, a Volkswagen será uma das primeiras fabricantes de automóveis na Alemanha a possibilitar a compra de veículos elétricos inteiramente online.

Também no próximo trimestre, juntamente com suas concessionárias, a Volkswagen abrirá um mercado digital para veículos em estoque e carros usados. Os clientes poderão optar entre uma grande variedade e comprar seus veículos online. Subsequentemente, as vendas online serão expandidas sucessivamente para os mercados europeus. Porém, as concessionárias permanecerão como parte integral do processo de vendas online e como a ligação mais importante com os clientes.

A Volkswagen acelera sua ofensiva elétrica

Antes do final de março, os primeiros veículos ID.4 serão entregues a clientes em muitos mercados europeus. Na Alemanha, as entregas começarão no dia 26 de março. Até o final de fevereiro, 23.500 pedidos para esse modelo já haviam sido recebidas de toda a Europa. Este ano, também, a Volkswagen vai adicionar à família ID. o ID.4 GTX com tração integral, o cupê ID.5 e o ID.6 X/CROZZ para o mercado chinês.

Com os modelos adicionais, a empresa está agora ampliando rapidamente os volumes de veículos elétricos e aumentando o uso da plataforma MEB ao redor do mundo. "Dessa forma, estamos reforçando novamente que a marca Volkswagen é a campeã modular do Grupo. Cerca de 80% do volume do Grupo já é baseado na tecnologia da Volkswagen", conta Ralf Brandstätter. A Volkswagen planeja entregar aos clientes este ano um total de aproximadamente 300 mil veículos baseado na plataforma MEB, assim como cerca de 150 mil híbridos.

A Volkswagen já iniciou bem: nos primeiros dois meses de 2021, 15.500 veículos elétricos movidos a bateria (BEVs) foram entregues em todo o mundo, apesar das restrições causadas pela Covid-19 em muitos mercados - um aumento de 51% em comparação com o mesmo período em 2020. A Alemanha teve um crescimento de 143%. Do lado dos veículos híbridos (PHEVs), 16.300 unidades foram entregues, proporcionando um aumento mundial de 174% e 291% na Alemanha.

Panorama para 2021: retorno a uma trajetória de crescimento lucrativa

Seguindo adiante, a Volkswagen vai continuar focando diretamente na eficiência para financiar os investimentos de 16 bilhões de euros em eletrificação e digitalização planejados para o futuro até 2025. A empresa definiu quatro alavancas para esse fim. A partir dos sucessos alcançados no último ano fiscal, o objetivo é obter uma redução de 5% nos custos fixos até 2023. Medidas como o congelamento do porte da força de trabalho no nível de janeiro de 2021, combinadas com acordos parciais de aposentadorias seguindo as diretrizes estabelecidas juntamente com o Conselho dos Trabalhadores irão ajudar a alcançar esse objetivo. Outras metas são aumentar a produtividade na fabricação em 5% a cada ano, reduzir os custos com materiais em 7% e aumentar a lucratividade nas regiões. Apesar da crise do coronavírus, a Volkswagen está a caminho de atingir o equilíbrio financeiro nos Estados Unidos e América do Sul ainda este ano.

A Volkswagen espera um forte aumento nas entregas no próximo ano e tem como objetivo também um significante aumento no faturamento em vendas de ano para ano. Em termos de retorno operacional em vendas, a Volkswagen tem como alvo chegar entre 3 e 4% em 2021. Alexander Seitz: "Apesar dos reveses causados pela pandemia do coronavírus, vamos continuar trabalhando consistentemente para alcançar nosso objetivo de uma margem de 6% em 2023.”

A concretização dessas metas, porém, depende da evolução da epidemia da Covid-19 nos principais mercados da companhia, bem como da disponibilidade de semicondutores.



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