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quarta-feira, 7 de junho de 2023

Hyundai vai dar descontos acima do previsto pelo governo para os modelos HB20 e CRETA. Maior abatimento será na versão de entrada do HB20, a Sense, que chega a R$ 12,3 mil, Valor final cai de R$ 82.290 para R$ 69,990.Também será oferecida valorização de até R$ 10 mil na troca do usado


Jun. 7, 2023 – A Hyundai Motor Brasil anuncia hoje condições especiais de compra para os modelos HB20 e CRETA impulsionadas pela Medida Provisória nº 1.175, oficializada esta semana pelo Governo Federal. A grande novidade é que os descontos vão além daqueles estabelecidos pela iniciativa governamental, como é o caso da versão HB20 Sense, opção de entrada da fabricante, que recebe abatimento de R$ 6 mil via incentivos e mais R$ 6,3 mil, oferecidos pela própria Hyundai, totalizando R$ 12,3 mil. Com isso, o HB20 Sense terá seu preço alterado de R$ 82.290 para R$ 69.990.

“Essa nova campanha de vendas vai unir as condições propostas pelo Governo e os descontos de nossa rede para oferecer aos consumidores condições excepcionais de compra. Decidimos inclusive trazer reduções importantes de preço também para os modelos acima de R$ 120 mil. Tudo para abrir ainda mais o leque de opções para o cliente sair de férias em julho com um Hyundai zero-quilômetro”, explica Angel Martinez, vice-presidente de Vendas da Hyundai Motor Brasil.

 

Outros destaques da linha HB20 são a versão Comfort 1.0 de câmbio manual, com desconto de R$ 6 mil via Medida Provisória e mais R$ 2 mil oferecidos pela Hyundai, totalizando abatimento de R$ 8 mil para o consumidor (de R$ 85.590 para R$ 77.590), e a versão Limited, com reduções de R$ 5 mil via incentivo federal e R$ 3 mil via Hyundai, também chegando ao total de R$ 8 mil de abatimento (de R$ 90.690 para R$ 82.690). Para os modelos HB20 de câmbio automático Comfort, Platinum e Platinum Plus, a ação do Governo oferece R$ 2 mil de redução de preço, enquanto a Hyundai entra com o dobro, R$ 4 mil, totalizando R$ 6 mil de desconto final para o consumidor.

 

Na família HB20S, a versão Comfort 1.0 com câmbio manual recebe R$ 5 mil do Governo acompanhados de R$ 3 mil da Hyundai, totalizando o desconto de R$ 8 mil (de R$ 91.890 para R$ 83.890). Já a versão Comfort 1.0 Turbo com câmbio automático recebe R$ 2 mil de redução via MP e outros R$ 4 mil oferecidos pela Hyundai, chegando a R$ 6 mil de desconto final (de R$ 110.890 para R$ 104.890).

 

Para as versão de HB20S e do SUV CRETA com preço original acima de R$ 120 mil, que não estão contempladas pela ação do Governo, a Hyundai também oferecerá condições especiais. No caso do HB20S Platinum Plus, a Hyundai entra, por conta própria, com R$ 6 mil de desconto. E para os modelos Comfort e Limited da linha CRETA, os consumidores  terão duas opções: R$ 5 mil de abatimento ou valorização de R$ 10 mil na troca pelo usado. Finalmente, para as versões CRETA Platinum, N Line e Ultimate, a valorização do usado na troca será de R$ 4.500.

  

Outro benefício oferecido pela Hyundai são as condições especiais de pagamento. Todos os modelos HB20 contarão com a opção de taxa zero no financiamento, somada ao desconto total do valor do veículo. Para os modelos CRETA o cliente poderá optar pelo desconto no valor do veículo ou pelas condições especiais de financiamento. Para os modelos HB20 Platinum e Platinum Plus; HB20S Platinum e Platinum Plus; e CRETA Platinum ainda estará disponível a opção de financiamento em 48x, com taxa de 0,99%, na qual a primeira parcela sai por conta da Hyundai.

 

Veja tabela com as condições especiais para todos os modelos:

 

