São Paulo, 17 de junho de 2025 - O Museu da BMW em Munique abre suas portas para uma exposição especial que faz parte do BMW Art Car World Tour internacional para celebrar o 50º aniversário da lendária Coleção BMW Art Car e do icônico BMW Série 3. Foi em Le Mans, em 1975, que o primeiro BMW Art Car – criado por Alexander Calder – encenou sua brilhante estreia.
A exposição, que vai até 1º de fevereiro de 2026, terá um trio de Art Cars baseados no BMW Série 3: o BMW M3 GTR de Sandro Chia e os carros BMW M3 (Grupo A) projetados por Michael Jagamara Nelson e Ken Done, respectivamente.
A exposição no Museu BMW – a casa dos BMW Art Cars quando eles não estão em exibição em destinos ao redor do mundo – é uma das atrações do atual BMW Art Car World Tour, o maior projeto de exposição até agora nos 50 anos de história da coleção.
O Tour já visitou 12 mercados em cinco continentes e continuará a exibir os lendários BMW Art Cars em inúmeras plataformas de arte e automóveis, e em institutos ao redor do mundo, ao longo do próximo ano.
O Museu BMW usará a exposição especial para fornecer insights sobre o brilhantismo artístico e a história da Coleção BMW Art Car, além de convidar os visitantes a explorar a excelência técnica do Série 3 e o poder inovador da marca BMW.
50 anos de prazer ao dirigir: o BMW Série 3
Desde que chegou às estradas pela primeira vez em 1975, o BMW Série 3 tem servido como sinônimo de prazer ao dirigir e um pilar para o sucesso da BMW. Ao longo de cinco décadas, ele reinventou o conceito do sedã esportivo, estabeleceu novos padrões de desempenho e colocou sorrisos nos rostos de milhões de motoristas ao redor do mundo. Da primeira geração inovadora aos modelos inovadores de hoje, o Série 3 tem sido um elemento duradouro e definidor de estilo no cenário automotivo.
50 anos de “esculturas móveis”: a coleção BMW Art Car
Desde 1975, artistas renomados de países do mundo inteiro se dedicaram à criação dos BMW Art Cars. A ideia surgiu do piloto de corridas francês e amante da arte Hervé Poulain, que, em parceria com o então chefe de automobilismo da BMW, Jochen Neerpasch, convidou o amigo e artista Alexander Calder para pintar um desenho em um carro.
O resultado foi um BMW 3.0 CSL que competiu nas 24 Horas de Le Mans em 1975, tornando-se o queridinho do público – e marcando o nascimento da Coleção BMW Art Car. Nomes famosos como Frank Stella, Roy Lichtenstein, Andy Warhol, Robert Rauschenberg, Esther Mahlangu, David Hockney, Jenny Holzer e Ólafur Elíasson adicionaram, desde então, mais BMW Art Cars com seu próprio estilo individual à coleção.
Mais recentemente, o americano John Baldessari e o artista multimídia chinês Cao Fei usaram o BMW M6 GTLM e o BMW M6 GT3, respectivamente, como tela para suas interpretações do conceito BMW Art Car em 2016 e 2017. Eles, portanto, se juntaram a Jeff Koons e Julie Mehretu na aplicação de sua criatividade em carros de corrida dinâmicos nos últimos 15 anos.
BMW M3 Grupo A por Ken Done (1989):
"Foi uma grande honra ser convidado para fazer parte desta fabulosa coleção Art Car. Eu queria expressar a alegria da velocidade e o brilhantismo da própria máquina." Ken Done
BMW M3 Grupo A por Michael Jagamara Nelson (1989):
Michael Jagamara Nelson, também da Austrália, trouxe as tradições da arte aborígene para a carroceria do BMW M3. Seus motivos complexos, utilizando técnicas de pintura por pontos, contam histórias de Sonhos profundamente enraizadas na cultura de seu povo.
“Um carro é uma paisagem vista de um avião – incluí água, canguru e gambá.” Michael Jagamara Nelson
BMW M3 GTR por Sandro Chia (1992):
O 10º BMW Art Car, um BMW 730i projetado pelo artista espanhol César Manrique em 1990, também está em exposição permanente no Museu BMW.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário