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sábado, 3 de julho de 2021

Com carro emprestado, Bruno Varela é campeão do RN1500. Válida pelo Brasileiro de Cross-Country, competição mostrou força com 55 UTVs inscritos

Gabriel/Mayer cruzam riacho no RN: vitória com carro emprestado
(Daniel Lins/Fotop)

Filho do tricampeão mundial Reinaldo Varela, o piloto Bruno Varela e o navegador Ivo Mayer foram os campeões da 23ª edição do Rally RN1500, prova válida pela segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country, encerrada neste sábado (03) após 1.065 km de competição no Sertão Nordestino. O detalhe curioso na conquista é que Bruno e Mayer não teriam competido sem o empréstimo de um UTV na última hora, já que o carro da dupla passava por reparos e não ficaria pronto para a competição.

Com média diária de 182,7 km de trechos cronometrados em alta velocidade, a corrida teve início em Campina Grande, na Paraíba, na quarta-feira passada, e terminou na tarde de hoje em São Miguel do Gostoso, um paraíso dos amantes do windsurfe localizado no nordeste do Rio Grande do Norte.

Defendendo a mesma equipe de Bruno/Mayer, a Monster Can-Am, Reinaldo Varela e o navegador Gunnar Dums terminaram a especial deste sábado no segundo lugar. E também com um detalhe curioso: a vitória de hoje foi decidida em favor da dupla Vinícius Castro/Gustavo Bortolanza por apenas alguns milésimos de segundo, mesmo após um percurso de 162,68km. Com o resultado, Reinaldo e Dums terminaram o RN1500 como vice-campeões na classificação geral e campeões na classe OverPro.

Reinaldo/Dums: vice-campeões do RN1500
(Claudiney Sandro/Fotop)


“Super parceiros” – “Eu quero muito agradecer a dois super parceiros nessa vitória: ao Ivo, que já na estreia da nossa parceria foi fundamental para que conseguíssemos vencer. E ao amigo Denísio Casarini, que nos emprestou o carro para que pudéssemos participar. De coração, essa vitória é parte dele também”, destacou o piloto da equipe Monster Can-Am.

“A sinergia com o Ivo aconteceu desde o primeiro dia. Hoje nós até viemos com um pouco de cautela, para não arriscar demais, e terminamos a especial do dia em sétimo – mas campeões da prova como um todo. Foi um dia praticamente todo acelerando nas dunas e nas praias, com areia bem pesada. Estou muito feliz, pois venci o RN1500 já na minha segunda tentativa. Competi no ano passado também, venci duas especiais, mas não deu pra ser campeão em 2020. Hoje é um grande dia na minha carreira”, completou Bruno Varela.

Com larga experiência internacional, Reinaldo Varela destacou a qualidade da prova. “Foi um rally muito completo, cheio de desafios e acho que continua sendo um dos melhores e mais interessantes do Brasil”, disse o tricampeão mundial. “Voltaremos no ano que vem. E dessa vez não vou dar moleza pro Bruno e pro Gabriel”, brincou Reinaldo, provocando os dois filhos que disputaram a prova. Gabriel Varela e o navegador Felipe Bianchini completaram a equipe Monster Can-Am. Mas a dupla enfrentou problemas nos dois últimos dias, que a afastaram da briga pelas primeiras posições.

A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country será o Rally dos Sertões, que terá início no dia 13 de agosto, em Timbau do Sul (na Praia da Pipa, Rio Grande do Norte), com encerramento no dia 22, em Carneiros (PE). A equipe Monster Can-Am compete com apoio de Norton, Arisun Pneus, Techbond, Motul e Blindarte.

Gabriel e Bianchini: problemas tiraram a dupla da briga pela vitória
(Claudiney Sandro/Fotop)


Confira os 10 primeiros na etapa de hoje após 162,68km:
1) Vinícius Castro/Gustavo Bortolanza, 2h24min07s.
2) Reinaldo Varela/Gunnar Dums, a 0s;
3) Tomas Luza/Robson Schuinka, a 0min04s;
4) Leonardo Beleza/Anival Feijó, a 0min07s;
5) Fabio Ruediger/Humberto Ribeiro, 0min32s;
6) Fabio Pirondi/Marcelo Ritter; 1min34s;
7) Bruno Varela/Ivo Mayer, 188km em 2min25s;;
8) Gustavo Zanforlin/Marcos Melado, a 2min45s;
9) Gabriel Varela/Felipe Bianchini, a 2min57s;
10) Richard Fliter/André Munhoz, a 3min16s.

Classificação final do RN1500 após 1.065km:
1) Bruno Varela/Ivo Mayer, 10h54min06s;
2) Reinaldo Varela/Gunnar Dums, a 2min52s;
3) Denísio do Nascimento/Idali Bose, a 5min18s;
4) João Valentim/Breno Rezende, a 8min12s;
5) John Monteath/Paulo Medina, a 18min26s;
6) Richard Fliter/André Munhoz, a 22min59s;
7) Fabio Ruediger/Humberto Ribeiro, 23min38s;
8) Gabriel Cestari/Jhonatan Artigo, a 25min40s;
9) Tomas Luza/Robson Schuinka, 26min50s;
10) Fabio Pirondi/Marcelo Ritter; 27min13s.

