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quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais 


Jornalista Sérgio Moreira



Polêmica na obrigatoriedade do passaporte sanitário

 


Recentemente o Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que os estados e municípios sejam responsáveis por implementar o chamado “passaporte sanitário”, também conhecido como “passaporte da vacina”. A medida restringe o acesso de cidadãos não vacinados contra a Covid-19 a uma série de estabelecimentos, serviços e espaços.

Diante disso, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação Fora do Lar (FBHA) se posiciona contra essa determinação, pois, segundo Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, a medida causa insegurança jurídica à população. O passaporte da vacina deveria ser tratado de maneira unificada nacionalmente, ou seja, pela União que representa todo o governo federal, uma vez, que, saúde é um tema de abrangência nacional representado por um Sistema Único de Saúde, instituído constitucionalmente. Uma alternativa menos traumática para a população, seria as prefeituras exigirem aferição de temperatura na entrada de bares e restaurantes.

“Temos mais de 5.300 municípios no Brasil, com cada um determinando se exige ou não o passaporte, gera insegurança e instabilidade aos cidadãos. Além de que, o cidadão só é obrigado a fazer alguma coisa, ou deixar de fazer se for através de uma lei formal votada pela Casa Legislativa de cada município e não é isso que vem acontecendo”, explica.

Após a determinação do STF, as medidas de restrição à locomoção estão acontecendo através de decretos dos prefeitos, que são decretos qualificados como “autônomos”. Na prática, esse tipo de decreto se presta a fazer a vez de uma lei formal, o que é considerado inconstitucional, visto que fere a legalidade estrita que está no artigo 5º da Constituição da República.

“O cidadão só é obrigado a fazer alguma coisa, ou deixar de fazer se for através de uma lei formal votada pela Casa Legislativa Municipal. Apesar da decisão do STF, a Federação entende que isso causa insegurança jurídica, gera confusão e restringe direitos e garantias individuais através de um instrumento que não é uma lei formal”, conclui Alexandre Sampaio.


Alexandre Carvalho será substituído por Peter Mangabeira no biênio 2021/2023

Peter Paul Santos Mangabeira, diretor da Pampulha Turismo, é o novo presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais  Seção Minas Gerais (Abav-MG) para o para o biênio 2021/2023.

Ele substitui Alexandre Carvalho. A eleição aconteceu dia 29 de outubro, e definiu também a nova diretoria executiva e conselheiros da entidade.

Mangabeira é um velho conhecido do trade turístico mineiro e está no turismo desde 1991, onde assumiu a direção da agências de viagens e receptivo Pampulha Turismo aos 24 anos. Desde 2003, já passou por várias gestões da Abav-MG. Um dos principais objetivos do novo prrsidente é fortalecer o quadro de associados e trabalhar na qualificação dos profissionais do turismo.

Novos diretores da ABAV MG

Compõe a nova diretoria Alexandre Xavier Brandão (vice-presidente financeiro), Daniel Toledo (vice-presidente administrativo), José Maurício de Miranda Gomes (vice-presidente de relações institucionais), Gilberto Siqueira (vice-presidente de patrimônio), Andréia de Oliveira (vice-presidente de capacitação e certificação) e Athenais Vilhena (vice-presidente de marketing e eventos).


FICC - Festival Internacional de Cerveja e Cultura   

Vem ai a nona edição do FICC, Festival Internacional de Cerveja e Cultura, que será realizado nos dia 6 e 7 de novembro, a partir das 14h, no espaço GoFree na Lagoinha. E, além de toda programação especial que está sendo preparada para esse evento, a grande surpresa será o anúncio da 10ª edição do FICC que será realizada em maio de 2022 com atrações de peso e nomes reconhecidos nacionalmente. De volta aos moldes tradicionais, e depois de edições inteiramente online, agora o festival vai receber novamente o público. Claro que todas as precauções sanitárias estão sendo tomadas pela produção do evento.

 As cervejarias participantes desta versão serão as mineiras Krug, Läut, Verace, Wälls, Capapreta, Sátira, Albanos e Black Princess .Os ingressos são limitados por conta de restrições e protocolos sanitários e uma das iniciativas do FICC é atender aos profissionais da linha de frente. Heróis que ajudaram o Brasil a atravessar uma das piores crises de sua história. Portanto, haverá preferência aos profissionais de saúde na retirada de ingressos no link https://www.gofree.co/ficc2021.

 Não poderia faltar a banda que pegou emprestado seu nome do bairro mais boêmio de BH, onde acontecerá o 9º FICC. O grupo Copo Lagoinha é uma das atrações do evento. A banda residente, que tocou em todas as edições do FICC, Glasgow9, não poderia faltar. Pra completar, a já tradicional Lurex –

Queen Tribute e a HappyFeet Jazz Band fecham a grade de shows no dia 6 de novembro.

O segundo dia do festival contará com a banda Velotrol e a outra atração é formada pelo renomado baixista do Jota Quest, PJ, que convidará diversos músicos da cidade para fazer o encerramento, entre eles o vocalista do Tianastácia, Podé e Henrique Portugal, tecladista da Banda Skank. Também haverá participação da esposa de PJ, Manu Diniz. Juntos, eles representarão a força musical da nossa cidade, além de toda a diversidade das demais bandas que já terão se apresentado, indo do Samba, passando pelo Jazz e pelo Rock e encerrando com Pop Rock Nacional e internacional consagrando esta nona edição, com a banda PJ e Amigos.

 Gastronomia, fotografia e arte:

Desta vez o Festival não terá um tema homenageado e sim enfatizará os pilares que sempre fizeram com que o festival se tornasse esse sucesso de aceitação entre o público, fazendo parte do calendário cultural da nossa cidade e contribuindo para que BH seja um destino para eventos. Uma das características marcantes do FICC sempre foi o fomento à cadeia de serviços ligado ao setor do turismo, da gastronomia e do entretenimento, e dessa vez não será diferente, sendo esse o foco.

 


Para isso envolveremos, fotógrafos, Chefs de cozinha e estabelecimentos gastronômicos, artistas plásticos, mestres cervejeiros e cervejarias, músicos e bandas e artistas circenses da seguinte forma: serão selecionados três estabelecimentos gastronômicos de Belo Horizonte, sendo um ligado a imigrantes que residem em BH, trazendo o tom da pluralidade e do acolhimento, um representante da alta gastronomia e um representante da baixa gastronomia. O escolhido para o perfil de imigrantes foi o Prazer da Esfiha, que é um restaurante localizado na tradicional rua Itapecerica, via icônica da região da Lagoinha e tem seu forte na fabricação artesanal e como lema a cultura que transcende gerações oferecendo uma deliciosa comida árabe.

 

Na proposta baixa gastronomia, o Bolota’s Bar, localizado no bairro Serra, foi o selecionado e é um legítimo boteco raiz. Comandado pelo Léo Bolotas, figura carismática que tem a gentileza e o brilho nos olhos de quem faz o que gosta na vida. Sua estufa de tira-gosto, balcão, gente de toda tribo e cerveja gelada são as marcas registradas desse estabelecimento que já é parceiro do Festival.

 

Como marca da pluralidade e diversidade cultural para cada um desses estabelecimentos convidados, iremos convidar um fotógrafo, um artista plástico, uma banda e uma cervejaria no seguinte formato: cada estabelecimento terá que criar um prato para o festival que será harmonizado por uma cerveja e terá um fotógrafo responsável para fazer a foto divulgação e fará também a cobertura fotográfica com foco no estabelecimento selecionado durante os dois dias de festival. Cada estabelecimento terá uma banda representante no palco do FICC e um artista que fará uma pintura ao vivo durante o show desta banda. O artista terá a missão de ilustrar o prato escolhido por cada estabelecimento fazendo uma representação da localidade em que o bar ou restaurante estiver inserido no intuito de divulgar a cidade.

 

Para fechar esse ciclo também estarão envolvidos três guias de turismo da cidade, cadastrados pelo Ministério do Turismo, que irão elaborar um texto que fará parte da legenda de divulgação no plano de mídia e que também farão a apresentação de cada localidade escolhida para o público presente antes do início de cada banda respectiva.

 

O Restaurante Prazer da Esfiha por estar localizada no bairro Lagoinha, terá como representante a banda de samba Copo Lagoinha que tem tudo haver com a região, considerada berço do Samba da capital. O fotógrafo será o Victor Schwaner e o artista plástico, será Gud Assis, que terá a missão de ilustrar o prato selecionado e o complexo viário do Complexo da Lagoinha ou suas belas casas que representam parte do patrimônio arquitetônico e histórico da nossa cidade. A cervejaria, o guia ou a guia de turismo serão ainda definidos. Assinando a alta gastronomia, o restaurante O Bolota’s Bar terá como representante musical, a banda de Rock N RollGlasgow9, pois representará essa veia do belorizontino que ama rock e a cultura de boteco.A pintura ao vivo que ilustrará o prato selecionado e a Serra do Curral, será realizada pelo artista D’Ninja, representante feminina entre os grafiteiros.

