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segunda-feira, 9 de junho de 2025

COLUNA DE AVIAÇÃO // VAMOS VOAR PELO MUNDO // Motiva Aeroportos desenvolve dispositivo que cria barreiras virtuais para mais segurança durante pousos e decolagens // LATAM abre mais de 160 vagas para pilotos no Brasil; inscrições vão até 20 de junho // Concessionária que administra Aeroporto Afonso Pena passa a se chamar Motiva// TAAG E TURKISH Airlines renovam acordo SPA durante a 81ª Reunião Geral Anual em Nova Deli // Passageira obrigada a trocar fralda na cozinha do avião pode fornecer companhia aérea, alerta especialista // Azul inicia operação sazonal de voos entre Viracopos e Paris // Iberia Airlines transforma viagens aéreas com inovação em nuvem e IA da AWS // A Azul recebe todas as aprovações judiciais para seguir processo acelerado de transformação para o futuro junto de seus parceiros // JetSMART lança nova rota entre Rio de Janeiro e Córdoba e consolida sua malha internacional com 10 voos no Brasil // Líder Aviação faz primeiro voo da aviação geral no Brasil com combustível sustentável // 6 dicas de passeios alternativos para fazer em Buenos Aires com passagens econômicas




Motiva Aeroportos desenvolve dispositivo inédito no Brasil que cria barreiras virtuais para mais segurança durante pousos e decolagens

Equipamento já está em uso e este ano será implementado em todos os aeroportos administrados pela concessionária

A segurança sempre foi uma das prioridades da Motiva Aeroportos e para melhorar cada vez mais as operações em seus terminais, a empresa desenvolveu o RIVB (Runway Incursion Virtual Barrier), um dispositivo que cria barreiras virtuais para elevar o nível de segurança durante os pousos e decolagens, evitando qualquer tipo de incursão em pista, termo utilizado quando há presença de aeronave, pessoa ou objeto que esteja indevidamente no aeródromo podendo causar acidentes.

O aparelho, que foi desenvolvido com tecnologia de baixo custo e com módulos que operam de forma autônoma nos veículos, ou seja, dependendo somente de comunicação com GPS, foi idealizado para alertar a equipe que conduz os veículos na área de manobras. 

Ao ser conectado ao carro, o RIVB mostra a distância do eixo da pista, com luzes que vão acendendo de acordo com a proximidade da área limite. Ao detectar qualquer movimento ou objeto estranho, ele transmite imediatamente um alerta sonoro e visual para que o condutor possa agir preventivamente e mitigar possíveis ocorrências.

Segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), caso haja um acidente aeronáutico derivado de uma incursão em pista, as consequências tendem a ser catastróficas, com a possibilidade de graves ferimentos ou perda de vidas, devido à alta velocidade das aeronaves quando estão trafegando em local aeroportuário*.

 Normalmente, as incursões em pista acontecem por múltiplos fatores contribuintes e podem envolver pilotos, controladores de tráfego aéreo, motoristas ou pedestres. Portanto, é importante que durante a condução na área de manobras, o piloto mantenha somente diálogos relacionados à atividade realizada e os motoristas evitem distrações e estejam atentos a todas as instruções da torre de controle.

“Sabemos que uma incursão em pista representa grandes riscos. Por isso, trabalhamos constantemente para melhorar a infraestrutura de nossos aeroportos, pois a segurança operacional nas pistas de pousos e decolagens é de extrema importância. Com o RIVB iremos proporcionar recursos que vão além das normas estabelecidas pela ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil), com o propósito de auxiliar os condutores de veículos que circulam nas áreas operacionais dos aeroportos, promovendo um ambiente ainda mais seguro para os nossos passageiros e colaboradores”, comenta Jaison Mello, gerente Executivo de Processos Aeroportuários da Motiva Aeroportos.

O projeto foi iniciado em 2022, no Aeroporto de São Luís, e desde agosto deste ano entrou em fase de operação assistida nos aeroportos de Bacacheri, Joinville, Navegantes e Curitiba. Com potencial de ser escalável, e ao longo de 2025 será implementado em viaturas dos 16 aeroportos administrados pela empresa.

“Temos tido experiências bastante positivas com o RIVB e desde que começaram os testes, os condutores se sentem mais seguros com esse recurso adicional. A próxima etapa da Motiva Aeroportos é atualizar o equipamento para que ele gere dados como localização do veículo em tempo real e indicação de velocidade para analisar possíveis alterações de padrão”, completa Jairo.

