Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 28 de maio de 2025

Antonio Filosa, com 25 anos de trajetória na empresa, atualmente Chief Operating Officer das Américas e Chief Quality Officer, foi nomeado CEO da Stellantis





Amsterdam, 28 de maio de 2025 – A Stellantis N.V. (“Companhia”) anuncia que seu Conselho de Administração (“Conselho”) selecionou, por unanimidade, Antonio Filosa como novo Chief Executive Officer (CEO), após um rigoroso processo de seleção de candidatos internos e externos, conduzido por um Comitê Especial do Conselho, liderado pelo Executive Chairman John Elkann.

A Companhia realizará, nos próximos dias, uma Assembleia Extraordinária de Acionistas para eleger Antonio Filosa como membro do Conselho de Administração, na função de executive director. Enquanto isso, para lhe conceder autoridade plena e garantir uma transição eficiente, o Conselho atribuiu a ele os poderes de CEO com vigência a partir de 23 de junho.

O Conselho escolheu Antonio Filosa como CEO com base em seu histórico comprovado de sucesso ao longo de mais de 25 anos na indústria automotiva, na ampla e diversificada experiência internacional, no profundo conhecimento da Companhia e em suas reconhecidas qualidades de liderança.

Antonio Filosa liderou a Stellantis tanto na América do Norte quanto na América do Sul. Durante seu período como Chief Operating Officer of South America, ele levou a marca FIAT à liderança do mercado e expandiu significativamente as marcas Peugeot, Citroën, Ram e Jeep®. Como resultado, a Stellantis consolidou sua posição de liderança na região. 

Seu trabalho na criação da fábrica de Pernambuco, um dos maiores polos automotivos da América do Sul, impulsionou o lançamento da Jeep® no Brasil, que rapidamente se tornou o principal mercado da marca fora dos Estados Unidos.

Como CEO da Jeep®, Antonio Filosa expandiu a presença global da marca, incluindo a Europa, onde seus modelos continuam sendo os mais vendidos da Companhia, graças a produtos de grande sucesso, como o Jeep Avenger. Em dezembro de 2024, ele foi promovido ao cargo de Chief Operating Officer Americas. 

Desde então, tem fortalecido as operações nos Estados Unidos, com ações como a significativa redução do estoque excessivo nas concessionárias, a reorganização da equipe de liderança, o impulso no lançamento de novos produtos e motores, além do aumento do diálogo com concessionárias, sindicatos e fornecedores.

John Elkann continuará em seu papel como Executive Chairman quando Antonio Filosa assumir o cargo de CEO em 23 de junho. Na ocasião, Antonio Filosa também anunciará a nova equipe de liderança da Stellantis.

“O profundo conhecimento que Antonio tem da nossa Companhia, incluindo as pessoas, que ele considera nosso maior patrimônio, e da nossa indústria o prepara perfeitamente para o cargo de CEO nesta próxima e crucial fase do desenvolvimento da Stellantis”, afirmou John Elkann, Stellantis Executive Chairman. 

“Trabalhei de perto com Antonio nos últimos seis meses, período em que suas responsabilidades aumentaram, e sua liderança forte e eficaz, abrangendo tanto a América do Norte quanto a América do Sul, em um momento de desafios sem precedentes, confirmou as excelentes qualidades que ele traz para o cargo. Juntamente com todo o Conselho, aguardo com expectativa a oportunidade de trabalhar com ele.”

“Recebemos com unanimidade a nomeação de Antonio como nosso novo CEO”, acrescentou Stellantis Vice Chairman, Robert Peugeot. “Seu histórico de liderança bem-sucedida ao longo de seus muitos anos na nossa Companhia fala por si só e, junto com seu profundo conhecimento do nosso negócio e das complexas dinâmicas que nossa indústria enfrenta, fazem dele a escolha natural para ser o próximo CEO da Stellantis.”

“A nomeação de Antonio Filosa para liderar a Stellantis abre um novo e importante capítulo para a nossa Companhia”, afirmou Nicolas Dufourcq, CEO of the Banque Publique d’Investissement (Bpifrance). “Em um momento de transformação para a indústria automotiva global, Antonio Filosa possui o conhecimento, a experiência e o talento para liderar a Stellantis rumo a novos sucessos.”

