Azul contrata 139 novos tripulantes e reforça equipes em todo o Brasil
• A companhia aérea, que estabeleceu uma meta de redução de emissões de 30% até 2030 em 2015, conta com três fatores principais para atingir este objetivo: uma frota eficiente, o uso de combustível SAF e a implementação de tecnologia.
• A Air Europa continuará a modernizar sua frota, à qual se juntará este ano à primeira unidade Boeing 737 MAX, uma das aeronaves mais eficientes de sua categoria.
• A empresa está avançando no cumprimento dos objetivos estabelecidos em seu Plano Estratégico, por meio de seu projeto de sustentabilidade Flight 2030.
A Air Europa continua dando passos decisivos para alcançar suas metas de sustentabilidade. Os dados do fim de 2024 confirmam que a companhia aérea já reduziu suas emissões de CO2 em mais de 21% desde 2015, e está próxima dos 30% estabelecidos na época como meta para 2030.
O rápido progresso feito na descarbonização foi apoiado por três elementos principais: modernização da frota, uso de combustível de aviação sustentável (SAF) e utilização de soluções tecnológicas avançadas para melhorar a eficiência operacional.
A diminuição das emissões acelerou, sobretudo, desde 2021 e 2022, quando foi concluído o processo de unificação da frota em torno das aeronaves Boeing. Os modelos 737 para curta e média distância e 787 Dreamliner para longa distância foram fundamentais para reduzir o consumo de combustível.
Por serem aeronaves de maior capacidade, a Air Europa tem conseguido transportar cada vez mais passageiros fazendo menos voos. Da mesma forma, o design e a tecnologia do Dreamliner foram decisivos, pois permitem reduzir o consumo e as emissões em até 25% em comparação com outros modelos da mesma categoria.
Para continuar nesta linha, este ano três novos Boeing 787 serão adicionados à frota e o primeiro 737 MAX. Este modelo contribuirá para reduzir ainda mais as emissões e operará especialmente em destinos europeus e, ocasionalmente, em localidades nacionais.
Por outro lado, e embora desde este ano seja obrigatório que todos os aeroportos da União Europeia classificados como Aeroportos da União disponibilizem 2% de
combustível SAF às companhias aéreas, a Air Europa já o utiliza em algumas das suas rotas desde 2023. Foi o caso de alguns voos entre Madri e Havana e Madri e Buenos Aires nos últimos dois anos.
Uma operação mais sustentável
Além disso, a empresa introduziu melhorias progressivas destinadas a melhorar a eficiência e a sustentabilidade de todas as operações, tanto em terra como no ar. Desde 2024, o aplicativo OptiClimb está em uso, fornecendo indicações específicas e individuais para cada voo na velocidade ideal de subida para minimizar o consumo de combustível sem comprometer a duração da viagem. Para este ano, espera-se que esta solução contribua para evitar cerca de 10.100 toneladas de emissões.
No solo, as aeronaves aplicam os protocolos SETO (Single Engine Taxi Out) e SETI (Single Engine Taxi In), que envolvem a realização do taxiamento da partida e chegada da aeronave usando um único motor. Por outro lado, graças a um acordo com a Toyota, a frota de veículos está sendo renovada por unidades elétricas, aproveitando a disponibilidade progressiva de pontos de recarga nos principais aeroportos espanhóis.
Por fim, além de reduzir o uso de papel a bordo, foi realizada uma renovação completa dos materiais com os quais a oferta gastronômica é apresentada. Os menus são servidos com materiais recicláveis e biodegradáveis, mantendo a qualidade da apresentação e do serviço em todos os momentos.
"O compromisso da Air Europa com a sustentabilidade é uma parte intrínseca da maneira como pensamos sobre nossos negócios. Estamos convencidos da importância de avançar nesta área, em todos os níveis, porque acreditamos no papel estratégico da aviação como meio de ligação à escala global e na sua capacidade de o manter com o menor impacto possível ao meio ambiente", afirma Rosa Nordfeldt, diretora de Sustentabilidade da Air Europa.
As medidas de eficiência e sustentabilidade representam um eixo fundamental do atual Plano Estratégico da empresa e estão refletidas no projeto Flight 2030, lançado há dois anos. Reúne mais de 40 medidas para alcançar a sustentabilidade real em todos os níveis, do ambiental ao operacional e social.
O progresso alcançado é compartilhado a cada ano por meio da participação no "The Aviation Challenge", um desafio convocado em escala global pela aliança SkyTeam para tentar operar o voo mais sustentável possível. Na edição de 2023, a companhia aérea conquistou o prêmio "Menores emissões de CO2 em um voo de curta distância" e "Menores emissões de CO2 para operações em terra".
Sobre a Air Europa
Com atuação desde 1986, a Air Europa é uma companhia aérea espanhola, membro da aliança SkyTeam. A frota da empresa é composta por 50 aeronaves, que estão entre as mais modernas e sustentáveis do setor, como os modelos Boeing 787 Dreamliner e Boeing 737, que garantem eficiência e comodidade aos passageiros.
