Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Uruguai sediou o XXXVIII Congresso Internacional FIASEEET





De 5 a 8 de outubro Montevideo e Punta del Este, no Uruguai sediaram o XXXVIII Congresso Internacional FIASEEET ((Federação Internacional de Associações de Executivas de Empresas de Turismo) 2022, o primeiro encontro presencial pós Pandemia.

Durante os quatro dias, cerca de 80 mulheres empresarias de turismo vindas da Argentina, Chile, Brasil, Peru, Paraguai e Espanha compartilharam, suas experiências e estratégias profissionais, participaram de palestras e conheceram os atrativos turísticos e a gastronomia de Montevideo e Punta del Este.


Delegação gaúcha embarcando para o evento
Rosene Dávila, Neneca Campos, Jussara Leite e Vera Pinho
Sob o lema "Turismo sustentável, uma visão da resiliência", a AFEET Uruguai tratou de assuntos relevantes como:


• Turismo sustentável - Promover os ODS, ou conjunto de metas globais para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos, como parte da agenda 2030;

• Promover o empoderamento feminino e a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, para favorecer o acesso das mulheres a cargos de decisão nas esferas empresarial, política, midiática, cultural e social;

• Promover a capacitação em turismo para aprimorar os padrões na prestação de serviços oferecidos pelas empresas filiadas, em busca da excelência;

• Proteção de crianças e adolescentes no mundo - Apoiar, promover e coordenar ações de combate à exploração sexual comercial infantil e turismo, realizando campanhas em nível local, nacional e internacional. A FIASEET endossa seu compromisso com a prevenção e erradicação da exploração sexual de crianças e adolescentes no contexto de viagens e turismo.

Programação em Montevideo
Em Montevideo, o evento teve como sede o Hotel Radisson, onde as congressistas se hospedaram. A programação oficial começou no dia 5 com o city tour para conhecer os atrativos turísticos de Montevideo. Na continuidade, visita ao Ministério do Turismo recepcionadas pelo vice-ministro do Turismo Sr. Remo Monzeglio.

O MTur do Uruguai prestou uma homenagem a Rosa Martha Brown por seu trabalho no combate contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Coube a presidente da FIASEET Rossana Fustagno representar a homenageada. Almoço foi no Mercado del Puerto, para saborear a famosa parrillada uruguaia.


Congressistas com o vice-ministro do Turismo Sr. Remo Monzeglio.
Retorno ao hotel para abertura solene seguida por uma tarde de palestras onde foram tratados assuntos de relevância para o turismo como “Consciência Turística e Ambiental”, “Estratégias para a reativação do setor turístico depois da pandemia” “Empoderamento feminino e autonomia econômica”, encerrando com a palestra do renomado conferencista Arnaldo Nardone “Turismo de Reuniões enfocando Sustentabilidade”.



A abertura oficial contou com a apresentação do candombe, parte importante da cultura uruguaia desde o século XVIII.

Programação em Punta del Este

Na sexta-feira (7) aconteceu a Assembleia FIASSET no Jean Clevers Parque Hotel sob a presidência de Rossana Festugato, presidente da FIASEET.


Mesa Diretiva: Rossana Fustagno Maria Del Carmen Salazar, Lidia Fiore, Jussara Leite e Susana Cafaro


Dando prosseguimento ao programa, as congressistas foram conhecer a Fundação Pablo Atchugarry, a tarde encerrou em Punta Ballena, no Museu Casapueblo, admirando uma inesquecível homenagem ao pôr do sol.


O Congresso encerrou no Enjoy Punta del Este com um delicioso e requintado jantar onde a alegria imperou entre as congressistas.


O Congresso foi organizado pela AFEET Uruguai, com o apoio do Ministério do Turismo, da Prefeitura de Montevidéu, da Associação de Turismo de Montevidéu, da Prefeitura de Maldonado, Radisson Montevidéu e Europ Assistance.

O próximo Congresso da FIASEET vai ser em outubro de 2023 em Cuenca na Espanha.

Sobre a FIASEET – Federação Internacional de Associações de Executivas de Empresas Turísticas - fiaseet.org/

Criada em 1980, na cidade do México, a entidade tem por objetivos buscar, entre os países ibero-americanos, o intercambio: turístico, cultural, histórico, folclórico e antropológico entre os países membros; fomentar a inter-relação entre suas associadas e zelar pela sua ética comercial, de acordo com o código estabelecido pela entidade.

