Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Belo Horizonte tem vitória histórica de Thiago Camilo na Stock Car. A primeira corrida da história da categoria nas ruas de BH marcou o 40º triunfo do paulista da Ipiranga Racing, que agora se iguala a Paulo Gomes como segundo maior vencedor da Stock Car. Enzo Elias e Rubens Barrichello completaram um pódio que foi ovacionado pelo público mineiro

A Stock Car proporcionou uma prova de alto nível diante do público mineiro
(Magnus Torquato/Stock Car)


A Stock Car Pro Series vive um fim de semana marcante em sua história de mais de 45 anos. Pela primeira vez acelerando em Belo Horizonte, a principal categoria do automobilismo brasileiro reuniu uma multidão na Esplanada e no entorno do Estádio Mineirão para acompanhar a primeira corrida da sua trajetória na capital mineira, realizada no Circuito Toninho da Matta, pista urbana de 3.113 metros e 12 curvas. 


E foi diante de enorme público que Thiago Camilo (Ipiranga Racing) conquistou a 40ª vitória da sua carreira na Stock Car, feito que o iguala na estatística ao tetracampeão Paulo Gomes. Somente o 12 vezes campeão Ingo Hoffmann, com 77 triunfos, tem mais vitórias na competição.

O pódio da primeira corrida da Stock Car em Belo Horizonte foi completado pelo jovem Enzo Elias (Crown Racing), que confirma grande fase com a conquista do seu terceiro pódio na temporada, e Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time), que cruzou a linha de chegada em terceiro depois de superar o filho e companheiro de equipe Dudu Barrichello após a janela de pit-stop. Arthur Leist (Full Time Sports) também fez bela prova e garantiu seu melhor resultado na categoria, completando um top-5 todo de pilotos que aceleram Toyota Corolla.

Depois de ter feito sua melhor classificação no campeonato, Cacá Bueno (KTF Sports) terminou em sexto lugar, seguido por Felipe Baptista (Crown Racing), que esbanjou arrojo nas ruas da capital mineira para terminar na sétima posição após ter largado em 11º. Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports) finalizou na oitava posição, enquanto Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli) — irmão de Felipe Baptista — foi o nono, no seu melhor resultado na temporada. Gaetano Di Mauro (Cavaleiro) foi o décimo.

A corrida entregou muitas emoções e foi bastante limpa, sem nenhuma intervenção do safety-car. Thiago Camilo manteve a liderança em praticamente toda a prova, com exceção do período de janela de pit-stop obrigatório. Enzo Elias manteve o ímpeto até o fim na tentativa de buscar sua primeira vitória, enquanto Rubens e Dudu Barrichello estiveram sempre muito próximos. 

Destaque também para a grande escalada de Gabriel Casagrande, que saiu de 27º no grid para conquistar dez posições e finalizar em 17º, um grande feito considerando as dificuldades impostas pelo Circuito Toninho da Matta.

Os resultados deste sábado não mexeram na ordem dos cinco primeiros colocados. 15º posicionado na corrida sprint deste sábado, Julio Campos (Pole Motorsport) permanece na liderança do campeonato, agora com 517 pontos, dez a mais que Ricardo Zonta (RCM Motorsport), 18º na prova. 

Felipe Massa (TMG Racing), que cruzou a linha de chegada em 14º, segue em terceiro, com 504, enquanto Felipe Baptista (Crown Racing) tem agora 499. Dudu Barrichello fecha o top-5, agora com 488 pontos. Enzo Elias subiu para sexto, com 459, à frente de Bruno Baptista (RCM Motorsport), que soma 457. Rafael Suzuki (TMG), Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) e Rubens Barrichello completam a relação dos dez primeiros.

Circuito Toninho da Matta entregou muita emoção em sábado histórico
(Magnus Torquato/Stock Car)

Um sábado inesquecível
Belo Horizonte proporcionou um dos momentos mais incríveis da Stock Car em sua história, com uma multidão ovacionando os pilotos que subiram ao pódio, instalado na Esplanada do Mineirão, diante de um dos mais icônicos estádios do automobilismo mundial. Foi neste cenário que Thiago Camilo comemorou um triunfo histórico e marcante na sua carreira.

“Feliz demais! Não sabia que tinha me igualado ao Paulo Gomes. O Paulão é sempre uma grande referência como piloto para mim. Cresci vendo esses caras lendários correr, como Chico Serra, Ingo Hoffmann e o Paulão. Por isso e por estar em BH, é uma vitória muito especial, que veio em um momento não muito bom. Mas preciso corrigir: é um ex-momento, agora temos tudo para virar a chave e recomeçar. Não merecemos estar no lugar em que estamos no campeonato”, disse Thiago, que antes desta etapa estava em 18º na tabela de pontos.

“Conquistar minha 40ª vitória, diante de uma festa tão grande como essa, é muito especial. Não poderia haver um palco melhor. Agradeço a todos os organizadores, os promotores, a todas as pessoas que trabalharam para entregar essa estrutura. Conseguimos entregar. Que possamos comemorar muitas outras vezes com esse carinho que BH nos trouxe”, vibrou Camilo, agora com quatro pódios na temporada.

Quem também teve muitos motivos para festejar foi Enzo Elias, que vive grande fase e alcançou seu terceiro top-3 da temporada: “Que festa linda! E que público incrível. Não tem como não se emocionar, ainda mais estando ao pódio ao lado do Rubens e do Thiago. Tentei muito essa vitória, muito mesmo, mas meu carro se desgastou muito e ficou difícil no final. Mas não dá para não ficar feliz com esse resultado. 

A vitória está ‘batendo na trave’ e vou em busca dela”, declarou.
Ovacionado pela torcida no pódio em BH, Rubens Barrichello também exaltou os fãs mineiros nesta tarde. “Que público maravilhoso! Que gritaria insana e gostosa! Foi uma emoção muito grande passar ali pelo corredor ali com todo mundo. Confesso que estava torcendo para que o Dudu tivesse a chance de subir junto comigo, afinal ele chegou em quarto lugar, mas estamos chegando lá e qualquer hora vai dar um pódio juntos”.

Domingo de festa em BH
Domingo vai completar um fim de semana emocionante no BH Stock Festival com um cronograma especial para o fã, que terá mais uma chance de estar perto dos seus ídolos. Com Daniel Serra (Eurofarma RC) na pole position, a largada da prova principal da etapa na capital de Minas Gerais está marcada para começar às 13h.
A Stock Car Pro Series é transmitida ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band (TV aberta), SporTV e BandSports (canais por assinatura), Motorsport.tv — atingindo mais de 150 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa —, Motorsport.tv Brasil no YouTube, MAVTV Brasil Motorsports Network, MAVTV América do Norte e nos canais da Rádio Itatiaia e Itatiaia Esporte no YouTube.

Stock Car Pro Series, temporada 2024
Etapa 7, BH Stock Festival, Circuito Toninho da Matta, Belo Horizonte
Corrida sprint (sábado), resultado final
1º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 22 voltas em 32min47s600
2º - Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), a 3s674
3º - Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 12s153
4º - Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 14s260
5º - Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 15s079
6º - Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 17s134
7º - Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), a 17s715
8º - Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 21s028
9º - Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 21s494
10º - Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 23s981
11º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 24s055
12º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 24s876
13º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 25s526
14º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 26s396
15º - Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 27s985
16º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 35s316
17º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 41s367
18º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 48s676
19º - Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), a 49s511
20º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 1 volta
21º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 1 volta
22º - Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 2 voltas

Não completaram
Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 3 voltas
Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 3 voltas
Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 3 voltas
Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 5 voltas
Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 8 voltas
Raphael Teixeira (RTX Racing/Chevrolet Cruze), a 10 voltas

Corrida principal (domingo), grid de largada
1º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min25s267
2º - Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), 1min25s272
3º - Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min25s371
4º - Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min25s397
5º - Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min25s533
6º - Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min25s650
7º - Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min25s692
8º - Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min25s727
9º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min25s809
10º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 1min25s815
11º - Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), 1min25s830
12º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min25s832
13º - Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min25s839
14º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min25s841
15º - Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), 1min25s873
16º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 1min25s938
17º - Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min26s050
18º - Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min26s086
19º - Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min26s120
20º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 1min26s352
21º - Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min26s493
22º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min26s613
23º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min26s848
24º - Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), 1min26s938
25º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min27s166
26º - Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min30s454
27º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 1min31s029
28º - Raphael Teixeira (RTX Racing/Chevrolet Cruze), 1min32s392

Classificação do campeonato (top-10):*
1º - Julio Campos, 517
2º - Ricardo Zonta, 507
3º - Felipe Massa, 504
4º - Felipe Baptista, 499
5º - Dudu Barrichello, 488
6º - Enzo Elias, 459
7º - Bruno Baptista, 457
8º - Rafael Suzuki, 438
9º - Gabriel Casagrande, 433
10º - Rubens Barrichello, 395
*pontuação extraoficial

Programação de pista em Belo Horizonte
Domingo, 18 de agosto
08h30 – Visitação às garagens
10h00 – Visitação Pit Lane
11h00 – Desfile dos pilotos
13h00 – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)
14h45 – Zona mista (entrevista com os pilotos)

Calendário Stock Car Pro Series, temporada 2024 (atualizado):
17 e 18/08 – 7ª etapa, BH Stock Festival, Belo Horizonte (MG)
07 e 08/09 – 8ª etapa, Velopark (RS)
05 e 06/10 – 9ª etapa, Buenos Aires, Argentina
25 e 26/10 – 10ª etapa, El Pinar, Uruguai
23 e 24/11 – 11ª etapa, Cascavel (PR) ou Brasília (DF)
14 e 15/12 – 12ª etapa, Interlagos (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.