Essas ações acontecerão no sábado dia 06, tendo início ao meio dia e término às 21h. As pinturas ao vivo se estenderão para dia seguinte, mas não mais vinculadas as bandas supracitadas. No, domingo, dia 07 de novembro, a programação seguirá com os estabelecimentos gastronômicos com a comercialização dos seus pratos selecionados harmonizando com as cervejas artesanais das cervejarias participantes e a finalização das pinturas ao vivo que após concluídas serão fotografadas pelos fotógrafos escolhidos e será aberto para votação popular pelo Instagram do Festival, para seleção da melhor ilustração, na qual o artista vencedor será contratado pelo Festival para ilustrar o rótulo da cerveja colaborativa que será produzida na edição de 2022.

O FICC tem a produção e realização assinadas pela Play Cultural e Dimensão Eventos e o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte através da Belotur.

Sobre o Festival:

 O Festival Internacional de Cerveja e Cultura nasceu em 2015, no auge do desenvolvimento da cerveja artesanal em Minas Gerais, com a proposta de fomentar a indústria e a cultura cervejeira no estado e no Brasil. Desde então o FICC vem se consolidando como o maior evento de cervejas de Minas Gerais, ano após ano reunindo as principais cervejarias do estado e do país e até do mundo em um só lugar, além de grandes produtores gastronômicos, bandas renomadas, workshops técnico-científicos, apresentações artísticas e demais expressões artísticas culturais. Com seis anos de história, o evento acumula experiência, conhecimento e maturidade. Ainda assim, segue inovando para estar sempre à frente. Construir uma marca forte demanda, inevitavelmente, um pensamento inovador e um olhar para o futuro.

 

Além de proporcionar uma vivência única do Festival, a produção do evento acredita que que é possível ir além. Inspirar pessoas em suas vidas profissionais e pessoais através da arte e do pertencimento às causas atuais. E foi esse pertencimento que impulsionou a criação da edição do FICC EM CASA que nasceu devido a pandemia do Covid-19, aliado ao desejo de fazer algo. Parar nunca foi o pensamento dos idealizadores do Festival. Ficar no mesmo lugar não faz parte do DNA inovador que o FICC sempre teve. E é por isso que podemos dizer que essa edição virtual pode ser considerada a maior de todas. No desejo de perpetuar um legado e criar algo único, o entendimento é que, cada vez mais, o presente e o futuro irão caminhar lado a lado. É preciso manter um olhar atento sobre o futuro para poder transformar a realidade. O FICC vai além das expectativas — o que começou como um grande Festival de cerveja e música se transformou em uma plataforma de experiências.

Foram inúmeros os desafios e conquistas alcançadas. E é a partir do conhecimento, fruto de 8 edições, que o FICC se propõe a contribuir para a construção de um mundo melhor, com pessoas qualificadas e conscientes do seu papel transformador. Enquanto não foi possível realizar as edições com o calor do nosso público, foi pensada uma forma de reinventar as apresentações para que a alegria e a chama da arte continuem e graças ao patrocínio da Belotur,  duas edições on-line foram realizadas, sendo o FICC EM CASA e a 8ª Edição com a temática da história da Cerveja artesanal de BH, desde seu pioneirismo até o legado em construção, cujas as transmissão ocorreram no final de agosto 2021. Houve a produção de um documentário sobre a Cerveja Artesanal de Belo Horizonte com a participação de pessoas renomadas no setor, além das lives, com destaque para o Supla que também deixou a sua marca e entrou para história do festival e de BH. Com o avanço da flexibilização da nossa cidade, seguindo todos os protocolos atuais, teremos a oportunidade de reencontrar o nosso público de forma presencial, mesmo reduzida, mas com o mesmo compromisso de proporcionar uma experiência única para todos.

Serviço:

O FICC sem dúvida é um indutor do turismo na cidade sendo considerado o maior evento cervejeiro de Minas Gerais e estando em os cinco maiores do Brasil

NÚMEROS DO FESTIVAL: • 8 Edições desde 2015; • + de 600 artistas já escalados; • + 100.000 pessoas na plateia; • + 200 cervejarias participantes; • + de 1000 profissionais envolvidos; • + de 500 rótulos de cerveja; • + de 15 toneladas de alimentos arrecadados

9º FICC - Festival Internacional de Cerveja e Cultura

Dias: 6 e 7 de novembro;Horário: a partir das 14hretirada de ingressos gratuitos: https://www.gofree.co/ficc2021;Espaço Go Free;Rua Francisco Soucasseaux, 54 - Lagoinha, Belo Horizonte https://www.instagram.com/festivalficc/

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@sergiomoreira63

sergio51moreira@bol.com.br

Festuris Gramado inicia nesta quinta-feira, com solenidade de abertura no Palácio dos Festivais. Veja o programa do evento. Evento cresceu 64% em relação a 2020 e apresenta tendências ao segmento do turismo

Eduardo Zozanello e Marta Rossi recepcionarão os mais de 8 mil inscritos no Festuris 2021 

Nesta quinta-feira (4) inicia-se mais uma edição histórica do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado. A solenidade de abertura acontece no Palácio dos Festivais, a partir das 18h30. Haverá controle de acesso ao local e apresentação obrigatória do comprovante vacinal, uso de máscara e utilização de álcool em gel.