Conheça os encantos da cidade alentejana de Santiago do Cacém. Local é cercado por paisagens rurais, castelos medievais, patrimônios arquitetônicos e sítios arqueológicos

Santiago do Cacém é uma agradável cidade localizada na região do Alentejo dominada por um castelo e pelas fascinantes ruínas romanas de Miróbriga. Junto à cidade, o sítio arqueológico é outra importante atração da região que abriga vestígios da época romana, como as ruínas do antigo fórum e do hipódromo. Escavações feitas onde hoje localizam-se as ruínas romanas mostram que a região foi habitada desde a pré-história, mais concretamente desde o século 1 a.C.


Passear por suas ruas estreitas de pedra é como fazer uma viagem pelo tempo em um vilarejo que é puro charme. Rodeado por paisagens rurais que se estendem até perder de vista e diversos cenários românticos e fascinantes, é o destino perfeito para conhecer em uma visita ao Alentejo.

A melhor forma de apreciar o antigo centro, localizado na encosta leste do cerro do castelo, é percorrendo suas ruas estreitas e íngremes e descobrindo atrações e pontos de interesse em cada canto. Do centro da cidade ao castelo no alto no cerro são cerca de 15 minutos de caminhada. Vista do alto do castelo, do Passeio das Romeirinhas, que circunda a fortaleza, a paisagem que rodeia Santiago do Cacém é deslumbrante.


No coração do centro histórico encontram-se o castelo e a Igreja Matriz de Santiago, ambos monumentos nacionais. De origem moura e anterior ao século 9, o castelo ainda apresenta traços da fortificação muçulmana com suas torres quadrangulares e cubelos semicilíndricos, além de sua torre de menagem.

Destacam-se ainda o Pelourinho de Santiago, os Antigos Paços do Concelho, a Igreja da Misericórdia de Santiago do Cacém, a Torre do Relógio, o Hospital do Espírito Santo, a Antiga Casa do Prior, a Antiga Casa da Colegiada e o Palácio da Carreira, além de outras edificações atribuídas ao período islâmico que formam um valioso patrimônio arquitetônico.

Sobre o Alentejo 

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de quatro títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é cofinanciada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). 

Relação com o Brasil

Os brasileiros que visitam a cidade alentejana não podem deixar de ver a placa em homenagem a Martim Soares Moreno, na Praça Conde de Bracial. Há 400 anos, este filho de Santiago do Cacém foi nomeado o primeiro capitão-mor do Ceará e é considerado o fundador desse estado. Historiadores brasileiros atribuem a ele grande importância na conquista de territórios franceses e holandeses para a formação do Brasil.

Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.

KLM atenderá a 163 destinos no inverno europeu. Na América do Sul, número de assentos disponíveis aumentará em 6% sobre 2021


No início da temporada de Inverno na Europa (28 de outubro de 2022 a 25 de março de 2023), a rede da KLM terá um total de 163 destinos: 92 na Europa e 71 intercontinentais. As novidades na malha aérea para esta temporada são Nantes, na França, Rovaniemi, na Finlândia, Arhus, na Dinamarca, e Katovice, na Polônia. A KLM também continuará operando os voos para Austin (Texas), que foram introduzidos no verão europeu. Em comparação com 2019, a KLM vai oferecer mais assentos em voos para a América do Norte.


Europa

A KLM incluiu Nantes, Aarhus e Katowice em suas rotas. A partir de 29 de outubro de 2022, Nantes terá dois voos diários e Aarhus e Katovice um voo diário cada. As rotas europeias também incluem agora Rovaniemi (Finlândia), para onde a KLM terá um voo semanal de 3 de dezembro de 2022 a 25 de março de 2023.

 

Além disso, a KLM aumentará o número de voos operados para Teeside, Humberside, Cardiff, Southampton (Reino Unido) e Graz (Áustria). Por fim, Nápoles (Itália) e Split (Croácia) serão ambas atendidas diariamente. Embora novos neste inverno, estes voos são uma continuação da programação do último verão europeu.

 

América do Norte

No total, a KLM atenderá a 19 destinos na América do Norte (Canadá, Estados Unidos, México) nesta temporada, contando com um aumento de 11% na oferta de assentos em comparação com 2019.

