Rio de Janeiro, 14 de maio de 2014 - A Volvo apresenta os novos S60, V60 e XC60 T5 equipados com a inédita motorização Drive-E.
O novo motor 2.0 turbo é 23kg mais leve e compacto que o antecessor, e traz mais potência e torque, com 245 cv a 5.500 rpm e 35,7 mkgf de torque entre 1.500 rpm e 4.800 rpm.
O novo motor também é até 27% mais econômico, fazendo 11,1km/l na estrada e até 8,0km/l na cidade, frente a 8,7km/l e 6,9km/l do motor anterior, respectivamente.
O novo motor também é até 27% mais econômico, fazendo 11,1km/l na estrada e até 8,0km/l na cidade, frente a 8,7km/l e 6,9km/l do motor anterior, respectivamente.
Parte deste mérito é creditado à nova transmissão automática de oito velocidades Geartronic, um conjunto 100% Volvo Cars.
O lançamento traz ainda a função Eco+, que pode melhorar em até 5% a economia de combustível, pois otimiza os momentos de troca de marcha e as respostas do acelerador.
Prazer ao volante
O novo motor 2.0 de quatro cilindros em linha, turbo, com injeção direta, rende 245 cv à 5.500 rpm, tendo mais de 80% de sua potência disponível a 4.500 RPM.
O lançamento traz ainda a função Eco+, que pode melhorar em até 5% a economia de combustível, pois otimiza os momentos de troca de marcha e as respostas do acelerador.
Além disso, economiza energia cinética, pois a transmissão é desacoplada em velocidades acima dos 65 km/h em condições onde o condutor não esteja utilizando o acelerador, por exemplo, em trechos de descida de serra, fazendo com que a rotação fique em regime de marcha-lenta.
“O novo T5 Drive-E faz parte de uma estratégia da Volvo Cars de oferecer motores com a mais alta tecnologia e desempenho em toda sua gama. O interessante é que o bloco do motor Drive-E permite o uso em diversas configurações de potência e de combustível. Por conta das suas dimensões compactas, também é um motor que é facilmente combinável com tecnologias híbridas”, explica Luis Rezende, presidente da Volvo Cars Brasil.
Compacto e versátil
O novo motor T5 Drive-E pertence a uma família de motores que aproveita o mesmo bloco (com pequenas diferenças na versão diesel), virabrequim, cárter, bomba de óleo e agregados (compressor do ar-condicionado) para diferentes configurações em gasolina ou diesel.
“O novo T5 Drive-E faz parte de uma estratégia da Volvo Cars de oferecer motores com a mais alta tecnologia e desempenho em toda sua gama. O interessante é que o bloco do motor Drive-E permite o uso em diversas configurações de potência e de combustível. Por conta das suas dimensões compactas, também é um motor que é facilmente combinável com tecnologias híbridas”, explica Luis Rezende, presidente da Volvo Cars Brasil.
O novo motor T5 Drive-E pertence a uma família de motores que aproveita o mesmo bloco (com pequenas diferenças na versão diesel), virabrequim, cárter, bomba de óleo e agregados (compressor do ar-condicionado) para diferentes configurações em gasolina ou diesel.
Em outros mercados, esse mesmo conjunto pode ser um motor diesel de 181 cv ou um motor com turbo e compressor, a gasolina, com 306 cv.
“Nós criamos uma gama de motores compactos e inteligentes com uma curva de potência que permite uma dirigibilidade comparada à de motores com mais cilindrada.
“Nós criamos uma gama de motores compactos e inteligentes com uma curva de potência que permite uma dirigibilidade comparada à de motores com mais cilindrada.
Ao mesmo tempo, garantimos maior economia de combustível e a emissão de poluentes”, explica Derek Crabb, vice presidente de Engenharia de Powertrain, da Volvo Cars.
O novo motor 2.0 de quatro cilindros em linha, turbo, com injeção direta, rende 245 cv à 5.500 rpm, tendo mais de 80% de sua potência disponível a 4.500 RPM.
O torque também melhorou e agora ele é de 35,7 mkgf entre 1.500 rpm e 4.800 rpm.
“Essa característica faz com que o motor tenha características de desempenho muito próximas de motores de maior cilindrada, trazendo mais prazer para o condutor, que terá muita potência e torque nas mais variadas condições de direção”, explica André Bassetto, gerente de Produto da Volvo Cars Brasil.
O motor Drive-E também recebeu especial atenção para garantir maior economia de combustível: redução do atrito interno – o atrito dos pistões foi reduzido em 50% se comparados com o atrito do motor anterior -, alta eficiência na combustão, controle avançado da temperatura para o aquecimento rápido nas partidas, reduzindo o consumo efetivo de combustível nas mais variadas situações.
Nova transmissão de oito velocidades
A nova caixa automática de oito velocidades contribui substancialmente na maior economia de consumo e melhoria do desempenho, se comparada com a antiga transmissão automatizada de dupla embreagem, antes usada nos modelos T5 da linha 60.
Como base de comparação, o novo XC60 T5 Drive-E permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7,2 segundos, contra os 8,1 segundos do modelo anterior.
“Essa característica faz com que o motor tenha características de desempenho muito próximas de motores de maior cilindrada, trazendo mais prazer para o condutor, que terá muita potência e torque nas mais variadas condições de direção”, explica André Bassetto, gerente de Produto da Volvo Cars Brasil.
O motor Drive-E também recebeu especial atenção para garantir maior economia de combustível: redução do atrito interno – o atrito dos pistões foi reduzido em 50% se comparados com o atrito do motor anterior -, alta eficiência na combustão, controle avançado da temperatura para o aquecimento rápido nas partidas, reduzindo o consumo efetivo de combustível nas mais variadas situações.
A nova caixa automática de oito velocidades contribui substancialmente na maior economia de consumo e melhoria do desempenho, se comparada com a antiga transmissão automatizada de dupla embreagem, antes usada nos modelos T5 da linha 60.
Como base de comparação, o novo XC60 T5 Drive-E permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7,2 segundos, contra os 8,1 segundos do modelo anterior.
A eficiência do conjunto é percebida também no consumo: usando como referência os dados do Conpet, instituto que mede a eficiência dos motores, o novo motor T5 Drive-E é até 27% mais econômico, no ciclo de estrada e 16% mais econômico na cidade.
Versões
O novo motor T5 Drive-E irá equipar as versões T5 dos modelos da linha 60: S60 T5 R-Design, V60 T5 R-Design, XC60 T5 Dynamic e XC60 T5 R-Design. As versões T6 da linha 60 permanecem com o eficiente motor 3.0 Turbo de 304 cv.
Com isso, a gama 60 fica composta de: S60 T5 Drive-E R-Design (R$ 157.950),
O novo motor T5 Drive-E irá equipar as versões T5 dos modelos da linha 60: S60 T5 R-Design, V60 T5 R-Design, XC60 T5 Dynamic e XC60 T5 R-Design. As versões T6 da linha 60 permanecem com o eficiente motor 3.0 Turbo de 304 cv.
Com isso, a gama 60 fica composta de: S60 T5 Drive-E R-Design (R$ 157.950),
S60 T6 R-Design (R$ 205.950),
V60 T5 Drive-E R-Design (R$ 162.950),
V60 T6 R-Design (R$ 209.950),
XC60 T5 Drive-E Dynamic (R$ 162.950),
XC60 T5 Drive-E R-Design (R$ 193.950),
XC60 T6 Top (R$ 224.950) e
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