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quinta-feira, 26 de novembro de 2015

RENAULT APRESENTA A SÉRIE LIMITADA DUSTER DAKAR. CUSTA A PARTIR DE R$ 71.480 COM CÂMBIO MANUAL E MOTOR 1.6 DE 115 CV E CHEGA A R$ 83.980, COM MOTOR 2.0 4XE DE 148 CV




Após mostrar todo seu potencial e robustez nas últimas três edições do Rali Dakar, o Renault Duster ganha uma série limitada inspirada neste que é o mais famoso e um dos mais desafiadores ralis do mundo.

A série Duster Dakar se destaca pelo visual exclusivo, que exalta ainda mais sua já reconhecida robustez.

Nas laterais, um adesivo na parte inferior das portas com a inscrição "Dakar Spirit" caracteriza a série e agrega ao visual um toque aventureiro. Um pouco abaixo dos espelhos vai o famoso emblema Dakar, mais uma demonstração de que o Duster é um verdadeiro off-road.



As novas rodas de 16 polegadas na cor preta diamantada são outra exclusividade da série limitada. Os pneus 215/65 R16 são mais largos e garantem maior capacidade off-road.

Ao abrir a porta, o cliente encontra o interior aconchegante de sempre, mas com algumas personalizações.



Os encostos de cabeça receberam emblemas da série Dakar, assim como o volante. A tonalidade do acabamento das portas também mudou.

No mais, estão mantidos os trunfos que consagraram o Duster como um dos SUV’s mais vendidos do país: excelente espaço interno para cinco passageiros, posição alta de dirigir, acabamento do painel em Black Piano, entre outros.



A versão oferece, de série, o sistema Media Nav Evolution com acesso às mídias sociais como Facebook e Twiter por meio do aplicativo Aha, via smarthpone.

O sistema ainda permite o acesso as informações de trânsito em tempo real, com atualizações por meio da tecnologia TMC (Traffic Message Channel).

Para os usuários do aparelho celular iPhone, também é possível utilizar as facilidades do aplicativo SIRI, o qual capta o comando voz do motorista, permite a busca de músicas e pessoas da lista de contatos, sem tirar as mão do volante.



O Duster Dakar sai de fábrica completo, com itens como ar-condicionado, direção hidráulica, piloto automático, sensor de estacionamento, computador de bordo e faróis de neblina.

Na série limitada, a câmera de ré e o limitador de velocidade deixam de ser opcionais e passam a ser oferecidos de série.

O Renault Duster Dakar é oferecido a partir de R$ 71.480 na versão 1.6 16V (115cv) com câmbio manual de cinco marchas e chega a R$ 83.980 na versão 2.0 16V 4x4 (148 cv), com suspensão traseira multilink e câmbio manual de seis velocidades.

Os motores do Duster são destaque no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), elaborado pelo Inmetro, com nota “A” em consumo de combustível em todas as versões.

PEUGEOT OFERECE CÂMBIO AUTOMÁTICO GRÁTIS PARA O 208.



O consumidor que estiver interessado em um hatchback de última geração, com um visual moderno e de acabamento superior, repleto de equipamentos de série e equipado com transmissão automática, deverá correr para a concessionária Peugeot mais próxima de casa.

Além de encontrar a renovada gama do 208 na linha 2016, a campanha da Marca que oferece câmbio automático sequencial grátis para o 208 Griffe vai até 30/11, com um valor promocional bastante atrativo, de R$ 3.700. 


Com o desconto, o hatch premium da Peugeot é comercializado por R$ 59.290, o mesmo preço da versão com câmbio manual.

"Oferecemos uma condição muito atraente aos consumidores que desejam um veículo diferenciado, que conta com itens exclusivos e o conforto da transmissão automática. Com essa oferta, reforçamos o nosso compromisso com o consumidor brasileiro, além de conquistar novos clientes para a marca", comentou Frederico Battaglia, diretor de Marketing da Peugeot do Brasil.

O Peugeot 208 Griffe 1.6 Flex Automático apresenta ainda outros atributos, como o interior tecnológico do i-cockpit (volante de dimensões reduzidas, painel de instrumentos elevado e uma central multimídia ergonômica e multifuncional com tela de 7 polegadas colorida sensível ao toque), sensor de estacionamento traseiro, regulador e limitador de velocidade e seis airbags, entre outros itens de série.

Link MyPeugeot está disponível no Peugeot 208
Outra novidade presente no Peugeot 208 é o Link MyPeugeot. Com o aplicativo, disponível para IOS e Android, o usuário recebe via Bluetooth informações da central multimídia e pode acessá-las diretamente na tela do smartphone. 


É possível, por exemplo, acompanhar a autonomia, o consumo, distância e tempo dos trajetos realizados, seguir um itinerário indicado no sistema de navegação e ainda continuar o trajeto pelo smartphone com o destino previamente indicado no sistema de navegação. O aplicativo também informa quanto tempo falta para a próxima revisão do carro.

O hatch, que se destaca por oferecer o pacote de equipamentos de série mais completo do segmento, vem equipado com o motor 1.6L 16V Flex, que desenvolve 122 cavalos de potência a 5.800 rpm quando abastecido com etanol, e torque de 16,4 kgfm a 4.000 rpm, com o mesmo combustível. 


A modernidade desse propulsor pode ser vista, entre outros, pela adoção do sistema FlexStart, que dispensa o uso do tanquinho auxiliar de gasolina para a partida a frio.

ÍNDICE DO CESVI BRASIL CLASSIFICA OS CARROS QUE SUPORTAM MELHOR CHUVAS INTENSAS E ENCHENTES: RENAULT FLUENCE, SENTRA, PEUGEOT 208, RENAULT DUSTER E CHEVROLET COBALT LTZ. VEJA AS DICAS PARA EVITAR PROBLEMAS SE ESTIVER NUMA SITUAÇÃO DE ENCHENTE


O Renault Fluence (Dynamique CVT) - único modelo a atingir a nota máxima, com cinco estrelas - e o Sentra (versões S, SV e SL), da Nissan, com 4,5 estrelas, os modelos Peugeot 208 (Active e Allure), Renault Duster high-flex 4x2 (Expression), Chevrolet Cobalt (LTZ), com quatro estrelas, lideram o ranking dos carros que melhor se comportam em meio a enchentes, de acordo com o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária.