Fonte:https://www.gov.br/anac/pt-br/centrais-de-conteudo/aeroportos-e-aerodromos/manuais-e-cartilhas/manual-para-prevencao-de-incursao-em-pista-no-aerodromo.pdf



LATAM abre mais de 160 vagas para pilotos no Brasil; inscrições vão até 20 de junho


Nova seleção consolida companhia como a maior empregadora da aviação civil brasileira e com as melhores oportunidades de carreira no setor


São Paulo, 9 de junho de 2025 – A LATAM Airlines Brasil acaba de abrir um novo processo seletivo para contratar mais de 160 pilotos no país. São cerca de 150 vagas para copilotos e 10 para comandantes, com base operacional em São Paulo (aeroportos de Congonhas e Guarulhos). 


As inscrições estarão disponíveis entre 10 e 20 de junho na página Trabalhe Conosco da companhia: www.latamairlines.com/br/pt/trabalhe-conosco.


Essa é a segunda abertura de vagas para pilotos pela LATAM no Brasil em 2025. Em janeiro, a companhia já havia anunciado quase 900 oportunidades para comissários de bordo e copilotos.


"Hoje, a LATAM oferece as melhores oportunidades de carreira para pilotos na aviação civil do país, graças à solidez e abrangência do grupo, que permite o desenvolvimento tanto no mercado doméstico quanto no internacional. Somos também uma companhia aérea em atividade mais longa da aviação nacional, o que traduz nossa consistência e nossa responsabilidade com o futuro da aviação brasileira ", afirma Harley Menesesdiretor de Operações da LATAM Brasil.   


Entre os requisitos para copilotos estão: curso superior completo, licença de Piloto Comercial de Avião, habilitações IFRA e MLTE ou Tipo, CCT de PLA, e pelo menos 150 horas totais de voo em avião. Para comandantes, é necessária uma experiência mínima de 5.000 horas de voo em linhas aéreas regulares, incluindo pelo menos 3.000 horas em aeronaves a jato e 500 horas em comando de aeronaves semelhantes ou maiores que o Airbus A320.


COMO É O TREINAMENTO DE PILOTOS NA LATAM

O processo de treinamento dos novos pilotos da LATAM dura, em média, de 3 a 4 meses e é dividido em três etapas principais:


Treinamento de Solo: na primeira fase, os pilotos estudam os sistemas das aeronaves, aspectos técnicos, procedimentos organizacionais, além da legislação e regulamentação aeronáutica vigente. Grande parte desse conteúdo é ministrado online, enquanto as atividades práticas ocorrem presencialmente na Academia Corporativa LATAM.


Simulador de Voo: após a conclusão do treinamento de solo, os pilotos avançam para a fase prática em simuladores de voo, sempre em duplas com um instrutor qualificado, em centros de treinamento certificados. Essa etapa prepara os pilotos para enfrentar situações normais e emergenciais. O treinamento é concluído com uma avaliação rigorosa conduzida por um examinador credenciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que confirma a investigação para avanço à última fase.


Instrução em Rota: etapa final do treinamento, quando os pilotos, acompanhados por comandantes instrutores experientes, se adaptam à rotina operacional da LATAM, familiarizando-se com os aeroportos e procedimentos locais. Embora já elaborados desde a fase do simulador, é necessário passar por uma avaliação final em voo para serem habilitados a atuar como copilotos ou comandantes sem supervisão.


Após essa etapa inicial, todos os pilotos da LATAM participam regularmente de treinamentos e exames de revalidação para garantir a constante atualização e segurança nas operações.




Concessionária que administra Aeroporto Afonso Pena passa a se chamar Motiva

Nova marca começa a ser implantada de forma gradual nos aeroportos administrados pela empresa no Brasil

Curitiba, 9 de junho de 2024 - O Grupo CCR, que administra o Aeroporto Internacional Afonso Pena desde março de 2022, mudou de nome e passa a se chamar Motiva, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil.

A mudança marca uma nova fase na história da companhia. Após 25 anos de atuação sob a marca CCR, a empresa adota uma identidade que representa com mais proximidade sua missão: melhorar a vida das pessoas através da mobilidade.

A nova marca começa a ser implantada de forma gradual em 16 dos 17 aeroportos administrados pela empresa no Brasil. A exceção é o Aeroporto Internacional de Confins, administrado pela Motiva através do consórcio BH Airport. A previsão é de que todos os aeroportos sob gestão da Motiva estejam com a nova identidade visual até 2026.