HB20

Modelo

Desconto do

Governo

Desconto

Hyundai

Desconto total

para o cliente

Preço original

Preço final

Sense

R$ 6.000

R$ 6.300

R$ 12.300

R$ 82.290

R$ 69.990

Comfort 1.0 MT

R$ 6.000

R$ 2.000

R$ 8.000

R$ 85.590

R$ 77.590

Limited

R$ 5.000

R$ 3.000

R$ 8.000

R$ 90.690

R$ 82.690

Comfort TGDI AT

R$ 2.000

R$ 4.000

R$ 6.000

R$ 104.590

R$ 98.590

Platinum

R$ 2.000

R$ 4.000

R$ 6.000

R$ 110.590

R$ 104.590

Platinum Plus

R$ 2.000

R$ 4.000

R$ 6.000

R$ 119.590

R$ 113.590

HB20S

Modelo

Desconto do

Governo

Desconto

Hyundai

Desconto total

para o cliente

Preço original

Preço final

Comfort 1.0 MT

R$ 5.000

R$ 3.000

R$ 8.000

R$ 91.890

R$ 83.890

Limited

R$ 5.000

R$ 3.000

R$ 8.000

R$ 97.090

R$ 89.090

Comfort TGDI AT

R$ 2.000

R$ 4.000

R$ 6.000

R$ 110.890

R$ 104.890

Platinum

R$ 2.000

R$ 4.000

R$ 6.000

R$ 117.390

R$ 111.390

Platinum Plus

-

R$ 6.000

R$ 6.000

R$ 126.590

R$ 120.590

CRETA

Modelo

Desconto do

Governo

Desconto

Hyundai

Desconto total

para o cliente

Preço original

Preço final

Comfort

-

R$ 5.000

R$ 5.000

R$ 132.890

R$ 127.890

Limited

-

R$ 5.000

R$ 5.000

R$ 143.890

R$ 138.890

 

terça-feira, 6 de junho de 2023

Novo Citroën C3 fica ainda mais acessível e tem preço inicial de R$ 62.990 em condições especiais. Pacotes de financiamento podem incluir taxa zero em 24 parcelas e 60% de entrada. Todas as versões tiveram preço reduzido que passam a vigorar imediatamente

 


Após o detalhamento do Governo Federal das medidas de estímulo à indústria automotiva brasileira, a Citroën comunica o ajuste imediato na tabela de preços de todas as versões do Novo C3.

O modelo agora parte de R$ 62.990 na versão Live, na modalidade de faturamento direto para o cliente Pessoa Física, direto na concessionária. O Novo C3 não teve alteração em seu pacote de equipamentos em nenhuma versão e, no pacote Live, segue equipado com travas, abertura do porta-malas e vidros elétricos dianteiros, ar-condicionado, direção elétrica, luzes de condução diurna (DRL), controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, rodas de 15” e diversos outros equipamentos.

Além disso, o Novo C3 pode ser adquirido por meio de uma ampla oferta de pacotes de financiamento, com opções de taxa zero com 60% de entrada e residual em 24 parcelas em determinadas versões.

Os novos valores que passam a vigorar imediatamente são:

Novo C3 1.0 Live: R$ 62.990 (exclusivo para faturamento direto para o cliente Pessoa Física)

Novo C3 1.0 Live Pack: R$ 70.990

Novo C3 1.0 Feel: R$ 74.990

Novo C3 1.6 Feel: R$ 84.990

Novo C3 1.6 Feel Pack Automático: R$ 93.790


Com Rio Quente Resorts e Costa do Sauípe como destinos sustentáveis. Aviva reforça sua agenda ESG com lançamento de relatório de sustentabilidade


São Paulo, junho de 2023 - A Aviva, plataforma de entretenimento detentora do parque aquático Hot Park e dos destinos Rio Quente Resorts (GO) e Costa do Sauípe (BA), está comprometida a estabelecer uma agenda ESG alinhada aos mais altos padrões mundiais de sustentabilidade. 

A companhia, que tem trabalhado para desenvolver ações focadas em ESG, comemora a Semana do Meio Ambiente com o lançamento do seu relatório de sustentabilidade e com uma série de transmissões ao vivo no canal do Youtube da startup SDW (Sustainable Development & Water For All), entre os dias 5 e 7 de junho, para debater projetos socioambientais, ESG e meio ambiente.

Há tempos que o tema vem ganhando relevância nas empresas e, além de contribuir para mitigar a degradação ambiental, também incentiva uma agenda mais intensa em diversidade, equidade e inclusão. Neste contexto, a agenda ESG 2022-2025 da Aviva foi estruturada e conectada à estratégia de negócio da empresa e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU por um mundo melhor, com um cronograma para 16 temas materiais prioritários. 

“Temos o compromisso de proteger o meio ambiente, promover a inclusão e a diversidade, e manter práticas éticas e transparentes em todos os aspectos de nossos negócios. Nosso foco em sustentabilidade e ESG está atrelado ao reconhecimento do papel vital que desempenhamos na construção de um mundo melhor para as gerações futuras”, comenta Alessandro Cunha, CEO da Aviva.

Na frente social, há anos que a Aviva tem uma forte preocupação com o tema diversidade e inclusão. Todo ano a empresa realiza ações como o Dia Nacional da Alegria, no qual o Hot Park recebe gratuitamente cerca de 3.000 crianças vindas de 60 instituições de diversas regiões do Estado de Goiás e que conta com a colaboração de mais de 100 voluntários. 

Além disso, internamente, desde 2019, é realizado um projeto voltado para a diversidade, trazendo colaboradores de diferentes áreas para serem embaixadores e ajudar a disseminar ações para conscientização desse tema por meio de um Comitê de Diversidade. A empresa investe em treinamentos e conscientização para criar um ambiente diverso e respeitoso para todos.

No que se refere à governança, a empresa conta com um Canal de Ética e canal de denúncias operado pelo consultor externo ICTS Outsourcing – empresa especializada que garante total independências na recepção, confidencialidade, triagem e direcionamento dos eventos reportados, aberto ao acesso de todo o público, disponível através do site, e-mail e telefone.

Na frente ambiental, em 2022, os resultados foram positivos. Nesse período, no que se refere ao tratamento de água, foram produzidas internamente oito toneladas de cloro à base de água, sal e energia, resultando em um sistema seguro e eficiente. A preocupação com o reuso de água, reciclagem de resíduos e diversificação de matriz energética, bem como um olhar atento à preservação da fauna também são pontos de destaque na atuação responsável da companhia.

Disponibilidade hídrica e acesso à água

A Aviva monitora, com a ajuda de parceiros locais, a água desde quando ela entra nos complexos de seus destinos até ser devolvida para a natureza. “Aquíferos e Mananciais” é um tema prioritário na agenda ESG da companhia pela representatividade do recurso no funcionamento dos destinos. Tanto o Hot Park quanto Rio Quente Resorts e Costa do Sauípe estão integrados à natureza.

Para isso, foram revisados todos os processos, desde o consumo até o tratamento e volume de retirada de água do manancial. Desde 2010, há uma Estação de Tratamento de Efluente no Rio Quente Resorts, com capacidade para tratar até 1.800 m³/dia de efluente, com eficiência média de 85,5% de remoção da carga orgânica, minimizando o impacto negativo e protegendo os mananciais.

No Rio Quente Resorts e no Hot Park, ambos em Goiás, a água utilizada vem de um sistema próprio alternativo, não dependendo de abastecimento público e, portanto, diminuindo o impacto dos empreendimentos na comunidade em que estão inseridos. A água destinada à balneabilidade do Hot Park e potabilidade de todo o complexo é tratada com cloro produzido no local. Toda a água do complexo é tratada, reutilizada e devolvida para a natureza em padrão de qualidade sustentável. 

Em Goiás, estas ações são parte do Projeto Águas, que contribui na proteção das nascentes da região e regeneração das que foram degradadas em fazendas do entorno. A Aviva apoia com estudos técnicos e doação de mudas nativas produzidas em seu viveiro. Dentro do projeto também avalia o uso de todas as fontes, inclusive no entorno da Serra de Caldas Novas, para combater o uso indiscriminado das águas e promover a proteção do Aquífero Termal. 

Recuperação de áreas degradadas

Desde 2011, a Aviva realiza monitoramento semestral da fauna e flora, analisando comparativamente dados da biodiversidade local com a Unidade de Conservação – UC PESCaN, em que 90% das espécies em sua área de influência são similares às espécies presentes na unidade. A companhia realiza a recuperação de 6,14 hectares de áreas degradadas com compensação ambiental e recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP), onde foram plantadas 1097 mudas e produzidas 260 mudas. 93% da área já foi plantada com 363 mudas nativas.

O Rio Quente é um complexo ecológico no centro-oeste do Brasil, imerso em 49 hectares de flora abundante, bosques e vegetação nativa totalmente preservada. Neste cenário, o empreendimento tem em seu escopo a criação de um corredor ecológico que faz a conexão de sua reserva legal ao Parque Estadual da Serra de Caldas Novas – PESCaN, proporcionando a regeneração da área. “Sempre pautados pela ética, responsabilidade e transparência, seguimos, juntos, construindo um futuro melhor para todos, no qual as próximas gerações poderão viajar e se divertir com propósito em destinos cada vez mais sustentáveis”, completa Cunha.

Para ler o relatório completo acesse https://www.rioquente.com.br/assets/client/pdf/relatorio-sustentabilidade-2022.pdf


segunda-feira, 5 de junho de 2023

Novo Honda Civic Type R, em duas versões, chega ao Brasil, o carro de tração dianteira mais rápido do mundo, motor 2.0 DI DOHC VTEC Turbo do Civic Type R 2023, 297 cv de potência e torque máximo de 42,8 kgfm. Custa a partir de R$ 429.900,00



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O novo Honda Civic Type R estreia no Brasil como sinônimo de alto desempenho, excelência dinâmica, esportividade e tecnologia avançada, sendo o mais rápido dos Civic Type R já produzidos.

 

É preciso recuar quase seis décadas na história da Honda para compreender a sua longa tradição na criação de carros de alto desempenho. A Honda decidiu participar do Campeonato Mundial de Fórmula 1, pela primeira vez, em 1964, apenas um ano após ter iniciado a fabricação de automóveis. Bastaram apenas doze corridas para a marca chegar à vitória, no Grande Prêmio do México de 1965, com o Honda RA272, equipado com motor V12 transversal de 1,5 litro – o mais potente da F1 daquela época.

 

Essa impressionante conquista nas pistas explicitou ao mundo o marcante DNA esportivo e a alta tecnologia da Honda, que atualmente tem sua máxima expressão no Civic Type R. O modelo, que pertence à 11ª geração do Civic, consagrou-se como o carro de tração dianteira mais rápido do mundo, após recorde de tempo de volta em Nürburgring (7 minutos e 44,881 segundos).