 

A KLM terá, por exemplo, dez voos semanais para Los Angeles nesta estação, o que representa três voos extras por semana comparado com o último inverno europeu. Os voos para Austin, lançados no verão, vão continuar. A KLM seguirá atendendo a Cancún, introduzido em 2021.

 

Nesta temporada, a nova cabine Premium Comfort da KLM estará disponível em diversos destinos nos Estados Unidos e Canadá. Nesta cabine, que une elementos da Economy Class e da World Business Class, os passageiros podem desfrutar do novo conceito de serviço da KLM em uma cabine separada, que oferece assentos mais confortáveis e mais espaço para as pernas.

 

Caribe e Suriname

O número de assentos para o Caribe (especialmente para as Antilhas Holandesas) aumentou mais de 20% nesta temporada, em comparação com 2019. Por exemplo, a KLM vai atender Curaçao com, pelo menos, dez voos semanais, e dois voos diários durante o período do Natal. O voo diário para Aruba -- combinado com Bonaire -- será operado usando a maior aeronave da frota da KLM, o Boeing 777-300ER (408 assentos).

 

Como no inverno europeu de 2021, a KLM também vai operar voos para Bridgetown (Barbados) e para Port of Spain (Trinidad e Tobago) nesta temporada.

 

América do Sul

O número de assentos disponíveis em voos para a América do Sul aumentará em 6% nesta estação em comparação com 2021. A KLM terá voos diários para a Argentina, Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro), Chile, Colômbia e Peru. A Costa Rica terá quatro voos semanais.

 

A KLM disponibilizará cinco voos semanais para Paramaribo, utilizando também o Boeing 777-300ER. A KLM combinará novamente os voos para Buenos Aires (Argentina) com Santiago do Chile (Chile).

 

África

A KLM introduzirá três voos adicionais semanais para a Cidade do Cabo, na África do Sul. Além do voo diário diurno, passageiros agora terão a opção de selecionar voos noturnos três vezes na semana. Nesta temporada, passageiros também poderão voar para Zanzibar em combinação com Dar es Salaam (ambas na Tanzânia).

 

Cada vez mais será possível reservar a nova classe Premium Comfort da KLM em voos para Nairóbi e Dar es Salaam. A KLM está reconfigurando mais aeronaves de longa distância para oferecer a nova classe nesta próxima temporada, começando com os Boeing 787 Dreamliners.

 

Ásia

O número de assentos disponíveis para a Ásia aumentará não menos que 50% em comparação com o último ano, devido a diversos países do sudeste asiático terem reaberto suas portas aos visitantes estrangeiros.

 

Voos de e para Tóquio-Narita vão acontecer diariamente neste inverno europeu. Entretanto, os voos da KLM ainda estão sendo desviados, uma vez que o espaço aéreo russo está fechado.

 

Frequências para Kuala Lumpur (Malásia) -- em direção a Jacarta (Indonésia) -- também serão operados diretamente nesta temporada, diferentemente dos voos via Singapura. A KLM retomou o serviço para Bangalore (Índia) no último verão europeu. Estes voos continuarão neste inverno.

 

Operações para a China permanecem limitadas. A KLM voará para Shangai/Hangzhou três vezes por semana nesta temporada, com escala em Seoul-Incheon.

 

Costa Firenze e Costa Favolosa realizam minicruzeiros de 3 a 5 noites na temporada 2022/2023 América do Sul. O Costa Favolosa traz opções de minicruzeiros em dezembro 2022 e abril 2023; e o navio Costa Firenze faz roteiros de três e quatro noites entre março e abril do ano que vem;

Costa Favolosa, foto divulgação

 
Ideais para quem deseja ter a primeira experiência de viagem a bordo de um navio ou não tem disponibilidade para ficar uma semana em alto-mar, os cruzeiros de três e quatro noites (minicruzeiros) são opções oferecidas pela Costa Cruzeiros nos navios Costa Firenze e Costa Favolosa durante a temporada 2022/2023 na América do Sul.

 

Suite Costa Favolosa, foto divulgação.
Cabine externa Costa Favolosa, foto divulgação.


Embora mais curtos, os minicruzeiros não perdem nada em conforto, animação e atividades a bordo, além da excelente gastronomia.
 