A Motiva é hoje uma das maiores operadoras aeroportuárias da América Latina. Em 2024, foram mais de 45 milhões de passageiros transportados. “A mudança de nome reflete muito mais do que uma nova marca. Ela simboliza uma empresa mais moderna, mais humana, atenta ao futuro e com uma amplitude de atuação muito maior. E queremos que a sociedade de todo o Estado do Paraná se sinta parte desse novo capítulo da nossa história”, completa Monique Henriques, diretora de Negócios Aeroportos Brasil da Motiva.

No Paraná, além do Afonso Pena, a empresa administra também os Aeroportos do Bacacheri, de Foz do Iguaçu e de Londrina.

Da esquerda para a direita: Nelson Rodrigues de Oliveira, PCE da TAAG Linhas Aéreas de Angola e Bilal Ekşi, CEO da Turkish Airlines


TAAG E TURKISH Airlines renovam acordo SPA durante a 81ª Reunião Geral Anual em Nova Deli 

 

Luanda, 9 de Junho de 2025 – A TAAG Linhas Aéreas de Angola e a Turkish Airlines renovaram o seu Acordo Interline e de Special Prorate Agreement (SPA) durante a 81ª Reunião Geral Anual da IATA, realizada em Nova Déli, na Índia, entre os dias 1º e 3 de junho de 2025. Nelson Rodrigues de Oliveira, presidente da Comissão Executiva da TAAG, e Bilal Ekşi, CEO da Turkish Airlines, assinaram oficialmente a renovação, reforçando uma longa parceria entre as duas companhias.


O acordo seguirá oferecendo aos passageiros opções de viagem mais práticas ao realizar conexões entre as rotas operadas por ambas as empresas, ampliando a conectividade entre África, Europa, Ásia e outras regiões. Além da inovação, as companhias participaram de discussão estratégica para explorar novas oportunidades de colaboração.


Entre os temas envolvidos, destaca-se o possível lançamento de uma parceria de codeshare, cooperação no transporte de cargas e suporte técnico em áreas como manutenção e operações de voo. Os CEOs concordaram em manter um diálogo contínuo entre as companhias para fortalecer a cooperação bilateral e criar sinergias em prol do crescimento conjunto.


A renovação dessa parceria marca mais um passo em frente no fortalecimento da conectividade global e na entrega de valor aos clientes através de uma oferta de serviços robusta.



 Passageira obrigada a trocar fralda na cozinha do avião pode fornecer companhia aérea, alerta especialista


Caso exponha falhas no atendimento a pessoas com deficiência e reforce o direito à reposição por danos morais


Uma passageira com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa, foi impedida de usar o banheiro adaptado durante um voo e precisou trocar a fralda na área da cozinha da aeronave. A situação, relacionada nas redes sociais e com ampla repercussão, levanta questionamentos sobre o cumprimento das normas de acessibilidade pelas companhias aéreas. De acordo com o advogado especializado em Direito dos Passageiros Aéreos, Rodrigo Alvim, a conduta pode configurar violação grave de direitos e ensejar indenização. "É um caso extremamente vexatório para ela. Uma ação por danos morais contra a companhia é totalmente cabível", afirma.


Segundo Alvim, mesmo que a companhia alegue ter tomadas providências no momento do ocorrido, isso não exige a responsabilidade de manter o banheiro adequado nas condições de uso. "A passageira teria direito de usar o banheiro com acessibilidade. É um direito que os passageiros com necessidades especiais têm. Até por isso que esse banheiro existe e ele deveria estar em condições de ser aberto", pontua.


O advogado destaca ainda que, conforme o relato da passageira, houve constrangimento público e falha no dever de assistência. "Ela teve que se trocar na cozinha, uma ação extremamente estressante para ela. Então, nasça para o direito a uma ação com reposição por danos morais contra a companhia. Uma situação extremamente estressante para ela e vexatória", diz.


O especialista reforça ainda: "A companhia tem que oferecer aos passageiros, portadores de necessidades especiais toda a assistência necessária. É o mínimo".


Azul inicia operação sazonal de voos

entre Viracopos e Paris


São Paulo, 06 de junho de 2025 – A Azul, maior companhia aérea do Brasil em número de decolagens e destinos, informa que, devido aos altos custos operacionais e baixa demanda no inverno europeu, a rota que liga o aeroporto de Viracopos a Paris segue em operação e passa a ser sazonal a partir de outubro. Com isso, os voos para a capital francesa serão retomados a partir de abril de 2026, época em que se inicia o verão no hemisfério norte.