“É uma grande honra para mim ser nomeado CEO desta empresa fantástica”, afirmou Antonio Filosa. “Sou grato ao nosso Chairman, John Elkann, e aos membros do nosso Conselho pela liderança, especialmente nos últimos meses, e pela confiança que depositaram em mim para conduzir nosso negócio neste momento decisivo para a indústria. Sempre me inspirei no imenso talento, na paixão e no comprometimento das pessoas da Stellantis, assim como na força de confiar em nossas equipes para alcançar a excelência. Temos as marcas mais icônicas e reconhecidas da história automotiva mundial, além de um legado de mais de 100 anos de inovação. Esse legado, combinado com nossa dedicação incansável para oferecer aos clientes os produtos e serviços que eles amam, continuará sendo a chave do nosso sucesso.”



terça-feira, 27 de maio de 2025

MSC Cruzeiros amplia oferta no Caribe Sul, onde não há necessidade de visto para brasileiros, com viagens durante todo o ano e dois navios na região com itinerários de 7 e 14 noites a partir da temporada 2026/2027




A MSC Cruzeiros anunciou, hoje, a adição do MSC Opera, durante todo o ano, no Caribe Sul, com operação durante a temporada 2026/2027, que começa em novembro de 2026, e no verão de 2027, oferecendo roteiros inéditos e emocionantes. Para viajar por essa região não há necessidade de visto para brasileiros e as vendas já estão abertas.

Esta adição marca a primeira vez que a Companhia terá um navio posicionado durante o verão na região, assim como, de forma iniciada, que dois navios operarão simultaneamente no Caribe Sul durante a temporada entre dezembro de 2026 e março de 2027, ampliando as março para que os hóspedes descubram os destinos encantadores da região ao longo de todo o ano.

MSC Ópera

Para os hóspedes que buscam escapar para praias ensolaradas e águas cristalinas, em um retiro sereno, para relaxar nas diversas estações do ano, a MSC Cruzeiros está oferecendo roteiros completamente novos para a viagem ideal em qualquer estação.

O MSC Opera oferecerá uma variedade de itinerários de sete noites, além da opção de estender a viagem para um cruzeiro de 14 noites, visitando diversos destinos deslumbrantes, incluindo República Dominicana, Martinica, Guadalupe, Ilhas Virgens Britânicas, Barbados, Antígua e Barbuda, Antilhas Holandesas, entre outros.


St. John's, Antígua


Fort-de-France, Martinica

O navio terá como porto de embarque, La Romana, na República Dominicana, um novo destino regular da MSC Cruzeiros, que oferecerá cruzeiros de 7 ou 14 noites, a partir de 16 de novembro de 2026. A partir de abril de 2027, o navio também oferecerá um segundo porto de embarque, em Fort de France, na Martinica.


Virgin Gorda, Ilhas Virgens Britânicas


La Romana, República Dominicana

Entre os destaques dos novos itinerários do MSC Opera , estão:La Romana, República Dominicana: oferece aos visitantes uma combinação perfeita de conforto, rica cultura e belezas naturais, com praias preservadas, lojas de artesanato local, deliciosos frutos do mar e fácil acesso a pontos turísticos famosos, como a encantadora Cueva de las Maravillas.

Ilha Catalina, República Dominicana: o paraíso tropical ideal para férias memoráveis, tanto para quem busca relaxamento quanto para os aventureiros. A ilha é conhecida por suas águas cristalinas, recifes de corais vibrantes e praias de areia branca, além de uma variedade de atividades para desfrutar como mergulho com snorkel e com tanques de oxigênio, além de relaxar ao sol.

Fort-de-France, Martinica: encanta visitantes de todas as partes do mundo com suas maravilhas naturais, charme histórico e belas baías e praias. Em sua vibrante capital, Fort-de-France, os hóspedes podem explorar a arquitetura colorida, mercados animados e lojas locais, ou aventurar-se um pouco mais para descobrir as famosas destilarias de rum, a exuberante floresta tropical e as praias paradisíacas.

Virgin Gorda, Ilhas Virgens Britânicas: uma das mais serenas e deslumbrantes ilhas do arquipélago britânico, Virgin Gorda oferece uma experiência caribenha inesquecível. Os viajantes podem explorar os mundialmente famosos banhos termais – “The Baths”, relaxar em praias paradisíacas ou desfrutar de trilhas cênicas como o Parque Nacional Pico Gorda, que proporciona vistas espetaculares da ilha

John's, Antígua e Barbuda: capital de Antígua e Barbuda, St. John's é conhecida por suas casas coloridas e vibrantes, marcos históricos cativantes, como o Fort James e por ser o ponto de partida ideal para explorar algumas das praias mais deslumbrantes do Caribe – perfeitas para relaxar ao sol ou desfrutar de atividades aquáticas.