Chevrolet Cobalt LTZ

A entidade, diante da chegada do período de chuvas e enchentes, a partir de dezembro, quando se inicia oficialmente o verão, 
elaborou um estudo com a finalidade de oferecer um indicativo técnico tanto para a indústria automotiva quanto para o consumidor. 

Trata-se do Índice de Danos de Enchente, que avalia o risco da ocorrência de panes mecânicas e elétricas pela exposição indevida de carros às lâminas d’agua, garantindo sua mobilidade. 


Os veículos são avaliados com notas que variam de 0,5 a 5 estrelas, em que quanto maior a nota, menores os riscos de danos.
Para Emerson Farias, analista técnico do CESVI BRASIL, alguns cuidados são necessários para guiar carros em condições adversas, como no caso de fortes chuvas ou enchentes. 

“Um erro comum é querer arriscar e passar com o automóvel em áreas alagadas. É aconselhado, no máximo, passar em trechos em que a água esteja na altura da metade das rodas do carro, como é informado no manual do proprietário. O que passar disso, é risco”, afirma Farias. 


“Em geral, quando a rua está coberta pela água, o motorista raramente consegue ver se há buracos ou barreiras na pista, o que agrava o cenário de possíveis acidentes. O melhor mesmo é encostar o carro, desligá-lo e aguardar pacientemente até que a água baixe para seguir caminho”, reforça.

Um erro recorrente cometido pelos motoristas, segundo o analista, é querer seguir outro carro em situações de alagamento aparente. 

“É uma ilusão pensar que, quando um carro à frente abre espaço, é a hora certa de seguir caminho e pegar ‘carona’ no rastro. Por um momento pode funcionar, mas a água, uma vez dispersa, volta em formato de onda normalmente mais forte, o que é pior para o carro e pode colocar em risco o veículo e o motorista”, declara Emerson. 

“A mesma orientação vale para quem tem carros mais altos. Mesmo mais seguros, devido à altura em que seus componentes estão instalados, a orientação é sempre não arriscar,” finaliza.


Confira dicas do CESVI BRASIL e evite problemas ao dirigir em situações de enchentes

- Se o carro morrer, não dê a partida novamente. Você pode piorar ainda mais o quadro de pane elétrica ou mecânica.

- Em casos de alagamento, não arrisque. Espere até que a água comece a baixar para seguir caminho.

- A eficiência de seguir o rastro de outro carro é mito. A água pode voltar em formato de onda e prejudicar o sistema elétrico do carro.

- Verifique itens básicos como o estado dos pneus e das palhetas de limpeza.

- Confira se as luzes de iluminação do carro estão em pleno funcionamento, principalmente as setas e as luzes de freio.

Para mais informações e acesso à tabela completa do Índice de Danos de Enchente do CESVI BRASIL, basta acessar o site www.cesvibrasil.com.br.

Visite: www.clubedasoficinas.com.br.

SAI SÉRIE LIMITADA DO SANDERO STEPWAY RIP CURL DE APENAS 4.600 UNIDADES, DIRIGIDA A SURFISTAS E AINDA À GALERA JOVEM E CLIENTES QUE GOSTAM DE QUEBRAR A ROTINA DO COTIDIANO. CUSTA R$ 54.650 COM CÂMBIO MANUAL E R$ 57.450, COM A TRANSMISSÃO AUTOMATIZADA EASY'R (PREÇOS SUGERIDOS) É EQUIPADO DE FÁBRICA COM PILOTO AUTOMÁTICO, SENSOR DE ESTACIONAMENTO E O COM O APLICATIVO AHA PODE ENCONTRAR UMA POUSADA, SINTONIZAR MAIS DE 100 MIL RÁDIOS E COMPARTILHAR A BUSCA ATRAVÉS DAS ATUALIZAÇÕES ENIADAS PELO FACEBOOK E O TWITTER NA TELA TOUCH DE SETE POLEGADAS, ALÉM DAS FUNÇÕES ECO-COACHING. O MOTOR É O ECONÔMICO 1.6 8V HI-POWER DE 106 CV (98 CV A ETANOL)


Depois do sucesso da primeira edição, a Renault lança neste mês a série limitada Rip Curl para a nova geração do Sandero Stepway. 


Feita em parceria com a famosa marca australiana de moda surfwear, a nova série limitada é destinada aos consumidores que procuram um hatch completo, com design atraente e detalhes diferenciados para quem pega onda ou curte uma aventura.



Com produção prevista de 4.600 unidades, o Sandero Stepway Rip Curl foi pensado não só para os praticantes do surfe, mas também para os clientes com espírito jovem e que gostam de quebrar a rotina do dia a dia.

A parceria bem-sucedida entre Renault e Rip Curl se repete pela segunda vez no Brasil – na Europa, também já foram vendidas séries limitadas do Clio e do Twingo em conjunto com a marca australiana. 




As duas empresas têm valores e filosofia em comum: ambas prezam pela tecnologia e o respeito ao meio ambiente.

“Essa nova série limitada une a versatilidade do Stepway com a personalidade Rip Curl. É um carro para quem não vê limite entre asfalto e areia”, diz Bruno Hohmann, diretor de Marketing da Renault.

Detalhes estéticos permitem a identificação desta nova série limitada da Renault. Externamente, o Sandero Stepway Rip Curl tem retrovisores, rodas e barras no teto na cor cinza inox. 




Nas portas dianteiras, logo abaixo dos retrovisores, um adesivo com a inscrição “Rip Curl” identifica o modelo. O adesivo também está na soleira das portas.

No interior, destaque para os bancos esportivos com revestimento exclusivo, com inspiração no neoprene, o mesmo utilizado nas roupas de borracha dos surfistas. 




Na cor preta, os bancos têm detalhes em vermelho e trazem o logo Rip Curl nos encostos. 



Os aros das saídas de ar e do velocímetro também são na cor vermelha, realçando a esportividade do hatch e fazendo alusão a cor da logo da marca australiana.

“Estamos felizes em realizar mais uma vez essa parceria com a Renault. O Sandero Stepway Rip Curl leva em conta necessidades importantes dos surfistas, como banco traseiro bipartido e suspensão elevada, garantindo conforto para dirigir em busca das melhores condições para o surf em nosso extenso litoral”, comenta Fernando Gonzalez, gerente de marketing da Rip Curl no Brasil.



Com preço sugerido de R$ 54.650 para a versão com câmbio manual e R$ 57.450 para o automatizado Easy’R, o Sandero Stepway Rip Curl traz de fábrica ar-condicionado automático, piloto automático (limitador e controlador de velocidade), sensor de estacionamento, direção hidráulica e trio elétrico (vidros, travas e retrovisores), entre outros itens.


Com o Media NAV Evolution, que também é equipamento de série, o motorista pode explorar todos os destinos com segurança com o GPS, que fornece informações de trânsito em tempo real. 

E ainda pode chegar facilmente nas praias com as melhores ondas, encontrar uma pousada com o aplicativo AHA, sintonizar mais de 100.000 rádios online e compartilhar a sua busca através das atualizações enviadas pelo Facebook e Twitter na tela de 7 polegadas integrada ao painel e sensível ao toque.


Esse sistema multimídia também traz as funções Eco-Coaching, que orienta o condutor a dirigir de modo mais econômico, e o Eco-Scoring, que avalia a condução do motorista no final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida.

Os únicos opcionais são o câmbio automatizado Easy’R e as rodas de liga leve – de série traz as rodas flex wheel 205/55 R16.

A série limitada está disponível nas cores Branco Neige, Preto Nacré, Prata Étoile e Vemelho Vivo.



Motor
O Sandero Stepway Rip Curl tem motor 1.6 8V Hi-Power e opção de câmbio manual ou automatizado Easy’R, ambos de cinco marchas. 


Esse motor gera 106 cv quando abastecido com etanol e 98 cv com gasolina. O torque máximo é 15,5 kgfm com etanol e 14,5 kgfm com gasolina. 

Um fator importante é a disponibilidade do torque a partir de 1.500 rpm, garantindo agilidade e retomadas de velocidade mais rápidas.

Para potencializar o comportamento econômico do motor, o Novo Sandero Stepway é equipado na versão com câmbio manual com indicador de troca de marchas, que sugere ao motorista quando deve reduzir ou aumentar a marcha para melhor aproveitar as características do propulsor com economia de combustível.



Sobre a Rip Curl
O que começou em 1969 como uma visão, ou busca, de dois surfistas, cresceu como uma identidade única, um estilo de vida e uma filosofia que se espalhou e vem sendo adotada por surfistas e praticantes de “boardsports” no mundo todo. 


A Rip Curl continua sendo uma empresa privada, feita de surfistas para surfistas, seus líderes são também pilotos de teste dos produtos.


Hoje, desenvolve, produz e distribui uma grande variedade de produtos inovadores de alta qualidade incluindo roupas de borracha, onde é referência por sua excelência na tecnologia e qualidade dos produtos, relógios de maré, bermudas água sem costura, calçados, óculos de sol, acessórios e equipamentos para diversos esportes de prancha em mais de 60 países ao redor do mundo.

A Rip Curl patrocina grandes nomes do surf mundial, como o brasileiro Gabriel Medina, atual campeão mundial de surfe.




NISSAN VEICULA CAMPANHA DE LANÇAMENTO DO MARCH COLORS COM SISTEMA MULTIMÍDIA NISSAN MULTI-APP QUE TRAZ DE FÁBRICA 13 APLICATIVOS QUE DISPENSAM O ESPELHAMENTO DE UM SMARTPHONE PARA LEVAR OS ITENS DO CELULAR PARA A TELA DO CARRO. E O USUÁRIO AINDA PODE PERSONALIZAR O SISTEMA A SEU GOSTO, ACESSAR A INTERNET, TRANSFERIR ARQUIVOS DE MÚSICA E FOTOGRAFIA, USANDO O ESPAÇO DE 1GB DO SISTEMA


Rio de Janeiro – Junto com o início da venda do Nissan March com o pacote opcional "Colors" e o sistema multimídia Nissan Multi-App, novidades que chegam às revendas Nissan de todo o país esta semana, a marca japonesa inicia a segunda fase da campanha "Quanto mais ágil, melhor", desenvolvida pela Lew'Lara\TBWA. 


Nela, a Nissan reforça o conceito de agilidade do modelo ao mesmo tempo em que apresenta as inovações da linha.


Personalizado e conectado
Com o lançamento do Nissan Multi-App, o Nissan March muda o patamar da conectividade nos veículos compactos, já que traz o conceito dos tablets para dentro do carro. 


Operando de forma independente, não necessita do "espelhamento" de um smartphone para levar os itens do aparelho para o carro, como acontece em muitos equipamentos disponíveis no mercado. 


Diversificado, o Nissan Multi-App traz de fábrica 13 aplicativos, sendo a maior parte deles os mais utilizados atualmente: Waze, Google Chrome,Google Search, Google Maps, YouTube, Spotify, Deezer, Weather Channel, Trip Advisor, Tunein Radio, Foursquare, Skype e Onde Parar (os que mostram imagensfuncionam apenas com o freio de estacionamento acionado).

Outro diferencial da novidade é a possibilidade de baixar mais aplicativos e transferir arquivos digitais de música e fotografia para o equipamento, que conta com espaço para 1 Gb (8 Gb built-in). 


