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quarta-feira, 14 de maio de 2014

ESTÁ CADA VEZ MAIS PRÓXIMA A SAÍDA DO PRIMEIRO RENEGADE, O JIPINHO DIESEL 4 X 4 COM SOTAQUE PERNAMBUCANO FABRICADO PELA FIAT QUE PRETENDE VENDER ANO QUE VEM 150 MIL DELES. HONDA JOGA NA CARROCERIA DO FIT A RESPONSABILIDADE DE LIDERAR AS VENDAS DA MARCA NO PAÍS. O CARRO FOI MELHORADO. TEM FAMA DE FEMININO E PREÇO UM POUCO SALGADO. 13 DE MAIO FOI DIA DO AUTOMÓVEL, MAS A COMEMORAR NÃO HAVIA NADA. A COLUNA DO NASSER TEM QUENTES E BOAS.

                                                         


Coluna nº 2.014 - 14 de Maio de 2014 
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Renegade, um jipinho, muitos planos

Apresentado no Salão de Genebra, o pequeno Jeep Renegade foi interpretado por várias ópticas: pelos estadunidenses, pretensiosa excentricidade – italianos fazendo Jeep para vender nos EUA? 
E substituir os locais, menores da marca, Compass e Patriot? -; para os italianos, orgulho por reagir e sediar parte da produção; resto do mundo, incluindo China e Rússia, futuros produtores, interesse.

No Brasil, no atacado, pelo primeiro produto e fornecedor de partes a outros veículos a serem montados sob o sol marinho de Goiana, PE, na nordestização das operações de veículos leves. No varejo, o crescer da marca Jeep com produção no Brasil.

Para a Jeep roduzir em Pernambuco não é chegada, é retorno. Já esteve ali, Jaboatão, a partir de 1965, pioneirismo da Willys Overland, com o CJ5, terceira geração da marca, montado, exatamente na instalação industrial que permitiu à Fiat enquadrar-se em peculiar legislação de incentivos, instigadora da neo-operação pernambucana.

Renegade
Não é um jipinho. É a mescla das engenharias e dos saberes da Fiat e da Chrysler, com finais ajustes de suspensão e direção pela Fiat Automóveis no Brasil. 

Jeitoso a nosso País, tem roteiro comercial tentativo, uma das bases para o sucesso do projeto. Dele a Fiat quer vender mundialmente em 2015 nada menos que 150 mil unidades.

Assim:

Lançamento – Primeiro trimestre de 2015; 

Distribuição – Rede Jeep formada por revendedores Chrysler e Fiat; 

Preços – Versão de base projetada entre R$ 60 mil e R$ 70 mil, topo de habilidades balizada em R$ 100 a 110 mil. 

Versões – base com motor nacional Fiat 1.6 EtorQ, transmissão manual, cinco marchas, tração em duas rodas. 

Acima, câmbio automatizado, detalhes de decoração, eletrônica, tela multifuncional, dois tetos em placas removíveis. 

Topo com apropriações à versão superior Trailhawk para o mercado dos EUA, como maior altura livre do solo – no Brasil deve ser 25 cm -, e um dos sistemas de tração total no esquema, o Jeep Active Drive Low, com cinco opções para condução – Auto, Neve, Areia, Barro e Rocha. Neste, para galgá-la, redução de 20:1. 

Diesel – Também virá, permitido legalmente pela tração total. No cimo da tabela, motorização italiana, diesel VM, indefinida entre três ou quatro cilindros, injeção Common Rail – pressão de 1600 atmosferas, turbo de geometria variável, 12 ou 16 válvulas, mono comando no cabeçote, eixos contra rotantes – para anular as vibrações. 

Três cilindros, 1.500 cm3, 81 cv e 240 Nm de torque. Quatro cilindros, - um três cilindros mais um -, 2.000 cm3, 160 cv e 350 Nm de torque. 

Curiosidade nestas versões é a transmissão automática com oito ou nove velocidades. 



Jeep Renegade. Pequeno com grandes planos

Motor diesel VM opcional nos 4x4


Honda Fit, coisas vistas e não vistas
Tá na cara, dirão os cariocas, da grande mudança externa do Fit, recém-lançado pela Honda. Data venia, irretorquíveis alterações prima facie, dirão advogados... 


Na prática a atualização estética do menor dos Hondas é claramente perceptível. Tanto, a marca aplicou o insólito verbete sinapse para apresenta-lo na TV.

Mudou muito em aparência e habitabilidade. Na plataforma, pouco, 3 cm na distância entre eixos, medida de conforto. 

Porém, grosso modo, parece ter baixado o teto, puxando a organização interna para trás, ocupando, via para choques, mais 10 cm em comprimento. 

Agora quase 4m - um Fusca. O interior, em releitura, é trunfo ao uso pelos arranjos com os bancos e oferece mais espaço.

Motorização padronizada, extinguiu o inexplicável motor 1.4. Restou o 1.5 em quatro cilindros em linha, transversal, dianteiro, 1.500 cm3, 16 válvulas, comando com abertura variável. 

Flex, faz 115 ou 116 cv a álcool, a 6.000 rpm – imagino, o perfil de seus usuários nunca atingirá tais valores. 

Torque, de 14,8 para 15,2 e 15,3 quilos (álcool), a elevados 4.800 rpm. O sistema I-VTEC, criado há décadas para melhorar a performance dos motores de Fórmula 1, desvia a dificuldade mecânica dos com baixa cilindrada e 16 válvulas - uma ausência, uma dúvida existencial, um não-estou-nem-aí quando o motorista demanda, e o motor demora a ouvir e reagir. Nas baixas rotações utiliza oito válvulas e, no embalo, entram as 16 completando a disposição.

Relativamente à edição passada – algumas unidades em liquidação nas revendas -, houve ganho operacional. 

De relevo, suprimiram o tanquinho de gasolina, auxiliar de partida no motor a álcool. Agora a tubulação se aquece. 

Era, ao lado do macaco, uma das anciliaridades ligando o automóvel a passado distante.

De finitudes, foi-se a transmissão automática, hidráulica. Voltou a de polias variáveis, agora com acoplamento hidráulico e não por embreagem centrífuga. 

A elaboração leva o carro à Classe A de consumo no Inmetro, a faixa mais econômica.

E?
Coerente, contido, reações quase previsíveis, silencioso, econômico, durável. Prazer de conduzir? 

Não. Uma senhora japonesa não dança tango. Porém isto é exigência de estamina, de testosterona, compostos químicos de pouco perceber em suas usuárias. 

O Fit é feminino – apenas estes seres superiores confiam exclusivamente no pedal do freio para deter o automóvel, sem adjutório do freio motor pela transmissão por polias... 

Caixa de marchas mecânica, por engrenagens, restrita às versões de menor preço. Nestas, transmissão por polias é opcional, porém única nas versões melhor equipadas.

Mais

Há aspectos importantes no Fit. Avulta o ter sido definido a ser líder da marca, passar o Civic, até agora líder Honda, no Mercosul. 

Das médias 5.000 unidades/mês, querem dele vender 6.000 mensais. Outro dado, consequente, é sua bilocalidade. 

É, e será feito em Sumaré, próxima a Campinas, SP, e também em nova unidade, em Itirapina. 

Sua família - Fit, City, e o pequeno utilitário esportivo, para 2015, quer espaço no mercado. Operação muito rentável, pois custam caro, entre R$ 50 mil, na versão DX aos R$ 66 mil, na de topo ELX – nada a ver com os negócios do ex-tudo Eike Batista.

Razão

Curioso, quando autoridades arrancam os cabelos ou desmancham o penteado para, sem criar projeto de renúncia fiscal, resolver o problema do estoque e vendas de automóveis, e ante as ameaças de dispensa de mão de obra, a Honda não passa dificuldades e projeta expandir vendas em 20% ante contração de todas outras marcas. 

Paulo Takeushi, discreto diretor executivo de relações institucionais da marca, se declara preocupado com o mercado. 

Mas reage à pergunta do não haver crise com as japonesas, expondo, na Honda não há azar, crise ou sorte, mas felicidade por ter planejado produção e vendas dos modelos e novidades 2015 de maneira confortável para a marca e seus revendedores.

Coluna passada informou, mesmo com Carnaval atrasado e Copa do Mundo parando a atividade econômica do País, o Civic renovado está chegando.



Novo Fit. Missão, liderar marca


13 de maio, o Dia do Automóvel
Sabido, o 13 de maio marca o fim da escravatura. Desconhecido, dá início ao rodoviarismo, o Dia do Automóvel, formalizado pelo Decreto 24.224, de 11 de maio de 1934.


Assinado por Getúlio Vargas, ditador-presidente, oito anos após a inauguração da Rio-Petrópolis, primeira estrada pavimentada no Brasil. 

Washington Luíz, presidente à época da inauguração, paulista, rotulou seu governo com a frase Governar é construir estradas.

Usar o automóvel para ligar gentes e lugares teve local exponencial no ligar a capital federal, e a turística Petrópolis, a cidade imperial, de lazer por amena temperatura. 

A estrada, com muitas obras de arte, implantada na serra por iniciativa dos sócios e do Automóvel Club do Brasil, foi a primeira pavimentada no país.


Sem tecnologia, seguiu-se o caminho estadunidense da época, fazendo-a em concreto – com cimento importado. 

O Automóvel Club, sociedade privada, ao criá-la cumpria estatuto, no reunir e promover o uso dos automóveis, símbolo de status mesclado poder e capacidade de locomoção.

Frota, quase 15 mil automóveis e cinco mil caminhões, incentivava o uso dos automóveis. Antes, para ir a Petrópolis, o carioca de posses ou vencia os lamaçais da Baixada Fluminense, as valas e as crateras da serra, ou cedia à incoerência da praticidade: colocava o automóvel numa prancha da Estrada de Ferro Leopoldina – também pioneira e privada -, usava o confortável vagão Pullman, fazia a viagem de trem.

A data foi instituída no IV Congresso Nacional de Estradas de Rodagem, Rio, dezembro, 1926, com pomposo nome de “Dia do Automóvel e da Estrada de Rodagem”. 

88 anos depois não há o que comemorar: o Brasil não produz um único automóvel de projeto nacional. 

Nossas estradas, mais caras e fugazes do mundo, lembradas a cada buraco ou emenda superfaturada.


1ª estrada pavimentada, a Rio-Petropolis

Roda-a-Roda

Telhado – No fim o estoque dos Kia Soul 2a. versão. Nova remessa mostra-los-á bem mudados: carro de nicho, concorrente do Mini – em preço irá de R$ 69 mil a R$ 89 mil.

Marketing – No lançar novo Mustang Ford faz invejável campanha de eventos. Desde desmontar, levar as partes e montá-lo ao alto do Empire State Building, atração turística de Nova Iorque, até desafiar cinco famosos designers a criar, cada um, três modelos de camiseta. Produção pela Loomstate, do ramo. Mundialmente disponíveis.

Preferência – Sedã Citroën C4 Lounge marcou, em Abril, 1.014 vendas, 45% sobre números de março, em 2014 superando VW Jetta, Renault Fluence, Mitsubishi Lancer, Hyundai Elantra, Kia Cerato. Das vendas, 65% é com motor Turbo THP, 165 cv.

Razão – Em Abril, Citroën vendeu sem juros em financiamento com 50% de entrada, atrativo seguro, revisões com preço fixo. C 4 Lounge é muito agradável em uso.

Surpresa – Chegado em outubro, novo Nissan Sentra cresce em vendas, em Abril com recorde histórico: 1.481 vendidos. Terceiro dentre os sedãs médios.

Razões - Diz a Nissan, segredo está em moldá-lo ao gosto do brasileiro, ser equipado, agradável de uso, e ter preço: entre R$ 63.690 e R$ 75.490.

Mercado – Em produção de veículos, Abril superou Março em 1,6%. Pouco. Não muda o cenário ou estoque, e a Anfavea, associação dos fabricantes, busca socorro e solução sob o guarda-chuva do governo federal.

Começou – Primeiro afago, suspender vigência da obrigatoriedade de chip de localização nos veículos. 
Justificativa, aumento de custo, inadequado ao momento de retração de vendas. 

A Presidente Dilma não parece convencida da necessidade, dos resultados e da invasão de privacidade. Obrigação deve cair.

Incentivo – Governo estuda como retomar vendas, premido entre a renúncia fiscal pela redução de impostos e não frear o desemprego no setor.

Mercado – Anuário da Associação de Locadoras, indica a Fiat como maior fornecedora de carros novos para locação. Envolve 2.596 empresas e cerca de 530 mil automóveis.

Quem - Em percentual, da frota disponível, além de Fiat 26,8%; VW tem 21,2%; GM 14,4%; Renault (9,4%); Ford (7,4%); e Toyota 1,3%. Restantes montadoras e importadoras 19,2% dos automóveis da frota.