Os itinerários do MSC Opera oferecem mais 10 destinos fascinantes, entre eles Oranjestad (Aruba), Bridgetown (Barbados), Kralendijk (Bonaire, Santo Eustáquio), Willemstad (Curaçao), Baía de Samaná (República Dominicana), Saint George (Granada), Pointe-à-Pitre (Guadalupe), Philipsburg (Antilhas Holandesas), Basseterre (São Cristóvão e Nevis) e Road Town (Ilhas Virgens Britânicas).

O MSC Opera se juntará ao MSC Seaview, durante entre dezembro de 2026 e março de 2027, oferecendo cruzeiros de 7 noites, com embarques em Fort-de-France, e escalas em destinos como Pointe-à-Pitre (Guadalupe), Philipsburg (Sint Maarten), St. (Barbados), Kingstown (São Vicente e Granadinas), Saint George (Granada) e Castries (Santa Lúcia).

Para informações completas sobre o itinerário, clique aqui .

segunda-feira, 26 de maio de 2025

Capacitação Gramado Inesquecível


A Secretaria de Turismo de Gramado disponibiliza, no site Gramado Inesquecível, uma capacitação online e totalmente gratuita sobre o nosso encantador destino.

Durante o curso, você vai conhecer mais sobre a história da cidade, curiosidades, principais atrativos turísticos, eventos e boas práticas no atendimento ao visitante.

Ao final, os participantes recebem um certificado oficial e um pin exclusivo, enviado diretamente pela Secretaria de Turismo.

Não perca essa oportunidade de se aprofundar no universo de Gramado!

Acesse a capacitação aqui

Citroën inicia vendas das duas versões da nova Jumpy, Cargo, R$ 223.990 e Vitré, R$ 229.990, que passou recentemente por uma reestilização

 


A Citroën iniciou as vendas da nova Jumpy 2025. A van mais vendida da marca passou recentemente por uma atualização e está disponível em duas versões: Cargo (R$ 223.990) e Vitré (R$ 229.990), com garantia de três anos. 

A Citroën Jumpy vem equipada com o novo motor 2.2 Turbodiesel, com potência de 150 cv e 37,7 kgfm de torque, tem autonomia para rodar 12,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada, sendo 4,2% e 15,1% mais econômica, respectivamente, que a versão anterior. Além disso, a nova motorização permitiu uma melhor performance da Citroën Jumpy, que agora faz de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos (1,2 segundos mais rápido que o modelo anterior), retomadas de 60 a 100 km/h em 7,5 segundos e de 80 a 100 km/h em 10,9 segundos, um ganho de dois segundos em média da versão anterior.  


A Citroën Jumpy continua com ótima capacidade de carga de quase 1,5 tonelada, com comprimento e largura máximos do baú de 2,86 m e 1,39 m, respectivamente, e volume útil de 6,1 m³, além da praticidade de poder ser conduzida por pessoas habilitadas com a CNH de categoria B. 

Conheça mais detalhes em https://www.citroen.com.br/veiculos-utilitarios/citroen-jumpy.html.  

Citroën FlexCare lança serviço de Garantia Adicional de 12 e 24 meses e reúne revisões a preços fixos financiados. // Citroën celebra 1.000.000 de histórias sobre rodas no Polo Automotivo Stellantis de Porto Real (RJ)

 


Para contarem com ainda mais praticidade e tranquilidade, os consumidores da Citroën têm à disposição o Citroën FlexCare, uma gama de serviços elaborados para facilitar o dia a dia e gerar economia ao longo de sua relação com a marca Citroën. Além da flexibilidade das revisões, tanto em questões de pagamento quanto de agendamento, o catálogo inclui uma novidade: a Garantia Adicional.

Ao adquirirem um modelo Citroën, os clientes já contam com três anos de garantia de fábrica, mas contratando a Garantia Adicional, é possível optar pela prorrogação de 12 meses ou 24 meses, desde que o veículo esteja dentro do limite de 60 mil quilômetros rodados e que esteja dentro da garantia de fábrica. O serviço de Garantia Adicional pode contemplar somente motor e câmbio ou ser mais ampla, incluindo itens como direção, parte elétrica, entre outros.


“A Garantia Adicional posterga as facilidades e a segurança que um atendimento na concessionária pode oferecer para nosso cliente por um período maior de tempo, o que torna perene o relacionamento que ele tem com a marca Citroën”, reforça Felipe Daemon, vice-presidente da Marca Citroën para a América do Sul.

TRANQUILIDADE E ECONOMIA

Uma das principais preocupações na hora de adquirir um veículo é com as revisões, em razão de possíveis aumentos de preço ao longo do tempo e prazos de pagamento. Por meio do programa Citroën FlexCare, as manutenções periódicas possuem preço tabelado e podem ser incluídas no plano de financiamento selecionado.

É possível incluir no financiamento apenas as três primeiras revisões ou até as cinco, que vão de 10 mil quilômetros a 50 mil quilômetros. A vantagem de aderir ao programa é que os valores permanecem sem reajuste ao longo do contrato.

A aquisição antecipada das revisões também pode ser feita depois da compra do veículo. O cliente pode adquirir os pacotes de manutenção até a primeira revisão periódica, que ocorre após 1 ano ou 10 mil quilômetros (o que ocorrer primeiro).


O Citroën FlexCare é válido em qualquer uma das 175 concessionárias da marca distribuídas pelo Brasil, o que possibilita ao consumidor executar a manutenção periódica mesmo durante viagens distantes de residência. Para saber mais, entre em contato com a concessionária mais próxima: https://www.citroen.com.br/.

Jeep® Renegade apresenta novidades e fica ainda mais competitivo e mais barato na linha 2026: 5 anos de garantia, cinco versões: Sport, R$ 118.290; Altitude, R$ 142.990; Longitude, R$ 156.990; Shara, R$ 169.990; Willys 4x4, R$ 182.990 e Série Especial 4x4, R$ 185.990

 


Responsável por revolucionar o segmento de SUVs no Brasil nos últimos 10 anos, o Jeep Renegade segue em constante evolução no mercado nacional. Único B-SUV do mercado a oferecer tração 4x4, alta performance, tecnologia e um design único e atemporal no segmento, o modelo chega na linha 2026 com novidades e um reposicionamento de preços que tornam o line-up ainda mais competitiva.  

Novas rodas na versão Sport, Keyless Entry and Go e partida remota a partir da versão Longitude, sensor dianteiro na Sahara, além de uma Série mais que especial, numerada, que celebra os 10 anos de produção da Jeep no país. Essas são algumas das novidades que reforçam o line-up 2026 do Jeep Renegade, que chega com preços de até R$ 15 mil abaixo da lineup atual, dependendo da versão. E o melhor, toda a linha permanece com 5 anos de garantia. 


A nova versão de entrada do line-up é a Sport, equipada com o consagrado motor T270 TurboFlex aliado ao câmbio automático de 6 marchas. Com Jeep Traction Control +, controles de estabilidade e tração, 6 Airbags e faróis full LED e lanternas LED, a versão ainda pode ser aprimorada com o pacote “Pack Tech”, que inclui novas rodas 17’’ e uma vasta lista de itens de tecnologia e segurança como frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, monitoramento de mudança de faixa, câmera de ré, central multimídia de 7”, conectividade sem fio Android Auto e Apple Carplay.  A versão 1.3 Turbo foi rebatizada como Sport.  


Lançada no ano passado, a versão Altitude agora oferece o Azul Jazz como nova opção de cor. Ela segue oferecendo design com apelo off-road com adesivo especial da versão, roda 17” com acabamento exclusivo e teto na cor preta. No interior, a versão oferece telas maiores: a central multimídia de 8,4” com espelhamento sem fio para Apple Carplay e Android Auto e quadro de instrumentos digital de 7”, totalizando mais de 15 polegadas de telas no carro.  

Já a versão Longitude adiciona na lista de equipamentos o Keyless Entry and Go e partida remota. E segue se diferenciando por sua roda 18” com acabamento exclusivo, carregador de telefone por indução ventilado os bancos e volante revestidos em couro. Na versão Sahara, a novidade é o sensor de estacionamento dianteiro. Permanece oferecendo itens exclusivos como a cor Slash Gold, frisos, badge e soleiras únicas da versão. Teto solar panorâmico e Adventure Intelligence completa a lista de diferenciais. 

