Texto e fotos: Arnaldo Moreira
Há tempo que não dirigia uma picape tão confortável, segura e rápida como esta nova S10 High Country automática 4x4 Diesel turbo, 2017, de duas centenas de cavalos, que a Chevrolet me passou para poder transmitir minhas impressões aos leitores do Blog.
O carro é ótimo para quem gosta de veículos maiores e de dirigir olhando o trânsito acima do teto da maioria dos automóveis.
Na cidade, tem a dirigibilidade de um automóvel, graças à direção elétrica, que substituiu a hidráulica do modelo anterior, e se comporta como os de maior cilindrada: arranca sem dó e com absoluta segurança
Dirigir a S10 na estrada, então, é das experiências mais prazerosas que já tive guiando uma picape. O conforto é absoluto.
O ponto destoante fica por conta do barulho incomodativo do motor Diesel que vaza para a cabine. Um carro da categoria da Hight Country deveria ter um isolamento acústico mais eficiente.
A Chevrolet revela que esta S10 está 8% mais silenciosa, do que o modelo anterior, mas o fato é que a equipada com o motor Diesel, este item precisa de uma atenção muito maior.
A Chevrolet deu uma melhorada sensível no design da S10, principalmente na frente que deu um ar mais robusto ao carro.
As tomadas de ar estão mais distantes e a grade mais larga atinge os faróis mais afilados, decorados com a assinatura da marca em LED.
O interior da S10 ficou muito agradável, o painel, bem parecido com a do modelo americano Colorado e bem diferente do modelo anterior.
Vale realçar o maior requinte e a qualidade do acabamento, embora ainda seja notável a quantidade de plásticos duros, na cabine dupla, onde espaço é coisa que não falta.
O banco traseiro é confortável e muito espaçoso, faltando apenas o encosto de cabeça do assento meio.
O painel recebeu também a atenção dos desenhistas da montadora que alteraram os comandos do ar condicionado trocando o antigo círculo por botões menores e as saídas do ar condicionado.
Uma das vantagens da S10, e isso em todas as suas versões, é a quantidade e a versatilidade de tecnologia embarcada, um dos aspetos que a montadora passou a dar larga importância diante da grande concorrência no segmento de picapes.
A S10 Hight Country sai de fábrica com controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, alertas de colisão frontal e mudança de faixa, ar-condicionado digital, central multimídia e retrovisor interno eletrocrômico, câmera de ré, agora integrada à tampa da caçamba.
Adotado em todo o seu portfólio, o sistema OnStart, de uma utilidade extrema dada a enorme de serviços que oferece, a S10 goza também desse benefício, serviço que durante um ano é gratuito.
Por enquanto, a Chevrolet limita-se a cumprir a lei instalando de série apenas dois airbags dianteiros, embora esteja provado que outras bolsas anti-impactos são necessárias em caso de acidente, mas a Hight-Country vem com controles de tração e estabilidade.
O carro está equipado ainda com sensores de luz, chuva, de colisão e de estacionamento dianteiros e traseiros, muito úteis em qualquer situação de direção.
O motor é outra coisa boa nesta luxuosa S10, um 2.8 Diesel, turbo, de 200 cavalos dá, junto com a transmissão de seis marchas automática, confere à S10 topo de linha o status de picape mais potente da categoria.
A suspensão, graças à recalibragem da suspensão, amortecedores, molas e coxins hidráulicos, ficou muito eficiente.
Absorve bem as irregularidades dos pisos nas ruas do Rio e na estrada e oferece conforto elevado. O sacolejar típico das picapes, nesta S10 Hight Country desapareceu e o ruído da rodagem foi reduzido pelo uso de pneus verdes.
De acordo com a Chevrolet, que mostra dados do Inmetro, a S10 Diesel registra consumo de 8,8 km/l na cidade e 10 km/l, na estrada. Durante o teste, a picape registrou no computador de bordo consumo geral de 9,1 km/l.
A S10 2017 4x4 turbo Diesel High Country custa R$ 167.490. Vale a pena fazer um test-drive.O carro está equipado ainda com sensores de luz, chuva, de colisão e de estacionamento dianteiros e traseiros, muito úteis em qualquer situação de direção.
A suspensão, graças à recalibragem da suspensão, amortecedores, molas e coxins hidráulicos, ficou muito eficiente.
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