Renault, depois de anunciar a instalação de novo motor, agora revela alterações no interior da Captur 2022



A Renault aposta nas importantes alterações em seu modelo Captur 2022 para aumentar as vendas no concorrente mercado dos SUVs. Depois de anunciar a instalação de um novo motor turbo TCe 1.3 flex de 170 cv e 27,5 kgfm a 1.600 rpm, junto com o câmbio automático CVT XTRONIC® de oito velocidades proporcionando um desempenho totalmente diferente do antigo propulsor usado no modelo. Agora, a montadora francesa anuncia mais uma modificação no interior que ganhou um toque de sofisticação com um toque bi tom combinando a cor marrom Castaneyra.



O novo motor, de acordo com a Renault, foi desenvolvido a partir de resultados obtidos da tecnologia de ponta da Fórmula 1 que garante retomadas de velocidade vigorosas e força em todas as condições de uso.



quinta-feira, 1 de julho de 2021

COLUNA FERNANDO CALMON


Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.156 — 1/7/21

 



ANJO DA GUARDA DIGITAL

PARA CICLISTAS E PEDESTRES



 

Usuários vulneráveis no trânsito, como pedestres e ciclistas, poderão contar com o auxílio da tecnologia para que fiquem menos expostos a acidentes. Pelas diferenças de dimensões, peso e velocidade dos veículos motorizados, os índices de fatalidade são elevados no caso de intercorrência, às vezes mesmo sem colisão direta, pois um ciclista pode se desequilibrar até por deslocamento do ar. Por isso, os códigos de trânsito tanto no Brasil quanto no exterior exigem manter um distanciamento mínimo de 1,5 metro entre carros e bicicletas.

O Conselho Europeu de Segurança Viária calcula em 80% os casos de morte quando um acidente ocorre em estradas entre veículos e usuários vulneráveis. Bicicletas que contam com assistência elétrica ao pedalar são rápidas e cansam menos os ciclistas, tornando-se assim populares. Na Alemanha a fabricante de autopeças e pneus Continental se uniu à empresa de telecomunicações Deutsche Telekom para criar um sistema que possa dar maior segurança e evitar acidentes.

A ideia surgiu do alto nível de conectividade possibilitado por smartphones. Na Europa, por exemplo, 85% da população utiliza esse tipo de telefone celular inteligente (estima-se em torno de 70% no Brasil). A solução desenvolvida pelos parceiros foi monitorar as trajetórias dos veículos, dos ciclistas e numa segunda etapa também dos pedestres.

A base para o desenvolvimento reúne o serviço de posicionamento por satélite (GPS), sensores de aceleração, comunicação móvel e computação em nuvem. O carro transmite informações de posição e aceleração por meio de telefonia celular. O ciclista também emite esses parâmetros via smartphone. Executam-se cálculos para prever as trajetórias dos próximos cinco segundos. No caso de colisão iminente, um aviso é enviado tanto ao motorista quanto ao ciclista.

Para garantir que as informações cheguem a ambos os usuários da via ou estrada de forma quase instantânea, sempre se utiliza o computador em nuvem mais próximo da rede móvel do local do possível acidente. Tudo em tempo real e ainda com maior eficiência quando a telefonia 5G (quinta geração) estiver disseminada, embora funcione também no atual padrão 4G.

Os testes de estrada iniciais foram bem-sucedidos. Neblina espessa associada à diminuição de visibilidade poderá representar um perigo a menos na circulação rodoviária. Porém essa tecnologia deverá receber investimentos adicionais para ser útil também em trânsito urbano.

Os dois parceiros desenvolvem esse anjo da guarda digital de ciclistas e pedestres para uso internacional e na vida cotidiana. Financiamento é do Ministério Federal de Transporte e Infraestrutura Digital da Alemanha. Haverá apresentação dos resultados do projeto no Congresso Mundial de Transportes Inteligentes, em Hamburgo, de 11 a 15 de outubro próximos.

 

ALTA RODA

 

CONFIRMADO que a nova picape intermediária Chevrolet receberá o nome Montana. Suas dimensões serão bem semelhantes às da Toro, até hoje sem nenhum concorrente direto pelo menos até a chegada da Ford Maverick, do México, no segundo semestre. A nova Montana exigirá investimentos, agora iniciados, na fábrica de São Caetano do Sul (SP). GM não divulgou data para o lançamento. Minha previsão é início de produção em janeiro de 2023 e de vendas 30 a 45 dias depois.

FRAUDES nas bombas de abastecimento de combustível, quando donos de postos desonestos adulteram o volume real vendido aos motoristas, começarão a ser eliminadas a partir de 1º de julho do próximo ano. O controle se dará por meio de assinatura digital das medições e o usuário poderá checar a autenticidade por meio de aplicativo no telefone celular. Não haverá, no entanto, substituição imediata das bombas atuais. A mudança será gradual à medida que forem repostas. Espera-se que a pressão dos consumidores acelere o processo.

FORD BRONCO SPORT apresenta bom desempenho em uso fora de estrada graças à tração nas quatro rodas sob demanda (inclui bloqueio para tração 4x4 e diferencial traseiro) e ao mesmo tempo se comporta de forma “civilizada” no dia a dia do asfalto, em ruas e rodovias. Não é excessivamente duro, a suspensão independente nas quatro rodas transmite confiança em curvas, a direção mostra precisão e o motor apresenta respostas vigorosas. Bom espaço interno para cinco passageiros adultos, mas o porta-malas tem volume inferior aos concorrentes até a altura do encosto do banco traseiro.

