Foto: reprodução
Com o início do Mundial de Clubes da FIFA, nos Estados Unidos, o interesse pelos representantes brasileiros uniu até mesmo torcedores de outros times. Este ano, quatro clubes do Brasil estarão na disputa: Flamengo, Botafogo, Palmeiras e Fluminense. A participação inédita de tantos times brasileiros na competição reforça o protagonismo do país no cenário do futebol internacional. O movimento acompanha também um crescimento de viagens com foco no esporte. Segundo dados da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, o turismo esportivo cresceu 27% entre 2023 e 2024.
Para torcedores que estão em São Paulo ou no Rio de Janeiro durante o torneio e quiserem conhecer um pouco mais dos clubes que estão representando o país, os museus e estádios dos times participantes oferecem um roteiro cultural, histórico e apaixonante. A seguir, uma seleção dos principais pontos para quem deseja mergulhar na memória e nas glórias desses gigantes.
Flamengo (Museu na Gávea e Maracanã Tour)
Começando o tour pelo Rio de Janeiro, a primeira parada pode ser no Museu do Flamengo, na sede da Gávea, que recebeu em maio a réplica oficial em miniatura da taça do Mundial de Clubes 2025.
Inaugurado com uma proposta moderna, o espaço usa inteligência artificial, vídeos e instalações sensoriais para contar a trajetória de glórias rubro-negras, desde Zico até Gabigol. Para completar a experiência, o Maracanã Tour leva os fãs ao vestiário, tribuna de honra e ao gramado de um dos estádios mais lendários do mundo, onde o Flamengo manda seus jogos.
Agendamento: https://museuflamengo.com/tour-da-gavea/
Botafogo (Museu do Botafogo e Estádio Nilton Santos)
Em ascensão nos últimos anos, o Botafogo ganhou seu primeiro museu em 2023, na sede de General Severiano. O espaço exibe relíquias de grandes ídolos como Garrincha, Nilton Santos e Jairzinho, além de registros do título da Libertadores de 2023. Já no Estádio Nilton Santos, os visitantes podem fazer tours guiados que incluem vestiários, gramado e áreas VIP, oferecendo uma imersão completa na história do clube alvinegro.
Atualmente, as visitas ao Estádio e Museu estão temporariamente suspensas, mas o Estádio está realizando eventos de transmissão dos jogos do Mundial e do Brasileirão, que são uma ótima oportunidade para conhecer as dependências do local e ainda aproveitar a emoção de assistir uma partida de futebol. Os ingressos estão disponíveis neste link: https://ingresse.com/search/?event_name=botafogobfr
Fluminense (Sala de Troféus e Estádio das Laranjeiras)
O Tricolor das Laranjeiras também marca presença no Mundial de 2025 e, para quem deseja conhecer mais sobre sua rica história, a Sala de Troféus, localizada na sede do clube, é parada obrigatória. Camisas históricas, registros do título da Libertadores de 2023 e outros artefatos emocionam torcedores. Embora mande jogos no Maracanã, o Estádio das Laranjeiras, palco da estreia da Seleção Brasileira, é símbolo da tradição do clube.
Agendamento em: https://www.fluminense.com.br/noticia/conheca-o-museu-fluminense-fc
Palmeiras (Museu do Palmeiras e Allianz Parque)
Com acesso pelo Allianz Parque, o Museu do Palmeiras reúne conquistas históricas do clube, de títulos nacionais a glórias internacionais, como a Copa Libertadores de 2020 e 2021. O espaço é interativo e conta com acervo de uniformes, troféus e imagens icônicas. O estádio também oferece o Allianz Parque Tour, que leva o visitante aos bastidores da arena, incluindo sala de imprensa, vestiário e beira do gramado.
Agendamento em: https://allianzparquetour.com.br/
Museu do Futebol (Estádio do Pacaembu)
Fechando o roteiro, o Museu do Futebol é uma visita obrigatória para qualquer apaixonado por futebol. Instalado no Estádio do Pacaembu, foi totalmente revitalizado em 2024 e traz uma abordagem imersiva sobre a história do futebol no Brasil. O museu conta com exposições dedicadas a clubes, jogadores, torcedores e momentos históricos que marcaram o esporte no país. É um ótimo complemento para turistas de short stay em São Paulo que querem contextualizar a dimensão do futebol brasileiro.
As visitas podem ocorrer de terça a domingo, das 9h às 18h. Já os ingressos são vendidos diretamente na bilheteria e vão de 12 reais (meia entrada) a 24 (inteira). Todas as terças-feiras a visita é gratuita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário