Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

VAMOS VOAR PELO MUNDO // Air Europa incorpora novo Boeing 787-9 à sua frota de longo alcance // Boeing Brasil anuncia expansão de seu programa de estágio // Aeroporto de Porto Alegre (RS) retomará operações em outubro com mais de 80 voos diários

 

Boeing 787-9 Dreamliner. Divulgação.

Air Europa incorpora novo Boeing 787-9 à sua frota de longo alcance

A aeronave atende à alta demanda nos meses de verão, bem como à conectividade entre a Europa e a América.


Madrid, agosto de 2024 - A Air Europa acaba de adicionar à sua frota um novo Boeing 787-9 Dreamliner, que já começou a operar, principalmente em rotas de longo alcance. O avião permite atender ao aumento da demanda registrado nos meses de verão, bem como às necessidades em outras rotas com alto volume de ocupação. 


Nesta temporada de verão, a companhia aumentou a frequência em algumas das suas principais rotas entre a Europa e a América, além de ter ativado novos destinos, como Santiago de los Caballeros, na República Dominicana.

 

Com esta aeronave, o número total de Dreamliners na frota da companhia sobe para 26. Apesar dos atrasos que o mercado global enfrenta na entrega de aviões comerciais, a Air Europa continua a cumprir as previsões estabelecidas em seu Plano Estratégico. 


A companhia, que possui um acordo de exclusividade com a Boeing, unificou sua frota em torno dos modelos desse fabricante. Além dos Boeings 787, a frota inclui também os 27 Boeings 737-800 de corredor único e em breve se juntarão os primeiros Boeings 737 MAX.


 

Cabine executiva do Boeing 787-9 Dreamliner.


O Boeing 787 Dreamliner é o modelo mais moderno e eficiente em sua categoria. Graças à sua configuração e aos materiais com os quais é fabricado, é capaz de reduzir o consumo de combustível e as emissões em até 25%. Além disso, seus motores diminuem o impacto acústico em até 60%, reduzindo em até 40 minutos a duração de alguns voos de longo alcance. 


Por outro lado, o modelo é projetado para proporcionar um ambiente muito mais confortável para o passageiro. Possui janelas 30% maiores do que o habitual, mais espaço na cabine e um sistema de ventilação que contribui para reduzir a fadiga em viagens transoceânicas, melhorando o descanso do usuário.

 

A Air Europa opera com o Boeing 787 Dreamliner nos voos que ligam o Brasil a Madrid, oferecendo conexões para mais de 40 cidades na Europa. Este modelo de aeronave é conhecido por sua eficiência no consumo de combustível, destacando-se como uma opção sustentável para os viajantes. 


Além dos voos diretos partindo de São Paulo e Salvador, passageiros de outras cidades brasileiras, como Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Florianópolis, podem aproveitar os acordos de assentos compartilhados que a Air Europa possui com outras companhias aéreas.

 

Os interessados em saber mais sobre os destinos operados pela Air Europa e preços das passagens podem acessar o site da companhia. Dentre as opções de pagamento, é possível o parcelamento das passagens em até dez vezes, sem juros.

Belo Horizonte tem vitória histórica de Thiago Camilo na Stock Car. A primeira corrida da história da categoria nas ruas de BH marcou o 40º triunfo do paulista da Ipiranga Racing, que agora se iguala a Paulo Gomes como segundo maior vencedor da Stock Car. Enzo Elias e Rubens Barrichello completaram um pódio que foi ovacionado pelo público mineiro

A Stock Car proporcionou uma prova de alto nível diante do público mineiro
(Magnus Torquato/Stock Car)


A Stock Car Pro Series vive um fim de semana marcante em sua história de mais de 45 anos. Pela primeira vez acelerando em Belo Horizonte, a principal categoria do automobilismo brasileiro reuniu uma multidão na Esplanada e no entorno do Estádio Mineirão para acompanhar a primeira corrida da sua trajetória na capital mineira, realizada no Circuito Toninho da Matta, pista urbana de 3.113 metros e 12 curvas. 


E foi diante de enorme público que Thiago Camilo (Ipiranga Racing) conquistou a 40ª vitória da sua carreira na Stock Car, feito que o iguala na estatística ao tetracampeão Paulo Gomes. Somente o 12 vezes campeão Ingo Hoffmann, com 77 triunfos, tem mais vitórias na competição.

O pódio da primeira corrida da Stock Car em Belo Horizonte foi completado pelo jovem Enzo Elias (Crown Racing), que confirma grande fase com a conquista do seu terceiro pódio na temporada, e Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time), que cruzou a linha de chegada em terceiro depois de superar o filho e companheiro de equipe Dudu Barrichello após a janela de pit-stop. Arthur Leist (Full Time Sports) também fez bela prova e garantiu seu melhor resultado na categoria, completando um top-5 todo de pilotos que aceleram Toyota Corolla.

Depois de ter feito sua melhor classificação no campeonato, Cacá Bueno (KTF Sports) terminou em sexto lugar, seguido por Felipe Baptista (Crown Racing), que esbanjou arrojo nas ruas da capital mineira para terminar na sétima posição após ter largado em 11º. Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports) finalizou na oitava posição, enquanto Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli) — irmão de Felipe Baptista — foi o nono, no seu melhor resultado na temporada. Gaetano Di Mauro (Cavaleiro) foi o décimo.

A corrida entregou muitas emoções e foi bastante limpa, sem nenhuma intervenção do safety-car. Thiago Camilo manteve a liderança em praticamente toda a prova, com exceção do período de janela de pit-stop obrigatório. Enzo Elias manteve o ímpeto até o fim na tentativa de buscar sua primeira vitória, enquanto Rubens e Dudu Barrichello estiveram sempre muito próximos. 

Destaque também para a grande escalada de Gabriel Casagrande, que saiu de 27º no grid para conquistar dez posições e finalizar em 17º, um grande feito considerando as dificuldades impostas pelo Circuito Toninho da Matta.

Os resultados deste sábado não mexeram na ordem dos cinco primeiros colocados. 15º posicionado na corrida sprint deste sábado, Julio Campos (Pole Motorsport) permanece na liderança do campeonato, agora com 517 pontos, dez a mais que Ricardo Zonta (RCM Motorsport), 18º na prova. 

Felipe Massa (TMG Racing), que cruzou a linha de chegada em 14º, segue em terceiro, com 504, enquanto Felipe Baptista (Crown Racing) tem agora 499. Dudu Barrichello fecha o top-5, agora com 488 pontos. Enzo Elias subiu para sexto, com 459, à frente de Bruno Baptista (RCM Motorsport), que soma 457. Rafael Suzuki (TMG), Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) e Rubens Barrichello completam a relação dos dez primeiros.

Circuito Toninho da Matta entregou muita emoção em sábado histórico
(Magnus Torquato/Stock Car)

Um sábado inesquecível
Belo Horizonte proporcionou um dos momentos mais incríveis da Stock Car em sua história, com uma multidão ovacionando os pilotos que subiram ao pódio, instalado na Esplanada do Mineirão, diante de um dos mais icônicos estádios do automobilismo mundial. Foi neste cenário que Thiago Camilo comemorou um triunfo histórico e marcante na sua carreira.

“Feliz demais! Não sabia que tinha me igualado ao Paulo Gomes. O Paulão é sempre uma grande referência como piloto para mim. Cresci vendo esses caras lendários correr, como Chico Serra, Ingo Hoffmann e o Paulão. Por isso e por estar em BH, é uma vitória muito especial, que veio em um momento não muito bom. Mas preciso corrigir: é um ex-momento, agora temos tudo para virar a chave e recomeçar. Não merecemos estar no lugar em que estamos no campeonato”, disse Thiago, que antes desta etapa estava em 18º na tabela de pontos.

“Conquistar minha 40ª vitória, diante de uma festa tão grande como essa, é muito especial. Não poderia haver um palco melhor. Agradeço a todos os organizadores, os promotores, a todas as pessoas que trabalharam para entregar essa estrutura. Conseguimos entregar. Que possamos comemorar muitas outras vezes com esse carinho que BH nos trouxe”, vibrou Camilo, agora com quatro pódios na temporada.

Quem também teve muitos motivos para festejar foi Enzo Elias, que vive grande fase e alcançou seu terceiro top-3 da temporada: “Que festa linda! E que público incrível. Não tem como não se emocionar, ainda mais estando ao pódio ao lado do Rubens e do Thiago. Tentei muito essa vitória, muito mesmo, mas meu carro se desgastou muito e ficou difícil no final. Mas não dá para não ficar feliz com esse resultado. 

A vitória está ‘batendo na trave’ e vou em busca dela”, declarou.
Ovacionado pela torcida no pódio em BH, Rubens Barrichello também exaltou os fãs mineiros nesta tarde. “Que público maravilhoso! Que gritaria insana e gostosa! Foi uma emoção muito grande passar ali pelo corredor ali com todo mundo. Confesso que estava torcendo para que o Dudu tivesse a chance de subir junto comigo, afinal ele chegou em quarto lugar, mas estamos chegando lá e qualquer hora vai dar um pódio juntos”.

Domingo de festa em BH
Domingo vai completar um fim de semana emocionante no BH Stock Festival com um cronograma especial para o fã, que terá mais uma chance de estar perto dos seus ídolos. Com Daniel Serra (Eurofarma RC) na pole position, a largada da prova principal da etapa na capital de Minas Gerais está marcada para começar às 13h.
A Stock Car Pro Series é transmitida ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band (TV aberta), SporTV e BandSports (canais por assinatura), Motorsport.tv — atingindo mais de 150 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa —, Motorsport.tv Brasil no YouTube, MAVTV Brasil Motorsports Network, MAVTV América do Norte e nos canais da Rádio Itatiaia e Itatiaia Esporte no YouTube.

Stock Car Pro Series, temporada 2024
Etapa 7, BH Stock Festival, Circuito Toninho da Matta, Belo Horizonte
Corrida sprint (sábado), resultado final
1º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 22 voltas em 32min47s600
2º - Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), a 3s674
3º - Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 12s153
4º - Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 14s260
5º - Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 15s079
6º - Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 17s134
7º - Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), a 17s715
8º - Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 21s028
9º - Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 21s494
10º - Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 23s981
11º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 24s055
12º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 24s876
13º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 25s526
14º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 26s396
15º - Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 27s985
16º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 35s316
17º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 41s367
18º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 48s676
19º - Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), a 49s511
20º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 1 volta
21º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 1 volta
22º - Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 2 voltas

Não completaram
Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 3 voltas
Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 3 voltas
Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 3 voltas
Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 5 voltas
Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 8 voltas
Raphael Teixeira (RTX Racing/Chevrolet Cruze), a 10 voltas