A companhia destaca que esta decisão foi cuidadosamente avaliada para garantir a sustentabilidade das suas rotas, mantendo o equilíbrio entre oferta e procura, sem comprometer a qualidade do serviço que oferece aos seus Clientes.

A Azul segue comprometida com a expansão estratégica de sua malha internacional. Atualmente, a Companhia opera para doze destinos internacionais entre operações regulares e sazonais (Paris, Orlando, Fort Lauderdale, Curaçao, Montevidéu, Punta del Este, Assunção, Mendoza, Bariloche, Lisboa, Porto e Madrid) conectando o Brasil a cidades importantes ao redor do mundo e incluídas com o novo momento de transformação da Azul para o futuro.

A Azul, como empresa competitiva, está sempre atenta ao mercado e avalia constantemente as possibilidades de incremento de sua malha. Na próxima semana, a Companhia iniciará duas operações iniciadas em sua história, ligando duas cidades importantes - Campinas e Recife - a Madrid, reforçando a presença da Azul na Europa e ampliando as opções para os clientes. Para alta temporada em julho estão previstas 454 decolagens internacionais com uma oferta de aproximadamente 101 mil assentos, 70% a mais do que foi ofertado em 2024.

Os Clientes que já receberam emissão de assistência necessária, conformam-se às disposições da resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), assegurando que seus direitos sejam respeitados e que tenham alternativas adequadas às suas necessidades, mantendo, assim, o padrão e a excelência do atendimento da Companhia.


Iberia Airlines transforma viagens aéreas com inovação em nuvem e IA da AWS


Principal companhia aérea da Espanha migra aplicações de missão crítica para a AWS e adota IA generativa para otimizar operações globais
 

Seattle – junho de 2025 – A Amazon Web Services, Inc. (AWS), uma empresa da Amazon.com, Inc., anunciou hoje que a Iberia Linhas Aéreas, principal companhia aérea espanhola que opera uma extensa malha aérea na Europa, América Latina, América do Norte, Ásia e África, selecionou a AWS como seu provedor de nuvem preferencial para acelerar sua transformação digital. 

Ao firmar uma parceria com a AWS para uma jornada de vários anos, a Iberia está reinventando o transporte aéreo, otimizando as operações, aumentando a confiabilidade e a resiliência de suas aplicações de missão crítica e utilizando inteligência artificial (IA) para aprimorar a satisfação dos passageiros.

"Nossa transformação com a AWS mudou fundamentalmente a forma como operamos e atendemos nossos clientes", disse Gabriel Perdiguero, Diretor Financeiro e de Tecnologia da Iberia. "Ao migrar nossa infraestrutura digital para a AWS e usar recursos de IA e dados, não apenas alcançamos uma eficiência operacional sem precedentes, como também nos posicionamos para liderar o futuro das viagens aéreas por meio da inovação, criando experiências excepcionais para nossos clientes. Essa transformação se alinha perfeitamente com nosso propósito de gerar prosperidade conectando pessoas em todo o mundo."

Maior desempenho e resiliência
A Iberia descomissionou seus data centers físicos e migrou sua infraestrutura de TI, que incluía 1.638 servidores, 1.235 bancos de dados, 572 aplicações e o Iberia.com, para a AWS. 

Essa migração permitiu à companhia aérea transformar sua estrutura operacional com uma arquitetura moderna de microsserviços, usando serviços como Amazon ECS, AWS Fargate, Amazon EventBridge, Amazon DynamoDB e Amazon Aurora Serverless, que facilitaram o dimensionamento independente de sistemas e a implementação de novos recursos.

A empresa agora pode lançar atualizações de código 1.000% mais rápido, reduzir os tempos de ciclo de desenvolvimento em 40% e diminuir as taxas de erro em 38% por meio da correlação abrangente de métricas, rastreamentos e logs. 

A Iberia também implementou um novo modelo operacional que utiliza a automação para gerenciar mais de 200 contas da AWS e mais de 2.000 recursos, aprimorando a agilidade e a governança. 

Como parte de sua estratégia de resiliência, a Iberia está migrando estrategicamente cargas de trabalho para a região da AWS Europa (Espanha) para estabelecer recursos de recuperação de desastres multirregionais e reduzir a latência para cargas de trabalho específicas.
 

Experiência aprimorada do cliente com IA
A Iberia está desenvolvendo soluções inovadoras que aprimoram a experiência de viagem por meio de IA, impulsionada pela tecnologia AWS. A companhia aérea está utilizando o Amazon Bedrock para aprimorar a experiência do passageiro e aumentar a eficiência de suas operações.

