Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Curitiba ganha a primeira Escola de Turismo do Brasil no Dia Mundial de Turismo



Lançamento da Escola de Turismo de Curitiba


Curitiba ganhou, nesta segunda-feira (27/9), dia em que se comemorou o Dia Mundial do Turismo, a primeira Escola de Turismo do Brasil, implementada pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT) e que nasce com um conceito inovador. Os cursos são criados a partir de parcerias colaborativas e vão acontecer em diversos espaços, a Escola não possui sede fixa e como um organismo vivo vai abraçar toda a cidade.

Cursos com viés de gastronomia podem acontecer na Fazenda Urbana, no Mercado Municipal ou na Casa Culpi. Assuntos com temática cultural no Memorial Paranista ou em outros espaços culturais da cidade, e assim por diante.

O lançamento da Escola de Turismo de Curitiba aconteceu no Memorial Paranista, e iniciou com um tour pelo Memorial João Turim. O evento, que contou com a presença do prefeito Rafael Greca, foi fechado para convidados e membros do Conselho Municipal de Turismo, que se inscreveram previamente; para manter os protocolos de segurança sanitárias as vagas foram limitadas.

“Uma cidade só serve para ser visitada quando ela é boa para o seu povo. Fico muito feliz em declarar aberta a Escola de Turismo de Curitiba, todos os lugares em nossa cidade fazem parte desse hub, desde a Catedral Metropolitana até a cozinha de um restaurante. Mais uma vez Curitiba inova e cria referências. Viva Curitiba!”, disse Greca.

“A Escola é um marco nessa retomada do setor em nossa cidade, nosso maior desafio é agregar os interesses do trade e da sociedade, servindo como um alicerce de conhecimento, preparação e suporte técnico, buscando a retomada econômica não só em Curitiba, mas também de toda a região metropolitana”, declarou Tatiana Turra, presidente do IMT.

O secretário nacional de Turismo, William França Cordeiro, veio de Brasília especialmente para o lançamento. “Curitiba é uma usina de ideias, um exemplo para todo o país. Mais uma vez a cidade sai na frente e cria referência com a Escola de Turismo”, afirmou Cordeiro.

O professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP), Luiz Roberto Trigo, foi convidado para ministrar a palestra de inauguração e falou sobre como potencializar talentos nesse período de retomada do setor. “Essa é a primeira palestra presencial que eu faço desde o início da pandemia. Vários países do mundo estão iniciando uma recuperação. As pessoas ficaram mais exigentes e é necessária uma requalificação, a qualificação profissional não tem limites e a Escola de Turismo chega em um momento mais do que propício”, disse Trigo.

Prefeito de Curitiba, Rafael Greca

Experiência construindo uma nova prática
A Escola de Turismo, traz uma proposta inovadora e colaborativa com capacitações destinadas a um grande público: trade, empresas, empresários, terceiro setor, servidores públicos, intercambistas e cidadãos interessados em inovação no setor turístico.

Nasce como uma oferta voltada a atender aos principais nichos do setor turístico, contemplando suas necessidades. Criando uma grande rede de colaboração entre diversas áreas abrindo um novo universo de oportunidades nos eixos que integram o turismo.

O IMT busca cada vez mais aprimorar o trabalho através de ações que integrem, promovam e beneficiem todo o trade turístico, a comunidade e os turistas.

A escola é mais uma solução inteligente e planejada de capacitação buscando inovações para o setor e foi estruturada em três pilares: Gestão Estratégica do Destino, Gestão Logística Tática e Qualificação da mão de obra. Mais uma ação que pavimenta o caminho da cidade como Destino Turístico Inteligente.



Cursos de Lançamento
Os primeiros cursos oferecidos pela Escola de Turismo de Curitiba são gratuitos e serão realizados em parceria com o Senac/PR, no formato EAD (ensino a distância). São sete formações, em diversos setores: gastronomia, design, informática, entre outros, com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (27/9) podendo ser realizadas até o dia 17 de outubro. Para mais informações e inscrições, clique aqui.

Da parceria com o IMAP (Instituto Municipal de Administração Pública), estão sendo oferecidos inicialmente os cursos de Tendência em Turismo e Hospitalidade e Destino Turístico Inteligente. Para mais informações e inscrições, clique aqui.

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.