No Costa Firenze, os minicruzeiros têm embarque em Santos em 19 de março e nos dias 02 e 06 de abril de 2023 e visitam a cidade do Rio de Janeiro. A bordo do Costa Favolosa, os roteiros também partem do porto santista, com embarques nos dias 09, 12, 16 e 19 de dezembro de 2022 e em 03 e 09 de abril de 2023. A oferta de minicruzeiros no Costa Favolosa varia de três a cinco noites, com paradas em Balneário Camboriú, Porto Belo, Ilha Grande e Ilhabela, de acordo com a data escolhida.


Suíte Costa Firenze, foto divulgação.
Cabine com varanda Costa Firenze, foto divulgação.

 

“Procuramos diversificar nossa oferta para tornar os cruzeiros cada vez mais atrativos para o mercado brasileiro. Para os agentes de viagens, de forma geral, os minicruzeiros são uma boa opção para cativar clientes que nunca viajaram de navio, mas querem viver a experiência. O mais interessante é que a maioria se surpreende e volta na temporada seguinte para fazer um cruzeiro mais longo”, destaca Ruy Ribeiro, diretor comercial da Costa Cruzeiros.
 

Saiba mais sobre os navios Costa Firenze e Costa Favolosa
 

Restaurante Fiorentina Steak House a bordo do Costa Firenze, foto divulgação.
Adventure Park do Costa Firenze,
foto divulgação.


Costa Firenze é o maior navio da história da Costa a vir para a América do Sul. O navio tem 135.500 toneladas e conta com 2.136 cabines. Além de reunir uma das maiores ofertas gastronômicas da frota da Costa Cruzeiros -- são 13 restaurantes no total, o Costa Firenze permite ao viajante realizar a maior parte das refeições em ambiente ao ar livre. O navio reúne ainda o Solemio Spa, sete bares, um parque aquático com três toboáguas de diferentes alturas, campo de minigolfe e de futebol, duas áreas equipadas com Playstation para os adolescentes e o Squok Club. Outra exclusividade do navio é o parque de aventura com trilhas suspensas sobre o mar entre pontes e plataformas.
 


Deck externo Costa Favolosa, foto divulgação.
Área infantil a bordo do Costa Favolosa, foto divulgação.


Costa Favolosa tem 1.508 cabines, spa, nove piscinas e hidromassagens, seis restaurantes, incluindo o Teppanyaki, a Pizzeria Pummid´Oro e o Archipelago com os menus de três chefs internacionais renomados, 12 bares, toboágua, cassino, quadra poliesportiva, Squok Club para as crianças e o teatro com diferentes espetáculos.
 

Os minicruzeiros a bordo dos navios Costa Firenze e do Costa Favolosa durante a temporada 2022/2023 podem ser adquiridos em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito pelo site da Costa Cruzeiros ou por meio do portal CostaExtra, exclusivo para as agências de viagens.
 

Confira a oferta de minicruzeiros da Costa na temporada 2022/2023



Navio Costa Firenze


Mini 4 noites

Embarque: Santos

Saídas: 19/03/2023 e 02/04/2023

Cidades Visitadas: Santos, Rio de Janeiro e Santos

 

Mini 3 noites

Embarque: Santos

Saídas: 06/04/2023

Cidades Visitadas: Santos, Rio de Janeiro e Santos

 

Navio Costa Favolosa

 

Mini 3 noites

Embarque: Santos

Saídas:09/12/2022 e 16/12/2022

Cidades Visitadas: Santos, Balneário Camboriú, Porto Belo e Santos

 

Mini 3 noites

Embarque: Santos

Saídas: 03/04/2023

Cidades Visitadas: Santos, Ilhabela, Ilha Grande e Santos

 

Mini 4 noites

Embarque: Santos

Saídas: 12/12/2022 e 09/04/2023

Cidades Visitadas: Santos, Balneário Camboriú, Ilha Grande e Santos

 

Mini 5 noites

Embarque: Santos

Saída: 19/12/2022

Cidades Visitadas: Santos, Balneário Camboriú, Ilha Grande, Ilhabela e Santos

Cart, plataforma de e-commerce da Stellantis, apresenta novidades para clientes que buscam tecnologia e descontos em um só lugar. Cupons de desconto darão acesso a diversas empresas cadastradas e a milhares de ofertas, durante toda a jornada de mobilidade, disponibilizadas através de geolocalização

Imagine em sua próxima viagem ou deslocamento em seu veículo receber em tempo real dicas de compras de suas lojas favoritas que estejam no entorno de seu trajeto. Mais ainda: suas compras terão descontos especiais proporcionados por cupons disponíveis no aplicativo Cart, a plataforma de e-commerce da Stellantis.    

Esta experiência já é realidade, através do novo serviço oferecido pelo app Cart em parceria com a LeCupon, plataforma com descontos e benefícios em 25 mil marcas em todo país. A nova parceira traz diversas empresas participantes e milhares de ofertas, que estão disponíveis por meio do acesso a cupons de desconto no aplicativo. São empresas e ofertas em diversos segmentos, como alimentação, farmácia, abastecimento, saúde, moda, beleza, bem-estar, esportes, viagem e turismo, educação, dentre outros, através de geolocalização em tempo real.  

“A praticidade e a conveniência estão garantidas pela agilidade da conexão com os diversos serviços disponibilizados por Cart. Agora, os clientes economizarão com o acesso aos descontos através de cupons das empresas participantes que estão pelo caminho da jornada de mobilidade do motorista. Com esse sistema, desenvolvemos um novo modelo de negócios no app, um novo serviço para novas experiências. A jornada da mobilidade está ainda mais completa”, explica Gustavo Delgado, responsável pela implantação do Cart.  

Ao baixar o app para acessar as empresas parceiras e seus cupons de descontos, é possível sinalizar as preferências e as categorias de interesse. A partir desta informação, a plataforma sugere ao longo do percurso e em um raio de 20 quilômetros os estabelecimentos participantes que se encaixam nas preferências dos usuários do app. E apresenta as possíveis as ofertas com descontos disponíveis.   

“As melhores promoções irão aparecer no app, em tempo real, onde o motorista estiver. E para garantir o desconto, basta selecionar a promoção e pegar o cupom”, acrescenta Gustavo.  

Com essa nova parceria, Cart adota um novo modelo de negócios, diferente do modelo já utilizado com os parceiros ConectCar, Zapay, Tupinambá e Mc Donalds que possuem os pagamentos sendo realizados diretos pelo aplicativo). Através do sistema de cupons de desconto, o pagamento final pelo produto não será diretamente pela plataforma. O usuário deverá escolher quais são os cupons mais atrativos para ele para que possa selecioná-los e, então, utilizá-los no momento da compra do produto no estabelecimento. 

Para os consumidores poderem experimentar mais este recurso com o acesso aos variados cupons, Cart oferecerá 30 dias para utilização deste benefício de maneira gratuita. Durante esse período, os clientes poderão selecionar e resgatar quantos cupons desejarem dentre os disponíveis. Após o primeiro mês, o consumidor poderá decidir entre fazer uma assinatura premium, com o custo mensal de R$ 4,99, para continuar aproveitando o acesso ilimitado aos cupons, ou seguir com o acesso gratuito ao app, porém com o direito reduzido a resgatar apenas um cupom de desconto por mês.  

Assista o vídeo do lançamentohttps://www.youtube.com/watch?v=xabLNSGeAV0 

Cart  

Cart, lançada em 2021, é uma iniciativa pioneira no setor automotivo. Desenvolvida pela Stellantis e seus parceiros, a plataforma tem o objetivo de assegurar uma mobilidade conectada, segura e fluida. Como consequência, as soluções proporcionam novas experiências aos motoristas, que podem resolver várias situações do dia a dia a partir de seu veículo, pela central multimídia do carro.  

O acesso a plataforma é simples e fácil, sendo preciso apenas baixar o app e cadastrar um cartão de crédito. No ambiente da plataforma, o motorista tem a oportunidade de visualizar empresas dos mais diversos segmentos, oferecido através dos parceiros de Cart, de forma integrada no sistema. Por lá, eles podem encontrar o produto ou serviço que desejam, sem a necessidade de sair do veículo.   

São soluções como estacionamento, pedágio, abastecimento, entre outros, como com os parceiros já anunciados: ConectCar, Zapay, Tupinambá.  

