Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Nota Oficial - Aos operadores logísticas e transportadores rodoviários

 

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística - NTC&Logística vem a público informar a grave situação que o setor está enfrentando e que vem se agravando a cada dia.

Nos últimos quinze meses, nosso segmento, além de enfrentar os reflexos diretos da pandemia, vem sendo impactado negativamente pelas importantes mudanças no cenário macroeconômico.

Os principais itens que formam o custo das operações de transporte, sofreram elevados aumentos de preço, tais como:

• O óleo diesel, que representa em torno de 46,08% do custo direto, subiu 49,7% no período;
• Os juros básicos (SELIC) nos últimos seis meses evoluíram de 2% para 8,5% (projeção para outubro/21). Os spreads bancários também subiram cerca de 2 pontos percentuais;
• Os preços de caminhões e implementos rodoviários aumentaram mais de 50%;
• A inflação setorial superou 30% no período.

Este cenário se agrava com a prática cada vez mais difundida pelos usuários de fazer BID’s frequentes e aumentar os prazos de pagamentos, muito longos em alguns setores, enquanto os itens mais relevantes dos custos da atividade são materializados imediatamente (diesel, pedágios, mão de obra, entre outros).

A prática de prazos longos vai no sentido oposto à racionalidade dos custos logísticos, já que são sustentados pelos transportadores, que têm menos acesso ao crédito, arcando ainda, com taxas reconhecidamente elevadas. Este modelo transfere para os transportadores o ônus de financiamento das vendas, além do elevado custo dos investimentos.

A capacidade de investimento do setor ficou substancialmente reduzida, com a elevação dos preços dos ativos e do custo de capital, já que as margens de lucro do segmento são historicamente baixas.

Portanto, visando preservar a viabilidade econômica das empresas para que continuem a prestar serviços dentro de padrões de sustentabilidade e ética, a entidade lembra aos seus associados ser recomendável:

• que procurem adequar os prazos de pagamento de seus serviços aos ciclos financeiros efetivos das operações. As referências legais preveem sempre o pagamento de fretes à vista;

• incorporarem na formação de seus preços, itens de custo real de financiamento, que viabilizem no médio prazo a renovação das frotas;

• ao contratarem serviços, considerarem garantias de produtividade, como meio de compensar a perda econômica decorrente de eventuais fatores externos, não previstos;

• que incluam nos contratos de prestação de serviços, cláusula estabelecendo recomposição imediata das tarifas em função da variação do preço do diesel.

A logística, elo fundamental ao bom desenvolvimento de todas as cadeias produtivas, só será eficiente se houver um relacionamento justo e equilibrado entre os embarcadores e os operadores do sistema.


Brasília, 29 de setembro de 2021.

Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística - NTC&Logística

Curitiba ganha a primeira Escola de Turismo do Brasil no Dia Mundial de Turismo



Lançamento da Escola de Turismo de Curitiba


Curitiba ganhou, nesta segunda-feira (27/9), dia em que se comemorou o Dia Mundial do Turismo, a primeira Escola de Turismo do Brasil, implementada pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT) e que nasce com um conceito inovador. Os cursos são criados a partir de parcerias colaborativas e vão acontecer em diversos espaços, a Escola não possui sede fixa e como um organismo vivo vai abraçar toda a cidade.

Cursos com viés de gastronomia podem acontecer na Fazenda Urbana, no Mercado Municipal ou na Casa Culpi. Assuntos com temática cultural no Memorial Paranista ou em outros espaços culturais da cidade, e assim por diante.

O lançamento da Escola de Turismo de Curitiba aconteceu no Memorial Paranista, e iniciou com um tour pelo Memorial João Turim. O evento, que contou com a presença do prefeito Rafael Greca, foi fechado para convidados e membros do Conselho Municipal de Turismo, que se inscreveram previamente; para manter os protocolos de segurança sanitárias as vagas foram limitadas.

“Uma cidade só serve para ser visitada quando ela é boa para o seu povo. Fico muito feliz em declarar aberta a Escola de Turismo de Curitiba, todos os lugares em nossa cidade fazem parte desse hub, desde a Catedral Metropolitana até a cozinha de um restaurante. Mais uma vez Curitiba inova e cria referências. Viva Curitiba!”, disse Greca.

“A Escola é um marco nessa retomada do setor em nossa cidade, nosso maior desafio é agregar os interesses do trade e da sociedade, servindo como um alicerce de conhecimento, preparação e suporte técnico, buscando a retomada econômica não só em Curitiba, mas também de toda a região metropolitana”, declarou Tatiana Turra, presidente do IMT.

O secretário nacional de Turismo, William França Cordeiro, veio de Brasília especialmente para o lançamento. “Curitiba é uma usina de ideias, um exemplo para todo o país. Mais uma vez a cidade sai na frente e cria referência com a Escola de Turismo”, afirmou Cordeiro.

O professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP), Luiz Roberto Trigo, foi convidado para ministrar a palestra de inauguração e falou sobre como potencializar talentos nesse período de retomada do setor. “Essa é a primeira palestra presencial que eu faço desde o início da pandemia. Vários países do mundo estão iniciando uma recuperação. As pessoas ficaram mais exigentes e é necessária uma requalificação, a qualificação profissional não tem limites e a Escola de Turismo chega em um momento mais do que propício”, disse Trigo.