Corrida principal (domingo), grid de largada
1º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min25s267
2º - Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), 1min25s272
3º - Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min25s371
4º - Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min25s397
5º - Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min25s533
6º - Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min25s650
7º - Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min25s692
8º - Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min25s727
9º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min25s809
10º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 1min25s815
11º - Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), 1min25s830
12º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min25s832
13º - Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min25s839
14º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min25s841
15º - Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), 1min25s873
16º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 1min25s938
17º - Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min26s050
18º - Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min26s086
19º - Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min26s120
20º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 1min26s352
21º - Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min26s493
22º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min26s613
23º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min26s848
24º - Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), 1min26s938
25º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min27s166
26º - Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min30s454
27º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 1min31s029
28º - Raphael Teixeira (RTX Racing/Chevrolet Cruze), 1min32s392

Classificação do campeonato (top-10):*
1º - Julio Campos, 517
2º - Ricardo Zonta, 507
3º - Felipe Massa, 504
4º - Felipe Baptista, 499
5º - Dudu Barrichello, 488
6º - Enzo Elias, 459
7º - Bruno Baptista, 457
8º - Rafael Suzuki, 438
9º - Gabriel Casagrande, 433
10º - Rubens Barrichello, 395
*pontuação extraoficial

Programação de pista em Belo Horizonte
Domingo, 18 de agosto
08h30 – Visitação às garagens
10h00 – Visitação Pit Lane
11h00 – Desfile dos pilotos
13h00 – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)
14h45 – Zona mista (entrevista com os pilotos)

Calendário Stock Car Pro Series, temporada 2024 (atualizado):
17 e 18/08 – 7ª etapa, BH Stock Festival, Belo Horizonte (MG)
07 e 08/09 – 8ª etapa, Velopark (RS)
05 e 06/10 – 9ª etapa, Buenos Aires, Argentina
25 e 26/10 – 10ª etapa, El Pinar, Uruguai
23 e 24/11 – 11ª etapa, Cascavel (PR) ou Brasília (DF)
14 e 15/12 – 12ª etapa, Interlagos (SP)

sábado, 17 de agosto de 2024

VW dá banho de loja na velha Amarok: recebe faixa de luz na frente e faróis full LED, nova central de mídia, air bag de cabeça. Para enfrentar a concorrência não altera o preço e dá cinco anos de garantia

 


Barretos (São Paulo) – Abre-se a porteira: entra na arena a picape com motor V6 turbodiesel mais potente da categoria, carregada de força bruta! A Volkswagen estreia a Nova Amarok V6, carro oficial da Festa do Peão de Barretos, renovada e com atributos inéditos para aumentar a sua competitividade no acirrado segmento de picapes médias. Para a Nova Amarok V6, a Volkswagen mantém os preços sugeridos para as três versões, Comfortline, Highline e Extreme - sempre 4Motion e com cabine dupla -, e ainda amplia a garantia de fábrica para cinco anos, reforçando seus atributos de excelência e confiabilidade.

 

Veja a galeria de fotos da Nova Amarok V6.

 

Vida no campo. No cenário agro, a Nova Amarok V6 tem uma importante missão. Atender a um público exigente, de um setor que responde por 24,4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Essa é a fatia de representatividade da agricultura no País, que movimenta mais de R$ 2,6 trilhões, possui um superavit de 49,4% e emprega 28,3 milhões de pessoas, de acordo com a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

 

Design renovado. Para 2025, a Volkswagen aposta na robustez, característica indiscutível da picape produzida na Argentina, que foi potencializada no design. Tudo parte dos novos para-choque, grade, capô e rodas. Com a atualização, a Nova Amarok V6 tem dianteira mais proeminente, com visual arrematado pelo novo conjunto óptico, agora com faróis full LED e faixa de luz de LED na grade frontal. 


Na parte traseira são inéditos o para-choque, as lanternas, o emblema da marca alemã e o posicionamento do nome ‘Amarok’, inscrito na parte central da tampa traseira. Em termos de dimensões, a picape cresceu 96 mm em comprimento quando comparado ao modelo anterior. No portfólio de cores estão duas novas: Branco Puro e Cinza Oliver, que se juntam às quatro outras cores disponíveis, Preto Mystic, Prata Pyrit, Cinza Indium e Azul Atlantic.

 

Em termos de estilo, outras duas novidades envolvem a chegada dos pacotes Hero e Dark, ambos atrelados à versão Extreme. Na primeira delas, disponível apenas para a escolha da cor Cinza Oliver, e sem qualquer custo adicional, a bruta sai de fábrica com santantônio em preto brilhante, assim como as maçanetas das portas e os logotipos traseiros. 


Estão na lista outros detalhes como capas dos parafusos das rodas e rodas de liga-leve de 20 polegadas escurecidas. Para o pacote Dark, disponível para as cinco cores, exceto Cinza Oliver, a Amarok traz detalhes em preto nos para-choques, emblemas traseiros e maçanetas. A repetição acontece para capas de parafusos e rodas de liga-leve 20 polegadas escurecidas.

 

A bruta da VW. Sinônimo de força e com excelente dirigibilidade, a VW Amarok entrega ao mesmo tempo a comodidade de um carro de passeio com a robustez de uma picape. O motor 3.0 V6 com 258cv (com função overboost até 272 cv) garante à Amarok o título de picape diesel mais potente da categoria, com sua aceleração de zero a 100 km/h em apenas oito segundos. 


Sua capacidade de carga, de 1.104 litros, é referência no segmento em termos de espaço e com itens como a Tração 4Motion, assistente para partida em subida (HSA), controle automático de descida (HDC) e ABS Off-road, ela é uma picape apropriada tanto para os consumidores que a utilizam para o trabalho pesado quanto para aqueles com estilo aventureiro e com o desejo de explorar os lugares mais remotos.

 

A Nova Amarok V6 também está mais tecnológica e segura. Na lista estão a central multimídia com tela de nove polegadas touch screen com conexão Apple CarPlay e Android Auto e navegação nativa; airbag de cabeça, uma porta USB-A no console, na dianteira, e duas portas USB-C na traseira, e o novo assistente de condução.


Trata-se do Safer Tag, um assistente de segurança da Mobileye, empresa de tecnologia que é parceria do Grupo Volkswagen para o desenvolvimento de veículos autônomos níveis 2 e 3 para as marcas Audi, Porsche, Bentley e Lamborghini. Na Nova Amarok, o sistema auxilia o condutor, alertando para eventuais situações de perigo, entre eles os alertas de saída de faixa e de colisão frontal.

 

A Nova Amarok V6 Vale+. A Nova Amarok V6 inaugura a Blindagem Vale+, com a garantia do veículo mantida pela VW, preço competitivo, entrega mais rápida, blindagem mais leve (em até 80Kg), vidros mais transparentes (em até 83%) e padronização da qualidade do produto.

 

No pós-vendas, os clientes que desejam personalizar a nova Amarok terão disponível o novo pacote de acessórios exclusivos com foco em proteção, praticidade e estilo. A oferta do kit inclui amortecedor para a tampa traseira, tapetes em borracha (TPE) com pino de segurança, frisos de proteção lateral, película solar para os vidros e logo Volkswagen em LED na abertura da porta dianteira. Além do pacote fechado de acessórios, estão disponíveis na rede de concessionárias mais de 85 acessórios individuais para personalizar a picape média.

 

Para quem é fã da bruta, a Volkswagen Collection oferece a Nova Coleção Amarok, com camisetas masculinas, femininas e infantis, boné, malas, carteiras, nécessaires, lixeira para o carro, copos, canecas e garrafas em inox, entre outros.

 

A história de um ícone. A Amarok é um ícone global da Volkswagen. Com mais de 740 mil unidades produzidas em Pacheco, trata-se do modelo mais fabricado na história da fábrica, localizada na Argentina. No Brasil, onde ultrapassa 180 mil unidades vendidas, a picape abre as porteiras e está pronta para um novo desafio no mercado nacional.

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Premium SUV Hyundai PALISADE começa a ser vendido no Brasil a partir de sábado (17) por R$ 449.990

  • Pré-venda inicia neste sábado (17) na página oficial da marca, garantindo prioridade aos interessados nas primeiras unidades, que serão entregues em setembro
  • SUV dispõe de oito lugares distribuídos em três fileiras de assentos, sendo as duas primeiras com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento
  • Painel de instrumentos e sistema multimídia são compostos por telas de 12,3 polegadas cada, integradas em uma estrutura flutuante; pacote de segurança e assistência de direção Hyundai SmartSense é completo
  • Motor V6 de 3,8 litros entrega potência de 295 cv, superior à média da categoria, atrelado a uma transmissão automática de oito velocidades e tração integral AWD (All Wheel Drive) com “multi terrain control”, ampliando o desempenho em diversas condições
  • Preço inicial do PALISADE em toda rede de concessionárias da Hyundai no Brasil será de R$ 449.990
  • Ainda este ano, veículo 100% elétrico IONIQ 5 também terá suas vendas iniciadas no País.

 

Ago. 15, 2024 – A Hyundai Motor Brasil começa neste sábado (17) a pré-venda do Hyundai PALISADE no país. O SUV premium, ícone da marca em todo o mundo, que oferece oito lugares e motor V6 de 3,8 litros com 295 cavalos de potência, terá destaque na página da Hyundai na internet, direcionando os interessados para as etapas de reserva das primeiras unidades, com entregas agendadas para setembro.

 

O Hyundai PALISADE é o primeiro modelo importado a ser comercializado na nova rede Hyundai. Fabricado na Coreia do Sul, é sucesso de vendas em diversos mercados, como nos Estados Unidos, onde os SUVs refletem a preferência do consumidor e as versões de grande porte seguem ganhando participação. Outro modelo confirmado para este ano é o Hyundai IONIQ 5, veículo 100% elétrico, cuja venda será anunciada nos próximos meses.

 

“No início do ano, comunicamos que o portfólio global da Hyundai teria sua comercialização agilizada no Brasil. A chegada do PALISADE comprova este movimento voltado a ampliar a oferta para todos os estilos de clientes, com todos os tamanhos de famílias. Nas concessionárias da Hyundai, os clientes encontrarão modelos que conquistaram o mercado nacional, como o HB20 e o CRETA, lado a lado com o nosso maior, mais sofisticado e tecnológico veículo, o PALISADE, sabendo que, em breve, também teremos o IONIQ 5, nosso SUV 100% elétrico premiado mundialmente”, afirma Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil e Hyundai Motor Américas Central e do Sul.

 

Lançado em 2018 no Salão do Automóvel de Los Angeles, o Hyundai PALISADE chega ao Brasil em sua geração mais atual, comercializada nas Américas do Norte, Central e do Sul, Ásia e Oriente Médio. Seu nome faz referência ao termo inglês “Palisades”, utilizado para descrever uma série de penhascos costeiros e também pode ser associado ao luxuoso bairro de Pacific Palisades, no sul do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos. A região ostenta brisas do Oceano Pacífico, fácil acesso à praia e pores do sol espetaculares, o que claramente inspirou o modelo que convida as famílias a viajar e aproveitar a vida ao ar livre.

 

 

Já em seu ano de estreia, o PALISADE venceu o prestigiado Red Dot Award, na categoria “Melhor Design de Produto”. Desde então, o modelo tem acumulado premiações de design, conforto, desempenho e segurança. Destaque para o título de “Melhor Carro de Família”, pela tradicional mídia automotiva Kelley Blue Book, em 2022.

 

A versão que começa a ser comercializada no Brasil é a PALISADE Signature, disponível nas cores Branco Creamy Perolizado, Cinza Graphite Metálico, Azul Moonlight Perolizado e Preto Abyss Perolizado, com acabamento interno nas opções Preto e Off-White. O preço sugerido é de R$ 449.990.

 

Pré-venda

 

Os interessados em garantir as primeiras unidades do Hyundai PALISADE podem preencher, a partir deste sábado (17), o formulário da pré-venda no site da Hyundai. O valor da reserva será de R$ 5.000 e as quantidades disponíveis para este primeiro lote são limitadas. Mais informações também podem ser encontradas na página oficial www.hyundai.com.br e nas redes sociais da Hyundai no InstagramFacebookLinkedInTikTok e Youtube.

 

O SUV ícone da Hyundai no mundo, agora no Brasil

 

A proposta do Hyundai PALISADE é oferecer a quem busca a comodidade e versatilidade de um SUV de grande porte, como os disponíveis no exterior, uma verdadeira experiência premium, com elegância, luxo e conforto em um amplo espaço para todos os ocupantes. A tecnologia avançada e os acabamentos interiores refinados trazem sofisticação superior para o restrito segmento de SUVs com capacidade para transportar até oito pessoas.

 

 

No design externo, destaca-se a grade em cascata, emoldurada pelas luzes de LED verticais, e as rodas de liga leve de 20 polegadas, que reforçam a robustez do modelo. Com conjunto ótico totalmente em LED, o PALISADE possui dimensões imponentes: 4.995 mm de comprimento, 1.975 mm de largura e 1.750 mm de altura. Com uma altura de 203 mm do solo e 2.900 mm de entre-eixos, oferece o maior espaço entre os principais concorrentes da categoria.

 

 

Seu cockpit é um capítulo à parte, com claro destaque para conforto, luxo e tecnologia, em características como os assentos de alto padrão de acabamento para os oito ocupantes, sendo as duas primeiras fileiras com ajustes totalmente elétricos e dotadas de ventilação e aquecimento. O assento do motorista ainda conta com memória programável. 


O PALISADE dispõe de um avançado sistema de ar-condicionado automático de três zonas – duas para os bancos dianteiros e uma para os bancos traseiros –, acabamento em couro dos assentos, volante e manopla de câmbio, além de dois tetos solares panorâmicos, proporcionando experiência premium a todos os ocupantes.

 

 

O painel amplo e sofisticado traz aparência minimalista com temas variados de iluminação ambiente. O painel de instrumentos e o sistema multimídia são integrados em uma estrutura flutuante e contam com telas de 12,3 polegadas cada. Para o motorista, o espelho retrovisor central digital usa uma câmera traseira para oferecer uma visão clara e sem obstruções de passageiros ou carga. Outro destaque é a funcionalidade Head-up Display, que projeta as principais informações do painel no para-brisas, liberando o condutor de precisar desviar o olhar para o painel principal com frequência.

 

 

O PALISADE conta com sete airbags e abrangente conjunto de sistemas avançados de assistência ao motorista Hyundai SmartSense, incluindo Câmera 360º, Assistente de Frenagem Autônomo, Controle de Cruzeiro Adaptativo com função Stop&Go, Assistente de Centralização e Permanência em Faixa, Câmera para Monitoramento de Ponto Cego e Alerta de Ocupante de Banco Traseiro. O veículo também oferece dispositivo de carregamento rápido para smartphones, sistema de som com assinatura Infinity®, quatro entradas USB e quatro entradas 12V.

 

Com tração integral AWD (All Wheel Drive), o modelo é equipado com motor V6 de 3,8 litros a gasolina. Oferece 295 cavalos de potência a 6.000 rpm e torque máximo de 36,2 kgfm a partir dos 5.200 rpm, combinado com uma refinada transmissão automática de oito marchas. Extremamente silencioso, conta com eficiente isolamento acústico sob o capô, tapetes especiais para amortecimento de som e ajuste do trem de força que assegura resposta suave e linear. O sistema HTRAC® All-Wheel-Drive (AWD) da Hyundai, que monitora e distribui o torque específico necessário para cada roda, também está presente na versão que chega ao Brasil. Esta configuração ajusta o perfil do motor para diferentes demandas, mantendo as marchas mais baixas por mais tempo e reduzindo a frequência de trocas.

 

Opções de financiamento para todos os modelos

 

O Banco Hyundai, instituição financeira oficial da fabricante de automóveis no Brasil, vai oferecer opções de produtos para todos os modelos da marca, sejam eles importados ou produzidos no país. Em princípio, com ofertas de CDC (Crédito Direto ao Consumidor) e, posteriormente, com modalidades de crédito de acordo com os novos perfis de clientes da Hyundai. 

 

Peças e plano de manutenção

 

O Hyundai PALISADE traz para o segmento de SUVs de luxo o pacote de manutenção mais competitivo entre os concorrentes diretos. Com atendimento de serviço em toda a rede de concessionárias distribuídas pelo Brasil, o cliente Hyundai conta com plena disponibilidade de peças, tanto para modelos nacionais quanto importados.

 

Plano de manutenção Hyundai PALISADE

1ª revisão

2ª revisão

3ª revisão

4ª revisão

5ª revisão

6ª revisão

R$ 982,86

R$ 1.459,04

R$ 1.538,40

R$ 2.710,66

R$ 1.379,68

R$ 1.617,77

 

A garantia, já consagrada nos modelos HB20 e CRETA, é de cinco anos, sem limite de quilometragem.

 

IONIQ 5 é a próxima novidade

 

A Hyundai confirma para as próximas semanas a chegada de mais um modelo de alto padrão ao mercado brasileiro: o IONIQ 5, totalmente elétrico. Veículo mais premiado da Hyundai no mundo em tempos recentes, o IONIQ 5 estabelece a referência da marca sul-coreana para redefinir o estilo de vida moderno, por meio da mobilidade elétrica, com recursos sustentáveis e inovadores. Em 2022, o modelo recebeu, entre outros, os prêmios de "Carro Mundial do Ano", "Carro Elétrico Mundial do Ano" e "Melhor Design de Carro Mundial do Ano". Construído sob a plataforma global de veículos elétricos da Hyundai E-GMP, possui pré-disposição para carregamento ultrarrápido e sistema Vehicle-to-Load (V2L), que permite funcionar, por exemplo, outros dispositivos de uso doméstico, com a mesma voltagem residencial (110v ou 220v).

 

Para obter informações sobre todos os modelos Hyundai, consultar a lista completa de concessionárias e encontrar a loja mais próxima, acesse: hyundai.com.br

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.314 — 15/8/2024

 


Elétricos enfrentam dificuldades

tanto na Europa como nos EUA

 


Percalços de mercado para carros elétricos se aprofundaram no primeiro semestre deste ano. Um exemplo foi a queda brusca do Tesla Y que de automóvel mais vendido na Europa, caiu para oitavo no primeiro semestre deste ano. Segundo o especialista em análise de mercado Felipe Munoz, da JATO Dynamics, há três razões: “Sua linha de produtos limitada começa a envelhecer; a crescente concorrência de outras marcas; e estratégia de redução de preços que já não funciona com concorrentes chineses”.

Entretanto, há outras dificuldades em marcha que explicam por que houve a desaceleração tão rápida de venda na Europa e nos EUA. No segundo caso, a Automotive News aponta as panes em mais de um quarto dos postos públicos de carregamento e a dificuldade de informações precisas sobre localização que minam a confiança dos motoristas.

Na Alemanha as vendas caíram 37% em relação a dezembro com o fim dos subsídios do governo. E isso desanimou também a indústria de autopeças. A Schaeffler indicou que vai redirecionar sua produção para híbridos, numa guinada inesperada. Fabricante de chips, Infineon Technologies, afirmou que a recuperação em grande escala de veículos elétricos “ainda não está à vista" e pretende cortar 1.400 postos de trabalho.

Por fim, a Mercedes-Benz anunciou US$ 15 bilhões para voltar a investir em tecnologia de motores a combustão, seguindo a Toyota que desenvolve avanços significativos para surpreender o mercado nos próximos anos.

 

Novo polo de produção no Ceará suscita dúvida

A iniciativa era esperada desde que a Ford decidiu encerrar as atividades industriais no Brasil em janeiro de 2021. As instalações em São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP) e em Camaçari (BA) já foram alienadas. Restava o terreno e uma pequena fábrica de onde saía o SUV raiz Troller já descontinuado. O governo cearense desapropriou a área em março, mas a marca levou o caso à Justiça e preferiu não se manifestar oficialmente.

O Grupo Comexport, de São Paulo (SP), que trabalha com exportação e importação, se interessou pelo projeto e reservou R$ 400 milhões (cerca de US$ 70 milhões). Trata-se de valor incompatível para investimentos que, segundo a empresa, “incluem seis modelos de nova energia (híbridos plugáveis em tomada e elétricos), para três marcas consagradas da indústria automobilística mundial”, afirmou o sócio e vice-presidente comercial, Rodrigo Teixeira.

Planos concretos serão anunciados em 2025. Trata-se de uma empresa de serviços e tem entre seus clientes Mercedes-Benz, Toyota e Volvo. No seu site identifica-se assim: "Fundada em 1973, a Comexport é a maior empresa de comércio exterior do Brasil com ampla experiência nos processos operacional, logístico, tributário, aduaneiro e financeiro”. Obviamente, nenhum dos três clientes se pronunciou. Planos industriais envolvem investimentos superiores àquele montante.

Por enquanto, apenas a Neta Auto anunciou produção no Brasil. A Toyota vai colocar à venda sua fábrica em Indaiatuba (SP), pois está transferindo produção do Corolla para Sorocaba (SP). Especula-se que esta chinesa poderia se interessar. Quanto às “três marcas consagradas” citadas é preciso esperar para ver.

 

2008 tem boa dirigibilidade e preços nem tanto

Agora importado da Argentina, o SUV compacto da Peugeot chega ao mercado nas versões Active (R$ 119.990), Allure (R$ 129.990) e GT (R$ 149.990) para o ano-modelo 2025. São preços de pré-venda bem interessantes, porém só válidos até o fim de agosto. Já em setembro vão aumentar em R$ 20.000, o que os tornam menos competitivos.

Permanece entre os mais atuais do segmento, por fora e por dentro. Posto de condução é o mesmo do hatchback 208, com visual bastante agradável, embora haja excesso de plástico comum. O volante ovalado permite visão privilegiada do quadro de instrumentos digital em sua inusitada posição elevada. A central multimídia de 10,3 pol. conta com suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fio e há carregador de bateria de celular por indução (menos na versão de entrada). No banco traseiro, largura razoável, mas o assoalho tem um túnel central.

Os faróis são de LED e as rodas de liga leve de 17 pol. apresentam desenho bem elaborado. Já o porta-malas de 374 litros, padrão VDA, deveria ser maior pois perde para o do VW Nivus (415 litros), por exemplo. Motor é sempre de 1 L turbo flex, 130 cv (E)/ 125 cv (G) e 20,4 kgf·m, associado ao câmbio automático CVT de sete marchas selecionáveis por borboletas atrás do volante. A Peugeot declara aceleração de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos.

Pacote de segurança ativa é de primeira linha e inclui, entre outros itens, a indispensável frenagem automática de emergência tão importante que passará a ser item de série em todos os carros e picapes novos nos EUA em 2029.

Primeiro contato foi breve por estradas bem pavimentadas em Alagoas, além de um pequeno trecho de terra. O 2008 mostrou bastante agilidade nas acelerações, especialmente no modo Sport. Rodar é confortável, mas o isolamento acústico na cabine é apenas regular e alguns ruídos surgem em piso irregular.

 

Festival Interlagos planeja crescer ainda mais

O balanço é da empresa organizadora que vislumbrou um mercado que estava adormecido e acaba de superar recorde de público no autódromo paulistano, nesta terceira edição, entre 8 e 11 de agosto últimos. No dia 8 para imprensa e nos três dias seguintes atraiu 118,7 mil visitantes e contabilizou 8,9 mil testes. No total entraram na pista 355 automóveis de 29 marcas, incluindo produtos de 19 fabricantes e importadores independentes.

Uma das novidades deste ano foi a participação da empresa gaúcha Super Carros, de Gramado (RS), especializada em aluguel para passeios curtos. Daí a diversidade de modelos no circuito como McLaren LT, Ferrari, Porsche 911 Turbo S, Lamborghini Gallardo, entre outros. Segundo a organização, a iniciativa se transformou no maior evento desse tipo no mundo com cerca de 50 expositores incluídos fabricantes de autopeças, pneus, acessórios e serviços.

Foram lançados este ano 12 modelos inéditos, entre 19 marcas, a exemplo do que acontece em tradicionais salões de automóveis. Até as mais novas chinesas, Omoda e Jaecoo, do Grupo Chery, estrearam. O empresário Márcio Saldanha, em sociedade com o jornalista Eduardo Bernasconi, criou o Festival Interlagos em 2019 apenas para motocicletas. E em 2022 estenderam-no para automóveis.

Nunca um evento havia oferecido um pacote tão completo: oportunidade de conhecer e dirigir os carros na pista, além de possibilitar negociações de vendas”, afirma Saldanha, da Duas Rodas Mídia, do Rio de Janeiro. “Foram exatos 38.300 km rodados durante o evento, no asfalto do traçado e nas pistas (off-road e habilidade). Com zero de acidentes, saídas de pista e derrapagens”, acrescenta Bernasconi.

Já foram marcadas datas para 2025: Motos, 28 de maio a 1º de junho; Automóveis, 11 a 15 de junho. No caso de automóveis, com mais um dia de evento, há perspectiva de atrair até 200.000 pessoas.

Enquanto isso, o Salão do Automóvel, de acordo com a Anfavea, ainda enfrenta dificuldades de datas tanto no segundo semestre deste ano, quanto no primeiro de 2025. Nem a alternativa do remodelado pavilhão do Parque Anhembi apresenta disponibilidade.

Stellantis apresenta novos Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert 2025 ainda mais modernos e conectados. Citroën, Fiat e Peugeot começam a vender o MY25 de Jumpy, Scudo e Expert a partir de agosto em duas versões: Cargo (R$ 211.990) e Vitré/Multi (R$ 217.990), com garantia de três anos.



Em uma iniciativa inédita na região, a Stellantis apresenta simultaneamente a linha 2025 dos Novos Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert, que chegam com um visual renovado, conectados e com versatilidade para atender aos mais diferentes tipos de negócios e clientes. Os veículos passaram por uma ampla renovação, trazendo mais segurança, tecnologia, eficiência e toda a acessibilidade que o consumidor procura.

Os novos Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert passam a adotar a nova identidade visual de suas marcas. Mas as novidades não param por aí. Os Veículos Urbanos Leves (VULs) contam com novos para-choques frontais, faróis reformulados e grade do radiador redesenhada. As robustas rodas de aço estampado de 16 polegadas receberam novas coberturas plásticas, enquanto a traseira adota uma nova logotipia aplicada nas portas duplas com abertura de até 180º.   