 

No processo de criação deste novíssimo Civic Type R, os engenheiros da Honda buscaram o aprimoramento técnico exigido para um modelo esportivo e que é evidenciado através de uma forma aerodinâmica altamente refinada.

 

O motor 2.0 DI DOHC VTEC Turbo do Civic Type R 2023 adota um novo turbocompressor, com consequente aumento de potência e torque. Como resultado, tanto a relação peso/potência quanto a velocidade máxima evoluíram em relação ao modelo anterior.

 

Quatro modos de condução permitem selecionar e/ou personalizar parâmetros como resposta do acelerador, rigidez da suspensão e da assistência de direção. O exclusivo aplicativo Honda LogR fornece feedbacks sobre a condução, visando o melhor desempenho para os motoristas que buscam superar os seus limites, reforçando o Racing Spirit do modelo.

 

A extensa lista de equipamentos priorizando segurança, conforto e conectividade, com destaque especial para o Honda SENSING e o myHonda Connect, complementam os diferenciais do novo Civic Type R.



Design aliado à excelência aerodinâmica

O conceito que norteou a criação do Civic Type R – Ultimate Sport 2.0 – teve como objetivo maximizar a sensação de prazer ao dirigir. Foco especial foi direcionado ao desempenho aerodinâmico, por meio de um forte incremento do downforce. O ponto de partida – as elegantes linhas do Honda Civic –, foram ajustadas ao caráter exigido pelo Type R: a agressividade que se espera de um esportivo puro-sangue.

 

O estilo low&wide, ou seja, baixo e largo, resulta em proporções equilibradas. O modelo ganhou 15 mm de largura e ficou 28 mm mais baixo em relação à geração anterior do Civic Type R, reforçando a presença esportiva da carroceria hatchback. O comprimento total aumentou em 38 mm - destes, 35 mm estão no entre-eixos - resultando em uma cabine espaçosa e confortável.

 

A dianteira, com enormes entradas de ar, é uma das áreas de maior diferenciação do Civic Type R. O desenho tridimensional incorpora linhas aerodinâmicas que permitem um gerenciamento eficiente do fluxo de ar frontal, favorecendo e ampliando todo o potencial do motor turbo de alta performance.

 

O capô de alumínio com grade de exaustão colabora para otimizar o fluxo de ar frontal, auxiliando no controle térmico e gerando pressão aerodinâmica de até 42 Newtons. Spoiler e fechamento inferior do assoalho garantem 207 Newtons adicionais, enquanto, na traseira, o aerofólio imprime um downforce de nada menos que 580 Newtons. O extrator abaixo do para-choque organiza e acelera o fluxo de ar na traseira, reduzindo o risco de flutuação em altas velocidades.

 

A aparência baixa e musculosa é reforçada pelos para-lamas alargados, que abrigam rodas exclusivas calçadas com pneus feitos sob medida. O icônico emblema 'H' de fundo vermelho aplicado à grade, tampa do porta-malas e rodas identifica o Civic Type R como genuíno integrante do seleto grupo dos Honda de alto desempenho.

 


Cockpit exalta esportividade

O interior do novo Civic Type R amplifica a emoção de dirigir. A escolha das tonalidades, texturas e formas remetem à esportividade plena. O atraente tom vermelho dos revestimentos dos bancos e do assoalho, aliado ao design dos bancos esportivos, ajudam a compor um cockpit típico de carro de corrida.

 

Contudo, apesar deste caráter voltado para a esportividade, o novo Civic Type R mantém um altíssimo nível de conforto e praticidade para o uso diário. Os bancos possuem estabilizador corporal, que garantem o melhor desempenho de suporte ao corpo dentre todos os Type R.

 

O revestimento dos bancos é de tecido tipo Suede, em um tom de vermelho vivo. Na faixa central é possível notar a perfuração no padrão colmeia, imprimindo um visual agradável e conferindo maior permeabilidade do ar, com consequente ampliação do conforto térmico.

 

Apesar da posição de dirigir baixa, a visibilidade é excelente. Painel livre de interferências visuais se conecta com as portas, na mesma altura onde se inicia a área envidraçada, gerando uma percepção espacial agradável e eficiente.

 

O acabamento de alta qualidade caracteriza toda a cabine, com o volante revestido com tecido Suede de toque suave e confortável, console central de alumínio e painel com pintura especial para diminuição dos reflexos. Como é tradição, o Civic Type R traz uma placa de série numerada no painel, elemento que reforça a exclusividade do modelo.

 


Desempenho e dinâmica superiores

O conhecimento técnico acumulado pela Honda nos modelos anteriores resultou no novo Civic Type R, o mais rápido já criado. O modelo eleva o padrão de desempenho dos carros esportivos com tração dianteira a um nível inédito, proporcionando um prazer de condução incomparável.

 

O motor 2.0 DI DOHC VTEC Turbo, com quatro cilindros em linha, 16V, é dotado de duplo comando de válvulas no cabeçote, com sistema VTC (Variable Timing Control) na admissão e no escape e VTEC no escape. Juntos, estes dois recursos permitem um controle altamente preciso tanto da mistura ar/combustível quanto dos gases resultantes da queima, melhorando assim a performance e a eficiência nas mais variadas situações de condução. O motor gera 297 cv de potência e torque máximo de 42,8 kgfm.

 

O novo turbocompressor teve sua eficiência aprimorada por meio da redução do número de pás, o que diminuiu a inércia. A válvula de alívio elétrica e a carcaça menor e mais compacta contribuem para a maior potência e capacidade de resposta. Coletor de exaustão com sistema de arrefecimento independente e virabrequim leve e de alta rigidez complementam a modernidade.

 

O sistema de escape traz dutos mais retilíneos, que favorecem o fluxo dos gases de exaustão, 13% maior do que no Civic Type R anterior. Uma válvula aplicada no tubo central controla o fluxo de passagem dos gases de exaustão. Quando a rotação do motor sobe, a válvula opera de modo a deixar o som mais encorpado.

 

O gerenciamento de todo o sistema de controle do motor foi revisado e atualizado, beneficiando a precisão do ponto de ignição e ajuste do VTC, o que melhorou a resposta ao acelerador. Em síntese, o motor do Civic Type R privilegia o desempenho em altas rotações, com consumo de combustível mínimo em baixas rotações.

 

Outro grande diferencial é a transmissão manual de seis marchas, com recursos projetados exclusivamente para o novo Civic Type R, que melhoram significativamente a suavidade e precisão dos engates. O “rev-match control system” garante a exata sincronia de rotações nas reduções de marchas, evitando um eventual desequilíbrio em entrada da curva, inclusive na redução da 2ª para a 1ª marcha. Na prática, o sistema inteligente realiza o punta-taco automaticamente sempre que detecta a iminência de uma redução de marcha, elevando a rotação do motor no momento de transição do câmbio, tornando a condução esportiva mais refinada.

 


Estrutura leve direcionada à performance

A suspensão dianteira com suporte de eixo duplo, uma configuração para minimizar o torque steer (mudança de convergência das rodas em fortes acelerações), se vale de braços de suspensão inferiores rígidos, que contribuem para a manutenção de uma exata geometria, aumentando a rigidez de cambagem, ampliando a área de contato dos pneus com o asfalto. A suspensão traseira é Multi-link e os quatro amortecedores adaptativos têm ajuste que limita a rolagem da carroceria, assim como seu curso ante fortes demandas de aceleração e frenagem.

 

O uso estratégico de materiais leves combinado a melhorias estruturais resultou em uma carroceria de baixo peso e alta rigidez. O Civic Type R conta com ampla aplicação de adesivo estrutural, que colabora para a redução de peso, na qual se destaca também o capô de alumínio e a tampa do porta-malas de resina, cerca de 20% mais leve que a de metal.

 

A força de frenagem é atributo de um sistema Brembo atualizado, com bomba de freio mecânica, pinças com quatro pistões e discos de duas peças, que proporcionam melhor performance dos freios, além de serem mais resistentes a altas temperaturas.




Pneus sob medida

A Honda e a Michelin desenvolveram, em conjunto, um pneu específico capaz de suportar as extremas solicitações durante a condução esportiva do novo Civic Type R. Garantir uma performance homogênea quando submetido às condições de elevada transferência de carga foi o alvo, e o resultado é o pneu de medida 265/30ZR19, capaz de atender às mais exigentes solicitações em piso seco, mas preservando excelente performance em pista molhada, sem apresentar alto índice de desgaste.

 

O desempenho dos pneus é exaltado por rodas de alumínio, cujo desenho da borda invertida amplia a pressão de contato com o pneu, gerando menor deformação nas curvas e, consequentemente, maior aderência.



Experiência Type R personalizável

Para uma melhor experiência no Civic Type R, a Honda oferece uma ampla capacidade de intervenção sobre as características de desempenho do carro, e para tal basta atuar na tecla posicionada ao lado da alavanca de câmbio. É possível optar entre quatro modos de condução: Comfort, Sport, +R e, a grande novidade, o modo Individual.

 

Ao todo, seis parâmetros são alterados, de acordo com o modo de condução pré-selecionado: gerenciamento do motor, assistência do volante, rigidez dos amortecedores, ronco do escapamento, punta-taco nas reduções e layout do painel. As configurações feitas no modo Individual são mantidas mesmo que o motor seja desligado.

 

No modo Comfort, o Civic Type R oferece um padrão adequado à condução diária selecionando uma configuração de suspensão e de direção mais suave, ideal para superfícies irregulares e condução prolongada em rodovia. O modo Sport é um meio termo entre Comfort e +R: a resposta da suspensão e direção é mais reativa e apropriada a uma pilotagem mais agressiva. O modo +R é a configuração mais focada no desempenho, ideal para uso em pista, que oferece uma resposta mais rápida do acelerador, uma direção mais esportiva e suspensão controlada por meio do Adaptive Damper System. O resultado é uma sensação de direção e potência mais direta e linear.