Com cerca de 8 mil inscritos, o evento segue nesta sexta e sábado (dias 5 e 6) no Serra Park com o Meeting e Feira. Com mais de 1.700 marcas em exposição e mais de 20 representações internacionais, em uma área construída de 22 mil metros quadrados, a organização do evento destaca que houve um crescimento em 64% com relação ao ano passado.


“No início do ano estimamos superar 2020. No decorrer de 2021, mesmo com todas as adversidades, sentimos o interesse dos destinos e marcas a se mostrarem para este novo momento, mas nunca imaginamos dobrar 2020. O mercado está disposto, está forte, mas inseguro quanto ao caminhar, saber para onde vai”, destaca Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris Gramado.


A organização frisa que está cumprindo todas as normas do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, conforme o decreto assinado em 1º de outubro de 2021, e orientações da Vigilância em Saúde de Gramado.




Era da Transformação

Sob o novo conceito, a Era da Transformação, o evento apresentará uma área de conteúdos com mais de 20 personalidades empresariais, com o objetivo de auxiliar o trade neste momento de transformação de cada negócio e o futuro pós-pandemia. Nos dias 5 e 6 as atividades se concentram no Serra Park. O período da manhã será direcionado para a parte de conteúdo com o Meeting Festuris que receberá palestrantes como John Rodgerson (Azul), Ronaldo Santini (Secretário de Turismo do RS), José Galló (Lojas Renner), Elói D’avila (Flytour) e Marcelo Cohen (Befly - Belvitour e Flytour), Samuel Lloyd (Urbia e Mineirão),
Aldo Leone (Agaxtur) e Jovane Guissone (esgrimista paraolímpico). 

 À tarde, o trade se encontra para realizar bons negócios na feira, e com o objetivo de facilitar as negociações em dois intensos dias. Em 2021, o destaque é para o Espaço Green & Experience. A temática é toda voltada à sustentabilidade (também um dos pilares do evento), reunindo assim expositores com essência voltada ao meio ambiente e experiências como um todo. Entre os espaços também estão o LGBT que terá novo envelopamento e contará com ambientação inspirada no Tibet e com ações que vão representar mensagens Budista. 

Como tendência, os clientes vêm buscando mais experiências inéditas e inesquecíveis e, com base nisso, o mercado de luxo tem acentuado a procura desde 2020. A mostra disso é que o 33º Festuris ampliou a área do Espaço Luxury. Junto à consolidada área, também será apresentada a Collection Wedding. O espaço Business & Innovation abrange diversos segmentos do turismo, dentre eles o corporativo e tecnologia aplicada para o turismo, em um espaço estilo coworking. 




Mentorias

Nas mentorias, que acontecem no período da tarde, serão destacadas abordagens para os movimentos do mercado no pós-pandemia, além de estudos futuros. Especialistas em assuntos como finanças, marketing, gestão, hospitalidade, tecnologia, turismo e inovação estarão à disposição de um seleto número de pessoas para conversar e trocar ideias. Para participar, é preciso se credenciar no evento e realizar inscrição prévia no aplicativo Festuris, as vagas são limitadas.

 “Nós, enquanto agentes transformadores no nosso Estado, temos uma grande preocupação em oferecer conteúdo e capacitação ao trade turístico. Todos passamos por grandes dificuldades no último ano, e buscar conhecimento para se transformar é de suma importância. Nós temos essa missão”, ressalta Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.




Programação Meeting 


Dia 5

9h15 - O que está por vir? “Desafios da retomada e o futuro” - John Rodgerson - Diretor Presidente da Azul S.A.


Participação especial  - Ronaldo Santini - Secretário de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul


10h00 - E quando vierem outras crises? “Encantar o cliente vence qualquer crise” -  José Galló - Presidente do Conselho Administrativo das Lojas Renner - 


10h25 -O que você sabe? “O turismo na nova economia” - Ana Clevia  - Sebrae Nacional  - Coordenadora de Turismo na Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional


10h50  - Flash Keynote - “Como a crise pode gerar novos caminhos e clientes” - Richard Abbade - Diretor na On Time Seguro Viagem


11h05 - "Deixar morrer ou transformar? A união empresarial como meio de retomada do crescimento dos negócios" - Ines Melo - Diretora na Stanfer Viagens e Turismo e administradora do Grupo UNAV.




Dia 6

9h15 - Você está preparado para a transformação? “Empresas Humanas - A Nova Fronteira Dos Negócios” - Eloi D'Avila - Fundador da Flytour Viagens e Marcelo Cohen - CEO da BeFly (Belvitur e Flytour) 


10h00 - Quais mudanças urgentes são consequências do atual cenário pós pandemia? “Propósitos transformadores mudam pessoas, empresas e o mundo” - Samuel Lloyd - Diretor Comercial na Urbia Parques e Estádio Mineirão


10h25 - Empresas tradicionais conseguem inovar? “Os desafios da continuidade no mercado em constante transformação” - Aldo Leone - Presidente da Agaxtur Viagens


10h50 - Flash Keynote -Emocionar pessoas - um novo propósito para os negócios” - Victor Almeida 


11h05 - Firsite Chat: O Poder da Determinação “A lição de um atleta medalhista paralímpico que inspira empreendedores” Jovane Guissone - Medalha de Ouro (2012) e Prata (2021) na Esgrima nos Jogos Paralímpicos  ‍



Programação Mentorias 

*Para participar das mentorias é preciso inscrição prévia por meio do APP Festuris. As vagas são limitadas


Dia 5

14h30 - “Planejamento Financeiro para Negócios” - Marcus Leandro Ourique Pinheiro - Gerente do ciclo de crédito da Sicredi Pioneira.

14h30 - “Gás Natural – benefícios ambientais, de mobilidade urbana e econômicos” - Otto Fonseca Cardoso, Coordenador de Novos Negócios na Técnica Sulgás

15h30 - “Do produto ao turismo - como a experiência de visitação pode impulsionar marcas” - Marçal Duarte Velho - Diretor da Vitivinícola Jolimont

15h30 -  “RS : Uma retomada, um novo momento, um novo conceito” - Cláudia Mara Borges - Diretora de Turismo da Setur

16h30 -  Como captar recursos para novos projetos - Alexander Leitzke -  Gerente de Planejamento e   coordenador do Programa BRDE LABS no RS 

16h30 -  Gestão de Projetos na Administração Pública - estratégia, estruturação e captação 

Germano Jünges - Secretário de Governança de Gramado


Dia 6

14h30 - “Preço x Valor - Os Desafios da Precificação” - Altemar Moraes - Consultor Empresarial e Sócio na empresa Master Assessoria Empresarial Ltda (BRDE)

14h30 - “Planejamento Financeiro para Negócios” - Marcus Leandro Ourique Pinheiro - Gerente do ciclo de crédito da Sicredi Pioneira.

15h30 - “A gana de vencer - De mestre de obras a um grande empreendedor do chocolate e do entretenimento.” Valdir Cardoso - Fundador e proprietário da “Florybal Chocolates”

15h30 -“A Revolução da Hospitalidade - Tecnologia e Inovação como diferenciais na hotelaria” - Gabriela Schwan - CEO da Rede Swan Hotéis no Brasil e CEO da Founder Swan (Portugal Collection)

16h30 - “A Visão Holística Para O Novo Você E Suas Relações” - Jorge Kralik - Diretor da Ciclo Estratégias de Marketing, Cursos e Eventos

16h30 - “Turismo Rural - experiências que dão certo” - Pedro Henrique Bertolucci - Dono da propriedade Parque Olivas de Gramado e ex-prefeito de Gramado. 


Programação sujeita a alteração - Mais informações sobre a 33ª edição acesse: festurisgramado.com



Serviço Festuris Gramado


Solenidade de Abertura (Palácio dos Festivais) - dia 4 (obrigatório apresentação do comprovante vacinal) - portas serão abertas às 18h30 para acomodação do público mediante normas de distanciamento e sanitárias

Meeting (Serra Park) - dias 5 e 6 (das 9h às 12h)

Feira (Serra Park) - 13 às 20 horas (dia 5) 13 às 20 horas (dia 6)

Mentorias (Serra Park) - período da tarde

Para participar: credenciamento on-line R$249,00, no local o valor será R$299,00

Se prepare para o Gramado Summit que acontece de 6 a 8 de abril

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Olá, tudo bem por aí?

Um dos pontos fortes da Gramado Summit são as histórias incríveis que passam pelos nossos palcos. Além de dicas muito importantes, eles dão um show de inspiração.

Falando nisso, a Summit confirmou um novo nome para o evento de 2022, que acontece de 06 a 08 de abril. É a maravilhosa Veronica Oliveira, criadora da Faxina Boa e dona de uma das histórias mais bonitas que eu conheço. 

Em um momento de dificuldade, ela criou um negócio de sucesso utilizando bom humor e estratégias inovadoras. O Faxina Boa foi desenvolvido para oferecer seus serviços com anúncios engraçados, como "Casa zoneana? Better Call Veronica", em referência à série Better Call Saul, da Netflix. 

O case deu tão certo que ela montou uma rede para fazer a ponte entre profissionais de faxina e clientes. Legal, né? 


Além da Veronica, a Gramado Summit já confirmou diversos outros palestrantes para a edição de 2022. A cada semana, novos nomes são divulgados. 

Ainda não conferiu o nosso site? Então corre lá:

Acessar site

Gramado Summit conta com parceria de marcas como:

Silva Lopes Advogados   |   SebraeX   |   PiaR Comunicação
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Perfil Marcus (1)
Abraços,

Marcus Rossi 
CEO - Gramado Summit
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terça-feira, 2 de novembro de 2021

Renault Kwid recebe o Selo Maior Valor de Revenda na categoria carro de entrada, chegando a 14,5% de valorização


O Renault Kwid foi eleito, mais uma vez, o vencedor do selo Maior Valor de Revenda – Autos, na categoria “Entrada”, com índice de valorização de 14,5% depois de um ano de uso. A 8ª edição da pesquisa considerou os 126 modelos zero km mais vendidos, de 20 marcas em 17 categorias. 

“O Kwid é um carro inovador que agrada pelo seu design SUV, segurança, conectividade e baixo consumo de combustível. Sabemos que a valorização de um veículo depende de vários fatores, como a satisfação do cliente com o produto e com o atendimento dos concessionários na venda e no pós-venda”, explica Bruno Hohmann, vice-presidente comercial da Renault do Brasil. 

Todos os modelos vencedores obtiveram índices positivos, diante da realidade atípica do mercado brasileiro, por conta da falta de veículos 0 km, provocada por desabastecimento de insumos, principalmente semicondutores, e na outra ponta, a supervalorização de veículos seminovos, devido à elevada demanda.


“Além de todos os vencedores das 17 categorias terem anotado índices positivos, dos 126 modelos pesquisados, 101 também registraram valorização e apenas 25 obtiveram índices de depreciação”, explica Joel Leite, idealizador da certificação, para quem, tão logo a indústria volte à normalidade produtiva, a depreciação veicular também retornará. 



Sobre o Kwid 

Produzido no Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), o Kwid foi lançado no mercado brasileiro em 2017 e desde então é o líder do segmento. O modelo se destaca pela maior altura do solo (180 mm) da categoria e os ângulos de entrada (24°) e de saída (40°) dignos do segmento SUV. Somando-se às características SUV, o Kwid tem ainda o maior espaço interno e o maior porta-malas da categoria (290 litros). O Kwid é referência em segurança, trazendo, de série, quatro airbags (dois frontais e dois laterais) – algo inédito no segmento de entrada.

São quatro versões de acabamento: Life, Zen, Intense e Outsider. Todas com o eficiente e econômico motor 1.0 SCe com três cilindros, 12 válvulas, duplo comando de válvulas (DOHC) e bloco em alumínio. Com apenas 758 kg, o Kwid oferece a melhor relação peso/potência, para uma dirigibilidade ágil, com ótimas respostas. Com etanol no tanque, rende 70 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 9,8 kgfm a 4.250 rpm. Com gasolina, são 66 cv a 5.500 rpm e 9,4 kgfm a 4.250 rpm.


Festuris exibirá a pluralidade do Brasil do Pantanal à Amazônia

Foto: Giuliano Bernardon

De Norte a Sul, do interior às capitais, as múltiplas faces do Brasil estarão presentes no 33º Festuris Gramado, que inicia na próxima quinta-feira (4), no Serra Park. A pandemia modificou o comportamento dos viajantes, o que aqueceu o turismo interno e levou muita gente a optar por conhecer mais a fundo seu estado ou país. Mesmo com a abertura das fronteiras, essa tendência deverá ser mantida e, diante disso, os estados brasileiros estão apostando na promoção de seus atrativos.


Foto divulgação 

Estados de todas as regiões do Brasil marcarão presença na feira de turismo. Entre eles, 16 estarão com estande próprio: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Alagoas, Ceará, Paraíba, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pará e Amazonas. Os demais estados brasileiros virão junto ao Ministério do Turismo. 


Estes números representam um aumento na participação de estados em relação à edição anterior, quando algumas unidades federativas restringiram sua promoção devido aos impactos da pandemia em suas populações. Além dos estados, diversos municípios, associações, rotas e roteiros turísticos Brasil afora participarão do Festuris com estandes próprios, buscando posicionar suas marcas com ainda mais força no turismo nacional.


Foto: Marcos Vergueiro/Secom MT


“Temos um país de dimensões continentais e uma riqueza singular em termos históricos, naturais e culturais. Cada cantinho do Brasil tem um potencial enorme para o desenvolvimento da atividade turística. E agora, mais do que nunca, o turismo será fundamental para que os estados e municípios retomem suas economias. Ficamos felizes e honrados em sermos o palco para este recomeço”, destaca a CEO do Festuris, Marta Rossi.


Uruguai reabre fronteiras e vai ao Festuris de Gramado vender o país

Fotos: Arnaldo Moreira

Após quase dois anos de fortes restrições para a entrada de estrangeiros, o governo do Uruguai reabriu nesta segunda-feira (1º) as suas fronteiras para o turismo internacional e participará da Feira Internacional de Turismo de Gramado - Festuris, que será inaugurada na próxima quinta-feira (4), para investir com força na venda das suas potencialidades turísticas, quando o Ministério do Turismo do uruguaio fará o lançamento oficial do Destino Binacional Rivera (ROU) e Santana do Livramento (BR) e a apresentação do Destino Colonia (foto acima) com a presença de Tabaré Viera. As atividades acontecem no dia 5, a partir das 17 horas, na sala de Imprensa no Serra Park.


O Uruguai estabeleceu um processo de abertura de fronteira que começou em 1º de setembro, permitindo a entrada de proprietários estrangeiros sob certas condições e atendimento a determinados protocolos de saúde. Muitos estrangeiros, principalmente de países vizinhos, já ingressaram em solo uruguaio neste período. Processo este que passa a ser ampliado com a reabertura total confirmada a partir do início de novembro.


Alguns critérios continuam valendo para entrar no país. Conforme o Ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera, a vacinação completa será exigida de acordo com o tipo de vacina e deverá ser válida por no máximo nove meses, além de uma PCR com 72 horas de validade no momento da entrada ao país. Ou seja, o processo completo da vacina e o PCR não exigirão quarentena. Os menores de 18 anos que não forem vacinados também deverão fazer o teste de PCR, mas não precisarão apresentar o certificado de vacinação.




O Ministério atua em todo o território nacional por meio de cinco regiões e cada uma delas oferece produtos turísticos que estão sendo contratados para a temporada. Vem sendo realizado um trabalho conjunto entre o governo federal, com as suas equipas técnicas, em conjunto com os governos departamentais e municipais, com as Câmaras de Turismo e as diferentes associações que representam o setor privado - todos fundamentais para o desenvolvimento turístico e a saída desta longa crise causada pela pandemia.


Foto divulgação 

“Eu diria que o fundamental é a abertura das fronteiras neste dia primeiro de novembro. Embora já houvesse muito interesse por meio de ligações, consultas e até algumas reservas para o final do ano, entendemos que os turistas da região aguardavam a confirmação da abertura das fronteiras e, principalmente, o que estará no protocolo específico de saúde. Então é assim que faremos a retomada do turismo no Uruguai nesta temporada”, projeta Tabaré Viera - foto ao lado.


Para recuperar os prejuízos obtidos com as fronteiras fechadas, o investimento em promoção turística é uma das prioridades do governo uruguaio. Diante disso, o Uruguai estará com estande próprio no 33ª edição do Festuris, promovendo seus destinos e atrativos turísticos na feira de negócios. Além dos vizinhos uruguaios, mais de 20 marcas internacionais estarão representadas no evento que acontece de 4 a 7 de novembro.





segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Dirigir um Renault ZOE 100% elétrico uma agradável experiência: dirigibilidade, desempenho e estabilidade e zero poluição e gasto de gasolina

   Texto e fotos: Arnaldo Moreira

A época em que o meio ambiente está em debate mundialmente, coincidiu com o teste de avaliação que fiz do Renault ZOE E-Tech, totalmente elétrico, zero emissão de poluentes. Dirigir um carro elétrico é uma experiência agradável, que te remete para a mobilidade do futuro e te faz sentir o que é dirigir um carro  sem ruído de motor, sem cheiro da caríssima gasolina.



Ao ligar o ZOE o painel se ilumina, este é o indicativo de que o carro está funcionando. A seguir é colocar o cinto de segurança, engrenar o drive e se quiser sentir o poder do motor elétrico basta pisar fundo no acelerador e o carro sai disparado, usando os 25 kgfm de torque do motor elétrico de 100 KW, de 135 cv de uma vez só. 




Acelerar um carro elétrico é como acender uma lâmpada, a luz ilumina o ambiente instantaneamente, com o ZOE acontece o mesmo, ao pisar forte no acelerador ele sai em disparada como se fosse um esportivo de 200 cv. O único som ouvido é um leve silvo. 



A pergunta que todos fazem é qual a autonomia do ZOE. Com a bateria de 52 kW/h, chega a 385 km com uma única carga e basta meia hora para um recarga para mais 167 km num posto de carga rápida, o que já garante uma viagem tranquila a São Paulo. O carro é excelente para andar na cidade sem consumir a caríssima gasolina. Vai de 0 a 100 km/h em 9,5 s e tem velocidade máxima de 140 km/h. 

O local de carga do carro é feito com o deslocamento do símbolo da Renault na frente.

O Zoe chamou à atenção por onde passei. De fato, o hatchback genuinamente francês tem linhas definidas e agradáveis, a frente bem marcante decorada pela enorme grade que divide, de cada lado, os faróis de nevoeiro e é encimada pelo conjunto ótico full Led muito eficiente e luz de circulação diurna, também em Led.


Na traseira, as lanternas são verdadeiras peças decorativas com luz de Led. 


O interior do Zoe é agradável e tem bom acabamento. O painel e a forração das portas são cobertos de plástico duro, exceto no parte frontal do painel que é coberta de tecido. Não se pode dizer que este francês elétrico tem um grande espaço interno, dado o seu tamanho mas atende bem a cinco passageiros todos com cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça. 



Dos três passageiros do assento traseiro - rebatível 1/2 e 1/3 e com duas posições Isofix -  o do meio que em carros com motor a propulsão fica mal acomodado por conta do túnel central elevado, no elétrico esse túnel não existe sobrando um melhor espaço para as pernas.




O ZOE é um carro confortável, tem uma suspensão firme, mais firme do que a calibragem dos carros do segmento a combustão. Se por um lado, os passageiros sentem mais a ação da suspensão num piso irregular, por outro a estabilidade é bem beneficiada. A instalação das baterias sobre o chassi beneficia sobremaneira o centro de gravidade do carro, tornando-o mais seguro. Outra vantagem do carro elétrico é a maior rigidez torcional que, entre outras coisas, diminui o nível de ruídos. 


O Zoe tem uma agradável dirigibilidade. Apesar do banco do motorista não vir com regulagem de altura, foi fixado numa posição mais elevada que responde bem à exigência de uma boa visibilidade. A dirigibilidade do ZOE E-Tech, ajudada pela ampla área envidraçada, é muito agradável, a posição ao volante, mais alta, é confortável.



O volante coberto de couro tem regulagem de altura e profundidade. Nele, o motorista conta com os controles de som, hand free, do computador de bordo e ainda o controle automático de velocidade. 


No quesito segurança são dois airbags frontais e dois laterais, controle de estabilidade e de tração, sinalizadores luminosos de pontos cegos nos retrovisores, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiro com avisos sonoros e visuais de aproximação de veículos, obstáculos e pedestres na tela de multimídia de 7", tipo flutuante, localizada no painel central, com seis alto falantes. 


Tem ar condicionado digital. 


O freio de estacionamento é elétrico.



Os retrovisores externos são elétricos com repetidores luminosos laterais de seta e o interno é fotocrômico. O ZOE conta ainda com assistente e frenagem de emergência, freios ABS, redutor de velocidade, assistente de partida em rampa, sensores crepuscular e de chuva. 



Sensor de pressão de pneus, de 16".



Para um carro de custo elevado como o ZOE notei a falta de um encosto de braço para o motorista e o carona. O ruído alto da rodagem, do contato dos pneus com o piso, até porque não há o ruído de um motor a combustão para o abafar, poderia ser minimizado por um melhor isolamento acústico do habitáculo. Não entendi o não fornecimento de cabo de recarga no ato da compra. A troca do pneu estepe pelo spray de reparo, achei amedrontador nas estradas esburacadas brasileiras. Se o pneu sofrer um rasgo não há como consertá-lo. A Renault poderia optar por um pneu de banda estreita para uso em curtas distâncias.

Para quem não tem ideia do peso de um carro elétrico, o ZOE pesa 1.786 kg, muito próximo do peso do Volvo XC40, com 1.762 kg, da S10 cabine dupla que pesa 1.791 kg, ainda assim o desempenho do motor elétrico é nitidamente superior.


O porta-malas do ZOE comporta 338 l, o normal de um carro pequeno, que pode quase duplicar com o banco rebatido.


Em duas versões, o Zoe custa R$ 204.990 na versão ZOE ZEN e R$ 229.990 na avaliada pelo Blog. Quem desejar poderá adquiri-lo através do Renault On Demand, um sistema de assinatura de 12/18/24 meses por uma mensalidade fixa.

 




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