Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën presentes na 44° Expointer 2021, no Rio Grande do Sul. -Ao todo, 34 veículos das marcas do grupo Stellantis estarão expostos entre amanhã e o dia 12 de setembro na feira que acontece em Esteio, no Rio Grande do Sul. -Público verá de perto produtos e serviços das marcas e conseguirá interagir com recursos tecnológicos dos carros, como o acionamento da partida via Alexa. -Clientes poderão conhecer o mais novo lançamento Jeep Commander via realidade aumentada. -Serão oferecidos aos clientes condições especiais em todas as marcas da companhia. -Produtores rurais poderão adquirir veículos das cinco marcas para pagamento em grãos, através de operação de barter trade


Além das mais de mil concessionárias espalhadas pelo país, os carros da Stellantis também poderão ser vistos em uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina. As marcas Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën estarão presentes na 44° edição da Expointer, que acontece entre este sábado e o dia 12 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Os produtores rurais poderão conhecer e adquirir veículos das marcas e pagar em grãos de soja, milho, trigo e arroz, através de operações de barter trade.

As marcas vão apresentar a diversidade de seus portfólios de produtos. Até mesmo o recém-lançado Fiat 500 elétrico será uma das atrações da feira. Além dele, outro novo membro da família também poderá ser conhecido: o Jeep Commander será apresentado por meio de realidade virtual. 

Os visitantes poderão ver de perto 34 veículos da empresa, que estarão expostos em três estandes. Além disso, também poderão conhecer em detalhes as novidades tecnológicas e serviços conectados da Fiat, com o Connect////Me, e a plataforma Adventure Intelligence, da Jeep. 

Ao longo da feira, todas as marcas da Stellantis oferecerão condições especiais aos clientes. Vale ressaltar que o evento será realizado seguindo todos os protocolos de segurança sanitários e com limitação de público. 

Fiat

Com praticamente todos os modelos da sua gama no estande, a Fiat traz até um carro elétrico para a exposição, o recém-lançado 500 elétrico, um ícone global da indústria automotiva, que está ainda mais tecnológico, conectado, moderno e com autonomia impressionante de 320 km. 

Outro modelo de destaque da marca é a Nova Toro, que neste ano ganhou dose extra de conectividade ao estrear o Fiat Connect////Me, plataforma de conectividade mais moderna do Brasil, que proporciona conveniência, segurança e entretenimento.

Entre as muitas funcionalidades da tecnologia, o usuário vai conectar o veículo a assistentes virtuais, smartphone e smartwatch para a realização de operações remotas. Inclusive, quem estiver passando pela feira poderá acompanhar de perto uma interação programada da Alexa com a Nova Toro, como acionamento da partida do veículo.

No total, serão 17 veículos expostos no estande da marca, e, claro, não poderia faltar seus outros modelos, que são sucesso de mercado, como o Mobi Trekking; Argo Trekking; Cronos Drive e a picape que mais vende no Brasil, a Nova Strada, nas versões Volcano Cabine Dupla, Freedom Cabine Plus e Dupla e Endurance Cabine Plus. Além de Fiorino Endurance, Ducato Chassi Cabine e Ducato Multi 2.3 Diesel 4P.

Jeep 

A Jeep, que completa 80 anos em 2021, também marca presença no evento com os SUVs líderes de mercado, Compass e Renegade. Além disso, aliando tecnologia e interatividade, uma ação permitirá que os visitantes conheçam o novo modelo da marca, o Commander, por meio de uma interação por realidade aumentada.

 Ele é o primeiro Jeep desenvolvido no país e o maior e mais sofisticado modelo da marca fabricado no Brasil. Além disso, transporta até sete ocupantes com muito conforto. Tecnologia também é algo que não falta: o Commander traz sistema de som premium Harman Karddon e, pela primeira vez, a Alexa in Vehicle na plataforma de serviços conectados Adventure Intelligence, entre várias outras características que promovem excelente desempenho.


Ram 

 A Ram, uma das marcas automotivas que mais tem intimidade com o universo agro, não poderia ficar de fora da Expointer. 

No mesmo estande da Jeep, a Ram traz o luxo, potência e força das picapes mais desejadas do país: a Ram 1500 Rebel, lançada neste ano com o icônico motor HEMI V8 de 400 cv, e a já consagrada Ram 2500 Laramie. Juntas pela primeira vez no evento, elas serão as atrações da marca, mostrando a força do Carneiro mais desejado do mercado.

Única marca premium especializada em picapes, a Ram oferece veículos com muita tecnologia, inovação e conforto e está em plena ascensão no mercado brasileiro. As vendas deste ano já superam as vendas totais de 2020, que haviam sido recordes e o objetivo principal é fechar 2021 com o dobro de unidades comercializadas em relação ao ano anterior. Sem falar que está previsto o lançamento de um novo modelo ainda neste ano. 

 Peugeot

A Peugeot integra a apresentação da Stellantis na Expointer em outro estande, trazendo quatro modelos de sucesso. A marca, que começou 2021 com um novo logotipo ainda mais marcante para estar em sintonia com seus consumidores, vem apresentando crescimento relevante nas vendas dos últimos meses, superando em julho, o total de comercializações de 2020. É a força do Leão alinhado à experiência dos clientes.  

E entre os destaques da marca na feira, não poderia faltar a presença dos VULs (Veículos Utilitários Leves): PEUGEOT Boxer Cargo e Peugeot Expert Pack. Trazendo versatilidade ao mercado, a promissora Peugeot Boxer Cargo foi lançada este ano com a novidade de poder ser conduzida por motoristas habilitados com a CNH categoria B. O furgão une o que há de melhor em tecnologia, ergonomia, praticidade, além de atributos técnicos e de capacidade que o diferenciam no segmento.

Já o modelo premiado da marca, o moderno Novo Peugeot 208, é outro que promete atrair os olhares de quem passa pela feira. O modelo apresenta pontos fortes, como uma fartura de itens de série, dirigibilidade embarcada, além, claro, de todo conforto e segurança para um hatch compacto. Vale destacar: o teto solar panorâmico, faróis full LED, volante sportdrive, suspensões e toda a parte tecnológica, multimídia e ajuda à condução.

