A segurança sempre foi uma das prioridades da Motiva Aeroportos e para melhorar cada vez mais as operações em seus terminais, a empresa desenvolveu o RIVB (Runway Incursion Virtual Barrier), um dispositivo que cria barreiras virtuais para elevar o nível de segurança durante os pousos e decolagens, evitando qualquer tipo de incursão em pista, termo utilizado quando há presença de aeronave, pessoa ou objeto que esteja indevidamente no aeródromo podendo causar acidentes.
O aparelho, que foi desenvolvido com tecnologia de baixo custo e com módulos que operam de forma autônoma nos veículos, ou seja, dependendo somente de comunicação com GPS, foi idealizado para alertar a equipe que conduz os veículos na área de manobras.
Ao ser conectado ao carro, o RIVB mostra a distância do eixo da pista, com luzes que vão acendendo de acordo com a proximidade da área limite. Ao detectar qualquer movimento ou objeto estranho, ele transmite imediatamente um alerta sonoro e visual para que o condutor possa agir preventivamente e mitigar possíveis ocorrências.
Segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), caso haja um acidente aeronáutico derivado de uma incursão em pista, as consequências tendem a ser catastróficas, com a possibilidade de graves ferimentos ou perda de vidas, devido à alta velocidade das aeronaves quando estão trafegando em local aeroportuário*.
Normalmente, as incursões em pista acontecem por múltiplos fatores contribuintes e podem envolver pilotos, controladores de tráfego aéreo, motoristas ou pedestres. Portanto, é importante que durante a condução na área de manobras, o piloto mantenha somente diálogos relacionados à atividade realizada e os motoristas evitem distrações e estejam atentos a todas as instruções da torre de controle.
“Sabemos que uma incursão em pista representa grandes riscos. Por isso, trabalhamos constantemente para melhorar a infraestrutura de nossos aeroportos, pois a segurança operacional nas pistas de pousos e decolagens é de extrema importância. Com o RIVB iremos proporcionar recursos que vão além das normas estabelecidas pela ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil), com o propósito de auxiliar os condutores de veículos que circulam nas áreas operacionais dos aeroportos, promovendo um ambiente ainda mais seguro para os nossos passageiros e colaboradores”, comenta Jaison Mello, gerente Executivo de Processos Aeroportuários da Motiva Aeroportos.
O projeto foi iniciado em 2022, no Aeroporto de São Luís, e desde agosto deste ano entrou em fase de operação assistida nos aeroportos de Bacacheri, Joinville, Navegantes e Curitiba. Com potencial de ser escalável, e ao longo de 2025 será implementado em viaturas dos 16 aeroportos administrados pela empresa.
“Temos tido experiências bastante positivas com o RIVB e desde que começaram os testes, os condutores se sentem mais seguros com esse recurso adicional. A próxima etapa da Motiva Aeroportos é atualizar o equipamento para que ele gere dados como localização do veículo em tempo real e indicação de velocidade para analisar possíveis alterações de padrão”, completa Jairo.
Fonte:https://www.gov.br/anac/pt-br/centrais-de-conteudo/aeroportos-e-aerodromos/manuais-e-cartilhas/manual-para-prevencao-de-incursao-em-pista-no-aerodromo.pdf
LATAM abre mais de 160 vagas para pilotos no Brasil; inscrições vão até 20 de junho
São Paulo, 9 de junho de 2025 – A LATAM Airlines Brasil acaba de abrir um novo processo seletivo para contratar mais de 160 pilotos no país. São cerca de 150 vagas para copilotos e 10 para comandantes, com base operacional em São Paulo (aeroportos de Congonhas e Guarulhos).
As inscrições estarão disponíveis entre 10 e 20 de junho na página Trabalhe Conosco da companhia: www.latamairlines.com/br/pt/trabalhe-conosco.
Essa é a segunda abertura de vagas para pilotos pela LATAM no Brasil em 2025. Em janeiro, a companhia já havia anunciado quase 900 oportunidades para comissários de bordo e copilotos.
"Hoje, a LATAM oferece as melhores oportunidades de carreira para pilotos na aviação civil do país, graças à solidez e abrangência do grupo, que permite o desenvolvimento tanto no mercado doméstico quanto no internacional. Somos também uma companhia aérea em atividade mais longa da aviação nacional, o que traduz nossa consistência e nossa responsabilidade com o futuro da aviação brasileira ", afirma Harley Meneses, diretor de Operações da LATAM Brasil.
Entre os requisitos para copilotos estão: curso superior completo, licença de Piloto Comercial de Avião, habilitações IFRA e MLTE ou Tipo, CCT de PLA, e pelo menos 150 horas totais de voo em avião. Para comandantes, é necessária uma experiência mínima de 5.000 horas de voo em linhas aéreas regulares, incluindo pelo menos 3.000 horas em aeronaves a jato e 500 horas em comando de aeronaves semelhantes ou maiores que o Airbus A320.
COMO É O TREINAMENTO DE PILOTOS NA LATAM
O processo de treinamento dos novos pilotos da LATAM dura, em média, de 3 a 4 meses e é dividido em três etapas principais:
Treinamento de Solo: na primeira fase, os pilotos estudam os sistemas das aeronaves, aspectos técnicos, procedimentos organizacionais, além da legislação e regulamentação aeronáutica vigente. Grande parte desse conteúdo é ministrado online, enquanto as atividades práticas ocorrem presencialmente na Academia Corporativa LATAM.
Simulador de Voo: após a conclusão do treinamento de solo, os pilotos avançam para a fase prática em simuladores de voo, sempre em duplas com um instrutor qualificado, em centros de treinamento certificados. Essa etapa prepara os pilotos para enfrentar situações normais e emergenciais. O treinamento é concluído com uma avaliação rigorosa conduzida por um examinador credenciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que confirma a investigação para avanço à última fase.
Instrução em Rota: etapa final do treinamento, quando os pilotos, acompanhados por comandantes instrutores experientes, se adaptam à rotina operacional da LATAM, familiarizando-se com os aeroportos e procedimentos locais. Embora já elaborados desde a fase do simulador, é necessário passar por uma avaliação final em voo para serem habilitados a atuar como copilotos ou comandantes sem supervisão.
Após essa etapa inicial, todos os pilotos da LATAM participam regularmente de treinamentos e exames de revalidação para garantir a constante atualização e segurança nas operações.
Concessionária que administra Aeroporto Afonso Pena passa a se chamar Motiva
Nova marca começa a ser implantada de forma gradual nos aeroportos administrados pela empresa no Brasil
Curitiba, 9 de junho de 2024 - O Grupo CCR, que administra o Aeroporto Internacional Afonso Pena desde março de 2022, mudou de nome e passa a se chamar Motiva, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil.
A mudança marca uma nova fase na história da companhia. Após 25 anos de atuação sob a marca CCR, a empresa adota uma identidade que representa com mais proximidade sua missão: melhorar a vida das pessoas através da mobilidade.
A nova marca começa a ser implantada de forma gradual em 16 dos 17 aeroportos administrados pela empresa no Brasil. A exceção é o Aeroporto Internacional de Confins, administrado pela Motiva através do consórcio BH Airport. A previsão é de que todos os aeroportos sob gestão da Motiva estejam com a nova identidade visual até 2026.
A Motiva é hoje uma das maiores operadoras aeroportuárias da América Latina. Em 2024, foram mais de 45 milhões de passageiros transportados. “A mudança de nome reflete muito mais do que uma nova marca. Ela simboliza uma empresa mais moderna, mais humana, atenta ao futuro e com uma amplitude de atuação muito maior. E queremos que a sociedade de todo o Estado do Paraná se sinta parte desse novo capítulo da nossa história”, completa Monique Henriques, diretora de Negócios Aeroportos Brasil da Motiva.
No Paraná, além do Afonso Pena, a empresa administra também os Aeroportos do Bacacheri, de Foz do Iguaçu e de Londrina.
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TAAG E TURKISH Airlines renovam acordo SPA durante a 81ª Reunião Geral Anual em Nova Deli
Luanda, 9 de Junho de 2025 – A TAAG Linhas Aéreas de Angola e a Turkish Airlines renovaram o seu Acordo Interline e de Special Prorate Agreement (SPA) durante a 81ª Reunião Geral Anual da IATA, realizada em Nova Déli, na Índia, entre os dias 1º e 3 de junho de 2025. Nelson Rodrigues de Oliveira, presidente da Comissão Executiva da TAAG, e Bilal Ekşi, CEO da Turkish Airlines, assinaram oficialmente a renovação, reforçando uma longa parceria entre as duas companhias. O acordo seguirá oferecendo aos passageiros opções de viagem mais práticas ao realizar conexões entre as rotas operadas por ambas as empresas, ampliando a conectividade entre África, Europa, Ásia e outras regiões. Além da inovação, as companhias participaram de discussão estratégica para explorar novas oportunidades de colaboração. Entre os temas envolvidos, destaca-se o possível lançamento de uma parceria de codeshare, cooperação no transporte de cargas e suporte técnico em áreas como manutenção e operações de voo. Os CEOs concordaram em manter um diálogo contínuo entre as companhias para fortalecer a cooperação bilateral e criar sinergias em prol do crescimento conjunto. A renovação dessa parceria marca mais um passo em frente no fortalecimento da conectividade global e na entrega de valor aos clientes através de uma oferta de serviços robusta.