Por exemplo, a Iberia criou um Assistente de Viagem com IA, um chatbot com Gen AI integrado à área pessoal "Mi Iberia". Este assistente digital oferece   recomendações de viagens persona  s, transformando a forma como os viajantes planejam suas viagens. 

A Iberia está integrando IA generativa em todas as suas operações, equipando engenheiros de manutenção com ferramentas inteligentes, desenvolvendo assistentes de atendimento ao cliente e revolucionando sua experiência em contact center por meio de análise comportamental, com mais de dez agentes de IA generativa em produção.
 

Excelência operacional impulsionada por análises em tempo real
A Iberia também criou uma plataforma de dados em tempo real na AWS, que inclui dados de clientes, comerciais e operacionais. A plataforma impulsiona centenas de casos de uso em todas as operações da Iberia, como relatórios operacionais em tempo real, campanhas de marketing direcionadas e personalizadas e planejamento de demanda, com mais de 100 painéis e 50 modelos de IA usados para lidar com mais de 20 milhões de solicitações diárias de processos de negócios. 

Ela se tornou fundamental para aprimorar a experiência do cliente e alcançar a excelência operacional. Com arquitetura serverless e Amazon SageMaker, a plataforma processa quase 2 TB de dados diariamente. Sua contribuição para a receita da empresa cresceu de dezenas de milhões de euros para centenas de milhões de euros em pouco mais de 5 anos, demonstrando seu papel crucial no futuro digital da Iberia.

Olhando para o futuro, a Iberia também planeja integrar recursos avançados de IA com serviços da AWS em suas operações de Manutenção, Reparo e Revisão (MRO), visando transformar a manutenção de aeronaves por meio de análise preditiva, processamento automatizado de documentação e operações técnicas assistidas por IA. Essa modernização aumentará a segurança, reduzirá o tempo de inatividade das aeronaves e otimizará os custos de manutenção.


"No cenário dinâmico da aviação atual, resiliência e inovação são primordiais", afirmou Tanuja Randery, Vice-Presidente e Diretora Geral para Europa, Oriente Médio e África (EMEA) da AWS. 

"Ao utilizar a AWS, a Iberia Airlines não só alcançou notável resiliência operacional por meio de recursos multirregionais, como também é pioneira no uso de IA generativa para transformar a experiência do passageiro. A implementação bem-sucedida de soluções baseadas em IA pela Iberia em atendimento ao cliente, manutenção e operações demonstra como as companhias aéreas podem aproveitar a tecnologia em nuvem para construir um futuro mais resiliente e inovador para as viagens aéreas."
 

A Azul recebe todas as aprovações judiciais para seguir processo acelerado de transformação para o futuro junto de seus parceiros
As operações e vendas continuam normalmente, honrando todos os bilhetes, pontos do Azul Fidelidade, pacotes da Azul Viagens e benefícios aos Clientes
Companhia garante aprovação para acesso ao financiamento DIP para desenvolvimento financeiro durante a reestruturação
Azul reafirma compromisso de conectar o Brasil com segurança e atendimento de excelência

São Paulo – A AZUL SA (B3: AZUL4; NYSE: AZUL) ("Azul" ou "Companhia"), maior companhia aérea do Brasil em número de decolagens e destinos, anunciou hoje que, após uma Audiência Inicial bem-sucedida, recebeu todas as aprovações judiciais para suas petições de "Primeiro Dia" relacionadas ao pedido voluntário de Chapter 11 apresentado pela Companhia nos Estados Unidos, em 28 de maio de 2025.
Entre outras medidas, o Tribunal concedeu aprovação para que a Azul tenha acesso imediato a US$ 250 milhões de seu financiamento DIP de US$ 1,6 bilhão. Esse financiamento, combinado com outras aprovações judiciais e receitas geradas pelas operações em andamento, fornecerá liquidez suficiente para sustentar as operações ininterruptamente, na medida em que a Companhia trabalhe para transformar seu futuro financeiro.
“A aprovação do Tribunal de todas as nossas petições de Primeiro Dia é um marco fundamental no posicionamento da Azul para o sucesso a longo prazo”, afirmou John Rodgerson, CEO da Azul. “Essas aprovações, juntamente com o forte apoio de nossos parceiros financeiros, além da United Airlines, da American Airlines e da AerCap, nos permitem continuar seguindo nosso plano acelerado de transformação para o futuro. Esse processo vai permitir que a Azul tenha uma redução significativa de alavancagem se equiparando aos parceiros globais e uma condição importante para continuar gerando caixa.” acrescentou.
A audiência de "Segundo Dia" junto ao Tribunal está, até o momento, agendada para 9 de julho de 2025, às 15h (horário de Brasília).