O novo Peugeot 3008 GT completa com sucesso o estande da marca. Apresentado ao mercado brasileiro em junho deste ano, o modelo traz inovações em tecnologia, segurança e design. O Novo Peugeot 3008 possui auxílios à condução de última geração e o novo i-Cockpit®️ 2.0 que vem equipado com novo painel de instrumentos digital de 12,3” e nova tela sensível ao toque de 10 polegadas de alta definição para a versão GT Pack e de 8 polegadas para a versão Griffe.

 Citroën

Vivendo ótimo momento com o crescimento das vendas em 2021, inclusive já tendo superado o volume total de comercialização do ano anterior, a Citroën chega à Expointer para mostrar ao público os diferenciais de seus produtos. A marca levará quatro veículos, exibindo os carros no mesmo estande da Peugeot. 

Os destaques vão para a presença dos VULs (Veículos Utilitários Leves): Citroën Jumpy Pack e Jumper Cargo. Aumentando a família dos furgões da marca, o Jumper Cargo, lançado este ano, apresentou um diferencial: poder ser conduzido por pessoas habilitadas com CNH categoria B. Além de manter a confiabilidade, versatilidade, desempenho, economia e conforto, entre seus diferenciais, o furgão de grande porte da Citroën ainda apresenta dimensões adequadas para transporte de cargas em grandes cidades, com capacidade de carga útil de 1.311 kg e peso bruto total de até 3.500 kg. 

Além dos utilitários leves, outro destaque da Citroën é o premiado e admirado SUV C4 Cactus. Moderno e tecnológico, o utilitário esportivo é destaque da marca e protagonista em seu segmento, tendo sido responsável por quebrar padrões tecnológicos e estéticos em sua categoria. O modelo será apresentado na feira nas versões Shine e Feel, para que o público possa conhecer de perto todos os detalhes. Vale destacar, que o SUV da Citroën é produzido no Brasil, na fábrica de Porto Real (RJ), e tem representado crescimento expressivo, acima da média do seu segmento. 

Barter Trade

A Expointer será o cenário ideal de apresentação do mais novo programa de comercialização de veículos da Stellantis destinado ao setor do agronegócio do Rio Grande do Sul. Em parceria com as tradings Agrofel e Bunge, a Stellantis estruturou a modalidade de barter trade, através da qual os produtores rurais do Estado podem adquirir modelos da Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën mediante o pagamento em grãos de soja, milho, trigo e arroz, commodities cotadas internacionalmente. A novidade pode ser conhecida nos estandes das marcas.

Expointer 2021

A edição deste ano da Expointer ocorre entre este sábado, 4, e 12 de setembro e reúne 80 empresas expositoras de máquinas e implementos agrícolas, 210 estandes e 228 empreendimentos no Pavilhão de Agricultura Familiar, além de 4.057 animais. 

Após a edição de 2020 ter sido realizada apenas virtualmente, em função da pandemia, o evento de 2021 retorna ao modo presencial atendendo medidas de saúde e protocolos sanitários. Entre as normas adotadas, a feira terá a limitação de 15 mil visitantes por dia somados a outros 10 mil expositores, o equivalente a 25% da capacidade de público habitual. O uso de máscara é obrigatório e os visitantes contarão com álcool em gel e lavatórios de mãos, que estarão distribuídos em vários pontos pelo local. 

Nesta edição, a Expointer será mais uma feira de negócios, sem atrações que proporcionam maiores concentrações de pessoas como parque de diversões, festas, entre outros. A feira conta com ampla programação para os nove dias de evento, como julgamentos de animais, leilões, provas, seminários, palestras e eventos virtuais. O horário de funcionamento é entre 8h e 19h30.

Nota de Repúdio à paralisação de caminhoneiros




NOTA DE REPÚDIO

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística - NTC&Logística, vem manifestar total repúdio às paralisações organizadas por caminhoneiros autônomos com bloqueio do tráfego em diversas rodovias do País, por influência de supostos líderes da categoria. Trata-se de movimento de natureza política e dissociado até mesmo das bandeiras e reivindicações da própria categoria, tanto que não tem o apoio da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos.

Preocupa a NTC o bloqueio nas rodovias o que poderá causar sérios transtornos à atividade de transporte realizada pelas empresas, com graves consequências para o abastecimento de estabelecimentos de produção e comércio, atingindo diretamente o consumidor final, de produtos de todas as naturezas inclusive os de primeira necessidade da população como alimentos, medicamentos, combustíveis etc.

Esperamos que as autoridades do Governo Federal e dos Governos Estaduais adotem as providências indispensáveis para assegurar às empresas de transporte rodoviário de cargas o pleno exercício do seu direito de ir e vir e de livre circulação nas rodovias em todo o território nacional, como pressuposto indeclinável para o cumprimento da atividade essencial de transporte.

As empresas de transporte rodoviário de cargas, desde que garantido o livre trânsito dos seus veículos, terão condições de assegurar a continuidade do normal abastecimento em toda a cadeia de produção e consumo para a tranquilidade de todos.

A NTC deixa claro que não apoia esse movimento, repudiando-o, orientando as empresas de transporte a seguirem em sua atividade e orientando os seus motoristas para em caso de bloqueio ao trânsito dos seus veículos acionarem imediatamente a autoridade policial solicitando sua liberação.


São Paulo, 8 de setembro de 2021.


FRANCISCO PELUCIO
Presidente da NTC&Logística

PEUGEOT mantém crescimento e registra 156% superior no acumulado do ano • Marca cresce 156% no acumulado do ano e comercializa 17.507 unidades até agosto deste ano; • Volume total nos oito primeiros meses do ano, supera em 34% o acumulado inteiro do ano passado; • O novo PEUGEOT 208 segue em destaque no segmento B Hatch com crescimento de 582% em relação a 2020.

 


A PEUGEOT confirma seu momento especial de crescimento no mercado brasileiro. Mais uma vez, os resultados de vendas da marca superaram as expectativas. A marca ultrapassou o volume total de vendas do ano passado em 34%, apenas de janeiro a agosto de 2021. Com 17.507 unidades comercializadas no acumulado do ano, a marca do Leão cresceu 156%, em relação aos 6.853 veículos vendidos nos oito primeiros meses de 2020. 

Quando comparado ao período pré-pandemia, a marca também se superou. Foram emplacadas 23% mais unidades, na comparação com igual período de 2019, quando comercializou 14.242 veículos. O excelente desempenho da PEUGEOT reflete seu trabalho de fortalecimento da rede de concessionários e da área de pós-vendas, com compromissos e garantias que asseguram melhor experiência dos consumidores.  

O destaque nas vendas segue com o novo PEUGEOT 208. Foi o B Hatch que mais cresceu em volume, na comparação de 2021 com os últimos dois anos. O modelo 208 alcançou em 2021, 7,6% em participação de mercado B Hatch com motorização acima de 1.0, crescimento de 582% em volume, ante os resultados registrados no ano passado. Na comparação com o ano de 2019, pré-pandemia, a alta foi de 114%. 

Produção de 164 mil unidades em agosto foi 0,3% maior que em julho, mesmo com paralisações de fábricas. Inflação e crise dos semicondutores preocupam a Anfavea


São Paulo, 8 de setembro de 2021 – Apesar das paralisações totais ou parciais de 11 fábricas ao longo do mês de agosto, por conta da crise dos semicondutores, o esforço logístico das montadoras permitiu que a produção de 164 mil unidades superasse em 0,3% o volume de julho. Segundo o levantamento mensal feito pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), houve queda de 21,9% na produção em relação a agosto de 2020, quando ainda não havia falta de componentes eletrônicos. Este foi o pior resultado para um mês de agosto desde 2003.

O quadro de vendas de veículos no País apresenta um aumento da comercialização dos SUVs que representou 48% do mercado e foi maior do que as vendas de hatchs e sedans juntos. Os híbridos e elétricos tiveram vendas de 3.639 unidades, respectivamente.  

Após tantos meses rodando a um ritmo abaixo da demanda, os estoques nas fábricas e nas concessionárias estão sendo consumidos rapidamente, e sem condições de renovação nos pátios a curto prazo. A ANFAVEA reporta que, na virada do mês, havia apenas 76,4 mil unidades disponíveis, estoque suficiente para menos de duas semanas de vendas, o que explica as filas de espera para vários produtos. É o pior nível em mais de duas décadas, gerado não apenas pela pandemia, mas pela crise causada pela falta de semicondutores. Luís Carlos Moraes, presidente da Anfavea, as perdas de produção no 1º semestre do ano se fixou em 120/130 mil unidades, número que até o final do ano deverá dobrar.

“Essa situação dos semicondutores traz uma enorme imprevisibilidade para o desempenho da indústria no restante do ano. Num cenário normal, estaríamos produzindo num ritmo acelerado nesta época do ano, quando as vendas geralmente ficam mais aquecidas”, afirmou o presidente da ANFAVEA, Luiz Carlos Moraes. “No ano passado tínhamos boa produção no segundo semestre, mas uma demanda imprevisível em função da pandemia. Neste ano, temos a volta da demanda, mas infelizmente uma quebra considerável na produção”, acrescentou.

A baixa oferta de produtos derrubou mais uma vez os números de licenciamentos. Foram 172,8 mil unidades vendidas, no pior agosto desde 2005. A queda foi de 1,5% sobre julho e de 5,8% em relação a agosto de 2020. Em meio à retração, alguns segmentos se destacam positivamente. Pela primeira vez na história os SUVs venderam mais que a soma de hatches e sedãs no país. Também os híbridos e elétricos tiveram participação recorde nas vendas, com 3.873 unidades, 2,4% de todo o mercado.

Outros destaques positivos são a reação das exportações e a manutenção do nível de emprego ao longo da pandemia. Após recuo em julho, as exportações reagiram em agosto, com alta de 23,9% sobre o mês anterior. Ao todo foram 29,4 mil autoveículos embarcados, 5,5% a mais que em agosto do ano passado. O segmento de caminhões é outro que colhe bons resultados, mesmo em meio à carência de certos insumos. A produção de 15 mil unidades cresceu 1,1% sobre julho, enquanto as vendas de 13 mil unidades representaram alta de 8,1% sobre o mês anterior.

Luís Carlos mostrou-se preocupado com os níveis inflacionários em torno de 9%, que afeta o custo dos financiamentos, hoje em 22% e que deve chegar a 26% até o fim do ano. Ele comentou ainda que esses índices têm a ver com a situação da economia nacional que leva os empresários brasileiros a deixar os dólares no exterior.

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Dário Júlio (Over 40) e Bárbara Neves (Feminina) seguem na liderança do Enduro da Independência 2021. Equipe Honda Racing finaliza a tradicional prova de enduro de regularidade nesta terça-feira (7/9), Dia da Independência do Brasil, em Socorro (SP)



Itajubá (MG) – Após três dias de competições, a equipe Honda Racing continua na liderança da 39ª edição do Enduro da Independência com Dário Júlio (categoria Over 40) e Bárbara Neves (Feminina). Nesta segunda-feira (6/9), os pilotos partiram de Caxambu (MG) e seguiram para Itajubá (MG), em um percurso de 175 quilômetros. Thiago Veloso está em sétimo lugar na classe Elite, enquanto Tiago Wernersbach ocupa a terceira posição na disputa da Brasil.

A tradicional prova de enduro de regularidade termina nesta terça-feira (7/9), Dia da Independência do Brasil, após o percurso final de 200 quilômetros com destino à cidade paulista de Socorro. Para faturar mais um título da competição, o oitavo da carreira, Dário Júlio está pronto para encarar uma disputa acirrada. O mineiro de Lavras tem 134 pontos, o mesmo que Vinicius Moraes na Over 40.


“O começo deste terceiro dia foi difícil de navegar, porque a organização usou algumas trilhas do dia anterior. Havia muitas marcas no chão e foi necessário bastante atenção. Acabei andando em um ritmo mais lento para não errar a navegação, mas, mesmo assim, teve um trecho que gerou dúvida e perdi alguns pontos importantes”, conta Dário Júlio, que fechou o dia em terceiro lugar da categoria. Ele acelera a motocicleta Honda CRF 250RX.

Com mais de 20 anos de participação na competição, Dário Júlio avalia positivamente a edição de 2021. “A edição está sendo muito legal, com bastante trilha e navegação. A região está bem seca, faz muito tempo que não chove aqui, e com isso estamos pegando muita poeira. Tem que acelerar, mas tem que ter cuidado, porque a visibilidade está comprometida. Isso faz parte do enduro”, complementa.


Perto de conquistar o quarto título do Enduro da Independência na categoria Feminina, Bárbara Neves segue com vitórias em todas as etapas nos três dias de provas. “A trilha foi incrível, tinha muita pedra, subida e lugar travado. Estou muito feliz que as meninas passaram em todos os trechos e conseguimos fazer 100% das trilhas”, diz. A goiana utiliza a CRF 250F e soma 150 pontos na competição.