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Azul inicia operação sazonal de voos
entre Viracopos e Paris
São Paulo, 06 de junho de 2025 – A Azul, maior companhia aérea do Brasil em número de decolagens e destinos, informa que, devido aos altos custos operacionais e baixa demanda no inverno europeu, a rota que liga o aeroporto de Viracopos a Paris segue em operação e passa a ser sazonal a partir de outubro. Com isso, os voos para a capital francesa serão retomados a partir de abril de 2026, época em que se inicia o verão no hemisfério norte.
Iberia Airlines transforma viagens aéreas com inovação em nuvem e IA da AWS
Olhando para o futuro, a Iberia também planeja integrar recursos avançados de IA com serviços da AWS em suas operações de Manutenção, Reparo e Revisão (MRO), visando transformar a manutenção de aeronaves por meio de análise preditiva, processamento automatizado de documentação e operações técnicas assistidas por IA. Essa modernização aumentará a segurança, reduzirá o tempo de inatividade das aeronaves e otimizará os custos de manutenção.
JetSMART lança nova rota entre Rio de Janeiro e Córdoba e consolida sua malha internacional com 10 voos no Brasil
Córdoba será o quinto destino internacional da JetSMART a partir do Rio e o décimo no Brasil
As passagens já estão à venda a partir de hoje, com tarifa promocional a partir de R$ 425(*) por trecho, incluindo taxas e impostos
Com uma frota de 46 aeronaves Airbus A320 e A321, a JetSMART é a companhia aérea mais moderna da América do Sul e já foi premiada duas vezes pelo SKYTRAX como a melhor companhia aérea ultra low cost em 2021 e 2023. Também foi, por três vezes, reconhecida como a companhia com a frota mais nova da América do Sul pela ch-aviation.
Líder Aviação faz primeiro voo da aviação geral no Brasil com combustível sustentável
Voo é realizado com combustível SAF fornecido pela Vibra, marcando avanço inédito rumo à descarbonização do setor aéreo executivo brasileiro
Rio de Janeiro, 20 de maio de 2025. A Líder Aviação, maior empresa de aviação executiva da América Latina, realizou nesta terça-feira, 20 de maio, o primeiro voo da aviação geral no país utilizando SAF (Sustainable Aviation Fuel). As operações foram feitas no Rio de Janeiro por helicóptero a serviço da empresa de energia Equinor, no transporte de profissionais até plataformas em alto-mar.
O SAF é um combustível sustentável que tem as emissões de carbono reduzidas ao longo de seu ciclo de vida – as emissões são em torno de 80% menores em comparação com o querosene de aviação tradicional. A aeronave, modelo S92, foi abastecida pela Vibra, única fornecedora desse combustível no Brasil, por meio da BR Aviation, sua unidade de negócios para abastecimento de aeronaves e atividades correlatas.
O voo teve como ponto de partida o Aeroporto de Jacarepaguá e foi abastecido com um blend composto por 10% de SAF e 90% de JET A fóssil, conforme autorizado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e certificado pelo laboratório de Ensaios de Combustível da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o que reforça a segurança e a rastreabilidade do processo.
No voo realizado, considerando o blend e o potencial de redução de emissões do SAF, foram emitidos cerca 9% menos CO2.
“Esse voo representa um marco na trajetória da aviação geral no país. Estamos dando um passo concreto na direção de uma operação mais sustentável e comprometida com as futuras gerações. Essa também é uma prática já bem estabelecida entre nossos clientes do setor de energia, que valorizam soluções de menor impacto ambiental — um valor que também é nosso na Líder”, destaca Diego Reis, diretor geral de Operações de Helicópteros da Líder Aviação.
O biocombustível utilizado foi produzido a partir de óleo de cozinha usado chamado UCO (Used Cooking Oil). O reaproveitamento de resíduos como matéria-prima para produção de biocombustíveis transforma um passivo ambiental em uma solução de alto impacto positivo na descarbonização, representando um avanço relevante em termos de inovação e responsabilidade climática. O SAF é um combustível tecnicamente chamado de drop-in, e o blend mencionado pode ser utilizado nos motores atuais sem a necessidade de adaptação, permitindo a transição gradual para um modelo de aviação mais limpo e eficiente. O combustível fica armazenado no Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), que possui a certificação ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) para este tipo de armazenagem.