Dessa forma, o usuário tem liberdade para personalizar o sistema ao seu gosto. Quase todos os aplicativos disponíveis para Android na loja Google Play podem ser transferidos.

O Nissan Multi-App configura-se como um completo sistema multimídia, pois também conta diversas outras funcionalidades. 


Com ele é possível acessar a internet (por meio da contratação do serviço à parte); fazer buscas por comando de voz; conectar o celular para atender ligações por viva-voz (via Bluetooth); ouvir música por meio da conexão com iPod, streaming, rádio ou arquivos digitais de mp3; tocar CDs e DVDs; além de visualizar fotos e vídeos. 

Para assistir aos dois filmes novos, acesse o canal oficial da Nissan no YouTube: www.youtube.com/channel/UChpihrq2RRLyzgLtpcoMVbw



RENAULT ABRE UMA CONCESSIONÁRIA NO MUNICÍPIO DE XANXERÊ, CONHECIDO COMO CAPITAL DO MILHO, NO OESTE CATARINENSE, ADMINISTRADO PELO GRUPO DE MARCO


A partir de hoje os catarinenses ganham uma nova concessionária Renault no estado. A Renault do Brasil, que tem na ampliação da sua rede de serviços uma das bases da estratégia de crescimento do País, inaugura a Renault De Marco – Xanxerê, a primeira do município de Xanxerê (SC).

A nova concessionaria segue o conceito Renault Store, um ambiente que reforça uma atmosfera vibrante com uma instalação preparada para garantir maior proximidade e interação com o cliente e sua família. c
om essa inauguração o número de lojas em Santa Catarina sobe para 30. 

A Renault De Marco está instalada na Avenida Brasil, num terreno de 4.000 m², com uma área construída de 1.330 m², dos quais 620 
 destinados ao showroom de veículos novos e 640 m² para os sete boxes da oficina mecânica.

Na área de pós-venda, a concessionária tem como objetivo principal oferecer agilidade e qualidade na realização dos serviços, como revisões periódicas programadas, reparos e instalação de acessórios originais, que serão executados por profissionais treinados pela Renault do Brasil.

Grupo De Marco
Há cinco décadas, atuando em parceria com marcas conceituadas, o foco da De Marco sempre foi satisfazer seus clientes, tanto na aquisição de carros, quanto na reposição de peças. 


Pensando nisso, em novembro de 2000, a De Marco abriu as portas de sua primeira concessionária Renault, em Joaçaba.

Já em 2010, a Renault do Brasil concedeu duas novas praças: Videira e Concórdia. Com a nova gestão, o negócio se transformou em uma sólida e rentável operação, e em 2013 foi nomeada com mais três concessionárias, Caçador, Curitibanos e Porto União. Com a inauguração da unidade em Xanxerê, a De Marco Ltda fica com sete concessionárias Renault, representando 30% do Estado de SC.

FORTALECER O GERENCIAMENTO DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO E APRIMORAR A LEGISLAÇÃO E A FISCALIZAÇÃO FOI O RESULTADO DA 2ª CONFERÊNCIA GLOBAL DE ALTO NÍVEL SOBRE SEGURANÇA NO TRÂNSITO, PORÉM, NINGUÉM APRESENTOU NÚMEROS CORRETOS DE VÍTIMAS DE ACIDENTES. O BRASIL ANUNCIOU QUE VAI ADERIR AO PROTOCOLO WP.29


Alta Roda 

Nº 864 — 26/11/15

Fernando Calmon



OPORTUNIDADE PERDIDA

A 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito, realizada semana passada em Brasília, foi meritória por reunir experiências nesse tema tão complicado ao redor do mundo. 

Acima de tudo, ficaram registradas assimetrias por todos os lados dadas as diferenças culturais, de mentalidade e de desenvolvimento econômico entre os países.

O documento final, denominado de Projeto de Declaração de Brasília, é muito longo e burocrático. 

Só a introdução inclui 31 tópicos, seguidos por mais 30 itens de ações recomendadas para “fortalecer o gerenciamento de segurança no trânsito e aprimorar a legislação e a fiscalização”. 

Além do conteúdo repetitivo, algumas organizações internacionais, na ânsia de se destacar, forçaram sugestões difíceis de aceitar dentro do bom senso. Optaram por pecar pelo excesso e pintam um quadro ainda mais sinistro.

Ninguém sabe ao certo quantas pessoas morrem em acidentes terrestres. Estatísticas são, de fato, precárias entre outras razões por exigir dinheiro e coordenação, raros em países pobres e até emergentes. 

O número em voga chega a 1,25 milhão de mortes/ano, porém o mundo tem sete bilhões de pedestres permanentes ou eventuais, 1,2 bilhão de veículos motorizados de quatro ou mais rodas e bem além disso entre motocicletas e bicicletas.

As distâncias percorridas são descomunais, mas quem leva em conta? Nos países desenvolvidos e de média força econômica os mortos registrados representam cerca de 120.000/ano (10% do total).

O governo brasileiro anunciou, finalmente, sua adesão “em pouco tempo” ao protocolo WP.29, o Fórum Mundial para a Harmonização dos Regulamentos Veiculares, da ONU. 

Desde 1952, há tentativas, com maior ou menor sucesso, de coordenar os esforços de vários países em melhorar segurança veicular, emissões, eficiência energética e até dispositivos antifurto. 

O desastrado projeto de rastreadores no Brasil teria sido evitado sob o WP.29, fora outros desmandos.

No entanto, a obrigatoriedade do sistema eletrônico de estabilidade (ESC, sigla em inglês) ainda está em “fase final de discussão”, segundo o ministério das Cidades. 

Previsão de anúncio para todos os automóveis é o final deste ano, com prazo até 2020. 

Perdeu-se, assim, a oportunidade de algum protagonismo do Brasil na conferência, pois dificilmente cumprirá a meta de redução pela metade do número de mortes, depois de o País ter aderido à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, outra campanha da ONU. 

O ministério também acenou que iniciará, “em breve”, estudos para implantar algum sistema de frenagem autônoma.

A organização Global NCAP lançou a iniciativa de âmbito mundial Stop the crash (em tradução livre, Basta de acidentes). 

Além do ESC e do ABS para motos, preconiza três níveis de frenagem emergencial a fim de evitar colisões em cidade e estrada, além de atropelamento em baixa velocidade (o mais comum). 

Cada acionamento automático de freio tem custo diferente, mas o conjunto deles ficaria mais barato de implantar, se houvesse adoção simultânea em muitos países. 

Também sugeriu sistema de monitoração da pressão de pneus, defendido por essa coluna por sua atraente relação custo-benefício.

RODA VIVA

APESAR de manter o nome Captur, o crossover médio-compacto que a Renault produzirá na fábrica paranaense nada tem a ver com o produto original, concorrente do Peugeot 2008, à exceção de sutis traços de estilo. 

Estrutura é o da família Logan/Sandero/Duster/Oroch e as dimensões internas permitem até sete pessoas. Lançamento previsto para daqui a um ano.

NOVEMBRO marca os 40 anos de criação do Proálcool, o pioneiro programa de combustível renovável que ajudou o País a atravessar o segundo e mais grave choque do petróleo nos anos 1980. 

Atualmente os EUA produzem mais etanol que o Brasil, mas no uso em motores flex continuamos bem à frente. Essa tecnologia é oferecida por 19 marcas e cobre 90% do mercado.

NADA como a boa concorrência. EcoSport com motor de 1,6 litro mais potente (131 cv) e câmbio automatizado de duas embreagens, a preço competitivo na faixa do HR-V e do Renegade, pode ganhar fôlego até chegar a reestilização, em 2016. 

Câmbio de seis marchas em algumas situações fica mais lento nas trocas, mas no geral o nível de conforto oferecido é bom.

MECANISMO fiscal de substituição tributária do ICMS (uma aberração brasileira) até funciona em tempos de vendas boas para evitar sonegação. 

Mas, em situações extremamente difíceis como a atual, é um fator que segura descontos legítimos de preços. 

Afinal, não dá para recolher impostos sobre uma base alta fictícia imposta pelos Estados. Todos saem perdendo.

MODISMO de estepe externo pendurado na tampa de modelos aventureiros e pseudo aventureiros está em paulatino recuo. 

Além do custo maior, estética discutível e eventuais danos a outros carros em manobras de estacionamento há ainda o peso extra de reforços estruturais e aerodinâmica prejudicada. Em tempos de economia de combustível é tudo o que não se quer.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

ÚLTIMA ETAPA DOS RALIS MITSUBISHI MOTORSPORTS E MITSUBISHI OUTDOOOOR QUE ACONTECE NESTE FIM DE SEMANA EM RIBEIRÃO PRETO CONTA JÁ COM MAIS DE 400 DUPLAS INSCRITAS PARA DESBRAVAR AS TRILHAS E CAMINHOS OFF ROAD NOS ARREDORES DA CIDADE PAULISTA


Neste sábado, dia 28 de novembro, é dia de levar seu Mitsubishi para a lama, poeira e buraqueira das trilhas de off road da região de Ribeirão Preto, no interior paulista, onde acontecerá a última etapa dos ralis Mitsubishi Motorsports e do Mitsubishi Outdoor de 2015.

Para essa diversão, porém, séria, mais de 400 pessoas já se inscreveram para dispoutar essa aventura. Nos ralis, há espaço para os proprietários se divertirem a bordo dos crossovers ASX e Outlander, dos SUVs Pajero e da picape L200. 


"Quem gosta de se divertir com seu Mitsubishi trocando o asfalto pela lama e poeira pode esperar um dia com muita diversão. Ribeirão Preto tem ótimas trilhas, e sempre recebe muito bem a final da temporada", adianta Fernando Julianelli, diretor de Marketing da Mitsubishi Motors do Brasil.

Jorge Chaguri Filho não perdeu tempo e se inscreveu logo para participar do Mitsubishi Motorsports. "Comprei meu carro com a intensão de usá-lo também fora do asfalto. Como em cada etapa o desafio é diferente, sempre aprendemos um pouco mais sobre como usar o 4x4", explica .



Mitsubishi Motorsports
Realizado há 21 anos, o rali de regularidade da marca dos três diamantes é uma das competições off-road mais tradicionais do Brasil. 

Somente em 2015, a prova já passou por 12 cidades, 11 Estados e percorreu mais de 2.000 km em todo o País. 

Nele, o importante é manter-se dentro do tempo e velocidade estipulados pela organização. 


São três categorias: Graduados, para duplas mais experientes, Turismo, com experiência intermediária, e Turismo Light, para quem nunca teve contato com o rali. Podem participar proprietários de veículos da linha L200 e Pajero nas versões 4x4.

Para esta etapa, os percursos das categorias Graduados e Turismo percorrerão um trajeto de 200 km em meio a fazendas de cana, áreas de reflorestamento, trechos de areia e trilhas com piso bastante escorregadio. 

"Tanto o piloto quanto o navegador podem esperar uma prova bastante divertida. Teremos elementos ideais para quem busca uma boa aventura off-road", comenta Julianelli.

Já a Turismo Light terá um percurso exclusivo com 150 km em meio a contornos de matas, áreas de reflorestamento e estradas sinuosas na Serra de São Simão, que promete um belo visual da região.


Mitsubishi Outdoor
No Mitsubishi Outdoor, podem participar até 10 pessoas em cada equipe, sempre em dois veículos 4x4. 

O objetivo é fazer o maior número de atividades, que vão de práticas esportivas, como mountain bike e trekking, a tarefas culturais relacionadas às características da região.

São duas categorias: na categoria Fun, destinada aos iniciantes, e podem participar veículos 4x4 das linhas ASX, Outlander, Pajero e L200. 