Dentro da cabine de cada utilitário as mudanças continuam, com um painel 100% digital completamente atualizado. O novo volante, agora com assistência elétrica, foi projetado pensando na ergonomia do condutor, com foco em conforto ao dirigir e facilidade de resposta. Nele estão concentrados os comandos do sistema de som, do limitador e do controlador de velocidade, estes exclusividade no segmento. O quadro de instrumentos agora é totalmente digital e customizável, podendo mostrar diferentes informações conforme a necessidade do motorista.  

O console central adota saídas de ar-condicionado reposicionadas para otimizar a refrigeração da cabine para até três pessoas, com um novo compartimento acima do câmbio para o armazenamento de objetos de diferentes medidas. No topo, recebe um rádio com tela sensível ao toque de 5”, conexão Bluetooth e conector USB para recarga de celular e transferência de dados. 

Desenvolvida para atender a diferentes necessidades, a cabine reúne compartimentos que, somados, totalizam mais de 41 litros de volume útil de armazenamento, incluindo um amplo porta-objetos sob o banco dos passageiros. 

A facilidade de manobra, já reconhecida por seus clientes, foi ampliada com a adição de uma nova direção com assistência elétrica e sensores de estacionamento traseiros de série. A lista de equipamentos ainda inclui controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa (incluindo para manobras em ré), vidros, travas e retrovisores elétricos, sensor crepuscular e de chuva, luzes de rodagem diurnas (DRL) e faróis de neblina, além de airbags frontais para os três ocupantes. 


Maior conexão com a frota 

O sistema de conectividade é uma das novidades dos utilitários, com uma ferramenta exclusiva de gestão e monitoramento de frota. O Connect Fleet (Citroën) My Peugeot Pro (Peugeot) / Connect////Me | Gestão de Frotas (Fiat) faz a gestão de frotas por um aplicativo em que o cliente pode monitorar diferentes parâmetros do veículo à distância, como quilometragem rodada, alertas de localização e partida, rastreamento e velocidade.  

Com essas informações, o operador pode gerar diferentes relatórios, que podem incluir até telemetria (aceleração, frenagem e curvas), permitindo um acompanhamento próximo da frota, com otimização e redução do custo de operação. O sistema de rastreamento também permite a criação de cercas eletrônicas, com avisos e alertas automáticos quando o veículo sai do perímetro pré-estabelecido. Além disso, o sistema oferece a opção de recuperação veicular em caso de furto e roubo.   

Promocionalmente, o Connect Fleet dos Novos Citroën Jumpy, My Peugeot Pro Peugeot Expert, e Connect////Me | Gestão de Frotas no Fiat Scudo serão oferecidos gratuitamente aos clientes por um período de 12 meses.   

 

Versatilidade e performance 

Os novos furgões mantêm toda a performance que os tornaram estrelas do segmento. São equipados com o eficiente motor 1.5 HDi turbodiesel de 120 cv e 30,6 kgfm, com fôlego para enfrentar os mais diferentes tipos de cenários, seja urbano ou rodoviário. Com entrega de torque em uma ampla faixa de rotações, ele é favorecido por um câmbio de seis marchas com engates precisos e alavanca próxima do motorista.  

A arquitetura monobloco da moderna plataforma EMP2 agrega rigidez, robustez e conforto, com suspensão independente nas quatro rodas. Os Novos Jumpy, Scudo e Expert podem carregar quase 1,5 tonelada de peso, com um baú de carga de 6,1 m³ de volume e acesso facilitado por uma ampla porta lateral corrediça e duas portas traseiras com abertura de 180º.  

O PBT (Peso Bruto Total) de 3.212 kg, na versão cargo, permite que qualquer condutor habilitado na categoria B, a mesma de carros de passeio, possa dirigir os novos Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert. Além disso, eles não são impactados pelas restrições de circulação de veículos pesados presentes em grandes centros. Estes atributos se somam à carroceria compacta, com 2,01 m de largura (retrovisores rebatidos) e 1,97 m de altura, permitindo a entrada em garagens subterrâneas e outros locais inacessíveis para veículos maiores.  

Além disso, os novos utilitários chegam com ainda mais segurança, robustez e confiabilidade, trazendo uma nova estrutura nas portas, novo trilho da porta lateral e reforços estruturais aplicados na carroceria.  

 

Conversões recomendadas de fábrica 

Os novos Scudo, Jumpy e Expert são os veículos do mercado brasileiro que disponibilizam o maior número de conversões recomendadas de fábrica, que são realizadas em conjunto com parceiros selecionados e certificados pela Stellantis, além de seguirem à risca uma metodologia global de trabalho. 

Os modelos podem ser convertidos em veículos de passeio 7+1 lugares, minibus 10+1 lugares, ambulância, refrigerado, serviços logísticos, oficina móvel, transporte de pessoas com necessidades especiais e até motorhome, reforçando ainda mais o DNA de integração e personalização conforme cada necessidade e atividade. 

Citroën, Fiat e Peugeot começam a vender o MY25 de Jumpy, Scudo e Expert a partir de agosto em duas versões: Cargo (R$ 211.990) e Vitré/Multi (R$ 217.990), com garantia de três anos. 

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Nos 60 anos do Gordini esse carros históricos realizaram uma volta simbólica no Autódromo de Interlagos


Renault realiza homenagem aos 60 anos do Recorde Mundial de Resistência com o Gordini

Veículos históricos da Renault realizaram uma volta simbólica no circuito de Interlagos



ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.