Para baixar o aplicativo Cart: cart.app.br           

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.fcagroup.cart  

IOs:  https://apps.apple.com/us/app/facebook/id1542593194   

Corolla sedã híbrido flex, produzido pela Toyota do Brasil na planta de Indaiatuba (SP), é apresentado durante lançamento do projeto piloto Toyota Hybrid Flex Technology, na Índia


Corolla sedã híbrido flex produzido no Brasil é apresentado a membros do governo indiano

A Toyota lançou, nesta quinta-feira (11), o projeto piloto Hybrid Flex Technology na Índia. Esta iniciativa marca o primeiro passo da Toyota naquele país para promover o etanol como um importante caminho energético neutro em carbono, juntamente com a avançada tecnologia híbrida flex da Toyota que pode ajudar o país a alcançar a verdadeira autossuficiência e contribuir para a meta nacional de carbono zero até 2070.

Durante o lançamento, uma unidade do Toyota Corolla Altis Hybrid flex, produzida na cidade de Indaiatuba (SP) e exportada para a Índia em junho de 2022, foi apresentada às autoridades governamentais indianas como representante dessa tecnologia pioneira e brasileira. Lançada pela Toyota do Brasil em 2019, é uma das tecnologias mais limpas do mundo, combinando alta eficiência e baixíssimos níveis de emissão do motor elétrico com a capacidade de reabsorção de CO2 de um combustível 100% renovável, que é o etanol.

A Toyota do Brasil aderiu à Missão Brasileira na Índia em abril deste ano, que contou com a delegação de líderes do governo brasileiro, da UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), e representantes da indústria automotiva e de bens de capital nacional, com o objetivo de construir uma agenda integrada para apresentar alternativas pela redução de emissões na matriz de transporte veicular na Índia, com destaque para os biocombustíveis e veículos com tecnologia flexfuel, utilizados no Brasil há quase duas décadas.

Da esq. p/ dir.: Dr. Murugesh Nirani, Ministro das Indústrias de Média e Grande Escala da Índia; Sr. Rameswar Teli, Ministro do Petróleo & Gás da Índia; Sr. Nitin Gadkari, Ministro dos Transportes da Índia; Sr. Shri Bhupender Yadav, Ministro do Meio Ambiente indiano; Sr. Masakazu Yoshimura, Managing Director da TKM (Toyota Kirloskar Motor) e, discursando, o Sr. Vikram Kirloskar, vice-chairman da TKM

“Tivemos sucesso na missão de demonstrar ao governo indiano uma das possibilidades mais viáveis em termos de mobilidade sustentável: a tecnologia híbrida flex, desenvolvida por engenheiros brasileiros e produzida no País há quase três anos. Estamos entusiasmados por contribuir para que a Índia, um dos maiores produtores de cana-de-açúcar do mundo, também possa colher os frutos dessa tecnologia que está pronta e que contribui para a neutralidade de carbono”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

“O etanol é uma opção moderna e sustentável para a mobilidade, capaz de gerar impactos positivos imediatos na segurança energética, na saúde pública por meio da redução da poluição local e nas emissões de gases de efeito estufa (GEE), por isso, essa iniciativa da Toyota de oferecer essa tecnologia inovadora e limpa é fundamental para ajudarmos o governo indiano a tornar-se um grande player no cenário asiático da descarbonização”, afirma Evandro Gussi, presidente da UNICA, União da Indústria de Cana-de-açúcar.

Tecnologia híbrida flex da Toyota

A Toyota se orgulha de seu pioneirismo e liderança na eletrificação do mercado automotivo brasileiro desde a chegada do Prius, em 2013. Em 2022, os modelos eletrificados da Toyota representam mais de 50% de todas as vendas desse tipo de automóvel, segundo dados da Anfavea.

Da esq. p/ dir.: Dr. Murugesh Nirani, Ministro das Indústrias de Média e Grande Escala da Índia; Sr. Vikram Kirloskar, vice-chairman da TKM (Toyota Kirloskar Motor); Sr. Nitin Gadkari, Ministro dos Transportes da Índia; Sr. Mahendra Nath Pandey, Ministro das Indústrias Pesadas da Índia; Sr. Ramesh Bidhuri, Deputado e Presidente da Comissão Parlamentar Permanente do Petróleo e Gás Natural da Índia; Sr. Shri Bhupender Yadav, Ministro do Meio Ambiente indiano; Professor Ajay Kumar Sood, Assessor Científico do Governo da Índia e Sr. Sonjoy Mohanty, Diretor Geral da ISMA – Indian Sugar Mills Association.

Ainda neste ano, a Toyota do Brasil celebra o terceiro aniversário da tecnologia híbrida flex, introduzida de forma inédita no mundo, por meio do lançamento da 12ª geração do Corolla sedã, em setembro de 2019. Desde então, as vendas dos modelos Toyota que oferecem o inédito powertrain ultrapassam as 45 mil unidades.

Esse volume de veículos híbridos flex ajudou a evitar que mais de 10 mil toneladas de CO2 fossem emitidas na atmosfera no país. O valor de referência foi extraído do relatório de emissões veiculares do Estado de São Paulo, emitido pela CETESB, que considera o seguinte cenário: porcentagem de consumo de gasolina utilizada pelos proprietários/usuários de veículos flex (que é igual a 40%) e quilometragem média anual percorrida por eles (de cerca de 13.000 km a 14.000 km por ano).

A divulgação deste material colabora diretamente para o seguinte Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU:

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

      

_________________________________________________________________________________________

terça-feira, 11 de outubro de 2022

GM anuncia terceiro turno na fábrica de Joinville (SC) para atender aumento da produção que contratará mais 130 trabalhadores



Joinville (SC) - A partir do dia de 1º de novembro, a fábrica da General Motors em Joinville (SC), considerada uma das mais modernas e sustentáveis do mundo, passará a operar em três turnos. Está prevista a contratação de aproximadamente 130 pessoas, totalizando 762 funcionários na planta. Já a capacidade produtiva da fábrica crescerá mais de 30% com a adição do terceiro turno, passando de 312 mil unidades por ano para 410 mil unidades por ano.

“A volta do terceiro turno em Joinville tem um significado muito relevante para a GM na América do Sul. Com o aumento de capacidade de produção em Joinville vamos exportar motores e atender ao lançamento da Nova Montana em 2023, cuja montagem será na nossa fábrica de São Caetano do Sul”, afirma Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.

A unidade catarinense foi inaugurada em 2013 e se mantém dedicada à fabricação de motores, cabeçotes e blocos. Em 2017 passou por uma expansão importante que contou com a quadruplicação de sua área e, sobretudo, com a adoção de processos pioneiros de conservação ambiental e eficiência energética que a colocam entre as fábricas mais sustentáveis e modernas da GM em todo o mundo. 

No Brasil e na América do Sul, todas as plantas são Zero Aterro desde 2018, o que significa que nenhum resíduo produzido é enviado para aterro sanitário, tudo é reciclado, reaproveitado ou coprocessado. Em Joinville, a fábrica também conta com um robusto sistema de eficiência energética, com o uso de energia fotovoltaica, além de reciclagem de água industrial por meio de osmose reversa e tratamento de efluentes e esgotos em jardins filtrantes. A fábrica de Joinville foi a primeira na indústria automotiva na América do Sul a receber a mais conceituada certificação internacional de construção sustentável, o LEED - Leadership in Energy and Environmental Design – na categoria Gold.

No último dia 3 de outubro, a fábrica ficou em primeiro lugar em duas categorias do Prêmio ESG da ADVB/SC (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil).  Na ambiental, foi reconhecido o vcase “Landfill Free - Zero Aterro General Motors Joinville”, e na social o case “Programa de Voluntariado GM Joinville”.


GM apresenta GM Energy, unidade de negócios voltada às soluções energéticas para EVS. O GM Energy será composto pelo Ultium Home, Ultium Commercial e Ultium Charge 360, focados em serviços de gerenciamento de energia


Detroit A General Motors (GM) anunciou hoje a introdução do Ultium Home e do Ultium Commercial, que em combinação com o Ultium Charge 360, criam um ecossistema de produtos e serviços de gerenciamento de energia, abrigados sob uma nova unidade de negócios chamada GM Energy.

O portfólio de produtos e serviços conectados do GM Energy foi projetado para oferecer gerenciamento de energia inteligente para clientes domésticos, comerciais e consumidores de EVs, com soluções que vão desde carga bidirecional, aplicações veículo para casa (V2H) e veículo para rede (V2G), até armazenamento estacionário, energia solar, aplicações de software, ferramentas de gerenciamento de nuvem, soluções de micro rede, células combustível de hidrogênio e muito mais. 


Os serviços do GM Energy também permitirão a venda de energia das baterias de EVs e de armazenamento estacionário de volta às concessionárias durante horário de ponta e períodos de alto consumo de energia, gerando maior valor potencial para os clientes e adicionando capacidade à rede elétrica.

