O dia, neste 13 de maio, nasceu ensolarado, com uma temperatura amena aqui no Rio de Janeiro, propício para a realização do test-drive marcado pela Assessoria de Imprensa da Jac Motors do modelo J3 Sport Turin Flex, uma versão equipada com o motor usado no J5.
Num briefing, na concessionária da JAC Motors, de Botafogo, o assessor de Imprensa Eduardo Pincigher, despertou a atenção dos jornalistas garantindo que a diferença entre o J3, com motor 1.4, e o J3 Sport é significativa no desempenho do carro, "que poderão constatar no trajeto até Itaipava", na Região Serrana fluminense.
Dupla formada com o jornalista João Mendes, um veterano do jornalismo automotivo e ex-piloto de motocross e motovelocidade, que também correu na categoria de carros de Turismo, direcionei a bússola para a serra de Petrópolis, que me coube subir com J3 Sport Sedan.
Nas primeiras aceleradas, o carro mostrou excelente disposição e abriu-me o apetite para comprovar o vigor do torque de 154 Nm do motor de16 V, VVT, de 127cv - abastecido com etanol (125 cv e 152 Nm, com gasolina) - nas curvas vibrantes e de paisagens belíssimas da estrada Imperial.
Na saída da concessionária, em Botafogo, vi logo que o J3 Sport proporcionaria um belo divertimento até Itaipava. Na rodovia Washington Luiz, o carro respondia em tempo real às pisadas mais fundas no pedal do acelerador.
Dados da JAC Motors dando conta que o J3 S tem velocidade máxima próxima dos 200 km/h e leva menos de 10 segundos para chegar de 0 a 100 km/h, graças também ao câmbio de cinco velocidades, firme e preciso no engate das marchas
Seguro e confortável
É justo enaltecer a estabilidade do J3 Turin Sport comprovada nas curvas da serra, mostrando-se um carro seguro apesar da maciez da suspensão que lhe confere o status de carro confortável.
O carro tem um bom acabamento e bancos confortáveis e o espaço tanto na frente quanto no banco traseiro é generoso inclusive para passageiros de maior compleição física.
O aspeto visual do interior é agradável e dá a sensação de que J3 S Turin não é daqueles carros em que barulhos e vibrações do painel passam a incomodar, exatamente pela textura dos materiais, embora isso só possa ser constatado com o tempo de utilização veículo.
A dirigibilidade do J3 é muito agradável, a direção é leve, mas firme, segurança que se sente no volante, de boa pegada. Outro aspeto favorável é a visibilidade externa ampla e os comandos estão bem posicionados. O ar condicionado gela de verdade.
Estas foram as impressões que tive tanto na direção quanto, no regresso de Itaipava, como carona do piloto João Mendes, que passo aos leitores do Blog, a quem confesso que compraria, sim, um J3 Sport.
Assista o vídeo de Eduardo Pincigher falando sobre o novo carro da JAC Motors
Adeus ao tanquinho
Assista o vídeo de Eduardo Pincigher falando sobre o novo carro da JAC Motors
Adeus ao tanquinho
É importante revelar alguns dados técnicos passados pelo assessor de Imprensa, Eduardo Pincigher, como a ausência no J3 S do tanquinho de gasolina para partida do motor nos dias mais frios, quando abastecido com etanol.
Ele explicou que para receber a tecnologia Jet Flex o motor 1.5 16V VVT (Variable Valve Timing, ou Comando Variável de Válvulas) genuíno foi inteiramente retrabalhado em conjunto por engenheiros da JAC Motors e da Delphi, tanto na China quanto no Brasil.
"Essas alterações resultaram num motor que permite a variação no tempo de abertura das válvulas, obrigando o motor oferecer torque em baixas e médias rotações, bem como a apresentar potência nos altos regimes", revelou.
"Essas alterações resultaram num motor que permite a variação no tempo de abertura das válvulas, obrigando o motor oferecer torque em baixas e médias rotações, bem como a apresentar potência nos altos regimes", revelou.
Eduardo explicou ainda que a flauta de alimentação do sistema de injeção de combustível é a principal das alterações: ela é maior e mais alta, com o intuito de acomodar novos bicos injetores que possuem um sistema de pré-aquecimento do etanol.
"É esse aparato, em conjunto com uma nova central eletrônica, que promove o grande diferencial da família Jet Flex: dispensar o uso do tanquinho de gasolina para partida a frio", concluiu.
Novo visual
O J3 S e o J3 S Turin 1.5 Jet Flex ganharam costura do volante, bancos, coifa do câmbio e toda a iluminação do painel em cor vermelha, novos pedais e soleiras.
O J3 S tem de série freios ABS com EBD, airbag duplo, direção hidráulica, ar-condicionado, CD MP3 player com USB, sensor de estacionamento, volante revestido em couro com comandos multi-função e regulagem de altura, porta-revistas, porta-copos, chave canivete com destravamento remoto das portas, alarme anti-furto, bancos em Black Fabric com ajuste do apoio de cabeça, tomada de 12 volts, luz de leitura e mais uma boa lista de itens de séri, pneus 185/60 R15, as rodas em liga de alumínio de 15".
O carro tem suspensão dianteira independente, tipo McPherson com molas helicoidais; e suspensão traseira independente, tipo Dual Link também com molas helicoidais.
Preços
O J3 Sport Jet Flex (hatch) custa R$ 39.990,00 e o J3 Sport Turin Jet Flex (sedan) R$ 41.690,00. A garantia é de seis anos.
O J3 S tem de série freios ABS com EBD, airbag duplo, direção hidráulica, ar-condicionado, CD MP3 player com USB, sensor de estacionamento, volante revestido em couro com comandos multi-função e regulagem de altura, porta-revistas, porta-copos, chave canivete com destravamento remoto das portas, alarme anti-furto, bancos em Black Fabric com ajuste do apoio de cabeça, tomada de 12 volts, luz de leitura e mais uma boa lista de itens de séri, pneus 185/60 R15, as rodas em liga de alumínio de 15".
O carro tem suspensão dianteira independente, tipo McPherson com molas helicoidais; e suspensão traseira independente, tipo Dual Link também com molas helicoidais.
Preços
O J3 Sport Jet Flex (hatch) custa R$ 39.990,00 e o J3 Sport Turin Jet Flex (sedan) R$ 41.690,00. A garantia é de seis anos.
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