Conjuntura – Aproveitando o clima, Honda fez pintura verde e amarela em suas motos mais populares, as CG. 


Não as chamou de Copa, pois, utilizasse o nome, deveria pagar royalties à FIFA, que hoje nos dita e faz regras.

Atacado
– Renovando linha, a Valtra – marca da multi Agca nos tratores originados na Valmet -, aproveitou exposição agrícola em Brasília, e lançou 18 modelos, leves, médios e pesados.

Recall – Range Rover Vogue 2014, chamada para checar lanternas frontais, em atrapalho eletrônico. 


O Evoke, queridinho do momento, tem mazelas importantes: risco de ruptura das fixações do braço de ligação da suspensão. 

Anula o sistema eletrônico de estabilidade, e impede pelo motorista. Mais? 
0800 012 2733,www.landrover.com.br, http://portal.mj.gov.br/recall.

Mutirão – Patrocinadora, a Continental, de pneus, aproveita os deslocamentos durante a Copa para implantar mutirão de informação e consciência a frentistas e motoristas sobre a importância em calibrar os pneus e a influência em segurança, economia e redução de poluição. Em S. Paulo e sua vizinha Jundiaí.

Conjuntura – Indústria de peças para fábricas de automóveis e caminhões, empresas Randon dão um tempo. Adaptam folgas, afastamentos, Copa do Mundo. 


A Fras Le, de freios, e a produção de vagões ferroviários não foram afetadas. Demanda continua.

Começou – Amir Nasr, o promissor piloto brasiliense, testador, terceiro piloto da equipe Williams de Fórmula 1, e competidor na Fórmula GP2, venceu a prova que antecedeu o GP da Espanha. 

Saiu em sexto lugar, na segunda volta assumiu a liderança. É esperança nacional para a Fórmula 1.

Charme – Confirmada, de 18 a 23 de junho, feriado de Corpus Christi, o Brazil’s Classic Fiat Show, patrocínio da montadora mineira e mais elegante dos encontros brasileiros de automóveis antigos. 

É o tradicional Encontro de Araxá, MG, com a coragem de organizá-lo, ante a Copa do Mundo no período.

Outro – À data, outro encontro em Águas de Lindóia, SP, divisão desnecessária de público. Em Araxá, durante o Fiat Classics, eleição para presidência da Federação Brasileira de Veículos Antigos, órgão que pretende regrar a atividade no país. 


O desgaste dos dois eventos disputando o mesmo público exibe a ineficiência da entidade e levanta antiga questão sobre a desnecessidade de sua existência, um ônus sem bônus.
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COM MOTOR 27% MAIS ECONÔMICO, GRAÇAS À TRANSMISSÃO DE OITO VELOCIDADES E AO MENOR PESO DO MOTOR, QUE PASSA A OFERECER MAIOR POTÊNCIA, A VOLVO LANÇOU SUA LINHA 60 COM PREÇOS QUE VARIAM DE R$ 157.950 A R$ 249.950.


Rio de Janeiro, 14 de maio de 2014 - A Volvo apresenta os novos S60, V60 e XC60 T5 equipados com a inédita motorização Drive-E. 



O novo motor 2.0 turbo é 23kg mais leve e compacto que o antecessor, e traz mais potência e torque, com 245 cv a 5.500 rpm e 35,7 mkgf de torque entre 1.500 rpm e 4.800 rpm.

O novo motor também é até 27% mais econômico, fazendo 11,1km/l na estrada e até 8,0km/l na cidade, frente a 8,7km/l e 6,9km/l do motor anterior, respectivamente. 


Parte deste mérito é creditado à nova transmissão automática de oito velocidades Geartronic, um conjunto 100% Volvo Cars.

O lançamento traz ainda a função Eco+, que pode melhorar em até 5% a economia de combustível, pois otimiza os momentos de troca de marcha e as respostas do acelerador. 


Além disso, economiza energia cinética, pois a transmissão é desacoplada em velocidades acima dos 65 km/h em condições onde o condutor não esteja utilizando o acelerador, por exemplo, em trechos de descida de serra, fazendo com que a rotação fique em regime de marcha-lenta.

“O novo T5 Drive-E faz parte de uma estratégia da Volvo Cars de oferecer motores com a mais alta tecnologia e desempenho em toda sua gama. O interessante é que o bloco do motor Drive-E permite o uso em diversas configurações de potência e de combustível. Por conta das suas dimensões compactas, também é um motor que é facilmente combinável com tecnologias híbridas”, explica Luis Rezende, presidente da Volvo Cars Brasil.


Compacto e versátil
O novo motor T5 Drive-E pertence a uma família de motores que aproveita o mesmo bloco (com pequenas diferenças na versão diesel), virabrequim, cárter, bomba de óleo e agregados (compressor do ar-condicionado) para diferentes configurações em gasolina ou diesel. 

Em outros mercados, esse mesmo conjunto pode ser um motor diesel de 181 cv ou um motor com turbo e compressor, a gasolina, com 306 cv.

“Nós criamos uma gama de motores compactos e inteligentes com uma curva de potência que permite uma dirigibilidade comparada à de motores com mais cilindrada. 

Ao mesmo tempo, garantimos maior economia de combustível e a emissão de poluentes”, explica Derek Crabb, vice presidente de Engenharia de Powertrain, da Volvo Cars.



Prazer ao volante
O novo motor 2.0 de quatro cilindros em linha, turbo, com injeção direta, rende 245 cv à 5.500 rpm, tendo mais de 80% de sua potência disponível a 4.500 RPM. 

O torque também melhorou e agora ele é de 35,7 mkgf entre 1.500 rpm e 4.800 rpm.

“Essa característica faz com que o motor tenha características de desempenho muito próximas de motores de maior cilindrada, trazendo mais prazer para o condutor, que terá muita potência e torque nas mais variadas condições de direção”, explica André Bassetto, gerente de Produto da Volvo Cars Brasil.

O motor Drive-E também recebeu especial atenção para garantir maior economia de combustível: redução do atrito interno – o atrito dos pistões foi reduzido em 50% se comparados com o atrito do motor anterior -, alta eficiência na combustão, controle avançado da temperatura para o aquecimento rápido nas partidas, reduzindo o consumo efetivo de combustível nas mais variadas situações.


Nova transmissão de oito velocidades
A nova caixa automática de oito velocidades contribui substancialmente na maior economia de consumo e melhoria do desempenho, se comparada com a antiga transmissão automatizada de dupla embreagem, antes usada nos modelos T5 da linha 60.

Como base de comparação, o novo XC60 T5 Drive-E permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7,2 segundos, contra os 8,1 segundos do modelo anterior. 

A eficiência do conjunto é percebida também no consumo: usando como referência os dados do Conpet, instituto que mede a eficiência dos motores, o novo motor T5 Drive-E é até 27% mais econômico, no ciclo de estrada e 16% mais econômico na cidade.


Versões
O novo motor T5 Drive-E irá equipar as versões T5 dos modelos da linha 60: S60 T5 R-Design, V60 T5 R-Design, XC60 T5 Dynamic e XC60 T5 R-Design. As versões T6 da linha 60 permanecem com o eficiente motor 3.0 Turbo de 304 cv.

Com isso, a gama 60 fica composta de: S60 T5 Drive-E R-Design (R$ 157.950), 

S60 T6 R-Design (R$ 205.950), 

V60 T5 Drive-E R-Design (R$ 162.950), 

V60 T6 R-Design (R$ 209.950), 

XC60 T5 Drive-E Dynamic (R$ 162.950),

 XC60 T5 Drive-E R-Design (R$ 193.950),

 XC60 T6 Top (R$ 224.950) e 

XC60 T6 R-Design (R$ 249.950).




CHEVROLET LANÇA ONIX COM NOVOS EQUIPAMENTOS E MAIS SOFISTICADO. A LINHA 2015 OFERECE CINCO OPÇÕES DE CONFIGURAÇÕES COM MOTORES 1.0 E 1.4



Pioneiro na categoria a ter transmissão automática de seis velocidades, modelo 1.4 passa a ter volante revestido em couro com teclas de atalho para o controle do multimídia.

Atual carro mais vendido da Chevrolet, o Onix chega com novidades na linha 2015, como adequação dos pacotes de equipamentos da versão LT (intermediária) e a introdução do controle de áudio no volante nas configurações 1.4 com o câmbio automático de seis velocidades.

Compatível com o sistema multimídia MyLink, a novidade permite ao motorista, por exemplo, atender e fazer ligações em viva-voz, contatar o assistente pessoal Siri do IPhone e acessar diversas funções do rádio. Ainda é possível alternar as diversas mídias disponíveis (USB, auxiliar e Bluetooth) sem tirar as mãos do volante.

Além de comodidade, o recurso proporciona mais segurança. As teclas do controle de áudio ficam estrategicamente posicionadas na extremidade do raio direito do volante, bem ao alcance dos dedos.

No raio esquerdo continuam os comandos do controle de velocidade (Cruise Control), mais um equipamento comum apenas em carros de segmentos superiores.

Outra novidade exclusiva para as versões automáticas do hatch é o volante revestido em couro.

A linha 2015 também passa por uma adequação dos pacotes de equipamentos da versão LT. 


Agora são cinco opções de configurações, com motor 1.0 ou 1.4, privilegiando as combinações de equipamentos mais procuradas pelo consumidor.

MyLink


O Chevrolet Onix tem na tecnologia de conectividade um de seus principais diferenciais. Com tela de sete polegadas sensível ao toque (touchscreen), o sistema multimídia permite ao usuário trazer suas músicas, fotos e vídeos, além de conectar a Internet através do smartphone.

Dessa forma, pode-se acessar conteúdos e canais importantes da web, como o site BringGo, próprio para navegação.

O MyLink é item de série na versão 1.4 LTZ (topo de linha), disponível também na configuração equipada com o câmbio manual de cinco velocidades.

O multimídia pode equipar opcionalmente a versão LT (intermediária), seja a com motor 1.0 ou a com motor 1.4, que também trazem a comodidade do ar-condicionado e das travas e dos vidros elétricos, por exemplo.

Desde a versão 1.0 LS (de entrada), o Chevrolet Onix conta com diversos itens de conforto e de segurança. 


Destaque para a direção hidráulica, o banco do motorista com regulagem de altura e o painel com conta-giros e velocímetro digital. Freios ABS com EBD (Electronic Brake Force Distribution) na 4 rodas, airbag duplo e cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura também estão presentes em todos os modelos.

Powertrain


Em relação à parte mecânica, a linha 2015 mantém a consagrada família de propulsores Flex Fuel SPE/4 (Smart Performance Economy 4 cylinders), caracterizada pelo sistema de injeção sequencial com ignição independente por cilindro - cada qual alimentado por uma bobina individual da mesma classe das utilizadas no Chevrolet Camaro -, o que resulta em menos trabalho ao motor e redução no desperdício da energia por ele gerado.

Com alta densidade de potência, o modelo 1.0 do Chevrolet Onix rende 80 cavalos quando abastecido com etanol e 78 cavalos com gasolina, sempre a 6.400 rpm, enquanto o modelo 1.4 entrega 106 cavalos quando abastecido com etanol e 98 cavalos com gasolina, ambos a 6000 rpm.

O carro também possui duas opções de transmissão: manual de cinco velocidades e automática de seis velocidades, pioneira em veículos da sua categoria.

O modelo continua com garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem, e seis opções de cores: Branco Summit, Vermelho Pepper, Preto, Prata Switchblade, Cinza Mond e Azul Sky.

Recorde de vendas
Lançado em novembro de 2012, o Chevrolet Onix transformou-se rapidamente no modelo mais vendido da linha Chevrolet. No último mês de abril, o hatch somou 13.248 unidades emplacadas, o que lhe rendeu a melhor marca mensal já registrada.

Os números superaram em 1.002 unidades o recorde anterior, obtido em março. Comparativamente a abril de 2013, os emplacamentos do Chevrolet Onix no último mês cresceram 40,5%, e o carro foi o único que subiu cinco posições no ranking dos mais vendidos no período. Ocupa atualmente o posto de terceiro automóvel de passeio mais comercializado do país.

No mercado brasileiro, o Onix acumula 184.830 unidades emplacadas, considerando o período de novembro de 2012 até abril de 2014.

POR MENOS DE R$ 79 MIL O LEITOR PODE COMPRAR UM CARRO DA VERSÃO LIMITADA LANÇADA PELA RENAULT, O FLUENTE GT LINE, CRIADA DA VERSÃO DYNAMIQUE SAI COM CÂMBIO X-TRONIC E LEVA 10,1 S PARA CHEGAR DE 0 A 100 KM/H E TEM VELOCIDADE MÁXIMA DE 195 KM


O Fluence GT Line chega para atender as expectativas de quem não abre mão do conforto e praticidade do câmbio automático, aliado ao visual mais esportivo com equilíbrio e sem exageros. 



Montada sobre a versão Dynamique do sedã médio da Renault, é equipado com câmbio CVT X-Tronic e ganhou o mesmo pacote aerodinâmico encontrado no Fluence GT.


A Renault oferece a esportividade em três níveis: o GT Line com mudanças estéticas, como a versão Sandero GT Line; o GT que além da estética traz também versões com conteúdos mecânicos, como é o caso do Fluence GT com motor turbo de 180 cv; e o RS, que representam o máximo da esportividade, como o Megane RS, um exemplo de sucesso na Europa.

As novidades estéticas, externas, incorporadas ao Fluence GT Line foram concebidas pela equipe do Renault Design América Latina (RDAL), o primeiro estúdio de design da marca no continente americano, localizado no Brasil.


O Fluence GT Line apresenta, na dianteira, spoiler integrado ao para-choque logo abaixo da entrada de ar frontal, dando o tom de esportividade, que se complementa com os faróis de neblina circundados por moldura cromada.


Na traseira, um discreto aerofólio incorporado à tampa do porta-malas, como se fossem uma peça única. 


O escapamento é envolvido pelo extrator de ar na cor preta, logo abaixo do para-choque. Na parte inferior da tampa do porta-malas, a inscrição GT Line abaixo da lanterna do lado direito identifica a série limitada.

Visto de lado, as saias laterais se destacam, assim como as rodas de cinco raios, com aro de 17 polegadas de diâmetro, deixando à mostra parte dos discos e da pinça de freio. 


Os retrovisores na cor da carroceria e maçanetas em cromado fosco garantem um toque de sofisticação ao modelo.

Já na parte interior o Fluence GT Line possui cor cinza escura com detalhes cromados e preto brilhante, conta também com painel digital e oferece itens de conforto, tecnologia e segurança, presentes em toda gama Fluence. 


Destacam-se a chave-cartão “hands free” que permite o travamento, abertura das portas e partida do motor com maior liberdade, sem a necessidade de uma chave de contato do veículo; ar-condicionado digital dual zone; sistema de som 3D by Arkamys; direção elétrica, volante com dispositivo regulador e limitador de velocidade, freios ABS e quatro airbags.


Mecanicamente, o modelo é equipado com motorização 2.0 16V Hi-Flex, que desenvolve a potência de 143 cv (etanol) / 140 cv (gasolina) a 6.000 rpm e torque máximo de 19,9 kgfm (etanol) / 20,3 kgfm (gasolina) à 3.750 rpm. 


Equipado com câmbio CVT X-Tronic, que proporciona uma troca suave de marchas, sem trancos, mantendo sempre o propulsor na rotação ideal, levando-se em conta a carga do motor e as condições de rodagem, além de se adaptar ao tipo de condução do motorista. 

O Fluence GT Line acelera de 0 a 100 Km/h em 10,1 segundos e sua velocidade máxima é de 195 km/h.

O Fluence GT Line está disponível para venda na rede de concessionárias Renault a partir de R$ 78.990,00 reais.


NOVO LOGAN E SANDERO SÃO DESTAQUES DE VENDAS DA RENAULT EM ABRIL


Em abril, a Renault registrou 19.052 emplacamentos e uma participação de 6,8% do mercado, 0,1 ponto percentual acima do resultado de abril de 2013.

No acumulado deste ano, a marca está entre as que mais cresceram: de janeiro a abril, a Renault obteve participação de 6,7% e contabilizou 70.918 emplacamentos, 11% a mais em comparação ao primeiro quadrimestre de 2013, enquanto o mercado registrou queda de 4,6%.

O Novo Logan e a gama Sandero voltaram a ser destaque comercial da Renault. No mês de abril, a linha Sandero registrou 8.747 emplacamentos, confirmando o seu bom desempenho e alcançando a oitava posição entre os mais vendidos no País, uma acima do ranking de março.

O Novo Logan, lançado no final do ano passado, também manteve a boa trajetória com 4.073 unidades emplacamentos no mês (foram 3.206 em março), acumulando 13.553 emplacamentos no ano.

O mercado brasileiro de veículos somou 1.053.178 unidades emplacadas no quadrimestre, ou seja, 51.077 unidades a menos que em 2013 (1.104.255).

Considerando-se somente o mês de abril, o mercado brasileiro registrou 279,4 mil emplacamentos, uma queda de 11,7% em relação a abril de 2013.

A REGIÃO DE SOROCABA, NO INTERIOR DE SÃO PAULO, JÁ PODE ADQUIRIR VEÍCULOS BMW SEM TER DE SE DESLOCAR A SÃO PAULO. O GRUPO INAUGUROU SUA PRIMEIRA CONCESSIONÁRIA NA REGIÃO. A GERMÂNICA VENDERÁ TODOS OS PRODUTOS DA MARCA.


O BMW Group Brasil já tem seu primeiro representante em Sorocaba (SP). A concessionária Germânica comercializará modelos BMW, MINI e BMW Motorrad, consolidando a atuação das marcas da BMW em toda a região.


“Com esta nova parceria, o BMW Group Brasil amplia o alcance das suas marcas no Estado de São Paulo e se aproxima ainda mais dos clientes de Sorocaba e região. Estamos muito felizes com mais este passo”, afirmou Martin Fritsches, diretor de Vendas do BMW Group Brasil.


Estrutura premium
A Germânica conta com 43 funcionários treinados pela própria BMW, e que trabalham em uma ampla estrutura que abrange showroom, serviços de pós-venda e butique com produtos de lifestyle das três marcas, seguindo o alto padrão do BMW Group Brasil. 



Além disso, o novo ponto de venda estimulará a geração de inúmeros empregos indiretos, nas áreas de limpeza, manutenção, segurança, alimentação, transporte de peças e veículos, entre outras.

“Representar a BMW sempre foi um sonho para o grupo Germânica, que agora se materializa com a decisão da marca de nomear um concessionário para Sorocaba – região com grande força e potencial econômico, onde já atendemos muitos clientes”, confessou Luiz Bochio, diretor do grupo.

Fundado em 1970, o Grupo Germânica conta atualmente com 18 concessionárias, localizadas no interior de São Paulo e no sul de Minas Gerais. 


A empresa foi escolhida pelo BMW Group Brasil a partir de um criterioso processo de seleção, que levou em conta, além da estrutura da gestão, a qualidade de atendimento ao cliente.

Serviço:
Concessionária Germânica

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terça-feira, 13 de maio de 2014

O BLOG TESTOU O LANÇAMENTO DA JAC MOTORES, O J3 SPORT TURIN JET FLEX. É UM CARRO DE EXCELENTE DESEMPENHO, CONFORTÁVEL, BOA ESTABILIDADE, SEGURANÇA. TEM MOTOR 1.5 DE 127 CV E LEVA MENOS DE 10 SEGUNDOS PARA CHEGAR DE 0 A 100 KM/H. CUSTA R$ 41.690,00 E NA VERSÃO HATCH, R$ 39.990,00 E TEM GARANTIA DE SEIS ANOS.


O dia, neste 13 de maio, nasceu ensolarado, com uma temperatura amena aqui no Rio de Janeiro, propício para a realização do test-drive marcado pela Assessoria de Imprensa da Jac Motors do modelo J3 Sport Turin Flex, uma versão equipada com o motor usado no J5.



Num briefing, na concessionária da JAC Motors, de Botafogo, o assessor de Imprensa Eduardo Pincigher, despertou a atenção dos jornalistas garantindo que a diferença entre o J3, com motor 1.4, e o J3 Sport é significativa no desempenho do carro, "que poderão constatar no trajeto até Itaipava", na Região Serrana fluminense.

Dupla formada com o jornalista João Mendes, um veterano do jornalismo automotivo e ex-piloto de motocross e motovelocidade, que também correu na categoria de carros de Turismo, direcionei a bússola para a serra de Petrópolis, que me coube subir com J3 Sport Sedan.



Nas primeiras aceleradas, o carro mostrou excelente disposição e abriu-me o apetite para comprovar o vigor do torque de 154 Nm do motor de16 V, VVT, de 127cv - abastecido com etanol (125 cv e 152 Nm, com gasolina) - nas curvas vibrantes e de paisagens belíssimas da estrada Imperial. 

Na saída da concessionária, em Botafogo, vi logo que o J3 Sport proporcionaria um belo divertimento até Itaipava. Na rodovia Washington Luiz, o carro respondia em tempo real às pisadas mais fundas no pedal do acelerador.



Dados da JAC Motors dando conta que o J3 S tem velocidade máxima próxima dos 200 km/h e leva menos de 10 segundos para chegar de 0 a 100 km/h, graças também ao câmbio de cinco velocidades, firme e preciso no engate das marchas

Seguro e confortável
É justo enaltecer a estabilidade do J3 Turin Sport comprovada nas curvas da serra, mostrando-se um carro seguro apesar da maciez da suspensão que lhe confere o status de carro confortável. 



O carro tem um bom acabamento e bancos confortáveis e o espaço tanto na frente quanto no banco traseiro é generoso inclusive para passageiros de maior compleição física.

O aspeto visual do interior é agradável e dá a sensação de que J3 S Turin não é daqueles carros em que barulhos e vibrações do painel passam a incomodar, exatamente pela textura dos materiais, embora isso só possa ser constatado com o tempo de utilização veículo.



A dirigibilidade do J3 é muito agradável, a direção é leve, mas firme, segurança que se sente no volante, de boa pegada. Outro aspeto favorável é a visibilidade externa ampla e os comandos estão bem posicionados. O ar condicionado gela de verdade.

Estas foram as impressões que tive tanto na direção quanto, no regresso de Itaipava, como carona do piloto João Mendes, que passo aos leitores do Blog, a quem confesso que compraria, sim, um J3 Sport.

Assista o vídeo de Eduardo Pincigher falando sobre o novo carro da JAC Motors




Adeus ao tanquinho
É importante revelar alguns dados técnicos passados pelo assessor de Imprensa, Eduardo Pincigher, como a ausência no J3 S do tanquinho de gasolina para partida do motor nos dias mais frios, quando abastecido com etanol.



Ele explicou que para receber a tecnologia Jet Flex o motor 1.5 16V VVT  (Variable Valve Timing, ou Comando Variável de Válvulas) genuíno foi inteiramente retrabalhado em conjunto por engenheiros da JAC Motors e da Delphi, tanto na China quanto no Brasil. 

"Essas alterações resultaram num motor que permite a variação no tempo de abertura das válvulas, obrigando o motor oferecer torque em baixas e médias rotações, bem como a apresentar potência nos altos regimes", revelou.



Eduardo explicou ainda que a flauta de alimentação do sistema de injeção de combustível é a principal das alterações: ela é maior e mais alta, com o intuito de acomodar novos bicos injetores que possuem um sistema de pré-aquecimento do etanol. 

"É esse aparato, em conjunto com uma nova central eletrônica, que promove o grande diferencial da família Jet Flex: dispensar o uso do tanquinho de gasolina para partida a frio", concluiu.


Novo visual
O J3 S e o J3 S Turin 1.5 Jet Flex ganharam costura do volante, bancos, coifa do câmbio e toda a iluminação do painel em cor vermelha, novos pedais e soleiras.

O J3 S tem de série freios ABS com EBD, airbag duplo, direção hidráulica, ar-condicionado, CD MP3 player com USB, sensor de estacionamento, volante revestido em couro com comandos multi-função e regulagem de altura, porta-revistas, porta-copos, chave canivete com destravamento remoto das portas, alarme anti-furto, bancos em Black Fabric com ajuste do apoio de cabeça, tomada de 12 volts, luz de leitura e mais uma boa lista de itens de séri, pneus 185/60 R15, as rodas em liga de alumínio de 15".


O carro tem suspensão dianteira independente, tipo McPherson com molas helicoidais; e suspensão traseira independente, tipo Dual Link também com molas helicoidais.

Preços
O J3 Sport Jet Flex (hatch) custa R$ 39.990,00 e o J3 Sport Turin Jet Flex (sedan) R$ 41.690,00. A garantia é de seis anos.






UM ESTUDO FEITO PELO CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO AUTOMOTIVA E PELA CONSULTORIA PRICEWATER COOPERS MOSTRA QUE A MERCEDES-BENZ É A MARCA DE CARROS DE ÂMBITO MUNDIAL QUE MAIS INOVA EM TERMOS DE SISTEMAS DE SEGURANÇA E VEÍCULOS CONCEITO. A MARCA RECEBEU, EM FRANKFURT, OS PRÊMIOS DE "GRUPO MAIS INOVADOR" PELOS MODELOS CLASSES E, S e C.




A Daimler também venceu a competição como "Grupo mais inovador" nas categorias "Veículos conceitos" e "Sistemas de segurança". A cerimônia de entrega dos prêmios do "AutomotiveINNOVATIONS Awards 2014" foi em Frankfurt, na Alemanha.

"Com quase 170 pontos, a Mercedes-Benz demonstrou com grande vantagem a mais alta força de inovação, atingindo assim o posto mais alto entre as marcas na pesquisa AutomotiveINNOVATIONS. 


Os três modelos mais inovadores também pertencem à Mercedes-Benz, as classes S, E e C", observou o prof. dr. Stefan Bratzel, membro do CAM.

"A paixão pela invenção não morre jamais". Esse era o lema de Carl Benz, um dos fundadores da marca. “As inovações são hoje um fator para o sucesso mais importante do que nunca”, declarou o prof. dr. Thomas Weber, membro do conselho de direção da Daimler AG responsável por Pesquisa e Desenvolvimento da Mercedes-Benz Automóveis, no simpósio que antecedeu a cerimônia de premiação. 

"Os diversos desafios do futuro só poderão ser encarados com sucesso por meio da rápida introdução das inovações nos veículos, em todas as áreas de importância", ensinou.

As inovações pelas quais a Mercedes-Benz recebeu o prêmio "Automotive INNOVATIONS Award 2014" incluem a "suspensão com olhos" MAGIC BODY CONTROL, o sistema DISTRONIC PLUS Traffic Jam Vehicle Follow Assist e o modelo Mercedes-Benz S 400 HYBRID.

A exemplar tecnologia aerodinâmica e numerosas inovações em segurança também levaram a Daimler a vencer como "Grupo mais inovador" nas categorias "Veículos conceitos" e "Sistemas de segurança". 


As Classes S e GLA têm os melhores índices aerodinâmicos de seus respectivos segmentos e a Classe CLA estabeleceu o recorde mundial com a BlueEFFICIENCY Edition, que tem Cd (coeficiente de arrasto) = 0,22 e área de arrasto de 0,49 m². Os itens de segurança vencedores do prêmio incluem o BAS PLUS Brake Assist, que traz uma função capaz de reconhecer o tráfego na transversal, o Night View Assist Plus, que pode reconhecer tanto pessoas como animais à noite, e o PRE-SAFE PLUS. 

Este sistema mostra a Daimler ampliando as medidas de proteção aos ocupantes para incluir, também, situações de perigo resultantes do acompanhamento do fluxo de trânsito.

"A Daimler está introduzindo suas inovações em outras categorias de automóveis ainda mais rápido que antes", afirmou o Prof. Dr. Bratzel, ao saldar a marca. “Aproximadamente o mesmo número de inovações para uma direção livre de acidentes - 19 ao todo - são encontradas nas Classes E e C."

Banco de inovações
A base para as decisões no prêmio AutomotiveINNOVATIONS é um estudo fundamentado no banco de inovações mantido pelo Centro de Administração Automotiva (CAM), localizado em Bergisch Gladbach, na Alemanha. 


Pelo nono ano seguido, as inovações automotivas de 18 grupos de fabricantes globais, compreendendo 52 marcas, foram pesquisadas sistematicamente e classificadas segundo critérios quantitativos e qualitativos.

São considerados como inovações os novos desenvolvimentos que proporcionam benefícios tangíveis adicionais aos consumidores. 


As inovações precisam já estar disponíveis ou, pelo menos, já terem sido apresentadas em protótipos desenvolvidos pelas fabricantes.

O CAM é um instituto independente para pesquisa empírica sobre o automóvel e a mobilidade, além de consultoria estratégica. O diretor da organização é o prof. dr. Stefan Bratzel, que fundou o instituto em abril de 2004.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

NISSAN REGISTRA CRESCIMENTO VIGOROSO NOS ÚLTIMOS 12 MESES E QUER CONQUISTAR 8% DO MERCADO AUTOMOTIVO MUNDIAL



Yokohama, Japão – A Nissan Motor Co. Ltd. anunciou hoje seus resultados financeiros dos últimos 12 meses e do 4º trimestre findo em 31 de março de 2014. 

Carlos Ghosn, presidente e CEO da montadora, informou que a companhia está acelerando medidas para atingir as metas de médio prazo do seu plano estratégico Nissan Power 88, com um compromisso de 8% de margem de lucro operacional até o fim do ano fiscal de 2016 e um objetivo de 8% de participação de mercado. "A Nissan gerou sólidos resultados no ano fiscal de 2013", disse Ghosn. 

"A performance da Nissan vai melhorar ainda mais em 2014. Estamos tomando medidas consistentes para atingir as metas do nosso Power 88, com um foco maior na execução do nosso plano estratégico de forma personalizada em cada mercado, além de um aumento das capacidades de produção recém-instaladas e fortalecimento da nossa imagem de marca", previu o CEO da Nissan.

A lucratividade maior no quarto trimestre permitiu que a Nissan cumprisse totalmente a previsão de lucro líquido para o ano fiscal de 2013 na metade do plano Power 88, que vai até o final do ano fiscal de 2016.

No último trimestre do ano fiscal de 2013, a Nissan implementou uma nova estrutura organizacional para aumentar sua efetividade operacional, além de se concentrar ainda mais nas ações de valorização da imagem de marca, qualidade de produto e operações regionais de vendas.

Durante o período de 12 meses, a empresa lançou 12 novos modelos e revelou 22 novas tecnologias. 

As vendas do carro 100% elétrico Nissan LEAF – o veículo de zero emissão mais vendido em todo o mundo – ultrapassou 110.000 unidades. 

A Nissan também promete lançar veículos autônomos comercialmente viáveis até 2020. A montadora está focada em aumentar suas sinergias e ampliar colaborações no escopo da Aliança Renault-Nissan, cujas atividades em quatro áreas estratégicas do negócio convergiram no mês de abril: compras, manufatura e logística, engenharia e recursos humanos. 

Esta última ação da Aliança é parte do compromisso da Renault-Nissan em aumentar as sinergias para um mínimo de 4,3 bilhões de euros anuais até 2016.

"Consideradas conjuntamente, estas ações permitirão que a Nissan atinja suas metas na segunda metade de nosso plano de 6 anos, o Power 88", acrescentou Ghosn.