Sucesso de vendas no país, a versão Willys conquistou os clientes com a capacidade off-road que se destaca no segmento, além de um estilo que remete aos Jeep’s clássicos das décadas de 40 e 50. Assim, na line-up 2026, ela seguirá como a versão do Renegade que oferece tração 4x4, que é um diferencial competitivo do modelo no segmento. 

Com os pneus ATR+, garantem máxima capacidade off-road para quem deseja enfrentar terrenos mais desafiadores. Além disso, teto solar de série, central multimídia de 8.4” com espelhamento sem fio, quadro de instrumentos digital de 7” colorido e configurável, ar-condicionado automático de duas zonas, além de seis airbags e tecnologias de condução semiautônoma.  

Grande novidade da linha 2026 é a Série Especial Comemorativa 10 anos, que tem como base a versão Willys. Ela oferece design exclusivo e celebrativo para a marca, com 1.010 unidades exclusivas com logotipo alusivo aos 10 Anos de produção, numeração sequencial, novas rodas de 17”, novo adesivo de capô e na coluna C, além de novos bordados no banco e soleiras, que foram cuidadosamente projetados para dar um toque de exclusividade, sem perder a robustez e a personalidade encontradas nos modelos Jeep. 


“O Jeep Renegade é um ícone da marca e um sucesso comercial no país, com mais de meio milhão de unidades vendidas. Mesmo em um segmento de forte concorrência, o Renegade mantém suas vendas fortes devido às características exclusivas do modelo, como seu design único e sua capacidade off-road, com sua tração 4x4!” afirma Hugo Domingues, vice-presidente da Jeep para a América do Sul. 

“No line-up 2026, mais uma vez, reposicionamos os preços para deixá-lo ainda mais competitivo e agregamos itens em praticamente todas as versões, ou seja, estamos oferecendo um modelo ainda mais completo, diferenciado dos seus concorrentes e mais competitivo, garantindo a manutenção desse sucesso comercial que é o Jeep Renegade.” completou o executivo. 

Equipamentos 

SPORT 

  • Motor T270 TurboFlex de 176 cv  

  • Câmbio automático de 6 marchas  

  • Jeep Traction Control +   

  • Controles de estabilidade e tração  

  • 6 Airbags  

  • Faróis full LED e lanternas LED   

Pack Tech: Novas rodas 17’’, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, monitoramento de mudança de faixa, câmera de ré, central multimídia de 7”, conectividade sem fio Android Auto e Apple Carplay  

ALTITUDE  

Itens da Sport +  

  • Central multimidia de 8,4”   

  • Quadro de instrumentos full digital de 7” colorido e configurável  

  • Ar-condicionado digital e dual zone  

  • Roda 17”   

  • Teto pintado em preto  

  • Adesivo exclusivo da versão  

  • Para-barro  

  • Frenagem autônoma de emergência  

  • Detector de fadiga   

  • Monitoramento de mudança de faixa  

  • Câmera de ré  

  • Conectividade sem fio Android Auto e Apple Carplay  

  • Rack De Teto  

LONGITUDE  

Itens da Altitude +  

  • Keyless Entry and Go e partida remota 

  • Roda 18” com acabamento pintado  

  • Carregador de telefone por indução ventilado  

  • Bancos revestidos em couro  

  • Volante revestido em couro  

  • Sensor de estacionamento traseiro  

SAHARA  

Itens da Longitude+  

  • Sensor de estacionamento dianteiro 

  • Cor exclusiva Slash Gold  

  • Frisos laterais  

  • Emblema da versão  

  • Soleira da versão  

  • Teto solar panorâmico  

  • Inteligência de Aventura  

WILLYS 

  • Bancos revestidos em couro   

  • Câmbio Automático de 9 marchas  

  • Suspensão off road com altura mais elevada do solo  

  • Tração 4x4 com bloqueio eletrônico de diferencial  

  • Modo 4x4 Low e Seletor de terrenos  

  • HDC – Controle de Descida de Declives  

  • Pintura do teto preta com pintura na coluna A  

  • Soleira da versão  

  • Bancos com acabamento especial da versão 

  • Adesivos exclusivos da versão  

  • Roda 17” com pneus ATR Plus  

  • Teto Solar de série  

Série Especial Comemorativa 10 Anos: 1.010 unidades exclusivas com logotipo alusivo aos 10 Anos de produção, numeração sequencial, novas rodas de 17", novo adesivo de capô e na coluna C, além de novos bordados no banco e soleiras. Kit exclusivo com uma mochila e uma camiseta com o mesmo número da unidade adquirida. 

Preços: 

  • Jeep Renegade Sport: R$ 118.290 

* Pacote Tech: R$ 8.700  

  • Jeep Renegade Altitude: R$ 142.990 (R$ 10 mil abaixo em relação ao preço atual) 

  • Jeep Renegade Longitude: R$ 156.990 (R$ 15 mil abaixo em relação ao preço atual) 

*Pack Night Eagle: R$ 1.000 (roda de liga leve 18" com acabamento escurecido, logotipos escurecidos, emblema Night Eagle, Grade escurecida) 

  • Jeep Renegade Sahara: R$ 169.990 (R$ 10 mil abaixo em relação ao preço atual) 

  • Jeep Renegade Willys 4x4: R$ 182.990 (R$ 3 mil abaixo em relação ao preço atual) 

  • Jeep Renegade Série Especial Comemorativa 10 anos 4x4: R$ 185.990 

Informações completas sobre o novo SUV VW que adiantamos, ontem. O TERA vem em quatro versões: MPI: R$ 99.990; TSI MT: R$ 116.990, Comfort TSI AT, R$ 126.990; e High TSI AT, R$ 139.990 e High TSI AT Outfit The Town, R$ 142.990, além de 2 opções de motorização (MPI e 170 TSI). Tera tem manutenção 4% mais barato, com cesta de peças 35% abaixo da média do segmento. E ainda vem com o Fala, Otto: aplicativo Meu VW 2.0 com IA generrativa



São Bernardo do Campo, 26 de maio de 2025 – O ícone para sua nova era acaba de chegar: eis o Tera! Depois de despertar a curiosidade do público no Rock in Rio 2024, e de desfilar na Marquês de Sapucaí no Carnaval 2025, o Tera está oficialmente lançado no mercado brasileiro. Quinto produto da ofensiva de 17 carros novos até 2028, o SUVW 100% brasileiro chega para atuar em um segmento inédito para a Volkswagen do Brasil e democratizar a linha de SUVs no País.

ASSISTA O VÍDEO
Clique no link do vídeo:


Lindo, moderno e conectado, o Tera já nasceu para ser um carro revolucionário. Desenvolvido no Brasil, desenhado pelo time de design, liderado por José Carlos Pavone, o modelo fabricado em Taubaté (SP) já estreia com uma força global e será comercializado em 20 países, em dois continentes. Um carro brasileiro que vai expandir as fronteiras dos projetos desenvolvidos pela Volkswagen do Brasil.

“Consideramos esse carro como um produto que nasce com a responsabilidade de se tornar um novo ícone da marca e um dos carros mais vendidos do mercado brasileiro. Assim como o Fusca, que vendeu 3 milhões de unidades no País e o Gol, líder de vendas por 27 anos e com mais de 7 milhões de unidades vendidas, o Tera tem tudo para seguir a mesma rota de sucesso dos seus antepassados. E tem motivos de sobra para isso: um SUV com visual encantador, elevado nível de segurança em todas as versões, com força global e o primeiro com nossa IA by Volks”, afirma Ciro Possobom, Presidente & CEO da Volkswagen do Brasil.
Clique aqui para baixar fotos da versão do SUVW Tera MPI MT.
Clique aqui para baixar fotos da versão do SUVW Tera TSI MT.
Clique aqui para baixar fotos da versão do SUVW Tera Comfort TSI.

IA by Volks

De maneira inédita e comprovando a atitude sempre pioneira da VW, o Tera estreia o Otto, primeira Inteligência Artificial desenvolvida por uma fabricante de automóveis no Brasil. Todo o desenvolvimento de linguagem foi liderado pelo time da VW Tech_ sob o comando de Cristina Cestari e com avatar criado pelo time de design, liderado por José Carlos Pavone. O projeto também contou com a parceria da Accenture Brasil.


“Nosso legado de conexão emocional com os clientes tem mais de 72 anos. Essa tradição nos serviu de inspiração para criarmos o Otto, reforçando o conceito do Companionship – interação contínua e personalizada entre humanos e sistemas tecnológicos. Toda a arquitetura técnica e de dados, a definição dos componentes de voz e as provas de conceito foram concebidos pelo nosso time da VW Tech_. A IA by Volks inicia uma nova era dentro e fora da Volkswagen. E ser apresentado junto com o Tera não poderia ser melhor, porque a verdadeira inovação não é apenas a que transforma produtos, mas a que transforma experiências humanas”, ressalta Cristina Cestari, CIO da Volkswagen para a Região América do Sul.

Com a IA generativa, o SUV integrado ao app Meu VW 2.0 oferece uma nova forma de dirigir e se conectar. Nativo no aplicativo do celular com espelhamento no VW Play Connect, o Otto traz inovação e será capaz de produzir respostas generativas. Trocando em miúdos: ele utiliza uma LLM (large language model – grandes modelos de linguagem) e agrega dados e funções da Volkswagen. Escuta, compreende e evolui de acordo com os comandos que recebe para oferecer uma experiência personalizada para cada cliente Volkswagen. Basta chamar usando a frase “Fala, Otto!” e ele te atende.

"Accenture e Volkswagen uniram a expertise brasileira em inteligência artificial, design e tecnologia ao profundo conhecimento da indústria automotiva. Com ele, entregamos mais segurança, conveniência e personalização em cada interação, ampliando a qualidade da experiência para o cliente final. Essa parceria representa a convergência de expertise e propósito, evidenciando a sinergia entre nossas tecnologias e visões de futuro”, explica Rodolfo Eschebach, Presidente da Accenture Brasil e América Latina.

O Otto foi criado para transformar a experiência dos clientes Volkswagen, sendo um companheiro no dia a dia. Para o lançamento, ele trará funcionalidades que compreendem os dados do seu veículo conectado, traz dados de autonomia, manutenções, sabe sobre a saúde do veículo, entre outras coisas. Além disso, as consultas do manual cognitivo passam a ser generativas, trazendo o resumo de rápido acesso junto de imagens das páginas onde se encontram as informações na tela do app.

A Otto nasce integrado com aplicativos de navegação como Waze, Google Maps e Apple Mapas e responderá perguntas abertas da internet. Ele estará disponível no segundo semestre de 2025, via espelhamento no celular, como item de série nas versões Comfort e High, e como opcional na versão TSI MT – para os clientes que tiverem o pacote de conexão ativado no momento da compra. Outros modelos da Volkswagen receberão a tecnologia em breve.

Além disso, para as versões Comfort e High de série e opcional para a TSI MT, o SUVW já é equipado com o VW Play Connect, com tela de 10,1 polegadas, espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de permitir o download de aplicativos diretamente na central multimídia, e o acesso ao aplicativo Meu VW 2.0, que oferece mais de 15 funcionalidades diretamente na tela do smartphone – entre elas abrir e fechar as portas, acionar a buzina e o alerta, limitar a velocidade de rodagem, tudo remotamente.

Segurança avançada

O Tera traz como destaque a segurança de seu projeto. Todas as versões são equipadas com seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), frenagem autônoma de emergência (AEB) com proteção de pedestres, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (ASR), bloqueio eletrônico de diferencial (EDS), sistema de detecção de fadiga do motorista e sistema de controle de perda de pressão dos pneus. Para as versões Comfort e High, o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) também é item de série.


O pacote ADAS entrega ainda mais recursos de segurança na versão High, com o assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist), câmera multifuncional e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga. Para garantir a melhor visibilidade aos motoristas, o Tera tem faróis em full LED em todas as versões, além de lanternas traseiras também em LED, com efeito click-clack.

Completo em todas as versões

Pensado para oferecer o melhor pacote da categoria em todas as versões, o Tera conta com uma ampla lista de série. Além dos equipamentos de segurança e conectividade, o modelo tem direção elétrica com ajuste de altura e profundidade em todas as configurações, assim como ar-condicionado, piloto automático, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, computador de bordo, painel de instrumentos digital, sensores de estacionamento traseiro e portas USB na dianteira, com duas saídas, e o assistente de partida em rampas (HHC – Hill Hold Control).


Nas versões Comfort e High, o Novo Tera adiciona o sistema Kessy de acesso ao veículo sem uso de chave e partida do motor por botão e volante multifuncional com revestimento em material premium. De série na versão High, o painel de instrumentos digital é de 10,25 polegadas, além do conhecido ar-condicionado Climatronic Touch aliado ao carregador de celular por indução.

Trip mode on!