JetSMART lança nova rota entre Rio de Janeiro e Córdoba e consolida sua malha internacional com 10 voos no Brasil 

 

Córdoba será o quinto destino internacional da JetSMART a partir do Rio e o décimo no Brasil 

 

As passagens já estão à venda a partir de hoje, com tarifa promocional a partir de R$ 425(*) por trecho, incluindo taxas e impostos 


Rio de Janeiro, 29 de maio de 2025 – A JetSMART Airlines, companhia aérea ultra low cost com a frota mais nova da América do Sul, anuncia que ampliará sua presença no Rio de Janeiro com o lançamento de mais uma rota internacional a partir da capital fluminense, agora com destino a Córdoba, na Argentina. Com esse novo voo, a JetSMART passa a operar cinco rotas no Aeroporto Internacional Tom Jobim (GIG), consolidando o Rio de Janeiro como a cidade brasileira com o maior número de destinos operados pela companhia e reforçando sua presença no Brasil com seu décimo voo internacional.
 

Com expectativa de transportar mais de 30 mil passageiros no primeiro ano de operação, o novo voo do Rio de Janeiro para Córdoba faz parte do plano estratégico de expansão da JetSMART no país, com o objetivo de oferecer mais alternativas de viagens SMART, acessíveis e eficientes entre cidades-chave do continente sul-americano. A operação está prevista para começar em outubro de 2025, com quatro voos semanais (às terças, quintas, sábados e domingos), com duração de 3 horas e 35 minutos.
 

A venda de passagens do Rio de Janeiro para Córdoba começa hoje, 29 de maio. Para celebrar, a companhia oferece uma promoção com preços atrativos a partir de R$ 425 por trecho, incluindo taxas e impostos (*).
 

“Estamos muito orgulhosos de alcançar o importante marco de inaugurar nossa décima rota no Brasil. Essa conquista não representa apenas um passo chave na consolidação da JetSMART como a principal companhia aérea ultra low cost da América do Sul, como também nos permite estar cada vez mais próximos dos brasileiros, oferecendo tarifas ultrabaixas e um serviço SMART de qualidade”, destacou Verónica Marambio Álvarez, Gerente Comercial de Mercados Internacionais e Desenvolvimento Regional da JetSMART.
 

“A abertura da rota entre Rio de Janeiro e Córdoba é especialmente relevante porque conecta diretamente dois importantes polos turísticos e culturais da região, ampliando as alternativas de viagem além de Buenos Aires e fomentando o turismo bilateral entre Brasil e Argentina. O trecho permite que mais brasileiros acessem de forma rápida, conveniente e econômica o coração do interior argentino sem precisar voar para as capitais”, acrescentou ela.
 

A nova operação se soma aos voos do Rio de Janeiro para as cidades de Santiago do Chile, Montevidéu, Buenos Aires e o mais recente voo que começou a operar do Rio para Mendoza no início de maio.
 

"Estamos muito entusiasmados com o início das vendas de bilhetes para a nova rota entre o Rio de Janeiro e Córdoba. Essa conquista reflete o compromisso do RIOgaleão em ampliar as conexões com destinos estratégicos ao redor do mundo. A parceria com a JetSMART reforça esse propósito, ao viabilizar uma operação alinhada à crescente demanda do maior mercado emissor de turistas para o Brasil. Seguimos trabalhando para fortalecer o papel do RIOgaleão como um hub cada vez mais conectado e relevante na América do Sul.", afirma Rafael Sampaio, Gerente de Desenvolvimento de Aviação do RIOgaleão.
 

Córdoba é a segunda maior cidade da Argentina e se destaca por sua combinação de história, cultura e natureza. Rodeada pelas Serras de Córdoba, atrai viajantes interessados em ecoturismo, trilhas e atividades ao ar livre. É também um importante centro universitário, com vida noturna animada e uma ampla oferta cultural.
 

No total, a JetSMART oferece agora 10 voos a partir do Brasil, conectando Recife a Buenos Aires, Florianópolis a Buenos Aires, Foz do Iguaçu a Santiago e Rio de Janeiro a Santiago, Buenos Aires, Montevidéu, Mendoza e, em breve, Córdoba. Além disso, a companhia também conta com voos sazonais para atender as datas de maior interesse dos viajantes brasileiros saindo de Florianópolis e São Paulo com destino a Santiago do Chile, e conexões para o Peru, Uruguai, Argentina, Colômbia e diversos destinos no norte e sul do Chile.
 

