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sexta-feira, 12 de agosto de 2016

O MERCADO AUTOMOTIVO ANDA MAL DAS PERNAS E PARA INCENTIVAR AS VENDAS, A CHEVROLET LANÇOU UMA EDIÇÃO ESPECIAL DO ONIX, MAIS BARATA R$ 6.000,00 DO QUER A VERSÃO ANTERIOR DE ENTRADA, POR CERCA DE R$ 39.000,00, EQUIPADA COM UMA BOA CARGA DE TECNOLOGIA E MELHORIAS NA DIRIGIBILIDADE, PROPULSOR, CONFORTO E ESTABILIDADE



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Vamos lá falar sobre o Onix Joy, o modelo de entrada do compacto de que a Chevrolet lançou apenas 500 unidades, diferenciadas na cor Vermelho Chilli, para vender por R$ 38.990, R$ 6 mil a menos do que a versão anterior mais barata.



Para poder cativar o cliente, a montadora deu uma modificada no modelo, equipando-o com o motor 1.0 SPE 4 ECO que roda, com gasolina, 15,3 km/l na estrada e 12,9 km/l na cidade. Com etanol, os números são 10,8 km/l e 9,1 km/l, respectivamente. 



O Joy recebeu transmissão manual de seis marchas, com alerta de mudança de marcha no quadro de instrumento que indica o momento ideal para as trocas direção elétrica e o sistema OnStar de série e a suspensão recalibrada e recebeu pneus verdes 185/70 R14 e freios de baixo atrito, conjunto que melhorou a dirigibilidade e o conforto a bordo, tanto em perímetro urbano como no rodoviário.



O acabamento do painel em dois tons (preto e cinza) dão um toque de requinte e o novo quadro de instrumentos digital, os apoios de braço e puxadores das portas estão mais ergonômicos e integrados ao conceito “dual cockpit” característico dos veículos Chevrolet, os bancos trazem novo revestimento, e o volante traz detalhes preto fosco.


“Tudo isso, somado ao design consagrado do modelo e a seu baixo custo de manutenção, faz do Onix Joy a escolha mais inteligente em sua faixa de preço”, argumenta Marcos Munhoz, vice-presidente da GM.

“Os ajustes feitos no Onix Joy deixaram o veículo 1 cm mais baixo, transmitindo ao condutor maior sensação de estabilidade e segurança ao dirigir”, diz Fabíola Rogano, vice-presidente de Engenharia da General Motors.




O tanque leva 54 litros de combustível, um dos maiores da categoria, e abastece o propulsor Flex do Joy que desenvolve, quando abastecido com etanol (E100), 80 cv de potência a 6.400 rpm e 9,8 kgfm de torque a 5.200 rpm. Com gasolina no tanque, desenvolve 78 cv de potência a 6.400 rpm e 9,5 kgfm de torque a 5.200 rpm.



O Joy está mais veloz que seu antecessor e chega a 167 km/h de máxima. O modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 13,4s.


OnStar com diagnóstico e recuperação veicular
Outro importante diferencial competitivo do Onix Joy é o sistema OnStar. Para o modelo estão disponíveis os serviços de diagnóstico, de segurança e o App/Web. O acesso é feito exclusivamente pelo smartphone do usuário.

O serviço de diagnóstico estreia com a linha 2017 do Onix. Por meio do aplicativo OnStar, o usuário pode conferir alguns parâmetros do veículo, como a quilometragem total percorrida e a pressão dos pneus, algo inovador em um automóvel desta categoria.

A ferramenta é bastante útil, pois a correta pressão dos pneus otimiza a dirigibilidade, o conforto, a segurança, o consumo e a vida útil da banda de rodagem.


Outra vantagem que o OnStar traz para o consumidor é o serviço de segurança, que possibilita o auxílio na recuperação veicular em caso de furto ou roubo - a tecnologia permite que carro seja monitorado e tenha o motor bloqueado remotamente pela Central de Atendimento, facilitando o trabalho da polícia.

“O auxílio na recuperação veicular é um item de grande valia para o consumidor porque nem sempre o dono opta por segurar o veículo. Além disso, as seguradoras costumam oferecer descontos para carros equipados com OnStar”, argumenta Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet.