A Air Europa voa a mais de 55 destinos em todo o mundo e conta com uma posição estratégica no hub do aeroporto Adólfo Suárez Madrid-Barajas, conectando a Europa e a América. A companhia se destaca por seu sólido compromisso com a sustentabilidade e a descarbonização, assim como por sua aposta na inovação, por meio da incorporação de tecnologias mais avançadas para a digitalização e otimização dos processos. A Air Europa ainda figura atualmente entre as empresas aéreas mais pontuais do continente europeu.
GOL e TAP adotam o IATA FuelIS para otimizar o uso de combustível no longo prazo
3 de junho de 2025 (Nova Déli) – A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) anunciou que a GOL e a TAP Air Portugal são as primeiras empresas aéreas a usar o IATA FuelIS, uma solução de análise avançada que ajuda as empresas aéreas a otimizar o consumo de combustível.
O roteiro para zero emissão líquida de carbono da IATA destaca que as melhorias tecnológicas e de eficiência operacional – que reduzem diretamente o consumo de combustível – devem contribuir para cerca de 10% da redução de emissões em 2050*.
“A gestão de combustível é fundamental para as empresas aéreas. Dependendo do preço vigente do combustível de aviação, geralmente representa de 25% a 30% do total de custos. Além disso, com a descarbonização das empresas aéreas, será necessário monitorar e gerenciar os custos relacionados às emissões de carbono, que estão diretamente relacionados ao consumo de combustível. Com o FuelIS, é possível entender o desempenho de uma empresa aérea em comparação com seus pares do setor para identificar potenciais eficiências que reduzem custos e melhoram o desempenho ambiental. O forte apoio de 220 empresas aéreas que contribuem com dados operacionais sobre o consumo de combustível, associado à melhoria contínua das capacidades de análise, torna o FuelIS uma ferramenta muito atraente”, afirma Nick Careen, vice-presidente sênior de operações, segurança e proteção da IATA.
Precisão e confiabilidade dos dados
O IATA FuelIS ajuda as empresas aéreas a comparar a eficiência de combustível de suas aeronaves ou motores com as médias do setor, obtendo informações valiosas sobre mercados, regiões, países e tipos de frota específicos com base em dados operacionais reais. O IATA FuelIS utiliza dados da plataforma IATA Global Aviation Data Management (GADM). Estes dados são provenientes do programa Flight Data eXchange (FDX), que agora inclui dados de combustível de mais de 220 empresas aéreas do mundo todo, abrangendo mais de 8 milhões de voos por ano.
O IATA FuelIS se integra perfeitamente com a Fuel Efficiency Gap Analysis (FEGA) da IATA, utilizando os dados da plataforma para desenvolver e acompanhar estratégias de otimização de combustível. Desde 2005, a IATA tem feito parcerias com empresas aéreas de todas as regiões do mundo, ajudando o setor a identificar possíveis reduções anuais de 4,76 milhões de toneladas no consumo de combustível, o que equivale a US$ 3,8 bilhões de dólares por ano.
“O combustível é um fator importante nos custos da TAP Air Portugal. A gestão do consumo é uma prioridade considerando suas implicações no custo e a sua contribuição para a descarbonização. Cada quilo de combustível poupado conta. As informações fornecidas pelo FuelIS nos ajudam a medir o impacto da modernização da nossa frota e da nossa transição de longo prazo para o SAF. Também apoia uma estratégia de otimização de combustível mais responsiva às mudanças operacionais e do mercado”, adiciona Luís Rodrigues, CEO da TAP Air Portugal.
“O combustível é um fator significativo nos custos de todas as empresas, e o gerenciamento do consumo de combustível é sempre importante e pode ser uma vantagem competitiva significativa. Com o FuelIS, temos os dados que nos ajudam a tomar melhores decisões sobre combustível, além de permitir comparar o nosso progresso com o do setor. Nossa adesão ao FuelIS é mais um passo importante no nosso compromisso de aprimorar continuamente as nossas operações, garantindo desempenho de alto nível e redução de custos”, declara Albert Pérez, vice-presidente de operações da GOL.
Emirates anuncia retomada de voos para Damasco, na Síria
- Voos irão fornecer conectividade essencial à capital da Síria, enquanto o país busca acelerar a recuperação e revitalizar os principais setores da sua economia
- Companhia aérea conectará de forma integrada e eficiente o transporte da população síria nas Américas, Europa e região do Golfo.
Dubai, Emirados Árabes Unidos, 3 de junho de 2025: A Emirates anunciou a retomada de voos para Damasco a partir de 16 de julho de 2025*. As operações para a capital da Síria foram suspensas em 2012, e a decisão de retomada dos voos foi decidida após uma análise abrangente em conjunto com a GCAA, a autoridade de aviação civil dos Emirados Árabes Unidos.
A companhia aérea realizará inicialmente três voos semanais: às segundas, quartas e domingos, com planos de expansão para quatro voos semanais a partir de 2 de agosto*, com um voo adicional aos sábados. A Emirates deve expandir seus serviços para Damasco para voos diários a partir de 26 de outubro*.