Prefeito de Curitiba, Rafael Greca

Experiência construindo uma nova prática
A Escola de Turismo, traz uma proposta inovadora e colaborativa com capacitações destinadas a um grande público: trade, empresas, empresários, terceiro setor, servidores públicos, intercambistas e cidadãos interessados em inovação no setor turístico.

Nasce como uma oferta voltada a atender aos principais nichos do setor turístico, contemplando suas necessidades. Criando uma grande rede de colaboração entre diversas áreas abrindo um novo universo de oportunidades nos eixos que integram o turismo.

O IMT busca cada vez mais aprimorar o trabalho através de ações que integrem, promovam e beneficiem todo o trade turístico, a comunidade e os turistas.

A escola é mais uma solução inteligente e planejada de capacitação buscando inovações para o setor e foi estruturada em três pilares: Gestão Estratégica do Destino, Gestão Logística Tática e Qualificação da mão de obra. Mais uma ação que pavimenta o caminho da cidade como Destino Turístico Inteligente.



Cursos de Lançamento
Os primeiros cursos oferecidos pela Escola de Turismo de Curitiba são gratuitos e serão realizados em parceria com o Senac/PR, no formato EAD (ensino a distância). São sete formações, em diversos setores: gastronomia, design, informática, entre outros, com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (27/9) podendo ser realizadas até o dia 17 de outubro. Para mais informações e inscrições, clique aqui.

Da parceria com o IMAP (Instituto Municipal de Administração Pública), estão sendo oferecidos inicialmente os cursos de Tendência em Turismo e Hospitalidade e Destino Turístico Inteligente. Para mais informações e inscrições, clique aqui.

Foto: Daniel Castellano / SMCS

terça-feira, 28 de setembro de 2021

VW apresenta ID.3 e ID.4 na América Latina rumo ao futuro da mobilidade sustentável. - Família ID. é o estado-da-arte em veículos elétricos, proporcionando autonomia de até 550 km e potência máxima de 299 cv. - Segundo Pablo Di Si, CEO da Volkswagen América Latina, os clientes da região podem agora conhecer o que existe de mais moderno em eletrificação da marca Volkswagen no mundo



São Bernardo do Campo (SP) - A Volkswagen apresenta pela primeira vez na América Latina os modelos 100% elétricos da família ID., o ID.3 e o ID.4, que já fazem enorme sucesso em países da Europa, nos Estados Unidos e na China.


"Os clientes da nossa região podem agora conhecer o que existe de mais moderno em eletrificação da marca Volkswagen no mundo", afirma Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina. Dentro da estratégia de descarbonização da Volkswagen, que visa neutralizar as emissões de CO2 até 2050, modelos elétricos vão se juntar no futuro aos modelos híbridos e flex com etanol na região. "Teremos muitas novidades para a nossa região em termos de eletrificação rumo à mobilidade sustentável", completa o executivo.

A estratégia de eletrificação da Volkswagen na América Latina começou em 2019, com o lançamento do Golf GTE híbrido plug-in no Brasil. O passo seguinte foi agora, em 2021, com a apresentação do e-up! totalmente elétrico no Uruguai, país com uma das melhores infraestruturas para veículos elétricos no mundo. Recentemente, o Brasil foi escolhido para sediar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis para mercados emergentes.


"As primeiras unidades do ID.3 e ID.4 desembarcam inicialmente no Brasil e na Argentina, e também serão apresentados para os principais mercados da região em exposições, clínicas com clientes e test drives", explica Thomas Owsianski, Presidente e CEO da Volkswagen da Argentina e vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen para a América do Sul. "Assim, a Volkswagen reforça seu posicionamento como a marca mais atrativa para uma mobilidade sustentável nos principais mercados globais", destaca.

ID.3 e ID.4: o futuro está entre nós

Ousados, inovadores, funcionais, tecnológicos e cheios de personalidade. Os modelos da família ID. criam uma nova identidade para a Volkswagen e impressionam em todos os quesitos. Diferente de tudo o que existiu até hoje, eles chamam a atenção por onde passam. É impossível ser indiferente a um ID..


Um dos pontos que mais chamam a atenção, seja no ID.3 ou no ID.4, é o visual arrebatador. Parte deste ‘charme’ está diretamente relacionado com suas proporções únicas, que possibilitaram aos designers da marca aplicar linhas limpas, puras e extremamente modernas.

"Um dos desafios do projeto ID. era fazer com que os modelos não se parecessem com veículos à combustão. E nós conseguimos isso de uma maneira muita especial. As rodas são grandes, a distância entre os eixos bem longa e os balanços dianteiro e traseiros curtos. Isso sem falar no design exclusivo de faróis e lanternas, que garantem tanto ao ID.3 quanto ao ID.4 características exclusivas, seja pela manhã ou durante a noite", explica o brasileiro Marco Pavone, Head Mundial de Design Exterior da Volkswagen e que teve participação direta na criação dos dois modelos.

O interior também é algo que impressiona e reestabelece novos parâmetros na indústria automobilística mundial, não apenas pelo acabamento com materiais que agregam requinte, mas principalmente pelo amplo e prático espaço interno.


Montados sobre a plataforma MEB, desenvolvida exclusivamente para os carros elétricos do Grupo Volkswagen, todos os IDs têm as baterias posicionadas no assoalho do carro, permitindo um melhor aproveitamento do habitáculo. Outro fator crucial é a utilização para motorista e passageiros do compartimento, que em um carro à combustão seria ocupado pelo motor.

Para se ter ideia desta revolução, um ID.3 tem dimensões externas equivalentes a um modelo da classe do Golf (segmento A), porém com espaço interno similar a modelos da categoria do Passat (segmento B).

Performance e eficiência lado a lado

Dirigir um ID é extremamente prazeroso. Primeiro por entregar uma performance impressionante e segundo pelas baterias de longo alcance, mais que suficiente para o cotidiano nos grandes centros ou para viagens de final de semana com a família.

Dependendo da configuração, um modelo ID pode entregar entre 145 cv e 299 cv de potência máxima, números equivalentes a muitos carros esportivos. Já a autonomia pode variar de 330 km a 550 km. Ponto importante a ser exaltado é que um sistema de recarga rápida pode recuperar até 80% da bateria em aproximadamente 30 minutos, considerando a recarga DC (100 kW).

Constante evolução dos sistemas

O nível de tecnologia dos modelos ID. é inédito em mercados latino-americanos. Já imaginou seu automóvel receber constantemente atualizações dos softwares, como acontece com os smartphones atualmente? Isso nos modelos ID.3 e ID.4 já ocorre para os países da Europa e é um enorme sucesso.


Os softwares evoluem rapidamente. Com ‘Updates Over-the-Air’, os modelos da família ID. não só estão constantemente atualizados para oferecer a melhor experiência para os seus usuários, como permitem que eles melhorem como veículos regularmente. Um benefício de muito valor, que antes era simplesmente inimaginável para um automóvel comercializado em série.

Realidade aumentada no dia a dia

Os modelos ID. contam com head-up display, com informações projetadas no para-brisa em realidade aumentada. Tanto o ID.3 quanto o ID.4 podem projetar inúmeros dados em 3D, sobre funções do veículo, recursos de segurança e até sistema de navegação. Tudo em realidade aumentada!

‘Carro Mundial do Ano 2021’

Por todas essas inovações, o ID.4 foi eleito ‘World Car of the Year 2021’, o mais conceituado prêmio da indústria automotiva, avaliado por jurados de todo o mundo, inclusive da região América Latina. Além disso, os modelos da família ID. receberam a nota máxima (cinco estrelas) no Euro NCAP na proteção para adultos e crianças, dentro dos mais rigorosos padrões de em testes de segurança da atualidade.

Definitivamente, o ID.3 e o ID.4 são o estado-da-arte em inovação e mobilidade sustentável. E vem muito mais por aí...

PEUGEOT e-208 GT abre caminho para a ofensiva de eletrificação da Marca no país. • Marca dá início à comercialização do e-208 GT no mercado nacional, seu hatch esportivo 100% elétrico. • 20 primeiros compradores do modelo garantirão uma estação de recarga doméstica da WEG, parceira certificada pela marca e qualificada para venda de estações, através da Rede de Concessionárias. • Chegada da versão, que é topo de gama na Europa, é ponto de partida para o lançamento de um ecossistema de eletrificação pensado para o consumidor deste nicho de mercado. • Entre os pilares da ofensiva está o movimento “Move To Electric”, além de importantes parcerias. Custa R$ 244.990


PEUGEOT e-208 GT: ESPORTIVO, MAGNÉTICO 100% ELÉTRICO

Nascido para escrever o capítulo de maior sucesso da Série 200, o Novo PEUGEOT 208 é um carro excitante em todos os aspectos, e não por acaso já conquistou diversos prêmios na Europa e no Brasil desde o seu lançamento, em 2020. O hatch foi o grande vencedor do European Car Of The Year, um dos prêmios mais cobiçados do mundo, e no Brasil, com suas configurações equipadas com motorização flex, recebeu o título de Melhor Hatch Compacto pelo Prêmio UOL Carros. Já na versão 2021, o modelo foi eleito o Melhor Carro Compacto na décima primeira edição do CAR AWARDS BRASIL, e conquistou destaque no prêmio de Compra do Ano 2021, realizado pela Revista Motorshow.

Agora, para dar continuidade a essa trajetória de sucesso, a Marca dá início à comercialização do PEUGEOT e-208 GT, que entrega altas doses de esportividade e emoção com um ingrediente especial adicionado à receita: eletrificação! Rápido, magnético e divertido de pilotar, o PEUGEOT 208 passa agora a ser oferecido também na configuração 100% elétrica, marcando o mergulho da Marca num nicho no qual já possui grande know-how e ampla atuação no mercado europeu.

A performance do PEUGEOT e-208 GT é garantida por um motor que entrega 260 Nm de torque imediatos (26,5 kgfm) e 136 cavalos de potência (100 kW), que permite ao modelo acelerar de 0 a 100km/h em apenas 8,3 segundos. Há três modos de condução disponíveis, e a escolha fica a critério de quem está ao volante, de acordo com a necessidade do momento. O modo “Eco” tem como foco a otimização da autonomia; já o “Drive” é indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia, enquanto o “Sport” prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximos.

O câmbio tipo joystick dispõe de cinco modos de seleção: P (Park – estacionamento), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e B Mode. Este último atua de modo a garantir regeneração da bateria, otimizando a autonomia do veículo. O condutor pode escolher entre “moderado”, para sensações semelhantes às de um veículo a combustão, e “aumentado”, para uma desaceleração controlada pelo pedal do acelerador.

BATERIA DE ALTA PERFORMANCE

Com 50 kWh de capacidade, o Peugeot e-208 GT é capaz de percorrer até 340 km com carga completa (ciclo WLTP). O veículo pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou em carregadores rápidos por meio de um plug (presente no mesmo local de abastecimento da versão a combustão).

O sistema é composto por um plug Type 2, para corrente alternada (AC), e plug CCS-2, para corrente continua (DC). O carregamento começa imediatamente após a conexão do cabo, e o usuário acompanha o status a partir das luzes indicativas de recarga (branco = abertura para conexão do plug; verde: piscante = em carregamento e fixo = carga completa; vermelho = anomalia/problema na recarga). Para soltar o plug, basta destravar as portas do veículo. 

O PEUGEOT e-208 GT pode ter 80% da bateria carregada em menos de 30 minutos, caso o usuário utilize uma estação de recarga de 100 kW (o que, na prática, significa recuperar cerca de 270 km de autonomia) – os dados de utilização e consumo da bateria e do powertrain elétrico são ilustrados no painel. A bateria tem 8 anos de garantia, com limite de quilometragem de 160 mil km.

Poder de carga Tempo previsto (bateria kW a 80%)

1,8 kW (tomada doméstica) - 24h56

11 kW / 22 kW - 04h03

7,4 kW - 06h02

50 kW - 53 minutos

100 kW - 30 minutos

PLATAFORMA CMP: ARQUITETURA OTIMIZADA

O PEUGEOT 208 marcou a estreia da produção de hatches na plataforma CMP (Common Modular Platform), uma das mais modernas do Groupe PSA. Uma das características dessa plataforma é ser multienergia, ou seja, ela pode ser otimizada para versões térmicas e elétricas na mesma linha de produção. Assim, a Marca é capaz de manter exatamente o mesmo padrão de equipamentos para toda a linha, garantindo que todo PEUGEOT 208 disponha dos itens de segurança e de assistência à condução do mais alto nível, qualquer que seja sua motorização.

Isso quer dizer, por exemplo, que mesmo com uma bateria de 220 litros de densidade acoplada debaixo do piso do veículo, a arquitetura da plataforma do e-208 GT permite:

-         Manter o mesmo volume de porta-malas da versão a combustão (311 litros).

-         Espaço frontal e traseiro dos ocupantes idênticos aos da versão a combustão.

-         Excelente posição de dirigir e aplicação das mais modernas tecnologias de assistência à condução.

Para rodar com plena segurança no Brasil, o time local de Engenharia da Marca aplicou um pacote de alterações com reforços específicos para as nossas condições topográficas, climáticas e, principalmente, de pavimentação. Uma delas é o pacote para proteção da bateria, com aplicação de chapas metálicas (ao invés de plásticas) em toda a região do assoalho e também na área abaixo do cofre. As bandejas de suspensão do e-208 GT ganharam reforços, assim como os pneus, que também tiveram as medidas mantidas, mas aqui são do tipo run flat.

O sistema de fixação da bateria de 12 volts também foi levado em conta e recebeu adaptação para garantir um funcionamento perfeito e seguro em nosso país, assim como o sistema de climatização, que sofreu ajustes para obtenção do máximo desempenho térmico mesmo em situações de elevada temperatura ambiente, ampliando o nível de conforto a bordo do veículo.

MAIS QUE UM PRODUTO, UM ECOSSISTEMA

Para a PEUGEOT, o lançamento de um veículo elétrico não trata apenas da oferta de um novo produto, e sim de todo um ecossistema de mobilidade elétrica pensado para o consumidor. Por isso, a chegada do PEUGEOT e-208 GT representa não somente a introdução da eletrificação no portfólio, mas também o pontapé inicial para um importante reposicionamento da Marca no país, que tem entre seus pilares estratégicos o movimento Move To Electric.

Esse ecossistema engloba uma série de ações para garantir a melhor experiência possível em termos de eletrificação. Para construí-lo a Marca fez o mapeamento da jornada da eletrificação, desde a compra até o pós-venda, a fim de identificar as principais necessidades e antecipar soluções, garantindo tranquilidade ao cliente. Com isso, a PEUGEOT traz ao mercado inovação além do produto em si, por meio de uma estrutura específica para o cliente de elétricos, que inclui:

- e-Centers, uma rede de concessionárias estruturada para a apresentação, comercialização e reparos de veículos elétricos;

- Pós-Vendas e Call Center qualificados para garantir excelência na oferta de serviços e de atendimento ao cliente;

- Uma seleção de parceiros homologados e certificados para auxiliar nas demandas que vão além do produto em si, a fim de oferecer a melhor experiência ao consumidor.