 

Selecionando o modo de condução Individual, o usuário pode definir as configurações que melhor atendam às suas necessidades, preferências e tipo de percurso. Por exemplo: pode selecionar a esportividade do modo +R, com escapamento silencioso do modo Comfort e assistência de volante intermediária do modo Sport.

 

O painel do Civic Type R mantém o display convencional quando são selecionados os modos Comfort e Sport. Ao mudar para o modo +R, o painel assume um layout muito similar aos dos carros de corrida e passa a exibir as informações mais focadas no suporte para a direção em pista. Um conta-giros digital ocupa toda a largura do topo da tela – termômetros, cronômetro e medidor de força G são outros dados desta opção. Quando o modo Individual é selecionado, o usuário pode personalizar o layout de acordo com a sua preferência.

 


Honda LogR: dados de desempenho em tempo real

No desenvolvimento do Civic Type R, a engenharia da Honda se preocupou em fornecer ao motorista uma grande quantidade de dados, apresentados de maneira fácil de interpretar, visando melhorar e refinar as habilidades de direção, tanto na estrada quanto em uso esportivo. Isso resultou no aplicativo Honda LogR.

 

Trata-se de um sistema gratuito de fornecimento de informações ligadas à condução que eleva a comunicação entre o carro e o piloto a um nível sem precedentes, inclusive no que se refere a interface gráfica. O sistema está disponível embarcado no carro (com visualização pela tela do multimídia) e via aplicativo de celular para os sistemas operacionais Android e iOS.

 

A análise de dados usa diversos sensores, que permitem oferecer um grande detalhamento ao condutor, com objetivo de aperfeiçoar a performance na pilotagem. Ao todo, 12 itens podem ser selecionados pelo motorista: temperatura da água, ângulo da direção, taxa de Yaw (direção de rotação), pressão atmosférica, posição do pedal do acelerador, temperatura do ar de admissão, pressão de freio, temperatura externa, pressão do óleo do motor, posição do pedal de embreagem, pressão do turbo e temperatura do óleo do motor.

 

O Honda LogR também calcula e exibe a força máxima de atrito que cada um dos quatro pneus pode exercer no momento, bem como a magnitude da força longitudinal e lateral à qual o pneu é submetido, calculadas a partir dos dados de aceleração e carga do pneu. Tudo é exibido em tempo real na tela multimídia.

 

Um sistema de pontuação permite ao motorista ajustar seu modo de pilotagem para aperfeiçoar suas habilidades ao volante. Tal função fornece a pontuação automática e orientações para extrair o melhor desempenho do Civic Type R.

 

No modo Data Log, os dados de aceleração, frenagem e força G nas curvas são coletados para fornecer uma visão geral e abrangente de voltas em pista. O percurso é codificado por cores, e permite que sejam identificados os pontos de frenagem e posição do acelerador em todos os trechos. Também é possível definir locais de início e fechamento de voltas cronometradas e todos os dados podem ser utilizados para comparar com voltas anteriores e futuras.

 

O modo VS permite ainda que o motorista compare sua performance com as de outros pilotos obtidas no mesmo circuito.

 

As informações armazenadas no Auto Score e Data Log podem ser enviadas ao aplicativo e visualizadas a qualquer momento por meio do aplicativo Honda LogR instalado no smartphone. Outro destaque é a capacidade de transformar a função de vídeo do smartphone em uma câmera de bordo carregada de dados. Ele captura imagens integradas e agrega as informações de desempenho ao vídeo. Contagem de voltas, tempo de volta, velocidade do veículo e do motor em tempo real, atrito dos pneus, força G e muito mais são sobrepostos em formatos claros e fáceis de ler.

 

Segurança de alto nível

Segurança é um dos pilares da marca Honda. O Civic Type R se destaca também nesse quesito. O esportivo possui o Honda SENSING, exclusivo pacote de tecnologias de segurança e assistência à condução, que se baseia nas imagens da câmera frontal com amplo ângulo de visão horizontal e 8 sensores do tipo sonar (4 frontais e 4 traseiros).


As principais funções do Honda SENSING são:

- ACC (Controle de cruzeiro adaptativo) - auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente;

- CMBS (Sistema de frenagem para mitigação de colisão) - aciona os freios automaticamente ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes;

- LKAS (Sistema de permanência de faixa) - detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;

- RDM (Sistema para mitigação de evasão de pista) - detecta a saída da pista e ajusta a direção para corrigir a trajetória, com o objetivo de evitar acidentes;

- AHB (Ajuste automático de farol) - alterna automaticamente entre os fachos baixo e alto de acordo com a condição à frente.

 

Além disso, o completo pacote de segurança do Civic Type R traz: 10 airbags (dois frontais, dois de cortina e quatro laterais e dois de joelhos - para motorista e passageiro da frente), assistente de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em subida (HSA), sistema de frenagem de emergência (ESS), sensor de pressão dos pneus (TPMS), câmera de ré com linhas dinâmicas multivisão, entre outros.

 

Como diferencial para esse modelo, teremos a opção de um pacote Traffic Alert, com os equipamentos Blind Spot Information System (sistema de alerta de veículo em ponto cego) e Cross Traffic Monitor (monitoramento de tráfego cruzado na traseira).

 

Tecnologia e conectividade

O Civic Type R apresenta ainda uma vasta gama de equipamentos destinados ao conforto, conveniência e praticidade, entre os quais se destacam o carregador por indução, a central multimídia com tela de 9 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, o sistema de som Bose com 12 alto-falantes, o painel digital TFT de alta definição, o ar-condicionado digital dual zone, as pedaleiras esportivas, entre outros.

 

A plataforma de conectividade da marca também está presente no Civic Type R. O myHonda Connect reúne informação, segurança e controle do veículo de um jeito prático e fácil, conectando o motorista ao seu carro, via aplicativo no smartphone.

 

O myHonda Connect oferece um menu completo de serviços, dos quais podemos destacar: notificação automática de colisão, detecção remota de falha, alarme de segurança, localização do veículo estacionado, painel de informações, rastreamento do veículo em movimento, controle geográfico, alerta de velocidade, assistência 24h, controles remotos, dados de últimas viagens, manual digital do proprietário, agendamento de serviços na concessionária, entre outros.

 

Estão disponíveis dois pacotes do myHonda Connect. O primeiro é totalmente gratuito, já o pacote Plus será pago e dará acesso a mais funcionalidades. Inicialmente, o Pacote Plus será gratuito, uma vez que a Honda está oferecendo um ano de degustação aos seus clientes.

 


Cores e preço

As cores disponíveis para o Civic Type R são Racing Blue Pearl, Rallye Red, Championship White e Crystal Black Pearl.

 

A partir do mês de junho, os clientes já poderão encontrar o modelo em exibição nas principais concessionárias. O Civic Type R tem 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem.

 

Preço público sugerido:

- Civic Type R (sem pacote Traffic Alert): R$ 429.900,00

- Civic Type R (com pacote Traffic Alert): R$ 434.900,00

sexta-feira, 2 de junho de 2023

VOEPASS Linhas Aéreas anuncia rota com ligação direta entre Guanambi e Salvador



Expandindo sua atuação no Nordeste brasileiro com ligações regionais, a VOEPASS Linhas Aéreas confirmou nova rota entre Guanambi/BA e a capital baiana. Os voos terão início em 26 de junho e serão operados em aeronaves modelo ATR72, com capacidade para 70 passageiros.

Serão cinco voos semanais com saídas de Guanambi com destino a Salvador nas seguintes frequências: segundas às 20h25; quartas, às 19h25; quintas, às 20h55; sextas, às 20h25 e; domingos, às 21h05. Já no sentido oposto, partindo de Salvador com destino a Guanambi, os voos são às segundas-feiras às 18h30; quartas, 17h30; quintas, às 19h; sextas, às 18h30; e aos domingos, às 19h10.

“O início das operações em Guanambi é mais um importante passo que reforça nosso objetivo de atender as demandas da região Nordeste. Sabemos da importância da aviação como vetor de desenvolvimento regional, e temos certeza de que estaremos contribuindo no crescimento desse importante polo regional da Bahia.” diz Eduardo Busch, CEO da VOEPASS.

Os bilhetes já estão sendo emitidos em todos os canais de distribuição da VOEPASS.

quinta-feira, 1 de junho de 2023

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.253 — 02/06/23




Redução nos impostos ajuda, mas faltam soluções de médio prazo


O plano anunciado pelo Governo Federal para aliviar a carga tributária sobre automóveis de até R$ 120.000 teve forte viés político e mostrou uma lamentável descoordenação ao não detalhar de imediato por quanto tempo será válida (ora se fala em quatro meses, ora em um ano). Também não se resolveu a questão de financiamento. O mercado que estava em ritmo razoável, parou quase completamente. Já comentei aqui não ser possível recriar a categoria de “carro popular” nos tempos atuais, considerando as exigências de emissões e segurança. Modelos “pelados” de 1993 custariam hoje R$ 80.000 só com a atualização monetária.

Há uma categoria de automóveis baratos no Japão, o verdadeiro carro de entrada, chamado de key-jidosha (carro leve ou simples, em japonês). Foi criada em 1949 com motor de apenas 360 cm³ de cilindrada numa época em que o país se recuperava da II Guerra Mundial. De acordo com a Wikipedia, foram feitas quatro atualizações, a última em 2014: cilindrada de 660 cm³, comprimento de apenas 3.450 mm (Fiat 147 tinha 3.620 mm), no entanto reduzindo as vantagens fiscais. Nenhuma chance de replicar algo semelhante aqui.

