Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 3 de junho de 2025

Belém sedia de 10 a 15 de junho o II Congresso Brasileiro de Jornalistas e Comunicadores de Turismo. Inscrições estão abertas

II Congresso Febtur. Comunicação e floresta: Belém sedia o maior congresso de comunicação turística do país

Com o tema “Sustentabilidade também se faz com informação”, evento nacional reúne comunicadores e jornalistas de turismo de todo o país na capital paraense

Entre os dias 10 e 15 de junho de 2025Belém do Pará sediará o II Congresso Brasileiro de Jornalistas e Comunicadores de Turismopromovido pela Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur). 

Theatro da Paz, construído em 1878, inspirado no Scala de Milão (Foto: João Ramid)

O encontro reforça a capital paraense como um polo estratégico para o turismo sustentável e a comunicação responsável, especialmente às vésperas da COP-30, que será realizada na cidade no segundo semestre deste ano.

Com o tema “Sustentabilidade também se faz com informação”, o congresso pretende destacar o papel fundamental da comunicação na promoção de práticas turísticas sustentáveis, oferecendo aos participantes uma programação rica em conteúdo técnico, experiências práticas e vivências culturais.

Ônibus-barco importante meio de transporte na Amazônia (Foto divulgação)

Comunicação a serviço do desenvolvimento sustentável

Durante os seis dias de evento, jornalistas e comunicadores de turismo do Brasil e do exterior participarão de palestras, mesas-redondas, oficinas e visitas técnicas voltadas ao fortalecimento do turismo sustentável, à valorização das comunidades locais e ao aprimoramento da cobertura jornalística e comunicacional no setor.

A escolha de Belém como sede do evento vai além da beleza natural: a cidade representa um símbolo da biodiversidade e da riqueza cultural da Amazônia, tornando-se o palco ideal para discutir os desafios e oportunidades de um turismo que respeita o meio ambiente e impulsiona o desenvolvimento social e econômico.

Fazenda Bacuri (Foto: Augusto Correia)

Experiências em campo com foco na Amazônia

Um dos principais diferenciais do congresso são as visitas técnicas a destinos turísticos sustentáveis na região, com roteiros que contemplam Belém (continental e insular), Bragança e Augusto Corrêa. Nessas experiências, os congressistas conhecerão projetos de turismo comunitárioações de conservação ambiental e iniciativas que unem tradição, inovação e responsabilidade socioambiental.

As visitas têm como objetivo sensibilizar os comunicadores para o potencial transformador do turismo sustentável, incentivando a criação de narrativas e conteúdos que promovam destinos comprometidos com a preservação e a inclusão.

Riqueza alimentar paraense se traduz em frutos, têmperos e cozinheiros incríveis. (Foto João Ramid)

Imersão cultural e gastronômica na terra do açaí e do jambu

O congresso também oferecerá uma verdadeira imersão na cultura paraense, com apresentações folclóricas, visitas a museus e pontos turísticos emblemáticos da capital, como o Mercado Ver-o-Peso, a Estação das Docas, o Mangal das Garças e a Basílica de Nazaré.

Logo na abertura, os participantes serão recebidos na Casa das 11 Janelas, do Chef Saulo Jennings, Embaixador de Turismo Gastronômico da ONU, que apresentará a riqueza da culinária amazônica, reconhecida como uma das mais autênticas e inovadoras do Brasil.

Com pratos à base de tucupi, jambu, pirarucu, tambaqui e açaía culinária do Pará será um dos pontos altos da experiência. Congressistas poderão degustar receitas regionais em eventos gastronômicos organizados em parceria com chefs locais e instituições como o Senac, mostrando como a gastronomia é também uma forma de comunicação, preservação e identidade cultural.

Mercado São Brás, revitalizado está no roteiro dos congressistas. (Foto divuldgação)

Parcerias

O evento conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e Sebrae Pará; apoio do Governo do Pará, prefeituras de Belém (Secretaria de Turismo e Cultura), Augusto Corrêa e Bragança, da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e Fecomércio Pará. São parcerias que reforçam o compromisso com a promoção de um turismo sustentável e a valorização da Amazônia como destino turístico. 

Inscrições

As inscrições para o II Congresso Febtur já estão abertas e seguem até o limite de vagas. Interessados podem garantir sua participação pelo site oficial da Febtur: https://febtur.org.br/ii-congresso-febtur/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.