O Joy, 2017, sai de fábrica com:

• Direção elétrica progressiva inteligente
• OnStar
• Ar-condicionado
• Câmbio de seis marchas
• Sistema Eco de eficiência energética
• Vidros dianteiros elétricos
• Painel com velocímetro digital
• Alerta de mudança de marcha e de baixa pressão dos pneus
• Faróis com máscara negra com as funções “Siga-me” “Leve-me”
• Cinto de segurança do motorista com regulagem de altura
• Limpador e desembaçador traseiro
• Espelho na sombreira direita
• Sistema antifurto
• Aviso sonoro para não afivelamento do cinto de segurança
• Luz de leitura
• Rodas aro 14 com calotas
• Freios ABS com EBD
• Airbag duplo

Ainda assim o cliente tem um leque de opções de acessórios de personalização disponíveis nas concessionárias. Tudo original e com a garantia Chevrolet.


A lista conta controle remoto para travas e vidros elétricos, alarme perimétrico, sensor de estacionamento, sistema multimídia (com TV, DVD, entrada USB, Bluetooth e projeção para smartphones), CD Player (com entrada USB e Bluetooth), antena esportiva, alto-falantes, tapete de PVC com travas para fixação, revestimento premium para os bancos, porta-óculos no teto, friso de proteção lateral, soleira de portas personalizada, adesivo para coluna B, rodas de liga aro 14 nas cores prata ou grafite, aeropartes, faróis de neblina e rack de teto, por exemplo.

Externamente, o Onix Joy pode ser adquirido nos acabamentos Branco Summit, Prata Switchblade, Cinza Graphite, Preto Ouro Negro e Vermelho Pull Me Over, exclusiva do Joy. Já o Vermelho Chilli marca o lançamento da versão e será limitado a 500 unidades.

O modelo chega às concessionárias


Chevrolet durante agosto. A garantia do produto é de três anos, como o Novo Onix e o Onix Activ.


Ficha Técnica Onix Joy - Pacotes

Ficha Técnica Onix Joy - Onstar

Ficha Técnica Onix Joy - Especificações.


MAIS MODERNO E MUITO COMPLETO, O PALIO 2017 CHEGA MUITO COMPETITIVO. O PREÇO PARTE DE R$ 42.140 PARA O ATTRACTIVE 1.0 E R$ 45.990, DO 1.4. A VERSÃO ESSENCE 1.6, POR R$ 50.890 E O TOP DE GAMA, SPORTING, TAMBÉM 1.6 , R$ 53.410,00

Um dos modelos mais vendidos da Fiat, o Palio, reconhecido no mercado como sinônimo de tradição, inovação e confiabilidade, chega agora ao mercado com sua linha 2017 muito mais moderno e completo. 


Ele ganha mais conteúdos, novo interior e novos acabamentos, que aumentam muito mais o conforto e a segurança dos ocupantes, o que significa mais qualidade de vida a bordo.

A gama do Palio 2017 traz versões muito mais equipadas de série, bem completas desde a versão de entrada, e ainda apresenta um interior ainda mais aconchegante e prático. 
A linha 2017 ganha um novo painel central, mais moderno e sofisticado, com acabamento exclusivo para cada versão. 


Também apresenta uma nova grafia do quadro de instrumentos, uma nova posição da porta USB, um interior mais escurecido e novos tecidos de série. 
Externamente, o Palio 2017 traz nova cor para as rodas de liga leve, novas calotas e novas faixas laterais.


Confira abaixo o que cada versão ganhou em sua lista de equipamentos, além das novidades interna e externa citadas acima.

O Palio Attractive 1.0 linha 2017 ficou muito completo e muito competitivo em seu segmento. 



Acrescentou em sua lista de conteúdos de série banco do motorista com regulagem de altura, pré-disposição para rádio e o Kit Comfort, composto por apoia-pé para o motorista, volante com regulagem de altura, alças de segurança traseiras, 3° apoio de cabeça traseiro rebaixado, revestimento interno da soleira das portas e mais porta-óculos. 


Como opcional oferece rádio Connect, retrovisores externos elétricos; volante com comandos de rádio e vidros elétricos traseiros.
Já a versão Attractive 1.4 traz a mais em sua lista de série, banco com regulagem de altura e pré-disposição para rádio. 


Seus opcionais são: rádio Connect, retrovisores externos elétricos; volante com comandos de rádio e vidros elétricos traseiros.


O Palio Essence 1.6, que já trazia uma lista de equipamentos de série bem completa, ganha em sua linha 2017 volante em couro comandos do rádio, vidros elétricos traseiros e alarme. 


Como opcionais traz rodas de liga leve 6.0 x 15" + pneus 185/60 R15, spoiler na tampa traseira na cor do veículo e kit parafusos antifurto das rodas.

A versão topo da gama, a Sporting 1.6, além das novas faixas laterais exclusivas e das rodas em liga leve 16” com nova pintura, ganhou em sua lista de série os itens, volante em couro comandos do rádio, vidros elétricos traseiros, alarme e kit parafusos antifurto das rodas. Por ser muito completa, esta versão não traz lista de opcionais.


Com todas essas novidades, o Palio 2017 ficou mais moderno, completo, confortável e muito mais competitivo no mercado, sem alteração de preço, oferecendo com isso ao consumidor um excelente custo-benefício. Veja abaixo a gama do modelo com os preços de cada versão.


Palio Attractive 1.0 – R$ 42.410,00


Palio Attractive 1.4 – R$ 45.990,00


Palio Essence 1.6 – R$ 50.890,00


Palio Sporting 1.6 – R$ 53.410,00.



quinta-feira, 11 de agosto de 2016

INSPEÇÃO VEICULAR PRECISA VOLTAR


Alta Roda


Nº 901 - 11/8/16

Fernando Calmon



INSPEÇÃO PRECISA VOLTAR


A proximidade das eleições municipais em todo o País leva os candidatos a prefeito a apresentar suas propostas para ao menos mitigar, entre outros problemas graves, o de poluição atmosférica nos grandes centros urbanos. 

São Paulo, cidade mais populosa e com maior frota de veículos (cerca de 5,5 milhões, incluídas as motocicletas), conseguiu implantar entre 2008 e 2013 uma polêmica inspeção ambiental veicular (IAV). 

Houve mais erros do que acertos, porém nada justifica a falta de ação ao longo de quatro anos, além de simples encerramento do programa.

Recentemente, a capital paulista sediou o 13º Encontro de Alto Nível sobre Contaminação Atmosférica e os Desafios das Megacidades, organizado pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (Aiesa). 

Ao contrário da Cidade do México e de Santiago do Chile, a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e seus 39 municípios não dispõem de ações diretas de controle de emissões de oxidantes fotoquímicos (geradores de ozônio ao nível do solo) e de material particulado fino (MP2,5).

Entre as recomendações apresentadas estão o avanço da legislação de emissões em veículos novos e o combate a fraudes de motoristas de caminhões e transportadoras que anulam o sistema de reagente à base de ureia em motores a diesel modernos. 

Na RMSP o tráfego de veículos pesados é o mais volumoso do País e o problema tende a se agravar pois também a fiscalização em campo deve ser permanente.

Em um cenário ideal, a sugestão da Aiesa é um programa de renovação de frota e inibir a circulação de veículos de alto potencial poluidor. 

A Cidade do México já estabeleceu restrições a automóveis, ônibus e caminhões de tecnologia antiga, apesar de inspeções ambientais sérias, obrigatórias e regulares existentes há décadas.

Hoje apenas o Estado do Rio de Janeiro continua a fazer vistoria, algo bem superficial, mal controlado e a preço fora de propósito. 

No fundo frustra quem é obrigado a pagar e desconfia de que o problema não está sendo resolvido. 

Na capital de São Paulo se tentou fazer algo um pouco mais rigoroso. Começou de forma errada ao atingir carros novos com menos de três anos de uso. 

Sem incluir os outros municípios da RMSP, dependentes de um acordo político passando pelo governo estadual, a eficácia da IAV fica comprometida. 

Por isso, quem estiver à frente da prefeitura paulistana em 2017 terá de tentar logo uma solução para toda a região.

Há debates sobre IAV paga ou gratuita. Com pagamento se conseguiria algo mais sério do ponto de vista técnico, porém o eventual reembolso teria de vir diretamente dos 50% que cabem aos municípios no IPVA, pois se trata de imposto apenas sobre proprietários de veículos. Sem esta decisão transparente fica difícil defender a gratuidade.

Com exceção de motores a diesel que exigem inspeção anual, os demais veículos leves poderiam ser checados depois de três anos de uso, entre quatro e dez anos verificados bienalmente e acima disso, anualmente, como ocorre em outros países. 

E o correto seria utilizar rolos dinamométricos sob as rodas motrizes que simulem condições reais de uso, uma técnica consagrada no mundo.

RODA VIVA

TUDO indica que o mercado interno chegou ao fundo do poço, ou seja, não vai piorar mais. 

Nos sete primeiros meses deste ano o recuo chegou a quase 25% em relação a igual período de 2015. 

Até o final de 2016, Anfavea confia que os números negativos limitem-se a 19% e reação mesmo, só em 2017. Estoques totais baixaram de 39 para 37 dias em julho.

COMO já se esperava, Onix e Prisma Joy mantiveram as mesmas linhas e ganharam alterações mecânicas já presentes na reformulação dos dois modelos recém-lançados. 

Passaram a ser versões de entrada, ganharam alguns equipamentos e o preço subiu para R$ 38.990 e 42.990, respectivamente. O primeiro deve representar 20% e o segundo 30% das vendas destes compactos.

ETIOS pegou embalo graças ao novo painel, motores mais potentes e econômicos e opção, pela primeira vez, de câmbio automático. 

Quem compra, atualmente, modelos novos manteve o poder aquisitivo e a Toyota acredita que a versão de topo, Platinum, encontrará interessados. 

Fez retoques na parte frontal, incluiu novas rodas e cobra R$ 62.490 (hatch) e 65.990 (sedã).

NISSAN faz uma aposta diferente para carros elétricos com pilha a combustível. Utiliza etanol e um reformador a bordo para gerar hidrogênio e em seguida eletricidade. Dessa forma fica longe de tomadas e baterias de baixa autonomia. 

Protótipo mostrado no Rio de Janeiro tem alcance de 600 quilômetros e baixíssimo custo/km. Ainda não há previsão de mercado.

BUSCA incessante por economia de combustível levou a GM a admitir, em um seminário técnico nos EUA, que pode desenvolver uma caixa automática, do tipo CVT, para modelos pequenos. 

Embora nem todos gostem de certa dormência ao não sentir as passagens de marchas, parece que o pragmatismo e as leis de eficiência energética acabaram por prevalecer.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

A TMD/COBREQ NA 15ª EDIÇÃO DA AUTOP (CEARÁ) QUE ACONTECE ATÉ SÁBADO, EM FORTALEZA.



A TMD Friction do Brasil participará com um estande na 15ª edição da Autop, conhecido evento do setor de autopeças que acontecerá até 13 de agosto em Fortaleza, tendo como local o Centro de Eventos do Ceará. 

Em 2014, em sua 14ª edição, a Autop recebeu 28 mil visitantes, entre executivos, empresários e profissionais do setor.

Com a marca Cobreq, que em outubro próximo comemorará 55 no mercado brasileiro, nesta Autop a TMD estará expondo em seu estande suas pastilhas e lonas de freio, além de acessórios. 


Destaque-se que na linha leve a empresa é líder no fornecimento para o segmento OE. A marca também é destaque nas linhas de veículos leves e pesados da reposição nacional e na de motos.

A TMD/COBREQ NA 15ª EDIÇÃO DA AUTOP (CEARÁ)







A TMD Friction do Brasil participará com um estande na 15ª edição da Autop, conhecido evento do setor de autopeças que acontecerá de 10 a 13 de agosto em Fortaleza, tendo como local o Centro de Eventos do Ceará. Em 2014, em sua 14ª edição, a Autop recebeu 28 mil visitantes, entre executivos, empresários e profissionais do setor.





Com a marca Cobreq, que em outubro próximo comemorará 55 no mercado brasileiro, nesta Autop a TMD estará expondo em seu estande suas pastilhas e lonas de freio, além de acessórios. Destaque-se que na linha leve a empresa é líder no fornecimento para o segmento OE. A marca também é destaque nas linhas de veículos leves e pesados da reposição nacional e na de motos.

RENAULT VOLTA A APOSTAR NO FORTALECIMENTO DE SEU CRESCIMENTO COM NOVA SUV, O KOLEOS, E NOS SUCESSORES DO CLIO, O CAPTUR E O KWID. TOYOTAS HILUX E SW4 VÃO SAIR COM MOTOR FLEX 2.7 COM TRANSMISSÃO DE SEIS MARCHAS. CUSTAM DE R$ 111.700 E R$ 164.900. FORD, TOYOTA E GM ENCERRAM PRODUÇÃO NA AUSTRÁLIA, OPTANDO POR VENDER IMPORTADOS NO PAÍS



Coluna nº 3.116 - 9 de Agosto de 2016 

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Renault volta a ser Renault e vai de SUV

Título resume aviso de Carlos Ghosn, brasileiro presidente da aliança Renault-Nissan – à qual juntará a Mitsubishi. 

Veio ao País e fez périplo familiar-executivo-institucional. Na prática, reverência à matriarca; inspeção nas adequações na fábrica Renault, em São José dos Pinhais, PR, e ida ao Rio de Janeiro para ser saudado como patrocinador dos Jogos Olímpicos.

Pulando a parte familiar onde o Kibe cru moído duas vezes, alfavaca em lugar da hortelã, temperado com Zatar e Canela, variação local da receita originária do norte do Líbano ocupa lugar de relevo; a obviedade das fugazes reverências pelo importante aporte ao evento mundial, mais importante, ao mercado nacional e compradores, Ghosn informou o foco da Renault: SUVs e SAV, com Duster; o coreano Koleos, e dois lançamentos, o Captur e o Kwid, sucessor do Clio.

Quem é Quem
Com este novo planejamento de produto, esperamos conquistar uma parte significativa do crescente segmento de SUVs, com três modelos de nossa família de SUVs a serem fabricados aqui, no Brasil. 


Nossa confiança neste mercado está novamente confirmada, declarou em pequena entrevista.

Os SUVs, sempre mal chamados de Jipinhos, são a demanda da vez, em grande ascensão nas vendas, e complementarmente ao anúncio, Ghosn desvendou o segredo do Captur: de produção nunca confirmada, vendas em seguida ao Kwid, previsto para início de 2017, mesmo prazo para o Koleos, topo de linha dos utilitários esportivos Renault.

Coreano, produto em nova versão, com novo traço de design Renault, e é feito na fábrica de onde saíam os carros Samsung, como o Fluence. 


De maior porte, 4,60m de comprimento, 2,70m entre eixos, deverá ter motor 2,5 litros e 175 cv.

O Captur é intermediário entre o Kwid e o Duster, entretanto, de projeto, construção e conteúdo nitidamente mais refinados.


Quanto ao Kwid, já descrito pela Coluna, visa superar o Sandero como mais vendido, por sua conformação, pela colocação mercadológica como único SAV – utilitário esportivo sem opção de tração nas 4 rodas – no segmento, e pelo novo motor tri cilíndrico, visando ser o mais potente da cilindrada.

Em linguagem de balcão, é o fim do período de Dacialização, e a volta da marca Renault. Há anos a empresa, para se salvar da queda de vendas, optou produzir veículos de menor preço, no caso a linha Dacia. Começou com o Logan, derivou Sandero, Duster e Oroch.

No encontro, Ghosn garantiu o fluxo de investimentos e disse inexistirem novidades sobre gestão Nissan na Mitsubishi, de que assumiu o controle ao adquirir 34% das ações. 


Aguarda auditoria interna e análise de órgãos governamentais sobre a aquisição e concentração.


Koleos, topo de linha, junho


Sprinter acelera na frente
Para manter a liderança no importante segmento de vans, a Mercedes-Benz fez implementação estética, de conteúdo, meio de financiamento e de assistência técnica para o Sprinter. 


Mudanças na parte frontal, mantendo a identificação visual com a linha de automóveis as novas luzes frontais de posicionamento, ligam os faróis baixos. 

Em complementaridade à segurança, ligação faz ligar o farol de neblina do mesmo lado indicado pelo pisca.


Não é nova linha, mas mudança estética e de composição, assinalando metade do ciclo do modelo, com cronograma de mudanças quase em prazos de automóveis. 


Para ampliar mercado e usos, dando especial atenção aos novos utilizadores de pequenos negócios - pet shop, cabeleireiro, food trucks -, e à utilização em cidades por conta da limitação de circulação de veículos grandes, empresa fez uma miscela de habilidades e características, chegando a 40 versões. 

Pode mesclar potência - motor é básico -, rodado posterior simples ou duplo, variando em função das aplicações -, número de assentos, seu revestimento, teto alto, portas corrediças em ambos os lados.


Há uma preocupação de segurança e o conteúdo é bastante expressivo, agregando, além de freios de disco nas quatro rodas, itens de auxílio eletrônico, tração e estabilidade, e dentre tais cuidados realça o corretor de desvio de curso - o comportamento perceptível em zonas com vento ou em ultrapassagens ou cruzamento com veículos de maior massa.


Na transmissão, em nome da economia e seguindo normatização norte-americana para picapes e comerciais, a partida apenas é acionada se o pedal da embreagem estiver pressionado. 


Transmissão é mecânica, com seis velocidades e comando no painel. Novidade a se esperar é a automatização do câmbio, especial necessidade para uso em cidades.


Internamente há cuidados de tendência automobilística em comandos, boa ergonomia. Espaços para colocar itens pessoais. Garrafa d´água.


Na composição do veículo, três distâncias entre eixos aplicáveis aos usos como Van de transporte de passageiros, plataforma ou furgão.


Preços entre R$ 102 mil para chassis curto a R$ 190 mil para Van para 20 passageiros, e mudança na assistência técnica: revisões a cada 20 mil quilômetros com mão-de-obra graciosa.


Linha Sprinter, revista e melhorada


Toyotas Hilux e SW4 agora Flex
Para abrir o leque de participação de sua marca no mercado de picapes e utilitários esportivos Toyota desenvolveu versão flex sobre motor 2,7 litros, L4, 16 válvulas, únicas bi combustíveis com transmissão automática de seis velocidades. 


Mais, criou versão especial do SW4, curta em equipamentos, cinco lugares, câmbio mecânico, tração 4x2, para frotistas.


Motor tem é Dual VVT-I - aos não íntimos, mecanismo variador da abertura das válvulas de admissão e escapamento. 


Segundo a Toyota, o VVT-I, novos desenhos da câmara de combustão, redução de peso nos balancins e molas de válvulas permitiu economia de 7% ante versão anterior. Flexibilização do motor gera 159 cv gasálcool, 163 cv álcool, e torque comum de 25 m-kgf.

Quanto custa



Modelo
Versão
Preço sugerido R$

Hilux Flex 2017
SR A/T 4x2 Cabine Dupla
111.700
SRV A/T 4x2 Cabine Dupla
120.800
SRV A/T 4x4 Cabine Dupla
131.200
SW4 Flex 2017
SR A/T de 5 assentos
159.600
SR A/T de 7 assentos
164.900
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Roda-a-Roda


Horizontalização – Daimler, controladora da marca Mercedes-Benz, anunciou fazer outra fábrica na Hungria, destinando US$ 1 bilhão à empreita. 


Nova planta adotará sistema flexível, adotado na brasileira de Iracemápolis, permitindo fazer carros com tração dianteira ou traseira.


Elétrico – Produto transporta 26t, autonomia de 200 km, e solução centenária: motores elétricos nas extremidades dos eixos de tração. Foco alternativo da empresa é a energia elétrica.


Caminho - Por sua marca Fuso, comemora 3ª geração do Canter E-cell, leve, autonomia menor, 100 km. 


Direcionamento para caminhões urbanos está no fato de 70% da população mundial estar nas cidades, demandando distribuição.


Acabou – Ford Austrália encerrou, após 54 anos, produção de seu picape Falcon. Empresa cessará atividade industrial no país. GM e Toyota também, e suprirão o mercado com importados.


Local – Chegaram à rede de revendedores os Land Rover Evoque montados em instalação da empresa em Itatiaia, RJ. 


Quatro versões de decoração e conteúdo, motorização L4, 2.0 turbo, 240 cv e transmissão automática ZF com nove velocidades. Baixa nacionalização e preço idêntico ao dos modelos importados.


Negócio – Bancos PSA e Santander, aliados na Europa no processo de salvação da montadora, estendem ação ao mercado brasileiro. 


Financiarão vendas fábrica a concessionárias Peugeot, Citroën e DS; a clientes; e seguros.


Preferências – Mania de estatística nos EUA chega a duas informações curiosas: mais furtados são Honda Accord e Civic, da década passada – porque alguém surrupia carros com tão baixo valor? Mais multados, os proprietários de Lexus ES 300.


Graça – Nova campanha publicitária da Citroën faz graça ao enfatizar economia, custo de manutenção de R$ 1/dia e apresentar pequena moto quando, na verdade, os atributos se referem ao novo C3 com motor 1,2 PureTech. Ver o filme? 


Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=r16R2-J8JWA


Limbo – Viação Itapemirim e outras empresas sob o comando do espírito-santense Camilo Cola entraram com pedido de recuperação judicial em juízo de Vitória, ES. 


Ex-maior empresa mundial como frota, a Itapemirim perdeu o viço, vem encolhendo e enfrentando problemas.


Aditivo – Sem maior atrativo para sua gasolina, ao contrário das concorrentes, Ipiranga aplicou aditivo capaz de reduzir atritos entre peças móveis, em tese permitindo maior durabilidade ao motor. Chama-a DT Clean.


Opções - Das aditivadas nova química a nivela à Gride Petrobrás. V Power Nitro+da Shell/Raízen promove limpeza, impede formação de depósitos resultantes da combustão, não oferece tal proteção.


Mercado – Raízen, licenciada da marca Shell amplia presença no Triângulo Mineiro, aumentando a 20 milhões litros capacidade de tancagem no terminal de Uberlândia. Também criou ponto para distribuir combustível aeronáutico no aeroporto local.


Óbvio - Supre omissão. Triângulo é dos maiores entroncamentos de transporte no País e concentra grandes distribuidoras de mercadorias.


Limpeza – Ford em campanha de peças e serviços com preços e atrativos promocionais buscando trazer clientes de semi novos à rede revendedora, e de frota com até 10 anos – há tempos cliente de oficinas particulares.


Mais – Venda de peças originais a preços reduzidos também se aplica às oficinas. Iniciativa parece ligada à mudança na presidência da empresa, em nome de estancar prejuízos.


Salão – Mais de 30 montadoras e importadoras confirmaram presença no Salão do Automóvel. 


Atração confirmada, o GT-R 2017 da Nissan, à venda no país em outubro em preço calculado em R$1M. 

Tracker revisto, Cruze hatch, Renaults Kwid, Captur, Koleos e outros atrativos.


Pré – GT-R foi pré-apresentado nas festividades dos Jogos Olímpicos. Nova frente, nova grade, 582 cv pelo motor 3,8 litros V6, 24 válvulas, biturbo. Ganho de 20 cv graças a regulagens e temporização da ignição a cada cilindro.



GT-R, outubro, R$ 1milhão



Mais? - Nova área, 90 mil m2, pretende superar número de visitantes cristalizado em torno de 750 mil. Crê-se, oferecer conforto como espaço e ar condicionado sirvam de atrativo maior.


Desperdício – Professor Eduardo Hadad, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo teve trabalho lembrado durante reunião do Comitê Técnico de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, no Ministério das Cidades.


Números – Estudo diz, Brasil perde R$ 15,2B/ano, quase 3% do PIB, com a morosidade do deslocamento casa/trabalho/casa por trabalhadores na capital paulista.



Fidelizar para ampliar 

clientela, o plano Toyota



Toyota e revendedores iniciaram projeto denominado Ciclo Toyota, um programa de fidelização, pelo qual o cliente interessado em Etios ou Corollas, adquire um destes modelos, com entrada de até 30% do valor, financiando o restante por período entre 12 e 36 meses, deixando uma parcela com valor máximo de 50%.


No contrato revendedores se comprometem a adquirir o veículo usado por até 85% do preço da Tabela Fipe para carros usados, e este valor quita a parcela final, com o troco servindo de entrada para o financiamento de modelo 0 Km, fechando o Ciclo Toyota. 


Pode, também, manter a posse do veículo financiando a prestação em vencimento, ou trocar por versão ou modelo mais caro.


Projeto não é original, mas a variante se diferencia de tentativas realizadas por marcas de veículos de maior preço, e fabricante e distribuidores tem mais chances de implantar o mecanismo comercial. 


Há, ainda, diferencial positivo, o preço do Etios. Revisto em características, implementado em confortos, como a melhor vedação acústica, de apelo ampliado pela nova versão Platinum, marcada por decoração, possibilidade de revestimento em couro e plástico, rodas leves em aro 15”.


No Ciclo Toyota, para aplicação dos 85% da tabela Fipe, o veículo deve ser submetido a regras contratuais, como fazer todas as revisões na rede autorizada, e ter rodado, no máximo, 15 mil km/ano. 


Interessado?
www.toyota.com.br

Etios Platinum cota Toyota

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edita@rnasser.com.br 


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