Note que o problema atual de baixas vendas da indústria automobilística é mundial, ainda um reflexo da pandemia da covid-19. Por outro lado, o Brasil tem a maior taxação média do mundo para automóveis. Então o corte de impostos anunciado entre 1,5% e 10,79% (do mais caro ao mais barato) funcionará como estímulo, porém o reflexo maior nas vendas deverá ocorrer se for oferecido financiamento a juros menores. Há informações desencontradas ou especulativas a exemplo de autorização de uso parcial do FGTS, embora isso exija mudar a lei (por Medida Provisória) que estabelece sua utilização apenas para aquisição de imóveis.

Logo após o anúncio precipitado do corte de impostos, faltando pormenores, houve opiniões estapafúrdias repercutidas pela imprensa. Uma delas indicava ser “absurdo dar estímulos a carros com motor a combustão em um governo com discurso ecológico”. Falta coerência porque carros elétricos já têm um polpudo incentivo de 35% sob forma de isenção do imposto de importação, e também desconto de IPI e IPVA (este em alguns Estados). Houve economista que discorreu ser preciso “forçar a exportação” e para tanto advertiu que “elevados elementos de conteúdo nacional reduzem a qualidade”. E ainda citou a Embraer “que não tem requerimento de conteúdo nacional e por isso que seu avião é bom”. Sem comentários.

Por enquanto, supondo-se o desconto provisório máximo aplicável aos dois modelos subcompactos (Fiat Mobi e Renault Kwid) que partem do preço sugerido atual de R$ 69.000, poderia cair para algo em torno de R$ 61.000. Com uma outra simplificação cosmética e um aperto na margem dos fabricantes talvez possa ser vendido à vista por R$ 59.990 (simbolicamente abaixo de R$ 60.000).

Claro que ajuda, mas terá que haver financiamento atraente (prazos e juros). Não se sabe ainda nem de onde virá a compensação da perda de receita, talvez criando novo imposto (ainda não aprovado) sobre apostas esportivas pela internet. Na outra ponta, a de R$ 120.000, quem sabe surja alguma versão específica para se enquadrar no desconto mínimo, mas não por apenas quatro meses.

Quanto isso garantirá de aumento de vendas este ano é algo difícil de prever. Nos outros programas de descontos provisórios com IPI zerado criou-se, de fato, demanda basicamente concentrada em antecipação de compras. Algo do tipo “compre antes que acabe a oferta”.

Sem uma estratégia que passe obrigatoriamente pela reforma tributária decente e diminuição efetiva do custo Brasil, a volta aos quase quatro milhões de unidades em 2030, entre veículos leves e pesados, comercializadas em 2012 (o dobro do que se vende hoje), pode se transformar em “Sonho de uma noite de verão”, da comédia de William Shakespeare.

Maverick Hybrid surpreende pelo baixo consumo de combustível

Primeira picape híbrida no mercado brasileiro destaca-se até frente às concorrentes a diesel mesmo usando gasolina. Mas há diferenças de origem: a estreante vem do México sem imposto de importação (II) e a segunda dos EUA (35% de II). A Maverick Lariat Hybrid tem o exatamente o mesmo preço da Maverick Lariat FX4: R$ 244.890.

O novo modelo conta com tração apenas dianteira e motor a gasolina 2,5 litros de aspiração natural, 165 cv e 21,5 kgfm, além do elétrico de 128 cv e 23,9 kgf.m. A Ford informa potência combinada de 194 cv, porém a exemplo de Toyota e Honda não indica o torque combinado pela impossibilidade de medi-lo em soluções híbridas. O câmbio é automático e-CVT.

A Maverick Hybrid, de fato, perde na clássica aceleração de 0 a 100 km/h em relação à FX4 de tração 4x4 com números vistosos de 253 cv e 38,7 kgf.m. Entretanto, no dia a dia em trânsito urbano, mostrou agilidade graças à ajuda do torque instantâneo do motor elétrico.

Impressiona na Hybrid o silêncio a bordo e o baixo nível de vibração. Numa jornada longa motorista e passageiros chegam mais descansados, principalmente se comparada às picapes a diesel. O motor elétrico exige uma bateria de apenas 1,1 kWh e responde pela grande economia de gasolina. 

Na homologação oficial do Inmetro há vantagem sensível no ciclo urbano: 15,7 km/litro contra apenas 8,8 km/litro da Maverick convencional; em estrada a diferença é menor: 13,6 km/l e 11,1 km/l. No mundo real os números são melhores. Durante a avaliação alcançou 19,1 km/l (cidade) e 16,5 km/l (estrada), porém com modo Eco acionado.

No interior a tela multimídia poderia ser maior que 8 pol. Materiais de acabamento têm aspecto um pouco espartano porque, afinal, se trata de um produto voltado ao mercado americano de massa. Um recurso interessante de segurança: ao abrir a porta do motorista a posição “P” no câmbio é acionada automaticamente.

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