PARCEIROS DO ECOSSISTEMA

WEG – O início da comercialização do PEUGEOT e-208 GT ilustra bem essa cadeia de recursos, marcando a introdução de importantes parcerias. Uma delas, aliás, está envolvida no benefício especial oferecido pela Marca na ação deste lançamento, que dará uma estação de recarga para os 20 primeiros compradores do veículo – sim, totalmente grátis.

Desenvolvido para uso interno ou externo, em garagem ou estacionamento, o carregador Wemob Wall tem design moderno e compacto, ideal para uso em residências e condomínios, em redes monofásicas e bifásicas. 

Possui conectividade Wi-Fi, LEDs de sinalização, controle de acesso por TAGs, app EV Drivers e funções de medição de energia e smart charging. Com 7,4 kW OU 22 kW de potência, ele permite uma recarga rápida da bateria do veículo.

A WEG é a parceria certificada e qualificada da Marca para venda e instalação da estação de recarga. Multinacional brasileira, a empresa é uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo.

ECOVAGAS – Idealizada pela Estapar (maior rede de estacionamentos do País) e pela Enel X (empresa de soluções energéticas da Enel Brasil), a iniciativa chamada de Ecovagas prevê a primeira rede de recarga semipública para veículos híbridos e elétricos do país, e tem o Grupo Stellantis como parceiro. Por meio dessa sinergia, os clientes proprietários de qualquer PEUGEOT elétrico serão beneficiados com o serviço de recarga nos postos de carregamento elétrico da rede de forma totalmente gratuita (sem qualquer custo adicional a tarifa de estacionamento do local).

Atualmente a rede conta com 150 postos de recarga, disponíveis para uso de todos os veículos eletrificados com plug padrão americano, tipo 2, amplamente utilizado no mercado brasileiro e compatível com o e-208 GT. Com tecnologia da Enel X, os equipamentos fornecem um carregamento inteligente e atingirão um total de 200 postos ainda este ano.

O foco das instalações são estacionamentos premium administrados pela Estapar em shoppings centers, aeroportos, hospitais, arenas, prédios comerciais e instituições de ensino, além de possíveis novos locais, inclusive fora das operações da Estapar. Na primeira fase, as estações de recargas estão instaladas em 23 cidades em 10 estados, como São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Barueri (SP), Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Aracaju (SE), Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Campinas (SP) e Fortaleza (CE).

CART & TUPINAMBÁ – Para ter acesso facilitado a rede de eletropostos o cliente contará com suporte da plataforma CART, do Grupo Stellantis, válida dentro e fora da cidade. É mais um feature disponível para o e-208 GT, já que funciona por meio de um aplicativo compatível com a central multimídia do carro, permitindo ao usuário buscar postos de recarga nas proximidades com base em sua localização. 

Essa tecnologia de mapeamento dos pontos de recarga é fruto de mais uma parceria firmada pela Marca, desta vez com a Tupinambá, principal startup de infraestrutura de eletromobilidade nacional. Junto com eles, a PEUGEOT garante a exibição de mais de 750 pontos de recarga por todo o Brasil, e o melhor: todos eles são auditados in loco pela equipe Tupinambá, a fim de entender se o equipamento está realmente em funcionamento, o que constitui um verdadeiro diferencial, já que outras plataformas sobem os pontos de maneira colaborativa. É a certeza de se chegar ao ponto de recarga mais próximo com a garantia de que ele estará em funcionamento.

Isso quer dizer que ao comprar um e-208 GT, o cliente PEUGEOT estará adquirindo também uma série de facilidades para tornar sua experiência com a eletrificação agradável e completa.

PEUGEOT: MAIS DE 200 ANOS DE HISTÓRIA, PIONEIRISMO E MUITO MOVIMENTO

A PEUGEOT vive mais um momento de transformação, estado característico de uma empresa que está em constante movimento e que traz o pioneirismo e a inovação impressos no DNA. São mais de 200 anos de história, com uma trajetória recheada de momentos gloriosos e marcantes não somente para a própria Marca, mas para a indústria automobilística como um todo.

Ao longo de sua jornada, a PEUGEOT tem mostrado ao mundo sua imensa capacidade de interpretar o real significado de mobilidade, assumindo uma posição de verdadeira referência em diversos aspectos. Uma Marca capaz de perpetuar através dos tempos e de se transformar com o passar dos anos, carregando a vasta experiência de quem ajudou a moldar o segmento de veículos no mundo, somada a uma visão empreendedora sempre capaz de antecipar o futuro.

Novos tempos pedem novas soluções e atitudes, e a PEUGEOT atende a esse chamado mergulhando em suas raízes. Isso porque, em sua história, a eletrificação está presente desde 1902, quando a Marca já estudava o uso desse tipo de energia para veículos. Durante a Segunda Guerra Mundial, o racionamento de gasolina significou a necessidade de encontrar fontes alternativas de energia, e a PEUGEOT foi o único grande fabricante a se interessar por este meio de propulsão. Assim, em 1941 a Marca passou a oferecer seu primeiro veículo elétrico, o PEUGEOT VLV (Véhicule Léger de Ville - Veículo Leve de Cidade), que teve 377 unidades entre junho de 1941 e fevereiro de 1943.

Atualmente, a Marca dispõe de uma ampla gama de veículos eletrificados no mercado europeu – e a promessa é oferecer uma versão eletrificada de 100% dos modelos até 2025. Para a América do Sul, o ponto de partida é garantir a melhor experiência em eletrificação a bordo de um modelo Peugeot, começando pelo e-208 GT.

A estratégia de eletrificação da Marca PEUGEOT é baseada em 3 pilares:

- A serenidade, com que tem passado por todas as revoluções industriais ao longo de sua existência;

- O prazer, que está presente em sua genética para que o futuro nunca seja entediante;

- A simplicidade, representada pela possibilidade de escolha do modo de propulsão a ser utilizado. Nesse quesito, a Plataforma Modular CMP é peça fundamental, já que permite uma ágil adaptação ao ritmo da transição energética, sem abrir mão dos valores essenciais aos veículos que carregam o emblema do Leão.

Ao adentrar o universo da eletrificação no país, a marca reforça sua posição de representante dos novos tempos, alinhada às novas aspirações, às crenças e valores de uma sociedade em mudança. E de um consumidor cada vez mais criativo e exigente, assim como a Marca PEUGEOT.




Stellantis e TotalEnergies dão as boas-vindas à Mercedes-Benz como um novo parceiro da Automotive Cells Company (ACC) e aumentam seu plano de capacidade para pelo menos 120 GWh até 2030 • A Mercedes-Benz torna-se acionista igualitária da ACC, juntamente com a Stellantis e a TotalEnergies, cada uma com 1/3 de participação acionária • Mercedes-Benz fornecerá tecnologia e know-how de produção para a Automotive Cells Company (ACC) • Os parceiros vão acelerar o desenvolvimento do ACC com um objetivo de atingir pelo menos 120 GWh de capacidade até 2030

 

Paris, setembro de 2021 - Stellantis, TotalEnergies e Mercedes-Benz firmaram acordo para receber a Mercedes-Benz como um novo parceiro da Automotive Cells Company (ACC). Após seu ingresso, os parceiros se comprometem a aumentar a capacidade industrial da ACC para pelo menos 120 GWh até 2030. A transação está sujeita a acordo sobre a documentação definitiva e as condições habituais de fechamento, incluindo aprovações regulatórias.

A ACC resulta da iniciativa tomada em 2020 pela Stellantis e TotalEnergies e apoiada pelas autoridades francesas, alemãs e europeias, para criar um campeão europeu de baterias para veículos elétricos. A entrada da Mercedes-Benz na ACC é uma demonstração clara do progresso industrial e dos méritos do projeto, que se fortalecerá.

O objetivo da ACC é desenvolver e produzir células e módulos de bateria para veículos elétricos com foco na segurança, desempenho e competitividade, garantindo o mais alto nível de qualidade e a menor pegada de carbono. O plano de capacidade atualizado da ACC mobilizará um investimento de mais de 7 bilhões de euros, que será apoiado por subsídios e financiado por capital próprio e financiamento. A criação deste campeão europeu de baterias ajudará a Europa a enfrentar os desafios da transição energética na mobilidade, garantindo a segurança do abastecimento de um componente essencial para a indústria de carros elétricos.

A ACC será apoiada por um trio vencedor de parceiros que combinam:

• Um profundo conhecimento tecnológico no desenvolvimento de baterias com a Saft, uma afiliada da TotalEnergies, que tem mais de 100 anos de experiência no campo de baterias de longa duração e sistemas de baterias.

• Um player líder global em mobilidade com a Stellantis que tem a missão clara de fornecer tecnologia de ponta para garantir a liberdade de movimento para todos por meio de soluções de mobilidade diferenciadas, atraentes, acessíveis e sustentáveis.

• A experiência em pesquisa e desenvolvimento da Mercedes-Benz, juntamente com seu apoio à expansão das instalações de produção da ACC com base nos padrões de qualidade de referência da marca.

“Ter a Mercedes-Benz se juntando a nós como um novo acionista é um marco importante para a ACC”, disse Yann Vincent, CEO da ACC. “A Mercedes-Benz trará um voto de confiança em nosso roteiro de tecnologia e competitividade de produtos que fortalece significativamente o potencial de negócios da ACC e sustenta nossos ambiciosos planos de crescimento. Esta é a nossa contribuição para um futuro elétrico e sustentável. ”

“A Mercedes-Benz segue um plano de transformação muito ambicioso e esse investimento estabelece um marco estratégico em nosso caminho para a neutralidade de CO2. Juntamente com a ACC, iremos desenvolver e produzir de forma eficiente células e módulos de bateria na Europa - feitos sob medida conforme requisitos específicos da Mercedes-Benz ”, disse Ola Källenius, CEO da Daimler AG e Mercedes-Benz AG. “Esta nova parceria nos permite garantir o fornecimento, aproveitar as vantagens das economias de escala e fornecer aos nossos clientes tecnologia de bateria superior. Sobretudo, podemos ajudar a garantir que a Europa continue no centro da indústria automobilística - mesmo na era da eletrificação. Com a Mercedes-Benz como um novo parceiro, a ACC pretende mais do que dobrar a capacidade em suas instalações europeias para apoiar a competitividade industrial da Europa no design e fabricação de células de bateria”.

“Damos as boas-vindas à Mercedes-Benz como um parceiro estratégico que compartilha nossa ambição de acelerar a liderança da ACC”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “A estratégia de eletrificação da Stellantis está avançando aceleradamente e o anúncio de hoje é o próximo passo em nosso plano de ser o líder automotivo, com todas as 14 marcas comprometidas em oferecer as melhores soluções totalmente eletrificadas que atendam às demandas dos clientes. Este consórcio impulsiona nossa experiência técnica compartilhada e sinergias de fabricação, e continua a garantir que a Stellantis lidere a maneira como o mundo se move da maneira mais eficiente, acessível e sustentável”.

“Estamos muito satisfeitos em dar as boas-vindas à Mercedes-Benz como um novo parceiro da ACC. Isto demonstra a credibilidade da nossa iniciativa há um ano com a Stellantis e irá apoiar claramente a nossa ambição de criar um campeão europeu de baterias. Juntos, estamos trazendo todas as nossas competências para contribuir para o desenvolvimento sustentável da mobilidade. Esta nova etapa é mais uma demonstração da transformação da TotalEnergies em uma ampla empresa de energia e de nossa disposição em estender nossa presença em mobilidade elétrica. A TotalEnergies contará com a experiência reconhecida de sua subsidiária Saft em baterias e com o know-how industrial de nossos parceiros para atender ao forte crescimento dos veículos elétricos na Europa”, disse Patrick Pouyanné, presidente e CEO da TotalEnergies.

Sobre a ACC

A Automotive Cells Company (ACC) foi fundada em agosto de 2020 e, até o momento, combina a expertise de três grandes empresas com habilidades e experiências complementares. A ambição da ACC é se tornar o líder do mercado europeu de baterias de automóveis que permitam mobilidade limpa e eficiente para todos. O Centro de P&D e as instalações de teste em Nouvelle-Aquitaine são apenas o começo.

Sobre a Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz AG é responsável pelos negócios globais da Mercedes-Benz Cars e Mercedes-Benz Vans, com mais de 170 mil funcionários em todo o mundo. A empresa se concentra no desenvolvimento, produção e venda de automóveis de passageiros, vans e serviços relacionados a veículos. Além disso, a empresa aspira ser líder nas áreas de mobilidade elétrica e software veicular. A Mercedes-Benz AG é uma das maiores fabricantes mundiais de automóveis de passageiros de luxo. Em seus dois segmentos de negócios, a Mercedes-Benz AG está continuamente expandindo sua rede de produção mundial com cerca de 35 unidades de produção em quatro continentes, enquanto se prepara para atender aos requisitos de mobilidade elétrica. Ao mesmo tempo, a empresa está construindo e ampliando sua rede global de produção de baterias em três continentes.

Sobre a Saft

A Saft é especializada em soluções de bateria de tecnologia avançada para a indústria, desde o design e desenvolvimento até a produção, customização e prestação de serviços. Por mais de 100 anos, as baterias e sistemas de longa duração da Saft forneceram aplicações críticas de segurança, energia de reserva e propulsão para nossos clientes. Nossa tecnologia inovadora, segura e confiável oferece alto desempenho em terra, no mar, no ar e no espaço. A Saft está impulsionando a indústria e cidades mais inteligentes, ao mesmo tempo que fornece funcionalidade crítica de backup em ambientes remotos e hostis, do Círculo Polar Ártico ao Deserto do Saara. Saft é uma subsidiária integral da TotalEnergies, um amplo grupo de energia que produz e comercializa combustíveis, gás natural e eletricidade.

Nós energizamos o mundo. www.saftbatteries.com

 Sobre a Stellantis

A Stellantis é uma das principais fabricantes de automóveis e fornecedoras de mobilidade orientada por uma visão clara: oferecer liberdade de movimentação com soluções de mobilidade distintas, econômicas e confiáveis. Além da rica herança do Grupo e da ampla presença geográfica, seus pontos mais fortes estão em seu desempenho sustentável, profundidade da experiência e ampla variedade de talentos de funcionários em todo o mundo. A Stellantis aproveitará seu amplo e icônico portfólio de marcas, que foi fundado por visionários que infundiram as marcas com paixão e um espírito competitivo que toca funcionários e clientes. A Stellantis aspira se tornar a melhor, não a maior, enquanto cria mais valor para todos os acionistas e as comunidades nas quais opera.

Sobre a TotalEnergies

A TotalEnergies é uma ampla empresa de energia que produz e comercializa energias em escala global: petróleo e biocombustíveis, gás natural e gases verdes, energias renováveis ​​e eletricidade. Nossos 105 mil funcionários estão comprometidos com uma energia cada vez mais disponível, limpa, confiável e acessível para o maior número de pessoas possíveis. Presente em mais de 130 países, a TotalEnergies coloca o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões no centro de seus projetos e operações para contribuir com o bem-estar das pessoas.

Nota de Advertência

Este comunicado de imprensa, do qual não podem derivar consequências jurídicas, é apenas para fins informativos. Este documento pode conter informações prospectivas e declarações baseadas em uma série de dados econômicos e suposições feitas em um determinado ambiente econômico, competitivo e regulatório. Eles podem se revelar imprecisos no futuro e estão sujeitos a uma série de fatores de risco. Nem a TotalEnergies SE, nem a Stellantis ou a Mercedes-Benz AG, nem qualquer uma de suas respectivas subsidiárias assume qualquer obrigação de atualizar publicamente quaisquer informações prospectivas ou declarações, objetivos ou tendências contidas neste documento, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou outros, uma vez que tais informações, declarações, objetivos ou tendências prospectivas são baseadas exclusivamente nas circunstâncias na data da publicação.

Stellantis N.V. Declarações Prospectivas

Esta comunicação contém declarações prospectivas. Em particular, as declarações sobre eventos futuros e resultados antecipados de operações, estratégias de negócios, benefícios previstos da transação proposta, resultados financeiros e operacionais futuros, a data de fechamento prevista para a transação proposta e outros aspectos antecipados de nossas operações ou resultados operacionais são declarações prospectivas. Essas declarações podem incluir termos como "pode", "irá", "espera", "poderia", "deveria", "pretende", "estimar", "antecipar", "acreditar", "permanecer", "no caminho ”,“ Design ”,“ alvo ”,“ objetivo ”,“ meta ”,“ previsão ”,“ projeção ”,“ perspectiva ”,“ prospectivas”,“ plano ”ou termos semelhantes”. As declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro. Em vez disso, eles são baseados no estado atual de conhecimento da Stellantis, expectativas futuras e projeções sobre eventos futuros e estão, por sua natureza, sujeitos a riscos e incertezas inerentes. Eles se referem a eventos e dependem de circunstâncias que podem ou não ocorrer ou existir no futuro e, como tal, não se deve depositar confiança indevida neles.

Os resultados reais podem diferir materialmente daqueles expressos nas declarações prospectivas como resultado de uma variedade de fatores, incluindo: incertezas quanto a se a transação proposta discutida neste documento será consumada ou quanto ao momento da mesma; a satisfação das condições precedentes à consumação da transação proposta, incluindo a capacidade de obter aprovações regulatórias nos termos esperados, de todo ou em tempo hábil; o risco de que os negócios das partes sejam adversamente impactados durante a pendência da transação proposta; a capacidade da Stellantis de integrar com sucesso as operações da Empresa; interrupção dos negócios após a transação; o efeito do anúncio da transação sobre a capacidade da Empresa de reter e contratar pessoal-chave e manter relacionamentos com clientes, fornecedores e outros com quem a Empresa faz negócios; o impacto da pandemia de COVID-19, a capacidade da Stellantis de lançar novos produtos com sucesso e de manter os volumes de vendas de veículos; mudanças nos mercados financeiros globais, ambiente econômico geral e mudanças na demanda por produtos automotivos, que está sujeita à ciclicidade; mudanças nas condições econômicas e políticas locais, mudanças na política comercial e a imposição de tarifas globais e regionais ou tarifas direcionadas à indústria automotiva, a promulgação de reformas fiscais ou outras mudanças nas leis e regulamentos fiscais; a capacidade da Stellantis de expandir algumas de suas marcas globalmente; sua capacidade de oferecer produtos inovadores e atraentes; sua capacidade de desenvolver, fabricar e vender veículos com recursos avançados, incluindo eletrificação aprimorada, conectividade e características de direção autônoma; vários tipos de reclamações, ações judiciais, investigações governamentais e outras contingências, incluindo responsabilidade pelo produto e reclamações de garantia e reclamações ambientais, investigações e ações judiciais; despesas operacionais relevantes em relação ao cumprimento de regulamentações ambientais, de saúde e segurança; o intenso nível de competição na indústria automotiva, que pode aumentar devido à consolidação; exposição a deficiências no financiamento dos planos de pensão de benefício definido da Stellantis; a capacidade de fornecer ou providenciar acesso a financiamento adequado para revendedores e clientes de varejo e riscos associados relacionados ao estabelecimento e operações de empresas de serviços financeiros; a capacidade de acessar financiamento para executar os planos de negócios da Stellantis e melhorar seus negócios, condição financeira e resultados operacionais; um mau funcionamento significativo, interrupção ou violação de segurança comprometendo os sistemas de tecnologia da informação ou os sistemas de controle eletrônico contidos nos veículos da Stellantis; a capacidade da Stellantis de obter os benefícios previstos de acordos de joint venture; perturbações decorrentes da instabilidade política, social e econômica; riscos associados às nossas relações com funcionários, revendedores e fornecedores; aumentos nos custos, interrupções no fornecimento ou escassez de matérias-primas, peças, componentes e sistemas usados ​​nos veículos da Stellantis; desenvolvimentos nas relações trabalhistas e industriais e desenvolvimentos nas leis trabalhistas aplicáveis; flutuações da taxa de câmbio, mudanças nas taxas de juros, risco de crédito e outros riscos de mercado; agitação política e civil; terremotos ou outros desastres; e outros riscos e incertezas.

Todas as declarações prospectivas contidas nesta comunicação são válidas apenas na data deste documento e a Stellantis nega qualquer obrigação de atualizar ou revisar publicamente as declarações prospectivas. Mais informações sobre a Stellantis e seus negócios, incluindo fatores que podem afetar materialmente os resultados financeiros da Stellantis, estão incluídas nos relatórios e arquivamentos da Stellantis junto à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, AFM e CONSOB.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.