Já na Extreme, para as equipes mais experientes, apenas das linhas Pajero e L200, também com tração nas quatro rodas.

"Neste ano, a prova será feita em uma área inédita com mais de 1.100km², a maior da temporada. Com certeza teremos tarefas bastante divertidas e criativas", explica Julianelli.

A prova será realizada em um verdadeiro labirinto de cana de açúcar, um desafio que exigirá uma navegação atenta e uma estratégia muito bem definida, que deverá aliar a eficiência na escolha dos incontáveis caminhos com a rápida solução das diversas aventuras e tarefas escondidas pelas plantações.

Como itens opcionais, a organização pede que os competidores levem smartphone, mountain bike, capacete, cola escolar e tesoura, que já dão pistas sobre as atividades que serão realizadas.


Como participar
As inscrições são abertas sempre 12 dias antes da competição. Os interessados devem acessar o site www.mitsubishimotors.com.br e preencher o cadastro. As vagas são limitadas.

Na sexta-feira véspera da competição, os participantes se encontram para entregar os alimentos, confirmar a inscrição e adesivar os carros. 

À noite, há um briefing sobre as trilhas e aula de navegação. No sábado, a partir das 7h, os competidores se reúnem para a largada.

Credenciamento de imprensa
O credenciamento de imprensa está aberto e pode ser feito pelo e-mail: 


Os interessados devem enviar o nome do veículos dados completos do jornalista.



Mitsubishi Pró-Brasil - Ação Social
A Nação 4x4 da Mitsubishi também está envolvida no espírito de solidariedade e cidadania com a ação social Mitsubishi Pró-Brasil. 

Desde 1994, foram arrecadadas mais de 980 toneladas de alimentos, em doações através das inscrições. 

Para participar das provas, os competidores fazem a doação, por carro, de 30 kg de alimentos não perecíveis e seis produtos de higiene, que serão destinados a associações da cidade.

O Mitsubishi Motorsports tem patrocínio de Petrobras, Itaú, Dalgas, W. Truffi, Transzero, Pirelli, Clarion, Unirios, Embracon, STP, Tecfil, Mapfre, Pilkington, Flamma, Rede, Sky, Sideral, Artfix e Air Etihad.

O Mitsubishi Outdoor tem patrocínio de Petrobras, Mapfre, Transzero, Atlântica Midori, Pirelli, Clarion, Unirios, Pronutri, Brascabos, Cisa Trading, W. Truffi, Pilkington e Artfix.

Acompanhe as novidades dos ralis Mitsubishi através das redes sociais: Twitter.com/nacaomitsubishi, Facebook.com/Mundomit e Instagram @MundoMit. 

Para mais informações, vídeos, fotos e inscrições, acesse: www.mitsubishimotors.com.br.

Programação

Mitsubishi Motorsports e Mitsubishi Outdoor
27 de novembro - Sexta-feira
Entrega de kits, vistoria, briefing e aula de navegação - das 17h às 22h
Endereço: Centro de Eventos Taiwan - Rodovia Ribeirão Preto - Bonfim Paulista, Km 310 - Royal Park - Ribeirão Preto/ SP

28 de novembro - Sábado
A partir das 8h - Início das largadas
A partir das 14h - Chegada e almoço
A partir das 17h - Premiação
Endereço: Centro de Eventos Taiwan - Rodovia Ribeirão Preto - Bonfim Paulista, Km 310 - Royal Park - Ribeirão Preto/ SP.



PEUGEOT 408, NOVA IDENTIFICAÇÃO FAMILIAR DA MARCA, VEM COM CÂMERA DE RÉ, ALARME E SENSOR DE ESTACIONAMENTO TRASEIRO, SEIS AIRBAGS, CONTROLE DE ESTABILIDADE. CUSTA NA VERSÃO ALLURE 2.0 R$ 75.990,00 E GRIFFE 1.6 THP R$ 86.990,00


  Coluna nº 4815 - 26 de novembro de 2015
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Peugeot fecha ciclo de 
novidades com 408 Mercosul

Marca francesa renovou produto enfocando em sua postura de mercado de ampliar conteúdo de seus produtos e pareá-los com a visão popular de os Peugeot serem de construção e conteúdo refinados. 

Não fez mudanças estruturais, mas criou intervenções para caracterizar o automóvel como atrativo sobre o modelo já conhecido. 

Razão simples: dificuldades de mercado, queda de vendas e, consequentemente, de faturamento e lucros. 

Orçamento contido, usou de charme e inventividade para aplicar mudanças caracterizadoras de um novo ano/modelo, e atrair interesse sobre o 408 – ou como a imprensa o chama, Restyling Mercosul.

O 408 traz a nova identificação familiar da marca, com o capô indo até a grade frontal, com barras horizontais cromadas, acolhendo a imagem do leão, secular caracterizadora da marca. 

Mantendo o uso do grupo óptico como elemento de decoração, no caso tornando-os mais afilados e com moldura cromada, criando uma extensão da grade frontal. 

Luzes diurnas em LED, como assinatura luminosa. Para choques reformulados na dianteira e traseira.

Na outra vertente de implementar o conteúdo, veículo tem ar condicionado Bi-Zone, central de multimídia com espelhamento e link My Peugeot, alarme e sensor de estacionamento traseiro, seis almofadas de ar, regulador e limitador de velocidade, controle de estabilidade. 

Câmera de ré, equipamento já democratizado, mandatório em produto deste padrão e nível de mercado está na versão Griffe, topo de linha.

Mecânica conhecida, motor 2,0 litros, transmissão automática de seis velocidades e, na versão Griffe, superior, 1,6 litro, 16 válvulas, injeção direta, bicombustível, turbo e 173 cv, torque de 24,5 m.kgf, bomba de injeção com pressão de 200 atmosferas capaz de substituir a necessidade do aquecedor para partidas a álcool. No aprimoramento, a transmissão foi alongada 11%, para reduzir consumo.