Os voos da Emirates para Damasco serão operados pela aeronave Boeing 777-200LR com 302 assentos e devem sair de Dubai como voo EK 913 às 12h e chegar ao aeroporto internacional de Damasco às 14h10, horário local. O voo de volta, EK 914, sairá de Damasco às 16h30 e chegará em Dubai às 20h30, horário local.**
Os voos trarão novas oportunidades para os viajantes se conectarem de forma conveniente com a rede da companhia aérea, que conta com quase 150 destinos. Além disso, vão apoiar os esforços dos Emirados Árabes Unidos de fortalecer os laços bilaterais e apoiar as aspirações da Síria de reconstruir e atrair investimentos estrangeiros em setores importantes, como energia, construção e agricultura.
Os passageiros da Emirates que voam de/para Damasco também se beneficiarão da parceria de codeshare que a companhia aérea mantém com a flydubai, que vai oferecer mais opções e praticidade ao voar de/para Damasco.
“A Emirates está animada para reiniciar as operações para Damasco e apoiar o desenvolvimento da Síria, oferecendo melhores opções e conectividade, contatos econômicos essenciais para investimentos estrangeiros, além de abrir novas rotas comerciais e o acesso ao mercado global para o país. O restabelecimento das viagens aéreas e da conectividade também é uma boa notícia para os nossos clientes que compõem a extensa diáspora síria nas Américas, Europa e região do Golfo, que estão ansiosos para voar para casa e se reconectar com suas raízes, e expandir seus conhecimentos, habilidades, experiências e recursos nos esforços contínuos de desenvolvimento. Gostaríamos de agradecer às autoridades da Síria pelo apoio no fortalecimento da conectividade entre Dubai e Damasco. Estamos ansiosos para ampliar as conexões de/para o país por meio dos nossos voos programados.”, declara Sua Alteza o Xeique Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e diretor executivo da Emirates Airline e do Grupo Emirates.
O volume de comércio entre os Emirados Árabes Unidos e a Síria atingiu US$ 680 milhões (AED 2,5 bilhões) em 2024¹, que representa o aumento de 23% em relação ao ano anterior. Os novos voos estimularão ainda mais os laços comerciais essenciais. A próspera comunidade síria dos Emirados Árabes Unidos, com mais de 350 mil pessoas², desempenha um papel fundamental na prosperidade do país, contribuindo com empreendimentos e conhecimento especializado e enriquecendo ainda mais a diversidade cultural vibrante do país.
A aeronave Boeing 777-200LR, que vai operar os voos de/para Damasco, conta com 38 assentos na Business Class, além de 264 assentos na Economy Class. A Business Class da Emirates no voo para Damasco terá a configuração 2-2-2. Os viajantes que voam de/para Damasco com a Emirates podem ter a melhor experiência aérea com culinária incomparável, que inclui pratos de inspiração regional, complementados por uma ampla seleção de bebidas premium.
Os clientes também podem relaxar com o ice, o premiado sistema de entretenimento a bordo da Emirates, que oferece até 6.500 canais de entretenimento cuidadosamente selecionados, incluindo cerca de 650 canais de conteúdo em árabe, incluindo filmes, programas de TV, músicas, podcasts, jogos, audiolivros e muito mais.
A Emirates iniciou seus voos para Damasco em 1988 e, antes de suspender as operações em 2012, transportou mais de 2,1 milhões de passageiros de/para a Síria.
Atualmente, a companhia aérea oferece voos para 13 cidades no Oriente Médio/CCG (Conselho de Cooperação do Golfo), atendendo a região com o total de 191 voos semanais.
*Sujeito a aprovações governamentais.
**Horário de verão em vigor no país.
¹Fonte: dados obtidos do Ministério da Economia dos Emirados Árabes Unidos.
²Fonte: dados obtidos do Ministério das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos.
Sobre a Emirates:
A Emirates foi fundada em 1985 e hoje é uma das maiores e mais reconhecidas companhias aéreas internacionais do mundo. Com sede em Dubai, a Emirates opera uma frota moderna com mais de 260 aeronaves, que atendem a mais de 140 destinos em seis continentes. A companhia aérea é reconhecida por seu compromisso de oferecer serviço excepcional ao cliente e seu foco em inovação, incluindo experiências a bordo e projetos de sustentabilidade.
Como pioneira na indústria da aviação, a Emirates constantemente integra tecnologias avançadas e práticas sustentáveis para aprimorar suas operações e reduzir seu impacto ambiental. A companhia aérea desempenha um papel fundamental no posicionamento de Dubai como um hub de aviação global, além de promover iniciativas de sustentabilidade alinhadas à visão dos Emirados Árabes Unidos de um futuro mais verde. Para obter mais informações sobre as iniciativas de sustentabilidade da Emirates, clique aqui.
![]() |
RX 450h+ será um dos destaques da Lexus no Catarina Aviation Show |
Lexus marcará presença no Catarina Aviation Show, maior evento de aviação executiva do Brasil
![]() |
Mais recente lançamento da marca, o NX 450h+ também será exibido no evento |
![]() |
Os convidados também terão a oportunidade de realizar test-drive nos modelos da Lexus |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário