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quarta-feira, 18 de junho de 2025

Com ampla participação e apoio institucional, II Congresso da Febtur cumpre sua missão e deixa legado para a comunicação turística. Assembleia da Febtur aprova encontros em 2026, presta contas e novas iniciativas

 


Com ampla participação e apoio institucional, II Congresso da Febtur cumpre sua missão e deixa legado para a comunicação turística.


Evento nacional promovido pela Febtur em Belém do Pará teve seis dias de atividades intensas, incluindo palestras e painéis, visitas técnicas, imersões culturais e lançamento de ferramentas de comunicação para o setor

Por Seleucia  Fontes

A capital paraense se consolidou como epicentro da comunicação turística no Brasil ao sediar, entre os dias 10 e 15 de junho, o II Congresso Brasileiro de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, promovido pela Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur). Com o tema “Sustentabilidade também se faz com informação”, o evento reuniu mais de 100 profissionais da comunicação de todas as regiões do país, além de convidados do Uruguai e da Espanha, em uma programação técnica e vivencial marcada pela diversidade de olhares e experiências.

Na programação do II Congresso Brasileiro da FEBTUR - Federação dos Jornalistas e Comunicadores de Turismo do Brasil realizado em Belém do Pará, a comitiva  de jornalistas esteve  na Ilha do Combu, e conheceu a bela unidade agroflorestal de dona Nena com sua famosa fábrica de chocolate orgânico.  Encantado com a floresta ali existente, o jornalista tocantinense Zacarias Martins fez questão de fazer um registro especial ao lado dessa sumaúma, que é uma árvore gigante da Amazônia, considerada sagrada por povos indígenas e ribeirinhas.

Visita ao Mangal das Garças, para  a solenidade do plantio de árvores da flora regional

Segundo Christina Hayne, presidente da Febtur Pará, o congresso inovou na parte técnica ao adotar um formato dinâmico e participativo, com destaque para as mesas temáticas e painéis que trataram de comunicação, diversidade, inclusão e sustentabilidade sob diferentes perspectivas. “Acredito que esse foi o ponto forte do evento. Tivemos convidados com visões muito ricas, e a apresentação da nova plataforma da Febtur, com o guia de redação para jornalistas de turismo, foi um marco”, afirmou.

Os participantes puderam acompanhar palestras com especialistas em turismo cultural, oficinas sobre o uso da imagem na promoção de destinos, e mesas que trouxeram debates potentes sobre temas urgentes, como o papel da mulher negra no turismo, inclusão de pessoas com deficiência e estratégias de comunicação para engajamento social.

Visita à fábrica de chocolates artesanais localizada num belo projeto de agrofloesta na ilha do Combu

Para o presidente nacional da Febtur, Gorgônio Loureiro, o evento superou as expectativas. “Valeu a pena fazer o congresso em Belém. Conseguimos realizar um encontro recheado de atrações e conteúdo relevante, com a presença de profissionais experientes e novos comunicadores comprometidos com o turismo responsável. Isso só foi possível graças à mobilização conjunta de patrocinadores, apoiadores e voluntários.”


Uma comitiva de jornalistas especializados em turismo também eseve na  Fazenda Bacuri, localizada na Rodovia Bragança/Augusto Correia. Essa fazenda  é conhecida por sua produção agroindustrial familiar e artesanal de alimentos, incluindo frutas da biodiversidade local, e também por oferecer turismo de experiência. A fazenda, que se dedica à produção orgânica de alimentos, está inserida na rota turística Amazônia Atlântica e é um exemplo de empreendimento sustentável.

Imersões técnicas e vivências

Um dos destaques do evento foram as visitas técnicas a destinos turísticos da região, que proporcionaram aos congressistas uma imersão prática no turismo sustentável da Amazônia. Os roteiros incluíram Belém (continental e insular), Augusto Corrêa/Bragança, Salinópolis e Mosqueiro, onde os participantes conheceram iniciativas de turismo comunitário, projetos culturais e ações de valorização da gastronomia e das tradições locais.

Christina Hayne destaca a visita a Mosqueiro como uma das mais emocionantes. “Foi um momento de conexão com a comunidade, com destaque para a religiosidade, a cultura local e a culinária paraense, que esteve presente em toda a programação.”

Hospitalidade, cultura e saboress

Logo na abertura, realizada na Casa das 11 Janelas, o chef Saulo Jennings, embaixador da ONU para o Turismo Gastronômico, deu o tom da experiência sensorial que acompanharia todo o evento. Ao longo da semana, a cultura, a música e os sabores do Pará foram celebrados em almoços e jantares temáticos, com apoio de instituições como o Senac e participação de chefs locais. “A gastronomia foi, sem dúvida, uma das formas mais vivas de comunicação do congresso”, comentou um dos participantes.

Reconhecimento e gratidão

Em nome da delegação da Bahia e demais participantes, o jornalista Benneh Amorin agradeceu a equipe organizadora do Pará pelo carinho e competência com que conduziram o congresso. “Cristina Hayne e seu time foram incansáveis. Obrigado também aos hotéis, guias, produtores, fotógrafos, videomakers, motoristas e apoiadores que tornaram essa experiência possível.”

Parceiros

O evento contou com patrocínio do Ministério do Turismo, Sebrae Pará, Vale e Equatorial Energia, além de dezenas de parceiros locais, entre eles a Prefeitura de Belém, o Governo do Pará, a Fecomércio/PA, a Sudam, e empresas do setor turístico como Carvalho Tur, Casa de Saulo, Henvil Transportes, Point do Açaí, e Belém Convention & Visitors Bureau.

Os jornalistas Zacarias Martins, Marco Jacob e Gilberto Silva, com a esposa Elizete, deram uma parada no Balneário do Mata Burra,  em Santa Maria do Pará, e saborearam uma deliciosa caldeirada de Dourada, comida típuca local.

Missão cumprida

Apesar dos desafios enfrentados, o congresso cumpriu seu papel: foi um espaço de aprendizado, trocas, visibilidade e mobilização em torno de um turismo mais consciente e comunicativo. Como resume Christina Hayne, “tivemos novos ensinamentos, mas também a certeza de que estamos no caminho certo. O evento cumpriu sua missão”.

Assembleia da Febtur aprova encontros em 2026, presta contas e novas iniciativas

Por Gilberto Silva

A Assembleia Geral da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur), realizada durante o Congresso Nacional da entidade, foi presidida pelo diretor administrativo nacional, jornalista Gilberto Silva, após abertura do presidente nacional, Gorgônio Loureiro, no auditório da Federação do Comércio de Belém, com aprovação de importantes encaminhamentos para o biênio 2025-2026.

Entre os assuntos tratados e aprovados, destacou-se a prestação de contas da entidade referente aos meses de março e abril de 2025, além da aprovação de dois eventos institucionais para 2026, com inscrições formais apresentadas por dois associados.

O jornalista Antônio Coca, associado da Febtur Tocantins e natural do Mato Grosso do Sul, propôs a realização do II Encontro Nacional da Febtur na região da Serra da Bodoquena, tendo como sede principal a cidade de Bonito (MS). A proposta sugere que o evento ocorra em maio de 2026.

Já o jornalista Jacobo Malowany, do Uruguai, apresentou a proposta para sediar o I Encontro Íbero-Americano de Comunicadores de Turismo na cidade ou distrito de Canelones, no Uruguai, também em 2026, mas para ser realizado em outubro ou novembro. 

Ambas as propostas foram encaminhadas e aprovadas, com a recomendação de definição das datas o mais breve possível para facilitar o planejamento, ficando definida na Assembleia como data final para o cumprimento dos encargos dos encontros, a data de 31 de agosto deste ano.  

Outro ponto relevante da Assembleia foi a aprovação da criação do Conselho de Editoração da Febtur, que será responsável pela organização e publicação dos materiais produzidos pela entidade, com produção, edição e revisão de todo material.  Durante o Congresso, foi apresentado o Manual de Redação de Turismo da Febtur, produzido pelo diretor de comunicação da Febtur nacional e presidente da Febtur Tocantins, Marco Aurélio Jacob, que estará disponível aos associados e interessados dentro de 30 dias.

Também foi apresentado o projeto "Integre-se", elaborado pela jornalista Cassandra Theodoro, da Febtur de Sergipe, com foco na capacitação dos associados, especialmente no uso de ferramentas de comunicação digital.

No que se refere ao processo eleitoral da entidade, Gilberto Silva esclareceu que o edital das eleições será lançado no início de outubro, conforme previsto no regimento e estatuto da Febtur, respeitando o prazo mínimo de 60 dias antes do pleito. 

A eleição está inicialmente marcada para 19 de dezembro, com posse prevista para o dia 9 de janeiro de 2026, podendo ser antecipada mediante nova deliberação em assembleia.

Durante a Assembleia, também foram entregues 45 carteirinhas nacionais aos associados adimplentes com as regionais. Os demais associados adimplentes deverão enviar os dados solicitados pela diretoria administrativa que serão confeccionadas e enviadas no decorrer do segundo semestre.

O Congresso Nacional da Febtur contou com o patrocínio do Ministério do Turismo, Sebrae Pará, Vale e Equatorial Energia, além do apoio do Governo do Estado do Pará, por meio das secretarias de Turismo, Cultura e Comunicação, das Prefeituras de Belém, Augusto Corrêa e Salinópolis, Fecomércio/PA, FBHA/CNC, Sudam, Hotel Beira Rio, Casa de Saulo, Carvalhos Tur, Henvil Transportes, Point do Açaí, Instituto Aupaba, Monotour Turismo, Belém Convention & Visitors Bureau, ABEOC Brasil, Sítio Raiz, LocMil Turismo, VerdeMar e Zoe Soluções Digitais.

Jacobo Malowany apresentou proposta do I Ibero-Americano de Comunicação na região de Canelones, no Uruguai.

Antonio Coca apresentou proposta de realização do II Encontro Nacional em Mato Grosso do Sul



 




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