Para o estreante Tiago Wernersbach, os desafios continuam sendo a planilha e as diferenças entre o enduro de regularidade e o rali – modalidade na qual conquistou recentemente o título do Sertões, na classe exclusiva para motos nacionais. “Tivemos uma trilha grande neste terceiro dia, consegui superar alguns adversários e seguir em frente. Só que, em um dos neutros, passei adiantado e isso acabou me prejudicando”, conta o capixaba, que disputa a Brasil com a CRF 250F. Ele fechou o dia na terceira posição, a mesma que ocupa na classificação da categoria, com 115 pontos.


Já Thiago Veloso voltou a ter imprevistos. “Estava indo bem na primeira parte. Quando cheguei no abastecimento, vi que o pneu dianteiro estava cortado. Troquei o pneu. Depois, quebrou o parafuso do pinhão, travou a corrente e ela estourou. Conseguimos arrumar, mas perdi muito tempo. Agora resta o último dia para fazer uma prova boa e encerrar com um resultado positivo”, explica o mineiro, sétimo colocado na classificação da Elite e oitavo na terceira etapa.

Os pilotos da equipe Honda Racing que disputam o Enduro de Regularidade são patrocinados por Pro Honda, ASW, Michelin, Borilli, DID, Alpinestars e Seguros Honda.

39º Enduro da Independência
 
Resultados – 3º dia (três primeiros)
Caxambu (MG) a Itajubá (MG)

Categoria Elite
1º – #9 Gabriel Martins – 50 pontos 
2º – #11 Luciano Paiva – 38 pontos
3º – #13 Guilherme Trancoso – 38 pontos
8º – #3 Thiago Veloso – Honda CRF 250RX – 24 pontos

Categoria Over 40
1º – #40 Rodrigo Amaral – 47 pontos
2º – #39 Vinicius Moraes – 45 pontos
3º – #43 Dário Júlio – Honda CRF 250RX – 42 pontos

Categoria Brasil
1º – #110 Felipe Arantes – 43 pontos
2º – #117 Julio Assis – 42 pontos
3º – #109 Tiago Wernersbach – Honda CRF 250F – 39 pontos

Categoria Feminina
1º – #201 – Bárbara Neves – Honda CRF 250F – 50 pontos

2º – #200 – Ana Rezende – 42 pontos
3º – #202 – Kessia Tristão – 42 pontos

Classificação – após 3 dias (três primeiros)

Categoria Elite
1º – #9 Gabriel Martins – 121 pontos
2º – #11 Luciano Paiva – 121 pontos
3º – #2 Jomar Grecco – 112 pontos
7º – #3 Thiago Veloso – Honda CRF 250RX – 91 pontos
 
Categoria Over 40

1º – #43 Dário Júlio – Honda CRF 250RX – 134 pontos
2º – #39 Vinicius Moraes – 134 pontos
3º – #40 Rodrigo Amaral – 110 pontos

Categoria Brasil
1º – #110 Felipe Arantes – 132 pontos
2º – #117 Julio Assis – 120 pontos
3º – #109 Tiago Wernersbach – Honda CRF 250F – 115 pontos

Categoria Feminina
1º – #201 – Bárbara Neves – Honda CRF 250F – 150 pontos
2º – #202 – Kessia Tristão – 128 pontos
3º – #200 – Ana Rezende – 124 pontos

Programação* 

7/9 – terça-feira
4º dia – Itajubá (MG) a Socorro (SP) – 200 km 

6h – Largada do primeiro piloto – Parque da Cidade – Itajubá (MG)
11h45 – Chegada do primeiro piloto – Parque da Cidade – Socorro (SP)
17h – Premiação – Parque da Cidade – Socorro (SP)

Total da prova: 729 km

* A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações

domingo, 5 de setembro de 2021

Elegância atlética unida à eficiência: Volkswagen apresentará o SUV cupê ID.5 GTX no IAA. − Movido a eletricidade, o ID.5 GTX será um conceito pré-produção sob disfarce em Munique. − Primeiro SUV elétrico da Volkswagen com uma elegante silhueta de cupê. − Modelo tem tração nas quatro rodas, dois motores e autonomia de até 497 km




Wolfsburg, Alemanha - Elegante como um cupê, forte como um SUV e totalmente elétrico para acelerar: o ID.5 GTX fará sua estreia internacional no dia 7 de setembro - como um conceito disfarçado - no Salão do Automóvel Internacional de Munique. O primeiro SUV baseado na Matriz Modular de Propulsão Elétrica (MEB) empolga por seu design elegante e pela poderosa tração nas quatro rodas com dois motores. Além disso, o ID.5 GTX é totalmente conectado, pode receber atualizações de software remotamente e é equipado com a tecnologia Car2X.

O ID.5 GTX é o primeiro SUV cupê da Volkswagen com propulsão totalmente elétrica. Com linhas fluidas, o ID.5 GTX é elegante e esportivo. Balanços curtos e grandes rodas acentuam sua forte personalidade.

Dianteira forte, carroceria elegante
Os faróis IQ. Light de matriz de LED na dianteira elevada geram um facho alto controlado inteligentemente e dão à dianteira do carro um visual agradável. A faixa luminosa que se estreita progressivamente na direção do logotipo da Volkswagen se combina com três fortes elementos iluminados tipo colmeia, tanto do lado do motorista como do passageiro. Eles complementam a assinatura do farol baixo e transmitem uma impressão de personalidade atlética mesmo com o carro parado. As colunas A bastante inclinadas, posicionadas próximo à dianteira, dão à linha do teto um fluxo elegante - ele se estende ao longo da carroceria inclinando-se para baixo até juntar-se a um defletor traseiro integrado. Na traseira, linhas horizontais reforçam a impressão de largura, com a faixa luminosa atraindo a maior parte das atenções. As lanternas traseiras em LED com design tridimensional complementam a sensação de luxo.



GTX é a nova sigla de performance da Volkswagen
A sigla GTX representa a nova sigla de performance da marca Volkswagen. Ela dá continuidade à tradição dos aclamados modelos GTI, GTD e GTE e a transfere para o mundo da mobilidade elétrica. O ID.5 GTX tem um motor elétrico tanto no eixo frontal como no eixo traseiro. A tração nas quatro rodas com utilização de dois motores garante forte desempenho, aderência superior e condução esportiva. A grande bateria de íons de lítio posicionada entre os eixos possibilita uma autonomia projetada de até 497 km.

Quando o ID.5 GTX chegar às concessionárias, no ano que vem, será o segundo modelo da marca esportiva GTX, e dará mais impulso à estratégia ACCELERATE da Volkswagen.


Curitiba (PR) recebe etapa da Copa Truck neste fim de semana. O campeonato conta com o patrocínio da Goodyear

São Paulo, setembro de 2021 - A Goodyear, conhecida por sua tradição de participação em eventos esportivos de automobilismo, é patrocinadora oficial da Copa Truck 2021. A sexta e a sétima etapa ocorrerão neste fim de semana, no Autódromo de Curitiba, no Paraná.


O grid da Copa Truck é composto por 27 caminhões, com pilotos de vários estados do Brasil. Para esses veículos, a organização do evento decidiu pela utilização dos pneus Goodyear Fuel Max LHS, da linha Max Series, composta por modelos com performance comprovada pelos clientes que circulam com seus caminhões e ônibus pelas estradas brasileiras e que podem ser encontrados em nossa Rede de Revendedores.

A linha escolhida
Testada e aprovada pela organização do evento para uma das provas mais importantes de veículos pesados, a linha Max Series oferece pneus que, em conjunto com a oferta de bandas pré-curadas Goodyear, garantem um menor custo por quilometro em relação aos seus antecessores da linha 600.

Voltada para ônibus e caminhões, a linha Max Series oferece economia em consumo de combustível, resistência, durabilidade e quilometragem para todos os tipos de aplicação: rodoviário de longa distância, regional, urbano, misto e fora de estrada.

Além do Fuel Max, a Max Series inclui também os pneus KMax, Urban Max e Armor Max.

Transmissões
Cada uma das etapas da Copa Truck será transmitida ao vivo pela Band, pelo SporTV e pelos canais oficiais da Copa Truck no YouTube ( link ) e Facebook ( link ). Nos canais oficiais da Goodyear Truck Tires (Facebook, Instagram, LinkedIn) teremos diversos conteúdos e informações sobre a Copa Truck.

Próximas etapas Copa Truck*:

• 5 de setembro - Curitiba/PR

• 3 de outubro - Potenza/MG

• 5 de dezembro - Curitiba/PR

Considerando a pandemia do Covid-19, as corridas ocorrerão sem público presencial e serão observados todos os protocolos de segurança e saúde estabelecidos pelo Ministério da Saúde, tanto durante a realização das corridas quanto em sua organização e nos bastidores.

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

A estrela das pistas: o lendário BMW 507 de Elvis Presley

 


São Paulo, 03 de setembro de 2021 – Um dos mais icônicos carros da BMW, o modelo BMW 507, já pertenceu a uma grande estrela da música: o Rei do Rock, Elvis Presley. O roadster sempre foi uma das raridades mais exclusivas e procuradas na história dos modelos da marca, com apenas 254 automóveis produzidos entre 1955 e 1959. 


Depois de ser dirigido pelo músico durante um ano enquanto cumpria o serviço militar, na Alemanha, o carro esportivo foi considerado perdido por décadas, até que foi redescoberto em um celeiro na Califórnia. 


De volta a Munique, o BMW 507 foi cuidadosamente restaurado pelo BMW Group Classic, exatamente como era quando Elvis Presley o recebeu em 1958: com a cor original branco Feather White, motor v8 de alumínio de 150cv, rodas presas por porca central e interior preto e branco e um rádio Becker Mexico. Um ícone de estilo de tirar o fôlego.


















Chevrolet confirma lançamento do Cruze RS no País


SÃO CAETANO DO SUL – A Chevrolet está preparando uma grande ofensiva de produto no mercado brasileiro, com quatro novidades que chegam nos próximos meses ao mercado e que estão sendo reveladas uma a uma. São elas Novo Bolt, Novo Equinox, a inédita versão Z71 da S10 e o Cruze RS. 

Será a primeira vez que o Cruze ganha uma configuração com visual realmente esportivo na região. 

Dentro da linha de versões especiais, a RS é uma das mais cultuadas da Chevrolet no mundo, pelo fato de agregar acabamentos exclusivos que proporcionam um design mais arrojado ao veículo. Inicialmente presente apenas em veículos icônicos da marca, seu conceito vem se expandindo para diversos modelos do portifólio.

“No Brasil, a linha RS estreou com o Onix e, em breve, estará disponível também para o Cruze Sport6. Mas não vamos parar por aí, pois existe um desejo do consumidor para que este conceito seja estendido a outros modelos turbo do portfólio Chevrolet”, explica Hermann Mahnke, diretor-executivo de Marketing GM América do Sul.


Mercedes-Benz 300: o histórico veículo utilizado pelo primeiro chanceler da República Federal da Alemanha. · Mercedes-Benz 300, também conhecido como Mercedes Adenauer - o último automóvel oficial de Konrad Adenauer, está exposto no Museu Mercedes-Benz, na Alemanha · Um sedã de prestígio, com telefone móvel, divisor, ventilador na traseira e cintos de segurança





Com 160 veículos e 1.500 peças em exibição, o Museu Mercedes-Benz, localizado em Stuttgart, na Alemanha, é uma vasta fonte de fatos e de história. Algumas partes do histórico museu são destinadas a veículos, exposições ou elementos de arquitetura ou design únicos. Um destes modelos é o Mercedes-Benz 300 usado pelo primeiro chanceler da República Federal da Alemanha, Konrad Adenauer.

Porte de estadista
Pintura preta e cromados discretos, com amplo espaço e estofamento macio na traseira. A porta traseira do Mercedes-Benz 300 emite um som característico ao fechar - uma sonoridade que Konrad Adenauer experimentava toda vez que embarcava em seu último veículo oficial. Outros chefes de estado recebidos por ele, como John F. Kennedy, também teriam usado esses bancos? É altamente provável, dada a época em que o veículo esteve em serviço. 



Quando o presidente dos Estados Unidos da América visitou a República Federal da Alemanha, entre 23 e 26 de junho de 1963, este mesmo automóvel era usado por seu anfitrião Adenauer em eventos oficiais. Os dois políticos participaram de desfiles, como o que ocorreu em Colônia, em pé num Mercedes-Benz 300 Landaulet. Este sedã, porém, provavelmente também fez parte da frota usada na época. Atualmente, ele está à mostra na Coleção 4 do Museu Mercedes-Benz: Galeria das Celebridades.



Atmosfera de trabalho
Itens de série, como os detalhes de madeira, continuam a testemunhar o posicionamento do Mercedes-Benz 300 como um veículo luxuoso. O assento de Adenauer, do lado direito traseiro, porém, irradia uma autêntica atmosfera de trabalho: atrás da divisória, que tem um vidro com acionamento elétrico, há uma pequena mesa dobrável que pode ser usada para realizar tarefas. Uma persiana de rolo acionada por cabo foi instalada para escurecer a janela traseira e proteger os ocupantes da luz do sol - o veículo do chanceler não tinha ar-condicionado. Havia, porém, um ventilador de três pás instalado acima do assento do governante, para garantir uma brisa refrescante. A tecnologia de comunicações do sedã 1959 era ultramoderna: o porta-luvas ocultava uma versão pioneira de telefone móvel.



Segurança
Cintos de segurança estáticos com três pontos no banco traseiro eram o estado da arte na época. A Mercedes-Benz já oferecia o equipamento desde o final de 1958 – o veículo oficial do chanceler, fabricado logo depois, incluía esse item de segurança. O estadista obviamente acreditava no sistema de segurança passiva: em 1965, no início de seu mandato como chefe de governo, Konrad Adenauer foi envolvido num acidente de trem. Após isso, ele criticou a companhia ferroviária, dizendo que sua direção deveria considerar a instalação de cintos de segurança.

Uma parte da história
A Mercedes-Benz entregou o histórico modelo para a frota oficial do governo em janeiro de 1959. Em 1963, ao final de seu mandato como chefe de governo, Adenauer comprou o Mercedes-Benz 300 da República Federal da Alemanha, passando a usá-lo pessoalmente até seu falecimento, em 1967. É por isso que o veículo é exibido no Museu Mercedes-Benz traz uma placa particular, e não a placa tradicional utilizada pelo chanceler federal, de número 0-002. Aposentado, Adenauer continuou a ser conduzido por um motorista em seu prestigioso sedã. Ter um motorista era fundamental para ele, já que o primeiro chanceler federal da Alemanha não possuía carteira de motorista.



Entusiasmo pela tecnologia
O sedã em exibição no Museu Mercedes-Benz faz parte da série de modelos W 189, produzida a partir de 1957. Em contraste com o primeiro Mercedes-Benz 300 de 1951 (W 186), ele trazia elementos de tecnologia e estilo significativamente mais avançados – entre eles o motor de seis cilindros com injeção indireta de combustível no lugar do carburador. Com isso, a potência aumentava de 92 kW (125 hp) para 118 kW (160 hp), e a velocidade máxima de 160 km/h para 165 km/h.

Continuidade
O slogan de campanha de Adenauer, do partido União Democrática Cristã, nos anos 1950 era "nada de experiências", um lema que o chanceler parecia aplicar também aos seus veículos oficiais: ele usou um total de seis diferentes 300s da série de modelos W 186 e sua sucessora, a série W 189, entre 1951 e o final de seu mandato, em outubro de 1963. O modelo logo se tornou conhecido como "Mercedes Adenauer".

“Adenauer” Nº 1
O primeiro Mercedes-Benz 300 do chanceler, de 1951, também é uma peça importante da história. O veículo oficial foi retirado de serviço e vendido em 1956, após percorrer mais de 150.000 quilômetros. Em 1971, ele foi levado para os Estados Unidos e comprado pela "Haus der Geschichte der Bundesrepublik Deutschland" (Casa da História da República Federal da Alemanha), em 1989. Desde que esse estabelecimento abriu suas portas, em 1994, o primeiro "Adenauer" de Adenauer tem sido uma peça de exibição fundamental, com sua placa correspondente: 0-002. Na época, a carroceria, o chassi, a suspensão e o interior do Mercedes-Benz 300 foram totalmente restaurados, com o apoio dos especialistas do Mercedes-Benz Classic.

Fiat e Itaú relançam cartão com um dos maiores cashbacks automotivos do mercado. Com o Fiat Itaucard, cliente poderá adquirir seu carro zero-quilômetro da marca com até R﹩ 20 mil de desconto, pagar revisões programadas e ter acesso a até 10% de cashback em suas compras



A Fiat e o Itaú Unibanco relançaram nesta quinta-feira, o cartão Fiat Itaucard Platinum, que conta com um dos maiores cashbacks automotivos do mercado, sendo 10% para valores gastos na rede ou ambiente Fiat e 5% para as demais compras.

Cada ponto recebido de cashback é igual a R﹩ 1 de desconto na compra de um Fiat zero-quilômetro. O benefício acumulado pode chegar a até R﹩ 20 mil, que pode ser utilizado como abatimento na aquisição de um carro novo da marca. E em pós-venda, cada ponto equivale a R﹩ 0,50, que pode ser empregado para custear as revisões programadas Fiat.

Clientes do cartão contam com descontos de 20% na Fiatwear, além da gratuidade no plano completo ConectCar. O produto ainda oferece assistência veicular 24h, como chaveiro, carro reserva, socorro elétrico e troca de pneu, além de descontos em diferentes opções de lazer e entretenimento. Também há vantagens da categoria Visa Platinum - serviço de assistência-viagem, proteção de compra, garantia estendida original - e da Mastercard - benefícios de viagem, programa Mastercard Surpreenda, entre outros.

Nos próximos meses, ao contratar o financiamento de veículo com o Itaú, o Fiat Itaucard Platinum é aprovado na hora, para que possa ser usado como forma de pagamento do carro novo, e o limite de crédito do cartão fica comprometido apenas com o valor mensal da parcela. O cliente ainda ganha 5% de cashback por cada parcela paga com o cartão, que poderá ser usado para o serviço de revisão ou até mesmo na compra de outro Fiat.

"Reformulamos o cartão com base nas dores reais dos clientes, trazendo benefícios acessíveis no curto prazo, como a isenção de anuidade no financiamento do automóvel. E mais do que isso: com as vantagens oferecidas pelo novo produto, o sonho do carro novo fica mais próximo", destaca Ricardo Scussel, superintendente de Cartões do Itaú Unibanco.

"O novo Cartão Fiat Itaucard resultou de uma grande parceria que traz uma série de benefícios para nossos clientes. Com ele, os Fiat Lovers contarão com diversos benefícios e poderão utilizá-lo para financiar seu Fiat 0km. Essa compra será convertida em pontuação que permitirá, além do resgate de pontos para a compra do seu próximo Fiat 0km, a novidade de poder resgatar a pontuação para fazer a revisão do seu Fiat em nossas concessionárias", ressalta Gunnar Murillo, diretor do Banco Fidis da Stellantis.

"A parceria com o Itaucard traz uma série de novos benefícios que eleva em muito o nível de comodidade e conveniência oferecido aos nossos clientes e usuários do cartão. Trata-se de uma das melhores ferramentas de fidelização de todo o mercado nacional", afirma Herlander Zola, diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil.

Todos os cartões solicitados até 31 de dezembro de 2021 terão o primeiro ano de anuidade grátis. Novos pedidos também podem ser feitos pelo endereço https://meu.itau/pedirfiat .

COLUNA FERNANDO CALMON


Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.165 — 02/09/21

 



COMMANDER E CRETA ATENDEM

DOIS EXTREMOS ENTRE OS SUVS

 


A oferta de SUVs já é ampla no mercado brasileiro e ficou ainda mais concorrida após dois lançamentos separados por apenas 24 horas. O Jeep Commander, modelo de porte grande de sete lugares, e a segunda geração do compacto Hyundai Creta.

O primeiro foi desenvolvido no Brasil e utiliza a mesma arquitetura do Renegade, Compass e Fiat Toro. Estilo lembra o do Compass, mas o novo modelo tem personalidade própria, desenho bem atraente e vem sempre com teto pintado de preto. A faixa em preto fosco, unindo os faróis e encobrindo cerca de três quartos da conhecida grade de sete fendas, pode não agradar a todos. A diferença de porte fica evidenciada nas dimensões em relação ao Jeep médio: mais 36 cm no comprimento, 4 cm na largura, 5 cm na altura e 16 cm na distância entre eixos.

O segmento dos SUVs grandes de sete lugares é heterogêneo. Há arquitetura monobloco (Outlander, Tiggo 8 e Tiguan Allspace) e também a tradicional de carroceria sobre chassi (Pajero Sport, SW4 e Trailblazer). O Commander fica muito bem situado na primeira referência, mantendo tração integral e motores turboflex de 1,33 L, 180 cv (G)/185 cv (E) ou Diesel, 2 L/170 cv. O primeiro motor é exatamente igual ao do Compass, o que leva a desempenho inferior em razão do maior peso em ordem de marcha; o segundo tem a mesma potência do irmão menor e ganhou 3 kgf.m de torque, imperceptíveis em avaliação no autódromo de Curvelo (MG).

Interior do Commander o coloca em vantagem em relação aos concorrentes diretos. O acesso aos dois bancos de trás impressiona pelo ângulo de abertura das portas de 80 graus. Os dois bancos traseiros são reguláveis em distância e inclinação do encosto. O banco do motorista é elétrico e, na versão de topo, o do acompanhante também. O acabamento e os materiais surpreendem pelo capricho e a qualidade. Sistema multimídia inclui wi-fi com internet a bordo, carregador de celular por indução e portas USB para cada uma das três fileiras de banco. Segurança ativa inclui AEB (frenagem emergencial automática), ACC (controle adaptativo de cruzeiro) e detector de fadiga, entre outros. Há sete airbags de série.

O volume do porta-malas também se destaca no segmento: 661 litros (cinco lugares) e 233 litros (sete lugares) pelo critério de cálculo indireto (volume de água por software). Há ainda 31 litros de compartimentos na cabine. Desempenho fora de estrada mantém o alto nível Jeep. Em uma das provas mais impactantes, no circuito de teste, o Commander subiu uma escadaria de onze degraus com desenvoltura ímpar.

Estratégia da Jeep é ampliar o segmento SUV de 7 lugares com preços surpreendentes entre R$ 199.990 e R$ 279.990.


Creta aposta no estilo ousado

Bem posicionado entre os SUVs compactos, o Creta vem liderando no segmento de varejo, ou seja, excluído o de vendas corporativas, frotistas e locadoras. Nesta segunda geração o estilo é completamente novo e até controverso. No entanto, se não aparece tão bem nas fotos, ao vivo o desenho torna-se aceitável, embora faróis, lanternas e luzes diurnas fujam dos padrões. A grade foi modificada para o mercado brasileiro e ficou melhor. De perfil agrada. Na traseira, as lanternas seguem o mesmo arrojo da parte frontal.

A carroceria ganhou 1 cm na largura e no comprimento. Os 2 cm extras no entre-eixos melhoraram o espaço para pernas no banco traseiro. Altura não mudou. Volume do porta-malas de 422 litros continua muito bom (9 litros a menos que o anterior). As rodas de 16, 17 e 18 pol. de diâmetro, de acordo com a versão, têm desenho arrojado. O teto solar panorâmico superdimensionado valoriza as mudanças feitas internamente: atmosfera a bordo ficou bem melhor. A grande tela multimídia de 10,25 pol. fica direcionada para o motorista. Nas versões de topo há agora freio de imobilização automático (auto-hold) muito útil no trânsito urbano.

Hyundai continua a avançar nos equipamentos de segurança. O novo AEB, além de detectar pedestres, ciclistas e veículos à frente, agora é capaz de frear o Creta, em conversão à esquerda, caso haja risco de colisão com um veículo em sentido contrário. Bastante útil também o monitor de tráfego lateral. Câmeras nos retrovisores externos eliminam pontos cegos ao projetar, no centro do quadro de instrumentos, a movimentação no entorno: basta acionar a seta. São seis airbags de série.

O sistema de conectividade Bluelink que permite rastreamento, socorro mecânico e médico em caso de acidente, entre outros, passa a se integrar às câmeras com visão de 360 graus. A partir do celular com o aplicativo instalado, é possível monitorar o entorno do veículo de modo remoto e diretamente na tela do aparelho. Recurso bastante útil em situações ou locais duvidosos.

Os motores são os mesmos: turbo de 1 litro (120 cv) e de aspiração natural de 2 litros (antes 166 cv, agora 167 cv). Motor 1,6 L só na versão básica, da primeira geração, ainda à venda. Na nova geração o câmbio é sempre automático, seis-marchas. Preços: R$ 107.490 a R$ 146.990.

__________________________________________________________________________________________

www.fernandocalmon.com.br

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Nova S10 é líder de vendas do segmento em agosto. Versão turbo diesel da picape da Chevrolet se destaca ao bater recorde histórico de vendas




São Caetano do Sul - Desde a retomada da produção, em abril, a Nova S10 vem apresentando forte evolução nas vendas. No mês de agosto, a picape da Chevrolet registrou seu melhor desempenho no ano ao emplacar 4.798 unidades, retomando ainda a liderança do segmento.

Destaque para o desempenho comercial da versão turbo diesel, que somou cerca de 4,5 mil unidades no último mês, um recorde histórico para a configuração ao longo dos 26 anos de trajetória da S10 no mercado brasileiro. Esta motorização é caracterizada pela enorme robustez.

"Nos surpreendeu a excelente aceitação do consumidor pelas inovações incorporadas recentemente à toda linha S10. Ajuda a explicar a grande procura pelas versões a diesel o fato da maior disponibilidade do produto em meio à ascensão do agronegócio, além da longa tradição da Chevrolet em picapes", relata Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de produto da GM América do Sul.

Nova S10
A S10 foi recém-atualizada em design, mecânica, segurança e conectividade, incluindo identidade visual exclusiva da versão topo de linha High Country, nova turbina e calibração do motor diesel, estrutura reforçada de cabine, seis airbags de série, além de opção de sistema de frenagem autônoma de emergência, Wi-Fi nativo e projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play.

E a versão de acabamento preferida do cliente da S10, a LTZ, ganhou rodas com novo design na linha 2022.

A S10 está disponível em três opções de carroceria (cabine dupla, cabine simples e chassis cab), cinco níveis de acabamento (LS, Advantage, LT, LTZ e High Country), duas opções de motorização (2.5 Flex e 2.8 Turbo Diesel), assim como duas opções de transmissão (MT6 e AT6) e tração (4x2 e 4x4). São cinco opções de pintura externa: Branco Summit, Prata Switchblade, Preto Ouro Negro, Cinza Topázio e Azul Eclipse.

Ram é campeã em pesquisa de qualidade da J.D. Power nos EUA. - À frente de 31 concorrentes, a Ram é única marca dedicada a picapes a conquistar esse título. - Dodge em segundo lugar completa a dobradinha da Stellantis, que ainda tem a Jeep® pulando para o oitavo lugar – melhor resultado de todos os tempos. - As Ram 2500 e 3500 e o Jeep Gladiator vencem seus segmentos; Ram 1500, Dodge Charger, Chrysler 300 e Jeep Grand Cherokee alcançam o pódio. - Metade dos veículos elegíveis da Stellantis estão entre os três melhores veículos em seus segmentos




Auburn Hills (EUA) – A Ram faz história e é a primeira marca dedicada a picapes a conquistar o primeiro lugar no Estudo de Qualidade Inicial (IQS) 2021 da J.D. Power, completando uma ascensão meteórica de desempenho nos últimos dois anos.

A conquista foi impulsionada pelas opiniões positivas dos proprietários das novas 2500 e 3500 – nomeadas as melhores picapes grande de uso pesado (heavy duty) no IQS deste ano – e dos proprietários da nova Ram 1500, que ficou em segundo lugar entre as picapes grandes de uso leve (light duty). No ano passado, a Ram havia dividido o terceiro lugar com outra marca e em 2019 tinha sido a 21ª colocada.

Outro resultado marcante foi o segundo lugar da Dodge. Em 2020, a Dodge eternizou seu nome ao se tornar a primeira marca norte-americana a ser campeã no tradicional levantamento da J.D. Power. Ainda neste cenário, a Jeep® saltou para o oitavo posto, três acima do ano anterior, colocando um trio de marcas Stellantis no top 10.

"Essa não é uma simples informação; essa é uma tendência", disse Mark Champine, diretor de Experiência do Cliente da Stellantis para a América do Norte. "Quem conhece a robustez de nossos processos de melhoria de produtos, bem como o nível de engajamento de nossa força de trabalho, não se surpreende com esses últimos resultados."



"Vimos o trabalho árduo da equipe Stellantis de perto", disse Dave Sargent, vice-presidente de qualidade automotiva da J.D. Power. "Esses últimos resultados são uma prova dos esforços da empresa como um todo. Ter as duas principais marcas do estudo é uma conquista realmente impressionante. Parabéns a toda a equipe."

O design do produto foi um fator chave para os resultados deste ano, observou Champine. "Se você começa com um design forte e acompanha isso com disciplina no chão de fábrica, você tem o tipo de resultados que estamos vendo hoje", disse ele. "Esse feedback reflete nosso foco principal – construir veículos que nossos clientes terão orgulho de recomendar a amigos e familiares."

A J.D. Power entrevistou compradores de veículos novos sobre seus primeiros três meses de propriedade e rastreou problemas por 100 veículos (PP100) para medir o desempenho de 32 marcas. Em comparação com os resultados de 2020, a Ram melhorou em 13 PP100, para 128.



A Dodge ficou perto, com 139, cinco PP100 a menos que a terceira colocada. "Estamos orgulhosos de dizer que foi preciso outra marca da Stellantis para vencer a Dodge", disse Champine.

O total de 149 da marca Jeep é 13 PP100 melhor que a média da indústria, de 162. O desempenho da marca foi liderado pela Jeep Gladiator, vencedora entre as picapes médias, e pelo Jeep Grand Cherokee, que foi o terceiro melhor SUV de sua categoria.

Tanto o Dodge Charger quanto o Chrysler 300 chegaram ao pódio no segmento de carros grandes. Metade dos 12 veículos Stellantis elegíveis para prêmios ganhou ou foi vice-campeão em suas categorias.

J.D. Power
A J.D. Power é líder global em insights de consumo, serviços de consultoria e dados e análises. Uma pioneira no uso de big data, inteligência artificial (IA) e recursos de modelagem algorítmica para entender o comportamento do consumidor, a J.D. Power vem fornecendo inteligência incisiva do setor sobre interações de clientes com marcas e produtos há mais de 50 anos. Os principais negócios do mundo em grandes indústrias confiam na J.D. Power para orientar suas estratégias voltadas para o cliente. A J.D. Power tem escritórios na América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico. Para saber mais sobre as ofertas de negócios da empresa, visite JDPower.com/business.


ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.