A Volkswagen inova ao ofertar o modelo feito no Brasil com elementos escondidos divertidos em sua carroceria. Uma das grandes surpresas do Tera são os chamados “Easter Eggs”. Pela primeira vez, a Volkswagen do Brasil traz esses elementos escondidos, que oferecem uma interação divertida e única com os consumidores. No vidro traseiro, próximo ao limpador do para-brisa, um desenho mostra verdadeiros ícones da marca no Brasil: Fusca, Gol e Tera formam a fila. Espalhados pelo interior do carro estão algumas escritas e outras figurinhas como “Trip mode on” no porta-malas.


Motores consagrados

Desenvolvido para entregar desempenho e eficiência, o Novo Tera chega com duas motorizações: 1.0 MPI de 84 cv e a 1.0 170 TSI, de 116 cv. A versão MPI será sempre equipada com o câmbio manual de cinco marchas, transmissão que também estará presente na versão TSI. As configurações Comfort e High contam com a transmissão automática de seis marchas.

Com esses dois motores consagrados, o Tera consegue diversificar o acesso a um público maior, democratizando, de fato, o acesso ao segmento dos SUVs. Sem contar que ambos os propulsores conseguem entregar um baixo nível de consumo, sendo o modelo mais econômico da categoria.

High + Pacote Outfit The Town Edition


Edição especial em celebração ao festival de música de São Paulo, o Tera na versão High oferece o pacote Outfit The Town Edition. Adicionando ainda mais sofisticação ao SUV, ao acrescentar rodas de liga leve de 17 polegadas escurecidas, bancos com revestimento premium com o nome da edição especial, e teto e retrovisores externos pintados na cor Preto Ninja, além dos badges exclusivos do The Town na coluna C do veículo. Optando pelo carro na cor Preto Ninja, ele ganha os mesmos acabamentos escurecidos, dando um tom mais discreto e esportivo ao SUV – combinação exclusiva do pacote.

Cores

O Tera chega ao mercado brasileiro em seis cores: Preto Ninja e Branco Cristal (sólidas), Cinza Platinum (metálica) e as inéditas Vermelho Hypernova, Prata Lunar e Azul Ártico, sendo essas três últimas metálicas. O Azul Ártico, assim como o Preto Ninja, são opções sem custo adicional para o cliente.

Melhor custo de propriedade e acessórios exclusivos

A chegada do Tera ao mercado já garante um pacote interessante em pós-vendas. Considerando o período de quatro anos ou 60 mil quilômetros, o SUVW tem o custo de propriedade 4% menor em comparação com a concorrência – levando em consideração itens como consumo de combustível, valor de seguro, taxas, itens de desgaste e manutenções.

Saindo da concessionária, o cliente ainda poderá equipar seu Tera com mais de 45 acessórios exclusivos do modelo: desde a linha de vestuário da VW Collection até itens como soleira em LED e projetor de logo nas portas.

Tera 3D Experience | Nova experiência de compra online

E as novidades com tecnologia e praticidade não ficaram só com o Tera. No configurador de modelos online da Volkswagen, a experiência de montar o novo integrante da sua garagem ficou ainda mais completa.

Com o Tera 3D Experience, disponível no computador ou no celular, o cliente poderá montar o seu Tera com uma visualização nova, podendo ver todos os detalhes do carro, abrir portas, abrir o porta-malas, aplicar cores, alterar versões e até mudar a iluminação e ambiente onde o carro está. Isso permite uma renderização ainda mais realista de como ficará cada detalhe escolhido para o início da sua nova era.

E, com a ajuda da realidade aumentada, usando a câmera do seu celular, é possível projetar a configuração final do seu Tera dentro da sua própria garagem, simulando o tamanho real do carro e confirmando que ele vai combinar perfeitamente na sua casa.

Clique aqui e monte agora o seu Tera.

O Tera chega às concessionárias Volkswagen de todo o País no dia 5 de junho, com preço de lançamento a partir de R$ 99.990 - para a versão MPI MT limitada a um lote especial de 999 unidades.

 Preços do Volkswagen Tera 2026:

  • Volkswagen Tera MPI – R$ 99.990.
  • Volkswagen Tera TSI MT – R$ 116.990.
  • Volkswagen Tera Comfort TSI AT – R$ 126.990.
  • Volkswagen Tera High TSI AT – R$ 139.990.
  • Volkswagen Tera High TSI AT Outfit The Town – R$ 142.990.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.