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sexta-feira, 27 de março de 2015

TMD/COBREQ JÁ ABASTECEU O MERCADO DE REPOSIÇÃO COM PASTILHAS COBREQ PARA FREIOS DE BMW, FIAT E KIA E ÓPTIMA 2011


A TMD Friction do Brasil lançou, para o mercado nacional de reposição, pastilhas Cobreq dos freios dianteiros de 20 modelos de veículos BMW, 12 da Fiat e 1 da Kia, este com a referência Cobreq N-1203 para o Optima 2.4 16 válvulas - fabricado em 2011.

A referência Cobreq N-1728 é para aplicação nos carros BMW produzidos entre 2010 e 2014, com diversas motorizações. 

Alguns modelos: 320l 2.0, 320I Active, 320I GT 2.0, GP Sport Active 2.0, 328 GP Sport 2.0, X3 sDrive 28i 2.0, X3 sDrive, X3 3.0 xDrive 351M e X4 xDrive.

Já a referência de catálogo N-547 é para alguns modelos da Fiat produzidos entre 2012 e 2014, como o Grand Siena Attractive 1.4, Grand Siena Essence 1.6, Grand Siena Tetrafuel 1.4, Punto Attractive 1.4, Punto Sporting Dualogic 1.8, Strada Adventure 1.8 e Fiorino 1.4.

RENEGADE O NOVO JIPE BRASILEIRO COM DNA JEEP. A DIESEL OU FLEX VALE A PENA TESTAR.




Coluna nº 1315 - 25 de Março de 2015
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Renegade, da Jeep, redefinir OS SUV

Jeep, marca de volta à operação industrial no Brasil, entra no mercado com o pé direito: grande fábrica em Pernambuco, área de produção de autopeças, processos de manufatura otimizados. 

Começa com o Renegade, primeiro de sua escala de produtos, e por si só uma vitória: é um Fiat com decoração e parte do DNA Jeep, mas é assim visto até mesmo pelos executivos norte-americanos à frente da parte Jeep na FCA. 

Produto mundial, mesma estrutura dará origem a novos produtos, um deles substituindo os atuais modelos Patriot e Comando.

Como toda novidade está distante dos concorrentes atuais, com equipamentos como tela maior de navegação, faróis em xênon, suspensão independente nas quatro rodas, Park Assist, o manobrador automático, freio para arrancada em subida, freio de mão com acionamento elétrico. 

Em segurança, o modelo feito em fábrica ex-Fiat, em Melfi, Itália, passou pelo teste EuroNCap.

Terá quatro versões de decoração e conteúdo: Simplesmente Renegade; Sport; Latitude e Trailhawk – esta com maior distância livre do solo. 

Mecânica com motor 1.8 flex, base BMW aprimorado e flexibilizado pela Fiat, e agora novo cabeçote para maior torque em rotações inferiores. 

Outro motor, diesel, 2.0 e 190 cv. Três transmissões: mecânica cinco velocidades; automática com seis; e automática com nove, estas para as versões com tração nas quatro rodas.  

Desta renca de marchas, a saída faz-se em segunda marcha, e a primeira é utilizada em casos extremos, quando, por exemplo, o condutor pede a marcha reduzida. 

Não é engrazada numa caixa de redução, mas apenas engrena e retém a primeira velocidade, extremamente reduzida, a 20:1. 

Ampla gradação de preços, de R$ 66.900 a R$ 116.900.

Tem a diferença de contar com a opção do motor diesel e transmissão com nove velocidades, único destes conjuntos no setor – a Ford poderia ter feito isto com o EcoSport, mas bobeou.
O conjunto a par da extrema economia operacional, - a 120 km/h, em nona, estará a 1.000 giros, rotação quase marcha lenta - confere reações quase esportivas, como acelerar da imobilidade aos 100 km/h em 9s e cravar 190 km/h como velocidade final.


Renegade. A Jeep volta ao Brasil em grande opção

Nova etapa
Não é apenas um produto adicional no mercado, um simples lançamento, mas a volta de uma das marcas pioneiras na indústria automobilística no Brasil – aqui os Jeeps começaram a ser montados em 1948. 

Como marca não é recente, necessitando de crença, mas uma das mais emblemáticas, com produto que abriu seu próprio caminho. 

O grande pacote inclui o atrevimento da mixagem de tecnologias italiana da Fiat, e da Jeep, para fazer um produto mundial para ser o de menor preço.