Joint Venture na China com base no método de consolidação proporcionalANO FISCAL 2013VS 20124º TRIMESTREVS 2012
Receita líquida¥11.43 trilhões
(US$114.12 B/€85.21 B)
+18.7%¥3.50 trilhões
(US$34.04 B/€24.85 B)
+21.7%
Lucro operacional¥605.7 bilhões
(US$6.04 B/€4.51 B)
+15.7%¥234.9 bilhões
(US$2.29 B/€1.67 B)
+34.7%
Lucro ordinário¥552.4 bilhões
(US$5.51 B/€4.12 B)
+4.4%¥214.6 bilhões
(US$2.09 B/€1.52 B)
+30.3%
Lucro líquido¥389.0 bilhões
(US$3.88 B/€2.90 B)
+13.6%¥114.9 bilhões
(US$1.12 B/€0.82 B)
+4.4%

Joint Venture na China com base no método de equivalência patrimonial(Relatório da Bolsa de Valores de Tóquio)*ANO FISCAL 2013VS 20124º TRIMESTREVS 2012
Receita líquida¥10.48 trilhões
(US$104.62 B/€78.11 B)
+20.0%¥3.20 trilhões
(US$31.17 B/€22.95 B)
+20.6%
Lucro operacional¥498.4 bilhões
(US$4.97 B/€3.71 B)
+13.6%¥197.7 bilhões
(US$1.92 B/€1.40 B)
+20.3%
Lucro ordinário¥527.2 bilhões
(US$5.26 B/€3.93 B)
+4.5%¥200.4 bilhões
(US$1.95 B/€1.42 B)
+21.2%
Lucro líquido¥389.0 bilhões
(US$3.88 B/€2.90 B)
+14.0%¥114.9 bilhões
(US$1.12 B/€0.82 B)
+4.8%

Perspectivas para o ano fiscal de 2014
A Nissan elaborou uma previsão de vendas mundiais para o ano fiscal de 2014, através da qual prevê volumes em aumento de 8,9%, totalizando 5,65 milhões de unidades, o que equivale a uma participação de mercado de 6,7%, graças a novas capacidades industriais recentemente aumentadas em mercados como o México e o Brasil, bem como às vendas no acumulado do ano de novos modelos como o Nissan Qashqai e Rogue, Datsun GO e Infiniti Q50.

Com base nestas perspectivas de vendas, a Nissan registrou as seguintes previsões na Bolsa de Valores de Tóquio, calculadas sob o método de equivalência patrimonial para o ano fiscal findo em 31 de março de 2015:

Previsões da Nissan para o ano fiscal de 2014 – com base no relatório da Bolsa de Valores de Tóquio – Joint venture na China com base no método de equivalência patrimonial
Receita líquida10.79 trilhões
(US$107.90 B/€77.07B) 
Lucro operacional535.0 bilhões
(US$5.35 B/€3.82 B)
Lucro ordinário620.0 bilhões
(US$6.20 B/€4.43 B)
Lucro líquido405.0 bilhões
(US$4.05 B/€2.89 B)

Cálculo baseado na taxa de câmbio iene 100/1 dólar americano e iene 140/1 euro

*Desde o início do ano fiscal de 2013, a Nissan apresentou resultados calculados com base no método de equivalência patrimonial para a sua joint venture com a Dongfeng, na China. Apesar de o registro do lucro líquido permanecer inalterado sob este método contábil, a demonstração dos resultados pelo método de equivalência patrimonial passou a não incluir os resultados da Dongfeng-Nissan na receita e no lucro operacional.

COM TRANSMISSÃO PELO CANAL BANDSPORTS, ACONTECE EM SANTA CRUZ DO SUL, NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA (16 A 18/5), A 2ª ETAPA DO CAMPEONATO DA SPRINT RACE.



São Paulo, SP, 12/05/2014 - O Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, distante 150 quilômetros de Porto Alegre, será palco no próximo domingo (18/05), da 2ª etapa do mais novo torneio de turismo do automobilismo nacional, o Campeonato da Sprint Race. 

A transmissão será exclusiva pelo canal BandSports. A programação começa na sexta-feira, dia 16, com um treino extra às 16h55.

As duas corridas da rodada da competição, vai gerar uma enorme expectativa tanto para os participantes, pilotos e equipes, uma vez que os primeiros três colocados da classificação geral de cada categoria (PRO e GP) do campeonato estarão "carregados" de um lastro adicional de peso, sendo que o 1º leva 45 kg, o 2º, 30 kg e o terceiro, 15 kg.

Sistema de disputa
Em 2014, o sistema de disputa da Sprint Race permanece o mesmo, com 16 corridas que acontecem em oito datas diferentes, com 25 minutos de prova, onde cada carro pode ser representado por um ou dois pilotos. 

No caso das duplas, cada piloto terá o mesmo tempo de treinos e corridas. A premiação será do primeiro ao quinto lugar, sendo que em cada etapa o vencedor recebe um prêmio.

A Sprint Race têm patrocínio da Alpina, Pirelli, Ecopads, Bardhal, Fremax e Rio Custom.


Programação

Sexta-feira - 16/05/2014

16h55 às 17h35 - Treino EXTRA
18h35 - Estudo de telemetria

Sábado - 17/05/2014

09h40h às 10h20 - 1º Treino OFICIAL
12h20 - Briefing
13h00 às 13h40 - 2º Treino OFICIAL

15h30h às 15h40 - Classificação Grupo 1
15h45 às 15h55 - Classificação Grupo 2
17h00 - Estudo de telemetria

Domingo - 18/05/2014
09h00 - Alinhamento do carros
09h40 - Saída para 2 voltas de aquecimento + 23 min + 1 volta

11h10 - Alinhamento dos carros
11h40 - Saída para 2 voltas de aquecimento + 23 min + 1 volta
12h15 - Pódio

Classificação do campeonato após 1ª etapa:

Categoria PRO
1) 16 Yago/ Yuri Cesário, 50 pontos
2) 79 Flávio Lisboa, 40
3) 8 Marco Garcia, 32
4) 27 Gustavo Frigotto, 28
5) 4 Luiz Santos/ Matheus Biriba, 12
6) 94 Gustavo Kiryla, 12
7) 22 Ítalo Leão, 10

Categoria GP
1) 77 Roberto/ Luca Milani, 41 pontos
2) 10 Alline Cipriani/ Daniel Daroz, 37
3) 7 Adriano Amaral, 34
4) 4 Gustavo Trunci, 30
5) 44 Kau Machado/ Adriano Nogueira, 16
6) 39 Eduardo Serratto/ Marcelo Rodriguez, 14

Calendário da Sprint Race 2014:
18/05 - 2ª etapa - Santa Cruz do Sul/RS
22/06 - 3ª etapa - São Paulo/SP
03/08 - 4ª etapa - Cascavel/PR
24/08 - 5ª etapa - Curitiba/PR
21/09 - 6ª etapa - Londrina/PR
09/11 - 7ª etapa - Curitiba/PR (oval)
07/12 - 8ª etapa - Curitiba/PR


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