Pioneirismo que antecipa o futuro da aviação
Mais do que um feito inédito, o voo simboliza uma mudança concreta de mentalidade dentro do setor da aviação do Brasil. Com essa iniciativa, a Líder Aviação se torna a primeira empresa de aviação executiva a adquirir SAF da Vibra e se antecipa a uma exigência que só entrará em vigor a partir de 2027: a obrigatoriedade do uso de combustível sustentável em proporção mínima nas operações aéreas. Com 66 anos de história, a empresa coleciona marcos pioneiros, e este é mais um exemplo de seu compromisso com a inovação.
“A Vibra, líder de mercado no segmento de aviação, não poderia deixar de ser a empresa pioneira na comercialização de SAF no Brasil. Fomos também os primeiros na atuação com Book & Claim deste combustível sustentável. Como protagonistas na transição energética, contribuímos também desta forma para a descarbonização deste segmento extremamente importante para a economia do país” afirma Juliano Prado, vice-presidente executivo de Comercial B2B da Vibra.
Para a Líder Aviação, o SAF é uma das ferramentas mais promissoras no caminho da descarbonização e seu uso está inserido em um plano mais amplo de sustentabilidade da companhia, que inclui também programas de eficiência no consumo de combustível, padronização de rotas, uso de energia limpa e participação ativa em fóruns e debates regulatórios sobre o futuro da aviação.
“Estamos comprometidos em liderar essa transição energética na aviação. O uso do SAF é uma iniciativa concreta que alia inovação à responsabilidade ambiental, além de manter os elevados padrões de segurança operacional da empresa”, afirma Jorge França, diretor de QSMSI da Líder Aviação.
6 dicas de passeios alternativos para fazer em Buenos Aires com passagens econômicas
A Flybondi somou recentemente dois novos destinos no Brasil à capital argentina
Villa Crespo é um bairro menos turístico que Palermo, mas cheio de vida local. Conta com brechós interessantes, galerias de arte independentes e ótimos bares e restaurantes. Vale explorar a Calle Thames e a Av. Corrientes, na altura do bairro.
2. Feira de Mataderos (só aos domingos)
3. Grafites e arte urbana em Colegiales e Chacarita
Estes são dois bairros que cresceram culturalmente e são espaços de murais incríveis. É fazer um passeio guiado com foco em arte de rua ou explorar o caminho por conta própria, com destaque para a Calle Concepción Arenal e arredores. Menos famoso que o da Recoleta, o cemitério de Chacarita é maior e cheio de história. É onde estão enterradas várias figuras importantes da cultura argentina, como Carlos Gardel.
4. Passeio de bicicleta pelas reservas naturais
A Reserva Ecológica Costanera Sur é conhecida, mas a Reserva Ecológica da Cidade Universitária (na região de Núñez) é mais tranquila e menos frequentada por turistas. Dá para ir de bike e curtir a vista do rio.
5. Cafés notáveis escondidos
Evite os mais óbvios como o Café Tortoni e vá em locais como o Café Margot (no bairro de Boedo), o Bar El Federal (em San Telmo) ou o Café La Poesía. Cada um tem um charme e uma história única.
6. Passeio de barco pelo Delta do Tigre (com saída de San Fernando)
Ao invés do terminal turístico de Tigre, você pode pegar saídas de outros portos menores para fazer esse lindo passeio. É possível explorar canais menos turísticos e até visitar ilhas pouco conhecidas.
Começou a operar na Argentina em 2018 e já transportou mais de 15,5 milhões de pessoas.
20% dos seus passageiros viajam de avião pela primeira vez na vida.
Tem uma frota de 22 aviões: 15 Boeing 737-800 NG com 189 assentos de classe única; 2 aeronaves Boeing 737-800 NG com 189 assentos em classe única na modalidade wet leasing; e 5 aeronaves Airbus A320 com 180 assentos em classe única na modalidade wet leasing.
Voa para 18 destinos domésticos: Buenos Aires, Bariloche, Corrientes, Córdoba, Jujuy, Mendoza, Neuquén, Posadas, Iguazú, Salta, Santiago del Estero, San Juan, Tucumán, Puerto Madryn, Río Gallegos, Ushuaia, El Calafate e Comodoro Rivadavia.
Atualmente também voa para três destinos internacionais, todos no Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis.
Tem serviço próprio de manuseio (assistência em terra a aeronaves e passageiros) em 80% dos aeroportos onde operam.
Tem um market share doméstico de 21% e regional de 5% (março de 2025).
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