Tem grandes pretensões, de levar imagem a habilidades a segmento onde não estava presente por tamanho e preço, sendo uma das âncoras de amarração ao sucesso da operação de sobrevivência da Fiat e salvação da Chrysler e sua marca Jeep.

Diz a fábrica, é a reinvenção do segmento. Para o Brasil é mais, 
é trabalho formal em região de ralo emprego de mão-de-obra, sua qualificação, o recolhimento de impostos.

Jeep é Jeep, não é jipinho
O segmento dos utilitários esportivos, ampla gradação misturando morfologia com habilidades – ou falta delas -, batizando-os genericamente SUVs ou pior ainda de jipinhos, é o de maior crescimento. 

Tanto, permite imaginar, um ano de contração geral de vendas, terá expansão. 

As 134 mil unidades vendidas em 2014 devem crescer a 180 mil, calcula Sérgio Ferreira, diretor-geral da operação Chrysler/Dodge/RAM/Jeep.

Ano passado, os líderes foram Ford EcoSport e Renault Duster, vendendo respectivos 53 mil e 47 mil unidades. 

Neste exercício, mexida geral no setor: Duster reformulado no grupo óptico; EcoSport com novo motor e câmbio enfrentarão Honda HR-V, o Jeep Renegade, e pela beiradas haverá o Peugeot 2008.

Após o lançamento dos três novos competidores, o mercado não será mais o mesmo, e a liderança do EcoSport e os picos do Duster no setor serão apenas registro em história. 


Por ser novidade e por característica e conteúdo, as fatias deste bolo serão redesenhadas. 

No caso do Renegade, por ampla configuração, conteúdo e versões, conquistará vendas em todos os segmentos. 

As versões diesel, com transmissão automática absorverão a clientela órfã do Mitsubishi TR4, e tomará algumas unidades ao Troller – outras serão pinçadas pelo Suzuki Jimny, capaz das mesmas artes, porém custando metade do preço.

Prejudicará diretamente o Duster 2.0, exigindo reposicionamento e preço menor.

Por características Jeep deveria fazer uma campanha para interessados comparem sua rolagem com a do Eco e do Duster. 

A suspensão independente nas quatro rodas, direção com assistência elétrica, suspensão e direção acertadas primorosamente o tornam muito mais agradável de uso contra Duster e Eco, ambos com tração simples.


É Jeep, não é jipinho...  

Quantos R$


versão
motor
câmbio

Simplesmente Renegade
1,8
Manual
5 velocidades
66,900 (+)
Esporte
1.8 Flex
Manual
5 velocidades
69.900
Esporte
1.8 Flex
Automático
6 velocidades
75.900
Esporte
2.0 diesel
Automático
9 velocidade
99.900
Longitude
1.8 Flex
Automático
6 velocidades
80,900
Longitude
2.0 diesel
Automático
9 velocidade
109.900
Trailhawk
2.0 diesel
Automático
9 velocidade
116900


(+) lançamento em 90 dias

Agenda positiva ex-governo
Neste princípio de re-governo que não deixará saudades a ninguém, quando o País desgovernado convive com más notícias econômicas e a falta de perspectivas, medidas, planos ou projetos, curiosamente a única boa notícia econômica não vem do governo, mas da iniciativa privada. 

Grande fábrica em região pobre, norte de Pernambuco e sul da Paraíba, empregadora por si só e pela instalação de vizinho parque de produção de auto peças, recolhedora de impostos, movimentadora da roda da economia. 

Estamos a quase 90 dias do governo Dilma 2, e a única novidade positiva não vem de quem recolhe impostos e os gasta muito e ma, mas de quem os recolhe. RN


Belini, presidente da FCA, festeja a bordo de um Jeep 1942, 
criador da noção de independência dentro do cenário de mobilidade.



Roda-a-Wheels

Martelo – Surpresa no leilão dos ativos e restos da De Tomaso, fábrica italiana de esportivos. 

Ofertas em torno de 500 mil euros, dispararam na disputa entre holdings chinesa e outra com base em Luxemburgo, a L3. 

Ganhou com lance de 2 milhões e cinquenta mil euros e a proposta de voltar a funcionar, recontratar 360 funcionários, e fazer esportivo com motor traseiro.

Cadastro – A empresa com operações na Itália e base fiscal em Luxemburgo, é do ramo: é dona da Lotus, competidora da Fórmula 1. Propõe fazer esportivo com motor traseiro. 

Curioso abandonar o sedã Deauville, projeto recente da Pininfarina, encomendado e pago pela administração anterior.


Recente logo da De Toamaso


Caminho – Governo argentino vai atrás e instiga Nissan fazer picape Frontier em seu país. 

Seria na fábrica da Renault, em Santa Isabel, Córdoba. 

Efetivado, sedimentaria na mesma usina a produção do picape Renault tratado como Raptur, aproveitando a base Nissan – como na Coluna da edição passada.

No freio – Má situação para os BRICS com crescimento apenas para China e Índia. 

Brasil sinaliza encolher impensáveis 25%, e Rússia caiu 20% em 2014. 

Lá, GM através da Opel, freou, parará produção, suprindo presença com importados.

Mais - No cenário governo russo disponibilizou auxílio de US$ 166 milhões para indústrias locais fazer ponte até 2016. 

Ford mantém sua aposta; coreana SSang Yong suspendeu exportações, e Nissan, por queda de vendas, parou produção.

Liderança – Norbert Reithofer, presidente do Conselho da BMW, acredita na manter liderança no mercado Premium, em 2015, incluindo recorde de faturamento, vendas e lucros antes dos impostos. 

Calca no leque de modelos e na soma das operações MINI, Rolls-Royce, e motos BMW.

Briga – Mercado dos veículos alemães premium em briga embolada. 


BMW vendeu 1,82 milhão, em 2014, Audi 1,7 milhão e Mercedes 1,6 milhão, todas em crescimento. 

Férias – Acima da disparada do Euro? Vais a Paris até 10 de maio? 


No bater pernas pela Avenida Champs Elisées, pare no número 42, o DS World Paris. 

Lá, exposição da jóias da designer Nathalie Colin, da Casa Svarowski, conhecida pelos cristais, e em torno do Divine DS, carro conceito da nova marca.

Tempero – Hyundai fará série especial de 3.500 unidades do HB20. 


Itens para sugerir esportividade, como saias laterais e difusor de ar na traseira, rodas em desenho exclusivo. 

Cuidou do conforto com comandos de rádio no volante, tela de 7”. 

Nas versões de duas e quatro portas hatch, 1.0 e 1.6. Simples, 1.0, transmissão manual R$ 44.450. Equipado, 1.6, automático, R$ 53.545.

Racionalidade – Para difundir a necessidade de racionalização do uso da água, Mercedes-Benz realiza campanha dentro de sua fábrica matriz, em São Bernardo do Campo, SP.


Dá exemplo no economizar anualmente 84 milhões de litros – nos últimos 10 anos reduziu consumo em 20%.

Festa – Em mais de seis décadas, da simplória montagem à produção, VW fixou seu emblema em 22 milhões de veículos – destes, exportou mais de 3,3 milhões. 

Agora em processo de nivelamento internacional, tem um produto global em cada uma de suas fábricas.

O que – Modernos motores EA 211 de três e quatro cilindros em São Carlos; novo Jetta em São Bernardo do Campo; up!, em Taubaté, em São Paulo, e fará o novo Golf em São José dos Pinhais, PR. Em motores, já produziu 23 milhões.

Espartano – No processo de revitalização de sua pioneira fábrica em São Bernardo do Campo, SP, Toyota resgatou diretoria para lá. Economia de custos.

Base – Para aumentar produção de peças para motores, como virabrequins e bielas, para uso local e exportações, terá três turnos de funcionamento.

Assinatura – Novos terminais e ponteiras de escapamento como decoração automobilística, lançamento da Tuper, maior fabricante de escapamentos da América Latina. 

Para durar, são em inox polido, para nacionais e importados.

Reparos – Sikkens, linha premium de itens de pintura da PPG será utilizada pela rede Toyota para reparos em veículos da marca. 


Não é apenas uso de material a preço atrativo, mas uso do conceito Reparo Rápido, processo de otimização dos carros nas oficinas, com vistas a maior lucratividade.

Razões – Pelo processo, pequenos reparos de pintura realizados em apenas duas horas, durante a revisão ou reparo do veículo. 


Tipo Jac – jac o carro está na oficina, conserta tudo... Diz, não há choque entre a pintura original e o retoque.

Nos dias atuais, seguros e serviços devem pagar a conta da concessionária – venda de veículos tende a ser lucro bruto.

Tecnologia – Pirelli, fornecedora oficial de pneus para a Fórmula 1, parece, acertou a química na temporada de 2014, evitando dechapamentos, e melhorou-a para 2015. 

Nos treinos da prova de abertura, GP da Austrália, tempos baixaram entre 2s e 3s, e na corrida Lewis Hamilton fez a volta mais rápida em 1s e 5/10 menos.

Avião – Cada vez mais próxima a realidade do avião da Honda, o Honda Jet. 


A FAA, agência estadunidense para aviação autorizou produção dos motores pela joint venture entre GE e Honda. 

Exigirá apenas comandante, será o mais econômico e o de maior autonomia. Fábrica é em Lynn, Massachussets, EUA.

Retífica RN – Coluna informou produção dos BMW Serie 1 em Araquari, SC, e ilustrou com foto do modelo novo. 


Errou. Modelo inicialmente montado será o em descontinuação, de 2011. 

Cronograma e acordo com o programa Inovar-Auto, justificou a BMW.

Gente – Pérsio Lisboa, paulista, administrador, píncaro. 
OOOO Presidente de operações da Navistar, objetivo perseguido há 27 anos. 
OOOO Marca inclui operações da Internacional caminhões e motores MWM. OOOO
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terça-feira, 24 de março de 2015

NISSAN TESTARÁ CARRO ELÉTRICO ULTRACOMPACTO EM PROGRAMA DE COMPARTILHAMENTO DE VEÍCULOS DE YOKOHAMA.


A Nissan Motor Co. anunciou que participará  dos testes do programa de compartilhamento de veículos promovido pelo distrito de Sakonyama Danchi, de Yokohama, cidade japonesa onde a empresa tem sua matriz. 

A Nissan emprestará unidades do seu veículo elétrico ultracompacto para os testes, que serão realizados do fim deste mês até março de 2016.

A Nissan atuar
á em colaboração com a Urban Renaissance (UR), agência semipública de urbanização associada ao Ministério da Terra, Infraestrutura, Transportes e Turismo (MLIT) de Kanagawa. 

O uso de veículos elétricos em compartilhamentos é visto como uma das formas de revitalização de áreas urbanas e suburbanas.

Os testes  dir
ão se esses veículos podem ser um catalisador na revitalização em larga escala, como são as formas de deslocamentos das pessoas nas cidades e avaliar os carros como forma de complemento ao transporte público.

O projeto utilizará também o sistema comunitário automatizado de dispositivos para chaves em locações F-Rents, produzido pela Fulltime System. 

Esse sistema já provou ser bem sucedido em mais de 60 "condomínios" de veículos de compartilhamento espalhados pelo Japão. Com ele será possível monitorar os carros alugados por 24 horas, sete dias por semana.

Em 2013, veículos elétricos ultracompactos da Nissan foram usados ​​pela fiscalização oficial de estacionamentos e veículos de patrulhamento da agência Urban Renaissance, além de, em 2014, terem sido empregados em atividades de revitalização da corporação sem fins lucrativos All Sakonyama.

Os testes apresentaram as vantagens do EV em ambientes comunitários locais, tais como a sua capacidade de passar por ruas estreitas em vários complexos de apartamentos e a comprovação da sua versatilidade em deslocamentos de curta distância.

Para seu ano fiscal de 2015 (de 1º de abril de 2015 a 31 de março de 2016), a Nissan decidiu substituir testes apenas com clientes determinados por um escopo mais amplo com o objetivo de promover ainda mais a aplicação prática dos EVs ultracompactos. 

Como líder em emissões zero, a Nissan está promovendo a adoção abrangente de veículos elétricos para ajudar a construir uma sociedade sem emissão para o futuro.

MS MOTORSERVICE APRESENTA SEUS PRODUTOS NA AUTOMEC QUE ACONTECERÁ EM SÃO PAULO DE 7 A 11 DE ABRIL.


Na Automec, que acontecerá, em São Paulo, de 7 a 11 de abril no Pavilhão de Exposições do Anhembi, a MS Motorservice Brazil, Divisão de Aftermarket do Grupo KSPG, terá como destaque em seu estande novidades nas linhas de produtos das marcas Kolbenschemidt (KS), Pierburg e B.F.

São marcas que abrangem itens como pistões, anéis de segmento, camisas de cilindro, bronzinas, válvulas, bombas de água, bombas de óleo, filtros, kits de motor, bielas, virabrequins e eixos de comando, além da linha de produtos Marwal, comercializada no mercado de reposição com bombas de combustível e sensores de nível.

A exemplo do evento de 2013, a 12ª edição da Automec deverá contar com cerca de 1.200 expositores e mais de 70.000 visitantes de 30 países. 

Assim, ela confirma, a cada edição, sua vocação natural como agregadora das mais importantes empresas, público técnico e espaço para alta tecnologia.

O diretor geral da MS Motorservice Brazil, Claus von Heydebreck, destaca a importância deste evento para o setor de autopeças, que é marcado pela presença das principais empresas do segmento, o que permite uma visão global sobre as expectativas do setor para o ano.

Claus enfatiza também que o principal objetivo da KS durante a Automec é estreitar as relações com os seus clientes diretos e indiretos, tanto do mercado nacional como de exportação, pois o evento reúne um público altamente qualificado e segmentado.

O foco do Grupo KSPG para os próximos anos visa o fortalecimento da sua Divisão de Aftermarket e muitos dos seus esforços estão voltados para os mercados brasileiro e latino-americano. 

A reestruturação das suas unidades de negócio, intensificação das atividades de apoio ao cliente e aceleração na venda via internet, são medidas adotadas pela empresa para dar ênfase aos objetivos de expansão no mercado de reposição.

“A estratégia do grupo no mundo é o fortalecimento das suas   marcas
Kolbenschemidt (KS), Pierburg e B.F. Assim, com as diferentes marcas pertencentes ao Grupo temos a possibilidade de oferecer aos nossos clientes, através de uma única fonte, um amplo portfólio de produtos de alta qualidade”, conclui o diretor.

* Os produtos da marca KOLBENSCHMIDT (KS), PIERBURG, B.F. e Marwal são comercializados no mercado brasileiro de reposição pela MS Motorservice Brazil, divisão do Grupo KSPG AG responsável pelas atividades de vendas e prestação de serviços para o aftermarket.

ATENÇÃO COLECIONADORES DE MINIATURAS DE AUTOMÓVEIS, A EDITORA SALVAT LANÇA UMA RÉPLICA DO CHEVROLET OPALA SS, 1976, UM CARRO QUE FOI PAIXÃO DOS ANOS 70 E MANTEM MILHARES DE FÃS. A COLEÇÃO QUE TERÁ 100 FASCÍCULOS PODE SER ADQUIRIDA NAS BANCAS E NAS LIVRARIAS O 1º KIT CUSTA R$ 4,90.


São Caetano do Sul – O mítico Chevrolet Opala SS 1976 amarelo vira miniatura para ser montado. 

Com carroceria em metal e materiais de alta qualidade (plástico e metal injetado), a réplica em escala 1:8 traz motor e faróis que podem ser acesos; conta com rodas que esterçam ao movimento do volante, buzina com som original, além de portas, capô e porta-malas com mecanismos de abertura e fechamento.

Já manivelas sobem e descem os vidros laterais dianteiros.

Os kits inéditos virão em partes, distribuído pelos 100 fascículos da coleção licenciada pela marca Chevrolet e lançada pela Editora Salvat em homenagem aos 90 anos da General Motors do Brasil.

Disponíveis inicialmente em bancas de jornais e livrarias dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espirito Santo, os fascículos acompanham as instruções e o ferramental necessário à montagem da miniatura de 58 cm. 


Uma obra editorial relata a história e as características técnicas do Opala, o primeiro modelo nacional da marca Chevrolet.

Os oito primeiros fascículos serão quinzenais, enquanto os demais, semanais. 

O kit número um custa R$ 4,90 e traz, por exemplo, o capô de metal com as duas faixas pretas características da versão esportiva do cupê, além do logo SS para ser fixado na grade com moldura cromada.

Uma página oficial no Facebook (https://www.facebook.com/pages/Salvat-Opala) foi criada para reunir notícias da coleção e detalhes sobre os fascículos futuros. 




Há também uma sessão para que os colecionadores possam tirar suas dúvidas ou interagir com outros fãs de miniaturas de carros clássicos.

Opala SS
Primeiro veículo de passeio produzido pela General Motors do Brasil, o Chevrolet Opala foi apresentado em novembro de 1968 como um automóvel de porte médio destinado às classes A e B. 