Com uma frota de 46 aeronaves Airbus A320 e A321, a JetSMART é a companhia aérea mais moderna da América do Sul e já foi premiada duas vezes pelo SKYTRAX como a melhor companhia aérea ultra low cost em 2021 e 2023. Também foi, por três vezes, reconhecida como a companhia com a frota mais nova da América do Sul pela ch-aviation.




Líder Aviação faz primeiro voo da aviação geral no Brasil com combustível sustentável

 

Voo é realizado com combustível SAF fornecido pela Vibra, marcando avanço inédito rumo à descarbonização do setor aéreo executivo brasileiro


Rio de Janeiro, 20 de maio de 2025. Líder Aviação, maior empresa de aviação executiva da América Latina, realizou nesta terça-feira, 20 de maio, o primeiro voo da aviação geral no país utilizando SAF (Sustainable Aviation Fuel). As operações foram feitas no Rio de Janeiro por helicóptero a serviço da empresa de energia Equinor, no transporte de profissionais até plataformas em alto-mar.

 

O SAF é um combustível sustentável que tem as emissões de carbono reduzidas ao longo de seu ciclo de vida – as emissões são em torno de 80% menores em comparação com o querosene de aviação tradicional. A aeronave, modelo S92, foi abastecida pela Vibra, única fornecedora desse combustível no Brasil, por meio da BR Aviation, sua unidade de negócios para abastecimento de aeronaves e atividades correlatas.

 

O voo teve como ponto de partida o Aeroporto de Jacarepaguá e foi abastecido com um blend composto por 10% de SAF e 90% de JET A fóssil, conforme autorizado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e certificado pelo laboratório de Ensaios de Combustível da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o que reforça a segurança e a rastreabilidade do processo.

 

No voo realizado, considerando o blend e o potencial de redução de emissões do SAF, foram emitidos cerca 9% menos CO2.

 

Esse voo representa um marco na trajetória da aviação geral no país. Estamos dando um passo concreto na direção de uma operação mais sustentável e comprometida com as futuras gerações. Essa também é uma prática já bem estabelecida entre nossos clientes do setor de energia, que valorizam soluções de menor impacto ambiental — um valor que também é nosso na Líder”, destaca Diego Reis, diretor geral de Operações de Helicópteros da Líder Aviação.

 

O biocombustível utilizado foi produzido a partir de óleo de cozinha usado chamado UCO (Used Cooking Oil). O reaproveitamento de resíduos como matéria-prima para produção de biocombustíveis transforma um passivo ambiental em uma solução de alto impacto positivo na descarbonização, representando um avanço relevante em termos de inovação e responsabilidade climática. O SAF é um combustível tecnicamente chamado de drop-in, e o blend mencionado pode ser utilizado nos motores atuais sem a necessidade de adaptação, permitindo a transição gradual para um modelo de aviação mais limpo e eficiente. O combustível fica armazenado no Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), que possui a certificação ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) para este tipo de armazenagem.

 

Pioneirismo que antecipa o futuro da aviação

 

Mais do que um feito inédito, o voo simboliza uma mudança concreta de mentalidade dentro do setor da aviação do Brasil. Com essa iniciativa, a Líder Aviação se torna a primeira empresa de aviação executiva a adquirir SAF da Vibra e se antecipa a uma exigência que só entrará em vigor a partir de 2027: a obrigatoriedade do uso de combustível sustentável em proporção mínima nas operações aéreas. Com 66 anos de história, a empresa coleciona marcos pioneiros, e este é mais um exemplo de seu compromisso com a inovação.

 

A Vibra, líder de mercado no segmento de aviação, não poderia deixar de ser a empresa pioneira na comercialização de SAF no Brasil. Fomos também os primeiros na atuação com Book & Claim deste combustível sustentável. Como protagonistas na transição energética, contribuímos também desta forma para a descarbonização deste segmento extremamente importante para a economia do país” afirma Juliano Prado, vice-presidente executivo de Comercial B2B da Vibra.

 

Para a Líder Aviação, o SAF é uma das ferramentas mais promissoras no caminho da descarbonização e seu uso está inserido em um plano mais amplo de sustentabilidade da companhia, que inclui também programas de eficiência no consumo de combustível, padronização de rotas, uso de energia limpa e participação ativa em fóruns e debates regulatórios sobre o futuro da aviação.

 

Estamos comprometidos em liderar essa transição energética na aviação. O uso do SAF é uma iniciativa concreta que alia inovação à responsabilidade ambiental, além de manter os elevados padrões de segurança operacional da empresa”, afirma Jorge França, diretor de QSMSI da Líder Aviação.