"A GM Energy tem a oportunidade de ajudar a fornecer produtos e serviços de energia sustentável que podem ajudar a mitigar o efeito das interrupções de energia e fornecer aos clientes uma gestão de energia resiliente e econômica", disse Travis Hester, vice-presidente de Operações de Crescimento de EVs da GM.



A interface central de soluções do GM Energy será a Nuvem de Serviços de Energia da GM, que abrigará dados e ferramentas de gerenciamento, conectando os clientes de maneira ininterrupta com ativos de energia residenciais, de frota e comerciais. Os clientes serão capazes de gerenciar de forma simples e eficiente seu consumo de energia por meio de aplicativos de software.

Várias empresas de grande porte nos Estados Unidos já concordaram em trabalhar com o GM Energy para fornecer soluções aos clientes e receber ofertas de produtos ou serviços.

Entre eles está um acordo com a SunPower, uma das principais fornecedoras de tecnologia solar e serviços de energia dos EUA. Juntas, as duas empresas desenvolverão um sistema de energia residencial que consistirá em soluções integradas para EVs e baterias, painéis solares e armazenamento de energia doméstica. 


Espera-se a criação de um sistema que permita aos motoristas fornecer energia para suas casas com a bateria de seus veículos elétricos, projetado para lhes dar a capacidade de alimentar sua casa em caso de blackout ou de energia armazenada durante os horários de ponta. A SunPower também estará apta a instalar o sistema de energia doméstica e oferecerá aos clientes a oportunidade de fornecer energia solar à sua casa. 

O sistema de energia doméstica estará disponível juntamente com o lançamento no varejo do Chevrolet Silverado EV 2024, cujo início da produção está previsto para o terceiro trimestre de 2023.

Outra iniciativa inclui um projeto piloto de V2H entre a GM Energy e a Pacific Gas and Electric Company (PG&E), planejado para permitir aos clientes residenciais usarem seus EVs juntamente com um carregador bidirecional, como energia de reserva para as cargas essenciais da casa durante interrupções de energia de curta duração. 

Após testes iniciais, as duas empresas antecipam a expansão da oferta do V2H para clientes residenciais dentro da área de serviço da PG&E, que deverá começar em 2023.

A GM Energy também está trabalhando com várias outras empresas como Con Edison, Graniterock e New Hampshire Electric Cooperative (NHEC).



"A missão da GM Energy é oferecer aos clientes acesso a um conjunto completo de produtos e serviços de energia, incluindo soluções para além dos veículos, acelerando a transição perfeita para um futuro totalmente elétrico", disse Hester. 

"Com a expansão de nossos negócios empresariais por meio da GM Energy e um dos portfólios mais completos de produtos e serviços de gerenciamento de energia disponíveis, ajudaremos a reduzir as barreiras de entrada para a energia sustentável e acelerar ainda mais a adoção em massa dos EVs".

"A grande escala de soluções do GM Energy nos permitirá enfrentar melhor os desafios atuais com a infraestrutura de rede, armazenamento de energia e gerenciamento de energia" diz Mark Bole, vice-presidente e diretor de soluções de baterias V2X da GM. 


"Aproveitando as plataformas tecnológicas flexíveis da GM e a potência do Ultium, somos capazes de fornecer soluções de energia resistentes e acessíveis para todos os clientes e para a rede, para avançar rumo ao futuro 100% elétrico”.

Mais informações sobre o GM Energy e as ofertas disponíveis por meio do Ultium Home, Ultium Commercial e Ultium Charge 360 estão disponíveis em https://gmenergy.gm.com.  No momento, serviços disponíveis apenas nos Estados Unidos.

General Motors é uma empresa global focada em promover um futuro totalmente elétrico que seja inclusivo e acessível a todos. No centro dessa estratégia está a plataforma de bateria Ultium, que eletrifica tudo, desde carros de entrada até veículos de alto desempenho. 

A General Motors, suas subsidiárias e joint ventures vendem veículos sob as marcas Chevrolet, Buick, GMC, Cadillac, Baojun e Wuling. Mais informações sobre a empresa e suas subsidiárias, incluindo o OnStar, líder global em serviços de segurança e proteção para veículos, podem ser encontradas no site.


ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.