Constituiu-se um sucesso imediato, e nos 10 primeiros anos de produção 500 mil unidades foram produzidas.

Neste período, o modelo ficou marcado por seu amplo leque de configurações, que incluía a cultuada versão SS, lançada como linha 1971.

Era equipada com câmbio de quatro marchas com alavanca no assoalho, suspensão com barra estabilizadora, rodas dianteiras com freio a disco e pneus “tala larga”, para altas velocidades. 

Oferecia volante de três raios com melhor empunhadura, rodas e faixas com apelo esportivo, bancos individuais e cores metálicas. 

Foi o modelo também que inaugurou o motor 4.100, uma evolução do propulsor 3.800. Com isso a potência subiu de 117 para 140 cavalos.

No ano seguinte, o modelo estreava a carroceria cupê, cujos destaques eram a ausência da coluna central e a caída fluida do teto.


Em 1976 veio o motor 250-S com carburador de corpo duplo, maior taxa de compressão, tuchos de válvula mecânicos que possibilitaram maior rotação e comando de válvulas para maior desempenho. 

O propulsor gerava 171 cavalos, capaz de levar o carro a quase 200 km/h – números impressionantes para a época.

Este carro já trazia as mudanças estilísticas promovidas na linha 75, como o novo capô, as luzes de seta redesenhadas e os dois pares de lanternas redondas à la Camaro.

A despedida da versão aconteceu em 1980, ainda a tempo de adotar os faróis e as lanternas quadradas que marcariam o modelo até quase o final daquela década.

Em abril de 1992, o Opala saia de linha, após 23 anos interruptos de produção, com a marca de quase 1 milhão de unidades produzidas.

FIAT APRESENTA À IMPRENSA ESPECIALIZADA, AMANHÃ, O NOVO JEEP RENEGADE. O CARRO CHEGARÁ AO MERCADO DIA 10 DE JUNHO, POR PREÇOS A PARTIR DE CERCA DE R$ 70 MIL. O LANÇAMENTO SERÁ NA ILHA FISCAL.


Um importante monumento histórico do carioca, a Ilha Fiscal, será palco do lançamento, na noite de hoje (24/3), do primeiro carro produzido no sertão pernambucano, o Renegade, produzido pela Jeep.

Assista o vídeo:

Ontem, a Jeep revelou a chegada, no próximo dia 10 de abril, do Renegade às 120 concessionárias da marca em todo País, por preços que variam de R$ 69.900, na versão Sport, e R$ 116.990, na Trailhawk.



Veja o preço do modelo

Motor Flex 1.8 - 132 cv
A versão de entrada, é o Sport manual de cinco marchas 4x2 que custará R$ 69.900.

Com o mesmo motor, mas com transmissão automática de seis marchas 4x2, será vendida a R$ 75.900. 

A versão Longitude Automática, de seis marchas, 4x2, por R$ 80.900.

Diesel - 170 cv
O Sport Automático, de nove marchas, 4x4, custará R$ 99.900

A versão Longitude Automática, de nove marchas, 4x4, pula para R$ 109.900.

E a topo de linha, Trailhawk automática, de nove marchas, 4x4, vai a R$ 116.990.



A nova fábrica da Fiat, em Goiana, Pernambuco, tem capacidade de produzir até 250 mil carros por ano. A planta também deverá produzir outros modelos, como a picape Fiat sendo a mais cotada para dividir a linha de montagem.


Equipamentos de série por versão

Sport
manual 4x2 de cinco marchas: ar-condicionado, direção elétrica, travas, vidros e retrovisores elétricos, sistema de áudio com Bluetooth, USB e MP3, faróis de neblina, controlador de velocidade de cruzeiro, sensor de estacionamento, air bags frontais, freios ABS, EBD, BAS, redução eletrônica de capotamento (ERM), controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração, auxílio de partida em rampas (HSA) e rodas de liga-leve de 16".

Sport automática de seis marchas, 4x2, tem os mesmos itens da Sport manual

Longitude automática de seis marchas 4x2 oferece os mesmos itens da Sport manual/automática mais ar-condicionado digital de duas zonas, sistema multimídia com tela de 5" sensível ao toque e GPS Bluetooth, USB e comandos vocais integrados, volante com acabamento de couro, aletas para troca de marchas, câmera de ré, barras longitudinais no teto e rodas de liga-leve de 17".

Sport automática, de nove marchas 4x4: conta com os mesmos itens da Sport manual/automática

Longitude automática de nove marchas 4x4: mesmos itens da Longitude Flex automática e mais tração 4x4 permanente com primeira reduzida, sistema dos ajustes de modo de condução e controle de descida em rampas.


Trailhawk automática de nove marchas 4x4: mesmos itens da Longitude Flexível e mais tela multimídia sensível ao toque de 7", retrovisor eletrocrômico, lanterna removível, sensor de chuva, interior com detalhes em vermelho, suspensão off-road e rodas de liga-leve de 17".

Amanhã (25/3), os jornalistas farão o test-drive do carro no Rio de Janeiro.

É DO PRESIDENTE DA VOLKSWAGEM UMA FRASE QUE NÃO TEM NADA DE PROFÉTICA, MAS É EXTREMAMENTE IMPORTANTE E REAL. ELE AFIRMA QUE DUAS INVENÇÕES DO SÉCULO PASSADO CONVERGEM INEVITAVELMENTE EM FAVOR DA INTELIGÊNCIA NA MOBILIDADE NUM FUTURO MUITO PRÓXIMO: O CARRO E A INFORMÁTICA EM QUE AS MARCAS PREMIUM VÊM APOSTANDO FORTE E INCENTIVANDO AS DEMAIS A SEGUI-LAS.


INVASÃO DE 
CARROS CONECTADOS



Por Fernando Calmon


“As duas invenções do século, o automóvel e o computador, estão gradualmente convergindo. Precisamos projetar a mobilidade do futuro ainda mais inteligente e conectada”, afirmou Martin Winterkorn, presidente mundial da Volkswagen, ao comentar por que chegou a hora de os fabricantes de carros de massa entrarem de cabeça nessa onda. 

Nos últimos anos, as marcas premium alemãs Audi, BMW e Mercedes-Benz investiram nessas tecnologias pois, inicialmente, elas são caras e os seus clientes de maior poder aquisitivo têm como pagar.

Evidente demonstração do irreversível casamento entre carros e informática é o investimento que os produtores de veículos estão despejando em salões internacionais de produtos eletrônicos. 

Caso da Feira de Eletrônica de Consumo (CES, em inglês), em Las Vegas, EUA, a maior do mundo, literalmente invadida, na edição de janeiro deste ano, por nada menos que 10 fabricantes de automóveis.

Tudo começou em 2007 quando a Ford alugou um pequeno estande de 36 m² para mostrar um sistema de comando por voz desenvolvido em parceria com a Microsoft e batizado de Sync. 

Este ano mais de 15.000 m² da exposição eram ocupados por marcas que, em princípio, pouco teriam a ver com um salão de eletrônica. 

No entanto, o automóvel vem se tornando um notável dispositivo móvel – não portátil, evidentemente – que entre outras vantagens não depende de uma bateria de baixa autonomia como telefones inteligentes ou tabletes.

Qualquer usuário de dados móveis se sente aliviado ao entrar em um carro e saber que pode ser socorrido por energia de fornecimento seguro. 

No Facebook, maior rede social, o acesso móvel já supera o fixo via PC/Web na média mundial. 

E ao mesmo tempo os 36 milhões de veículos conectados de hoje vão quadruplicar para 152 milhões até 2020, segundo pesquisa da americana IHS.

Entre as diversas atrações da CES 2015 destacaram-se tecnologias que chegarão nos próximos anos em modelos mais caros. 

O Audi A7 Concept autônomo rodou 900 quilômetros até estacionar no estande da marca em Las Vegas. 

BMW mostrou o elétrico i3 que procura vaga e estaciona sem intervenção do motorista. 


A Mercedes-Benz exibiu o protótipo F 015, sedã autônomo de topo de gama com extenso uso de compósito de fibra de carbono.

Já a Volkswagen, estreante na CES, revelou estratégias de curto, médio e longo prazos. 

Antes do final do ano, seus modelos vão estrear interfaces de telefones inteligentes com o sistema de infotretenimento a bordo de três fornecedores: Mirror Link, Android Auto (Google) e Car Play (Apple).


Apresentou o carro-conceito Golf R Touch, primeiro médio-compacto a interpretar gestos e convertê-los em comandos. 

Um exemplo: acenando com a mão em direção ao para-brisa o teto solar pode ser fechado e no sentido oposto, aberto. 

Em breve todos os instrumentos serão personalizáveis (grafismo, som e iluminação), como em automóveis mais caros. 

E oferecerá navegação com alternativas de rotas em tempo real e procura automática de vagas em estacionamentos.

A VW também destacou a versão elétrica do Golf com sistema de recarga das baterias por indução, sem plugues e cabos, mas ainda demora alguns anos.

segunda-feira, 23 de março de 2015

CHEVROLET DÁ UMA CARA DE CROSS À SPIN E CRIA A VERSÃO ACTIV QUE É APROVADA NAS RUAS. EMBORA NÃO SEJA UM PURO OFF-ROAD, A GM EQUIPOU O ACTIV COM BELAS RODAS DE 16", COLOCOU O ESTEPE NA PARTE EXTERNA DO PORTA-MALAS, E DECOROU-O COM FAIXAS ALUSIVAS À VERSÃO. CONFORTO E ESPAÇO SÃO PONTOS FORTES DO ACTIV QUE TEM UM BOM DESEMPENHO.


Um up grade que a GM deu no já consagrado Chevrolet Spin gerou a nova versão Activ com laivos de off-road - estepe instalado do lado externo da porta traseira, rodas de 16" de liga leve e faixas decorativas, nas laterais. 



Por onde passou durante a avaliação feita pelo Blog, o "cross" chamou à atenção. Foi bem aceite pelos curiosos que, ou comentavam "ficou lindo", ou levantavam o polegar em sinal de aprovação.



Ao contrário das versões LT e LTZ, que usam rodas aro 15", o Spin Activ recebeu rodas de liga leve com belo desenho de 16" com pneus de uso misto que o elevou em 8mm a sua altura do solo. 



Esse fato obrigou a GM a recalibrar a suspensão e modificar a transmissão, aumentando a extensão do diferencial, o que tornando a primeira e a ré mais curtas.



Os bancos com forração em tecido receberam o símbolo do Activ que foi usado também nos adesivos colados nas saias laterais na parte inferior das portas e os para-choques são também diferenciados.



Esta versão do Spin não oferece a opção de sete lugares, garantindo um amplo espaço para cinco passageiros e um porta-malas de 710 litros, cujo acesso e feito pela porta traseira, depois de destravado o suporte da roda.



O estepe destravado eletronicamente é deslocado para o lado esquerdo e o porta-malas aberto também eletronicamente por um botão no painel.


O Activ testado pelo Blog era equipado com câmbio automático de seis velocidades que oferece uma dirigibilidade mais agradável, principalmente em engarrafamentos na cidade.

O motor Flex Econo 1.8 de 108 cv garante um bom desempenho, mas não é um propulsor econômico: o computador de bordo mostrou um consumo médio de 6,5 km/l na área urbana e 8.7 km/l, na estrada. 

Tem de ser levado em conta que esse consumo foi registrado em regime de teste. 



De acordo com os dados técnicos da montadora, o Spin Active com transmissão automática acelera de 0 a 100 em 12,5 s e tem velocidade máxima de 168 km. 



Já com câmbio manual o Activ chega a 165 km/h de velocidade máxima e chega de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos.



Vale ressaltar o conforto tanto nos bancos da frente quanto no traseiro, onde não existe nenhuma dificuldade de acomodação de passageiros, mesmo com mais de 1,90m.




O Spin Activ tem todas as características de um carro familiar e a existência da enorme quantidade de táxis Spin existente no País nos leva a supor que se trata de um carro confiável e seguro para uso urbano e na estrada.

Entretenimento
O carro vem equipado com o sistema central multimídia Chevrolet MyLink, 
usando o Bluetooth®, com uma tela touch screen de 7", para conexão com um smartphone com controles no volante, que permite ouvir as músicas de seu telefone, fazer ligações, assistir vídeos, acessar a agenda telefônica.


Os pontos negativos que achei no Activ foi a falta de um encosto de cabeça e de cintos de três pontos no assento central do banco traseiro e trepidação no estepe. 



O carro com menos de 4.500 quilômetros apresenta um desgaste na borracha do encaixe da roda na porta traseira, como mostra a foto ao lado, o que sem dúvida a GM corrigirá com facilidade.


Pino do fecho do suporte do estepe que se encaixa no orifício superior de borracha mostrado na foto anterior.

O Spin Activ vem de fábrica com faróis de neblina, sensor de ré, volante de couro, e inúmeros porta-objetos no console central. no painel e nas portas. 



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