6 dicas de passeios alternativos para fazer em Buenos Aires com passagens econômicas


A Flybondi somou recentemente dois novos destinos no Brasil à capital argentina


Buenos Aires – Não é à toa que a Argentina é um dos destinos preferidos dos turistas brasileiros. O vizinho sul-americano tem atrações de sobra ao longo dos seus 2.780.400 km² de território, dos quais a Flybondi, primeira companhia aérea low cost a conectar o Brasil à Argentina, chega a 18 cidades.

Alguns destes destinos fogem das rotas tradicionais dos viajantes e esse clima de mistério também vale para a capital Buenos Aires, que vai muito além dos espetáculos de tango, bons vinhos e restaurantes, o Obelisco, as pitorescas ruas de La Boca, San Telmo, Palermo e Recoleta, entre outras pedidas imperdíveis.



A Flybondi oferece hoje voos de São Paulo até o Aeroparque, localizado na região central de Buenos Aires, e do Rio de Janeiro, tanto ao Aeroparque, quanto para Ezeiza, na região metropolitana. A partir de 15 de dezembro, serão adicionadas duas novas conexões saindo de Buenos Aires para Maceió e Salvador. É possível encontrar passagens a partir de R$ 283. Bilhetes para estes e outros destinos atendidos pela Flybondi podem ser comprados em https://flybondi.com/gl .

Veja abaixo 6 dicas imperdíveis de passeios alternativos em Buenos Aires:



1. Passeio por Villa Crespo


Villa Crespo é um bairro menos turístico que Palermo, mas cheio de vida local. Conta com brechós interessantes, galerias de arte independentes e ótimos bares e restaurantes. Vale explorar a Calle Thames e a Av. Corrientes, na altura do bairro.


2. Feira de Mataderos (só aos domingos)


Programa local e tradicional. Lá você encontra comidas típicas argentinas, artesanato, música folclórica ao vivo e danças regionais. Uma experiência bem diferente da atmosfera urbana central.


3. Grafites e arte urbana em Colegiales e Chacarita


Estes são dois bairros que cresceram culturalmente e são espaços de murais incríveis. É fazer um passeio guiado com foco em arte de rua ou explorar o caminho por conta própria, com destaque para a Calle Concepción Arenal e arredores. Menos famoso que o da Recoleta, o cemitério de Chacarita é maior e cheio de história. É onde estão enterradas várias figuras importantes da cultura argentina, como Carlos Gardel.


4. Passeio de bicicleta pelas reservas naturais


A Reserva Ecológica Costanera Sur é conhecida, mas a Reserva Ecológica da Cidade Universitária (na região de Núñez) é mais tranquila e menos frequentada por turistas. Dá para ir de bike e curtir a vista do rio.


5. Cafés notáveis escondidos


Evite os mais óbvios como o Café Tortoni e vá em locais como o Café Margot (no bairro de Boedo), o Bar El Federal (em San Telmo) ou o Café La Poesía. Cada um tem um charme e uma história única.


6. Passeio de barco pelo Delta do Tigre (com saída de San Fernando)


Ao invés do terminal turístico de Tigre, você pode pegar saídas de outros portos menores para fazer esse lindo passeio. É possível explorar canais menos turísticos e até visitar ilhas pouco conhecidas.


Flybondi em números:

  • Começou a operar na Argentina em 2018 e já transportou mais de 15,5 milhões de pessoas.

  • 20% dos seus passageiros viajam de avião pela primeira vez na vida.

  • Tem uma frota de 22 aviões: 15 Boeing 737-800 NG com 189 assentos de classe única; 2 aeronaves Boeing 737-800 NG com 189 assentos em classe única na modalidade wet leasing; e 5 aeronaves Airbus A320 com 180 assentos em classe única na modalidade wet leasing.

  • Voa para 18 destinos domésticos: Buenos Aires, Bariloche, Corrientes, Córdoba, Jujuy, Mendoza, Neuquén, Posadas, Iguazú, Salta, Santiago del Estero, San Juan, Tucumán, Puerto Madryn, Río Gallegos, Ushuaia, El Calafate e Comodoro Rivadavia.

  • Atualmente também voa para três destinos internacionais, todos no Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis.

  • Tem serviço próprio de manuseio (assistência em terra a aeronaves e passageiros) em 80% dos aeroportos onde operam.

  • Tem um market share doméstico de 21% e regional de 5% (março de 2025).

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