Versão de entrada, Allure, motor 2,0 litros, 16 válvulas, flex, 143/151 cv, gasácool/álcool, transmissão automática de seis velocidades, com opção de troca manual. Rodas em liga leve, 17”.

Internamente, novo desenho para os bancos, revestimento em couro e tecido. Ótimo porta-malas com 526 litros de capacidade, e alças telescópicas para integral aproveitamento do espaço.




Peugeot 408
R$
Allure 2.0 automático
75.990
Griffe 1.6 THP
      86.990

Peugeot 408



VW se reinventa
Enfrentando problemas causados por emissões superiores ao limite legal, cobranças, multas, ações diversas, Volkswagen tenta se entender interna e externamente. 

Iniciou processo de catarse, com afastamento e dispensa de diretores e funcionários com alguma vínculo ao problema, busca dos caminhos e agentes internos. 

Conseguiu desenvolver solução para corrigir as emissões dos motores, submetendo-a a autoridades norte americanas e alemães, contendo o custo a 10 euros para cada uma das 11 milhões de unidades.

No âmbito Interno, entendimento e ações comuns de áreas e departamentos buscando colaboração em busca de resultados para superar os problemas e recuperar imagem e confiança.

No Brasil, providências iguais e ações para se re aproximar dos consumidores. Primeira delas, mudança do pouco inteligível slogan Das Auto - o carro. Terá frase nacional, de comunicação mais fácil e menos imperial.



Roda-a-Roda

Coragem – Daimler AG, nome da secular marca abrigando a Mercedes, proposta corajosa nos EUA: produzir nova linha de transmissões automáticas para caminhões pesados; e um novo motor diesel.

Tradição – Quer mudar o mercado, onde preferência de motoristas de caminhões pesados é por câmbios secos, caixas de marcha sem sincronização. 

E, na compra, especificam caminhões, câmbio, diferencial, motor, para a montadora configurar o produto. Lá, diesel Cummins lidera.

Pacote – Ideia é produzir tudo em casa, incluindo motor e transmissão, nas beiradas de Detroit, na Detroit Diesel - talvez a empresa que mais mudou de donos, sempre lembrada pelos motores de alta rotação e ruído peculiar – descontinuados pela Penske, dona anterior, e agregar tudo nos caminhões Freighliner, Daimler.

Rápido – FCA mudou, novamente, cronograma Alfa. Não mais atrasará vendas da Quadrifoglio, a poderosa versão do Giulia, outras, e o SUV.

Versão – Antecipou sedã esportivo para maio 2016 e, novidade, versão de menor preço, dias após. Nesta, motor de quatro cilindros, 2,0 e 280 cv.

Foco – Renascer da marca mantém imagem de sedã com performance. O trevo de quatro folhas, o Quadrifoglio, integra tradição – usa-o desde 1923, quando Ugo Savacci, piloto Alfa, pintou-o em seu carro e venceu a Targa Florio.

Detroit, esportivo, elétrico


Enfim – Carros elétricos são, no usual, trapizongas em estilo. Detroit Electric Holding, holandesa na Inglaterra, é exceção. Faz roadster com linhas esportivas, 1.080 kg, 285 cv, 249 km/h como final. 

Ganho tecnológico, densidade energética, 140W/kg, autonomia de 290 km e recarga em 4 horas. Vendas só Europa e Ásia.

Argumento – Tradição vende automóveis, e Fiat acordou com japonesa Mazda dividir produção de pequeno conversível, re batizando-o 124 Spider. Motor Fiat 1.4 MultiAir, 140 cv. Mazda será o Miata 5, motor mais forte.

Macri - Eleição de Maurício Macri à presidência da Argentina traz alento para a indústria nacional. 

Macri é do ramo, e a família teve fábrica de automóveis. Desdobramentos do convívio, é contra o modelo bolivariano, metástase a partir da Venezuela; pedirá sua exclusão do Mercosul por não cumprir cláusula de transparência. 

Aqui - Internamente sua eleição mostrou a inutilidade da assessoria internacional interna da Presidência da República, apostando e apoiando o derrotado kirshneirismo

A promessa de articulação com a União Europeia e blocos econômicos, pode colocar o Brasil a reboque da Argentina.

Novidade 1 – Audi marcou data para apresentar a primeira versão de seu A3 sedan nacional, o 2.0. Início de dezembro.

... 2 - Fiat ajustou surgimento do picape Toro: meio de fevereiro.

... 3 - E Mercedes confirmou inaugurar sua fábrica de automóveis em Iracemápolis, SP: março 2016.

Versão – Renault fez versão decorada do seu Duster, ex líder do segmento, para reagir ao ataque de Honda HR-V e Jeep Renegade. Usou a imagem de desafio e resistência do Rallye Dakar: adesivos, rodas pretas em ferro, aro 16”, pneus 215/65R16, mais largos. Interior mantém sistema Nav Evolution com acesso a mídias sociais.

R$? – R$ 71.480 versão 1.6, a R$ 83.980 para 2.0, 4x4, suspensão traseira Multilink.

Mico - Anúncio do sítio Mercado
Libre.com.ar coloca à venda Duster apresentado pela Renault, como preparado pelo mago Oreste Berta para disputar o Rallye Dakar. 

Entretanto, proprietário esclarece, documentação e mecânica é de picape VW Amarok com casca de Duster. 



Modelo – Projeto nacional, Citroën AirCross exibe novidades anunciadas pela Coluna: assinatura luminosa, em LED; nova central multimídia, tela de toque com 17,5 cm, espelhamento, câmera de ré. 

Apuro na direção, suspensão, relação de transmissão para reduzir consumo, pneus ecológicos, função de direção econômica. Uma das versões aduziu o estepe externo.


Novo AirCross



Jogo Duro – Maior picape no mercado, a mexicana RAM 2500 chega ao País revista e melhorada, muito implementada em serviço, em especial pelo aumento de potencia a 330 cv, torque de 104 m.kgf no motor Cummins, diesel, L6, 6,7 litros, transmitidos por câmbio automático de seis velocidades, capacidade de reboque de 7.750 kg.

Traz – Tração 4x4, freio motor no escapamento, como diesel de serviço, macho man como nunca, rodas 18”, opção atualmente inédita de pintura em duas cores, aprimoramentos e equipamentos, custa, sem concorrente, R$ 250 mil. Exige Carteira de Habilitação C.

Dodge RAM, jogo duro



Promoção – Black Friday, sexta-feira de preços promocionais, engatinhando no Brasil, foi aproveitada pela Volkswagen na semana inteira, vendendo Gol a preço de nota fiscal de fábrica e financiamento a taxa Zero. Mantém sua campanha Volkswagen#vale, enfatizando construção e valor de revenda.

Prática – Resultados práticos da gestão de Philipp Schimer e da corajosa contratação de Roberto Leoncini à Scania, são novas versões de produtos, desenvolvidas no Brasil após ouvir revendedores e usuários.

Jogo duro – Semipesados 3030 e 3026 tem novos chassis reforçados, configuração 8x2; 2730 6x4 para construção civil e operações fora de estrada; e 1729 coletor de lixo com opção de transmissão automática. 

Uso de quatro eixos de fábrica, aplicou mecanismo capaz de elevar dois quando com carga menor.

Conforto – Bosch testa sistema de embreagem com acionamento eletrônico. É o e-clutch. 

Dispensa uso do pedal de embreagem, e a mudança de marchas é feita pela alavanca. 

Tem roda livre, como nos DKW Vemag – quando o acelerador é solto, o motor cai em marcha lenta. 

Preço definirá sucesso como substituto de câmbio automático ou automatizado.

Ecologia – Pirelli lançou Cinturato P1 Plus, primeiro pneu com etiqueta de eficiência energética. 

No Programa Brasileiro de Etiquetagem, do Inmetro, notas A na frenagem em piso molhado, e B-C em economia de combustível.

Economia – Tem 25% menos de resistência ao rolamento, permite 5% em redução de consumo de combustível, oferece mais estabilidade, é para o mercado de reposição, produzido dos aros 15 a 20 polegadas.

Tecnologia – Shell amplia linha de produtos à base de óleo básico gerado por natural: Helix Ultra SN 5W-20; SN 5W-30; e ECT C2/C3 0W-30, estes para motores diesel. Diz, característica anti fricção reduz consumo em até 2,6%.

Varejo – Pósitron marca de alarmes para automóveis, será vendido em gôndolas de lojas e supermercados. 

Ideia é aproximar cliente do equipamento, acompanhado de um cartão, e com este fazer contato com a empresa e ter indicado o instalador mais próximo. Valores de cobertura a partir de R$ 59,90.

Cultura – Única editora brasileira com consistente agenda de lançamentos sobre automóveis, a Alaúde tem novo livro na praça: AC Cobra – a verdadeira história por trás da lenda. Rinsey Mills, Acsista, conta a história da união intercontinental, a fórmula de colocar motores de grande cilindrada em carros leves, como ocorreu com a proposta do texano Carroll Shelby à britânica AC.

História – Referência esportiva e, cinquenta anos após, um dos produtos mais difundidos e replicados mundialmente. 

Livro traz muitos dados históricos e lista os chassis de quase todas as 1.000 unidades produzidas. 160 páginas, R$ 80.

Capa do livro sobre o mítico AC Cobra


Questão – Vídeo na Internet, com filmagens e fotos, levanta dúvida se a morte de Ayrton Senna, Ímola, 1994, ocorreu após a batida no guard rail, ou antes. Ou, se o acidente o matou, ou se estava morto e daí o acidente. 

Está aqui: https://www.facebook.com/AlphaAutos/videos/973851159325544/


Gente – Juliana Lopes Nunes, engenheira, promoção. 

OOOO Coordenadora-geral da CGIT - Coordenação Geral de Infraestrutura do Trânsito, Denatran. 

OOOO Merecido. É do ramo e do órgão. 

OOOO Gelson Zardo, administrador, MBA pela FGV, promoção. 

OOOO Diretor-geral da Volare, divisão de ônibus da Marcopolo, incluindo gestão sobre a fábrica em São Mateus, ES.

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A vida da Árvore da Vida

Preocupada com o entorno de sua fábrica e a falta de perspectiva para crianças e jovens, Fiat resolveu concentrar esforços no programa Árvore da Vida. 

Focou na inclusão social deste público através de ações sócio educativas e capacitação profissional de jovens e adultos do Jardim Teresópolis, com 33 mil habitantes.

Finalidade básica, melhorar as condições de vida e redução da pobreza da comunidade, revitalizando espaços, fomentando o desenvolvimento comunitário, gerando trabalho, provocando o empreendedorismo, a educação. 

Não se resume a repassar recursos, mas de induzir, instigar, promover, apoiar. A soma de ações e gentes melhora o entorno e a vida da comunidade, fundada em três pontos: fortalecimento da comunidade, mobilizando lideranças para atuar como protagonistas; ações sócio educativas, experiências de arte e cultura, canto, percussão, oficinas esportivas, capacitando educadores da rede pública; e geração de trabalho e renda, como a Cooperárvore, cooperativa formada por mulheres da comunidade para aproveitar materiais re aproveitados da produção de automóveis Fiat, ou doados por terceiros. 

A Cooperativa promove renda para o sustento da família, sem se afastar do acompanhamento dos filhos.

Até 2014 o projeto havia beneficiado 20 mil pessoas.

Marco Antonio Lage, diretor da FCA, responsável pela implantação e coordenação do projeto, escreveu livro a respeito, "O Mundo pode ser melhor".

Conta casos e mostra que pode ser aplicado em várias escalas. Coisa boa, a Renault pediu treinamento e replica em Curitiba.

O livro do Marco

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