REVISTA inglesa Autocar, mais antiga do mundo, pois circula desde 1895, elegeu os melhores motores dos últimos 120 anos separados por décadas. Eis a lista: 1900, Mercedes Simplex 60 hp; 1910, Bentley 3 Litre; 1920, Bugatti Type 35; 1930, Duesenberg SJ; 1940, Ferrari 160 Inter; 1950, Chevrolet Corvette (V-8 Small Block); 1960, Porsche 911 (Flat Six); 1970, Lamborghini Countach; 1980, Ferrari F40; 1990, McLaren F1 (BMW V-12); 2000, Lexus LF-A (Yamaha V-10); 2010, Porsche 911 GT3 RS (Flat Six). Só Ferrari e Porsche tiveram duas indicações cada. Com essa autoridade centenária, quem pode discordar?

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www.fernandocalmon.com.br



 

COLUNA MECÂNICA ONLINE


COLUNA MECÂNICA ONLINE®  


30 | JUNHO | 2021

Tarcisio Dias



O que significa um veículo completo hoje em dia?


Você está à procura do seu próximo veículo quando encontra aquele anúncio: modelo em perfeito estado e completo. O que será que realmente significa um veículo completo nos tempos atuais?

Outro termo habitual é o completo de fábrica, com todos os itens de opcionais. Será que realmente vale a pena? Quais itens que já vêm com o modelo, entre os de série e os opcionais? Quais são os itens obrigatórios?

Temos muitos nomes, peças e acessórios aos quais devemos nos manter atentos que, às vezes, fica difícil decidir na hora de comprar um novo carro ou saber se estamos fazendo a escolha certa. Será que esses itens vão realmente ser úteis em minha condução, para minha segurança?

Antigamente era ar, vidro, trava e direção. O ar condicionado, os vidros elétricos, trava elétrica (alarme) e a direção hidráulica. Os tempos mudaram e a evolução dos veículos é constante, permitindo várias opções que mudam os diferenciais de um veículo completo atualmente.

Claro que o famoso trio de antigamente continua, o ar condicionado é importante, se puder escolha os que possuem controle eletrônico, fica fácil programar a temperatura mais confortável. Os vidros elétricos também, mas observe a abertura e fechamento com apenas um toque, quer por dentro do veículo ou então diretamente através da chave. O fechamento do veículo e acionamento do alarme através do controle da chave é importante e a direção, aposte com assistência elétrica, garante maior facilidade no controle do veículo e melhor eficiência energética, pois ajuda na redução do consumo de combustível.

É sempre importante destacar que a escolha do veículo deve sempre considerar as necessidades do motorista, da sua família, da aplicação do veículo.

A melhor tecnologia é aquela que resulta em mais segurança para todos.

Hoje os freios ABS são obrigatórios, assim como airbags duplo frontal. Dois airbags é o mínimo, mas cuidado também para não comprar um veículo com muitos airbags, pois num simples acidente o custo de reparo pode ficar muito alto. Considere de quatro a seis airbags, entre eles o de cortina.

Que o brasileiro gosta de deixar seu carro equipado e esportivo todos sabemos, mas é importante investir em itens que muitas vezes não vemos, mas garantem a segurança em risco / casos de acidentes.

O controle eletrônico de estabilidade e de tração é outro item essencial atualmente. Não permita que seu próximo carro não possua esse item que já deveria ser obrigatório, mas foi prorrogado para todos os veículos a partir de janeiro de 2024.

Em breve outros itens de segurança serão obrigatórios em 100% da frota de veículos zero-quilômetro. São eles: luzes de rodagem diurna (janeiro de 2024), alerta de não afivelamento de cintos de segurança (2024), luzes repetidoras laterais (2024), luzes de frenagem de emergência (2024) e regulagem de altura dos faróis (2024).

Considere também o ISOFIX e top-tether para fixação de cadeirinha infantil no banco traseiro.

Na hora de estacionar sensores dianteiros e traseiros ajudam muito, assim como câmera de ré ou ao menos alertas sonoros de proximidade que evitam pequenos danos em manobras.

Com a segurança equilibrada, vamos melhorar nossa condução. Item simples e cada vez mais importante: o monitoramento da pressão dos pneus resulta em mais segurança e menor consumo de combustível, além de manter a vida útil do componente.

Um item que considero importante, mas que ficou caro para o brasileiro é o piloto automático inteligente, ou Adaptive Cruise Control (ACC). Ele permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente, e o sistema é capaz de acelerar e frear automaticamente. Normalmente vem combinado com outros recursos que vão agregar muito mais segurança e conforto na condução, evitando acidentes e garantindo uma viagem mais tranquila.

E a multimídia, será que é importante também? Claro que sim. Cada vez mais o celular que já invadiu nossas vidas é útil junto ao veículo. Como item básico considero a conectividade com smartphones Android e Apple. Muitos modelos ainda utilizam o cabo USB para essa conexão, mas já é possível encontrar alguns com espelhamento sem fio.

Entre as vantagens você terá as funcionalidades principais do seu celular em seu veículo, mas com as mãos livres, sem tocar no celular. Utilizar mapas de navegação, atender e realizar chamadas e até ouvir mensagens que chegam no WhatsApp, por exemplo.

São muitos os itens oferecidos nos veículos atualmente e não é nada fácil dizer quando temos um veículo completo. Tudo vai sempre recair nas necessidades do motorista e uso do veículo.

Primeiro faça uma comparação entre os veículos para identificar aquele que melhor vai corresponder suas necessidades, depois verifique a composição das versões e veja aquela que oferecer a melhor relação entre custo e benefícios.

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Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.

http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

Volvo anuncia condições especiais em financiamento, consórcio e seguros para seus novos caminhões

 


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A Volvo Financial Services (VFS) terá opções exclusivas de financiamento, consórcio e seguros para os novos caminhões Volvo FH, FM, FMX e FMX Max. Quem financiar um dos novos veículos ainda este ano terá prazo especial de até 72 meses para pagar, carência de até seis meses e financiamento de até 100% do valor do bem. Por sua vez, o Consórcio Volvo terá um grupo especial de lançamento da nova linha com 500 participantes, com uma promoção exclusiva. Além disso, a corretora da VFS desenvolveu um seguro plurianual com diversas coberturas, sob medida. 


Além do prazo estendido de pagamento, que pode chegar aos 72 meses, o Banco Volvo terá juros competitivos para aquisição dos novos caminhões. Trata-se de uma condição válida tanto para linhas do Finame como para modalidade CDC, atendendo as demandas dos mais diferentes segmentos do transporte, de acordo com o perfil cada transportador. “Sabemos da importância do fluxo de caixa, especialmente num momento de crescimento do mercado. Por isso atuamos com muita flexibilidade para atender as necessidades dos clientes”, destaca Carlos Ribeiro, presidente da Volvo Financial Services para a América do Sul.

 

Mas não são apenas os prazos e percentual financiado os grandes diferenciais. Segundo Valter Viapiana, diretor comercial e de marketing da VFS, todos os transportadores que tiverem contrato ativo e pagamento em dia junto ao banco terão uma linha de financiamento pré-aprovada para aquisição dos caminhões da nova geração. Ele destaca ainda que “os clientes que faturarem os caminhões em outubro, por exemplo, só começarão a pagar as parcelas em abril de 2022, facilitando o fluxo de caixa, especialmente no período de final de ano, quando os transportadores têm mais despesas com salários e impostos, além de ser um período em que o faturamento das empresas é naturalmente um pouco menor”, assegura.

 

Consórcio terá grupo exclusivo

 

O Consórcio Volvo vai lançar um grupo exclusivo com 500 participantes e 100 meses de vigência e uma série de diferenciais. Os consorciados pagarão parcela reduzida de 0,65% ao mês até a contemplação. “O cliente paga menos até ser contemplado, ajustando os pagamentos de acordo com a necessidade de fluxo de caixa. E o prazo de até 100 meses é uma facilidade, pois reduz o valor da parcela mensal”, ressalta Viapiana.


 


Seguro inteligente

 

A alta conectividade da nova geração de caminhões permite monitorar em tempo real praticamente todas as ações do veículo, desde o total de vezes que o motorista usa o freio até a localização precisa dos caminhões. Com isso, a Volvo Corretora terá um seguro inteligente, que utiliza toda essa coleção de dados para personalizar o seguro do veículo. “Como podemos determinar o modo de operação do veículo, também podemos customizar e com isso baratear o custo do seguro”, explica Luiz Durek, gerente comercial da Volvo Corretora de Seguros. A queda no custo tem relação também com a redução de acidentes. “São veículos com elevada tecnologia de segurança ativa e passiva. Significa menos sinistros e, como consequência, menor custo do seguro”, exemplifica Durek.

 

A conectividade da nova linha Volvo é só um exemplo de como os transportadores se beneficiarão. “Essa nova geração de caminhões oferece a oportunidade de integrar as soluções da marca como um todo. Nosso cliente não precisa se preocupar em adquirir serviços em partes. Temos a solução completa em um único lugar. E essa solução é agora ainda mais personalizada, customizada, de acordo com aquilo que ele precisa. Os clientes terão certamente uma condição muito especial para o seguro”, finaliza Luiz Durek.




 

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Nova campanha da Jeep® destaca a plataforma Adventure Intelligence conectando o homem à tecnologia. Filme de 2 minutos com Jeep® Renegade mostra como a Adventure Intelligence deixa a aventura mais conectada, transformando o veículo em um gadget sobre rodas




A tecnologia chegou a lugares inimagináveis. Obter informações a distância, como nível de combustível, pressão dos pneus, saúde do veículo e entre outros dados; ter Wi-fi embarcado no carro; enviar comandos remotos pelo celular e ainda contar com um mapa inteligente integrado ao veículo que pode, entre outras funções, cruzar a distância do destino solicitado com a autonomia do carro, indicando a necessidade de reabastecimento e o posto mais próximo. Tudo isso pode até parecer cenas de um filme do futuro, mas já é uma realidade na Jeep®. Estes são trechos da nova campanha da marca, que apresenta a Adventure Intelligence by Jeep Connect, plataforma de conectividade mais completa da categoria que estreou no Jeep Renegade, modelo que estreia a campanha.

A campanha foi criada em parceria com a agência Fbiz e apresenta duas versões de filmes. O vídeo com 30” já está em veiculação e tem abrangência nacional em canais da TV fechada: Multishow, GloboNews, Sportv, Space, TNT, TNT Séries, Warner e Discovery Channel. Agora, a marca lança o filme de 120”, que agrega a estratégia no digital com uma narrativa mais ampla para contar uma história completa e atraente do início ao fim.

“A Adventure Intelligence chega para deixar tudo conectado: o jeepeiro, seu Jeep e a aventura. Este é o propósito da campanha: mostrar a união que há entre os elementos envolvidos, retratar como o homem se funde com a máquina e vice-versa e como se pode viver melhor com esses recursos tecnológicos sendo levados para lugares inimagináveis em meio à natureza, tudo isso aliado ao espírito Jeep”, afirma Frederico Battaglia, diretor de Marketing & Comunicação da Stellantis para a América do Sul.



O filme

ASSISTA O VÍDEO:

https://youtu.be/FR4vi4JEES8

“E se a tecnologia quisesse conhecer a natureza bem de perto, como ela faria? Quem poderia levá-la para esse contato tão próximo? Como uma alma ‘100% online’ poderia sentir o gostinho de ser - por um dia que fosse - um espírito 100% off-road e aventureiro? E só um Jeep, com Adventure Intelligence, poderia ser o vetor dessa conexão. Até porque, mais que um SUV, o Jeep Renegade conectado é um gadget de aventura sobre rodas”, comenta Fabiano Pinel, diretor de Criação da Fbiz, sobre o conceito da campanha.

O filme completo mostra como a Adventure Intelligence deixa a aventura mais conectada, seja antes, durante e depois de entrar no carro. Tudo começa com um personagem perguntando a pressão dos pneus para a sua assistente pessoal. Com apenas um comando de voz, ele obtém a informação. Depois, ele pega a sua mochila de escalada e as chaves do Jeep Renegade e saí com o carro. As luzes da assistente pulsam, reagindo à cena, como se o aparelho quisesse fazer parte daquilo.



Em outro momento a situação se repete. Dessa vez, o homem ativa a assistente com um comando de voz para saber sobre o nível de combustível do veículo. No entanto, ao pegar a chave, ele acaba tocando no aparelho sem querer, ocorre um apagão e algo inesperado acontece. Quando a câmera foca nos olhos do personagem, sua íris está pulsando assim como as luzes da assistente virtual. A tecnologia se conectou com seu corpo, viraram um só e estão prontos para viver uma aventura.

Como se estivesse vendo o mundo pela primeira vez, o rapaz entra no Renegade e dirige e apreciando as paisagens. Durante a passeio, utiliza alguns dos serviços da Adventure Intelligence, como o mapa inteligente para navegação, o Wi-fi embarcado para publicar uma foto nas redes sociais, ativa a função Vehicle Finder no celular para localizar onde deixou o carro, aciona os faróis e buzina remotamente pelo smartphone para iluminar quando já estava de noite.

Ao voltar para casa e tocar novamente na assistente, a cena do apagão se repete. Então a luz pulsa novamente em seus olhos, que voltam ao normal. Sem entender o que aconteceu, ele olha para o Jeep Renegade, o seu companheiro de todas as aventuras, sejam elas na natureza, conectadas ou tecnológicas. O filme mostra apenas algumas das muitas funcionalidades do Adventure Intelligence. 





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Ficha técnica

Título: Adventure Intelligence

Anunciante: Stellantis - Jeep

Produto: Jeep Renegade

Agência: F.biz

Co-CEO: Fernand Alphen

VP Criação: Icaro de Abreu

Diretor de Criação: Fabiano Pinel

ACD: Daniele Rodrigues

Criação: Romulo Caballero, Thiago Monteiro

Conteúdo: Carlos Damazo e Giulia Perrone

RTVC/Artbuyer: Aline Fernandes

Produção Gráfica: Jorge Gaglioni

Arte Final e Sistema: Elton Santos

Planejamento: Sara Silva, Thiago Neves, Guilherme Cipolla, João Roa, Maria Farnettani e Danrley Rosa

CMO: Carolina Buzetto

Mídia: Marcelo Carvalhaes, Larissa Ribeiro, André Guimarães, Wiraquitan Acton, Bianca Silvestrim e Bianca Autieri

Insights/Analytics: Beatrice Mestre, Renata Mora e Paulo Luciano

COO: Juliana Vilhena Nascimento

Negócios: Daniela Lancellotti, Juliana Passini, Renan Rezende, Heloisa Torezan e Christian Esper Produtora: Saigon

Direção: Vellas

Produção Executiva: Marcelo Altschuler, Carol Pessini

Atendimento: Fernanda Gomes, Rafael Costa, Karin Diniz

Coordenação de Produção: Katiucia Soares, Jucilene Almeida, Haiane Basilio

Diretor de Fotografia: Will Etchebehere

Diretor(a) de Arte: Marcelo Reginato, Clara Rocha

Assistente de Direção: Flavio Lanfredi, Lu Camargo

Diretor de Produção: Reinaldo Faria

Figurino: Marina Vieira

Produtora de Casting: Flávia Cocozza

Produtor de Locação: Daniel Fontoura

Produtora de Objetos: Clara Rocha

Montador: Rami D'Aguiar

Finalizador: Fabio Abreu

Coordenação de Pós Produção: Virgini Fares

Color Grading: Bleach Filmes - Sergio Pasqualino

Finalizadora: Nash Production - Cirilo Bonazzi

Produtora de Som: Quiet City Music + Sound

Direção Musical: Chris Jordão

Atendimento Produtora de Som: Xanna D’aguiar, Karina Vadasz e Ivis Silva

Produção Musical: Chris Jordão e Darren Solomon

Finalização: André Melges e Marcos Moretto (Som 3)

Cliente: Frederico Battaglia, Malu Antônio, Paula Salerno, Livia Lira e Renato Mièle



Mercedes-AMG e Cigarette Racing apresentam novo barco de alto desempenho. 41’ Nighthawk AMG Black Series tem 2.250 hp Barco tem inspiração no exclusivo Mercedes-AMG GT Black Series Modelo é a 13º edição especial desenvolvida pela parceria


A Mercedes-AMG e a Cigarette Racing apresentam a edição especial 41’ Nighthawk AMG Black Series, modelo inspirado diretamente no Mercedes-AMG GT Black Series.  Esse é o 13º produto desenvolvido em parceria e que entrega um desempenho superior, design icônico, recursos luxuosos e alta exclusividade como nenhum outro modelo de seu segmento.


O 41' Nighthawk AMG Black Series baseia-se na engenharia avançada da Cigarette, utilizando elementos de ponta, como um design exclusivo de “casco de degraus duplos” para oferecer um desempenho notavelmente superior na água. Um centro de gravidade baixo, que melhora a pilotagem, e o peso total menor, que melhora a velocidade, foram obtidos usando o deck e um design de teto rígido totalmente em fibra de carbono. Além disso, o uso de materiais compostos e de técnicas de construção exclusivas melhoram a integridade estrutural e proporcionam maior conforto de condução mesmo nas condições mais exigentes.


 


O design marcante é o resultado da estreita colaboração entre a equipe de barcos de corrida Cigarette e a equipe de design da Mercedes-AMG e Gorden Wagener, Chief Design Officer do Grupo Daimler. O novo Cigarette 41’ Nighthawk AMG Black Series traduz perfeitamente as filosofias entre as duas empresas, resultando em uma edição especial verdadeiramente única.


 



Alto desempenho na água

 

Como o AMG GT Black Series, este barco também estabelece novos padrões de desempenho em seu segmento. O novo 41' Nighthawk AMG Black Series é o primeiro em sua linha a utilizar cinco motores de popa. Esses cinco motores V8 Mercury Racing 450R de 4,6 litros criam cada um deles 450 hp no pico e são controlados por um avançado sistema de aceleração que permite que apenas duas alavancas sejam usadas para controlar os cinco motores simultaneamente.


 



A produção combinada de 2.250 hp acelera este novo modelo a uma notável velocidade máxima de mais de 90 MPH. Esta é uma conquista muito importante para um barco em seu segmento, que pode acomodar confortavelmente mais de dez pessoas e com luxo excepcional.


 


Design e recursos

 

O exterior nas cores laranja magmabeam e preto desta edição especial é diretamente derivado do AMG GT Black Series, e também oferece elementos laranja (opcionais) em seu interior. O esquema de cores laranja e preto é aprimorado por logotipos AMG pintados na direção da proa do barco em um padrão repetido. Cada um desses logotipos é pintado individualmente - não há adesivos. As peças de acabamento central das capotas do motor também são pintadas em laranja magmabeam, unindo a estética distinta da proa à popa.


 


O layout do Cigarette 41' Nighthawk AMG Black Series traz um console central com o leme e cabine no centro do barco, com a capacidade para caminhar em ambos os lados e uma proa aberta a frente. Parte do que torna o console central do Cigarette Racing Team único é seu design de casco avançado, que incorpora um design de “casco de degraus duplos”, e que torna o barco muito mais eficiente.


 


O interior utiliza principalmente as cores cinza e preto, com detalhes em laranja, combinando com o esquema de cores do exterior. A embarcação também possui o estofamento exclusivo Cigarette Cool, que dissipa o calor para que as cores escuras permaneçam confortáveis, mesmo quando expostas ao sol e ao calor constante.


 


Há um lounge em forma de “L” na parte traseira do barco e assentos em forma de “U” na proa. Esse layout cria um barco que é notavelmente esportivo e ágil e ainda oferece o tipo de entretenimento e luxo que aumenta sua capacidade de navegar com conforto.


 


O leme possui três visores multifuncionais Garmin 8617 embutidos em um painel de instrumentos cortado por CNC de um bloco sólido de alumínio. Este painel de instrumentos com revestimento protetor é resistente ao calor, reflexos e impressões digitais, enquanto a área do painel é exclusivamente iluminada por iluminação de LED RGB, criando a ilusão de que o painel está flutuando.

 

O 41' Nighthawk AMG Black Series também impressiona com sua interface de comando avançado. O controle dos recursos da embarcação é realizado por meio de um sofisticado sistema de comandos digitais. Este sistema oferece controle simples de todos os sistemas a bordo, influenciando o desempenho. Ao reduzir a quantidade e tipos de cabos, o peso total é reduzido, trazendo uma melhor performance. O sistema de bateria de íons de lítio também auxilia nessa redução de peso, proporcionando alta densidade de energia, melhor durabilidade e menor manutenção.

 

Equilibrando desempenho com comodidades impressionantes, o 41' Nighthawk AMG Edition também oferece muitas opções de conforto, como um sistema Audio Marine de alta potência, um sistema de iluminação avançado e um propulsor de proa. Monitores multifuncionais Garmin adicionais estão localizados no assento traseiro e na proa, proporcionando aos hóspedes fácil acesso ao sistema digital de controle da iluminação, som estéreo, além de apresentação de gráficos e outras comodidades. Carregado com a tecnologia mais recente, o 41' Nighthawk AMG Black Series é tão luxuoso quanto emocionante de pilotar.



 

Alta performance no asfalto

 

Como modelo de inspiração para o novo barco, o Mercedes-AMG GT Black Series cria suas próprias ondas no que diz respeito a alto desempenho. O modelo é equipado com o motor de produção AMG V8 mais potente da história, um design derivado diretamente dos atuais modelos de corrida AMG GT3 e aerodinâmica sofisticada, incorporando a origem da marca no automobilismo de competição.


 


Colaboração entre Mercedes-AMG e Cigarette Racing

 

A Mercedes-AMG e a Cigarette Racing começaram sua colaboração em 2007, principalmente para organizar atividades conjuntas de clientes e marketing. Seja na água ou em terra, as marcas estão unidas pelo foco em oferecer o melhor em desempenho. Os dois modelos de edição especial para água e estrada compartilham a mesma interpretação do Performance Luxury - a estética da marca que foi definida para a Mercedes-AMG. Isso os transforma em uma combinação óptica e tecnológica perfeita.

 

Nova opção para dirigir o 100% elétrico Nissan LEAF: Nissan faz parceria com o serviço de compartilhamento de elétricos vec Itaú Marca japonesa cederá seu sucesso mundial para a solução em mobilidade urbana que vai ter desbloqueio de carros pelo celular


 
Rio de Janeiro – Como mais um passo dentro do seu projeto de eletrificação no Brasil a Nissan vai apoiar o serviço de compartilhamento de veículos elétricos vec Itaú. A marca japonesa já comercializa no país o ícone mundial da eletrificação, o Nissan LEAF, mas busca ir além, desenvolvendo esta nova cultura de mobilidade em solo nacional por meio de ações e projetos que incentivem o uso e apoiem o estudo da tecnologia e de soluções ligadas aos automóveis elétricos, por isso, considera uma proposta positiva esta solução de mobilidade urbana do Itaú Unibanco.

A Nissan vai participar do projeto, que está em fase piloto com colaboradores do banco e tem expectativa de ser ampliado e contar com mais veículos e estações disponíveis a partir do segundo semestre de 2021, exatamente com seu carro 100% elétrico, o Nissan LEAF. Desta forma, mais pessoas poderão conhecer e experimentar a revolução dos automóveis elétricos conduzindo um modelo que já tem mais de 500 mil unidades vendidas em todo o mundo.

Assim como já acontece com o consolidado serviço Bike Itaú, a nova solução em mobilidade urbana do vec Itaú permitirá que usuários desbloqueiem os carros em estações diretamente pelo celular, podendo devolvê-los na mesma ou em outra estação de carregamento.

"Esta parceria é mais um passo de nosso projeto de eletrificação no Brasil. Começamos em 2012 com um projeto piloto com uma frota experimental de táxis no Rio e em São Paulo até evoluirmos para o início da comercialização da nova geração do Nissan LEAF em 2019. Como a melhor maneira de entender e desmistificar mitos do carro elétrico é usando ele no dia a dia, buscamos sempre oportunidades para permitir que mais brasileiros experimentem o nosso Nissan LEAF", explica Tiago Castro, Diretor Sênior de Vendas e Marketing da Nissan do Brasil.

"Com o avanço do vec Itaú, estamos colocando nossa expertise financeira a serviço das pessoas. Para viabilizar o serviço, estamos utilizando modelos de negócio em que contamos com parcerias estratégicas com empresas especializadas em diferentes vertentes do ecossistema de mobilidade, como montadoras e locadoras, além de empresas de energia e de tecnologia, com o objetivo de oferecer a melhor experiência de locomoção para as pessoas. Neste contexto, é com muita alegria que vemos a chegada da Nissan para impulsionar ainda mais o conceito de compartilhamento de veículos elétricos no Brasil", afirma Rodnei Bernardino de Souza, diretor do Itaú Unibanco.

Ciclo de Vida Completo

A Nissan busca incentivar a difusão, as pesquisas e o desenvolvimento do ciclo de vida completo do carro elétrico no Brasil. Tanto que vem desenvolvendo parcerias locais para o estudo, a viabilidade e a criação de tecnologias e infraestrutura com foco na mobilidade elétrica. No campo da desmistificação dos mitos sobre a mobilidade elétrica, em novembro de 2020, a empresa japonesa e a locadora Movida fecharam uma parceria para disponibilizar o Nissan LEAF para o aluguel tanto para clientes pessoa física quanto jurídica, desde o aluguel eventual até o de longo prazo.

Na área da pesquisa e democratização do conhecimento, desde 2018, por exemplo, a fabricante de veículos tem uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o objetivo de estudar soluções para o futuro das baterias usadas de veículos elétricos. No projeto mais recente desta parceria, estão sendo testadas baterias de segunda vida do Nissan LEAF para armazenar energia de postes de luz equipados com painel solar fotovoltaico. Eles são alimentados por uma combinação de painéis solares no topo e baterias do veículo elétrico na base.

Já uma parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI) tem como foco o desenvolvimento nacional de carregadores bidirecionais para veículos elétricos. Esses carregadores criam um novo ecossistema fazendo com que os carros funcionem como uma solução para compartilhamento de energia com a casa do consumidor, edifícios comerciais e a rede. A Nissan também desenvolve estudos com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) para o desenvolvimento tecnológico do uso do bioetanol para veículos movidos à Célula de Combustível.

Nissan LEAF

O modelo 100% elétrico da Nissan já tem mais de 500 mil unidades vendidas em todo o mundo. A atual geração, a segunda do modelo, é comercializada no Brasil desde 2019. Seguindo o conceito da visão Nissan Intelligent Mobility, e graças à excelente autonomia e a sistemas inovadores, o Nissan LEAF fortalece o sucesso da Nissan em veículos elétricos e promove a expansão do segmento globalmente. O modelo é produzido em três países, de três continentes diferentes, e é comercializado em mais de 50 mercados pelo mundo.

O Nissan LEAF está equipado com um conjunto de tecnologias avançadas. Ele conta, por exemplo, com o inovador e-Pedal, que permite o condutor simplificar movimentos na hora de acelerar, desacelerar e parar o carro, pois pode utilizar somente o pedal do acelerador para todas essas ações – algo revolucionário e que representa uma nova maneira de dirigir.

Com um moderno e-powertrain, o Nissan LEAF oferece grande eficiência energética por meio baterias de íon-lítio de 40 kWh. O conjunto oferece um desempenho estimulante ao entregar potência equivalente a 149 cavalos (110 kW) e torque de 32,6 kgfm (26% maior). É desempenho com emissão zero.

Tudo isso com uma economia significativa com recarga/abastecimento. Em um levantamento da Nissan do Brasil com dados médios de mercado para o custo do litro de gasolina e do quilowatt-hora (kWh), a redução de custos de recarga/abastecimento pode chegar a 75% ao se rodar com um Nissan LEAF em comparação com um automóvel de tamanho similar com motor a combustão.

Já para assegurar a segurança dos ocupantes, o modelo vem com o Nissan Intelligent Safety Shield. Esse "escudo inteligente de segurança" integra sistemas como: Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Sistema Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência, Controle Inteligente de Velocidade, Sistema de Advertência de Ponto Cego, Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento, Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro.

 

Mercedes-Benz amplia digitalização em sua principal unidade de automóveis na Alemanha. Local será campus central da marca para o desenvolvimento do futuro sistema operacional MB.OS. Responsável pela fabricação dos veículos de luxo para rede global, a fábrica é o centro de competência líder mundial em segurança, inovação e design



Com o intuito de acelerar a transformação digital, a Mercedes-Benz AG planeja contratar cerca de 1.000 desenvolvedores de software para fazer de Sindelfingen, na Alemanha, o campus central para o desenvolvimento do futuro sistema operacional MB.OS em conjunto com as atividades globais de pesquisa e desenvolvimento da marca.

 

A Mercedes-Benz em Sindelfingen é uma das fábricas de veículos mais tradicionais da Daimler AG e é responsável pela fabricação de veículos de alto luxo para todos os mercados. O local também é considerado o centro de competência líder mundial em segurança, inovação e design.

 

O acordo fortalece o papel de Sindelfingen como um centro de desenvolvimento e qualificação para especialistas na área de software no já existente Centro de Tecnologia da Mercedes-Benz. Isso trará mudanças nos perfis de trabalho a médio prazo e os funcionários atuais receberão ofertas direcionadas às medidas de qualificação por sua própria Tech Academy. Essas oportunidades de treinamento voltadas para o futuro proporcionam aos funcionários uma oportunidade de participar ativamente e avançar na transformação para uma empresa orientada ao software.

 

Digitalização abre caminho para uma nova era de mobilidade

 

A empresa segue uma abordagem holística no campo de software para veículos, que varia de pesquisa básica e desenvolvimento para codificação de escopos do sistema. Além disso, a localização é consistente, expandindo sua já ampla experiência no campo da eletricidade e software como um futuro campus para o desenvolvimento do Sistema Operacional Mercedes-Benz (MB.OS).

 

O futuro “Mercedes-Benz Electric Software Hub” desempenha um papel principal como um integrado centro de competência para acionamentos elétricos, eletrificados e digitalização. Isso oferece uma obra de última geração em uma área de aproximadamente 65.000 m² e está programado para entrar em operação no início de 2022.

 

A introdução do MBUX (Mercedes-Benz User Experience) revolucionou a operação intuitiva do automóvel. Os pontos fortes do sistema incluem componentes de hardware inovadores, como chips de alto desempenho, telas de alta resolução e software adaptável que permite funções e serviços personalizáveis. A próxima etapa para evolução do sistema é uma arquitetura de computação holística especialmente desenvolvida no "MB.OS" (Mercedes-Benz Sistema operacional).  Assim como com o trem de força elétrico e a tecnologia da bateria, também é importante estar no controle do software e da eletrônica dos produtos nesta área. Isso contempla em particular as áreas premium e de luxo, nas quais os clientes querem se destacar e procuram algo especial.

 

As equipes globais de especialistas estão trabalhando de forma consistente para trazer seus próprios dados, com suporte e flexibilidade do sistema operacional Mercedes-Benz. Trabalhando, assim, para colocar o veículo na rede de forma inteligente com a nuvem e o mundo IoT (Internet das Coisas). Este domínio é uma base importante para reagir ainda mais rápido e de forma mais flexível para as necessidades do cliente de serviços digitais e recursos dos produtos durante o ciclo de vida.

 

A empresa planeja gerar cerca de € 1 bilhão de EBIT com serviços digitais até 2025. Dessa forma, a Mercedes-Benz está sustentando sua reivindicação de liderança na área de software de veículos, além de reforçar seu trabalho consistente com elétricos, tendo a descarbonização como objetivo.

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