Diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus apresentou projetos dos aeroportos do Mato Grosso do Sul. Foto:Duda Meaurio/Divulgação
A Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, realizou, na terça-feira (17), uma cerimônia comemorativa para marcar o início das obras de ampliação e modernização dos Aeroportos Internacionais de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul. O evento também celebrou a inauguração da Sala Multissensorial do Aeroporto Internacional de Campo Grande, espaço dedicado ao Hospedagem de passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências. A solenidade conto com a presença do diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus; do governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; do secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca; e o diretor-presidente substituto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Roberto Honorato, entre outras autoridades. "Estamos construindo aeroportos mais modernos, acessíveis e preparados para o futuro. Essa transformação reforça o compromisso da Aena com a qualidade dos serviços e o desenvolvimento das regiões onde atua", afirmou Santiago Yus. As obras que já foram iniciadas fazem parte da Fase 1B do contrato de concessão e devem ser concluídas até junho de 2026. O consórcio responsável pela execução dos trabalhos é formado pelas construtoras Construcap e Copasa. Entre as melhorias previstas para o Aeroporto Internacional de Campo Grande, estão a construção de um novo pavimento no terminal de passageiros, com a instalação de três pontes de embarque (dedos). Com isso, a capacidade do aeroporto passará para 2,6 milhões de passageiros por ano (85% maior que o atual). Para Ponta Porã, as obras estruturais vão triplicar a área do terminal de passageiros, que passará de 800 m² para 2.600 m². Já em Corumbá, o crescimento será dos atuais 1.950 m² para 2.850 m². Em ambos, a capacidade será de 100 mil embarques e desembarques por ano, ao final das obras.
A expansão dos aeroportos de Mato Grosso do Sul representa um marco importante para a mobilidade regional e nacional, promovendo integração, turismo e desenvolvimento econômico para o estado e para toda a região Centro-Oeste do Brasil.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário